Вы находитесь на странице: 1из 8

CANTEIRO DE OBRAS: 1) Terraplenagem

Obra de terra que tem por fim modificar o relevo natural de um terreno e que consiste em 3 etapas distintas, ou seja, escavao, transporte e aterro. A terraplenagem aplicada para em preparo do terreno para edificaes, geralmente de pequeno vulto, comparada com a aplicada em estradas, barragens, etc... Movimento de terra a parte da terraplenagem que se dedica ao transporte, ou seja, entrada ou sada de terra do canteiro de obras. O Movimento de Terra pode ser de quatro tipos.

a) Manual Dizemos que o movimento de terra manual quando executado pelo homem atravs das ferramentas. Ex: P, enxada e carrinho de mo. b) Motorizado Quando so usados para o transporte, caminho ou basculante, sendo que o desmonte ou escavao poder ser feita manualmente ou por mquinas. Ex: Traxcavator, Draglines c) Mecanizado Quando a escavao, carregamento e transporte so efetuados pela prpria mquina. Ex: Traxcavator, Scraper, Turnapull.
Terraplenagem a tcnica de engenharia de escavao e movimentao de solos e rochas. O termo tcnico mais usualmente adotado para terraplenagem em rocha desmonte de rocha. No movimento de terra devemos considerar o empolamento. Quando se move a terra do seu lugar natural, o seu volume, em geral, aumenta. O empolamento ou aumento de volume expresso, geralmente, por uma porcentagem do volume original. A porcentagem definida pela frmula: Porcentagem de empolamento = ((1/fator de converso) 1) x 100; Onde: Fator de converso = m3 material no corte/ m3 material solto.

A massa especfica aparente seca natural (n) ser, portanto, maior do que a massa especfica aparente seca solta (s) e menor do que a massa especfica aparente seca compactada (c). No estudo do empolamento de solos trabalha-se com trs relaes.

A primeira das relaes, denominada empolamento (ep), traduz a relao entre o volume solto e ovolume natural, sendo dado por: ep = n/ s ou Vs/Vn.

A segunda das relaes, denominada porcentagem (ou taxa) de empolamento [p(%)], nos d ataxa de aumento, em porcentagem, do volume solto em relao ao volume natural, sendo dada por: p(%) = (ep - 1) 100.

A terceira delas, denominada fator de empolamento (), traduz a relao de reduo da massa especfica aparente seca ao se escavar o material, com valor sempre menor do que 1, () sendo dado por: = 1/ep.

Em qualquer servio de terraplenagem ou movimento de terra, as mquinas locomovem-se, executando um ciclo regular de trabalho, ou seja, carregam e transportam o material, fazendo o despejo posteriormente, conforme o projeto, voltando para o lugar em que comearam a carregar o material. Ciclo o tempo necessrio para carregar, transportar e voltar ao lugar inicial. O tempo de ciclo compreende duas partes definidas a seguir. A) Tempo Fixo o tempo necessrio para a mquina carregar o material, descarreg-lo no basculante, fazer a volta, acelerar e desacelerar. O tempo para executar essas operaes mais ou menos constante, seja qual for a distancia que o material deva ser transportado. B) Tempo Varivel o tempo consumido pela mquina ou basculante, na estrada ou em vias pblicas, para transportar o material e voltar vazio para o ponto inicial. O servio de terraplenagem compreende quatro etapas: escavao; carregamento; transporte; espalhamento. Alguns autores incluem, logo aps a etapa de transporte, a etapa de descarga. Consideramos, porm, que aetapa de descarga no significativa, estando includa na etapa transporte, visto que todo equipamento de transporte provm descarga do material. Outros autores e especificaes incluem, ainda, a compactao de aterros como uma quinta etapa do servio de terraplenagem. Entendemos, no entanto, que acompactao de aterros um servio pane do servio de terraplenagem. Para a execuo do servio de terraplenagem necessrio que algumas etapas anteriores sejam cumpridas: Abertura e melhoria de caminhos de servio; Desmatamento, destocamento e limpeza; Implantao de bueiros de grota.

Abertura e melhoria de caminhos de servio: No caso de terraplenagem para implantao de obras rodovirias e ferrovirias necessria a abertura emelhoria de caminhos de servios, visando garantir o acesso seguro dos equipamentos aos diversos cortese aterros. Utilizam-se, normalmente, os caminhos rurais existentes, executando melhorias nestes caminhos, tais como reforos e reformas mata-burros e pontilhes, e melhorias na plataforma. A partir dos caminhos rurais existentes implantam-se trechos de acesso direto aos locais de obra.

Desmatamento, destocamento e limpeza


O servio de desmatamento consiste na retirada de toda a vegetao existente na faixa de domnio, utilizando-se tratores de esteira e moto-serra. Aps o desmatamento, necessrio o arrancamento dostocos de rvores. A ltima etapa, a de limpeza, consiste na retirada de toda a camada de terra vegetal, em mdia de 50 em de espessura, a qual depositada em leiras nas extremidades da faixa de domnio, a cerca de 3 m da cerca. Os servios de desmatamento e de limpeza so pagos por m2, cabendo ao empreiteiro fazer o oramento de acordo com a natureza da vegetao e a dificuldade oferecida para o desmatamento. Os materiais escavados em terraplenagem so classificados em funo da dificuldade de escavao. No existe uma uniformizao de classificao, sendo que na mais usual os materiais so classificados em trs categorias.

Material de 1 categoria (nesta categoria tm-se dois tipos de materiais):

- Materiais escavveis pela lmina de um trator de esteira. Esto nesta categoria os solos normais, de predominncia argilosa, siltosa ou arenosa, e pedregulhos e pedras; - Os mataces (blocos de rocha) de at 1m3, que possam ser facilmente carregados etransportados.

Material de 2 categoria (nesta categoria tm-se trs tipos de materiais)

- Materiais que necessitam do uso do escarificador de um trator de esteira para sua escavao, podendo, eventualmente, ser necessrio o uso de explosivos. Esto nesta categoria os solos sedimentares em processo adiantado de rochificao e as rochas em processo adiantado de deteriorizao. - blocos de rocha com volume superior aI m3, que necessitam de fragmentao com explosivos para permitir o carregamento e o transporte. - rochas brandas ou rochas alteradas, que necessitam do uso espordico de explosivo para o seu desmonte.

Material de 3 categoria - Rochas ss e duras, que necessitam do uso contnuo de explosivos para serem escavadas. Equipamentos: CLASSIFICAO DOS EQUIPAMENTOS a) Unidades de trao (tratores); b) Unidades escavo-empurradoras; c) Unidades escavo-transportadoras; d) Unidades escavo-carregadoras; e) Unidades aplainadoras; f) Unidades de transporte; g) Unidades compactadoras; e h) Unidades escavo-elevadoras.

a) UNIDADES DE TRAO OU TRATORES Representa a mquina matriz da terraplenagem. TRATOR Unidade autnoma. Executa a trao ou empurra outros equipamentos para o aumento da trao de carga ou realiza atividades que no exijam o transporte de terras. Pode receber diversos implementos destinados a diferentes tarefas.

CARACTERSTICAS DOS TRATORES a) Esforo Trator: a fora que o trator possui na barra de trao (no caso de esteiras) ou nas rodas motrizes (no caso de tratores de rodas) para executar as funes de rebocar ou de empurrar outros equipamentos ou implementos; b) Velocidade: a velocidade de deslocamento da mquina que depende, sobretudo, do dispositivo de montagem, sobre esteiras ou sobre rodas; c) Aderncia: a maior ou menor capacidade do trator de deslocar-se sobre os diversos terrenos ou superfcies revestidas, sem haver o patinamento da esteira (ou dos pneus) sobre o solo (ou revestimento) que o suporta; d) Flutuao: a caracterstica que permite ao trator deslocar-se sobre terrenos de baixa capacidade de suporte, sem haver o afundamento excessivo da esteira, ou dos pneus, na superfcie que osustenta; e) Balanceamento: a qualidade que deve possuir o trator, proveniente de uma boa distribuio de massas e de um centro de gravidade a pequena altura do cho, dando-lhe boas condies de equilbrio, sob as mais variadas condies de trabalho.

A.(1) TRATORES DE ESTEIRA: Tipos de Montagem dos Tratores: A.(1) Esteiras e

A.(2) Pneumticos Campo de Aplicao - Trator de Esteira - Esforo trator elevado. - Rampas de grande declividade. - Terrenos com topografia acidentada. - Terrenos de baixa capacidade de suporte.

A.(2) TRATORES COM RODAS - DE PNEUMTICO: CAMPO DE APLICAO: Topografia favorvel. Terreno com boas condies de suporte. Terreno com boas condies de aderncia. Velocidade elevada, significando maior produo.

UNIDADES ESCAVO-EMPURRADORAS:

Corresponde ao trator de rodas ou esteira adaptado com o implemento de uma lmina frente do trator que o transforma numa unidade capaz de escavar e empurrar a terra. Denomina-se TRATOR DE LMINA OU BULLDOZER.

B.(1) Trator de esteira com lmina: para trabalhos que exigem maior necessidade de aderncia e flutuao das mquinas. B.(2) Trator de pneus com lmina: para servios que exigem maiores velocidades e maior mobilidade das mquinas.

- Lmina fixa ou Reta: escavao e transporte para a frente.

Partes da lmina lmina, faca da lmina, cantos da lmina, braos laterais. Angledozer: tem um movimento horizontal que permite empurrar a terra lateralmente para facilitar a escavao e o transporte de material. Pode formar ngulos diferentes de 90 at 25 com o eixo longitudinal do trator. Ex: Corte de meia encosta - escavao de seces mistas.

Tilt-dozer: permite o movimento da lmina, podendo ser inclinada lateralmente em relao ao eixo vertical do trator. PLACAS PARA PUSHER: uma lmina bastante reforada, usada para empurrar o scraper durante a operao de carga. Sua funo principal no a de movimentar terras, mas sim auxiliar outros equipamentos no aumento do seu esforo de trao.

ESCARIFICADOR ou RIPPER: So dentes cortantes, instalados na parte traseira do trator, usados para romper solos compactos ou para aumentar a eficincia do implemento das lminas de carga.

UNIDADES ESCAVO-TRANSPORTADORAS.

Escavam, carregam, transportam e descarregam materiais de consistncia mdia a distncias mdias a pequenas. (at 1,0 km).

SCRAPER

So representados por dois tipos de mquinas: C.(1) SCRAPER REBOCADO; C.(2) SCRAPER AUTOMOTRIZ OU MOTOSCRAPER. Elementos Principais: Avental (7) movimento de abertura e fechamento; Ejetor (8) mov. de ejeo e retorno; Lmina de Corte (9); Pisto Hidrulico (10) acionamento de ejetor.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS.

So mquinas que tem a finalidade de escavar e carregar o material para uma unidade de transporte.

So representadas por dois tipos de equipamentos: d.1) CARREGADEIRAS: com esteiras ou com pneus. D.2) ESCAVADEIRAS. D.1) CARREGADEIRAS. - Tambm chamadas de PS CARREGADEIRAS. So tratores de pneus ou esteiras, com caambas na dianteira que escavam, levantam e descarregam materiais a uma altura de at 3,00m.

CARREGADEIRAS COM ESTEIRAS. Tem maior eficincia de escavao, devido ao maior esforo trator. So recomendadas para terrenos com baixo suporte ou umedecidas, devido sua boa capacidade de flutuao e maior dificuldade de patinamento. Capacidade da caamba: 2,80m. Velocidade mxima: 10Km/h. um tipo de mquina que somente se desloca curtas distncias, at as unidades de transporte.

RECOMENDAES OPERACIONAIS: -Escavao de cortes e preparao de aterros; So tambm utilizadas na abertura de valas rasas, Espalhamento de terra, remoo de rochas, razes e terra vegetal.

CARACTERSTICAS DA CARREGADEIRA DE PNEUS: Alta velocidade de deslocamento (at 38km/h); Grande mobilidade no canteiro do obras; Deslocamento a grande distncia (elimina transporte em carreta); Menor trao - principalmente na escavao, risco de patinamento; Baixa flutuao; Trao nas quatro rodas; Direo articulada; Peso prprio elevado - Motor sobre o eixo traseiro; Capacidade da caamba: 1,6 a 3,0m.

RECOMENDAES OPERACIONAIS: - Somente so utilizadas em terrenos firmes, com pouca umidade devido sua m flutuao e aderncia. Sua aplicao se limita ao corte e carga de materiais com fcil desagregao, tais como areias, pedregulhos, cascalhos e pedras britadas. - Alm da maior velocidade, as carregadeiras sob pneus detm maior mobilidade se comparadas s mquinas sob esteiras.

ESCAVADEIRAS: Chamadas de p-mecnica. um equipamento que trabalha parado. Podem ser montadas sobre esteiras, pneumticos ou trilhos.

CARACTERSTICAS DAS ESCAVADEIRAS Normalmente sobre esteiras; Giro de 360; Esteiras Lisas, sem garras e de maior largura; Boa flutuao; Deslocamento apenas atravs das esteiras vel. 1,5 km/h; Trabalha parada, no participando do ciclo de terraplenagem durante o transporte e descarga; O balanceamento deficiente ocorrendo tombamento elevado. Atualmente utilizam-se um motor de contrapeso para contrabalanar o levantamento da caamba carregada.

Principais tipos de lana: - Lana com caamba p frontal ou shovel; - Lana com caamba de arrasto ou com caamba drag-line;

- Lana com caamba de mandbulas; e - Lana com caamba retro escavadeira.

LANA COM CAAMBA P FRONTAL OU SHOVEL 40 - Usada nos cortes de material de 1 categoria, escavando taludes cima do nvel da mquina. - A caamba se movimenta de baixo para cima. - A descarga do material realizada pelo fundo mvel da p. Quando a altura de corte maior que o alcance do shovel, pode-se adotar a tcnica do terceamento.

LANA COM CAAMBA DE ARRASTO OU DRAG-LINE - Usada em terrenos pouco consistentes para escavar baixo do nvel da mquina. - Em alguns casos preciso inserir abaixo das mquinas com esteiras, estrados de madeira para melhorar a distribuio de carga no solo.

RECOMENDAES DE USO: - Execuo de taludes; - Remoo de solos midos; - Abertura de valas com grandes dimenses, sem escoramento; - Remoo de solos submersos; - Abertura de canais de drenagem; - Limpeza de cursos dgua com o uso de caambas perfuradas.

LANA COM CAAMBA DE MANDBULAS OU CLAM-SHELL semelhante caamba drag-line, porm com menor raio de ao. - Caamba suspensa por cabo vertical, usadas em valas escoradas. - Caamba abre e fecha como mandbula. Remoo do material verticalmente, podendo escavar dentro de valas escoradas.

LANA COM CAAMBA RETROESCAVADEIRA

- utilizada em escavaes abaixo do nvel da mquina; - Caamba com abertura voltada para baixo; - limitada abertura de valas em profundidade ou corte de altura elevada; - Movimento de cima para baixo; Montadas na parte traseira dos tratores de pneus. LOCAO DE OBRA; A obra dever ser locada com o rigor, observando-se o projeto quanto planimetria e altimetria. A locuo ser executada aps observao da planta de fundao e utilizando-se quadros com piquetes e tbuas niveladas e fixadas para resistirem a tenso dos fios sem oscilao. A locao ser por eixos ou face de parede e centro das estacas. Dividimos a locao da obra nos dois tipos a seguir:

Locao de Estacas Devemos possuir uma planta de locao, cotada com aproximao em milmetros, elaborada por um calculista. Devemos lembrar que para transportar um bate estaca, uma mquina extremamente pesada, deve-se arrast-lo no terreno de um lugar para o outro, o que iria desmanchar qualquer locao prvia das paredes. Deve-se notar a preocupao de se escolher uma origem para os eixos de coordenadas ortogonais e as distancias marcadas sobre eles sero, portanto, acumuladas at a referida origem. No local, providenciamos a colocao da tabela, formada de tbuas de pinho de 1 de espessura e pontaletes de 3x3. A largura da tbua de pinho poder ser de 15,0; 20,0 ou 30,0 cm. A tbua dever ser colocada inteiramente nivelada.

Вам также может понравиться