Вы находитесь на странице: 1из 15

Guapimirim Representaes, trunfos de legitimidade territorial e Polticas de Significado.

Andr Santos da Rocha Professor do Departemanto de Geocincias da UFRRJ no Curso de Geografia (BRASIL). Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (BRASIL); Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (BRASIL).

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexes sobre a relao territrio representao, a partir do estudo de caso do municpio de Guapimirim localizado no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Busca-se reflexes tericas sobre representaes em Bourdieu, Lefebvre, Stuart Hall e Duncan e sua relao com a noo de polticas de significado de Geertz e de trunfos de legitimidade territorial de Ivaldo Lima e Andr Rocha. A partir de Raffestin, entendemos que a construo da representao um recurso delimitador e fundador de um territrio. A construo da representao de um territrio se d numa constante disputa de polticas de significado, onde so mobilizados trunfos territoriais (posio ou situao geogrfica, legado geo-histrico, recursos materiais etc) para legitimar uma representao. O caso do municpio de Guapimirim, coloca em evidncia esse jogo de representaes onde a imagem que se cria sobre o territrio de Guapimirim pode incidir sobre as polticas territoriais de incluso-excluso em duas regies Baixada Fluminense e Serra Verde Imperial, que por sua vez estabelece diferentes vantagens e desvantagens para este municpio. As representaes aparecem em propagadas de diferentes veculos miditicos e aes da administrao municipal que criam e recriam a imagem de Guapimirim de acordo com seus interesses.

Palavras Chaves: Representaes, Trunfos de Legitimidade territorial, Polticas de Significado em Guapimirim.

Algumas consideraes iniciais Nos ltimos anos foi crescente a abordagem territorial nos estudos estudos geogrficos no Brasil e na Amrica Latina. Isto se deu pelo fato de que o territrio, visto como um conceito chave, permitiu anlises sobre a dimenso social, econmica e poltica nas revalidades sobre o exerccio do poder, tendo em vista o enfoque espacial. Tal perspectiva destacada, sobretudo nos trabalhos de Raffestin (1993), Haesbaert (2004) e Saquet (2007). Contudo, neste texto nos concentraremos na perspectiva relacional da abordagem territorial (HAESBAERT, 2004), que compreende a articulao entre processos sociais e o espao material, nas quais o territrio entendido primordialmente como uma relao do que por fato consolidado (HEIDRICH, 2010). Entender o territrio como produto de uma relao implica em afirmamos que este construdo, segundo Raffestin (2010) diferente do dado ou ofertado. A idia de construido, ou produzido, implica a dimenso da ao. Aes estas que envolvem tantos prticas materiais quanto imateriais. Prticas estas que esto envolvidas em disputas de legitimidades do poder e referen-se sempre em uma apropriao. Logo, se o territrio o produto de relaes de poder que se circunscrevem no espao, podemos afirmar que ele uma representao do poder legitimadas (apropriadas) espacialmente (ROCHA, 2009). Quando apontamos as prticas que envolvem a construo do territrio, estamos nos referindo a mesma idia que Raffestin (2010;1993) quando remete a noo de trabalho. Para ele este seria composto pela combinao entre energia e irfomao. Por energia, o autor se refere as designadas foras produtivas capazes de circusncrever materialemente impresses no espao (moldes na paisagem, ordenamento do territrio, construos de vias de circulao, etc). Por informao, Raffestin a entende como o somatrio das aes simblicas que envolvem a produo de imaterialidades capazes de ordenar de forma no visvel o territrio (redes sociais, representaes, imagens). Para Raffestin (2010, p. 18) a quantidades varivel de energia e de informao determinam os tipos de trabalho (de reproduo ou inveno).

Neste sentido, se existe uma relao material e imaterial que est envolta da produo do territrio e em suas apropriao. Trazemos aqui dois questionamentos : a) b) De que forma as representaes pode contribuir para compreenso da produo e apropriao do territrio? Que exemplo na Amrica Latina e/ou no Brasil podemos tomar como vlidos para o entendimento das representaes na abordagem territorial para constribuir com geografia poltica e econmica contempornea? Para responder tais questionamentos, primeiramente, iremos apresentar concepes sobre a idia de representaes e sua relao com o territrio, explorando dois pontos em que essa relao possvel: na sistematizao das idias de trunfos de legitimidade territorial apontados por Lima & Rocha (2010) e de Polticas de Significado apontados por Geertz (1989). Em seguida, traremos o exemplo de Guapimirim, RJ (Brasil) estudados por nos (Rocha, 2009) que visualizamos como capaz de exemplificar como a dimenso imaterial influencia a produo do territrio e por ela influenciada, sem estar deslocada da prticas sociais materiais que envolvem a produo do territorio e que de algumas forma abrem um campo de debate geografia poltica e econmica contempornea.

Sobre representaes e o territrio, trunfos de legitimidade territorial e polticas de significado. Desde os primordios `a sistematizao da geografia como cincia entre os sculos XIX e incio do sculo XX, a idia de representao sempre esteve no cerne de suas dicusses e produes. Porm, sem discusses tericas profundas a idia de representao sempre esteve associada a prticas de geografos seja na representao cartogrfica, seja nas meta-narrativas do mundo, seja nas descries das coias e dos lugares (KIMBLE, 2005). Duncan & Ley (1993) apontam, pelo menos, quatro direcionamentos nas quais a representao do mundo era feita no ambito da geografia, a saber:

(1) primeira relacionada-se com a simples observao do mundo, na qual a contemplao da paisagem poderia oferecer a representao fiel das coisas, observa-se ai forte influncia do romantismo e do empirismo sobretudo na geografia do sculo XIX; (2) A segunda, consolidada sobre uma base positivista, tem seu enfoque carregado na descrio e na classificao. A representao vista neste derecinamento como uma reduo da realidade; (3) o terceiro direcionamento A ganha uma vista perspectiva como sobre o posmodernismo. representao meta-narrativas,

questinando a construo do pesquisador e do objeto, vistas sempre em uma construo epistemolgica e sempre colocadas diante de um relativismo radical. Esta abordagem mais contempornea e tece uma crtica radical s duas primeiras abordagens; e (4) o quarto direcionamento associada as uma pesrpectiva relacional com base na hermeneutica. As representaes so consideradas como parte integrante da cultura, das formas de conhecimento imbuidas de valores simblicos que s podem ser entendidas em seus respectivos contextos espaciais e histricos. No entanto, percebemos que Duncan (1993) no teve a preucupao de buscar uma definio para representaes, por mais que sinalize a importncia delas na compreenso de fenomenos culturais impregnados na dimenso espacial. Em especial quando escreve o texto The city as text: The Politics of Landscape Interpretation in the Kandyan Kingdom, onde deixa claro como a paisagem guarda representaes com distintos significados e representaes. Neste mesmo caso poderiamos citar o trabalhos de Cosgrove & Daniels (1988) e Cosgrove (1993). Na tentativa de discutir a validade analtica Hall (1997) tambm apresenta trs modelos de anlise das representaes. O primeiro seria o Reflexivo, onde as representaes seriam captadas pela simples anlise sensoriais, onde a interpretao das representaes se encontrariam nas formas materiais ou imagens. No segunda perspectiva, a intecionalista, Hall aponta que a interpretao das representaes no estariam nas formas, mas

nas intenes de quem as produziu, assim bastaria observar os produtores das representaes para entend-las. E, por ltimo a perspectiva construtuvista, onde a interpretao das representaes estariam na via de mo dupla entre sujeito e objeto, que seriam impregnadas no contexto da vida. importante frisar que este ltimo modelo se aproxima bastante do quarta perspectiva apontada por Duncan (abordagem interpretativa). Contudo, importante definirmos que utilizaremos a idia de representaes vista sobre um carcter interpretativo (DUNCAN, 1993) / construtivista (HALL,1997), que em sntese so a mesma coisa. Com a necessidade de uma definio sobre o conceito de representao, partimos ento da meno de Bailly (1995) onde para ele, as representaes podem ser entendidas como formas de conhecimento do mundo e das coisas que ele compe. Elas esto, inclusive, presentes como partes da produo do espao (LEFEBVRE, 2006;1972). Essas formas de conhecimento so expressas atravs de diferentes modos. Seja pela linguagem, seja pelas imagens mentais, ou mesmo pelas formas materiais que qualificam a relao entre o sujeito e objeto (ROCHA, 2010). Jodelet (2001) quando procura sistematizar atribuies do campo das representaes sociais, sintetiza-as com as seguintes atribuies: (a) a representao social sempre uma representao de alguma coisa (objeto) e de algum (sujeito); (b) A representao social como uma relao de simbolizao e interpretao; (c) A representao como forma de conhecimento ; (d) A representao qualifica um saber prtico de experincias contextualizadas Neste sentido, buscaremos entender as representaes apartir de uma perspectiva relacional, onde elas fazem parte da vida social, das prticas das vidas dos sujeitos, que compe a cultura poltica e social (GEERTZ,1989). Todas as representaes so,tambm, sociais. Assim, possvel vinslumbrar um campo de estudos que atribui cabal importncia aos significados simblicos que estruturam e hieraquizam prticas sociais. Neste caso, concordamos com Geertz quando aponta que a anlise das representaes, seriam instrumentos anliticos importantssimos para compreender as prticas sociais que ordenam e influenciam determinada sociedade. Prticas essa que poderiam estar

moldadas em relaes de poder, constituindo assim, um verdadeiro poder simblico (BOURDIEU, 2007). Assim, se entedermos que as representaes fazem parte da vida social e configuram como formas de saber, conhecimento, simbolizao e interpretao, poderiamos tambm percebela como informao, no mesmo sentido apontado por Raffestin (2010; 1993). Neste caso, se o territrio uma representao das relaes de poder, elas (as representaes) fazem parte da construo do territrio e por ele so, tambm, produzidas (ROCHA, 2009). Logo, se as representaes, tambm. constituem um universo simblico de poder (BOURDIEU, 2007), poderamos afirmar que elas mesmas so capazes de construir domnios de poder. Ou seja, as representaes construdas sobre o espao podem servir como delimitadores de ao, revelando-se, ento, como formas de conhecimento e apropriao, delimitando territrios. O territrio em si uma representao do poder. Quando se constri projetos/ representaes do espao, defini-se uma rea de ao, nomeia-se, apropria-se. Raffestin (1993, p. 144) indica esse processo:
Produzir uma representao do espao j , portanto, uma apropriao, uma empresa, um controle, mesmo se isso permanece nos limites de um conhecimento. Qualquer projeto no espao que expresso por uma representao revela a imagem desejada de um territrio, de um local de relaes. (Grifo nosso)

Neste sentido, uma imagem ou modelo que se cria sobre a realidade se constitui como um instrumento de poder. Logo, ao se produzir representaes de determinado espao, projetamos sobre ele uma imagem ideal de territrio. Contudo, relembrando que Di Mo (2001) coloca a respeito da capacidade diferenciada dos grupos sociais de produzirem territrios, possvel falarmos, ento, da capacidade diferenciada de produzir representaes de um espao ideal. Isso no significa dizer que existam representaes territoriais verdadeiras e falsas (LEFEBVRE, 2006), mas implica em pensarmos numa fora de representao territorial que pode estar associada ao de legitimidade de dado grupo social, ou como prefere Raffestin, um dado ator sintagmtico.

A fora de representao territorial da qual falamos associada aos mecanismos que so utilizados pelos diferentes atores, agentes e sujeitos sociais na promoo de suas aes. Esses mecanismos correspondem aos meios de comunicao, eventos culturais e/ou cientficos, discursos e propagandas, enfim, aos diferentes meios em que possa, em maior ou menor grau, apontar uma representao de poder. Tal fora de representao territorial se aproximam bastante da idia de Polticas de Significados sinalizada por Geertz (1989), onde as representaes e imagens so mobilizadas como estratgias para afirmao e legitimidade de uma prtica. Que em nossa abordagem possuim um reflexo territorial. Neste sentido, para compreender as representaes construdas sobre o territrio, necessrio conhecer suas propriedades reveladas por meio de cdigos e de sistemas smicos. Estes cdigos e sistemas smicos so marcados por toda uma infraestrutura de fora, que abarca dimenses de trabalho, informao, relaes de produo que delimitam um campo de ao. Desse modo, possvel dizer que as representaes se alimentam, tambm, de um sistema smico que criado para conduzir projetos de poder de um dado grupo. Se a representao compe o cenrio, tendo a organizao como espetculo da tomada original do poder (RAFFESTIN, 1993, p.144), podemos afirmar que elas podem ser mobilizadas para construo de polticas de siginficado que s sero eficazes quando so mobilizadas trunfos entre as representaes e o territrio. Neste caso, lanamos a idia de trunfos de legitimidade territorial que sinaliza, em sntese o proveito que um dado territrio, e, portanto seu grupo social, possui de se incluir ou excluir de uma dada composio territorial, buscando se beneficiar das representaes ou projetos espaciais que esto ou sero desenvolvidas para uma dada composio territorial (ROCHA, 2009; LIMA & ROCHA, 2010) Os Trunfos de legitimidade Territorial correspondem a recurso nos quais agentes, sujeitos e atores possam dispor para acumular vantagens competitivas. Dentre esses trunfos, figuram recursos materiais, capital simblico, legado geohistrico, posio ou situao geogrfica , dentre outros, como destacaremos no exemplo de Guapimirim.

Contudo,

tais

perspectivas

apontadas

sero

importantes

para

discutirmos a relao entre territrio e representao a partir do caso de Guapimirim, RJ e elucidar as relaes propostas sobre as representaes e a produo do territrio. Para isso, se torna importante apresentarmos a histria e as problemticas que envolvem o exemplo em questo . Guapimirim situao histrica e problematica. O municpio de Guapimirim tem origem no antigo municpio de Mag foi constitudo Distrito, por alvar, de 11-01-1755, e teve confirmada sua criao, pelos decretos ns 1, de 08-05-1892 e 1-A, de 03-06-1892. somente na dcada de 1990 que Guapimirim foi Elevado categoria de municpio com denominao Guapimirim, pela lei estadual n.1772, de 21-12-1990. Porm sua instalao s ocorre em 01-01-1993. Estando localizado entre a Regio Metropolitana e a Regio Serrana do Rio de Janeiro. At o sculo XVII, Guapimirim era habitada pelos ndios Timbiras que, com a chegada dos portugueses, subiram a serra e descobriram o Rio GuapiMirim. Nossa Senhora D'Ajuda de Aguapei Mirim foi seu primeiro nome, quando fundada em 1674. Era passagem obrigatria para quem se dirigisse Serra dos rgos. A histria de Guapimirim est relacionada com a de Mag, municpio do qual se emancipou recentemente. Em 1565, Simo da Mota edificou sua moradia no Morro da Piedade, prximo do qual, ainda hoje, existe o porto de mesmo nome, a poucos quilmetros da atual sede municipal. Alguns anos depois, Simo da Mota, com outros portugueses e inmeros escravos, transferiu-se para a localidade Magepe-Mirim, de onde se originou a atual cidade de Mag. A povoao foi elevada categoria de freguesia em 1696. Prximo dali tambm desenvolveu-se, a partir de 1643, a localidade de Nossa Senhora da Guia de Pacobaba, reconhecida como freguesia em 1755. Tanto numa quanto noutra, o elemento negro, introduzido em grande nmero, muito contribuiu para o desenvolvimento da agricultura e elevao do nvel econmico local. Em 1926, foi construda a Estao Ferroviria de Guapimirim e, a partir dela, as primeiras construes urbanas. Atualmente esta estrada de ferro liga Guapimirim, Mag e Gramacho. Guapimirim tem uma formao seu terreno entre a Serra e rea de Baixada, atualmente explora essas caractersticas para atividades do turismo

ecolgico e cultural, que muitas vezes so associadas regio serrana, por outro lado explora a formao de Baixada se incluindo politicamente na Baixada Fluminense. Este fato vem coloca o muncpio numa ambivalncia sobre a qual composio territorial ela pode fazer parte. Isso se d pelas vantagens e desvantagens que a ligao com uma rea ou outra pode oferecer. Tendo em vista a oportunidade de desfrutar de tais vantagens se percebe a difuso de representaes que so apropriadas como polticas de significado para a inlcuso de Guapimirim tanto na Baixada Fluminense quando na Serra Verde Imperial, porm essas polticas de significados s ganham projees devido aos trunfos de legitimidade territoriais que so resgatados para legitimar a construo de uma representao ideal de um territrio, o que acaba por delinear uma verdadeira geopoltica da incluso e excluso (ROCHA, 2009), onde a partir de seus trunfos de legitimidade territorial, Guapimirim pode se incluir ou excluir da Baixada Fluminense e na Serra Verde Imperial. Entre a serra e o pantanal Guapimirim e o trunfo de legitimidade territorial em jogo. As representaes construidas hoje sobre Guapimirim transitam entre uma Baixada e uma Regio Serrana. Tal movimento consagrado por polticas pblicas da gesto municipal de forma bastante clara nas diferentes aes estabelecida pela secretaria de turismo e a secretaria de planejamento1. Para tanto, necesrio apresentar que representaes contrastantes e complementares so estas. A serra que trunfo participao na regio turistica da Serra Verde Imperial e o pantanal trunfo para a incluso na Baixada Fluminense. As representaes que marca a ideia de Baixada est ligada a sua prpria formao socioespacial e a produo das representaes de diversos atores, agentes e sujeitos (LIMA & ROCHA,2010), contudo aquela que mais se
1

Em entrevista realizada por ns em 8 de junho de 2009 o secretrio de turismo Lenir Sobreira deixa bastante claro a necessidade que Guapimirim tem de administrar essa trunfo de legitimidade territorial ..sabe Guapimirim tem uma posio privilegiada e agente tenta administra tudo isso, temos uma parte de pantanal(Baixada) e uma parte de Serra, ento a poltica da prefeitura atual estar nos dois... .Vale destacar, tambm a meno de localizao na regio serrana presente no web-site oficial da prefeitura.

destaca est vinculado a imagens de pobreza, misria, problemas sociais graves e um quadro de violncia social, sobretudo de homicdios que possuem uma repercuso mundial (ROCHA, 2009; ALVES, 2003; 1998). No entando, a participao na Baixada, que tm sua delimitao atual correpondente aos limites de um representao poltica do urbano no Rio de Janeiro, configura uma aproximao maior com a metrpole trazendo assim, mais benefcios na ordem de polticas pblicas sobre a infraestrutura urbana e investimentos no setor industrial e de servios. Contudo, a mesma representao que coloca como vantagem para Guapimirim, evidencia uma desvantagem quanto ao uso econmico de suas potencialidades naturais em prol do turismo, sobretudo sobre o turismo ecolgico e cultural, devido a ideia de que pertencer a Baixada tras consigo a imagem de cidade violenta o que pode afastar ou diminuir o fluxo de turistas para Guapimirim. Neste sentido, a representao de uma cidade da Serra, que traz consigo representaes de cidade calma, aconchegante e rica em histria, aparece como uma poltica de significado para obteno de mais recursos humanos e maior infraestrutura para o desenvolvimento do setor turstico em Guapimirim. Percebe-se ai, que a representao e o territrio servem como nexos estruturantes para entendermos as relaes de poder que se densenham sobre o espao (LEFEBVRE,1972; RAFFESTIN, 2009). Essa representao de Guapimirim presente nos prprios veculos de informao da prefeitura. H exemplos deste fato no presente web-site, ou pgina virtual, da Prefeitura Municipal de Guapimirim, indicando dados do municpio em sua localizao:
O municpio de Guapimirim est situado no Estado do Rio de Janeiro, fazendo parte da Regio Serrana. A cidade est localizada num vale formado pela base do Dedo de Deus, a 48m de altitude (IBGE-1996), distante 84 km (DER-1997) da capital do estado. Seguir pela Linha Vermelha at a sada para a Rod. Washington Lus, ou Rio-Juiz de Fora (BR-040). Entrar direita na Rod. Rio-Terespolis (BR-116) e seguir at o centro do municpio de Guapimirim. Com 361 Km2 (IBGE-2000) faz limites com os municpios de Terespolis e Petrpolis, ao Norte, municpio de Itabora e fundos da Baa de Guanabara ao Sul. Municpios de Cachoeira de Macacu a Leste e, Mag a Oeste.(grifo nosso)
2 2

www.guapimirim.rj.gov.br. Data de acesso: 15 de janeiro de 2009.

Como j mencionado, Guapimrim por possuir caractersticas naturais de seu terreno em condies hbridas (parte em Serra e parte em Baixada) pode, quando lhe convm, inserir-se tanto na composio da Baixada Fluminense quanto na Regio Serrana. A problemtica que envolve o municpio de Guapimirim tambm se consolida, portanto, na localizao que este possui. Sobre isso Cleverson Dias, diretor de eventos da secretaria de turismo de Guapimirim, destaca que Guapimirim est numa rea, como eu posso te dizer, que sofre influncia desses municpios (regio metropolitana e Baixada Fluminense), mas tambm sofre influncia da regio serrana3. Essa condio ambivalente de proximidade coloca nas mos de Guapimirim um trunfo de legitimidade territorial capaz de se inserir em qualquer uma dessas composies, seja da chamada regio turstica da Serra Verde Imperial, seja na Regio Metropolitana, mais precisamente na Baixada Fluminense. A incluso no contexto da regio turstica da Serra Verde Imperial percebida pela prtica desenvolvida pela prefeitura no mbito da secretaria de turismo, que inclui reformas urbansticas, polticas pblicas de fomento ao turismo, prticas de ordenamento territorial juridicamente e simbolicamente ajustadas e a divulgao de eventos que colocam uma rentabilidade maior ao pertencimento de uma proximidade de Serra. As representaes difundidas no sentido de ausncia de violncia uma prtica constante da prefeitura municipal para manter esse status de cidade de serra4 e, ao mesmo tempo, desvinculando uma representao associada Baixada Fluminense. Tal representao de pertencimento a essa regio turstica da Serra Verde Imperial divulgada em folders de eventos culturais da prefeitura (ver figura 1) e encontra respaldo na condio de sua disposio territorial. No entanto, essa mesma prefeitura mantm suas prticas de ao junto rea
3

Entrevista realizada aos dias 15 de junho de 2009, com o diretor de eventos da secretaria de turismo de Idias retiradas da fala de Ivana, diretora de turismo de Guapimirim. Ela ainda destaca que a prefeitura

Guapimirim (palavras nossas em destaque)


4

procura manter essa idia de cidade pacata atravs de algumas prticas, tais como: proibindo bailes funk, festa rave, vendas de bebidas alcolicas em forma de garrafas de vidro em dias de festa, policiamento constante etc.

metropolitana do Rio de Janeiro, mais precisamente a uma geografia poltica da Baixada Fluminense.

Figura 1 Representao espacial da Regio Turstica da Serra Verde Imperial. Fonte - folder divulgado pela Secretaria municipal de Turismo de Guapimirim em parceria com a TurisRio e secretaria de Estado de Turismo)

Quando questionamos Cleverson Dias sobre a localizao geogrfica de Guapimirim, indagamos por que no se exclui de vez da Baixada. Encontramos a seguinte resposta
A proximidade pra gente da Baixada cria um vnculo muito maior, quando voc chega a Braslia ou mesmo l no prprio governo do Estado e tal, buscar investimentos... muito mais interessante pro governo do Estado investir na rea metropolitana, entendeu?! Do que investir na Regio Serrana que mais longe.... legal investir nas cidades que esto prximas, no entorno,....ser que mais vantagens pro governo investir em Guapimirim ou Porcincula?.. por isso que interessante poltico administrativamente estar na Baixada

O fato de pertencer Baixada Fluminense tambm traz seus benefcios. A atual gesto de Guapimirim declara que a condio hbrida do municpio em questo atribui para o local muitos benefcios, em especial na perspectiva dos investimentos pblicos que se concentram nas reas prximas metrpole. Como a Baixada Fluminense faz parte dessa rea metropolitana, inserir-se nessa composio induz investimentos pblicos em Guapimirim. Essa condio hbrida do seu territrio somado com a inveno de suas histria e imagem, aproveitado pelo poder poltico, como o trunfo que legitima seu pertencimento em qualquer uma das duas composies territoriais Ou seja, direfentes polticas de significados so construdas sobre a representao do pantanal ou Baixada quanto sobre a cidade da serra. Consideraes finais Para guisa de concluso deste artigo, importante destacarmos como a interfasse entre representaes e o territrio foram teis para exemplificar o caso de Guapimirim. E como diferentes polticas de significado podem ser circunscritras apartir de trunfos de legitimidade territorial. A ao da atual gesto do municpio de Guapimirim serve para exemplificar nosso segundo questionamento, lanado no incio deste artigo. As polticas de significado e o trunfo de legitimidade territorial exemplificados, so de suma importncia para atual gesto de Guapimirim no cenrio poltico e econmico em escala regional. Isso se revela, especialmente, nas palavras do secretrio de turismo de Guapimirim, Lenir Sobreira:
Na verdade, ns somos um municpio de dupla classificao do conjunto da unio. Porque ns temos parte do territrio onde ns abrigamos o pantanal fluminense (em referncia Baixada) e a outra parte na Mata Atlntica(em referncia Serra)....e a gente tenta administrar isso entre um e outro... por isso ns no somos nem da Serra nem da Baixada..(referncia nossa)

A proposta da prefeitura de Guapimirim em torno do turismo e do ecoturismo como via de desenvolvimento local expe a composio da Regio Serrana em maior vantagem, uma vez que a representao hegemnica da Baixada Fluminense coloca impasses atividade turstica nesse municpio. No entanto, a situao de auto-excluso se inverte no pertencimento de

Guapimirim ao contexto da Baixada Poltica. Isso porque a Baixada Poltica fortalece os elos partidrios e prope uma solidariedade territorial entre aqueles que vivenciam os problemas de falta de infraestrutura urbana. Em suma, empreendemos um esforo cientfico de expandir os horizontes da pesquisa geogrfica na direo da dialgica formada entre processos de excluso e de convergncia territoriais, como acenam Precedo Ledo (2004), em sua obra Nuevas realidades territoriales para el siglo XXI e Lacoste (2008), no seu livro Geopoltica, la larga historia del presente. Contudo, gostariamos de enfatizar que o exemplo proposto no se limita a uma exclusividade e to pouco fechamos as idias tericas e suas aplicabilidades, pelo contrrio, nosso objetivo foi de lanar algumas idias e provocar algumas discusses que pode ser aladas em outras esclas de anlise, e de alguma forma tentar constribuir teoricamenta aos estudos na interfasse entre a geografia poltica e econmica, sobre tudo no debate entre o territrio e suas representaes . Referncias
ALVES, J. C. S. Baixada Fluminense: a violncia na construo do Poder. Programa de Ps-Graduao em Sociologia/USP (Tese de Doutorado), 1998.

___________________. Dos bares ao Extermnio: uma histria de violncia na Baixada Fluminense. Duque de Caxias:APPH CLIO, 2003. BAILLY, A. Les reprsentatios em gographie. In: BAILLY, A. et all (dir.) Enciclopdie de geographie. Paris: Econmica, 1995. BOURDIEU, P. O poder simblico. 10 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. COSGROVE, D. The Palladian Landscape. Geographical change its cultural representation. University Park: pennsylvania state University Press, 1993. COSGROVE, D; DANIELS, S (eds). The iconography of landscape: essays on the symbolic representation, design and use of past environments. Cambridge: Cambridge University Press, 1988. DI MO, G. Geographie Sociale et territoires. Paris:Nathan, 2001 DUNCAN, J.; LEY, D.(eds.). Place, culture, representation. London: Routledge,1993. DANCAN, J. Site of representation: place, time and the discourse of the other. In: DUNCAN, James; LEY, David(eds.). Place, culture, representation. London:Routledge,1993. GEERTZ, C. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

HAESBAERT, R. O mito da des-territorializao: do fim dos territrios amultiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. Hall, S. Representation - Cultural representation and signifying pratices. London: Sage Publication,1997. HEIDRICH,A.L. Espao e multiterritorialidade entre territrios: reflexes sobre a abordagem territorial. In; PEREIRA, S.P;COSTA, B.P; SOUZA, E.B.C(orgs). Teoria e prticas territoriais : anlises espao-temporais. So Paulo: Expresso Popular, 2010. JODELET, D. As Representaes Sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. LACOSTE, Y. Geopoltica. La larga historia del presente. Madri: Sintesis, 2008. KIMBLE, G. H. A geografia na idade mdia. 2ed. Londrina: EDUEL, 2005. LEFEBVRE, H. La production de lespace. Paris: Maspero,(1972); 1974. ______________. La Presencia y La Ausencia. Contribuicion a La teoria de las representaciones. Mxico:FCE, 2006. LIMA. I. G; ROCHA, A. S. Expresso Geopoltica da Baixada Fluminense : os trunfos de legitimidade territorial em jogo. In: Anais XVI encontro Nacional de Gegrafos. Crise, praxis e autonomia: espaos de resistncia e de esperanas. AGB: Porto Alegre, 2010. PRACEDO LEDO, A. Nuevas Realidades Territoriales Para el Siglo XXI: Desarrollo Local, Identidad Territorial y Ciudad Difusa. Madrid: Sintesis, 2004. RAFFESTIN, C. Uma concepo de territrio, territorialidade e paisagem. In: PEREIRA, S.P;COSTA, B.P; SOUZA, E.B.C(orgs). Teoria e prticas territoriais : anlises espao-temporais. So Paulo: Expresso Popular, 2010. _____________.A produo das estruturas territoriais e sua representao.In. SAQUET, M. A. & SPOSITO, E. S. Territrios e territorialidades- Teorias, processos e conflitos. So Paulo: Expresso popular, 2009. _____________. Por uma geografia do poder. So Paulo: tica, 1993. ROCHA, A. S. Baixada Fluminense: representaes espaciais e disputas de legitimidades na composio territorial municipal. Programa de PsGraduao em Geografia/UFF (Dissertao de Mestrado), 2009. _________________. Algumas consideraes sobre espao e representao: subsdeos para uma anlise geogrfica. In: I congresso Brasileiro sobre organizao do Espao. UNESP: Rio Claro, 2010. SAQUET, M. Abordagens e concepes de territrio. Expresso Popular, 2007 So Paulo:

Вам также может понравиться