Вы находитесь на странице: 1из 1

julho2011.

pdf

04/07/11

14:55

aponta o seu nvel de ansiedade

Ansiedade
JULHO 2011

BOA NOTCIA

A ansiedade uma ferramenta de sobrevivncia, acionada em momentos que envolvem alguma tenso. Como atravessar a rua ou fazer um discurso. O esperado que a ansiedade suma, depois que voc atravessou a rua ou fez a palestra. Mas, as presses do cotidiano transformaram a ansiedade em uma doena crnica e cada vez mais incidente, diferente do que era pra ser originalmente. A convivncia prolongada com a ansiedade pode afetar vrias reas da vida. Faa a leitura da matria, faa o teste e que atento!

Para viver bem e preciso fa er a sua parte! fazer


Todos se deparam com situaes con ituosas que causam profundo sentimento de infelicidade e angstia, exigindo sabedoria e discernimento para superar. Quando sentimentos angustiantes so vivenciados com muita intensidade, acabam afetando o estado psicolgico. O excesso de expectativas e a demasiada energia investida para resolver algumas situaes, podem desencadear diversos sintomas fsicos, siolgicos, doenas psicossomticas e transtornos psicopatolgicos, entre eles, transtorno do humor, estresse e a ansiedade crnica. As pessoas precisam se conscientizar de que seus comportamentos re etem diretamente na sua sade fsica e mental. Como boa estratgia para se manter saudvel, sempre que surgir um problema, avalie e reavalie sua real importncia. Exercite o autocontrole diante das ocorrncias da vida. Em todos os aspectos da vida, cada um tem que fazer a sua parte. Acredite em seu potencial e v ao encontro de tudo aquilo que voc sabe que vai lhe trazer uma vida melhor e seja muito feliz! Generalizada Preocupao excessiva com fatos da vida - carreira, dinheiro, etc Provoca irritabilidade, di culdade de pegar no sono e dores de cabea. Manifestada todos os dias, por seis meses.

De zero a quatro, marque a intensidade do seu sintoma. Humor ansioso Inquietude, temor do pior, apreenso quanto ao futuro ou presente, irritabilidade Humor depressivo Perda de interesse, humor varivel, indiferena s atividades de rotina, sinais de depresso 4 0 1 2 3 4 Sintomas gastrointestinais Di culdade de engolir, deglutio de ar, queimaes, empanzinamento, nuseas, vmito, diarrias, constipao, perda de peso 1 2 3 4 0 Sintomas genitais e urinrios Mices freqentes, urgncia de urinar, frigidez, ausncia de menstruao, ejaculao precoce, impotncia 4 0 1 2 3 4

0 Segundo levantamento feito pela Associao Americana de Desordens Ansiosas: Dos voluntrios entrevistados, disseram que ela prejudica muito as relaes pessoais.

87%

Tenso Nervosismo, fadiga, tremores, choro fcil, incapacidade de relaxar, agitao, reaes de sobressalto 0 1 2 3 4

Sintomas musculares Dores e rigidez, contraes musculares involuntrias, ranger os dentes, voz insegura 0 1 2 3

75% a rmaram que interfere na

habilidade de cumprir as atividades dirias.

Medo Do escuro, de desconhecidos, de multido, de ser abandonado, de animais grandes e de trnsito 0 1 2 3 4

Sintomas sensoriais Viso turva, ondas de calor ou frio, sensao de fraqueza, sensao de picadas e zumbidos 0 1 2 3 4 Sintomas cardiovasculares Taquicardia, palpitaes, sensao de desmaio

Sintomas do sistema nervoso autnomo Secura na boca, ruborizao, palidez, sudorese, vertigens, cefalia de tenso 0 1 2 3 4 Comportamento social Tenso, pouco vontade, agitao das mos, dos dedos, tiques, inquietao, suspiros 0 1 2 3 4

Fobia social Ansiedade e medo sem razo em situaes nas quais a pessoa acredita que os outros a esto observando ou julgando. H sinais fsicos como rubor, suores, tremores, voz trmula, tenso muscular, confuso, palpitaes e mos frias.

Ataque de panico Episdio sbito e intenso de medo sem razo aparente. Alguns sintomas: taquicardia, suores, clicas, tonturas e sentimento de morte.

Insnia Di culdade de adormecer, sono interrompido ou insatisfatrio, pesadelos, fadiga ao acordar 0 1 2 3 4 Di culdades intelectuais Falta de concentrao, distrbios de memria 0 1 2 3 4

Sintomas respiratrios Sensao de opresso, falta de ar, suspiros, impresso de aperto na garganta 0 1 2 3 4

Transtorno obssessivo-compulsivo (TOC) Presena de comportamentos obsessivos e a necessidade de realizar alguns rituais para supri-los. So manifestaes: lavar as mos repetidamente ou arrumar objetos de maneira simtrica.

Stress pos- traumatico De agrado por eventos traumticos. Rememorar ou sonhar com o fato constantemente, perda de esperana no futuro, di culdade de manter relacionamentos, comportamentos destrutivos, como beber demais.

0 a 17 Normal 18 a 24 Leve 25 a 29 Moderada 30 Severa

No se preocupe. Voc est dentro dos padres. A ansiedade incomoda, mas voc enfrenta. Ajustes no estilo de vida podem ajudar. Pode haver di culdade de lidar com as situaes que causam o sintoma. Procure um mdico. O apoio de mdicos e psiclogos indispensvel. www.boacozinha.com.br

Fobias especificas Medo irracional de um objeto ou situao em que h pouco perigo imediato. Exemplos: medo de espaos pequenos, animais ou avio. H suores, taquicardia ou di culdade de respirar.

Вам также может понравиться