Вы находитесь на странице: 1из 66

SUMRIO

PROPOSTAPEDAGGICA .................................................................................................... 03 Simone Santos

PGM 1 HISTRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA .................................................. 12 frica viva e transcendente! Narcimria Correia do Patrocnio Luz PGM 2 AS RELAES TNICO-RACIAIS HISTRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAO INFANTIL ............................................................................................................. 21 Regina Conceio

PGM 3 DIVERSIDADE TNICO-RACIAL NO CURRCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL ................................................................................................................................................... 28 Vra Neusa Lopes PGM 4 O LEGADO ANCESTRAL AFRICANO NA DISPORA E A FORMAO DOCENTE ........... 37 O legado africano e a formao docente Marise de Santana PGM 5 AS RELAES TNICO-RACIAIS, A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E O PROJETO POLTICO-PEDAGGICO ...................................................................................................... 50 Lauro Cornlio da Rocha

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

3 .

PROPOSTA PEDAGGICA

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFROBRASILEIRA


Simone Santos1

A educao escolarizada no Brasil ainda est pautada numa tradio europia que valoriza a erudio, uma cultura livresca pouco condizente com a nossa realidade. O contedo programtico da educao bsica tem mantido uma viso monocultural e eurocntrica, deixando de fora as muitas culturas existentes na sociedade brasileira, principalmente a cultura de tradio oral.

O ato de educar na escola oficial no tem atingido o objetivo de possibilitar s pessoas uma viso mais abrangente do mundo em que vivem, muito ao contrrio, segue o modelo da educao bancria, em que so depositados conhecimentos um a um, que pouco contribuem para uma formao cidad. Nesse modelo de educao, os conhecimentos adquiridos (leitura, clculos, datas histricas) so considerados sempre como mais importantes que os conhecimentos sentidos (msicas, danas, histrias, contos, lendas e parlendas).

O currculo, como forma de organizao do conhecimento escolar, tem em seu contedo a intencionalidade e, por isso, deve estar aberto s interaes e criatividade dos agentes e atores internos e externos ao ambiente escolar. Sendo o currculo uma organizao/instituio que expressa os interesses do grupo que o escolheu, preciso compreender, no processo de ensino-aprendizagem, assuntos que fomentem dilogos que tenham nexos com a realidade social do sujeito aprendiz. Na elaborao de propostas pedaggicas e currculos escolares, devemos considerar concepes inerentes aos grupos presentes na escola, identificando suas especificidades.

No que se refere ao currculo oculto, devem ser levadas em considerao as prticas cotidianas das pessoas que compem a instituio os professores, diretores e coordenadores pedaggicos que trazem seus valores e atributos morais, atitudes

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

4 .

estticas e diferentes linguagens que refletem o mundo externo ao ambiente escolar, e que se concretizam dentro dele. Muitas vezes, essas prticas permitem a institucionalizao do preconceito e da discriminao racial.

O movimento negro vem, ao longo dos anos, reivindicando reviso do currculo escolar nos diversos nveis de ensino formal. Essa reivindicao tornou-se lei e foi delineada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes Raciais e para o Ensino da Histria e da Cultura Afro-brasileira e Africana. Entretanto est na lei, mas no est nos costumes. Construir uma prtica pedaggica que destaque o negro como sujeito ativo na construo de nossa sociedade um dos grandes desafios que se tem enfrentado.

urgente, portanto, a tomada de conscincia por parte desses profissionais sobre os valores socioculturais trazidos pelas/os educandas/os e instituir um currculo que seja capaz de recriar suas histrias, incorporando-as ao saber acadmico e, dessa forma, interagir na formao de cidados conscientes e capazes de enfrentar as desigualdades, romper as armadilhas dos preconceitos, garantindo o espao participativo e a conquista de direitos no combate s excluses.

Alternativas e possibilidades:

1.Identificar preconceitos e esteretipos presentes na escola.

2.Reviso do sistema do ensino-aprendizagem, tais como: currculo, livros e materiais didticos que apresentavam tendncia folclorizao da cultura negra com a veiculao de teorias racistas.

3.Promoes de aes afirmativas garantindo o direito de acesso educao, como tambm a permanncia e o xito das/os educandas/os de diferentes pertencimentos tnicos/raciais e nveis socioeconmicos.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

5 .

4.Realizao de debates, seminrios temticos sobre o preconceito e a discriminao racial presentes na sociedade brasileira. Manifestaes e atos pblicos de combate ao racismo, projetos educacionais que reconheam e valorizem a cultura negra.

5.nfase no processo de resistncia negra, promovendo a re-contagem da histria em sua dimenso conflitiva, a histria dos diversos quilombos espalhados pelo pas e das revoltas organizadas pelos negros (Revolta dos Bzios, da Chibata, dos Mals).

6.Centralidade da cultura: a dana, a msica, a religio, a arte, os ritos, as tradies, as festas do povo negro, peculiares da ancestralidade africana, devem estar includos nos currculos e programas escolares, pois garantem a identidade do educando.

7.Diferentes identidades: considerar as singularidades e as pluralidades existentes entre os diferentes sujeitos presentes no cotidiano escolar, compreendendo, na prtica pedaggica, que todas as identidades se constroem e se manifestam ao longo do processo social e de formao humana.

8.Nas disciplinas do ncleo comum, como Lngua Portuguesa e Geografia, pode-se fazer um trabalho interdisciplinar no estudo dos pases que falam a Lngua Portuguesa e sua localizao geogrfica. Por exemplo, podem ser lidos textos e poesias de autores negros, como Solano Trindade, Elisa Lucinda, Jonatas Conceio, Lindinalva Barbosa, entre tantos outros j consagrados.

9. Em Cincias: os estudos das ervas medicinais (conhecidas como sagradas nas comunidades de terreiro), as doenas que atingem a populao negra podem ser o elemento de identidade. Em Histria e Matemtica, pode estar inserido o olhar africano, de forma que se fale das origens, da hominizao, das fontes escritas e da tradio oral, desconstruindo a idia de frica a-histrica e introduzir as invenes tcnicas matemticas africanas do paleoltico.

10. Podem ser feitas apresentaes musicais e de dana afro-regional. Desenvolver trabalhos sobre a esttica negra, a partir de desfile de trajes e penteados afros; promover

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

6 .

conversas com pesquisadores, agentes culturais, oficineiros e profissionais ligados ao Movimento Negro; confeccionar livros de histria, bonecas negras e adereos africanos; propor o reconhecimento do continente africano, por meio de vdeos, fotos, gravuras, histrias infantis e lendas africanas; pesquisar ascendncias com as famlias; estudar os significados de palavras do vocabulrio Yorub, Banto, Jeje e Nag, j incorporadas Lngua Portuguesa; fazer um mural com a exposio das histrias de personagens negros; fazer a produo musical de um texto coletivo; pesquisar sobre o heri nacional Zumbi dos Palmares; fazer a releitura da lenda do Saci Perer; propor reflexes a partir de reportagens, relatos e telenovelas; organizar momentos de socializao cultural, por meio das diversas manifestaes artsticas.

A srie Currculo, relaes raciais e cultura afro-brasileira na Educao Bsica tem como proposta a incorporao de prticas pedaggicas mais prximas da realidade da comunidade escolar. Para tanto, subdivide-se em tpicos, a serem discutidos em cinco programas, tendo como debatedoras(es) especialistas e professoras(es) que atuam em sala de aula, objetivando criar possibilidades para o exerccio do que determina a Lei n. 10.639/032 e estimular a construo de um projeto poltico-pedaggico como ferramenta terica e metodolgica que cumpra o papel social e a funo educativa da escola, que promover a transformao pessoal e a ampliao do cabedal de conhecimentos das(os) educandas(os).

Temas que sero debatidos na srie Currculo, relaes raciais e cultura afro-brasileira, que ser apresentada no programa Salto para o Futuro/TV Escola/ SEED/MEC de 23 a 27 de outubro de 2006:
PGM 1: Histria e cultura afro-brasileira e africana

No primeiro programa da srie, procuraremos indicar um novo continente terico, assentado na erudio dos valores e linguagens do continuum civilizatrio africanobrasileiro, cujo legado nos permite encontrar novas percepes e elaboraes sobre educao.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

7 .

A efervescncia do debate sobre a Lei n. 10.639/03 e sua implementao no currculo oficial das escolas brasileiras o foco da anlise, principalmente depois de constatarmos muita ansiedade entre os/as professores/as, sob a presso de terem que contribuir no processo de implantao do ensino de Histria da frica e Histria e Cultura AfroBrasileira nas suas escolas. Levando em considerao as questes muitas vezes dispersas e equivocadas que vm afligindo professores (as), e aquelas que habitam o imaginrio de crianas, adolescentes e jovens que devero vivenciar a Lei, importante esclarecer que o processo de sua implantao no est ocorrendo em guas tranqilas. A Lei n. 10.639/03 o resultado do esforo envolvendo as comunalidades africanobrasileiras que, durante muito tempo, realizaram iniciativas em Educao que afirmassem e legitimassem seu patrimnio civilizatrio: a frica e sua (re) criao nas Amricas.

Apesar da pujana do continente africano, encontramos no cotidiano escolar professores/as e alunos/as que lem a frica como um pas, no conseguem perceb-la como um importante continente que protagoniza a histria da humanidade.

Diante dessas desinformaes, so organizados cursos para professores e elaborados materiais didticos, alm de serem implementadas diversas iniciativas que possam responder ao desafio da Lei. As questes mais urgentes que aparecem como desdobramentos desse processo so: 1. Que frica essa sugerida para as escolas? 2. Como os professores/as e alunos/as a imaginam? 3. Qual o campo semntico que ir alimentar a composio terico-metodolgica sobre a frica? Como legitimar, no currculo escolar, a pujana civilizatria da frica e sua presena na formao social brasileira? O conjunto dessas questes ir orientar os debates desse primeiro programa.

PGM 2: As relaes tnico-raciais histria e cultura afro-brasileira na Educao Infantil

O cumprimento da Lei Federal n 10.639/03, que torna obrigatrio o ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino da Histria e Cultura Africana

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

8 .

e Afro-Brasileira (2004), tm provocado mudanas nas prticas pedaggicas de professores e professoras de toda a educao bsica. Para tanto, profissionais da educao tm procurado adequar suas prticas educativas, buscando tais conhecimentos em formaes continuadas, em grupos de estudos para que o ambiente escolar e o de sala de aula possam, de fato, incluir a cultura de origem africana e promover a educao para as relaes tnico-raciais. Mas h que se fazer algumas consideraes. Uma delas no que se refere ao discurso, por parte de educadores/as da Educao Infantil, de que, na faixa etria de 03 a 05 anos, as crianas no tm preconceito, racismo ou agem com discriminao. Pesquisas mostram que estas situaes existem e precisam de todo o cuidado por parte do educador para identific-las e atuar a partir delas. Uma outra considerao a de que, identificadas tais situaes, educadores alegam no ter os conhecimentos necessrios para desenvolver aes que as combatam ou, ainda, questionam como abordar temas to complexos com crianas da Educao Infantil. Nesta fase da vida, as crianas se interessam por brincadeiras, jogos, histrias. Desenvolver prticas educativas a partir destas situaes tm sido importante para que educandos e educadores conheam histrias e culturas africanas e afro-brasileiras, desmistificando o tema e tornando positiva e real a participao dos africanos a afrobrasileiros na histria nacional. Estes temas estaro em debate no segundo programa da srie.

PGM 3: Diversidade tnico-racial no currculo escolar do Ensino Fundamental

Tomar conscincia de que o Brasil um pas multirracial e pluritnico e reconhecer e aceitar que, nesta diversidade, negros e indgenas tm papis da maior relevncia para a sociedade brasileira so aprendizagens que convergem para a educao das relaes tnico-raciais porque, conforme expressa o Parecer CNE/CP 3/2004, esta educao pode oferecer conhecimentos e segurana para negros orgulharem-se de sua origem africana; para os brancos, permitir que identifiquem as influncias, as contribuies, a participao e a importncia da histria e da cultura dos negros no seu jeito de ser, viver, de se relacionarem com as outras pessoas.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

9 .

O processo educativo que viabiliza essas aprendizagens necessrias encontra embasamento nos princpios da conscincia poltica e histrica da diversidade, do fortalecimento de identidades e de direitos, das aes educativas de combate ao racismo e s discriminaes, tambm apontados no mesmo Parecer.

A escola deve cumprir a parte que lhe toca nos compromissos de Estado assumidos pelo Brasil, enquanto signatrio de tratados internacionais, de constituir uma democracia em que as pessoas usufruam em sua plenitude a condio de cidados, independentemente de raa/etnia, cor, posio e papel social, religio, gnero. A instituio escolar tem de criar mecanismos e instrumentos de uso permanente, via projeto poltico-pedaggico e currculo, para intervir na realidade que exclui o negro (pretos e pardos), bem como os indgenas, entre outros, do acesso aos direitos humanos fundamentais.

Para tanto, deve constituir-se em ambiente educativo, acessvel a toda a comunidade escolar, em que se respeita o outro, em que se d visibilidade a todos, combatem-se as discriminaes, busca-se eliminar os preconceitos e so desfeitos os esteretipos, em que se estimula a auto-imagem e a auto-estima positivas, em que se promove a igualdade tnico-racial pela desconstruo das diferentes formas de excluso.

PGM 4: O legado ancestral africano na dispora e a formao docente

Estudos vrios sobre as culturas brasileiras nos apontam a construo de um imaginrio do povo brasileiro, educado para valorizar elementos culturais e raciais que se enquadrem nas categorias branca e crist. Tal formao torna-se um desafio para a educao brasileira, em face do proposto pela Lei n. 10.639/03 que alterou a LDB n. 9.394/96, determinando a obrigatoriedade do ensino de Histria e Cultura Afrobrasileiras e Africana, visando desenvolver polticas de reparaes com as aes afirmativas para as populaes negras, isto porque, ao longo da histria da educao brasileira, os/as docentes foram formados/as para entender o legado africano como saberes do mal, saberes de culturas atrasadas e pr-lgicas, repercutindo nos currculos escolares com uma carga preconceituosa, que gera as discriminaes com estas culturas. Nesta perspectiva, vamos abordar a Antropologia dos povos africanos e

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

10 .

Afro-brasileiros, levando-se em considerao seus mitos e saberes populares, bem como seus smbolos, a partir de suas formulaes simblicas. Assim sendo, nosso objetivo relatar atividades desenvolvidas e indicar caminhos que viabilizem um acervo didtico terico / prtico de relevncia para o trabalho docente no espao da sala de aula.

PGM 5: As relaes tnico-raciais, a cultura afro-brasileira e o projeto polticopedaggico

A trajetria da populao negra brasileira, desde o seqestro na frica, marcada pela luta contra o preconceito, a discriminao e o racismo que marcaram e marcam a vida dessa populao. Nesse processo de enfrentamento, podemos considerar entre outros trs momentos fundamentais de resistncia: a) a estratgias de luta contra a escravido negra na formao dos quilombos; b) a resistncia ps-escravido, com a fundao de vrias entidades negras locais, regionais e nacionais; c) o processo vivido ao longo desses quase dois sculos, em torno da constituio de dispositivos legais que atendam s reivindicaes histricas da populao negra.

Entre as reivindicaes histricas, a educao sempre foi pautada como uma possibilidade de construo de uma sociedade capaz de assegurar direitos sociais, polticos, econmicos e culturais a todos/as brasileiros/as. O desafio atual da educao implementar nos municpios e estados da Federao polticas pblicas de promoo da igualdade racial. Para isso, trs fatores so fundamentais: investimentos na escola pblica; uma proposta de formao dos profissionais de educao, centrada na reflexo sobre as desigualdades raciais historicamente construdas que permeiam o espao escolar, e a construo de projetos poltico-pedaggicos nas escolas que dem conta da diversidade na formao do povo brasileiro. O projeto poltico-pedaggico deve ser a expresso de vozes que foram silenciadas e um dilogo democrtico em torno dos silenciamentos.

neste contexto que a Lei n. 10.639/03, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao das Relaes tnico-raciais e a vasta produo terica dos ltimos anos nos convocam a propor estratgias que podero auxiliar no trabalho dos educadores/as das

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

11 .

vrias reas do conhecimento e no podem ficar fora do projeto poltico-pedaggico que deve ser a expresso do pensamento da comunidade educativa3, com as marcas de um currculo scio-poltico-histrico e cultural, contemplando a diversidade na constituio do povo brasileiro.

Essas produes nos ajudam a descortinar um legado de produo negra em todas as reas de conhecimento que, muitas vezes, est longe dos nossos cursos de formao inicial nas universidades ou nos cursos de formao continuada e ou permanente das vrias secretarias de educao de estados e municpios.

Notas: Professora com especializao em Histria e Cultura Afro-Brasileira, graduada em Letras Vernculas e Literatura Brasileira. Professora da Rede Estadual de Ensino Pblico. Conselheira Municipal de Educao Salvador BA. Consultora pedaggica UNESCO/SECAD/MEC. Ekede do Terreiro Il Ax Oi Deji. Consultora desta srie.
2

Altera a Lei n 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, para incluir no currculo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana.
3

Entende-se por Comunidade Educativa a comunidade escolar e a comunidade do entorno da escola.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

12 .

PROGRAMA 1

HISTRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA FRICA VIVA E TRANSCENDENTE!


Narcimria Correia do Patrocnio Luz1

[...] Eu digo para nunca esquecerem o lugar de suas origens. Se ns participamos na religio de outros, se ns aprendemos a cultura dos outros, no devemos esquecer a nossa. Portanto, ns no devemos usar nossas mos para relegar nossa prpria cultura a posies inferiores. Toda pessoa deve aprender a colocar-se a si mesma num pedestal. Isto porque a galinha que se abaixa quando est entrando em casa. Meus filhos, todos os tesouros do povo Yorub esto em Il-If. If o lar e a origem de todos ns... Il-If a terra sagrada do povo negro e de todos os devotos da religio dos Orixs espalhados pelo mundo. Foi aqui em If que Oduduwa criou a Terra sobre a qual todos ns hoje estamos em p e no seio da qual ns desapareceremos quando mudarmos nossa presente posio mortal!!!Oduduwa que desceu para a terra numa corrente, e que foi o primeiro Olofin, no deixar secar nunca a fonte de vossa sabedoria. Eu sado a vossa coragem. Eu sado vossa pacincia. Eu estou muito feliz por ver que vocs no esqueceram o seu lar ancestral... (Oba Okunade Sijuwade, Olubuse II, Rei de If. Pronunciamento na I Conferncia Mundial da Tradio do Orix, Il If, Nigria, 1981.)

Introduo

A efervescncia do debate sobre a Lei n. 10.639/03, que entrou em vigor em 09 de janeiro de 2003 e que inclui, no currculo da Educao Bsica, o estudo da Histria da frica e Cultura Afro-Brasileira, e sua implementao no currculo oficial das escolas brasileiras so o foco da nossa anlise, principalmente depois de constatarmos muita ansiedade entre os professores(as), sob a presso de ter que contribuir no processo de implantao do ensino de Histria da frica e Histria e Cultura Afro-Brasileira nas suas escolas.

Levando em considerao as questes muitas vezes dispersas e equivocadas que vm afligindo professores(as), e aquelas que habitam o imaginrio de crianas, adolescentes 13 .

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

e jovens que devero vivenciar a Lei, aqui importante esclarecer que o processo de sua implantao no est ocorrendo em guas tranqilas. A Lei n. 10.639/03 o resultado do esforo envolvendo as comunalidades africano-brasileiras que, durante muito tempo instituram iniciativas em Educao que afirmassem e legitimassem seu patrimnio civilizatrio: a frica e sua (re) criao nas Amricas.

Apesar de reconhecermos a conquista obtida pelas comunalidades africano-brasileiras em estabelecer canais de legitimao institucionais para que o Estado assumisse a diversidade civilizatria dos povos nas polticas de educao, vimos que h equvocos na abordagem sobre a frica e sua influncia em nossas vidas. Isso, muitas vezes, vem ocorrendo principalmente pela adoo de perspectivas terico-metodolgicas ainda derivadas das projees da Histria e da Geografia civilizatrias greco-romanas, anglosaxnicas e ibricas. So perspectivas que insistem em representar a frica compacta, homognea, submetida ao discurso universal que a congela no tempo e no espao da lgica do projeto histrico da ordem e progresso capitalista, destituindo-a completamente dos povos que detm milenarmente um complexo sistema de pensamento, de onde transbordam cosmogonias, universos simblicos, um complexo sistema de comunicao cujas linguagens e valores organizam comunalidades, instituies e suas hierarquias, tecnologias, modos de produo, uma magnfica erudio esttica...

Nossa contribuio se alinha justamente nesse esforo, de compor a frica a partir do repertrio das comunalidades que a (re)criaram aqui, tornando-a visceral em nossas vidas. A frica que aparece no currculo escolar soa como um lugar distante, tudo estranho, fora das nossas entranhas. Essa frica que ganha o status jurdico, no mbito das polticas de Educao, perde a dinmica de civilizao transatlntica que h muito atravessa o nosso viver cotidiano no Brasil. Ora, se estamos dentro da dinmica entre tradio e contemporaneidade, preciso que se diga: a frica tambm est aqui! Est aqui o tempo todo envolvendo nossas crianas e jovens, animando-os a estruturar suas identidades e erguer a cabea para lidar com os espaos institucionais impregnados do recalque ao que somos, enquanto povos descendentes de africanos.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

14 .

Para alm das fronteiras do currculo escolar, existe a floresta

Se realmente pretendemos aproximarmo-nos da frica Viva, ser preciso pensar em africanizar o currculo. A africanizao do currculo escolar uma estratgia para transcendermos as narrativas curriculares que destituem os povos da frica do direito existncia e da afirmao de toda a exuberncia que caracteriza o seu continuum civilizatrio. Nossas crianas e nossos jovens precisam saber disso! uma dinmica de currculo cujas linguagens e valores intercambiam entre as distintas civilizaes que compem a nossa identidade nacional.

Isso nos leva radicalidade das elaboraes sobre o tempo que atravessa o pensamento africano. Creio que Muniz Sodr nos ajudar a elaborar essa transcendncia: [...] Os neo-alexandrinos tinham uma categoria chamada eon, que uma das maneiras de dizer tempo em grego. O eon o tempo que recorre. Ento, h alguma coisa na Bahia que a ordem do on, trans-histrico, transtemporal. Onde h on tem-se o princpio forte de ancestralidade, de paternidade, e no de histria pura. A histria, principalmente a histria como Hegel e Marx viram, dinmica, uma mutao sem compromisso com o pai, porque o Ocidente uma sociedade deicida e parricida, matou Deus e mata o pai. Bem, eu estou falando com outra linguagem, do Egun, que o culto ao ancestral. Portanto, o princpio da ancestralidade poderoso, porque nele voc pode crescer, envelhecer, morrer, e o tempo inteiro voc atravessado por um discurso de fundao de seu pai e sua me. Voc no se livra desse discurso. Voc pode tentar rejeit-lo, mas quando joga fora para cair num outro que voc funda, porque voc se livra de seu pai fsico, mas quando tem um filho vira o pai e voc est no discurso de fundao2. Vamos nos dedicar agora a realar alguns elementos dramticos que nos permitem a aproximao da singular viso de mundo que faz expandir a complexidade da civilizao milenar africana entre ns.

Trata-se do conto Ajak, Iniciao para a Liberdade 3, que integra a herana nag nas Amricas, de modo particular na Bahia. Esse mito foi (re)criado para um auto

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

15 .

coreogrfico por Mestre Didi, Deoscredes Maximiliano dos Santos, Juana Elbein dos Santos e Orlando Senna.

Esse auto coreogrfico vem alimentando nossas iniciativas terico-metodolgicas, envolvendo professores de vrias regies do Brasil, para falar sobre a presena africana e a contribuio de suas linguagens na rea de Educao.

Fizemos uma adaptao cuidadosa e exclusiva de Ajak para compor esse mosaico de idias sobre a frica Viva e Transcendente, e irmos conversando, tocando no que h de mais profundo no conto, a saber: os percalos pelos quais Akaj passa, que so explorados entrelaando dana, msica, texto, efeitos plsticos: uma linguagem assentada no universo simblico nag. A floresta o cenrio-chave do conto e nela crescem, com maestria, contedos tico-estticos que revelam as Mes Ancestrais, representadas como o pssaro Akal; Aroni, o orix das folhas, que se torna irmo de Ajak e seu guia; os espritos da gua e da palmeira; os ancestrais masculinos Egunguns.

Escutem com o corao e procurem extrair, das imagens que alimentam a narrativa, linguagens que levantem a auto-estima das nossas crianas, adolescentes e jovens, que precisam urgentemente (re)aprender a encontrar seu lar ancestral e com ele, e atravs dele, projetar-se para uma tica do futuro, podendo assumir a plenitude de ser e ter orgulho da sua descendncia africana.

No tempo em que os seres humanos moravam nas rvores e conversavam com elas4, os mais antigos nos contam que Oduduwa, orix patrono da criao da Terra, vivia em seu palcio na cidade de If, na Nigria, de onde se originam a cultura nag e as linhagens reais dos diversos reinos do imprio nag. Oduduwa ficou muito doente e, se no fosse logo cuidado, poderia ficar cego. Ah! Se isso acontecesse, a existncia estaria toda em perigo! O nimo de todo o povo de If era a esperana de encontrar a Folha da Vida, nico remdio, planta sagrada que representa descendncia, renovao, cuja seiva permitir que o Rei Oduduwa recupere a viso e a fora da vida. Mas no fcil encontrar a folha da vida! A hierarquia do palcio convoca os caadores experientes, que conhecem bem as matas e florestas, mas infelizmente eles no conseguem encontrar a folha da vida.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

16 .

Se abate por toda If muita angstia e tristeza, pela situao da sade Oduduwa, que a cada dia se agrava. O Babalaw, que um sacerdote iniciado nos mistrios oraculares e capaz de indagar sobre o futuro, sabe que a folha da vida a nica soluo,e diante da situao abre seu corao e indaga: Quem pode encontrar? Quem sabe reconhecer uma coisa em outra? Quem sabe adivinhar o que no se v e no se toca? Quem pode sentir o impossvel? Quem? Diante dessas indagaes apresenta-se o jovem Ajak, o primognito, o primeiro neto do rei Oduduwa. Sabe aquele adolescente, cheio de si e destemido? Pois ! Ajak assim, e se oferece confiante para ajudar Oduduwa, e com isso, assegurar a continuidade e dinmica da transcendncia que envolve o mistrio da existncia na Terra . Ajak capaz de dar continuidade, expandir e recriar os valores inaugurais legados dos ancestrais. Ele uma representao mtica do orix Ogum, que desbravador, caador, e conhecedor profundo da floresta. Ser imerso a esse mundo sobrenatural e de mistrio que Ajak faz a sua iniciao da adolescncia para se tornar um adulto. Durante esse perodo de busca pela folha da vida, absorve conhecimentos ancestrais infinitos, contidos principalmente na floresta. No seu encontro no corao da floresta com a Iya mi Agb, a me ancestral, ela o orienta dizendo-lhe que: (...) ter de aprender em seu prprio corpo. Com a cabea, com as mos, com os ps e o corao. Ori, Okan, ese, e wo. Com o estmago, com as vsceras, com a saliva, o esperma e o sangue, com a pele e o pensamento. A Folha da Vida est em alguma parte, em qualquer lugar no mais profundo recanto da floresta, na zona mais difcil e oculta. Depois de beber o vinho da palmeira, Ajak torna-se irmo de Aroni, o orix das folhas, que tambm o orienta: Voc pode aprender os mistrios das folhas, das razes, das flores e dos frutos, os mistrios que eu sei, os mistrios que eu sou. Voc, meu irmo, pode aprender a multiplicar, voc pode aprender a eternidade... As plantas podem curar, proteger e revelar uma nova sabedoria, um conhecimento infinito. Em Aroni, Ajak identifica o saber sobre as plantas, a medicina, o segredo da luz que abraa cada semente, gros, ptalas, fibra vegetal. Mas Ajak descobre que todo o conhecimento que Aroni detm de reconhecer esse repertrio sobre a flora no abrange a folha da vida e nem mesmo sabe onde ela est. Mais uma vez, Aroni ensina a Ajak que os mistrios da vida no esto apenas nas plantas, ele ter que aprender muito em seu prprio corpo. Os mistrios da vida esto em outros pontos da natureza, como em certas partes animais. Para sab-los voc ter de aprender a transformar-se em bicho. Mas este um segredo profundo, e agudo como a ponta do espinho, um segredo das mes ancestrais. Assim, Ajak invoca outra vez a me ancestral Akal, e diz a ela da necessidade de conhecer o corpo dos bichos. Akal o previne de que ele poder, ou no, saber, e pede-lhe que imagine a estranha, mas maravilhosa inteligncia do macaco, que o guardio da ancestralidade, o que fala com os mortos. E como a Folha da Vida encontra-se muito longe de onde eles estavam, Akal recomendou-lhe: Voc precisa da fora do bfalo, da ferocidade e da agilidade da pantera; e da serpente, que lhe dir como possvel renascer, renascer, renascer...

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

17 .

Voc ser se souber a mgica multicor do camaleo... O macaco fala com os mortos, os que sabem; Egun, Egun, Egun. O corpo do macaco feito de dor, dor, dor... E l se vai Ajak. Transformou-se dolorosamente em macaco, e agora capaz de encontrar Egunguns, os espritos ancestrais. Ajak sabe que a Folha da Vida se encontra no ponto mais secreto da parte desconhecida da floresta, a regio mais escura e mida, a mais sagrada, protegida pelos espritos que impedem a passagem. E pergunta aos Eguns como penetrar nessa regio. Os Eguns acolhem a pergunta de Ajak. De repente, um forte ciclone o leva para os recnditos da floresta. Assim Ajak se aproxima da folha da vida, que fica quietinha, escondidinha observando a aproximao de Ajak. Diante do silncio da folha da vida, que no se revela imediatamente , Ajak canta para ela: Ew asa koj ew gbogbo ni segun ew as koj tantan ew gbogbo ni ti tris! Folha da Vida ! A folha da vida, revelando-se, responde: Encontre-me, ofereo-me quele que pode levar a vida aos olhos do Rei. S um descendente indicado pelo ix, demonstrando bravura, persistncia, sabedoria e imensurvel amor pelos ancestrais sabe utilizar e honrar o que lhe dado. Sou a cura, a descendncia e a renovao, sou o que no pode ser encontrado seno por aquele que venceu todos os sofrimentos e dissolveu os obstculos, grande aprendiz, grande iniciado! E assim, Ajak retorna ao palcio de Oduduwa para devolver a viso e a existncia ao orix patrono da Terra. Ajak retorna um homem depois de todo o processo de iniciao vivido na floresta. um Ser em permanente mutao. (...) Forte como um bfalo, veloz como a pantera, leve como um pssaro, com os sentidos de camaleo, o instinto do peixe, mais sbio que o macaco e senhor do segredo que se instala em cada planta, em cada semente. Por esse amor e fidelidade ao ancestral, Ajak recebe a espada Agad, que lhe d o poder de desbravamento, e recebe o ttulo de Awasoju, o que vai frente de tudo e de todos.

O conto de Ajak, que adaptamos para os propsitos desta srie, nos leva a destacar valores singulares da civilizao africana. Princpios como a fidelidade, o amor, o respeito aos mais velhos, aos ancestrais, hierarquia e os valores inaugurais da existncia esto presentes no conto.

Todo o conhecimento a aquisio de saberes e/ou aprendizagem interdinmico, interpessoal; necessria a presena do outro para que se estabelea a linguagem, a comunicao com sua riqueza de cdigos e formas de expresso. um conhecimento vivo e direto. 18 .

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Ajak a extenso da floresta, da natureza e de seus mistrios. Todas as outras formas de existncia presentes no aiy, mundo visvel. Mas Ajak tambm interage com o mundo invisvel, o orun, o que permite a completude da sua iniciao. Ajak sabe e compreende que a Natureza no pode ser reduzida a objeto, manipulao e explorao incessante do homem. Ele aprende na e com a natureza. A natureza no matria-prima para manufatura, submetida ao lema de ordem e progresso do mercado capitalista.

A riqueza do conhecimento adquirido por Ajak, na trajetria de sua iniciao, transcende o comportamento asctico e inerte do corpo, onde apenas a relao olhocrebro permitida, como enfatizam os currculos escolares. Apela-se para todos os sentidos do corpo. O corpo movimento, pulso, vida! A aprendizagem permitida por essa interao profunda e singular entre a humanidade e a natureza.

Ajak no se caracteriza como um desbravador ganancioso da conquista dos segredos e mistrios da Natureza, submetendo-a aos seus caprichos.

Seu objetivo no ascenso individual. Ajak busca, de forma exuberante, a continuidade da vida, da existncia do seu continuum civilizatrio e comunalidade, da preservao e expanso dos princpios originais da existncia, para que esse mundo no se acabe.

Como Awasoju, aquele que vai na frente de tudo e de todos, Ajak abre caminhos, permitindo aos seus descendentes o legado dos seus ancestrais, da dinamizao dos princpios csmicos da existncia pulso de sociabilidade e comunalidade.

A folha da vida, como motivao inicitica de Ajak, representa metaforicamente a frica Viva contempornea em cada um de ns.

Retomemos uma passagem do mito, em que o Babalaw, diante da situao, diz e indaga:

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

19 .

A Folha da Vida a nica soluo. Quem pode encontrar? Quem pode reconhecer uma coisa em outra? Quem sabe adivinhar o que no se v e no se toca? Quem pode sentir o impossvel?

Ajak se atualiza e vive intensamente no corao daqueles que acreditam que a educao merecida pelas nossas crianas e pelos jovens e adultos deve ter a pulso de um repertrio inicitico de aprendizagem e elaborao de conhecimento, cuja dinmica envolta pela busca da folha da vida, que metaforicamente usamos aqui para representar a frica, sua transcendncia e a infinitude de (re)criaes contemporneas nas Amricas, principalmente no Brasil, a nossa floresta simblica.

Nas comunalidades tradicionais da Bahia, nossas crianas aprendem, elaboram conhecimentos e expressam esses universos caractersticos do pensamento africano e suas atualizaes nas Amricas, atravs da vivncia e convivncia com orikis, contos, instrumentos percussivos, cujos toques falam/comunicam/relatam histrias que anunciam os primrdios da humanidade, indicando princpios tico-estticos para que o corpo comunitrio se expanda e d continuidade aos elos de ancestralidade que projetam e anunciam a FRICA VIVA, TRANSCENDENTE.

Relativizar o que propomos! No podemos colocar um manto de ferro nas crianas que vivem imersas em territorialidades que tm outros valores radicalmente distintos da territorialidade imposta pelo mundo imperialista representado pela Histria e pela Geografia civilizatrias europias.

O que propomos, como educadores(as), a legitimao das vrias tradies africanas que constituem a formao social brasileira, nos currculos da Educao Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Mdio, evitando o recalque perverso que tende a impor s nossas crianas e aos nossos jovens apenas a verso neocolonial sobre frica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: Sobre a presena da civilizao africana nas Amricas e sua contribuio para elaborarmos perspectivas educacionais promissoras, recomendamos:

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

20 .

LUZ, Marco Aurlio. Agad, dinmica da civilizao africano-brasileira. Salvador: EDUFBA, 2001. LUZ, Marco Aurlio. Cultura Negra e Ideologia do Recalque. Rio de Janeiro: Ianam, 1983. LUZ, Narcimria (Org.) Pluralidade cultural e educao. Salvador: Secretaria da Educao do Estado da Bahia: Edies SECNEB, 1996. LUZ, Narcimria. ABEBE: a criao de novos valores na educao. Salvador: Edies SECNEB, 2000. SANTOS, Deoscredes Maximiliano. Contos crioulos da Bahia e contos negros da Bahia. Salvador: Corrupio, 2003. SODR, Muniz. As Estratgias Sensveis: afeto, mdia e poltica. Petrpolis: Vozes, 2006.
Notas: Professora Titular do Departamento de Educao Campus I da Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Doutora em Educao; pesquisadora no campo da Educao, Comunicao e Comunalidade Africano-Brasileira; coordenadora do PRODESE Programa Descolonizao e Educao CNPq/UNEB.
2

SODR, Muniz. Entrevista a Mariluce Moura, Caderno Valor, 4 de maro de 2001, p.10.
3

Conto adaptado de SANTOS, Deoscredes M. et alii. Iniciao para a Liberdade. Salvador, SECNEB, 1991.
4

Ajak, a

assim que os/as mais antigos/as costumam transmitir saberes aos/s mais novos/as nas comunidades de matriz africana. As histrias, contos, cantigas, parbolas, provrbios so anunciados com essa introduo, carregada de poesia mtica, demonstrando que o conhecimento a ser transmitido vem de tempos imemoriais, isto , desde que o mundo mundo.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

21 .

PROGRAMA 2

AS RELAES TNICO-RACIAIS, HISTRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA NA EDUCAO INFANTIL


Regina Conceio1

A promulgao da Lei Federal n. 10.639/03, que torna obrigatrio o ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura AfroBrasileira e Africana, tm provocado mudanas nas prticas educativas de professores e professoras de toda a Educao Bsica, sem esquecer das reformulaes necessrias nos currculos de formao de professores(as).

Antes de traar consideraes a este respeito, preciso dizer que tais mudanas no so tarefas fceis, pois implicam repensar e reformular prticas pedaggicas cristalizadas e que so consideradas, por seus praticantes, de boa qualidade e com resultados garantidos.

Sendo assim, h que se questionar: resultados positivos para quem? Ao desenvolver tais prticas, as diversidades de gnero, raa/etnia, religiosa, entre outras, esto contempladas? So abordados aspectos de histria e cultura de origem africana? De que forma? E de outras etnias?

No que se refere aos contedos de Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana, muitos(as) educadores(as) relatam o desconhecimento desses contedos como sendo a principal causa para a no abordagem em sala de aula. Ou seja, como est sendo a formao inicial de professores(as) no tocante diversidade humana e ao preparo para a educao das relaes tnico-raciais?

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), que atendem dispositivos legais, bem como reivindicaes e propostas do Movimento Negro ao 22 .

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

longo do sculo XX (p. 9), salientam a necessidade de desenvolvimento de projetos que valorizem a histria e a cultura dos povos africanos e afro-brasileiros no sentido de polticas de aes afirmativas, isto , de polticas de reparaes, de reconhecimento e valorizao de sua histria, cultura, identidade (p. 10).

Como educadores(as) preocupados(as) e comprometidos(as) com o desenvolvimento de uma educao de qualidade para todos(as), em todos os nveis de ensino, e com a formao dos(as) educandos(as) para a cidadania, de maneira que respeitem e valorizem as diferenas e as diversidades da nao brasileira, devemos abordar, desde a Educao Infantil, as histrias e as culturas da populao de origem africana.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (2004), enquanto poltica curricular de aes afirmativas, de reparaes, de reconhecimento, de valorizao tm como meta o direito dos negros se reconhecerem na cultura nacional, expressarem vises de mundo prprias, manifestarem com autonomia, individual e coletiva, seus pensamentos (p. 10).

direito das populaes negras e no negras conhecerem e se orgulharem de suas origens, isto , serem educadas como cidados orgulhosos de seu pertencimento tnico-racial descendentes de africanos, povos indgenas, descendentes de europeus, de asiticos (...) (op. cit., 2004, p. 10).

As Diretrizes Curriculares Nacionais (2004) no propem a mudana de (...) um foco etnocntrico marcadamente de raiz europia por um africano, mas ampliar o foco dos currculos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econmica brasileira (p. 17).

Como ampliar o foco dos currculos se, por um lado, nos livros didticos, a histria e a cultura afro-brasileiras ficam restritas ao trabalho escravo no perodo colonial e sua abolio em 13 de maio de 1888? Se no tratam das origens deste povo, ou seja, de onde vieram?

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

23 .

Por que e como vieram para as Amricas? Como viviam na frica? Quais as diferenas de hbitos e costumes dos povos africanos? Segundo Cavalleiro (2000), h educadores(as) que no percebem a influncia dos livros didticos e paradidticos na formao do autoconhecimento e da identidade da criana (p. 46).

Por outro lado, como superar as lacunas da formao inicial de professores(as) e at mesmo o que foi assimilado anos atrs? As solues tm sido as mais variadas possveis: a busca por estes conhecimentos em cursos de formao continuada, grupos de estudos, estudos individualizados (Lopes, 2003), entre outras, para que o ambiente escolar e o de sala de aula possam, de fato, incluir a cultura de origem africana e promover a educao para as relaes tnico-raciais.

Abordar em sala de aula questes relativas educao das relaes tnico-raciais, para alguns educadores, muito delicado, pois implica rever valores ticos, pessoais e profissionais. , por vezes, se descobrir racista, preconceituoso, discriminador e que, muitas vezes, as atitudes diante destas situaes so de silenciamento, por no ter a sensibilidade necessria para identific-las ou por no saber como agir.

Cavalleiro (op. cit.), em pesquisa realizada numa escola de Educao Infantil, diz que este silenciamento do professor facilita novas ocorrncias, reforando inadvertidamente a legitimidade de procedimentos preconceituosos e discriminatrios no espao escolar e, com base neste, para outros mbitos sociais (p. 10).

Alguns educadores de Educao Infantil no acreditam que, na faixa etria de 03 a 05 anos, sejam possveis atitudes e/ou aes de carter racista, preconceituosa e discriminadora. Mais uma vez, Cavalleiro (op. cit.) ressalta que, nesta fase, as crianas brancas revelam um sentimento de superioridade, assumindo em diversas situaes atitudes preconceituosas e discriminatrias, xingando e ofendendo as crianas negras, atribuindo carter negativo cor da pele, ao passo que as crianas negras j apresentam uma identidade negativa em relao ao grupo tnico ao qual pertencem (p. 10).

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

24 .

A preparao do ambiente escolar, bem como o de sala de aula, muito importante para que todos(as) se sintam representados(as) e valorizados(as). Cartazes, fotos, textos diversos em livros didticos e paradidticos , alm de brincadeiras e jogos, so estratgias que visam elevao da auto-estima e do autoconhecimento de indivduos discriminados e tornam a escola um espao adequado convivncia igualitria (Cavalleiro, 2000, p. 9-10).

A representao da diversidade no ambiente escolar no uma prtica muito utilizada pelos profissionais da educao, como salienta (Cavalleiro, op. cit.) quando diz que no decorrer do trabalho de campo, foi possvel constatar a ausncia de cartazes ou livros infantis que expressassem a existncia de crianas no-brancas na sociedade brasileira (p. 44).

A escola e seus profissionais devem oferecer aos educandos uma educao de fato igualitria, desde os primeiros anos escolares (...), pois as crianas dessa faixa etria ainda so desprovidas de autonomia para aceitar ou negar o aprendizado proporcionado pelo professor, ou seja, podem se tornar vtimas indefesas dos preconceitos e esteretipos transmitidos pelos mediadores sociais, dentre os quais o professor (Cavalleiro, op. cit., p. 37-38).

Diante destes fatos, como cumprir e garantir o sucesso das polticas pblicas de Estado, institucionais e pedaggicas (...) (Diretrizes Curriculares Nacionais, 2004, p. 13) tais como a Lei Federal n. 10.639/03, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana com jovens, adultos e principalmente com crianas que, segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente (2002), so pessoas em condio peculiar de desenvolvimento?

A resposta, mais uma vez, vem das referidas Diretrizes Curriculares Nacionais (2004) que dizem depender de condies fsicas, materiais, intelectuais e afetivas favorveis para o ensino e para aprendizagens; (...) da reeducao das relaes entre negros e brancos; (...) de trabalho em conjunto, de articulao entre processos educativos

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

25 .

escolares, polticas pblicas, movimentos sociais, visto que as mudanas ticas, culturais, pedaggicas e polticas nas relaes tnico-raciais no se limitam escola (p. 13).

A utilizao da literatura infanto-juvenil, tendo como base personagens negras, tem mostrado que possvel realizar um trabalho com esse material, pelo fato de ele romper com um imaginrio estereotipado do negro, to comum na literatura infantojuvenil (Souza, 2001, p. 195), trazendo, assim, resultados positivos para a educao das relaes tnico-raciais.

Para tanto, cabe destacar as consideraes de Souza (op. cit.) a respeito de alguns livros de literatura infanto-juvenil, por ela analisados, dizendo que, naqueles, as personagens negras aparecem de maneira positiva, como protagonistas, pertencentes a uma famlia, com ilustraes bem delineadas (p. 196). Estes so alguns cuidados que se deve ter quando se pretende uma educao que vise promoo da igualdade tnico-racial no ambiente escolar.

O livro Bruna e a Galinha DAngola, de Gercilga de Almeida, pode ser considerado como um exemplo positivo para trabalhar, com os/as educandos/as da Educao Infantil, a histria e a cultura de origem africana.

Neste livro, Bruna aprende, com sua av Nan, a histria da criao do mundo, a partir de uma viso africana. Uma histria bem escrita, atraente, com belas ilustraes, em que possvel, ao final da leitura, confeccionar, com a colaborao dos educandos, pais e/ou responsveis, os pans que ilustram toda a histria.

Uma outra sugesto de literatura infanto-juvenil o livro A semente que veio da frica de Helosa Pires Lima, e de Georges Gneka e Mario Lemos, dois autores africanos. O livro conta a histria do Baob, uma rvore que nasce em todo o continente africano e, em cada parte da frica onde existe essa rvore, h uma histria diferente para explicar sua importncia para aquela comunidade. So relatadas histrias da Costa do Marfim e

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

26 .

de Moambique. H belas fotografias do Baob na frica, com vrios desenhos desta rvore e, ao final do livro, a sugesto do jogo de origem africana, a Awal ou Mancala.

Estas foram apenas algumas pequenas reflexes e sugestes de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, desde a Educao Infantil at o Ensino Fundamental. Muitas outras experincias esto sendo desenvolvidas em toda a educao bsica, resultando em atitudes de conhecimento e valorizao das diferenas, principalmente aquelas que dizem respeito s culturas e s histrias africanas e afro-brasileiras, como determina a Lei Federal n. 10.639, de 09 de janeiro de 2003, assim como na sua regulamentao, expressa nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Desenvolver prticas educativas a partir destas situaes tem sido importante para que educandos e educadores conheam histrias e culturas das populaes negras, desmistificando o tema e tornando positiva e real a participao dos africanos e afrobrasileiros na histria nacional.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALMEIDA, Gercilga de. Bruna e a Galinha DAngola. Rio de Janeiro: Editora Didtica e Cientfica e Pallas Editora, 2000. CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silncio do lar ao silncio escolar: racismo, preconceito e discriminao na educao infantil. So Paulo: Contexto, 2000. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAO DAS RELAES TNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Braslia (DF): Ministrio da Educao, Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira, 2004

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

27 .

Estatuto da Criana e do Adolescente: Lei n. 8069, de 13 de julho de 1990. Braslia: Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Departamento da Criana e do Adolescente, 2002. LIMA, Helosa Pires. A semente que veio da frica. Editora Salamandra, 2005. LOPES, Vra Neusa. Incluso tnico-racial cumprindo a lei, prticas pedaggicas contemplam afro-brasileiros. Porto Alegre: Revista do Professor, jul./set. 2003. p. 25-30. SOUZA, Andria Lisboa de. Personagens negros na literatura infanto-juvenil: rompendo esteretipos. In: CAVALLEIRO, Eliane dos Santos (org.). Racismo e anti-racismo na educao: repensando nossa escola. So Paulo: Summus, 2001. p. 195-213.

Nota: Assessora de Educao tnico-Racial da Secretaria Municipal de Educao e Cultura/ Prefeitura Municipal de So Carlos (SP); Professora das sries iniciais (rede municipal de ensino So Carlos SP); Mestre em Educao (PPGE/UFSCar rea de Metodologia de Ensino).

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

28 .

PROGRAMA 3

DIVERSIDADE TNICO-RACIAL NO CURRCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL


Vra Neusa Lopes1

Na vida fora da escola, ningum tem dvida de que, no Brasil, convivem pessoas de diversas origens tnicas, basta que tenhamos um olhar atento para os que esto nossa volta, para os que aparecem nos jornais, revistas, programas e noticirios de televiso. Sabemos que as diferenas existem, vemos que somos diversos, mas no estamos, na maioria das vezes, educados para perceber o quanto estas diferenas influenciam e determinam os modos de vida das pessoas e fazem com que as mesmas venham a ocupar posies distintas na esfera socioeconmica e a desempenhar papis tambm distintos que, secularmente, so indicativos de quem quem na sociedade brasileira. Estudos do IBGE e do Censo Escolar apontam para esta diversidade, indicando que quase metade da populao em geral e da populao escolar, respectivamente, composta por negros (pretos e pardos).

O Relatrio de Desenvolvimento Humano de 2005, por sua vez, aponta que os negros esto sub-representados entre juzes, desembargadores, procuradores, defensores pblicos, na mquina administrativa do Estado, nos nichos de mercado mais valorizados, enfim em todas as posies de poder. Isto nos mostra que a sociedade trata diferentemente aqueles que no pertencem ao grupo hegemnico e no se enquadram nas normas estabelecidas por esse mesmo grupo. Os que se encontram na base da pirmide social (e a esto indgenas e negros em sua maioria) so geralmente discriminados, enfrentando dificuldades na afirmao de sua identidade (pessoal, cultural e nacional), no conseguindo exercer em sua plenitude a condio de cidado brasileiro. A invisibilidade, com que a diversidade tnico-racial considerada, torna-se danosa democracia brasileira, pois impede a promoo da igualdade racial.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

29 .

Esta diversidade de que estamos falando est presente, tambm, na escola, muito embora nem sempre isto seja objeto de preocupao por parte das autoridades educacionais, gestores escolares e professores. urgente pensar e promover mudanas em direo a uma escola cidad, comprometida com os direitos humanos e a construo de identidades que respeitem a contribuio de cada grupo tnico para a formao da sociedade brasileira. A Lei n. 10.639 de 2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional ao incluir os artigos 26-A e 79-B, veio nesta direo ao contemplar, em carter obrigatrio, a incluso no currculo escolar da histria da frica e dos africanos, da luta dos grupos negros no Brasil, da cultura negra brasileira e do negro na formao da sociedade nacional, em especial, mas no exclusivamente, nas reas de Educao Artstica, Literatura Brasileira e Histria do Brasil. O art. 79-B introduz, no calendrio escolar, o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Conscincia Negra.

A Resoluo CNE/ CP 1/ 2004, que institui as Diretrizes Curriculares para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana, enfoca dois campos de objetivos, em tudo relacionados questo da diversidade: a) o da Educao das Relaes tnico-Raciais divulgar e produzir conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem cidados quanto pluralidade tnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorizao de identidade, na busca da consolidao da democracia brasileira; b) o do Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana reconhecer e valorizar a identidade, a histria e a cultura dos afro-brasileiros, bem como garantir o reconhecimento e a igualdade de valorizao das razes africanas na nao brasileira, ao lado das indgenas, europias e asiticas. Configura-se, assim, uma poltica de Estado, cuja durao transcende poltica de governo. Estes dois artigos vieram para ficar e serem cumpridos.

Ao longo dos anos, os currculos foram sendo construdos, tendo por base um modelo eurocntrico, o que significa ter tomado o homem branco como referncia para a construo das propostas de ensino e aprendizagem. Quem no atende aos requisitos desse modelo constitui-se num problema para o sistema escolar.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

30 .

Tomar conscincia de que o Brasil um pas multirracial e pluritnico e, portanto, reconhecer e aceitar que, nesta diversidade, negros e indgenas tambm desempenham papis relevantes e substantivos, so aprendizagens que precisam ser realizadas e que convergem para a educao das relaes tnico-raciais porque, conforme expressa o Parecer CNE/CP 3/2004, esta educao pode oferecer conhecimentos e segurana para negros orgulharem-se de sua origem africana; para os brancos, permitir que identifiquem as influncias, as contribuies, a participao e a importncia da histria e da cultura dos negros no seu jeito de ser, viver, de se relacionarem com as outras pessoas.

O processo educativo, que viabiliza essas aprendizagens essenciais para a construo da identidade e formao do cidado, encontra embasamento nos princpios da conscincia poltica e histrica da diversidade, do fortalecimento de identidades e de direitos, das aes educativas de combate ao racismo e s discriminaes, tambm apontados no mesmo Parecer.

A escola de Ensino Fundamental, ao tratar da questo da diversidade tnico-racial e propor e executar medidas de implementao dos artigos 26-A e 79-B, cumpre a parte que lhe toca nos compromissos de Estado assumidos pelo Brasil, enquanto signatrio de tratados internacionais de combate s diferentes manifestaes de racismo, discriminao e preconceito raciais, comprometendo-se a construir uma democracia em que as pessoas possam usufruir, em sua plenitude, a condio de cidados, independentemente de raa/ etnia, cor, posio e papel social, religio, gnero. A instituio escolar tem, assim, de criar mecanismos e instrumentos de uso permanente, via projeto poltico-pedaggico e currculo, para intervir na realidade que exclui o negro (pretos e pardos), bem como os indgenas, entre outros, do acesso aos direitos humanos fundamentais. Assim, tem de colocar, necessariamente, a diversidade tnico-racial como contedo escolar e dar a esse contedo o tratamento adequado.

Para tanto, deve constituir-se em ambiente educativo, acessvel comunidade qual serve, em que se respeita o outro, em que se d visibilidade a todos, combatem-se as discriminaes, busca-se eliminar os preconceitos e so desfeitos os esteretipos,

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

31 .

estimulando a auto-imagem e a auto-estima positivas e promovendo a igualdade tnicoracial, pelo reconhecimento da diversidade e pela desconstruo das diferentes formas de excluso.

Algumas possibilidades

A implementao da Lei est longe de ser concluda. Em alguns lugares sequer comeou. preciso avanar na tarefa de sensibilizao das pessoas para que se interessem pelo assunto para a fase de comprometimento dos profissionais da educao com o cumprimento dos artigos 26-A e 79-B da LDB, o que envolve profundas mudanas nas estruturas organizacionais, administrativas e pedaggicas das escolas, que vo dos projetos poltico-pedaggicos, currculos e planos didtico-pedaggicos gesto de pessoas, com base em princpios e valores que regulam a educao das relaes humanas e os estudos de histria e cultura afro-brasileiras e africanas, permeando todas as reas do conhecimento escolar.

Todos da comunidade escolar esto convidados a fazer parte do mutiro (pixurum) de transformao dessa escola de que estamos falando, ao abrir espao para que, no estudo da diversidade tnico-racial, seja oportunizado o trato das questes afro-brasileiras e africanas, de modo explcito e em igualdade de condies com as demais etnias, de sorte que todos venham a respeitar o afro-brasileiro em suas especificidades e a valorizar a contribuio do negro na formao da sociedade brasileira. O que se tem de fazer dever ser fruto de uma construo coletiva envolvendo toda a comunidade escolar.

Esto todos chamados a colocar a sua inteligncia, saberes e habilidades a servio da construo de uma ampla proposta, fruto de muitas cabeas e muitas mos. Cada escola tem de definir esse processo. Como sugesto, vale a pena lembrar o que se segue:

Para a escola de Ensino Fundamental:

Constituir-se em espao privilegiado de incluso, colocando em prtica uma pedagogia multirracial e intertnica, de respeito e valorizao da diversidade tnico-

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

32 .

racial da sociedade brasileira, voltada para a formao do cidado, direcionada ao combate de todas as formas de discriminao, de eliminao dos preconceitos e dos esteretipos, em que so estimuladas a auto-imagem e a auto-estima positivas, em que so criadas condies de visibilidade do afro-brasileiro e do indgena;

Chamar a comunidade escolar e do entorno por meio de suas legtimas representaes, incluindo organizaes afro-brasileiras para a reconstruo do projeto poltico-pedaggico e da proposta curricular, de modo que fique assegurado o reconhecimento e o resgate da histria e cultura afro-brasileiras e africanas, em todas as sries oferecidas, como condio indispensvel para a construo da identidade brasileira;

Criar condies para exercitar uma relao de ajuda e partilha, de modo que todos possam se apropriar, em igualdade de condies, da histria, dos saberes e fazeres dos diferentes grupos tnicos formadores da sociedade brasileira;

Possibilitar uma nova concepo de mundo, alicerada em valores que favoream uma relao fraterna e igualitria entre as pessoas, observadas e respeitadas as especificidades dos grupos tnico-raciais e das culturas a que pertencem;

Organizar, coletivamente, uma rede temtica sobre histria e cultura afro-brasileiras e africanas, que permita o desenvolvimento de contedos (atitudes, valores, conceitos e procedimentos), ao longo de toda a escolaridade oferecida pelo Ensino Fundamental. Por exemplo: negros na frica, africanos no mundo, africanos no Brasil e seus descendentes brasileiros; trocas entre comunidades negras ao redor do mundo: afro-brasileiros na frica e no mundo; presena africana no Brasil atual; presena negra na comunidade local, e na comunidade escolar.

Construir coletivamente recursos que, abordando a diversidade, dem visibilidade histria e cultura afro-brasileiras e africanas, como: calendrio tnico, contemplando vultos africanos e afro-descendentes, com a incluso de 20 de novembro, como Dia Nacional da Conscincia Negra; mostra fotogrfica que

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

33 .

evidencie a contribuio dos negros na comunidade; sarau cultural, apresentando manifestaes da cultura afro-brasileira; exposio de documentos e outras formas de registro sobre a cultura afro-brasileira.

Para professores e alunos:

Colocar em prtica comportamentos e posturas que possibilitem viver numa sociedade democrtica, aprendendo a se ver, a ver o seu entorno, de modo objetivo e crtico, a comparar o hoje com outros tempos e lugares, a observar permanncias e transformaes e a identificar o quanto isso afeta a vida do homem.

Aprender a valorizar pessoas, povos e naes, num combate permanente s idias preconceituosas, s aes discriminatrias, s manifestaes racistas.

Desenvolver aes que possibilitem o aprender uns com os outros e uns dos outros, pondo em prtica verdadeiras comunidades de aprendizagem, construindo progressivamente a noo de identidade nacional, pessoal e cultural, bem como o sentimento de pertencimento ao pas.

Por oportuno, destacamos a seguir alguns procedimentos pedaggicos possveis de serem adotados em sala de aula de classes de sries ou ciclos iniciais do Ensino Fundamental. Tais procedimentos levam em conta que a pessoa na sua integralidade (corpo, mente e emoo) que aprende, destacam a importncia do trabalho coletivo e em grupo e propem a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade como formas adequadas de tratamento das questes de diversidade e da histria e culturas afrobrasileiras e africanas.

Criar situaes que despertem o interesse das crianas para a questo das semelhanas e diferenas entre os integrantes da classe, incluindo o(a) professor(a). Por exemplo: reunir as crianas em roda para conversarem sobre cada um, explorando perguntas tais como Quem sou ? e Como sou?. Pedir que uma criana comece ou, se for muito difcil, iniciar pela professora, que se apresentar, dando

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

34 .

seu nome, idade, endereo, filiao, nacionalidade, origem tnica, preferncias. Observar a reao das crianas, especialmente quando disser qual a sua origem tnico-racial. Exercitar com as crianas, nessa ocasio, que pode estender-se por vrios dias, a oralidade, a observao, a escuta. Dar tempo para que todos se apresentem.

Propor a realizao do auto-retrato, a partir da observao da prpria imagem refletida no espelho. Analisar com as crianas a fidedignidade do auto-retrato.

Solicitar que os alunos tragam para classe uma fotografia recente. Observar com as crianas as fotos uma a uma. Tirar, depois, uma foto coletiva e observar a diversidade existente em classe, incluindo a diversidade tnico-racial. Examinar fotos mais antigas de outros grupos conhecidos. Discutir com os alunos a contribuio das pessoas para o bem-estar da comunidade, incluindo a escolar. Construir um registro coletivo.

Pedir ajuda aos pais ou responsveis, para que as crianas possam fazer um retrato falado de si mesmas. Usar, em sala de aula, o espelho para as crianas se descobrirem e fazerem o seu retrato usando a linguagem grfica.

Propor aos alunos que, aos pares, se observem e expressem oralmente como vem o parceiro. Em roda, pedir que descrevam os colegas e a professora. Comentar as falas.

Conversar com as crianas sobre o fato de, embora sendo de mesma nacionalidade, as pessoas podem ser de origem tnico-racial distinta. Trabalhar as noes de diversidade tnico-racial, nacionalidade, naturalidade, ascendncia, descendncia.

Ajudar os alunos a identificarem semelhanas e diferenas, quanto s origens, s nacionalidades, ao modo de vestir, ao modo de falar, ao modo de ser, aos hbitos alimentares, aos costumes e tradies. Valorizar a presena dos mais velhos.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

35 .

Trabalhar com as crianas outras linguagens alm da verbal, por meio das quais podem expressar seus conhecimentos, sentimentos e expectativas, a aceitao ou rejeio do outro. Trabalhar com brincadeiras e jogos, cantigas e contos que valorizem a diversidade cultural.

Orientar a produo coletiva para socializao dos saberes. Organizar o espao para valorizar a diversidade tnico-racial e cultural existente na sala de aula.

O desafio est posto! Voc convidado(a) a participar. O Brasil precisa de voc! Entre na roda, e juntos(as) busquemos encontrar as sadas para mudar esse pas, a partir da educao escolar, especialmente no Ensino Fundamental.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. Pluralidade Cultural e Orientao Sexual. 1 a 4 Sries. Temas Transversais. 5 a 8 Sries. Braslia, 1997/ 1998. ______. ______. Secretaria da Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade. Orientaes e Aes para a Educao das Relaes tnico-Raciais. Braslia: SECAD, 2006. ______. Ministrio da Educao. SEPPIR. INEP. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Braslia, 2004. LOPES, Vra Neusa. Afro-Descendncia: Pluralidade Cultural precisa e deve abordar a questo do negro brasileiro. Revista do Professor, Porto Alegre, v.17, n.67, p. 21-25, jul./ set. 2001.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

36 .

______. Incluso tnico-Racial: Cumprindo a Lei, prticas pedaggicas contemplam afro-brasileiros. Revista do Professor, Porto Alegre, v.19, n. 75, p. 25-30, jul./ set. 2003. ______. Histrias de Vida: Estudo ajuda os alunos na construo da identidade e da cidadania. Revista do Professor, Porto Alegre, v, 20, n. 77, p. 13-18, jan./mar. 2004. MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na Escola. 2. ed. revisada. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, 2005. PNUD Brasil. Relatrio de Desenvolvimento Humano: Racismo, Pobreza e Violncia. Braslia, 2005. PROJETO A Cor da Cultura. Saberes e Fazeres: Modos de Ver. v. 1. Rio de Janeiro: Fundao Roberto Marinho, 2006. ROCHA, Rosa Margarida de C. Almanaque Pedaggico Afrobrasileiro: uma Proposta Pedaggica na Superao do Racismo no Cotidiano Escolar. Belo Horizonte: Mazza, s.d. SILVA, Petronilha Beatriz G. e. Africanidades Brasileiras: esclarecendo significados e definindo procedimentos pedaggicos. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 19, n. 73, p. 26-30, jan./mar. 2003.

Nota: Especialista em Planejamento Educacional, licenciada e bacharel em Cincias Sociais. Integrante do Coletivo Estadual de Educadores Negros APNs/RS do Regional Sul 3 da CNBB. Integrante do GT Programa de Educao Anti-Racista no Cotidiano Escolar da PROREXT/ UFRGS. Membro da CADARA/ MEC Comisso Tcnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados Educao dos Afro-Brasileiros.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

37 .

PROGRAMA 4

O LEGADO ANCESTRAL AFRICANO NA DISPORA E A FORMAO DOCENTE O legado africano e a formao docente
Marise de Santana1

Introduo

Em todo o Brasil, a alterao da LDB n. 9.394/96, primeiro com os Parmetros Curriculares Nacionais PCN e, em seguida, oficialmente pela Lei n. 10.639/2003, mexeu com valores enraizados na educao. Valores de uma cincia que negou e silenciou nos currculos escolares narrativas de grupos considerados minoritrios como, por exemplo, o africano e seus descendentes. Essa educao de excluso levou os afrobrasileiros a desconhecerem e negarem suas pertenas africanas.

Hoje, muitos de ns, brasileiros, em diversas reas do conhecimento, sentimos como necessrio abraar as polticas de aes afirmativas para descendentes de africanos implementadas pelo Governo Federal, a fim de que possamos desenvolver atividades que fortaleam a identidade negra, atravs de uma educao da pertena afro-brasileira.

Tendo este objetivo em mente, atualmente coordeno um programa de trabalho que abarca: cursos de extenso em Educao e Culturas Afro-brasileiras e outro em psgraduao lato sensu em Antropologia com nfase em Culturas Afro-brasileiras. Faz parte deste programa o grupo de pesquisa certificado pelo CNPq que oferece, para a comunidade da regio do Sudoeste da Bahia, estudos abertos sobre o tema, bem como eventos peridicos. Tambm temos um projeto j aprovado pelo MEC/UNIAFRO para implantar um acervo com material bibliogrfico, documental, cartogrfico e com peas das culturas africanas e afro-brasileiras.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

38 .

Vale salientar que estudos vrios sobre as culturas brasileiras apontam a construo de um imaginrio do povo brasileiro, educado para valorizar elementos culturais e raciais que se enquadrem nas categorias branca e crist. Tal formao torna-se desafio para a educao brasileira, isso porque os/as docentes foram formados/as para entender o legado africano como saberes do mal, saberes de culturas atrasadas e pr-lgicas, repercutindo nos currculos escolares com uma carga preconceituosa que gera as discriminaes. Assim, neste texto, temos como objetivo apresentar algumas atividades didticas, com contedos antropolgicos das Culturas Africanas e Afro-brasileiras, fruto de estudos realizados em pesquisas para mestrado, doutorado e tambm de experincias como coordenadora e professora no curso de extenso em Educao e Culturas Afrobrasileiras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, para professores/as que atuam com a disciplina Histria e Cultura Africana e Afro-brasileira, j implantada nos currculos de algumas poucas escolas pblicas nesta regio.

O curso de extenso objetiva que professores desenvolvam atividades metodolgicas com saberes das Culturas Afro-brasileiras. Nesta perspectiva, estuda-se sobre a Antropologia dos povos africanos e afro-brasileiros, levando-se em considerao seus mitos e saberes populares, bem como seus smbolos, a partir de suas formulaes simblicas. Assim sendo, nosso objetivo relatar as etapas do curso e as respectivas atividades desenvolvidas, alm de indicar caminhos que viabilizem um acervo didtico terico / prtico de relevncia para o trabalho docente no espao da sala de aula.

A Desafricanizao como contedo educativo

sabido que os portugueses incluram, em sua agenda de explorar comercialmente as terras das Amricas, intensificar o movimento de cristianizao, sobretudo depois da Reforma Protestante. Primeiro pela catequese e, depois, pela alfabetizao, tanto um processo como o outro buscava recuperar culturalmente os povos considerados pagos.

Mazzoleni (1992) nos lembra que, mesmo considerando o trabalho forado e a violncia padecida pelos ndios, no se pode esquecer que o comrcio de escravos teve como

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

39 .

objeto os negros, e que aos mesmos era negada sua condio de humanos. Desde o incio, o europeu rejeitou a cultura do ndio, mas no rejeitou sua natureza humana. Do africano, ao contrrio, o europeu rejeita a inteligncia e no s a cultura como a natureza humana (...)2

No sculo XVIII e XIX, afirmava-se a impossibilidade de recuperar culturalmente os de pele preta. Mazzoleni nos diz que Carlos Lineu, ao catalogar as espcies vivas, distingue o Homo sapiens do Homo afer (ou seja: africano). Voltaire, defensor da polignese humana, considera possvel uma hierarquia estvel entre as raas, o que expressava neste raciocnio:

A distino entre selvagens recuperveis e seres impermeveis cultura acabava criando um grave embarao ao esprito ecumnico do Ocidente cristo (herdeiro entre outras coisas do antropologismo helnico e do universalismo civil romano): se os negros no eram passveis de cultura, tampouco o eram de evangelizao: mas isso teria diminudo irrecuperavelmente a misso da Igreja (p.65-66).

Pensando na relao entre Homo sapiens e Homo afer, que se estabeleceu durante toda a escravido, Mazzoleni diz que a possibilidade de recuperar culturalmente o Homo afer cogitada porque a Europa passa a v-lo como Homo religiosus. Para o Ocidente cristo o outro, que o africano, seria cooptado para ser o Eu cristo, segundo ele:

O africano, portanto, de ser (mais ou menos humano) que vivia nas trevas (de satans) passou a viver na luz (do Senhor) e tomou progressivamente toda uma srie de conotaes, digamos intermedirias, que no serviam a uma contraposio com o homem racional (branco), que escolheu a luz da razo e as explicaes da cincia humana (p.72).

Assim, desde a colonizao europia, o que se buscava para o africano era que o mesmo tivesse uma identidade crist, embora lhe fosse negada a humanidade. Sendo assim, vai dizer Mazzoleni: Pode-se falar, portanto, de uma monocultura cada vez mais extensa, na medida em que as classes dirigentes dos pases ocidentais agem de acordo com uma orientao comum, utilizando meios de persuaso cada vez mais eficazes (...) (p. 74). 40 .

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Essa persuaso passa pelo que Paulo Freire chama de Pedagogia do Oprimido, atravs da qual se estabelece uma relao entre opressor/oprimido. Sobre essa relao binomial, Mazzoleni tambm vai dizer: O componente cristo da civilizao ocidental, contudo, est tentando uma recuperao de sua misso, dirigindo-se aos oprimidos em nome da mensagem crist e atuando, portanto, numa mediao das duas oposies 3.

Na dcada de 90, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao n. 9.394/96 traz para si a reflexo oficializada acerca dos preconceitos e das discriminaes com a diversidade cultural presente no espao da escola, quando prope que o trabalho docente tome como base os contedos dos Parmetros Curriculares Nacionais.

Os Parmetros Curriculares sugerem que os docentes atuem com uma proposta de respeito s diversidades existentes no espao da sala de aula, diversidades estas compostas de docentes e alunos que diferem em suas formas de ver, sentir, pensar, comer, cultuar seus deuses.

Em trabalho para dissertao de mestrado, pesquisando docentes de 1 a 4 sries, constatei que a formao e o trabalho desenvolvido por esses profissionais estava entre o querer e o no saber lidar com uma educao multicultural, por conta de sua formao monocultural. Ao tomar seus depoimentos sobre a diversidade, eles nos mostraram que a tradio em que foram formados argumentava sobre a diversidade de modo muito inadequado.

Conforme dados de depoimentos, verificamos que a orientao para o trabalho pedaggico baseava-se a numa formao maniquesta. Detectamos com que os/as professores/as abordavam os elementos culturais de outros grupos tnicos, especialmente religio, enquanto dimenso cultural, argumentaes preconcebidas pelas categorias branca e crist, tal qual transcrevemos nos dois depoimentos abaixo, retirados da dissertao mencionada:

Acho que Orixs so Espritos e Buda uma estatuazinha gorda que se bota de costas num lugar que chama dinheiro (...). Deus, ele nico, o nico Deus que existe, agora Buda e os outros eu no considero como Deus, de forma nenhuma e

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

41 .

no acho que devem ser cultuados como Deus, como deuses, ou como falsos deuses.

No depoimento a seguir, outra professora afirma:

Candombl alguma coisa que ns, negros, trazemos no sangue, na alma, sei l... mas acho que isso pende muito para o lado ruim (...) j sonhei com o preto velho e contei para minha me, no dia seguinte ela me levou a uma casa de candombl, porm ela me pediu mil segredos, ela catlica; se a igreja soubesse que ela foi nesse lugar (...).

Assim, apontamos como concluso da dissertao de mestrado defendida na PUC/SP, que a formao monocultural dos docentes dificultava um trabalho multicultural, devido ao fato de suas mentalidades estarem estruturadas pela lgica do bom senso 4.

Ter bom senso saber coisas que pessoas com bom senso sabem, no falar coisas que pessoas com bom senso no falam; portanto, se a representao mental religiosa de uma comunidade se estrutura no cristianismo, pessoas de bom senso devem falar em cultuar o deus cristo e no deuses outros.

Em funo destes resultados na pesquisa de mestrado, busquei investigar, no doutorado, o Legado Africano e a Formao e Trabalho Docente. O objetivo deste estudo foi entender como a escola, enquanto espao institucional nascido do primeiro paradigma da educao jesutica, lidava com as culturas africanas, em especial com a religio, enquanto dimenso da cultura afro-brasileira. Constatei que esta instituio partcipe na perpetuao do conflito entre religio de matriz africana e outras religies. Esse conflito fica estabelecido a partir das concepes e sentidos construdos pelos(as) professores(as) entre si e com os(as) alunos(as), sobre os smbolos do legado africano por eles/elas divulgados, equivocadamente, em seu trabalho, como saberes do mal, saberes de culturas atrasadas e inferiores, folclore. Assim, aponto a teia de relaes em que o legado cultural africano se insere junto aos valores presentes nas diversas denominaes religiosas e como isto se configura no discurso da escola.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

42 .

Curso para a educao da pertena afro-brasileira

As constataes acima descritas forneceram subsdios para elaborao de uma proposta de curso para professores(as) da regio do Sudoeste da Bahia, visando que os mesmos se embasem de conhecimentos sobre as temticas das culturas africanas e afrobrasileiras, conforme descreverei a seguir.

O curso de extenso, de 180 horas, inicia-se com um estudo das Teorias Antropolgicas e Questes Educacionais. Este estudo proposto em funo de compreender que a Antropologia tem uma dvida histrica com o africano, uma vez que ela nasce no sculo XIX reafirmando o modelo maniquesta e monocultural do Ocidente, que distingue europeus e africanos pelas categorias: superior e inferior; lgicos e pr-lgicos; civilizados e atrasados. Portanto, as grandes idias pedaggicas do sculo XX nasceram influenciadas por essas categorias, o que evidentemente interferiu no espao da escola.

O que se tem, no momento histrico em que os jesutas foram os primeiros professores e aps sua expulso, uma orientao que segue o paradigma da Educao Evangelizadora. Esse paradigma aponta para valores elaborados pela racionalidade de parmetros definidos pelo colonizador europeu, buscando civilizar os povos atravs da recuperao cultural. Portanto, foi entendido que o processo de recuperao cultural do africano deveria ser feito atravs da evangelizao, fosse pela Igreja ou pelo sistema de ensino.

O movimento de higiene mental organizado na Amrica do Norte pelo Comit Nacional de Higiene Mental, em 1909, pretendeu dar continuidade a esse processo. Em 1923, Gustavo Riedel funda a Liga Brasileira de Higiene Mental. Assim, no Brasil, na dcada de 30, ao tempo em que se reivindica Educao Para Todos, um avano para a poca, uma das grandes preocupaes do Prof Ansio Teixeira era de instalar, nas escolas do Distrito Federal, um servio de Higiene Mental, para erradicar a identidade cultural daqueles que freqentavam as Macumbas e os centros de feitiaria, gente considerada pelos higienistas como grupos sociais atrasados em cultura.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

43 .

Acreditando que a escola deveria fornecer queles que participavam da Macumba uma mentalidade civilizada, uma mentalidade lgica 5, o higienista Arthur Ramos afirma:

Assim, para a obra da educao e da cultura, preciso conhecer essas modalidades do pensamento primitivo, para corrigi-lo, elevando-o a etapas mais adiantadas, o que s ser conseguido por uma revoluo educacional que aja em profundidade, uma revoluo vertical e intersticial que desa aos degraus remotos do inconsciente coletivo e solte as amarras pr-lgicas a que se acha acorrentado. (p. 23)

Essas aes pedaggicas, que aliceraram as polticas educacionais no Brasil, tiveram como objetivo homogeneizar e aniquilar as diferenas culturais. Arthur Ramos (1955) vai dizer que o movimento de higiene mental era necessrio para trabalhar a mentalidade pr-lgica de povos primitivos e sobreviventes dos meios atrasados em cultura, que vivem entre ns, os homens da civilizao ocidental.

Sobre as polticas higienistas, Luz (2000) vai dizer que, nesse mesmo pacote de desafricanizar, o Prof Isaias Alves, fundador dos centros de Pesquisa PsicoPedaggicas do tradicional Colgio Ypiranga na Bahia, aplica o teste de inteligncia e concebe como estratgia poltica educacional a extino das lnguas africanas no Brasil.

Arthur Ramos, enquanto comportamentalista, vai dizer que o homem produto de sua civilizao e da sua sociedade, por isso, interessa para a higiene mental estudar os fatores sociais e culturais que condicionam o mesmo. Para ele, o movimento de Higiene Mental deve pedir auxlio Sociologia e Antropologia Cultural, pois o indivduo vive em crculos de sociedade: de famlia, de religio, de partido poltico (...). A higiene mental investiga todos esses fatores, penetrando intersticialmente na sua urdidura ntima. Da ele salientar que no todas, mas algumas religies, so nefastas, e assegura:

J temos mostrado, em mais de um trabalho, os perigos dessa mentalidade prlgica, no Brasil, denunciando certos fenmenos de feitiaria, baixo-espiritismo, demonopatias e outros, e sua nefasta influncia na formao da personalidade 6.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

44 .

Ao falar das religies de povos com mentalidade pr-lgica e classificar essas religies como nefastas, com fenmenos de demonopatias, tal preconceito ensinou para os(as) professores(as), ao longo da histria da educao, que o modelo oficial de escola no deve tomar os saberes do legado africano.

Na segunda etapa do curso, feito um estudo sobre a Antropologia das Populaes Afro-brasileiras. Estuda-se sobre o Legado Africano como um conjunto de saberes de uma matriz no ocidental crist, que transcende o espao dos Terreiros. Esses saberes esto na base das culturas entendidas por Mircea Eliade (1992) como culturas tradicionais, arcaicas ou primitivas, as quais na prpria forma de apreender a realidade diferenciam-se das culturas modernas.

A terceira etapa7 um estudo sobre a Histria Cultural da frica Pr-colonial, buscando entender os imprios, reinos e civilizaes africanas antes da colonizao. Este estudo de fundamental importncia para o entendimento da dana, festas, msicas; assim como o prprio cotidiano, permeado de elementos sacralizados, os quais, no Brasil, foram denominados de religies afro-brasileiras.

Na quarta etapa8 nos ocupamos de um estudo sobre a Diversidade Lingstica dos Grupos tnicos Africanos que vieram para o Brasil. Sobre a diversidade dos grupos tnicos, Verger (2002), falando sobre a tomada da Bahia na primeira invaso holandesa, em 1624, nos informa que havia naquele momento predominncia da importao de africanos bantos, pois havia, no porto da Bahia nessa poca, seis navios vindos de Angola com um total de 1.440 escravos, contra um nico navio com 28 escravos vindos da Guin.

Entre 1641 e 1648, Angola permanece nas mos dos holandeses, que cortam o reabastecimento de escravos de l provenientes. Estes fatos nos permitem pensar que os Bantos foram os primeiros negros exportados em grande quantidade para a Bahia. Nos trs primeiros quartos do sculo XVIII, porm, o trfico de escravos em direo Bahia j vinha da Costa da Mina e, entre 1770 e 1850, incluindo o perodo do trfico clandestino, vinha da Baa de Benin. A chegada dos daomeanos, chamados Jejes no

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

45 .

Brasil, fez-se durante os dois ltimos perodos. A dos Nags Iorubas corresponde ao ltimo. Assim sendo, Verger vai nos dizer que, nos arredores da Bahia, como por exemplo, na Vila de So Francisco do Conde, cidade do Recncavo Baiano, em 1830 constatada uma macia presena de Nag Ioruba, em funo do que passam a predominar suas crenas e costumes em detrimento das dos africanos bantos.

Estes dados nos oferecem subsdios para pensar sobre a diversidade de lnguas, crenas, saberes, enfim, de elementos culturais dos africanos.

Na quinta etapa9, desenvolve-se um estudo sobre as Linguagens Visuais, Simbolismos e Culturas Afro-brasileiras. Eliade (1991) nos diz que (...) as pesquisas sistemticas sobre o mecanismo das mentalidades primitivas revelam a importncia do simbolismo para o pensamento arcaico e, ao mesmo tempo, seu papel fundamental na vida de qualquer sociedade moderna. Segundo ele, o restabelecimento do smbolo enquanto forma de conhecimento uma reao (...) contra o racionalismo, o positivismo e o cientificismo do sculo XIX e j basta para caracterizar o segundo quarto do sculo XX (p. 5-6)

Sobre os problemas ligados ao estudo do simbolismo e de suas interpretaes, Eliade (1991) ainda chama a ateno para o fato de que a forma de conhecimento e atualizao de um smbolo no mecnica ela est relacionada s tenses e s mudanas da vida social; em ltimo lugar aos ritmos csmicos. O julgamento e o sentido interpretativo de um smbolo depende do vivido, no h como um smbolo possa esgotar, para os diferentes julgamentos, o seu sentido interpretativo.

Byington (1996), buscando elaborar uma Pedagogia Simblica, chama a ateno para que se pense na problemtica da educao brasileira baseada no modelo da cultura ocidental. Tambm nesta etapa nos ocupamos de um estudo de antropologia interpretativa, com Geertz (1978).

J a sexta etapa, ocupa-se da Didtica para o ensino de culturas afro-brasileiras. Segundo Brando (1995), por todo o perodo da colonizao europia na Amrica

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

46 .

Latina, o paradigma eclesistico se fez presente atravs do monoplio da Igreja Catlica, portanto, nesta etapa busca-se entender essa formao que tem orientado o processo ensino-aprendizagem ao longo da histria da educao brasileira atravs de um saber - fazer que discrimina outras culturas, especialmente as africanas.

Na stima etapa, o objetivo coletar dados, visitando espaos de culturas afrobrasileiras, tais como: casas de matriz religiosa africana, Museu Afro-brasileiro em Salvador, Casas de Benin e Angola em Salvador. Visitam-se as cidades de Jequi, Cachoeira, So Francisco do Conde e outras, com o objetivo de enxergar a presena do Legado Africano. Ainda nesta etapa, os/as participantes do curso, em um texto, articulam os dados coletados durante as visitas e as histrias de vida. Com isso, esperado que eles e elas busquem lidar com seu prprio processo histrico-cultural, dando visibilidade aos preconceitos e discriminaes enraizados em sua formao, assim como, possivelmente, possam superar alguns.

Nas etapas 1, 2 e 6 do curso, nas quais as atividades didticas ficam sob minha responsabilidade, busco operacionalizar tcnicas que viabilizem os mtodos expositivos, reprodutivos e de solues de problemas; assim, desenvolvo as seguintes atividades:

Anlises de filmes e documentrios (Kiriku, Amistad, Negro fugido, orixs, Coleo do Correio da Bahia, entre outros), com o objetivo de que as imagens sensibilizem os indivduos e permitam-lhes localizar memrias negadas e silenciadas historicamente.

Anlises de mitos para compreenso da estrutura histrico-cultural dos africanos na frica Pr-colonial;

Oficinas com contedos dos mitos africano e afro-brasileiro, levando os participantes do curso reflexo acerca de seus conhecimentos, com narrativas monoculturais etnocntricas;

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

47 .

Utilizao de msicas com palavras de lnguas africanas, traduzindo as mesmas com o auxlio de dicionrios. Vale salientar que esta atividade de muita importncia, uma vez que ao tempo que educa os ouvidos para ouvir palavras de lnguas africanas, tambm desmistifica a idia de que as diversas lnguas da frica so dialetos (dialeto no sentido de lngua corrompida; e no no sentido lingstico de variao de uma lngua), conforme narrativas discriminatrias sobre o continente africano.

Interpretao antropolgica de textos musicais e literrios com temticas africanas e afro-brasileiras. Estes textos sempre trazem elementos culturais, possibilitando uma educao de smbolos e de processos simblicos.

Consideraes Finais

Salientamos que tanto nos estudos de mestrado e doutorado, como nas vrias etapas do curso, percebemos que desenvolver atividades com os/as professores/as uma tarefa difcil, pois eles/elas so conhecedores/as de contedos de normas, valores da escola, mas tambm so conhecedores/as dos contedos doutrinrios de suas religies. Pude perceber a dimenso da distncia que esses docentes colocam entre sua identidade religiosa e o papel de respeito diversidade no mbito do seu trabalho docente.

No podemos esquecer que o respeito diversidade passa pelas leituras de outras realidades, com informaes desprovidas da carga de preconceitos e de discriminao sobre o outro. Consorte (2003), em um artigo numa revista de ensino religioso, afirma que desde que a antropologia surgiu, na metade do sculo XIX, seu grande desafio foi o de compreender o fenmeno da diversidade humana.

Ela nos lembra que os mitos dos mais diferentes grupos humanos so registros que reconhecem a diversidade. Entretanto, assegura que a diversidade no percebida como riqueza da humanidade (...) ela geralmente percebida como grave ameaa externa (...). O outro aquilo que ns no somos. Ele coloca em xeque a nossa verdade, questiona os nossos valores, relativiza a nossa identidade. preciso desqualific-lo (p. 9). Consorte ainda nos lembra que essa desqualificao passa historicamente pelo

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

48 .

etnocentrismo e que a partir dos nossos modos de ser, fazer e sentir pode emergir o preconceito. Assim:

O preconceito a atitude que, tributria do etnocentrismo, se forma a partir das representaes que construmos em relao aos outros, informadas pelas nossas referncias (...); a discriminao o comportamento efetivo traduzido em aes que pem em prtica o preconceito e que nos levam a negar ao outro aquilo que queremos s para ns, a exclu-lo das oportunidades que esto ao nosso alcance, mas s quais ele no deve ter acesso (p.10).

A reflexo elaborada feita at o presente momento nos leva a perceber que existe a falta de articulao entre teoria e prtica na formao docente, isto porque ns, professores(as) de um Brasil colonizado por europeus, colocamos entre parnteses nossa pertena africana e repetimos a nossas crianas o que nos foi ensinado, que essa pertena demonaca, atrasada e inferior. Perdemos o orgulho de ser como nossos ancestrais, auto-sustentveis, dependentes da natureza, do cosmo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CONSORTE, Josildeth Gomes. Diversidade humana: Fonte de riqueza ou ameaa? DILOGO Revista de Ensino Religioso. So Paulo, agosto de 2003. ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. Trad. Rogrio Fernandes. So Paulo: Martins Fontes, 1992. LUZ, Narcimria Correia do Patrocnio. Abebe, a criao de novos valores na educao. Salvador/Bahia: SECNEB, 2000. MAZZOLENI, Gilberto. O planeta cultural: para uma Antropologia Histrica. Traduo de Liliana Lagan e Hylio Lagan Fernandes; So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo: Instituto Italiano di Cultura di San Paolo e Instituto Cultural talo-Brasileiro. So Paulo, 1992. SANTANA, Marise de. Tese de doutorado. O Legado Africano na Dipora e o Trabalho Docente, PUC/SP, 2004.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

49 .

SANTANA, Marise de. Dissertao de Mestrado: Formao e Trabalho Docente: Novos e Velhos Desafios. PUC- SP, 1999.
Notas: Professora Adjunta do Departamento de Cincias Humanas e Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenadora do ODEERE - rgo de Educao e Relaes tnicas com nfase em Culturas Afro-brasileiras da UESB / Jequi.
2

Mazzoleni (1992). p. 61-62. Mazzoleni (1992). p. 76.

Este termo utilizado por Geertz (1997) para falar sobre o bom senso que autoriza os membros de uma comunidade a se declararem ou no de uma religio que no seja a tradicional. O bom senso tambm autoriza se os membros da comunidade devem ou no dissimular ou discriminar os pertencimentos do Outro.
5

No sculo XIX, L. Lvy-Bruhl deu o nome de lei de participao ao princpio prprio da mentalidade primitiva que rege as ligaes e as pr-ligaes das representaes coletivas (Ramos, 1988, p.207). Ramos nos diz que, para Lvy-Bruhl, segundo a lei de participao na mentalidade primitiva, seres, objetos, fenmenos podem emitir foras, qualidades aes msticas, sem deixarem de ser quem e o que so. A essa mentalidade ele chamou de pr-lgica. Ainda nos diz Ramos que pr-lgica no pode ser entendida como anterior no tempo, mas pelo fato de ela no se adstringir ao nosso pensamento, de se abster da contradio.
6

Ramos (1955), p.29.

Esta etapa ministrada pela professora Mestranda Silene Arcanjo, Historiadora, consultora do OPOXOR / Bahia.
8

Etapa ministrada pelo Prof Dr Manoel Soares Sarmento, Lingista do Departamento de Cincias Humanas e Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
9

Etapa ministrada pelos seguintes professores: Dr Edson Dias Ferreira, cientista social Antropologia das Linguagens Visuais. Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor mestrando Lucio Andr Andrade. Coordenador da diviso de Diversidade Cultural da Prefeitura Municipal da cidade de Candeias / Bahia.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

50 .

PROGRAMA 5

AS RELAES TNICO-RACIAIS, A CULTURA AFROBRASILEIRA E O PROJETO POLTICO-PEDAGGICO

Lauro Cornlio da Rocha1

Apresentao

Ao pensarmos a relao da populao negra com o Estado brasileiro, percebemos que, desde a poca da escravido, a relao foi marcada por presso por parte da populao negra e desejos de regulao por parte do Estado. Havia e h sempre uma lei tendo como perspectiva controlar, estabelecer dilogo com a comunidade e/ou atender a reivindicaes.

Isso aconteceu com a primeira lei antitrfico (1831); com a Lei Euzbio de Queiroz (1850); com a Lei do Ventre Livre (1871); com a Lei do Sexagenrio (1886); com a Lei urea (1888); com a Lei Afonso Arinos (1951); com a Lei Ca (1985); com a Constituio Federal (1988); com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (1996) e tantas outras leis ordinrias que incluem o tema.

Aqui no se trata de negar a perspectiva legal implementada pelo Estado e por sucessivos governos. Porm, necessariamente, para ser aplicada, uma lei depende da efetivao de polticas pblicas e da transparncia na aplicao de recursos.

A educao tem se configurado, nos ltimos anos, como rea importantssima na discusso das relaes tnico-raciais no Brasil. Este texto se prope a discutir ainda que de forma sinttica o papel da Lei n. 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-raciais, que so fundamentais no processo de mudana das relaes no espao educacional e, conseqentemente, pontuar

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

51 .

o projeto poltico-pedaggico como expresso do ser e do fazer coletivo das escolas, inerente, portanto, ao processo do ensinar-aprendendo e aprender-ensinando.

Pensando a Lei n. 10.639/032

A Lei n. 10.639/03 se constitui num importante mecanismo de promoo de igualdade tnico-racial no ambiente escolar. Como consideraes iniciais, preciso pontuar que ela altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, ao mesmo tempo em que busca superar alguns obstculos: pretende superar a viso negativa sobre os africanos e seus descendentes, construda ao longo dos tempos no Brasil; coloca a questo referente aos africanos e afro-brasileiros como questo nacional; pretende ressaltar positivamente a participao da populao negra na construo da histria do Brasil, quebrando a lgica eurocntrica na produo e difuso do conhecimento; articula-se ao rol de polticas de ao afirmativa e, por fim, pretende possibilitar a permanncia bem sucedida da populao negra na escola.

O fato de ser quase consensual uma lacuna na formao inicial que ministrada nas universidades, faculdades e cursos de formao permanente e continuada, no que se refere histria da frica e cultura afro-brasileira, nos permite afirmar que a trajetria da educao no Brasil nega a existncia do referencial histrico, social, econmico e cultural do africano e no incorporou contedos afro-brasileiros nas grades curriculares escolares e, embora tenhamos muita notcia de discriminao racial nas escolas, quando h um processo de acusao por racismo, a tendncia culpar os vitimizados pela opresso sofrida.

Desde o incio, o Movimento Negro busca traar polticas de combate discriminao racial e reparao de desigualdades na educao. O salto qualitativo dado ao longo dos anos deveu-se principalmente a: a) ao de educadores(as) negros(as), que colocaram a discusso nos programas de suas disciplinas ou em atividades culturais; b) mais recentemente, negros(as) nas estruturas governamentais iniciaram um processo de discusso e proposies; c) Organizaes No-Governamentais negras e no-negras, em vrios estados da Federao, promovem aes para promoo da igualdade racial e

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

52 .

sistematizam as produes nacionais existentes; d) Centros e Ncleos de Estudos Africanos e Afro-brasileiros, dentro das universidades, se propem a fomentar a discusso nos seus espaos, com resultados significativos; e) Professores em vrias universidades tm constitudo grupos de pesquisa ou fomentado em seus alunos o desejo ou necessidade de ampliar os horizontes de pesquisas, tendo as relaes tnicoraciais como foco.

Essas e outras aes fizeram, sem dvida, com que a segunda Lei aprovada pelo Governo Lula fosse voltada para a promoo da igualdade no sistema educacional.

A preocupao que se explicita quanto implementao da referida lei se coloca em torno da criao de alternativas para formao, nas redes de ensino. Neste momento, so fundamentais a sensibilizao de membros das Secretarias de Educao e a lucidez para buscar parcerias com pessoas e organizaes com trajetria histrica na discusso do tema das relaes tnico-raciais.

Tambm ressalto algumas preocupaes e desafios que tm muito a ver com a forma com que as pessoas compreendem a educao no Brasil. As preocupaes se referem ao pensamento de pessoas que ocupam posies estratgicas nas Secretarias de Educao de estados e municpios, com os quais temos dialogado. Algumas pessoas tm dificuldade de entender a proposta da lei e de uma educao para promoo da igualdade tnico-racial. Seus pensamentos, na verdade, se parecem muito com o pensamento de educadores(as) das redes de ensino.

Alguns dizem que a lei vem realar o que j era feito nas escolas, que esse tipo de ensino j existia, mas no com fora de lei. Dizem que a questo discriminatria nasce na sociedade, no na escola, e que a sociedade teria outros mecanismos para reduzir o racismo, no s no setor educacional.

Outros afirmam que a Lei desnecessria, por j ser tratada a histria e a cultura africanas nos currculos... E, portanto, que isso redundncia.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

53 .

Uma outra preocupao a compreenso de currculo presente na Lei. Quando se fala em colocar os estudos prioritariamente em Educao Artstica, Literatura e Histria, est explcito que currculo se confunde com grade curricular, o que um equvoco, do meu ponto de vista. No meu entendimento, currculo a totalidade das relaes que se estabelecem nas escolas, independentemente do espao ser a sala de aula, quadra, atendimento na secretaria, sala dos professores ou horrio do recreio. Se, acreditamos que o racismo est presente na escola, esse espao no neutro, ele se manifesta tambm nas relaes estabelecidas pela comunidade escolar.

Ainda sobre currculo, podemos dizer que a rede tenha avanado, do ponto de vista de ser uma construo coletiva, mas o foco ainda a experincia dos educadores, baseada em livros didticos. Dessa forma, pouca importncia dada ao territrio, troca de experincia com colegas e no so privilegiadas as vivncias dos alunos e da comunidade.

Pensando as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao das Relaes tnico-raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana3

As Diretrizes, construdas a partir de consulta a grupos de movimento negro, conselhos estaduais e municipais de educao, organizaes da sociedade civil, militantes e intelectuais, colocam como alvo central a formao dos professores e a mudana da qualidade social da educao. Destinam-se aos sistemas de ensino, universidades, faculdades, educadores, educandos e familiares, enfim, a todos os comprometidos com a educao no Brasil.

A proposta fundamental das diretrizes a construo da igualdade tnico-racial no Brasil. Aqui no se trata de atribuir ao presente a culpa pelo passado, mas de dizer que todos somos responsveis independente de sermos negros ou negras por ajudar na superao do preconceito, discriminao e racismo.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

54 .

O grande determinante das diretrizes trabalhar a conscincia histrica e poltica da diversidade, buscando ampliar o foco do currculo, promovendo aes de igualdade tnico-racial e fortalecendo identidades.

, portanto, compromisso de todos educadores dar visibilidade s Diretrizes, exigindo dos governos a efetivao da Resoluo n. 01/2004, da Lei n. 10.639/03 e a disponibilizao de bibliografia tnico-racial, alm de realizar atividades e projetos estabelecendo parcerias com entidades que possam contribuir para este trabalho.

necessrio que o educador, como mediador do processo de transformao escolar, atue contra a excluso e pela promoo da igualdade racial. Ao olhar a escola e a sala de aula, ele assume o compromisso de ultrapassar o limite das aes pontuais e fazer com que as polticas educacionais de promoo da igualdade faam parte das discusses sobre reorientao curricular, formao permanente e projeto poltico-pedaggico.

Pensando o projeto poltico-pedaggico

O projeto poltico-pedaggico se constitui como elemento norteador do ser e do fazer da escola. Na verdade, um conjunto de relaes a partir das quais o educador e a comunidade lem a si mesmos e ao mundo num processo relacional. Ao educar o olhar e a escuta para o mundo, a nao, a cidade, o bairro, a rua, a escola e a sala de aula processam suas snteses, questionam o exerccio do poder, as situaes de afetividade, as vivncias das diferenas, situaes de conflito, a solidariedade, a cooperao e a justia.

O projeto poltico-pedaggico, nas suas duas dimenses o poltico e o pedaggico se constitui numa ao intencional, com compromisso explcito assumido coletivamente, reafirmando a intencionalidade da escola: incluir todos os integrantes da mesma num processo de transformao da realidade.

Ele concretiza no s a prtica pedaggica, mas tambm a dinmica do cotidiano escolar, onde toda a comunidade educativa assume, nos seus projetos de trabalho e

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

55 .

planos de ensino, um compromisso radical contra os preconceitos, as discriminaes e o racismo.

Neste sentido, questes tnico-raciais, de gnero, de sexualidade, entre outras, no podem ficar de fora do projeto poltico-pedaggico, sob pena de a escola no se pensar e compreender-se como espao democrtico, plural e fundamental na atuao contra a excluso.

Concluso

A educao base para construo de uma sociedade democrtica, com oportunidades reais de insero no mercado de trabalho determinadas em parte pelo grau de instruo.

necessrio que os educadores assumam o compromisso de ultrapassar o limite de aes pontuais para fazer com que, no cotidiano das escolas, as polticas educacionais de promoo da igualdade racial faam parte do projeto poltico-pedaggico.

importante discutir e viabilizar propostas concretas de mudana da mentalidade racista da sociedade brasileira, formular projetos visando erradicar o racismo nas escolas e na sociedade e trabalhar para a melhoria de condies de vida de todos. A luta pelo investimento na educao bsica, quer em polticas de formao permanente e continuada, quer no fortalecimento de prticas democrticas na gesto escolar, deve ser uma constante.

Por fim, gostaria de propor algumas estratgias que podero contribuir ou auxiliar na implementao da lei, tendo como referncia as Diretrizes e como fundamento o projeto poltico-pedaggico da escola:

1. A construo de materiais pedaggicos e curriculares contra-hegemnicos. A respeito disso, temos algumas experincias bem sucedidas em vrias Secretarias de Educao e organizaes no-governamentais que trabalham com educao ou ligadas ao Movimento Negro. 56 .

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

2. Incorporar uma concepo de educao humanizadora, com base na desconstruo de contedos e prticas racistas e na divulgao de experincias bem sucedidas de educadores e educandos que promovam a igualdade racial no ambiente escolar. Essas experincias contribuem para que se estabelea um referencial metodolgico no processo de Formao Permanente de Educadores e Reorientao Curricular;

3. Ultrapassar o limite de aes pontuais para fazer com que, no cotidiano das escolas, as polticas de promoo da igualdade racial faam parte do currculo, dos processos de formao e da construo do projeto poltico-pedaggico escolar.

4. Programas de formao inicial e permanente nas instituies de ensino que atuam nos nveis e modalidades da educao brasileira;

5. Promoo, pelos sistemas de ensino, de cursos, projetos e programas de formao para equipes de gesto e educadores(as), estabelecendo canais de comunicao com o Movimento Negro, grupos culturais, instituies formadoras de professores, ncleos de estudos e pesquisas, organizaes no-governamentais, buscando subsdios para os projetos poltico-pedaggicos das Unidades Escolares e Movimento Curricular, no sentido da permanncia bem sucedida da populao negra nas escolas.

Pensando as atividades/ projetos

A idia propor atividades/projetos que possam ser realizados nas escolas de Ensino Fundamental, EJA e Ensino Mdio. Alerto que no acredito em aes pontuais, restritas a determinado dia, ou momento de sala de aula, ou comemorao especial. Considero essas aes tranqilizadoras de conscincia, como por exemplo: J trabalhei: em 08 de maro, discuto a questo da mulher, em 19 de abril, discuto a questo do ndio, em 13 de maio ou em 20 de novembro, discuto a questo do negro. No quero mais pensar sobre isso!

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

57 .

Ao formular um projeto para trabalho na escola, alguns cuidados devem ser tomados no planejamento:

Envolver vrias reas de conhecimento;

Relacion-lo na proposta pedaggica da Escola, no sentido de adquirir cumplicidade da escola como um todo na realizao;

Contar com o apoio de organizaes, pessoas e entidades que tenham acmulo de conhecimentos no tema a ser trabalhado;

Definir os objetivos de forma explcita, saber onde se quer chegar com o projeto/atividade;

Pensar todos os passos no desenvolvimento, bem como as formas de envolver a comunidade educativa;

Estabelecer critrios de avaliao que daro possibilidade de continuidade ou redimensionamento da proposta;

Definir prazos para realizao da atividade/projeto, sempre tentando fugir de aes pontuais que, de forma geral, no trazem mudanas de comportamento;

Tratar de desmistificar preconceitos, discriminao e/ou racismo, ter potencial de replicabilidade (poder ser realizada em outras realidades, com possibilidade de sucesso).

Por fim, apresentaremos uma atividade/projeto, como exemplo.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

58 .

PROJETO RAIZ4

Professora: Luzinete Arajo Benedito da Silva

CONTEXTO

A experincia Projeto Raiz foi desenvolvida de maio de 2002 a abril de 2004, na EMEF Madre Maria Imilda do Santssimo Sacramento, na cidade de So Paulo (SP). Atingiu aproximadamente 80 alunos com idade mdia de 14 anos. As principais reas do conhecimento envolvidas na experincia foram Educao Artstica, Histria, Educao Fsica, Lngua Portuguesa, Geografia, Sociologia e Antropologia.

OBJETIVOS

Conhecer, valorizar, difundir e resgatar a cultura afro-brasileira. Buscar aes transformadoras, por meio da arte, da cultura e da formao, para que se possa iniciar um processo de mudana e participao efetiva dos alunos e, conseqentemente, da comunidade. Dar oportunidade aos alunos de participarem de atividades que envolvam vrias manifestaes culturais: dana afro, percusso, excurses a centros culturais onde se conhea a cultura e histria afro-brasileiras. Trabalhar contra qualquer forma de discriminao, pela liberdade, pluralismo cultural, diversidades, igualdade e respeito. Desenvolver o esprito participativo, responsvel, crtico, cooperativo, solidrio, coletivo, e de respeito s diferenas. Apontar caminhos que levem no-violncia e integrao social. Envolver a comunidade para que se sinta co-responsvel e parte integrante do projeto. Criar espaos e momentos de reflexo e sensibilizao dos alunos, professores e comunidade acerca da questo do negro no Brasil e demais temas relacionados desigualdade. Resgatar a auto-estima dos alunos e a identidade tnica afro-brasileira. Conscientizar os alunos para assumirem responsabilidades, tendo noo de grupo e percebendo que so parte integrante na tomada de decises. Integrar os alunos participantes do projeto sociedade, para que no estejam sujeitos s desagregaes familiares e sociais. Resgatar valores culturais e empregar a arte como veculo de transmisso desses valores. Promover o contato com produes artsticas nas
CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

59 .

vrias linguagens expressivas. Incentivar a produo artstica de todos os alunos, ajudando-os a desenvolverem seu potencial, suas capacidades e conhecimentos, para que possam contribuir como cidados crticos e criativos.

JUSTIFICATIVA

E PLANEJAMENTO

Vivemos em um pas em que a maioria da populao composta por negros e afrodescendentes. So mais de 70 milhes de pessoas, o que faz do Brasil o maior pas africano fora da frica (dados do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica). Por isso veio a preocupao de resgatarmos e difundirmos a cultura negra como efetiva manifestao histrica. inaceitvel que em um pas com essas caractersticas, manifeste o racismo e a discriminao social. Inaceitvel que haja desigualdades em todos os nveis e instncias.

A escola, como entidade que visa transformao, formao e integrao dos indivduos na sociedade, deve ter seu papel de mediadora no processo de valorizao e difuso da cultura afro-brasileira, como forma de recuperar a auto-estima e a identidade tnica. Percebendo nosso papel como educadores e agentes de transformao, tanto na escola quanto na sociedade, ns nos sentimos co-responsveis (com base no nosso Projeto poltico-pedaggico) em trabalharmos a proposta com a nossa comunidade. Temos a conscincia da necessidade de uma busca constante de embasamento terico nesse trabalho e que este embasamento s ser possvel por meio de pesquisa, anlise, avaliao constante do grupo, paralelamente prtica e participao efetiva dos alunos e comunidade.

DESENVOLVIMENTO

DE ATIVIDADES

Contedos das atividades:

1. Processo de colonizao brasileira; 2. Negros da frica e do Brasil: histrias, valores culturas de ontem e de hoje; 3. Identidade, africanidade e resistncia; 4. Processo de escravido, eurocentrismo e ideologia do branqueamento; 5. Lutas e processos de

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

60 .

liberdade / desconstruo e auto-estima; 6. Lideres negros, movimento negro; 7. Questes sociais, polticas e culturais que historicamente esto intrnsecas nestes processos; 8. Diversidades, diferenas, discriminao, preconceito, racismo (os porqus); 9. Produo cultural, linguagens artsticas (msica, poesia, literatura, dana, teatro, artes visuais, artes plsticas, entre outras); 10. Religiosidade afro-brasileira e suas matrizes africanas; 11. Direitos, cidadania, respeito; 12. Leis do perodo de escravido e as atuais quanto ao racismo; 13. Dinmicas das atividades; 14. Realizao de oficinas de dana afro e percusso; 15. Grupo de formao envolvendo alunos, professores e comunidade participante; 16. Palestras com a participao de especialistas em vrios temas; 17. Reunies com os pais dos alunos envolvidos no projeto (no mnimo, duas por ano).

Outras Vivncias: 1. Uma vez por ms, o grupo recebeu um convidado que fez uma oficina diferente, propiciando um novo olhar e novas vivncias; 2. Atividades realizadas nas salas de aula nas diversas reas do conhecimento (cada professor participante foi responsvel por ser o multiplicador dos contedos e do projeto em cada sala que trabalhou); 3. Apresentao de vdeos sobre temas propostos; 4. Visitaes a lugares onde se pde aprofundar a cultura afro-brasileira; 5. Pesquisa contnua; 6. Painel permanente com o contedo relacionado ao projeto, que foi tambm um meio para formao e reflexo; 7. Realizao da Semana da Conscincia Negra, alm de vrias intervenes no espao-escola, com o intuito de estimular a participao e sensibilizao; 8. Leituras de textos em grupo, debates e resumos.

MOTIVAO

PARTICIPAO

DO

ALUNO

Despertamos o interesse e a curiosidade dos alunos atravs da sensibilizao. Por exemplo, levamos para a escola um grupo de dana afro da regio. Assim, iniciamos a conversa e propomos as oficinas para que eles participassem livremente aos sbados. O dilogo tambm incluiu os colegas educadores, que manifestaram diferentes opinies a respeito de discutir o preconceito no ambiente escolar. Algumas opinies eram preconceituosas.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

61 .

Tambm por parte dos alunos, os sentimentos variaram. Houve quem se reconhecesse na proposta, sentindo-se contemplado por ns. Houve quem discriminasse, dizendo que estvamos fazendo macumba na escola. Houve quem se deixou levar pela fora dos tambores, que invadiam efetivamente aquele espao. Aos poucos, fomos arrancando as amarras sociais e, por meio de leituras, discusses, dificuldades e resistncias, fomos incomodando e acomodando a situao.

Avaliao

Nossos objetivos foram alcanados. Eles se refletiram nas atitudes dos nossos alunos, em sua forma de argumentar e de se posicionar diante das injustias presenciadas no dia-a-dia. Observamos que a auto-estima aumentou. Percebemos que os alunos se orgulharam ao dizer-se afro-brasileiros, que se orgulharam do que so. Alguns se tornaram multiplicadores do que aprenderam nas oficinas. Tambm recebemos o reconhecimento da comunidade. Fomos chamados para relatar nossa prtica em um Congresso Municipal e no Frum Mundial. Utilizamos os seguintes instrumentos de avaliao: relatos verbais e escritos, questionrios, conversas com o grupo.

As dificuldades foram muitas: financeiras, de falta de espao, de carncia de tempo, de organizao, de compreenso. Todas elas foram superadas, porque acreditvamos no que fazamos. A experincia implicou, desde o seu incio, assumirmos determinadas posturas na escola. No d pra ficar em cima do muro, temos que romper com os esquemas enraizados em nossa vida. Passamos por muitos momentos perversos de preconceito, desde a piadinha at a ofensa feita de forma direta por parte de alunos e de professores.

Algumas vezes entrvamos na sala de professores negros para argumentar com os alunos acerca da pertinncia do nosso trabalho e esses professores no participavam das discusses. Isto mostra como eficiente a ideologia do branqueamento, pois at mesmo alguns afro-descendentes evitam discutir esses temas.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

62 .

O trabalho implicou a ntima mudana de cada um de ns, pois tambm temos preconceito, no somos os anjos da sabedoria, imaculados. O Projeto Raiz nos transformou, nos fez reavaliar nossas vidas, aes, conceitos, pr-conceitos, posturas, atitudes, histria, identidade, famlia. Ele nos fez enxergar o que fizeram conosco e o que efetivamente no queremos ser.

BIBLIOGRAFIA BICUDO, Virginia Leone. Atitudes dos alunos dos grupos escolares com relao cor dos seus colegas. In: Relaes raciais entre negros e brancos em So Paulo. Roger Bastide e Florestan Fernandes. So Paulo. Anhembi, 1995. BENTO, Maria Aparecida S. Cidadania em Preto e Branco: discutindo relaes raciais. So Paulo, tica, 1998. CEERT. Polticas de Promoo da Igualdade Racial na Educao Exercitando a Definio de Contedos e Metodologia. So Paulo, 2004. ______. 2 Prmio Educar para a Igualdade Racial - Experincias de Promoo da Igualdade Racial/tnica no Ambiente Escolar. So Paulo, 2004. CUNHA, Perses M. C. Da Senzala sala de aula: como o negro chegou Escola. In: Relaes Raciais e Educao, alguns determinantes. Iolanda de Oliveira (coord.) Niteri. Contexto, 1999. p.69-96. LIMA, Lana e VENANCIO, Renato P. Os rfos da Lei: abandono de crianas negras no Rio de Janeiro aps 1871. Rio de Janeiro, Estudos Afroasiticos n15, 1988. p.24-42. MEC/SECAD. Orientaes e Aes para a Educao das Relaes tnicoraciais. Braslia, SECAD, 2006. MULLER, Maria Lcia R. Professoras Negras na Primeira Repblica. In: Relaes Raciais e Educao: alguns determinantes. Iolanda Oliveira (coord.) Intertexto, 1999. p.21-68.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

63 .

ROMO, Jeruse. Histria da Educao dos Afro-brasileiros, Curitiba. APP Sindicato, Caderno Pedaggico, 1999. ____________. Educao Democrtica como Poltica de Reverso da Educao Racista. Texto apresentado no Seminrio Racismo, Xenofobia e Intolerncia, Salvador, nov. 2000. _____________. (org.) Histria da educao do Negro e outras histrias. Braslia, MEC/SECAD, 2005. ROCHA, Lauro Cornlio da. A Excluso do Negro 1850-1888: Uma Interpretao Histrica das Leis Abolicionistas. Dissertao de Mestrado, USP, out./1999. _____________________. A Questo Etno-racial e a Formao Permanente de Educadores. So Carlos, 2000. ROSEMBERG, Fulvia. Segregao Espacial na Escola Pblica. Rio de Janeiro, Estudos Afro-asiticos, n 19, 1990. p. 97-107. SCHWARCZ, Lilia M. As Teorias Raciais, uma Construo Histrica de Finais do Sculo XIX: o contexto brasileiro. In: Raa e Diversidade. So Paulo, EDUSP, 1996. p.147-185. Indicao de Filmes

Quanto vale ou por quilo? Direo Sergio Bianci, Brasil, 2005. Sinopse: Filme de fico, baseado num conto de Machado de Assis. O filme traa um paralelo entre a vida no perodo da escravido e a sociedade brasileira contempornea, focalizando as semelhanas existentes no contexto social e econmico das duas pocas. A ao se desenrola nesses dois perodos histricos, ao mesmo tempo. Ao traar esse paralelo entre o sculo XIX e o tempo atual, o filme questiona at que ponto a estrutura da sociedade brasileira realmente mudou da poca colonial at hoje.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

64 .

Quase Dois Irmos. Direo Lucia Murat, Brasil, 2005. Sinopse: Retrata as diferenas raciais vividas entre prisioneiros brancos (presos polticos) e negros (presos comuns) no presdio da Ilha Grande, nos anos 70. Miguel um Senador da Repblica que visita seu amigo de infncia Jorge, que se tornou um poderoso traficante de drogas do Rio de Janeiro, para lhe propor um projeto social nas favelas. Retrata o abismo entre brancos e negros na sociedade brasileira.

Na Rota dos Orixs. Direo: Renato Barbieri. Sinopse: O documentrio apresenta a grande influncia africana na religiosidade brasileira, mostra a origem das razes da cultura jje-nag em terreiros de Salvador, que virou candombl, e do Maranho, onde a mesma influncia gerou o Tambor de Minas.

Um grito de liberdade. Direo: Richard Attenbourough, 1987. Sinopse: Sobre a luta contra o apartheid, na frica do Sul, enfocada sob o ponto de vista de um homem branco e de um negro.

Alm de trabalhador, negro. Direo: Daniel Brazil, Brasil, 1989. Sinopse: Filme didtico, que apresenta a trajetria do negro brasileiro da abolio at os dias atuais.

Vista a minha pele. Joel Zito Arajo & Dandara. Brasil, 2004. Sinopse: uma pardia da realidade brasileira, para servir de material bsico para discusso sobre racismo e preconceito em sala de aula. Nesta histria invertida, os negros so a classe dominante e os brancos foram escravizados.

Quilombo. Direo Cac Diegues. Brasil, 1984. Sinopse: num engenho de Pernambuco, por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nao de ex-escravos fugidos que resiste ao cerco colonial, entre eles Ganga Zumba, um prncipe africano. Tempos depois, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contesta as idias conciliatrias de Ganga Zumba e enfrenta o maior exrcito jamais visto na histria colonial brasileira.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

65 .

Notas: Mestre em Histria Econmica USP. Coordenador Pedaggico da Rede Municipal de So Paulo.
2

Lei de 09/01/2003. Inclui no currculo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro-brasileira e d outras providncias.
3

Parecer n 003/2004 de 10/03/2004. Aprovado pelo Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educao.
4

Experincia premiada no 2 Prmio Educar para Igualdade Racial Experincias de Promoo da Igualdade Racial/tnica no Ambiente Escolar, promovido pelo CEERT, So Paulo, 2004.

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

66 .

Presidncia da Repblica Ministrio da Educao - MEC Secretaria de Educao a Distncia - SEED TV ESCOLA/ SALTO PARA O FUTURO Diretoria do Departamento de Produo e Capacitao em Educao a Distncia Coordenao Geral de Produo e Programao Coordenao Geral de Capacitao Supervisora Pedaggica Rosa Helena Mendona Coordenadora de Utilizao e Avaliao Mnica Mufarrej Copidesque e Reviso Magda Frediani Martins Diagramao e Editorao Equipe do Ncleo de Produo Grfica de Mdia Impressa Gerncia de Criao e Produo de Arte Consultora especialmente convidada Simone Santos Email: salto@tvebrasil.com.br Home page: www.tvebrasil.com.br/salto Rua da Relao, 18, 4 andar. Centro. CEP: 20231-110 Rio de Janeiro (RJ) Outubro 2006

CURRCULO, RELAES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

67 .

Вам также может понравиться