Вы находитесь на странице: 1из 8

1.

DISPOSITIVOS OPTOELETRNICOS

Optoeletrnica o estudo e aplicao de equipamentos eletrnicos que fornecem, detectam e controlam luz. No que remete a utilizao da luz, inclui-se todas as faixas do espectro desde formas invisveis de radiao como raios gama, raios - X, ultravioleta e infravermelho, como tambm a faixa de luz.. Aparelhos optoeletrnicos so transdutores eltrico para tico ou tico para eltrico, ou instrumentos que usam tais aparelhos em sua operao. Dentro deste campo, vrios dispositivos so baseados na ao de uma juno P.N., dentre os diversos dispositivos podemos citar, os diodos emissores de luz (LED), fotos diodos, fotos resistores, foto transistores, acopladores pticos entre outros.

1.1. DIODO EMISSOR DE LUZ (LED)

LED a sigla em ingls para Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz. Sua funcionalidade bsica a emisso de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilizao no lugar de uma lmpada. Os Leds tem tido grande aplicao na industria de modo geral, devido a boa relao de luminosidade e consumo. Como o led um dispositivo de juno P-N, sua caracterstica de polarizao direta semelhante de um diodo semicondutor. Sendo polarizado, a maioria dos fabricantes adota um "cdigo" de identificao para a determinao externa dos terminais A (nodo) e K (ctodo) dos leds.

De forma padronizada para identificar os terminais do led, em modelos redondos o fabricante realiza um corte, criando um chanfro no invlucro sendo o terminal mais prximo identificado como ctodo, conforme a figura 1.

Figura 1.

Diodo Led indicao dos terminais

Nos leds retangulares, alguns fabricantes marcam o terminal K com um pequeno "alargamento" do terminal junto base do componente, ou ento deixam esse terminal mais curto. No silcio e no germnio, que so os elementos bsicos dos diodos e transistores, entre outros componentes eletrnicos, a maior parte da energia liberada na forma de calor, sendo insignificante a luz emitida (devido a opacidade do material), e os componentes que trabalham com maior capacidade de corrente chegam a precisar de irradiadores de calor (dissipadores). Em materiais como o arsenieto de glio (GaAs) ou o fosfeto de glio (GaP), devido a caracterstica do material o nvel de radiao luminosa emitida suficiente para constituir fontes de luz bastante eficientes.

A forma simplificada de uma juno P-N de um led demonstra seu processo de eletroluminescncia. O material dopante de uma rea do semicondutor contm tomos com um eltron a menos na banda de valncia em relao ao material semicondutor. Na ligao, os ons desse material dopante (ons "aceitadores") removem eltrons de valncia do semicondutor, deixando "lacunas" (ou buracos), portanto, o semicondutor torna-se do tipo P. Na outra rea do semicondutor, o material dopante contm tomos com um eltron a mais do que o semicondutor puro em sua faixa de valncia. Assim sendo, na ligao esse eltron fica disponvel sob a
forma de eltron livre, formando o semicondutor do tipo N.

A regio compreendida entre o topo da camada de valncia e a parte inferior da camada de conduo recebe a denominao de "banda proibida". Se o material semicondutor for puro, no ter eltrons nessa banda (da ser chamada "proibida"). A recombinao entre eltrons e lacunas, que ocorre depois de vencida a barreira de potencial, pode acontecer na banda de valncia ou na proibida. A possibilidade de a recombinao ocorrer na banda proibida se deve criao de estados eletrnicos, provenientes do processo de dopagem com a introduo de outras impurezas no material. Como a recombinao ocorre mais facilmente no nvel de energia mais prximo da banda de conduo, podemos escolher adequadamente as impurezas para a confeco dos LEDs, de modo a exibirem bandas adequadas para a emisso da cor de luz desejada (comprimento de onda especfico). Na figura 2 temos um led em corte.

Figura 2.

Led em corte

De maneira ampla, os diodos emissores de luz operam com nvel de tenso na faixa de 1,6 a 3,3V, sendo compatveis com os circuitos de estado slido. Observa-se que a tenso dependente do comprimento da onda emitida. Assim, os leds infravermelhos geralmente funcionam com menos de 1,5V, os vermelhos com 1,7V, os amarelos com 1,7V ou 2.0V, os verdes entre 2.0V e 3.0V, enquanto os leds azuis, violeta e ultravioleta geralmente precisam de mais de 3V. A potncia necessria est na faixa tpica de 10 a 150 mW, com um tempo de vida til de 100.000 ou mais horas.

1.1.1. SIMBOLOGIA DO LED

Da mesma forma que o diodo retificador, o LED por tratar-se de uma juno pn, tem simbologia semelhante sendo acrescido a indicao da emisso de luz atravs de setas conforme a figura 3.

LED1

Figura 3.

Simbologia LED.

1.1.2. RESISTOR LIMITADOR

Como o diodo, o LED no pode receber tenso eltrica diretamente entre seus terminais, caso isso ocorre-se, o diodo teria seu comportamento como uma chave em curto tendendo a elevar o nvel de corrente eltrica para o infinito, dessa forma se faz necessrio a utilizao de um sistema limitador, normalmente empregase uma resistncia em serie com o LED conforme apresentado na figura 4.

R1

V1

LED1

Figura 4.

Aplicao de resistor limitador.

Para calcularmos o valor da resistncia limitadora sero necessrios alguns dados caractersticos do LED, como tenso de operao caracterstica em funo do comprimento de onda do componente. Todos os dados podem ser obtidos atravs da manual (datasheet) do componente, para o modelo 383-2UBC/C470 da EVERLIGHT, obtemos diversas informaes na figura 5.

Figura 5.

Caractersticas Eltricas modelo 383-2UBC/C470

Para obteno da resistncia R1 do circuito apresentado na figura 4, partimos da lei de Ohm:

V = R.i V R= i V VD R= it
Sabendo o valor da tenso da fonte e conhecendo as caractersticas do LED podemos obter o ponto de operao do mesmo. Partindo de uma fonte de 15Vcc e sabendo que a tenso de operao do LED VD=VF=3.5V e a corrente neste ponto ser 20mA, temos:

R=

V VD it 15 3.5 R= 20.10 3 R = 575

1.2. FOTO DIODO

O fotodiodo um dispositivo de juno pn semicondutor, cuja regio de operao limitada pela regio de polarizao reversa e caracteriza-se por ser sensvel luz. A aplicao de luz juno resultar em uma transferncia de energia das ondas luminosas incidentes (na forma de ftons) para a estrutura atmica, resultando em um aumento do nmero de portadores minoritrios e um aumento do nvel da corrente reversa. A corrente retornar a zero somente se for aplicada uma polarizao positiva igual a Vo. Em resumo, podemos dizer ento que um fotodiodo um dispositivo que converte a luz recebida em uma determinada quantidade de corrente eltrica. A corrente negra a corrente que existir sem nenhuma iluminao aplicada. A corrente reversa e o fluxo luminoso variam quase que linearmente, ou seja, um aumento na intensidade luminosa resultar em um aumento semelhante na corrente reversa. Podemos admitir que a corrente reversa essencialmente nula na ausncia de luz incidente.

1.2.1. SIMBOLOGIA FOTO DIODO

Seguindo os mesmos moldes da simbologia do LED na figura 6 temos a simbologia do foto diodo.

Figura 6.

Simbologia Foto-Diodo

No grfico da figura 7 apresentada a relao de corrente eltrica VS luminosidade.

Podemos verificar que a curva apresenta comportamento linear, porm a gerao de corrente da ordem de amplificao. A sendo necessrio a implementao de circuitos de

Вам также может понравиться