Вы находитесь на странице: 1из 48

Especial

Com: Lcia Hiratsuka, Shaun Tan, Mariana Newlands, Mauricio de Sousa, Rogrio Coelho, Cris Eich, e colunas de Brad Holland e Renato Alarco

www.revistailustrar.com www.revistailustrar.com

18 / 2010

uando decidimos fazer a primeira edio especial da Revista Ilustrar, l atrs na edio n 4, uma poro de opes haviam surgido para a edio, e todas muito boas... difcil era saber por qual optar, e mais difcil ainda segurar a vontade enorme de fazer de cada edio uma edio especial. Tivemos a edio especial sobre ilustradoras (n 4), depois a edio especial sobre grande mestres (n 8) e agora sobre ilustrao infantil, um tema que toca a todos porque nos acompanha desde sempre - e para alguns em especial faz parte da prpria formao. Para contar sobre isso temos nesta edio o trabalho delicado de Lcia Hiratsuka na seo Portfolio; o colorido e inspirador Sketchbook de Mariana Newlands; um Passo a Passo incrvel de uma ilustrao da Revista Recreio, feito por Rogrio Coelho. As 15 perguntas ficam a cargo de Cris Eich e suas aquarelas cheias de vida, e a seo internacional fica por conta do premiado ilustrador australiano Shaun Tan. Alm das tradicionais colunas de Brad Holland e Renato Alarco falando sobre ilustrao infantil, teremos uma terceira coluna especial, assinada por Mauricio de Sousa, falando sobre Monteiro Lobato. Espero que gostem, e dia 1 de novembro tem mais. Um grande abrao

Dia 1 dia de ilustrao infantil...

E D I T O R I A L : ............................................................... 2 P O R T F O L I O : Lcia Hiratsuka ......................................... 4 C O L U N A I N T E R N A C I O N A L : Brad Holland ............. 10 I N T E R N A C I O N A L : Shaun Tan .................................. 15 S K E T C H B O O K : Mariana Newlands ............................... 24 C O L U N A E S P E C I A L : Mauricio de Sousa ..................... 31 S T E P B Y S T E P : Rogrio Coelho ............................... 32 C O L U N A N A C I O N A L : Renato Alarco ....................... 36 1 5 P E R G U N T A S P A R A : Cris Eich .............................. 40 C U R T A S ....................................................................... 47 L I N K S D E I M P O R T N C I A ....................................... 48

ENDEREO DO SITE: www.revistailustrar.com


DIREO, COORDENAO E ARTE-FINAL: Ricardo Antunes ricardoantunesdesign@gmail.com DIREO DE ARTE: Neno Dutra - nenodutra@netcabo.pt Ricardo Antunes - ricardoantunesdesign@gmail.com REDAO: Ricardo Antunes - ricardoantunesdesign@gmail.com REVISO: Helena Jansen - donaminucia1@gmail.com COLABORARAM NESTA EDIO: Angelo Shuman (Divulgao) - shuman@uol.com.br Jos Alberto Lovetro / Jal (Mauricio de Sousa) - josealbertolovetro@yahoo.com.br ILUSTRAO DE CAPA: Cris Eich - eich-cris@uol.com.br PUBLICIDADE: revista@revistailustrar.com

Foto: arquivo Ricardo Antunes

ricardo antunes
so paulo / Lisboa ricardoantunesdesign@gmail.com www.ricardoantunes.com

DIREITOS DE REPRODUO: Esta revista pode ser copiada, impressa, publicada, postada, distribuda e divulgada livremente, desde que seja na ntegra, gratuitamente, sem qualquer alterao, edio, reviso ou cortes, juntamente com os crditos aos autores e co-autores. Os direitos de todas as imagens pertencem aos respectivos ilustradores de cada seo.

2a

2b

Receba detalhes da produo e informaes extras sobre ilustrao, arte e cultura, acompanhando a revista de trs formas diferentes na internet:

Twitter:

revistailustrar
Orkut: comunidade Revista Ilustrar

Facebook: Revista Ilustrar

Foto: arquivo Lcia Hiratsuka

A influncia da origem japonesa evidente em seus trabalhos, mais ainda por ter sido aluna de um dos grande mestres do sumi- - pintura tradicional japonesa Massao Okinaka (ver Revista Ilustrar n 9), e tambm por ter estudado livros ilustrados na Universidade de Educao de Fukuoka, no Japo. O resultado um trabalho delicado e expressivo, como podemos ver a seguir.

Lcia Hiratsuka

COMEO
mais sobre os ehons (picture-books). E aprendi o sumi- com Massao Okinaka, artista plstico que introduziu e divulgou essa tcnica no Brasil. Paralelamente estudei sobre narrativa, frequentei aulas de Literatura Infantil e Juvenil na USP, como aluna especial; e participei muito de oficinas de escrita.

Estudei na Faculdade de Belas Artes em So Paulo, onde tive as primeiras orientaes de desenho e composio. Depois de me formar, participei de diversas oficinas, pintei a leo durante uns quatro anos.
Lcia Hiratsuka
So paulo l.hiratsuka@terra.com.br www.luciahiratsuka.com.br

Estive, por um ano, na Universidade de Educao de Fukuoka, onde pesquisei

4a

4b

P O R T F O L I O :

escendente de japoneses e nascida no interior de So Paulo, Lcia Hiratsuka tem dedicado toda a sua carreira ilustrao de livros infantis e juvenis, o que lhe rendeu diversos prmios.

L C I A

LCIA HIRATSUKA

H I R A T S U K A

H I R A T S U K A

Acho que a maior influncia a minha vivncia na roa at os dez anos. Cada vez mais eu venho buscando expressar a textura da terra, a sensao do vento, os movimentos dos capins. A influncia da arte oriental tambm forte. Falando dos artistas, lembro que no perodo de pintura a leo eu olhava principalmente as obras de Matisse, Paul Klee, Vieira da Silva e Dienbenkorn. Na ilustrao de livros posso citar Chihiro Iwasaki, Mitsumasa Anno, Suekichi Akaba, Binette Schroeder, Lizbeth Zwerger, Helme Heine. E no Brasil, minhas referncias foram Angela Lago, Cia Fittipaldi, Ricardo Azevedo e Eva Furnari.

L C I A

P O R T F O L I O :

ILUSTRAO INFANTIL
tambm sobre narrativa. O primeiro livro que publiquei foi em 1984. Nessa poca, no havia tantas possibilidades no mercado editorial. E isso me permitiu aprimorar devagar. Trabalhava num banco e me dedicava aos estudos da Literatura Infantil e Juvenil. Somente no incio dos anos 90 que consegui ilustrar mais. Paralelamente aos trabalhos solicitados pelas editoras, fui elaborando os projetos pessoais. O que me fascina pensar nesse dilogo do desenho e da palavra, contar uma histria nesse suporte que o livro.

Esteve presente desde que eu era criana, por conta dos livros e revistas japonesas, com muitas ilustraes. Mas ao sair da faculdade eu no sabia qual caminho seguir. At que conheci a Eva Furnari e ela me incentivou, deu as primeiras orientaes como ilustradora; num segundo momento, aprendi com ela

5a

5b

P O R T F O L I O :

L C I A

H I R A T S U K A

PRINCIPAIS INFLUNCIAS

O
H I R A T S U K A

SUMI-
H I R A T S U K A P O R T F O L I O : L C I A

Fui aprender o sumi- com Massao Okinaka para melhorar a pincelada, e pensando quem sabe fao cartes de natal para os amigos nessa tcnica? Nem imaginava que seria to importante para o meu trabalho. Um dia, surgiu a oportunidade de ilustrar poesias e eu achei que cairia bem. Os editores gostaram. E os amigos ficaram sem os cartes. Sempre gostei de usar o espao vazio; agora estou abusando do branco. Busco a simplicidade cada vez mais, desde a composio at o material. Faz tempo que rompi com a ideia de estilo que me preocupava quando estava comeando. Se acho que a ilustrao sintonizou-se perfeitamente com o texto ou o roteiro, a sigo por esse caminho.

P O R T F O L I O :

L C I A

O TEMA DOS LIVROS


Sempre que me sinto perdida, recorro minha infncia. Se desanimar com a profisso, s lembrar o quanto eu gostava de rabiscar no cho do quintal, sonhando um dia trabalhar com isso. E eu reencontro o caminho. Reconto as lendas japonesas porque ainda me encantam e me intrigam. E, quando preciso de mais ideias, vou buscar na memria e recorro tambm memria da minha famlia. Agora chegou a vez de uma srie de livros que trazem como pano de fundo a roa e o quintal. o meu lado caipira, mas traz um leve toque oriental. So histrias simples - a aposta feita com o av, o tio que assustava crianas, o cachorro que sumiu, algum que chega de longe trazendo um mundo diferente, brincadeira com os caracis... levei bastante tempo para encontrar a forma para cont-las. So fices, no utilizo o tom de memria, nem o espao rural idealizado; as recordaes do apenas um impulso inicial. A essncia est no sentimento das personagens, que tento expressar com cores, pinceladas, vazio, palavras; enfim, todas as ferramentas que possuo. Contando, parece que tudo foi planejado. Mas no, me perdi vrias vezes, tentei at public-los em outros momentos, outros formatos; no foram adiante porque no era a hora. Espero que as histrias tenham adquirido vida prpria.

6a

6b

H I R A T S U K A

Massao Okinaka teve uma vida de intensa dedicao s artes. Nas vezes em que saamos em grupo para desenhar, enquanto os outros relaxavam admirando uma paisagem, ele buscava um motivo, um enquadramento para a sua pintura. Okinaka sensei no era de filosofar muito durante as aulas, mas ensinou que, depois do aprendizado com o mestre, o aluno teria que romper e buscar o prprio caminho. * Para saber mais sobre Massao Okinaka, veja a edio da Revista Ilustrar n 9.

L C I A

P O R T F O L I O :

7a

7b

P O R T F O L I O :

L C I A

H I R A T S U K A

MASSAO

OKINAKA

P O R T F O L I O :

L C I A

H I R A T S U K A

8a 8b
P O R T F O L I O : L C I A H I R A T S U K A

P O R T F O L I O :

L C I A

H I R A T S U K A

9a 9b
P O R T F O L I O : L C I A H I R A T S U K A

A Noite de Q
por Brad Holland
A seguir, uma entrevista feita pela editora Fausta Orecchio, em Turim, Itlia, com Brad Holland, depois de ter ilustrado o livro A Noite de Q, publicado por Fausta.

Fausta Orecchio: Brad, voc acabou de fazer lgumas pinturas para o nosso novo livro, La Notte di Q (A Noite de Q). As imagens so um pouco sombrias para um livro infantil. Voc gostou de trazer este tipo de profundidade a um conto de fadas? Brad Holland: Bem, ele chamado de A Noite de Q. Se tivesse sido chamado de A tarde ensolarada de Q, as imagens teriam sido mais otimistas. FO: Sim, mas de alguma forma acho que ainda teria alguns toques escuros. BH: Bem, a luz intensa cria sombras intensas. FO: A histria tanto um conto de fadas quanto uma fbula poltica, no acha? BH: Um conto de fadas no sentido clssico. O mal vem a uma cidade. Algumas pessoas se entregam, outras resistem.

FO: A arte feita para as crianas deveria ser diferente de outros tipos de arte? BH: Eu no sei se voc conseguiria adivinhar com sucesso o que se passa na cabea de uma criana. At uma certa idade, as crianas so muito influenciveis. Elas respondem a expresses exageradas e gestos amplos, ento suponho que elas respondam a estmulos semelhantes na arte. Coelhos com grandes olhos, caras de palhao... As crianas so muito rpidas para pegar dicas de comportamento, muito mesmo; ento voc pode manipular o estado de esprito delas at certo ponto, embora no necessariamente em qualquer direo previsvel. Voc pode sorrir como um gamb para um garoto e ele vai sorrir de volta e dar risadinhas. A prxima criana que voc tentar o mesmo vai chorar loucamente.

Voc nunca vai saber se o assustou ou se ele est apenas irritado porque voc est tentando faz-lo de idiota. FO: A que tipo de livros voc reagia quando era criana? BH: Minha me sempre insistia em ler para mim histrias que nunca acrescentavam nada - o trenzinho trabalhador que estava sempre tentando subir a colina era um de seus favoritos. Coisas como essa. Eu nunca gostei deles. Mas a me de minha me costumava ler para mim estes grandes e antigos contos de fadas alemes, onde as crianas se perdem na floresta e as bruxas tentam coloc-las no forno. Esse era o tipo de histria que me mantinha acordado por noites pensando se no havia um monstro debaixo da cama.

Brad Holland

FO: Voc se lembra de alguma histria em particular? BH: Com certeza. Um crocodilo que falava a um macaco montado em suas costas, e depois comeu-o. Um coelho que criou uma armadilha para o sol, pegou-o, prendeu-o, e em seguida tirou fora sua longa cauda ardente. Meu favorito era o Prncipe Feliz, um conto de fadas de Oscar Wilde. FO: O que havia de especial nessa histria? BH: Sempre que a vov me perguntava qual a histria que queria ouvir, eu sempre dizia: Vamos ler Andorinha, Andorinha, Pequena Andorinha!. Esse era um refro que aparecia recorrentemente na histria. Ele brotava tantas vezes que era como um trecho da Pedra de Roseta para mim. Eu no conseguia ler quando

Brad holland
estados unidos brad-holland@rcn.com www.bradholland.net

10a

10b

C O L U N A

I N T E R N A C I O N A L :

Foto: arquivo Brad Holland

FO: Na Feira do Livro de Turim, algum na plateia sugeriu que o soldado com a vassoura era um smbolo de limpeza tnica. BH: Bem, na verdade eu desenhei o soldado com uma vassoura porque me recordei que, quando a Primeira Guerra Mundial comeou, os EUA no tinham um exrcito permanente e os soldados treinaram com vassouras em vez de rifles.

B R A D

H O L L A N D

H O L L A N D

B R A D

I N T E R N A C I O N A L :

FO: Ento voc no se incomodaria se suas imagens deixassem as crianas intrigadas? BH: No. Se uma imagem convincente ela ser transmitida adiante s crianas. A compreenso seguir por dias, semanas, anos. bom fazer com que as crianas se perguntem sobre o significado das coisas. O mundo est cheio de coisas que elas nunca vo entender, ento elas devem se acostumar a isso. FO: Eu gostei do que voc disse na abertura de sua exposio, quando contou a histria sobre seu pai lendo para voc. BH: Sim, meu pai no era do tipo que tratava uma criana como um beb. Ele teria lido a voc qualquer coisa que estivesse lendo para ele prprio. Minha me sempre dizia, Walt, ele no pode compreender essas coisas. E o meu pai diria apenas: Ele no precisa entender. FO: Ele sabia que voc estava conseguindo retirar algo... BH: Bem, de qualquer maneira ele sabia que eu estava prestando ateno. Lembro que uma vez ele tinha um livrinho barato de 25 centavos sobre Genghis Khan que ele pegou na farmcia. Ele comeou a ler aquilo para mim no meio de um captulo. Foi tudo um borro para mim. Quem foi Gengis Khan? O que era um Khan? O que era uma horda? Depois de um tempo, meu pai me disse para parar de fazer perguntas ou ele daria um n no meu rabo.

C O L U N A

Brad Holland

Brad Holland

11a

11b

C O L U N A

FO: O Prncipe Feliz uma histria bastante triste. BH: Sim, , mas sobre o amor, e o amor muitas vezes uma histria triste.

I N T E R N A C I O N A L :

FO: Ento essa foi a maneira que voc conseguiu ler? BH: Sim. Na poca em que andava no jardim de infncia, eu era mais ou menos um decifrador de livros. Claro, me deparava constantemente com diversas palavras enormes que simplesmente tinha de contornar, mas eu assumia esse esforo. por isso que nunca tive muita pacincia para as histrias que estavam nos ensinando na escola. See Spot Run, See Dick Hit Jane (http://www.tagnwag.com). Isso eram coisas muito minguadas depois que voc l O Prncipe Feliz.

B R A D

tinha quatro anos, mas eu podia seguir os smbolos na pgina e reconhecia aquela particular configurao das palavras. Ento eu aprendi a identificar andorinha, andorinha, pequena andorinha como uma frase inteira o que significava que eu sabia duas palavras. Ento, porque eu tinha virtualmente memorizado a histria, eu poderia escolher outras palavras que estavam perto delas e outras palavras perto dessas, e assim por diante.

FO: Muita gente pensa que histrias como essa so para assustar crianas e torn-las inseguras. BH: Voc no deveria falar baixo com as crianas. Voc tem que fazer concesses pela experincia delas, mas - depois de uma certa idade - no pela compreenso delas. Se elas no entendem alguma coisa, iro armazenar isso l atrs em suas mentes at que algo nas suas experincias destrave isso. Pode demorar anos, mas acaba por no se perder muito.

H O L L A N D

H O L L A N D

B R A D

I N T E R N A C I O N A L :

C O L U N A

Brad Holland

Brad Holland

FO: Sim, eu tambm acho. Outra pessoa com quem voc parece ter uma atitude semelhante o Steven Heller (diretor de arte americano, jornalista, crtico, autor e editor especializado em temas relacionados ao design grfico e ilustrao). Ele tem escrito vrios artigos sobre o seu trabalho. E por alguns deles, percebi que vocs so tambm amigos pessoais. BH: Sim, velhos amigos. Steve e eu trabalhamos em um monte de jornais hippies juntos. Dividimos o aluguel de um escritrio perto da Union Square, em Manhattan.

Chamvamos o escritrio de Editora Asilo. FO: Isso foi uma editora verdadeira? BH: No. Mais como um asilo real. Nunca tivemos dinheiro suficiente para comprar uma impressora. Comeamos com o p direito, mas hippies sendo hippies, o escritrio virou uma espcie de clube para as pessoas que no tinham ar-condicionado em casa. Steve fazia a direo de arte de um jornal poltico, um jornal de Rock & Roll, um jornal para drogados, um jornal de sexo, uma entrevista de Andy Warhol e um jornal feminista chamado Bitch.

12a

12b

C O L U N A

I N T E R N A C I O N A L :

FO: Para criar um Gestalt. BH: Bem, sim, mas tambm porque bom para fazer as crianas se perguntarem o que as coisas significam. Tantas coisas na vida so como a raiz quadrada de dois. Voc nunca pode

B R A D

FO: Um o qu? BH: Era sua maneira de dizer Abaixe a voz e oua. Sempre que ele me lia coisas desse tipo, a fora de seu prprio interesse me levava junto. Acho que aprender sobre as coisas dessa maneira como o bloqueio em frente a uma pintura - primeiro voc tem a sensao de algo; os detalhes podem vir mais tarde. Isso agua a sua intuio para absorver as coisas dessa maneira.

atribuir um valor a ela, ou dividi-la ou resolv-la, assim voc apenas lhe d um nome e a move ao longo da equao. um pedao indigesto, e o melhor que voc pode fazer. FO: Eu tive uma experincia semelhante com meu pai. Quando eu tinha cinco anos eu adorava o circo, ento meu pai me deu um livro sobre o circo. Eram 700 pginas. Claro, eu no poderia l-lo - mas eu ainda tenho o livro. BH: Sim, dando s crianas muito mais para que elas compreendam cria curiosidade. Talvez seja por isso que temos uma atitude similar ao fazer livros para crianas.

H O L L A N D

H O L L A N D

FO: Tudo ao mesmo tempo? BH: Sim, era tipo uma loja-faz-tudo. Steve apenas alinhava todas estas pginas e fazia o layout delas, uma aps a outra. Ele era muito prolfico. FO: E voc fez desenhos para esses jornais? BH: Na maioria deles, sim. No posso dizer que fiz vrias coisas durante esse perodo que eu colocaria na minha lista de Grandes xitos, mas tenho um monte de coisas fora do meu sistema que eu precisava publicar. FO: O que voc quer dizer? BH: s vezes voc tem um monte de personalidades extras acumuladas dentro de voc - como sobras de todas as identidades que voc absorve medida que desenvolve meios de expressar sua prpria identidade. Voc precisa expelir todas as coisas que no se ajustam. A forma como uma febre faz as toxinas sarem pelo suor. Steve e eu estvamos fazendo isso. Separar todas as coisas que ns estvamos nos tornando de todas as coisas que poderamos ter sido, se tivssemos nos tornado outra coisa. FO: Sua meno de muitas personalidades levanta uma questo interessante. Eu fao uma distino entre os ilustradores que expressam a si prprios, e aqueles que modificam seu estilo para atender diferentes livros. Qual deles voc? BH: Eu expresso a mim prprio modificando o meu estilo para combinar com a minha inteno. FO: E qual a sua relao com design grfico? O design nunca arruinaria o efeito de sua arte? BH: O design grfico uma questo de fazer as decises corretas. s vezes a deciso certa deixar uma imagem

sozinha. Eu costumo fazer o design de imagens ao invs de comp-las, ento adicionar muito design nelas pode s vezes ser a deciso errada. FO: Existe uma caracterstica sobre o design grfico que amigvel ao seu trabalho? BH: Meu estilo bastante direto. Funciona melhor quando voc no tenta enfeit-lo. FO: Uma ltima pergunta: Por que voc escolheu trabalhar com uma pequena editora na Itlia? BH: Porque voc me pediu para fazer o tipo de livro que nenhum editor americano jamais me pediu para fazer. Como eu disse, um conto de fadas, no sentido da raiz da palavra. No uma histria que foi encolhida para caber em um mundo encolhido. Mostra um garoto em eventos que so maiores do que ele - que o que todos precisamos se ns no estivermos sendo anes morais. Mas um livro que vai do sombrio para a luz. A histria comea com um apago e termina quando as luzes se acendem. Ainda assim, ele no te engana em pensar que as luzes podem nunca ir embora outra vez. um conto de fadas de advertncia, como os melhores contos de fadas so. o tipo da histria que a minha av teria lido para mim, e estou feliz por voc ter me dado a chance de faz-lo. Eu trabalharia com voc a qualquer momento.
Brad Holland

B R A D

I N T E R N A C I O N A L :

C O L U N A

Copyright 2006 Brad Holland e Orecchio Fausta, Publicado por Orecchio Acerbo, em Roma

13a

13b

C O L U N A

I N T E R N A C I O N A L :

B R A D

H O L L A N D

C O L U N A

I N T E R N A C I O N A L :

B R A D

H O L L A N D

Brad Holland

14a 14b
C O L U N A I N T E R N A C I O N A L : B R A D H O L L A N D

Apresenta sempre um universo muito particular e mundos de fantasia que usa como metfora para mostrar sua viso do mundo e da vida, como nos livros The Red Tree, The Lost Things ou o celebrado The Arrival, que ganhou vrios prmios. A seguir tivemos uma entrevista exclusiva onde Shaun conta sobre seus mundos, sobre a realidade e sobre articular ideias.

Shaun Tan

INTRODUO Shaun Tan tem dado inmeras entrevistas pelo mundo, a grande maioria delas quase sempre com as mesmas perguntas (Como comeou, Quais as suas influncias, Como o seu processo de criao, etc). Por isso, para evitar repetidas respostas, Shaun tem disponvel em seu site uma seo de perguntas frequentes, onde podero encontrar diversas respostas para todas essas questes mais usuais. Portanto a nossa entrevista tenta se aprofundar mais no universo de Shaun Tan a partir dessas questes. O acesso ao FAQ em: www.shauntan.net/faq1.html

Shaun tan
australia info@shauntan.net www.shauntan.net

15a

15b

I N T E R N A C I O N A L :

Foto: arquivo Shaun Tan

ascido em 1974 na cidade de Freemantle, na Austrlia, o renomado ilustrador e escritor Shaun Tan j ilustrou para diversos autores, mas so os livros que ele mesmo escreveu (e que tambm ilustrou) que tm tido xito mundial.

S H A U N

SHAUN TAN

T A N

Em seus livros, voc cria quase sempre mundos prprios. O mundo real mais chato que o imaginrio?

Essa uma pergunta interessante. Para comear, no vejo meu trabalho como escapista, de buscar um mundo alternativo. Ao contrrio, eu estou tentando chegar mais perto do real, apenas por olhar a vida real de um outro ngulo. Por exemplo, na minha histria The Lost Thing, o mundo de fantasia uma cidade ps-industrial, onde todo mundo s est interessado nas coisas que eles j conhecem. Na verdade um mundo de fantasia chato. Mas igualmente fascinante para ns, olhando de fora. Do mesmo modo, a nossa prpria realidade

T A N

S H A U N

Vejo a arte como um tipo semelhante de viagem internacional. A maioria das minhas histrias circundam em torno deste tema, a questo do que familiar e o que estranho, o que chato e o que interessante. Minha teoria que elas so muitas vezes as mesmas coisas.

I N T E R N A C I O N A L :

Muitos ilustradores e escritores costumam usar o realismo como forma de linguagem. No seu caso o oposto; no geral voc usa a fantasia como forma de expresso. Acha que as metforas so melhores para a comunicao?

E de que forma as metforas e simbolismos facilitam na comunicao com crianas e adultos?

Sim, porque elas so abertas e flexveis. Tenho percebido ao longo dos anos que a tarefa de um ilustrador provocar ideias, e no revel-las, e que cada imagem como um estranho espelho como exemplo da realidade, e cabe ao leitor encontrar seu prprio significado. Tambm acho que no importa o quanto do realismo voc usa, uma obra de arte sempre um pouco abstrata de alguma forma, sempre uma metfora, apenas uma representao imaginria. Eu no vejo uma grande diferena entre uma imagem muito realista e uma muito surrealista. Ambas so estranhas, sua prpria maneira.

Acho que voc tem que aceitar que todos vivem em um universo privado diferente, e isto especialmente verdade quando se comparam adultos e crianas. Acho que para as crianas, o mundo ainda um lugar muito estranho, aberto a mltiplas interpretaes - e eu acho que na verdade a viso correta. Como adultos, tendemos a esquecer isso um pouco, porque aprendemos significados fixos que so teis e parecem funcionar repetidas vezes. O risco que nos esquecemos que o mundo ainda estranho. Acho que a arte e as histrias muitas vezes ajudam a nos lembrar dessa estranheza fundamental, e ao faz-lo, podem fazer uma conexo entre adultos e crianas.

16a

16b

I N T E R N A C I O N A L :

S H A U N

sempre interessante quando um visitante de outro pas encontra os detalhes da nossa vida cotidiana e a v como sendo muito rara e extica.

T A N

certamente pode parecer chata e aborrecida a maior parte do tempo, mas isso apenas porque paramos de question-la ou olh-la de maneira diferente; ns acreditamos que as coisas esto normais.

T A N

S H A U N

Eu ainda estou mudando e abstraindo o que eu vejo, mas ainda est intensamente ligado a uma experincia visual direta. Quando escrevo e ilustro histrias, eu acho que estou olhando para as coisas com a minha mente. Eu s me refiro s minhas memrias, bem como s memrias de outras pessoas na minha ilustrao. Por exemplo, The Arrival baseado

I N T E R N A C I O N A L :

Os livros so mais ou menos sobre tudo e todos (incluindo coisas inexistentes), ento os seus temas so muito gerais.

Alm das adaptaes de seus livros para filmes e peas de teatro, voc tem estado envolvido em vrios outros projetos, alguns relacionados s crianas. Qual a impor tncia do estmulo da ar te, pintura e escrita desde criana?

Eu acho que essencial, e na minha prpria cultura - a Austrlia psindustrial - muitas vezes subestimado. Eu quase no me tornei um artista porque, como adolescente, o sistema educativo parecia ignorar as artes plsticas como sendo a extremidade inferior dentro do espectro dos acadmicos, ou de alguma forma no sria. No era associada com o desempenho acadmico. No entanto, muitos dos problemas que vejo na sociedade em geral me parece serem causados pela falta de imaginao criativa, ou questionamento artstico.

As artes tendem a ser vistas como um pouco de cobertura de acar sobre o bolo da sociedade, mas devem ser parte do bolo, como o Direito, a Medicina, a Cincia, a Agricultura e assim por diante. Acho que importante para as crianas que sejam incentivadas a prosseguir qualquer interesse artstico que tenham, e a maximizar o esprito inato que muitas vezes podem ser suprimidos na vida adulta, quando as presses de outras responsabilidades intervm. muito difcil ser artista e se manter inspirado, ento eu sinto alguma obrigao de encorajar os outros. Eu encontro muitos adultos que, mais tarde na vida, se arrependem de no terem buscado seus interesses artsticos quando eram crianas ou adolescentes.

17a

17b

I N T E R N A C I O N A L :

No sei bem o porqu disso... s como eu acabei fazendo coisas. Mais uma vez, eu no diria que minhas pinturas so mais realistas do que os meus livros, elas apenas parecem ser mais especficas sobre o assunto, por exemplo, elas so sobre uma rvore em particular, uma rua ou uma pessoa em particular.

S H A U N

Sim, penso que sim. Quando pinto, eu tendo a me concentrar em um assunto muito particular, que eu estou vendo com meus olhos.

Meus livros so mais uma espcie de conversa pblica, e as minhas pinturas se mantm razoavelmente pessoais e privadas.

T A N

No entanto, apesar de seus livros e suas ilustraes falarem do imaginrio, suas pinturas so mais realistas. uma busca por um outro ponto de vista?

em muitas histrias de imigrantes que eu estava pesquisando por muito tempo; The Rabbits um recontar surrealista da colonizao da Austrlia.

Vo c j d e c l a r o u q u e t e m p e n s a d o muito mais na narrativa visual, sem texto (como aconteceu em The Arrival). De que forma isso pode influenciar a imaginao do leitor?

T A N

S H A U N

I N T E R N A C I O N A L :

Acho que narrativas sem palavras comeam a ser lidas mais como uma exposio de pintura, em vez de uma histria escrita.

Vo c u m a u t o r q u e d e s e n v o l v e seus prprios textos e imagens. Para voc, especificamente, e para os seus trabalhos, como v a relao entre esses dois meios em termos de narrativa?

certa distncia das minhas imagens - e raramente dizer a mesma coisa. Talvez mais interessante do que palavras ou imagens seja a brecha entre eles: onde o leitor tem que entrar e fazer uma conexo interpretativa. Em termos de criao, estou constantemente mudando de texto para imagem. Eu costumo estar com imagens, ento comeo a escrever, como uma maneira de tentar descobrir o que essas imagens so, realmente. Isso pode afetar a imagem, que eu irei redesenhar muitas vezes, e assim afetar o texto - e assim por diante. como uma conversa constante entre dois elementos, que esto falando de uma ideia similar, usando vozes separadas.

Eles so muito interessantes, porque no se misturam simplesmente, eles so um pouco como leo e gua. O texto muito cintico - ele se move em uma determinada maneira, e as imagens parecem mais lentas ou atemporais. Isso pode ser complicado, porque voc realmente no l e v ao mesmo tempo, voc tende a faz-los um pouco separadamente. Estou constantemente tentando resolver esse problema, ou fazer a maior parte dele. Tento manter meus textos muito concisos e com uma

18a

18b

I N T E R N A C I O N A L :

E essa histria de repente se torna incrivelmente flexvel e h um sentimento tambm de que no h presso para entender ou no entender as coisas - no h nenhuma voz autoritria.

S H A U N

Percebo que voc se sente obrigado a contar uma histria para si mesmo, quando todas as palavras so removidas.

T A N

Cada um dos seus livros demorou pelo menos um ano para ser produzido, e The Arrival levou quase 5 anos. Muito desse tempo foi dedicado qual fase dos livros?

- mas eu tinha um monte de bemorganizadas ideias no refinadas. A segunda metade do projeto foi o aperfeioamento posterior, a maior parte do tempo a ser gasto fisicamente preparando cada imagem em lpis grafite. um longo e tedioso trabalho, mas eu aprecio a lentido dele. Estou constantemente editando ideias at o fim, e tenho tempo para reconsiderar tudo cuidadosamente.

T A N

S H A U N

Acho que depois de dois anos e meio, eu ainda no tinha um trabalho real acabado para apresentar - nada com que eu estivesse feliz, pelo menos

I N T E R N A C I O N A L :

Vo c j d e c l a r o u u m a v e z q u e pintura e desenho para mim no so sobre criao, mas sobre transformao. Poderia falar sobre isso?

Basicamente, eu sempre tenho que comear com alguma coisa. Ento eu mantenho um sketchbook e fao um monte de desenhos de observao, bem como consulto a minha biblioteca de livros ou imagens digitais coletadas. Independentemente do surrealismo nas minhas pinturas, eu quase sempre comeo com a observao cuidadosa de uma coisa real, quer seja uma torradeira, uma coruja ou uma nuvem.

A real inventividade vem de combinar, juntas, influncias aparentemente no relacionadas, e martelando-as em alguma forma significativa usando uma espcie de seleo natural. Estou constantemente desenhando e apagando (lpis na mo, borracha na outra), e a imagem se transforma em algo que - espero - transcende suas referncias originais. Ela se torna uma criao totalmente nova. Mas se eu tentar desenhar sem um ponto de referncia, sempre acabo com algo maante ou repetitivo - e muitas vezes no consigo sequer comear.

19a

19b

I N T E R N A C I O N A L :

S H A U N

Metade do tempo gasto fazendo pesquisas e vrios rascunhos - The Arrival passou por mais verses do que eu gostaria de pensar!

T A N

T A N

S H A U N

I N T E R N A C I O N A L :

No geral, em muitos comentrios que voc j fez, algo sempre presente o conceito de ar ticular ideias, mais impor tante do que desenhar bem ou escrever bem. Acha que o mundo hoje em dia tem pensado menos?

Sabe, eu no tenho certeza. Acho que as pessoas so to espertas quanto sempre tm sido, ou talvez at mais espertas. Estamos tambm muito alfabetizados visualmente, temos acesso a incrveis ideias e informaes, e somos muito mais educados do que os nossos antepassados. Ento eu no acho que h um problema a. No entanto, as coisas esto fluindo muito rpido, e possvel que a ateno tenha diminudo...

Eu sempre sinto que a minha est diminuindo o tempo todo! Uma coisa que eu gosto na pintura e escrita que elas so uma mdia bem lenta e contemplativa - por um momento elas calam um monte de rudo e nos fazem olhar para dentro. Eu acho que a interioridade a chave para poderosas, coerentes e duradouras ideias. Muito do que vemos todos os dias superficialmente impressionante, mas numa anlise mais aprofundada no resiste a um exame minucioso. Arte e livros para mim so todos sobre esse exame, separando as partes significativas das partes de distrao.

20a

20b

I N T E R N A C I O N A L :

S H A U N

T A N

I N T E R N A C I O N A L :

S H A U N

T A N

21a 21b
I N T E R N A C I O N A L : S H A U N T A N

I N T E R N A C I O N A L :

S H A U N

T A N

22a 22b
I N T E R N A C I O N A L : S H A U N T A N

I N T E R N A C I O N A L :

S H A U N

T A N

23a 23b
I N T E R N A C I O N A L : S H A U N T A N

Foto: arquivo Mariana Newlands

esigner grfica, ilustradora infantil e fotgrafa, a carioca Mariana Newlands trabalha para diversas editoras fazendo projetos grficos de capas e miolos de livro e ilustraes de livros infantis. Estudou desenho industrial na PUC-Rio e graphic design/computer graphics na Parsons School of Design (NYC); fez mestrado em Literatura, de novo na PUC-Rio, defendendo uma dissertao sobre Bibliomania, onde falou sobre o livro como objeto, o amor pelos livros e as relaes das pessoas com eles. Alm de ilustrar livros de diversos autores, os poucos Mariana tem publicado seus prprios livros.

O sketchbook aquele espao onde a gente desenha sem deixar o lado racional agir, sem pressa, sem presso. Para mim, o lugar de onde saem, em geral, os meus melhores desenhos, exatamente porque no tive tempo de pensar sobre eles, ento eles so completamente livres e naturais. Tambm o espao de descobrir o que a gente nem sabia que queria desenhar. E de aprender sem querer, com os acasos que vo acontecendo ao longo dos rabiscos, das manchas, do que parece errado mas no fim certo.

Mariana Newlands

mariana newlands
Rio de janeiro mariana@interludio.net www.interludio.net

Sou grande f dos acasos e dos erros, eles geram coisas interessantssimas.

24a

24b

S K E T C H B O O K :

M A R I A N A

MARIANA NEWLANDS

N E W L A N D S

N E W L A N D S

M A R I A N A

S K E T C H B O O K :

O sketchbook ajuda no aprimoramento do trabalho como ilustradora pela liberdade que ele d. A possibilidade de explorar, de inventar. E, claro, quanto mais a gente desenha, mais a gente aprende sobre o nosso prprio trao, sobre o caminho que ele vai tomando. O sketchbook essencial para todo ilustrador descobrir do que capaz. Acho inclusive que devia ser obrigatrio o estudante de ilustrao manter um sketchbook como acontece em muitas escolas de arte dos EUA, por exemplo.

25a

25b

S K E T C H B O O K :

M A R I A N A

N E W L A N D S

N E W L A N D S

Gosto de desenhar figuras humanas e animais. No sou de paisagens ou cenrios. Meu negcio personagem. Gosto deles porque, quando desenho, j imagino a personalidade: como a casa dele, que tipo de cortina ele tem na sala, se ele bebe leite ou caf de manh, qual jornal ele l, e todas essas bobagens que definem e que a gente vai imaginando s de fazer uma sobrancelha mais alta ou mais baixa.

M A R I A N A

S K E T C H B O O K :

26a

26b

S K E T C H B O O K :

M A R I A N A

N E W L A N D S

S K E T C H B O O K :

M A R I A N A

N E W L A N D S

27a 27b
S K E T C H B O O K : M A R I A N A N E W L A N D S

S K E T C H B O O K :

M A R I A N A

N E W L A N D S

28a 28b
S K E T C H B O O K : M A R I A N A N E W L A N D S

S K E T C H B O O K :

M A R I A N A

N E W L A N D S

29a 29b
S K E T C H B O O K : M A R I A N A N E W L A N D S

S K E T C H B O O K :

M A R I A N A

N E W L A N D S

30a 30b
S K E T C H B O O K : M A R I A N A N E W L A N D S

por Mauricio de Sousa


Foto: arquivo Mauricio de Sousa

Depois de passar pela corte portuguesa, pela guerra dos quadrinhos, por empinadores de pipas, pelos bruxos meninos e por vampiros bem apessoados, voltei ao velho e grande amor: os livros infantis de Monteiro Lobato. Depois de muitos e muitos anos, o texto ainda me encanta e surpreende. Como no tenho problema com a diferena de linguagem (vivi e falei o portugus do Stio do Picapau), estou fazendo uma gostosa releitura. Para tanto, em vez de sair catando os livros da minha infncia pelas estantes, aproveitei que j fizeram isso: em 1982, a Editora Brasiliense publicou a obra infantil completa de Lobato, por ocasio do centenrio do seu nascimento. E tem sido uma delcia reler e rever as traquinagens da turminha da Emlia. Iluminadas pela inteligncia, argcia, ousadia do polmico escritor. Mas o livro um tijolo no tem somente os contos. Tem muito da histria da vida de Lobato e, para minha satisfao pessoal, tudo sobre todos os ilustradores da sua obra. Da me lembro que depois dos gibis, quando estes no me satisfaziam mais a fome intelectual, foram os livros de Monteiro Lobato que aliceraram meu caminho rumo literatura global... que me transformaram em um leitor compulsivo.

Delcia reler e reencontrar a turma da Emlia. Lobato no morre.

Mauricio de Sousa

Mauricio de sousa
so paulo msp@turmadamonica.com.br www.turmadamonica.com.br

31a

31b

C O L U N A

Quer sentir o Brasil na linguagem pura e sem cerimnia de algum tempo atrs? Tire seu Lobato da estante e refastelese. Conhea ou reconhea o escritor destemido de uma poca turbulenta da nossa histria poltica. Admire-se com sua anteviso do futuro, brigando pelo ao e pelo petrleo antes de estes existirem no pas, e perceba que durante essa guerra que travava contra o atraso, semeava ideias e livros para as crianas. Os melhores de todos os tempos.

E S P E C I A L :

Depois dos bruxos e dos vampiros de outros autores l de longe, vou de assombraes bem caboclas, como as que j me assustavam mesmo antes de ler Lobato, trazidas pelas histrias contadas pela minha v Dita.

M A U R i C I O

O que estou lendo (ou relendo)...

Como considero Os Trabalhos de Hrcules o momento maior das obras infantis de Lobato (seu ltimo trabalho no gnero), recomecei a ler o autor a partir desse grand finale. E reaprendo Grcia clssica, seus escultores, seus filsofos, mitologia, com o tempero sem cerimnia da turminha da Emlia. Dela, principalmente. Em seguida voltarei para os outros livros, enfeixados na edio especial. At chegar na origem do stio: As Reinaes de Narizinho.

D E

S O U S A

Foto: arquivo Rogrio Coelho

Seus trabalhos j tiveram o reconhecimento e premiao em diversos sales e exposies. O passo a passo a seguir justamente de uma ilustrao produzida para a mais recente edio da Revista Recreio, onde Rogrio mostra em detalhes o seu processo.
Rogrio Coelho

Em cima dessa marcao bem solta vou definindo melhor os desenhos, essa ser a verso que apresentarei para a aprovao da editora. Nessa fase fao somente o desenho de base do passatempo, no incluo todos os objetos que vo ser procurados e nem aqueles que

faro a distrao visual do leitor, isso farei depois direto na finalizao. Com o desenho limpo uso alguns tons de cinza para deixar o trabalho com uma melhor visualizao de planos e tambm para dar uma valorizada na sua apresentao.

Rogrio coelho
CURITIBA coelhorogerio@yahoo.com.br www.rogeriocoelho.carbonmade.com

32a

32b

S T E P

Alm disso colaborador frequente da Revista Recreio e revista Cincia Hoje das Crianas, duas grandes referncias sobre publicaes infantis.

B Y

lustrador profissional desde 1997, Rogrio Coelho j ilustrou mais de 60 livros de literatura infanto-juvenil, ilustrou para diversas revistas e colaborou em mais de uma centena de livros didticos para as principais editoras brasileiras.

esboos usando uma tablet (uma Genius surradissima) e o Photoshop CS4. Durante muito tempo fiz os esboos a lpis, mas para ganhar tempo e deixar os processos mais dinmicos fiz essa opo, para mim o resultado parecido; a nica coisa que lamento no ter mais os originais a lpis, mas desenhar direto com a tablet agilizou muito meu trabalho.

S T E P :

O tempo de trabalho em cima de uma ilustrao nesse padro em mdia 25 horas, ou seja, dois dias e meio de trabalho. Nunca trabalhei para essa seo com um briefing definido; geralmente sugiro os temas converso com a editora para ver a viabilidade, e depois de fecharmos o tema comeo os estudos at chegar numa composio que julgue adequada. Primeiramente fao uma marcao geral da composio, definindo posicionamentos e pesos, ento fao meus

R O G R I O

ROGRIO COELHO

Colaboro com a revista Recreio desde 2003, j ilustrei quase todas as pautas da revista, e em 2009 me ofereceram a possibilidade de colaborar na seo Cad?, onde ela ocupa as pginas centrais da revista e uma grande ilustrao dupla entulhada de elementos onde os pequenos leitores desafiam sua sanidade (e conseqentemente dos seus pais) buscando pequenos objetos, bichinhos e outros elementos escondidos na baguna.

C O E L H O

Depois da ilustrao ser aprovada pela revista, comeo a finalizao marcando todas as cores de base da ilustrao. Sempre vou organizando por planos e nomeando todas as camadas, essa uma fase muito importante pois essa organizao do arquivo ir agilizar meu trabalho mais tarde. Sei que devem existir

C O E L H O

Em cima de cada grupo de camadas com a textura j aplicada abro uma nova camada em

R O G R I O

S T E P :

B Y

S T E P

Com toda a pintura de base pronta, comeo a aplicar as texturas. Essas texturas foram produzidas a mo depois digitalizadas, tenho um banco de imagens com muitas texturas que produzi a partir de pinturas com aquarela e acrlica. Geralmente ao finalizar uma ilustrao como essa uso duas texturas diferentes. Primeiro trabalho com uma camada no modo multiply em cima de cada camada de base,

nessa fase do trabalho procuro ser o mais intuitivo possvel e deixar a pintura fluir como se estivesse trabalhando em meio fsico; vou abrindo vrias camadas intermedirias, tanto no modo multiply quanto em modo normal, sombreando e iluminando cada camada de base. Essa a fase mais rpida da finalizao. Trabalho nessa etapa com um pincel seco configurado em modo multiply/normal com as configuraes de pincel wet edges e smoothing ligados.

Com a ilustrao praticamente pronta o momento de inserir os objetos que iro ser responsveis por toda a distrao visual, que o objetivo da atividade proposta na seo.

Geralmente fao tudo direto usando o mesmo

pincel que utilizei no passo 5, fazendo vrios desenhos pequenos espalhados. Normalmente fao 20 a 25 desenhos e depois vou duplicando alguns e outros no; no final das contas teremos uma grande massa de desenhos pequenos espalhados estrategicamente por toda a ilustrao.

33a

33b

S T E P

B Y

S T E P :

R O G R I O

C O E L H O

outras formas de trabalhar para chegar nesse mesmo resultado, mas essa a forma com que me sinto mais a vontade. Nessa fase uso todas as camadas em modo normal e um pincel seco configurado no modo dissolve com as configuraes de pincel shape dinamics, dual brush e smoothing ligados para conseguir ter um acabamento mais solto com granulados.

Chegamos nesse passo como o desenho todo pintado, costumo chamar essa etapa de arte-final, uma etapa onde vou definir a ilustrao com trao.

modo normal e com o pincel drop shadow com as configuraes shape dinamics e smoothing ligadas em modo dissolve vou aplicando o trao que geralmente colorido e finalizando cada grupo de camadas - a organizao de planos feita anteriormente muito til nessa etapa.

C O E L H O

Hora de definir os desenhos que o leitor ir procurar: normalmente fao 20 desenhos, tudo direto, utilizando o mesmo pincel do passo 5. Esses desenhos tm que ter uma boa clareza,

mas tambm no podem ser to destacados a ponto de facilitar o passatempo. Nesse tipo de ilustrao a idia no facilitar, nem para o leitor e nem para o ilustrador...

R O G R I O

S T E P :

B Y

S T E P

Com a ilustra finalizada, guardo a verso aberta em camadas, gero uma cpia em duas camadas, uma com a ilustrao inteira fechada e outra solta com os objetos que sero procurados.

desenhos que iro usar, tirar algum - se for o caso - ou reposicionar. Coloco no FTP da Recreio e fico esperando a revista ser publicada para ver se terei condies de encontrar os desenhos depois dessas quase 25 horas de trabalho convivendo com a ilustrao.

Assim o pessoal da revista pode escolher os

34a

34b

S T E P

B Y

S T E P :

R O G R I O

C O E L H O

S T E P

B Y

S T E P :

R O G R I O

C O E L H O

35a 35b
S T E P B Y S T E P : R O G R I O C O E L H O

Muitos Artistas Reunidos em Um S


por Renato Alarco
Foto: arquivo Renato Alarco

Ionit Zilberman

Talvez o desafio de ter que estudar 41 vezes mais do que em qualquer outra profisso tenha feito eu mudar de ideia quanto a ser veterinrio. Cresci e tornei-me ilustrador, uma profisso bastante diferente daquela dos meus planos originais. Curiosamente, encontrei no meu novo caminho algumas semelhanas com o que dizia aquele quadrinho que tantas vezes li na sala de espera com algum bicho dodi no colo.

Renato Alarco

Ao que me parece, a maior parte da literatura terica sobre a arte de ilustrar est escrita em ingls. No caso da literatura infantil, especificamente, a oferta de literatura especializada abordando objetivamente os princpios da criao de ilustraes para crianas ampla, mas ainda assim muito menor do que as coletneas de

artistas, catlogos de exposies etc. Tivemos recentemente no Brasil alguns lanamentos de livros tericos sobre o tema. Participei de um destes livros, O que Qualidade em Ilustrao infantilCom a palavra o ilustrador (editora DCL), organizado pela escritora Ieda Oliveira, que traz interessantes artigos e depoimentos de diversos artistas como ngela Lago, Nelson Cruz, Odilon Moraes, dentre outros. Ainda assim percebo que h que se ampliar ainda mais o nmero de publicaes que versem teoricamente e em profundidade sobre este tema. Os exemplos que me escapam podem

estar nas prateleiras de bibliotecas universitrias que guardam teses acadmicas. Chegaro um dia s livrarias? Duvido. Frequentemente, ao lidar com jovens artistas ainda em formao, seja em cursos ou em anlises de portfolio, vejo que muitos manifestam o sonho de trabalhar com ilustrao para literatura infantil. A eles costumo fazer sempre algumas recomendaes, sendo a primeira delas que vejam muitos livros infantis. A ilustradora brasileira Ionit Zilberman, por exemplo, lembra que foi exatamente assim o incio do seu caminho. Cursei artes plsticas

renato alarco
Rio de janeiro alarcao@alarcao.com.br www.renatoalarcao.com.br

36a

36b

C O L U N A

Lembro-me que, nas muitas idas ao veterinrio, um quadro na parede da sala de espera da clnica me chamava ateno. Nele estava escrito: O veterinrio rene 41 mdicos em 1: ele obstetra, infectologista, cirurgio, ortopedista, oncologista

N A C I O N A L :

Quando criana, antes de sequer pensar em tornar-me artista, imaginei que seria veterinrio. Minha casa era um zoolgico: ces, gatos, papagaios, pssaros e at um quati ns tnhamos. Vi muitos partos de bichos e, em duas ocasies, fiquei surpreso ao descobrir que a gata e a cachorrinha davam de mamar aos seus filhotes trocados, sem quaisquer dramas de conscincia. Ah, a infncia

Desde que tornei-me artista, meu grande interesse sempre foi ilustrar literatura. Na minha formao tive a sorte de conviver com mestres cujo trabalho tambm trazia esse foco narrativo. No entanto, por mais que o exemplo deles me servisse de norte, por mais aulas de desenho e pintura que frequentasse, sempre senti falta de uma orientao terica mais especfica e detalhada a respeito. Acabei encontrando em bons livros meus guias no processo de aprendizagem sobre a arte narrativa.

R E N A T O

Muito mais que um mero desenhista, o ilustrador tem por misso criar na pgina em branco mundos e gentes, personagens cativantes, indumentria, orquestrar coadjuvantes, compor cenrios, padronagens, texturas, iluminao, enquadramentos, expresses faciais, estabelecer paleta de cores, pensar no design Temos enfim que ser vrios artistas em um!

A L A R C O

A L A R C O

R E N A T O

N A C I O N A L :

Al Rampazo

paleta dos clichs como recurso para contar histrias para os pequenos. Foi com esta frase-provocao que conclamei alguns ilustradores a participar deste artigo com um depoimento. O ilustrador Rui de Oliveira, em seu livro Pelos Jardins Boboli (Editora Nova Fronteira), anteriormente, j chamava ateno - sua maneira bem peculiar - para este problema: Os bonequinhos que podemos classificar como doces de coco podem ser ilustraes apetitosas e aucaradas bastante aceitas como infantis, fato que no esconde sua outra face, nauseante e repetitiva. So ilustraes que parecem padres txteis para quartos e enxovais de crianas, ou mesmo papel de embrulho para presentes. Ricardo Azevedo, ilustrador e pesquisador de literatura e ilustrao infantil, aponta que muitos recursos costumam ser utilizados em desenhos destinados s crianas, destacando criticamente dois deles: a busca de imagens imitando movimentos, e a valorizao de olhos e olhares. Walt Disney era um especialista nesses recursos, lembra ele, para seduzir o leitor, usava e abusava de personagens em pretensos movimentos, quase sempre de olhos grandes,

procedimentos utilizados em ambos os casos para definir emoes: alegria, meiguice, espanto, cobia, raiva, ingenuidade, dvida, pressa, medo etc.. Azevedo recorda ainda que graas aos quadrinhos de Disney e outros, tais recursos se alastraram, influenciaram muita gente e passaram a ser associados quase tudo o que tem sido produzido para crianas. Movimentos e olhares, sem dvida, prendem bastante a ateno e costumam seduzir, alerta o ilustrador, o problema que, a meu ver, por serem explcitos demais, em geral no passam de esteretipos, ou seja, frmulas prontas que retiram do leitor o espao para que ele possa adensar sua leitura pessoal e criar sua interpretao. Mas afinal, o que deve ter a boa ilustrao para crianas ? Existem princpios que possam nortear sua excelncia? Boa parte das respostas que nos chegaram aponta para uma origem primordial que a relao dialtica da imagem com o texto. Cia Fittipaldi, por exemplo, sustenta que o trabalho do ilustrador para textos literrios direcionados ao leitor infantil prende-se primeiramente s questes de leitura, capazes de trazer tona as zonas mais profundas do

C O L U N A

37a

Ricardo Azevedo

37b

C O L U N A

N A C I O N A L :

R E N A T O

Ionit cita o fato de que a formao do ilustrador, no Brasil, se d basicamente de maneira autodidata (e com escassa literatura a respeito). Ela lembra ainda que as referncias do ilustrador de

Muitos artistas que desejam ilustrar literatura infantil subestimam a inteligncia das crianas ao crer que basta criar personagens fofinhos, compor cenas e situaes pueris e cuti-ffi; enfim, usar e abusar da

A L A R C O

na FAAP, e logo fui trabalhar numa livraria, conta, Fui imediatamente atrada pelos livros infantis e lembro que meu fascnio tinha a ver com a maneira como algumas histrias eram contadas.

livros infantis no devem partir apenas do universo da literatura infantil; preciso beber em todas as fontes possveis, conforme disse ter ouvido numa oficina com o artista Isidro Ferrer.

A L A R C O

A viso de Rampazo complementa aquela expresa por Rui de Oliveira, que diz que a ilustrao no se origina diretamente do texto, mas de sua aura. Com relao ao texto, ela sempre um prisma, jamais um espelho, bate o martelo, o mestre. J o artista Maurcio Veneza defende que a imagem pode ser fofinha, estar na moda ou ser feita com seriedade e profissionalismo, mas se no for adequada ao texto e ao leitor, no cumprir sua funo. Ele aponta ainda que, tanto ns, ilustradores, quanto escritores, professores, pais e crticos tendemos a nos servir de critrios de avaliao excessivamente adultos, deixando de lado ou em ltimo lugar a criana-leitora (at mesmo a que um dia fomos) e depois ficamos surpresos quando aquele livro maravilhoso e abarrotado de prmios no consegue despertar o interesse do leitor. J o ilustrador Luiz Catani, que trabalhou na Disney e hoje publica a srie infantil na Frana, Ralette et Ses Amis, nos lembra quo importante tambm levar em conta a faixa etria para quem se ilustra. Ele conta que na sua srie Ralette, sempre orientado a adequar as histrias e as ilustraes para faixas etrias de crianas de 6 a 8, 8 a 10 e 10 a 12 anos. Sobre este mesmo aspecto, Cia Fittipaldi defende que o ilustrador deve encontrar uma linguagem visual adequada aos leitores a quem enderea seu trabalho; entretanto, no deve se restringir a regras fixas ditadas por faixas etrias ou retiradas dos compndios de psicologia e pedagogia. H outras questes importantes
Maurcio Veneza

R E N A T O

N A C I O N A L :

J Luiz Catani vai numa direo oposta e diz gostar de sempre dar um toque de humor nas suas ilustraes e fazer personagens com os quais o pblico leitor se identifique. Personagens fortes ajudam muito!, defende ele.

C O L U N A

texto, suas sensaes, suas diferentes vozes, sua cultura visual especfica, sua multiculturalidade. Ela conta que volta ao texto muitas outras vezes para,com pacincia, retirar os elementos de fcil visualizao, fazer surgir as zonas mais obscuras onde vale a pena lanar luz ou onde resta um espao a ser criado. Assim, prossegue a artista, comeamos a ver o texto alm daquela imaginao suscitada pelo prazer da primeira leitura (ou desprazer, se for o caso). Nesta zona de percepo e atribuio de sentidos, comea o trabalho de parceria entre palavra e imagem, entre imagem

mental, verbal, potica e visual. O ilustrador Al Rampazo acredita que uma boa ilustrao de literatura infantil tem que oferecer mais do que simplesmente servir como mero tradutor; mais que simplesmente transpor o que diz um texto para as pginas. Para ele a ilustrao deve oferecer possibilidades inventivas para a criana, ir alm da histria contada textualmente. No precisa ser necessariamente um desenho surreal ou abstrato, ou ter elementos que desviem radicalmente dos rumos que o texto pretende tomar, mas, mesmo numa soluo mais figurativa, podem

38a

38b

Cia Fittipaldi

C O L U N A

N A C I O N A L :

R E N A T O

A L A R C O

ser inseridos detalhes da histria - ou na histria - que o prprio texto no contou.

abordadas pelos ilustradores com quem conversei. Uma delas fala sobre o estilo das ilustraes para criancas. Ricardo Azevedo, por exemplo, considera mais interessantes as imagens menos explcitas, menos literais e previsveis. Prefiro um certo distanciamento e ambiguidade diz ele, e que os desenhos no definam os sentimentos dos personagens. Ele sustenta que estas imagens com significado mais flexvel e impreciso dialogam com o texto, tm mais chances de aumentar as possibilidades de interpretao e o imaginrio do leitor e so as que costumam ser as mais ricas e desafiadoras para eles, independentemente da faixa de idade.

N A C I O N A L :

C O L U N A

Crianas gostam muito de coisas engraadas e tambm sabemos que a curiosidade e capacidade que elas possuem para criar e dar sentidos s

Recebi dos meus colegas ilustradores valiosas informaes que, na medida do possvel (do espao), busquei

39a

39b

Luiz Catani

Quando o assunto criar ilustraes para literatura infantil, a ilustradora Ionit declara que no existe O caminho, mas sim vrios caminhos possveis. Eu no fico pensando nas crianas quando fao meu trabalho, confessa, eu penso em que histria estou contando e como que as imagens se relacionam com o texto, pra criar um ambiente, pra levar o leitor pra passear, adulto ou criana. Ela complementa defendendo que as regras so necessrias, muitas vezes, para nos situar e organizar mas, em excesso, empobrecem a nossa criao.

No incio do artigo sugeri que o ilustrador um artista peculiar, do tipo que rene muitos artistas diferentes em um s (seriam 41, como o veterinrio?). Nossas diversas especialidades e aptides foram citadas e, intencionalmente, deixei para o final a lembrana de que muitos de ns so tambm escritores. Acredito que ser o autor do texto e das imagens a manifestao integral do talento do ilustrador como contador de histrias.

C O L U N A

Sobre este sentimento de atrao visual, Rui de Oliveira conta: Muitas imagens habitaram minha infncia, e algumas permaneceram hspedes eternamente. Por que certas imagens dos livros ilustrados que eu lia me encantavam mais do que outras? Esse primeiro elo que desperta nosso olhar e transfere a ilustrao para nossa memria um sentimento vago, impreciso, que podemos chamar de encantamento.

Rui de Oliveira, em seu livro terico Pelos Jardins Boboli, faz uma importante declarao: Seria mais conveniente se, nas escolas de ensino fundamental, a iniciao leitura das imagens precedesse a alfabetizao convencional. Certamente teramos no futuro melhores leitores e apreciadores das artes plsticas, do cinema e da TV, alm de cidados mais crticos e participativos diante de todo o universo icnico que nos cerca. impossvel no concordar com suas palavras, embora saibamos da distncia que separa a teoria da prtica, especialmente no quesito educao no Brasil.

Ricardo Azevedo: rjd.azevedo@uol.com.br www.ricardoazevedo.com.br

N A C I O N A L :

Al Rampazo nos lembra que a ao de uma criana ao retirar um livro da prateleira de uma livraria muitas vezes gerada pelas cores, volumes, texturas ou at mesmo o tal bonequinho fofinho sobre o qual falamos jocosamente antes. Ele acredita tambm que um princpio bsico para a ilustrao infantil a fora de atrao que ela pode gerar na criana, sem ater-se a rtulos como bonita ou feia, mas simplesmente como atrativa. Ele advoga que a descoberta do texto em si um segundo estgio e no menos importante, e lembra que este processo normalmente motivado por um adulto leitor fluente.

palavras e imagens ultrapassam nossas (nem sempre vs) expectativas, lembra Cia Fittipaldi. Vejamos o exemplo do Pequeno Prncipe, que quase todos ns lemos na escola. H uma cena em que o menino pede ao piloto que desenhe um carneiro. Todas as tentativas so reprovadas pelo prncipe, at que o piloto resolve assim: desenha uma caixa com trs buraquinhos e diz aqui dentro est seu carneiro. O menino fica super contente, e o que me parece causar essa felicidade o fato de o piloto ter lhe oferecido, ao invs do carneiro pronto, a possibilidade de imagin-lo como ele mesmo quisesse. (Este breve causo de Saint-Exupry nos foi contado por Ionit).

A L A R C O

Al Rampazo: alerampazo@gmail.com www.alexandrerampazo.com.br Luiz Catani: lcatani@uol.com.br http://luizcatani.blogspot.com Cia Fittipaldi: cicafittipaldi@gmail.com Ionit Zilberman: ionit@uol.com.br www.flickr.com/photos/ionit Maurcio Veneza: mauricioveneza@ig.com.br

R E N A T O

Afinal, quem disse que o monstro monstruoso dragozssimo bufoso menos belo que o castelo no cabelo de ouro negro da princesa das sete estrelas? Todo maldoso tem sua beleza, at pra criar mais convico, no mesmo?, conclui Cia Fittipaldi.

R E N A T O

Devemos contribuir com ilustraes que faam imaginar, pensar, rir, sentir, emocionar. E com coisas bonitas, sim. Porque fazem falta no mundo atual.

A L A R C O

compartilhar aqui com vocs, leitores da Ilustrar. Agradeo a todos pela generosidade das suas contribuies: Rui de Oliveira, Cia Fittipaldi, Ionit Zilberman, Luiz Catani, Maurcio Veneza, Ricardo Azevedo e Al Rampazo.

* A Revista Ilustrar agradece a especial participao dos seguintes ilustradores:

Ps-graduada em Histria da Arte pela FAAP, a primeira fase como ilustradora foi trabalhando para agncias de publicidade, para depois se especializar em ilustrao infantil, sempre com a tcnica da aquarela, onde seus trabalhos cheios de cor e brilho so caractersticos. E o resultado impressiona, j que ilustrou mais de 60 livros de diversos autores, e vrios clssicos da literatura.

Cris Eich

cris eich
guararema - SP eich-cris@uol.com.br www.gotadaguanopapel.blogspot.com

1
40a

COMO UMA PS-GRADUADA EM HISTRIA DA ARTE ACABOU SE TORNANDO ILUSTRADORA DE LIVROS INFANTIS?

Inverta os sujeitos e voc ter a resposta: foi a literatura infantil que me trouxe para o universo do desenho (e da arte de museus e gente grande propriamente dita).

Foi a partir dos livros ilustrados que havia em minha casa quando eu era garota que nasceu o encanto e a certeza de querer trabalhar com isso.

40b

1 5

P E R G U N T A S

carreira da ilustradora Cris Eich comeou em 1983, no poro de uma grfica na cidade de Mogi, interior de So Paulo. Depois se mudou para So Paulo no ano seguinte, onde iniciou seus estudos de desenho, pintura e gravura no Museu Lasar Segal, desenho de modelo vivo na Pinacoteca do Estado e cursos de iniciao e histria da aquarela no SENAC, e mais recentemente estudando tambm cermica.

Foto: arquivo Cris Eich

P A R A :

C R I S

CRIS EICH

E I C H

E I C H

C R I S

P A R A :

P E R G U N T A S

Sujeito de sorte o Mr. Holland; eu mesma s fui ler Oscar Wilde depois dos 30... rsrsrs... Trs colees me puxaram para o mundo da imagem antes mesmo da ateno ao texto despontar: - Mundo da Criana, The Childs Treasury, com ilustraes antigas e convecionais (da dcada de 1940) mas graciosssimas e que habitam meus sonhos at hoje; - Stio do Picapau Amarelo, edio da Brasiliense de 73, ilustrado pelo Manuel Victor e que foi meu primeiro norte do que poderia fazer na vida; - uma edio francesa de Descobrir e Conhecer, com textos curtos e informativos mas que eram ilustrados deliciosamente por Pierre Probst e a partir dele descobri a beleza da aquarela.

1 5

3
41a

DEPOIS DE 60 LIVROS ILUSTRADOS DE DIVERSOS ESCRITORES, AINDA NO DEU VONTADE DE ESCREVER O SEU PRPRIO LIVRO? OU VOC FUNDAMENTALMENTE UMA ARTISTA VISUAL?

de valorizao autoral no mercado editorial. Na verdade no sou boa contadora de causos nem inventora de histrias, prefiro deixar minhas aquarelas a servio dos bons textos. Meu ideal seria ter liberdade para ilustrar bons textos e estender a literatura ilustrada tambm ao pblico jovem e adulto. Meu sonho.

Decidir sozinha que imagens iro dialogar com o texto , sim, uma tentaco... ai, ai... mas comeo a pensar no assunto mais por questes

41b

1 5

P E R G U N T A S

E QUAIS ERAM ESSES LIVROS, QUE FIZERAM VOC QUERER SER ARTISTA? NA COLUNA DE BRAD HOLLAND ELE CONTA QUE O LIVRO QUE MAIS O MARCOU QUANDO CRIANA FOI O CONTO DE FADAS O PRNCIPE FELIZ, DE OSCAR WILDE, E QUE DEPOIS DESSE LIVRO OS CONTOS COM URSINHOS FICARAM CHATOS.

P A R A :

C R I S

E I C H

4
E I C H C R I S

A adequao do meu trao se encaixa nesse perfil. Na verdade quando foquei a ilustrao de livros, naturalmente segui para o infanto-juvenil por ser a realidade do mercado brasileiro nesses ltimos anos. Ser que mudanas so possveis? Ah sim, certamente. Tomemos o caso das HQs que conseguiram com sucesso migrar da crianada para os leitores de todas as idades.

P A R A :

Quando d certo me sinto no melhor dos mundos.

P E R G U N T A S

1 5

MAS AS CRIANAS COSTUMAM SER MAIS EXIGENTES NO SENTIDO DE SEREM MAIS SINCERAS. A CRTICA, INFANTIL OU ADULTA, AFETA O SEU TRABALHO DE ALGUMA MANEIRA?

chamar a ateno da crtica, apenas alguns amigos gents, mas esses no posso contabilizar como crtica...

Tive at agora pouco contato direto com a crianada, gostaria de mudar isso, participar mais de encontros com os leitores, tomar umas saias-justas em reunies com crianas, como as que acontecem em escolas e sales de livros. Chacoalhar minha vida tranquila dentro do estdio, enfim. Meu trabalho no teve repercusso suficiente para

PARA VOC, ESPECIFICAMENTE, O QUE MAIS A ATRAI NA NARRATIVA VISUAL DIRECIONADA A CRIANAS?

Esta a deixa para que eu dissesse liberdade (rsrs...) mas ainda estou descobrindo todas as possibilidades que a fantasia infatil permite. Por exemplo, ultimamente estou investindo em aspectos psicgicos das imagens, que nem eu entendo direito.

42a

42b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

Claro que tento criar uma ilustrao que atenta aos dois lados, eu tento...

C R I S

Vejo como percepes diferentes: o adulto sofisticado, exigente quanto esttica ou plasticidade da imagem enquanto as crianas pedem sinceridade, graa, espontaneidade.

E I C H

TODOS OS LIVROS QUE VOC ILUSTROU SO LIVROS INFANTIS OU JUVENIS. ESSE PBLICO UMA ESCOLHA INTENCIONAL OU ALGO QUE NATURALMENTE SE DIRECIONOU PELO SEU TIPO DE TRABALHO?

DE UMA CERTA FORMA, ACHA O PBLICO INFANTIL MAIS EXIGENTE QUE O ADULTO?

Voc, quando criana, era mais exigente do que atualmente?

E I C H

C R I S

P A R A :

P E R G U N T A S

Esse o campo da semitica, acho eu. Criei uma ilustrao de uma criana defronte a uma floresta fechada, escura; essa imagem me causa um certo desassossego, ela representa para mim, e espero que aos leitores tambm, algo alm: representa o desconhecido, a incerteza, talvez o medo. O texto no falava disso, mas a imagem apareceu assim, tento ento respeitar a mensagem que veio espontaneamente de algum lugar.

A TCNICA DA AQUARELA AJUDA NESSA NARRATIVA OU APENAS UMA OPO PESSOAL SUA?

Comecei utilizando a aguada ainda quando trabalhava como ilustradora em agncia de publicidade. Usava o guache como se fosse aquarela, com muita transparncia, e o resultado me agradava bastante (no sei se os diretores de arte e clientes compartilhavam de meu entusiasmo).

Considerei esse perodo como laboratrio, foi necessrio para que a tcnica amadurecesse o suficiente para que eu pudesse chegar ao meu objetivo de ilustrar histrias. E os livros infantis so ilustrados com aquarelas h mais de cem anos... quero dizer, foram ilustrados, porque estamos agora trocando pastilhas de aquarelas por tablets com excelentes resultados.

1 5

43a

43b

1 5

P E R G U N T A S

QUAIS ASPECTOS?

P A R A :

C R I S

E I C H

E I C H

C R I S

P A R A :

Mas tinha muita briga, um queria assim, o outro assado, j pensou? Pelo bem da famlia, cada um foi desenvolver seu prprio trabalho e atualmente a parceria acontece full time mas compartilhando as negociaes com clientes (somos concorrentes no editorial), mostrando as artes prontas e falando e falando sobre livros infantis (as meninas, Cai e Juju, j no aguentam mais... rsrsrs).

P E R G U N T A S

1 5

10

E SOBRE O SEU PROCESSO DE CRIAO, VOC MAIS INTUITIVA OU TEM UM MTODO DE TRABALHO?

aparecem na minha mente: o trao e elementos da composio, cores ambientes e tons de luzes. Pode parecer um pouco malassombrado mas tem sido assim. Essas imagens que surgem prontas costumam ter melhor resultado do que as outras em que quebro a cabea para fazer.

Trabalho como ilustradora h mais de vinte anos; nesse tempo todo houve um natural amadurecimento da tcnica e enriquecimento do repertrio cultural de forma que atualmente, quando recebo um texto, j na primeira leitura algumas imagens

44a

44b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

Isso faz tempo... livros a quatro mos; hoje no arriscaria te dizer se o resultado era sempre bom ou no.

C R I S

E I C H

11

O SEU MARIDO, JEAN CLAUDE ALPHEN, TAMBM UM GRANDE ILUSTRADOR, S VEZES FAZENDO PARCERIA COM VOC. UMA VEZ QUE A PROFISSO DE ILUSTRADOR UMA FUNO SOLITRIA, A PARCERIA ENTRE ILUSTRADORES FUNCIONA SEMPRE?

E I C H

C R I S

P A R A :

P E R G U N T A S

13

JUSTAMENTE EM UM DELES, ALICE NO PAS DAS MARAVILHAS, A SUA ALICE MORENA. AT QUE PONTO A INTERPRETAO PESSOAL DO ARTISTA PODE IR ALM DO PREVISTO NO TEXTO, ENRIQUECENDO O CONTEXTO FINAL?

Suposices, s posso supor o porqu: talvez por no haver muitas obras publicadas mostrando que o caminho possvel ou por no confiar na capacidade de os leitores entenderem esse dilogo; investir no risco, sem dvida, uma delas. Temos que pensar tambm na dificuldade que essa parceria dar certo, requer sintonia entre o escritor e o ilustrador, deixando um pouco da vaidade de lado...

Uma das possibilidades do dilogo verbal-visual exatamente ampliar o que est sendo dito pelo texto, no ser apenas a representao dele e, sobretudo, fugir da redundncia.

1 5

45a

45b

1 5

P E R G U N T A S

Me senti assim com Alice e Emlia, pura adrenalina. =)

14

POR QUE ACHA QUE O MERCADO EDITORIAL SEJA ASSIM TO CONTIDO? SERIA UMA QUESTO CULTURAL OU APENAS JOGANDO PELO SEGURO?

P A R A :

Quando acontece o convite, d um frio na barriga pensar em mudar a cara de uma personagem consagrada por este ou aquele ilustrador mas, vencida a resistncia e a tietagem (porque sou apreciadora e f tambm, claro), respiro fundo e aproveito o privilgio de poder deixar meu trao em muito boa companhia.

Mil perdes, Arthur Rackham.

Quem era o ilustrador? Um tal de Manuel Victor, que s descobri quem era num dos primeiros nmeros da Ilustrar. Srio, no sabia nada sobre ele, se era brasileiro, se ainda era vivo, o que mais tinha feito na vida...

O que ainda pretendo ilustrar? Sou devoradora de livros e tenho necessidade em traduzir para imagens os textos que mais gosto; ento volto a minha inteno de ilustrar a boa literatura que ando lendo - e que no tem idade.

C R I S

Histria boa no tem poca nem tempo certo, no ? Esto sempre sendo revisitadas.

Na Alice me deixaram vontade, to vontade que resolvi deixar a menina com os cabelos azuis, ironizando a grande quantidade de diferentes interpretaes que acontecem atualmente com a personagem.

Entre os amores da minha infncia, a coleo do Stio do Picapau Amarelo publicada pela Brasiliense era a mais querida. Por qu? Pelas imagens.

Mas ento, quando chegou o convite pra ilustrar uma nova verso dos Doze Trabalhos de Hrcules, do Lobato, o corao foi a mil.

E I C H

12

ENTRE OS VRIOS LIVROS ILUSTRADOS POR VOC ESTO REEDIES DE VRIOS CONTOS CLSSICOS. CONSIDERA DIFCIL CRIAR UMA NOVA ABORDAGEM VISUAL DE CLSSICOS QUE J FORAM INMERAS VEZES ILUSTRADOS?

Nossos livros no Brasil ainda so muito contidos nesse sentido; editores e autores (e para falar a verdade, at ns, ilustradores) preferem deixar a ilustrao mais amarrada ao texto.

15

DE TODOS OS CLSSICOS QUE VOC J ILUSTROU, QUAL O SEU PREFERIDO? E QUAL LIVRO GOSTARIA DE ILUSTRAR UM DIA?

Monteiro Lobato que no me oua, mas acho que sem as ilustraes meu amor seria um pouquinho menor.

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

C R I S

E I C H

46a 46b
1 5 P E R G U N T A S P A R A : C R I S E I C H

ESQUEA O FILME, VEJA A ABERTURA


Quantas vezes no aconteceu de assistirmos uma introduo de filme ou trailer que acabam se mostrando melhores que o prprio filme? Ento no blog Watch the Titles d para assistir algumas das melhores aberturas do cinema. Prepare o saco de pipoca: www.watchthetitles.com

D E S I G N D E C A PA S D E L I V R O S

O timo blog Sobre Capas dedicado somente ao design de capas de livros e sempre com algumas observaes bacanas e farto material de primeira. Toda a pesquisa feita pelo escritor e editor Samir Machado, e para quem busca excelentes referncias esse o blog: http://sobrecapas.blogspot.com

T U D O S O B R E G R AV U R A
Esse site fundamental para quem gosta de gravura: no Graphics Atlas poder conhecer todos os processos existentes de gravura em uma longa lista de opes. Vai desde intaglio at digital, onde apresentam um histrico de cada tcnica, comparaes entre diferentes impresses, ampliaes e, para melhor visualizao, apresentam at diferentes fontes de luz para se ter uma melhor visualizao do efeito final. timo: www.graphicsatlas.org

TESOUROS DA ANIMAO
Outro excelente blog, o Animation Treasures se dedica aos cenrios, esboos, estudos, ilustraes, quase sempre relacionados a desenhos animados, mas muitas vezes apresentando artistas de primeiro time: http://one1more2time3.wordpress.com

47a

47b

C U R T A S

Dia 1 de Novembro tem mais... dia 1 dia de Ilustrar


GUIA DO ILUSTRADOR - Guia de Orientao Profissional
www.guiadoilustrador.com.br

ILUSTRAGRUPO - Frum de Ilustradores do Brasil


http://br.groups.yahoo.com/group/ilustragrupo

SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil


www.sib.org.br

ACB / HQMIX - Associao dos Cartunistas do Brasil / Trofu HQMIX


www.hqmix.com.br

UNIC - Unio Nacional dos Ilustradores Cientficos


http://ilustracaocientifica.multiply.com

ABIPRO - Associao Brasileira dos Ilustradores Profissionais


http://abipro.org

AEILIJ - Associao de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil


www.aeilij.org.br

ADG / Brasil - Associao dos Designers Grficos / Brasil


www.adg.org.br

ABRAWEB - Associao Brasileira de Web Designers


www.abraweb.com.br

CCSP - Clube de Criao de So Paulo

Aqui encontrar o contato da maior parte das agncias de publicidade de So Paulo, alm de muita notcia sobre publicidade: www.ccsp.com.br

48a

48b

Вам также может понравиться