Вы находитесь на странице: 1из 8

Portal da Educao Fsica

Referncia em Educao Fsica na Internet

MODELO de PROPOSTA para IMPLANTAO de PROGRAMA de GINSTICA LABORAL (PGL)

INTRODUO
Conscientizao sobre a importncia da GINSTICA LABORAL A globalizao, a competio profissional, a busca incessante de qualidade nos obriga a nos adaptar a uma nova era. tempo de comprar, produzir, trabalhar e movimentar-se exausto. comum no trabalho problemas como tendinites, tenossinovites, bursites, hrnias de disco - chamadas de D.O.R.T (Doenas steoarticulares Relacionadas ao Trabalho) - e principalmente o estresse da rotina diria. Sabe-se hoje que a DORT assim como o estresse, no esto ligados apenas ao esforo repetitivo e sim a um conjunto de fatores os quais envolvem a satisfao no trabalho, fatores emocionais e principalmente ergonomia, como adequao de mobilirios em altura, inclinao, iluminao, apoios, etc, tudo isso ligado a um bom programa de sade ocupacional (PCMSO) NR7 e a implantao de um programa de qualidade de vida na empresa. As condies de trabalho favorveis, um adequado projeto ergonmico, acompanhamento mdico ocupacional, atividade fsica preparatria e compensatria, previne patologias (doenas) e melhora o rendimento laboral. Surge ento o conceito de GINSTICA LABORAL, importante arte que mescla a ginstica, alongamentos, massagem e acima de tudo conscientizao sobre o corpo, proporcionando ao trabalhador, bem estar; diverso, relaxamentos, controle respiratrio adequado, alvio das tenses dirias, alm do preparo da musculatura frente ao esforo repetitivo, garantindo diversos benefcios para a empresa e para o funcionrio. Portanto, a EMPRESA (NOME) formada por professores de Educao Fsica, estruturada por uma equipe multidisciplinar responsvel em pesquisar Ginstica Laboral e tudo que envolve qualidade de vida, dentro e fora da empresa, procurando as solues mais indicadas associando-se ao controle mdico atuante e um projeto ergonmico correto das empresas, selecionando o que se tem de melhor em Wellness para ser aplicado em um plano especfico atingindo diretamente as necessidades e expectativas de nossos clientes, aplicando avaliaes comparativas, proporcionando qualidade e confiana nos servios prestados. A necessidade de atividade fsica constante, seja de que forma for, est arraigada na mente de todas as pessoas, como forma de preservar seus organismos, para viverem mais e melhor.

A QUALIDADE DE VIDA DENTRO DE SUA EMPRESA, SIGNIFICA FUNCIONRIOS SATISFEITOS E EFICIENTES NO PROCESSO PRODUTIVO.

GINSTICA LABORAL

Definio: Essa ginstica consiste em exerccios especficos que so realizados no prprio local de trabalho atuando de forma preventiva e teraputica sem levar o indivduo ao cansao por ser de curta durao e objetiva. OS OBJETIVOS DA GINSTICA LABORAL: Prevenir a fadiga muscular Diminuir o nmero de acidente de trabalho Corrigir vcios posturais com exerccios e dicas Prevenir as doenas por traumas acumulativos Promover sociabilidade Melhorar o condicionamento fsico geral Promover o alto conhecimento corporal Diminuir o absentesmo e procura pelo ambulatrio mdico da empresa Aumentar o nimo e a disposio para o trabalho Aumentar a produtividade individual e coletiva com menos fadiga; Melhorar a concentrao atravs da melhor oxigenao no crebro; Melhorar a qualidade de vida do funcionrio de forma geral. BENEFCIOS PARA A EMPRESA Mais um benefcio oferecido pela empresa para o empregado. Melhora do Ambiente de Trabalho na relao patro - empregado. Valorizao da Empresa pelo prprio funcionrio, gerando uma boa imagem no mercado. BENEFCIOS PARA OS EMPREGADOS Diminuio de acidente de trabalho devido melhora de reflexos, conscientizao corporal, maior flexibilidade das articulaes e dos msculos. Diminui a insnia, melhora do sono. Preveno e tratamento da osteoporose. Promove integrao e sociabilizao entre os funcionrios. PROGRAMAO Introduo e inicializao das aulas de Ginstica Laboral na empresa, conforme solicitado (local, e setor), por um profissional de Educao Fsica; Informativos nos murais de cada setor para melhor absoro do programa pelos funcionrios, (Palestras inseridas no momento das aulas) explorando temas preventivos e de conscientizao corporal; estrategicamente trabalhando dentro da poltica da empresa promovendo um intercmbio de informaes; Palestras realizadas por profissionais da rea da sade; Pesquisa de sedentarismo (grficos e estatsticas); Pesquisa de aceitao do programa pelo funcionrio (grficos e estatsticas);

Pesquisa de Qualidade do Programa referente a administrao e organizao do programa implantado (grficos e estatsticas); Assessoria completa para implantao do programa onde toda a qualidade e objetividade sero revertidas para o bom funcionamento das atividades, oferecendo um corpo docente, formado por profissionais de excelente nvel tcnico. nosso COMPROMISSO implantar uma programao ideal tornando as aulas criativas e descontradas visando no s a preveno ou soluo das DORT, mas o descanso mental (stress), uma melhor integrao social (humor), melhor condicionamento fsico (disposio) gerando, assim um funcionrio mais disposto e sintonizado com a empresa. ESTUDOS DIVULGADOS PELO MINISTRIO DA SADE SOBRE A GINSTICA LABORAL: Aumento da produtividade pode chegar a 5% A reduo dos acidentes de trabalho pode chegar a 25% A diminuio das faltas chega a 20% * Fonte: Revista mbito Medicina Desportiva - ano 1, n 10 - 08/1995 Dados de 1996, do INSS, mostram que o maior ndice de faltas nas empresas em decorrncia da LER - Leses por Esforos Repetitivos. No Brasil, empresas como Xerox, Philips, Du Pont, Sadia, Avon, Gessy Lever, Editora Abril, Jornal O Estado de So Paulo, Natura, BCP, VISA, Multibras e outras, j se preocupam com esses programas de qualidade de vida de seus funcionrios. Dentro de seus programas esto a Ginstica Laboral, Academia na Empresa, Relax Room reduo do hbito de Fumar e de tomar bebidas alcolicas assim como alimentao saudvel.

ATIVIDADES PROPOSTAS
GINSTICA LABORAL A empreitada requer profissional determinado, capaz de fazer uma verdadeira recuperao fsica do funcionrio para as suas atividades dirias, alm de estimul-lo a adotar uma postura compatvel com as suas necessidades, o que requer um monitor dotado de capacidade, competncia e profissionalismo, qualidades pelas quais fazemos questo de primar. Alm disso, o PGL permite que haja uma relao ideal entre corpo, mente e profissionalismo, pois tem certeza de que o corpo muito mais do que simples amontoados de msculos, ao contrrio, uma mquina perfeita, o templo da alma, meio pelo qual expressamos a vida, da porque devemos cultu-lo de forma correta e no destru-lo dia a dia na prtica errada ainda que em tarefas simples como uma levantar e abaixar, acarretando dores fsicas que podem levar a incapacidade temporria ou permanente, com reflexos negativos tambm na produtividade, o que vale dizer prejuzos econmicos para toda a sociedade e principalmente para o empregador.

O fator bsico e indispensvel para o sucesso do programa est na organizao e administrao ideal dessas atividades, levando em considerao o tipo de atividade exercida pelo funcionrio, a taxa de sedentarismo, o respeito composio corprea e a capacidade de condicionamento fsico individual de cada funcionrio. Poderemos eliminar os problemas fsicos advindos da m informao e prtica errnea das atividades: Conscientizar o indivduo da importncia do programa, incluindo a questo de freqncia do mesmo nas atividades; Reverter o quadro das doenas ocupacionais do funcionrio j comprometido por problemas fsicos; Compensar com atividades especficas (alongamento, relaxamento, fortalecimento, etc.) msculos e tendes comprometidos pelas doenas osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT); Condicionar o indivduo e prepar-lo para as atividades que exerce em um dia comum de trabalho; Prevenir que futuramente o indivduo tenha a condio profissional abalada pelo baixo rendimento na produo e execuo de suas tarefas. Enfatizando a importncia essencial da Ginstica Laboral como preveno e soluo as doenas.

O Programa desenvolvido realizado da seguinte forma: PREPARATRIA COMPENSATRIA / DE PAUSA de 10 a 15 minutos de 5 a 10 minutos

Ginstica Preparatria: Sesso de ginstica de curta durao realizada antes do incio da jornada de trabalho e tem como objetivo principal preparar o funcionrio para a sua tarefa diria, aquecendo as articulaes e os grupos musculares que iro ser solicitados nas rotinas profissionais, despertando para o trabalho. Ginstica Compensatria: Sesso de ginstica realizada durante a jornada de trabalho, (de Pausa), aps ao almoo e/ou ao trmino do expediente, baseadas em exerccios musculares de compensao aos esforos e as posies exigidas na execuo das tarefas profissionais, favorecendo a circulao sangnea e a oxigenao muscular, evita a fadiga e a sonolncia, previne as enfermidades profissionais crnicas. Obs.: A ginstica por ser de baixa intensidade, no promove a sudorese, (Transpirao excessiva), e no necessrio traje especfico de ginstica, somente a disposio.

EXERCCIOS DE RESPIRAO, Ginstica Laboral e as Endorfinas A respirao tanto pode estimular o S.N.P. (Sistema Nervoso Parassimptico), que controla o nvel de tenso muscular, quanto auxiliar nas segregaes de endorfinas, quando associadas auto percepo. As endorfinas so substncias analgsicas segregadas pelo crebro para controlar o stress e produzir sensaes de alvio e bem estar. Os exerccios, quando praticados com o ritmo da msica e sincronizados respirao abdominal, aliviam as tenses produzindo prazer e alegria segregando endorfinas. A auto percepo, quando associada ao exerccio fsico, proporciona a identificao das tenses musculares mobilizando os mecanismos de defesa para o equilbrio do tnus muscular.

IMPLANT A O A implantao de um Programa de Ginstica Laboral em uma empresa requer: 1. Aceitao por parte do corpo diretivo; 2. Diagnstico - com enfoque no processo produtivo, na participao de cada colaborador e as conseqncias de seus movimentos em seu posto de trabalho, com relao aos agravos em sua sade e por final o custo para a empresas desses aspectos; 3. Metas - a serem definidas levando-se em conta a maior produtividade, satisfao e fora de trabalho saudvel, diminuio de custos com assistncia mdica, imagem da organizao perante a comunidade aos prprios colaboradores, marketing social, melhoria da qualidade, diminuio do absentesmo e do turn-over; 4. Desenvolvimento e contedo - um PGL deve ter caractersticas de maior profundidade e abrangncia possvel. Pois, recomendvel que todos os colaboradores, desde o corpo diretivo at o mais simples deles, participem. No entanto, para a obteno de maior sucesso deve comear com pouca profundidade, implantando-se um "projeto piloto" e progredir, ganhando maior abrangncia, na medida em que for sendo corrigidas as distores e feitas as modificaes necessrias; 5. Pessoal envolvido - A elaborao de um PGL requer consulta ou at a participao efetiva de colaboradores das reas de Engenharia de Processos, Recursos Humanos, Medicina Ocupacional (do Trabalho), Fisioterapeutas, Psicologia, Comunicao e, principalmente, de uma equipe especializada em atividades fsicas (professores de Educao Fsica especializados em Ginstica Laboral).

6. Marketing e Comunicao - a implantao do PGL dever contar com a participao

dos setores de marketing e de comunicao social da empresa, no sentido de motivar os funcionrios, convenc-los da importncia de uma atividade desse porte. H que se fazer campanhas internas de convencimento, divulgar resultados do projeto piloto, etc.;

7. Implantao - a implantao do PGL deve iniciar com nfase na parte educativa, mediante informaes a todos os setores da empresa, paralelamente ao desenvolvimento do projeto piloto. Essa iniciativa, alm de ajudar a convencer os colaboradores, traz no seu bojo uma interveno de marketing social muito forte, em funo da difuso da relevncia com que a empresa encara o bem estar de seus funcionrios; 8. Acompanhamento - O acompanhamento da implantao do PGL deve ser feito o mais prximo possvel do colaborador participante, a fim de se saber sobre a evoluo de seu bem estar, aps estar praticando as atividades fsicas programadas; Alm dos servios oferecidos pelo projeto de ginstica laboral, podemos realizar AVALIAO FSICA com funcionrios de todos os setores, obtendo o perfil de cada rea. A Avaliao Fsica composta dos seguintes itens: Testes fsicos: Medio de presso arterial, Freqncia Cardaca, Peso, Altura, Dobras Cutneas (% de gordura corporal), Avaliao Postural, Flexibilidade e Teste de Esforo Fsico em bicicleta ergomtrica, Abdominais e Fora de Braos. Avaliaes: Inicial, Trimestral e Final no Programa de 6 meses.

Pesquisas, Tabulao e Relatrios: Fichas individuais (Anamnese = Histrico de Sade), Grficos, Protocolos, Relatrios Mensais e Final. MATERIAIS Aparelho de Som com CD. Bastes Colchonetes/Carpetes Cordas Pesinhos Elsticos Cadeiras

O espao para as sesses de ginstica de fcil adaptao, desde o estacionamento, ptios, corredores, salas amplas e at mesmo nos ambientes de trabalho. Atividades de Integrao - Dinmicas em grupos com msicas - Um dia da semana ter uma atividade especial, Temtica

FORMA DE PAGAMENTO combinar

CONDIES GERAIS Em havendo a necessidade de se alocar horas/aulas adicionais ao total previsto, em razo de exigncias fora do acertado em contrato, as mesmas sero objeto de faturamento suplementar mediante solicitao expressa e de comum acordo. As despesas decorrentes de viagens, fora da Grande So Paulo, eventualmente necessrias execuo da prestao servio, sero faturadas em separado, com a prvia concordncia do cliente. Aps fechamento de contrato sero necessrios 7 dias para: Apresentao do projeto piloto Pesquisa junto aos funcionrios Palestra de conscientizao Aula Inaugural

No aguardo de um breve retorno, colocamo-nos a disposio para quaisquer esclarecimentos que julgue necessrio. Sendo s para o momento, subscrevemo-nos.

Atenciosamente,

Prof. _____________________ CREF_____________ Diretor Geral


e-mail / Tel. Cel. / Tel. Com.

Prof. _____________________ CREF_____________ Coordenador


e-mail / Tel. Cel. / Tel. Com.

Вам также может понравиться