Вы находитесь на странице: 1из 8

1. Uma carga eltrica puntiforme de 500 ues CGSq colocada no vcuo.

. Calcular o campo eltrico que ela produz em um ponto A situado a de 10 cm distncia.

Figura 75

Soluo

a) mdulo do campo

b) direo de campo a da retaQA c) sentido do campo o do sentido QA.

2. Uma carga eltrica puntiforme de -4 c est no vcuo. Calcular o campo eltrico e o potencial que ela produz em um ponto situado a 0,5 m de distncia. Resolver no sistema MKS.

Figura 76

Soluo

1o) Clculo de campo eltrico. a) Mdulo:

Resulta:

b) direo a da reta QA c) sentido o do sentido QA. 2o) Clculo do potencial.

3. Duas cargas eltricas puntiformes, valendo -400 ues CGSq e 2.10-6 c, ocupam dois vrtices de um tringulo equiltero de lado 0,20 m, no vcuo. Calcular o campo e o potencial no outro vrtice do tringulo. Resolver no sistema CGSES e transformar os resultados para o MKS.

Soluo

1o) Clculo do campo

Figura 77

O mdulo do resultante ser:

A direo do campo resultante pode ser assinalada pelo ngulo a componente Temos: .

que ele faz com

2o ) Clculo do potencial. O potencial do ponto A a soma algbrica dos potenciais que Q1 e Q2 produzem separadamente em A, isto :

3o) Mudana das unidades para o sistema MKS a) Campo Podemos estabelecer a proporo:

b) Potencial Podemos estabelecer a proporo

4. Seis cargas eltricas puntitormes, todas positivas, so colocadas no vcuo nos vrtices de um hexgono regular de lado 10 cm. As cargas valem, respectivamente, em ues CGSq 100, 200, 300, 400, 500, 600. Calcular o campo eltrico e o potencial que elas produzem no centro do hexgono.
Figura 78

5. Uma esfera de raio 15 cm colocada no vcuo e carregada com a carga eltrica de 200 ues CGSq. Calcular o campo eltrico e o potencial: a) em um ponto da superfcie da esfera; b) em um ponto externo, situado a 5 cm da superfcie; c) em um ponto interno qualquer. 6. Uma esfera colocada no vcuo tem raio de 10 cm e carga eltrica de 200 ues CGSq. Calcular o campo eltrico e o potencial: a) em um ponto de superfcie da esfera; b) em um ponto externo situado a 100 cm da superfcie da esfera; c) em um ponto interno qualquer. Calcular a fora que atua sobre uma carga q = 200 ues CGSq colocada; d) no ponto externo situado a 100 cm da superfcie; e) em um ponto interno qualquer. 7. Demonstrar, com auxlio do teorema de Coulomb, que o campo eltrico na superfcie de uma esfera pode ser calculado imaginando-se que a carga esteja concentrada no centro. 8. Calcular o campo eltrico e o potencial na superfcie de uma esfera de raio 5 cm, sabendo que a carga eltrica da esfera -4.10-5 c (esfera colocada no vcuo) . 9. Calcular o campo eltrico em um ponto de uma superfcie plana retangular de dimenses 20cm x 40cm, carregada com carga de 600 ues CGSq. Admitir a superfcie no vcuo. 10. O campo eltrico em um ponto de uma superfcie plana 5 ues CGSq Calcular a rea da superfcie, sabendo que a carga de 2.10-8 c . Admitir a superfcie no vcuo. .

11. O campo eltrico em um ponto de uma superfcie esfrica 5 ues CGSq . Calcular o raio da esfera, sabendo que a carga de 20 statcoulombs. Admitir a esfera no vcuo, e resolver o problema usando obrigatoriamente o teorema de Coulomb.

12. No interior de um cubo colocada uma carga eltrica puntiforme de 40 statcoulombs. Calcular o fluxo total que atravessa toda a superfcie do cubo. O cubo est no vcuo.

A superfcie do cubo sendo uma superfcie fechada, o fluxo atravs dessa superfcie pode ser calculado pelo teorema de Gauss
Figura 79

H s uma carga no interior do tubo. Ento:

Resulta:

Resposta:

13. No interior de uma superfcie fechada qualquer, so colocadas as cargas eltricas seguintes: , , . Calcular o fluxo total atravs da superfcie. Dar a resposta no sistema CGSES e no MKS. 14. Calcular o fluxo que atravessa uma superfcie plana de 50 cm2, colocada perpendicularmente a um campo eltrico uniforme de intensidade 3 ues CGSq . 15. Calcular o fluxo que atravessa uma superfcie plana de 80 cm2 rea colocada de maneira a fazer ngulo de 30o com a direo de um campo eltrico uniforme de intensidade 6 ues CGSq .

16. Calcular o fluxo que atravessa uma superfcie plana de 100 cm2 rea colocada em um campo eltrico uniforme de intensidade 15 ues CGSq casos: a) a normal superfcie faz ngulo de 0o com o campo; b) a normal superfcie faz ngulo de 90o com o campo; c) a normal superfcie faz ngulo de 180o com o campo; d) a normal superfcie faz ngulo de 270o com o campo; e) a normal superfcie faz ngulo de 360o com o campo. Dar as respostas em unidades CGSES e MKS. 17. Um campo eltrico produzido por uma carga eltrica puntiforme de 100 statcoulombs, no vcuo. Calcular: a) potencial de um ponto situado distncia de 0,50 m dessa carga; b) a energia potencial de uma carga de 25 statcoulombs colocada nesse ponto. 18. Um campo eltrico produzido no vcuo por duas cargas eltricas puntiformes de 2 c e -5 c, respectivamente. Calcular: a) o potencial de um ponto que dista 20 cm da primeira carga e 0,50 m da segunda; b) a energia potencial de uma carga eltrica puntiforme de 0,06 c colocada nesse ponto. Resolver o problema no sistema MKS. 19. Uma carga eltrica puntiforme de 2 c deslocada em um campo eltrico, de um ponto de potencial 5 volts para um ponto de potencial 2 volts. Qual o trabalho realizado pela fora eletrosttica? nos seguintes

Soluo

Quando uma carga eltrica , abandonada em um campo eltrico, deslocada de um ponto de potencial para um ponto de potencial , o trabalho realizado pelo campo :

Temos Resposta: .

20. Uma carga eltrica puntiforme de 10 c passou de um ponto de potencial 8 v a um ponto de potencial 5 v. Essa carga ganhou ou perdeu energia? Quanto? 21. Uma carga eltrica puntiforme de 8 ues CGSq deslocada de um ponto de potencial 3 ues CGSq a um ponto de potencial 2100 v. Essa carga ganhou ou perdeu energia? Quanto? O trabalho foi realizado pelo campo eltrico, ou contra o campo eltrico? 22. Uma carga eltrica puntiforme de 5 c deslocada de um ponto de potencial 120 volts ao infinito. Calcular: a) o trabalho realizado; b) a energia potencial da carga colocada no ponto de potencial 120 volts. 23.Qual a variao da energia potencial de uma carga eltrica puntiforme de 3 c quando passa de um ponto de potencial 2 statvolts a um ponto de potencial 4 statvolts? 24. Uma carga eltrica puntiforme de 5 c abandonada em um campo eltrico deslocada de um ponto de potencial 50 v a um ponto de potencial V desconhecido. Nesse deslocamento a carga absorve a energia de 20 joules. Calcular V. 25. Estabelecer a relao existente entre a unidade de intensidade de campo do sistema CGSES e a do sistema Giorgi, mas, usando obrigatoriamente a expresso:

Вам также может понравиться