Вы находитесь на странице: 1из 60

Quinho Ravelli Patrick Nagel Amilcar Pinna Will Murai Joao Ruas

e colunas de

Brad Holland e Renato Alarcao

www.revistailustrar.com

20 / 2011

Dia 1 dia de Ano Novo...


ais um ano se inicia, e para todos ns o ano que passou teve coisas boas e ruins, erros e acertos, sonhos concretizados e projetos deixados para o futuro. Entramos em 2011 com a vontade e a energia para que possamos acertar mais, concretizar mais e que as coisas boas sejam uma constante. E entre essas coisas boas, eu pessoalmente acredito que a ilustrao, como forma de arte de massa, pode levar a beleza e a inspirao a todos, fazendo desse mundo algo melhor e mais colorido. Este novo ano que comea tambm um ano de novos projetos, e entre os projetos da Ilustrar est a Reference Press, que j falamos na edio anterior, e, a partir dessa edio n 20, tambm temos uma nova seo na Ilustrar, a seo ESPAO ABERTO, onde amigos, leitores e fs da revista podero ter a oportunidade de divulgar seus trabalhos. Com a presena desses amigos a revista fica cada vez mais bonita, e alm deles temos tambm, nesta edio n 20, a participao na seo Portfolio do caricaturista mineiro Quinho Ravelli, seguido de Amilcar Pinna no Sketchbook. O passo a passo fica por conta de Will Murai, com uma pin-up de dar gua na boca, e a seo 15 Perguntas com o ilustrador das capas da Fables, Joo Ruas.
Foto: arquivo Ricardo Antunes

EDITORIAL: ............................................. 2 PORTFOLIO: Quinho Ravelli ............................ 4 COLUNA INTERNACIONAL: Brad Holland ........ 1 2 I N T E R N A C I O N A L : Patrick Nagel .................... 1 5 SKETCHBOOK: Amilcar Pinna ........................ 21 S TE P BY S TE P : Will Murai .............................. 2 7 C O L U N A N A C I O N A L : Renato Alarco .............. 3 3 15 PERGUNTAS PARA: Joo Ruas .................. 36 ESPAO ABERTO ...................................... 48 CURTAS.............................................................. 59 LINKS DE IMPORTNCIA ......... ............... 60

ENDEREO DO SITE: www.revistailustrar.com


DIREO, COORDENAO E ARTE-FINAL: Ricardo Antunes ricardoantunesdesign@gmail.com DIREO DE ARTE: Neno Dutra - nenodutra@netcabo.pt Ricardo Antunes - ricardoantunesdesign@gmail.com REDAO: Ricardo Antunes - ricardoantunesdesign@gmail.com REVISO: Helena Jansen - donaminucia1@gmail.com COLABORARAM NESTA EDIO: Angelo Shuman (Divulgao) - shuman@uol.com.br Jennifer Dumas (Patrick Nagel) - jtdumas@dock.net ILUSTRAO DE CAPA: Joo Ruas - joao@feral-kid.com PUBLICIDADE: revista@revistailustrar.com

A seo Internacional recorda o grande ilustrador falecido prematuramente, Patrick Nagel, que definiu toda uma poca com seu estilo inconfundvel. E como sempre temos tambm as colunas de Brad Holland, falando sobre suas recordaes familiares e as influncias delas em seu trabalho, e Renato Alarco, sobre dicas para quem quer fazer deste 2011 o Ano do seu portfolio - alm, claro, dos participantes da seo Espao Aberto. Espero que gostem, e dia 1 de maro tem mais.

ricardo antunes
so paulo / Lisboa ricardoantunesdesign@gmail.com www.ricardoantunes.com

DIREITOS DE REPRODUO: Esta revista pode ser copiada, impressa, publicada, postada, distribuda e divulgada livremente, desde que seja na ntegra, gratuitamente, sem qualquer alterao, edio, reviso ou cortes, juntamente com os crditos aos autores e co-autores, e indicando o site da Revista Ilustrar. Os direitos de todas as imagens pertencem aos respectivos ilustradores de cada seo.

2a

2b

A Revista Ilustrar tem o prazer de anunciar a criao da Reference Press, sua mais nova editora, destinada publicao de livros de grandes ilustradores e artistas, nacionais e internacionais, publicados em parceria com a editora americana Brandstudio Press. O primeiro lanamento o aguardado livro de ilustraes de Benicio, Sex & Crime - The Book Cover Art of Benicio, uma mostra de algumas de suas famosas pin ups que ilustraram diversas capas de pocket books ao longo de dcadas. Belas mulheres, sensualidade, crimes e espionagem em ilustraes com o genial talento de Benicio. Os lanamentos seguintes so: o livro com as incrveis heronas de Hiro Kawahara, o segundo volume de ilustraes de Benicio e uma coletnea indita com artistas. Houve uma mudana de datas, e o livro ser lanado em Reference Press: www.referencepress.com

MARO, no site da

Acompanhem pelo Twitter da Revista Ilustrar a data dos lanamentos: @revistailustrar Reference Press. A sua referncia em arte.

QUINHO
Foto: arquivo Quinho Ravelli

Seu comeo no podia ter sido melhor, com Ziraldo apadrinhando seu trabalho depois de ter participado do salo de Humor Henfil. Com seu trabalho de charge voltado principalmente para a crtica poltica, Quinho expressa no humor todo o contexto poltico atual.

COMEO
comrcio menor e outro, produzindo cartazes de eventos, reproduzindo a leo quadros clssicos e coisas do tipo, at participar do Salo Nacional de Humor Henfil em 95, ganhar o primeiro lugar em charge e ser apadrinhado pelo Ziraldo. Ele me convidou para uma exposio coletiva de cartunistas mineiros no Rio, no palcio do Catete e a partir da fui convidado a trabalhar nos Dirios Associados em Belo Horizonte, onde estou at hoje.

Quinho Ravelli

Eu era um menino muito tmido, introspectivo. Ento usava a minha desenvoltura no desenho pra me aproximar das pessoas. Na escola, j ilustrava acontecimentos marcantes da turma em forma de cartoons, charges ou histrias em quadrinhos. A partir da, vi que era o que eu gostaria de fazer na vida. No interior de Minas no havia muito espao para ilustrao, ento fiquei por um tempo perdido entre um

QUINHO Ravelli
Belo horizonte quinhoravelli@hotmail.com http://quinhoilustrador.blogspot.com

4a

4b

P O R T F O L I O :

ilustrador, jornalista, chargista e caricaturista mineiro, Quinho Ravelli, tem trabalhado em especial com jornais da regio de Minas, principalmente os jornais O Estado de Minas e jornal Aqui, alm de trabalhar com o grupo Dirios Associados h mais de 15 anos.

Q U I N H O

DIRIOS ASSOCIADOS
O trabalho na redao um desafio dirio. H pouco tempo e tudo deve ser resolvido com eficincia. Tenho conscincia que trabalho num grande jornal e que preciso responder altura com o meu trabalho. Muitas vezes difcil ficar concentrado no trabalho da prancheta, pois a minha editoria no muito isolada e as pessoas circulam por ela. Raramente leio um texto completo para ilustr-lo. No o ambiente mais adequado pra se fazer uma charge diria, mas fao o que posso em meio s ilustraes que chegam a todo momento. Muitas vezes um sufoco. Mas no fim das contas, quando saio, me sinto bem por ter sido capaz de cumprir o meu papel por mais um dia.

Q U I N H O

P O R T F O L I O :

INFLUNCIAS
So muitas as influncias. Aqui no Brasil, principalmente a turma do Pasquim. Muitas vezes, diante de um determinado desafio complicado, procuro me perguntar como ltimo recurso: Como tal artista resolveria isso? A partir da vou direcionando o trabalho como uma colcha de retalhos. Creio que quase nada h de mim nos trabalhos que fao, devo tudo aos outros.

5a

5b

P O R T F O L I O :

Q U I N H O

Q U I N H O

P O R T F O L I O :

O CARTUNISTA COMO CRTICO


O cartum uma linguagem direta. como uma frase de impacto que leva reflexo.

CARTOON

POLTICO
continua a ser o tema central, mas assuntos diversos so abordados com maior frequencia do que na poca da ditadura. E o que mudou foi apenas o cenrio poltico, no a qualidade dos chargistas. Basta constatar isso fazendo uma visita ao chargeonline. V-se claramente que h chargistas atuais que funcionariam de maneira magnfica no clebre Pasquim, se tivessem claro, vivido naquela poca.

Muitas pessoas procuram se inteirar sobre um assunto quando veem uma charge interessante sobre o mesmo. Da mesma forma que uma ilustrao pode despertar o interesse do leitor por um texto. O que vejo de melhor no papel do chargista essa capacidade de fazer com que as pessoas se interessem pela informao, pelo que lhes afeta diretamente.

Eu no vivi na fase da ditadura, mas obviamente que a charge poltica nessa poca transcendia o humor pelo humor, o que a tornava mais forte do ponto de vista contestador. Porm, com a abertura, o foco pde se ampliar tambm a outros temas, como esportes, costumes, msica, cincia, religio, etc. Hoje a poltica continua a ser abordada de maneira cida pelas charges e

6a

6b

P O R T F O L I O :

Q U I N H O

AS

CARICATURAS
a respeito de como ela . Muitas vezes, ao notarmos tamanha quantidade de mscaras e corpos diferentes, a conscincia esquecida de que somos criaturas convivendo num planeta rapidamente vem tona.

Nas caricaturas procuro captar, sobretudo, a personalidade. Quando andamos pelas ruas, principalmente as de grande diversidade humana, podemos notar que cada pessoa tem sua particularidade e que a sua imagem nos d dicas preciosas

Q U I N H O

P O R T F O L I O :

7a

7b

P O R T F O L I O :

Q U I N H O

P O R T F O L I O :

Q U I N H O

8a 8b
P O R T F O L I O : Q U I N H O

P O R T F O L I O :

Q U I N H O

9a 9b
P O R T F O L I O : Q U I N H O

P O R T F O L I O :

Q U I N H O

10a 10b
P O R T F O L I O : Q U I N H O

P O R T F O L I O :

Q U I N H O

11a 11b
P O R T F O L I O : Q U I N H O

Invernos em Ohio
por Brad Holland
Pode ser vero no Brasil, mas inverno em Ohio. O Natal sempre me faz pensar em minha infncia por l. No Ohio, a neve parecia sempre cair nos feriados e as nossas famlias distantes sempre vinham juntas, mesmo que em uma pequena cidade como Fremont, onde tnhamos parentesco com tantas pessoas que nem sequer conhecamos a maioria delas. Ohio um estado grande no CentroOeste da Amrica. Ele muitas vezes considerado a configurao tpica americana. Thomas Edison nasceu l. Tambm Ulysses Grant, que venceu a Guerra Civil Americana. Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua, veio de Ohio. Assim como Clark Gable e milhares de outras pessoas cujas aes voc deve conhecer, mas cujo local de nascimento talvez no. As pessoas no costumam pensar em Ohio como sendo na fronteira com o Canad, mas . A linha traada entre o meio do lago Erie, o quarto maior dos cinco Grandes Lagos da Amrica do Norte e o dcimo terceiro maior lago do mundo. Eu cresci a poucos quilmetros ao sul de l. Ns raramente podamos captar a cidade prxima de Cleveland em nosso velho rdio a vlvulas, mas as estaes de rdio de

Ontrio (no Canad) vinham claras atravs da gua. No inverno, os ventos canadenses aoitavam pela gua tambm. O riacho atrs de nosso celeiro congelava. Crianas da vizinhana saam para patinar. O crepsculo vinha mais cedo. E em noites limpas as luzes do norte acenavam como bandeiras iridescentes no cu do rtico. Ns crescemos na orla da cidade e beira de uma cultura que j tinha quase desaparecido do mainstream. Meus amigos na cidade cresceram com discos, carros e filmes. Meus irmos e eu vaguevamos pelos milharais no vero e caminhando e fazendo rudo em meio mata silenciosa no inverno. Eu nunca vi um filme de adolescentes nem tive um toca-discos, mas eu tenho lembranas claras de ratos-almiscarados escorregando pela margem do riacho lamacento ou uma doninha sentada com ar furtivo na neve. Fremont, como a maioria do Ohio, foi colonizada por alemes l pelos anos de 1700. Os parentes da minha av tinham vindo da Alscia. Os parentes do meu av vieram mais tarde. Nossa famlia prxima veio de Kaisers, Kisers, Overmyers e Wagners. Ns nunca tivemos certeza de como ns tnhamos parentesco com os Krause e Kessler (embora soubssemos que tnhamos)

- ou para os Titsworth e Fangboner, na verdade - e francamente - ns ficamos felizes de no saber o quo perto poderamos ter nos chamado Titsworth ou Fangboner. Desistimos de tentar fazer qualquer distino talmdica entre primos em terceiro grau de duas geraes diferentes e primos em segundo grau de trs geraes diferentes. Ns apenas assumimos que temos parentesco com todos na cidade, mas s podamos confirmar primos de primeiro grau como verdadeiros parentes - a menos que, naturalmente, algum parente de fraldas aparecia com duas cabeas e um rabo para provocar admirao. Todos os meus parentes eram queridos para mim, mas minha av e eu compartilhamos de um lao que transcende os laos familiares. Talvez eu tenha esquecido as coisas que me

aconteceram na semana passada ou h um ano, mas me lembro com clareza da viso das tardes que passei com ela, metade de um sculo atrs. Sempre que eu ia aparecer na sua porta, coberto de manchas de grama no vero, embrulhado como uma mmia no inverno, sujo de lama na primavera, ou com bolsos cheios de castanhas no outono, minha av sempre me cumprimentava como se eu fosse o anjo Gabriel anunciando a segunda vinda. Todo vero ela insistia para que eu a visitasse durante um ms. Em jantares de feriado, ela me fazia sentar ao lado dela, na cabeceira da mesa. No corao da nossa unio estavam as histrias que ela costumava ler para mim. Ela leu-me histrias at que eu pudesse l-las para ela, e depois, quando comecei a escrever as minhas

Brad Holland

Brad holland
estados unidos brad-holland@rcn.com www.bradholland.net

12a

12b

C O L U N A

I N T E R N A C I O N A L :

Foto: arquivo Brad Holland

Brad Holland

B R A D

H O L L A N D

H O L L A N D

I N T E R N A C I O N A L :

C O L U N A

Quando eu tinha 17 anos, peguei um nibus para Chicago e comecei a trabalhar l como artista. No ano seguinte, novamente em Ohio, a minha av morreu. Ela e outros tantos que eu amei j se foram, exceto nas memrias to claras para mim, que muitas vezes sinto como se eu s precisasse voltar para casa para encontrar todos eles ainda por l. Em algum sentido, eles esto l - esto vivos na memria mas eu nunca fui do tipo de se refugiar em sentimentalismo.

E, no entanto, essa no a ltima palavra. Nunca . Os protocolos de memria transcendem a vaidade de nossas vidas. As coisas que mais gostamos - um compromisso com a verdade e beleza, a coragem de agir sobre os nossos compromissos, a premissa da prpria civilizao essas coisas nunca so garantidas. Cada gerao tem que encontr-las e

Brad Holland

Ilustraes e fotos: Brad Holland 2010

13a

13b

Brad Holland

C O L U N A

Christian Kiser tinha se alistado na infantaria da Unio, aos 19 anos. Ele lutou durante quatro anos e quase foi capturado em Vicksburg, no rio Mississippi. Ele escapou e viveu para contar para sua neta sobre isso.

Brad Holland

Quando criana, minha av era a favorita de seu av. Ele tinha lido para ela, como ela agora lia para mim. Ele lhe contou histrias e, com o tempo, ela contou as histrias para mim. Entre elas estavam as histrias da atuao dele durante a Guerra Civil Americana.

Para muitas pessoas da minha idade, e certamente para os mais jovens, a Guerra Civil Americana um assunto livresco ou de uma srie que viram na televiso pblica. Mas para mim foi um conto contado duas vezes, passado diretamente - com apenas um salto - a partir de campos de batalha de Shiloh, Chattanooga e Lookout Mountain. A pequena porta baixa que a minha av abriu para o passado de sua famlia havia se tornado a minha entrada para o prprio passado. Desde ento, o tempo nunca tem corrido o mesmo para mim. Grande parte da arte que eu fiz em minha vida tem sido um esforo para nivelar o tempo e comprimir os diferentes estados de conscincia em um momento congelado. uma das formas em que a arte diferente de se contar histrias. No entanto, ela veio a mim das histrias que ouvi naquelas tardes calmas na casa da minha av em Ohio.

Aprendi isso h alguns anos, nas tardes na casa da minha av no Ohio. A cada ano que passa, as memria deles se tornam mais remotas e aumentar a obscuridade a cada gerao. Com o tempo, para os outros, eles podem ser pouco mais do que um nome aqui, uma histria ou duas ali, ou uma foto riscada que ningum consegue identificar. As pessoas que eram to familiares para mim se tornaro Titsworth e Fangboner para outra gerao incerta de como eles esto relacionados. E, com o tempo, at mesmo seus nomes, agora enterrados em livros empoeirados, desaparecero em bases de dados sem sentido.

I N T E R N A C I O N A L :

prprias, ela tambm as ouviu. As histrias que preferamos eram mitos do velho mundo e fbulas, e lendas folclricas to sombrias e slidas como a moblia de sua casa. Mas nem todas as histrias eram mitolgicas. No ritual de ler e ser lido, a minha av tinha aberto uma pequena e baixa porta para mim sobre o passado de sua famlia. L dentro, eu encontrei os espritos dos parentes que estavam mortos h muito tempo, mas que, vivos novamente nos contos de minha av, haviam se tornado to reais para mim como os personagens de fico.

E ela viveu para me contar. Durante a guerra, ele carregava uma pequena garrafa de cnfora azul. Ele a deu a ela. Ela a deu a mim. Mais tarde em sua vida, o jornal local fez um perfil sobre ele e publicou sua foto. Ele deu a ela o bloco de madeira que foi usado para a impresso. Ela o deu a mim. Eu ainda tenho isso, uma vaga, arranhada imagem vermelha e preta, gravada em ao e presa a um bloco pequeno de madeira. Eu valorizo isso mais do que qualquer coisa que eu j comprei.

B R A D

As coisas que criamos, estes momentos do passado - ou do presente, que logo ser passado - so os portadores de memria, o DNA de nossa cultura. Alguns fragmentos do que preservamos ou criamos continuar a existir, muitas vezes descados e esbatidos pela idade, muitas vezes um simples fantasma das nossas intenes, muitas vezes incompreendidos ou descaracterizados, ou mesmo no atribudos a ns, mas vitais para a persistncia de tudo o que esperamos para perpetuar o nosso curto perodo de tempo na Terra. Estas pequenas coisas so grandes coisas.

B R A D

preserv-las de abusos ou recuper-las a partir do ferro-velho. E isso nunca seria possvel sem as fotos riscadas e garrafas de cnfora azul, as imagens e histrias que herdamos e passamos adiante, ou aquelas que fazemos a ns mesmos e deixamos para trs.

H O L L A N D

C O L U N A

I N T E R N A C I O N A L :

B R A D

H O L L A N D

Brad Holland

14a 14b
C O L U N A I N T E R N A C I O N A L : B R A D H O L L A N D

PATRICK NAGEL
Foto: arquivo Patrick Nagel

pop art de Patrick Nagel precisa de uma pequena introduo. Seu estilo minimalista definiu uma era com mulheres sedutoras, que se tornou a mais emblemtica de qualquer gerao. Seu elegante trabalho grfico e sua forma de retratar a mulher contempornea fez a concepo figurativa antes de ele parecer imediatamente antigo. Hoje sua sensibilidade e estilo nicos continuam a ressoar em geraes de jovens designers, ilustradores e artistas que encontraram inspirao em seu estilo marcante.

O Incio
Nagel estava na vanguarda de uma nova onda de ilustrao em Los Angeles, no final dos anos 70 e incio
Patrick Nagel

dos anos 80, re-imaginando as artes grficas e o processo de definio de Los Angeles como o epicentro das artes visuais premiadas. Era uma relao de reciprocidade: Los Angeles influenciou seu estilo envolvente e em troca ele deixou sua marca indelvel na cidade e muito alm. Atravs da polinizao cultural cruzada, a sua obra absorveu o momento - da fotografia de moda de Guy Bourdin e de Helmut Newton, passando pela influncia no visual de vdeos de msica de David Bowie, Robert Palmer e George Michael, at criar a capa do lbum do Duran Duran. Patrick Nagel nasceu em Dayton, Ohio em 1945 e foi criado em Orange County, na Califrnia.

patrick nagel
Estados unidos contato no site www.patricknagel.com

15a

15b

I N T E R N A C I O N A L :

P A T R I C K

N A G E L

N A G E L

Nagel, em parceria com a Mirage Editions e a grfica especializada em arte de Jeff Wasserman, procurou recuperar a beleza e a fora que os cartazes tiveram na cultura popular, voltando a um modelo criado na virada do sculo, com artistas como Toulouse Lautrec e A. M. Cassandre. Eles tentaram produzir a mais alta qualidade em arte impressa com silk-screen manual, que tambm iria servir como arte publicitria colecionvel para

P A T R I C K

I N T E R N A C I O N A L :

Depois de voltar de sua excurso no Vietname, estudou Belas Artes na Chouinard Art Institute e California State University, Fullerton, onde recebeu seu BA em 1969, em pintura e design grfico. Em seguida, ele ensinou no Art Center College of Design, ao mesmo tempo estabelecendo-se como designer free-lancer e ilustrador, com anncios memorveis para Ballantine Scotch, IBM e capas para a revista Harpers. Em meados dos anos 70 ele comeou a ilustrar histrias para a revista Playboy, trazendo a exposio instantnea e

com um grande pblico apreciando a sua obra. Seus anos de trabalho com Playboy estabeleceram-no como o herdeiro aparente do artista de pin-ups dos anos 50, Alberto Vargas, e deu a Nagel o tema que iria continuar a utilizar para ilustrar a mulher recm-liberada.

A Arte do Cartaz
Ao longo dos ltimos cem anos, a arte do cartaz foi uma das mais humildes, influentes e difundidas de todas as artes. Mas nos EUA da dcada de 1970, onde

16a

16b

I N T E R N A C I O N A L :

P A T R I C K

N A G E L

a arte do cartaz no tinha sido utilizada na sua melhor forma, surgiu uma oportunidade para mudar o status quo.

N A G E L

P A T R I C K

Na poca de sua morte, mais de 80.000

I N T E R N A C I O N A L :

as empresas. Na carreira de Nagel, 60 edies limitadas em impresses silkscreen foram feitas e vendidas aps o lanamento, e as mulheres icnicas de Nagel encontraram seu caminho para o reconhecimento mundial.

Suas Mulheres
A mulher de Nagel complicada o que a chave para seu apelo subliminar. Ela quer ateno, s vezes exageradamente, mas permanece distante. Ela parece inteligente, senhora de si, mas afastada. Nagel disse muitas vezes que ele realmente no queria conhecer muito bem essas mulheres. Imaginou-as como criaturas da noite, que bebiam e fumavam muito. Talvez, mas elas permanecem sempre no controle. Na tradio pin-up da mulher como

objeto, o retrato que Nagel faz delas uma ruptura com o passado, refletindo o papel em rpida mutao das mulheres na Amrica. Seu estilo evoluiu sutilmente ao longo dos tempos. Sua mulheres dos anos setenta so mostradas como mais suaves, mais vulnerveis e inocentes do que as suas mais fortes, mais autoconfiantes mulheres dos anos oitenta.

Hoje
O mundo da moda e da msica fechou um crculo completo... De volta dcada de oitenta, a apreciao de uma dcada extravagante, repleta de colaboraes criativas e arte inovadora. Hoje, 25 anos aps a morte do artista, ele considerado um dos gigantes da ilustrao americana com trabalhos em grandes colees e museus ao redor do mundo.

17a

17b

I N T E R N A C I O N A L :

P A T R I C K

Patrick Nagel faleceu a 4 de fevereiro de 1984, aos 38 anos de idade. Nessa data, o artista participou durante 15 minutos no evento Aerobathon para angariar fundos para a Associao Americana do Corao. Mais tarde, ele foi encontrado morto em seu carro, e os mdicos determinaram que ele havia sofrido um ataque cardaco.

pessoas eram donas de uma edio limitada dos posters e litografias de Patrick Nagel.

A Revista Ilustrar agradece a Jennifer Dumas, viva de Patrick Nagel, por toda a ateno e carinho no contato que tivemos, ao disponiblizar as imagens e o texto para esta seo.

N A G E L

I N T E R N A C I O N A L :

P A T R I C K

N A G E L

18a 18b
I N T E R N A C I O N A L : P A T R I C K N A G E L

I N T E R N A C I O N A L :

P A T R I C K

N A G E L

19a 19b
I N T E R N A C I O N A L : P A T R I C K N A G E L

I N T E R N A C I O N A L :

P A T R I C K

N A G E L

20a 20b
I N T E R N A C I O N A L : P A T R I C K N A G E L

Foto: arquivo Amilcar Pinna

Tem desenvolvido alguns projetos autorais de quadrinhos, quando no est trabalhando para editoras americanas ou ilustrando livros para editoras nacionais. Para o exterior j desenhou personagens como X Men, Hulk, entre outros, e mais recentemente uma edio do Superman para a DC comics. Suas maiores influncias so os artistas da Capcom (Street Fighter) e Katsuhiro Otomo (Akira).
Amilcar Pinna

Acredito que a parte mais agradvel do processo de qualquer trabalho quando voc faz os sketches. Eu fao bastante sketches de aquecimento antes de comear um trabalho. O sketchbook superdivertido; eu o uso para descansar, da acabo achando novas solues para o meu desenho.

Amilcar Pinna
So Paulo amilcarpinna@gmail.com www.amilcarpinna.com

21a

21b

S K E T C H B O O K :

ascido em Ilhabela (litoral de SP) e morando em So Paulo, Amilcar Pinna ilustrador e quadrinista freelancer, e f de primeira de quadrinhos, mangs e videogame, que acabam por influenciar seu trabalho.

A M I L C A R

AMILCAR PINNA

P I N N A

P I N N A

A M I L C A R

S K E T C H B O O K :

Sketchbooks so muito divertidos e importantes na eterna busca do artista! Eles te ajudam a desencanar um pouco, desenhar sem tanta expectativa. Assim voc acaba resolvendo melhor o desenho. Adoro treinar composies com os meus sketches. O sketchbook um grande amigo do artista. O tema aquele que pintar na cabea na hora mesmo, mas adoro desenhar figuras femininas. Nonsense bem bacana tambm de se desenhar!

22a

22b

S K E T C H B O O K :

A M I L C A R

P I N N A

S K E T C H B O O K :

A M I L C A R

P I N N A

23a 23b
S K E T C H B O O K : A M I L C A R P I N N A

S K E T C H B O O K :

A M I L C A R

P I N N A

24a 24b
S K E T C H B O O K : A M I L C A R P I N N A

S K E T C H B O O K :

A M I L C A R

P I N N A

25a 25b
S K E T C H B O O K : A M I L C A R P I N N A

S K E T C H B O O K :

A M I L C A R

P I N N A

26a 26b
S K E T C H B O O K : A M I L C A R P I N N A

Introduo
Esse passo a passo que eu vou mostrar pra vocs , primeiramente, resultado da minha experincia profissional. Como todo artista, eu gosto muito de velejar em ideias que muitas vezes se perdem e evaporam antes de carem pro papel ou em um PSD. Para que eu pudesse de alguma maneira organizar o processo criativo para que ele fosse plausvel em um mundo de prazos e demandas, sem perder a espontaneidade, eu separei meu processo de criao em 4 partes: esboo, desenvolvimento, finalizao e ps-produo. Cada uma dessas etapas pode ser diferente, dependendo do trabalho, mas elas tm se mantido nessa mesma sequncia desde que comecei a trabalhar com ilustrao, e a maneira que eu me sinto confortvel quando desenvolvo minhas peas. Alguma das vantagens de dividir o processo em partes que voc pode organizar melhor os momentos em que pode ser livre, e quando ser mais focado, mantendo sempre a viso do todo. Ajuda tambm a ter uma ideia preliminar de como a pea vai parecer quando estiver pronta, que til para detectar necessidade de ajustes na composio, paleta, ambientao, etc. Esse processo tambm tem uma caracterstica voltada ao resultado. Sei que parecem palavras de um gerente engravatado chato e no de um artista, mas todos os trabalhos comissionados (ilustraes publicitrias, concept art, comics) envolvem dinheiro do contratante e prazos de entrega que muitas vezes no so amigveis. Ento importante que todos os envolvidos estejam cientes do que est sendo desenvolvido, e vejam a evoluo do trabalho em cada etapa, para que, no final do projeto, no acontea de o seu trabalho ser uma coisa diferente do que o contratante tinha na cabea. M U R A I S T E P B Y S T E P : W I L L

WILL MURAI
W
Foto: arquivo Will Murai

illian Hideki Murai, ou Will Murai como mais conhecido, nasceu em Mogi das Cruzes, cresceu em Aruj, e hoje trabalha em So Paulo. Descendente de japoneses, aos 25 anos j artista por vocao, designer grfico por formao, ilustrador por opo, skatista por paixo e concept artist de games por profisso. Trabalhando para clientes como W/Brasil, DC Comics, Marvel Comics, LewLara/ TBWA, AlmapBBDO, Editora Abril, e muitos outros, William mostra aqui toda a sua tcnica com um passo a passo de uma pin-up de dar gua na boca.

Esboo
a hora mais divertida, onde tudo possvel! Sendo um trabalho pessoal ou comissionado, o importante nessa etapa no perder nenhuma ideia. Desenhando de forma rpida e clara o que vier na cabea, por mais absurda que parea.

Will Murai

Will murai
so paulo contact@willmurai.com www.willmurai.com

Ideias absurdas tm a capacidade de gerar muitos ganchos que levam outras ideias, e isso que importante nessa etapa. Propostas, sugestes e conceitos.

27a

27b

1. Sketches
M U R A I Nesse caso estou fazendo uma pea pessoal, o que me d mais liberdade. A diferena para um trabalho comissionado que as propostas seriam mais direcionadas ao produto/ideia do contratante.

3. Sketch Colorido
Outra tarefa importante aqui a escolha de referncias visuais. Eu gosto de escolher fotos para me ajudar a acrescentar uma pitada de veracidade no meu trabalho quando se trata de luz e cor. Ajuda tambm como referncia para aqueles elementos que voc no domina, ou que tem dificuldade de pintar. Monte um set e imprima ou deixe aberto ao seu lado. Dica: Definir uma paleta limitada antes de comear a imagem importante. Pense em highlight light, mid tone e shadows. Podem variar durante o desenvolvimento, mas na hora da finalizao devem estar bem definidas. No tenha medo de acrescentar uma cor inusitada na sua paleta, para acabar com a monotonia! M U R A I S T E P B Y S T E P : W I L L

S T E P

B Y

S T E P :

W I L L

2. Sketch Escolhido
hora de pegar os esboos mais promissores e desenvolv-los, acrescentando informaes preliminares de cor, ambientao, volume e composio. No final dessa etapa j teremos uma viso bem prxima de como a pea vai ficar quando pronta, portanto no tenha medo de experimentar vrias verses da imagem.

4. Paleta
Brinque com o pincel grande nesse momento. No se preocupe com os limites dos elementos, pois essa mistura de cor vai ser bem til na hora de definir a ambientao. A inteno definir o mood da pea.

28a

28b

5. Pinceladas
M U R A I Inicialmente eu pensei na franja do lado esquerdo. Mas devido luz que eu escolhi, ser melhor fazla do lado direto, para que as sombras projetadas no atrapalhem o rosto. Tambm inclinei a cabea um pouco pra trs e mudei a posio do brao para melhorar a composio e o fluxo do trao.

7. Imagem para Finalizao


Depois que as melhores ideias nascidas no esboo foram desenvolvidas e ganharam forma, chegou a hora do polimento. Essa etapa no tem muito segredo, uma questo de detalhismo. V at onde voc julgar necessrio. M U R A I S T E P B Y S T E P : W I L L

S T E P

B Y

S T E P :

W I L L

6. Evoluo
No final desse estgio, voc ter algo parecido com isto. Manchas e pinceladas soltas, mas que j contm muita informao sobre como a pea ficar. Passe a finalizar assim que estiver satisfeito.

8. Detalhe
Se voc no tem certeza de como desenhar certa parte da imagem, procure uma foto. No invente, mas tambm no copie. Faa a sua interpretao da referncia.

29a

29b

9. Imagem e Referncia
M U R A I Se voc achar que deve acrescentar alguma melhoria ou modificao nesse estgio, tente fazer como na etapa anterior. Marque as formas e as manchas, e depois passe a finalizar. Nesse caso eu no estava feliz com a posio da perna esquerda. Fiz algumas opes at encontrar a que mais me agradava e passei a finalizar novamente. M U R A I

W I L L

S T E P :

B Y

S T E P

10. Opes de Pernas


No final dessa etapa a pea j est praticamente pronta, e j pode comear a receber os tratamentos de ps-produo.

11. Overview
Essa uma caracterstica do mundo digital. As ferramentas de edio de imagem oferecem uma gama enorme de opes, e seria um excesso de purismo da nossa parte, artistas visuais, no usufruir dessas que s tm a contribuir com a qualidade do produto final. Mas, como tudo que bom, bonito e barato, pode viciar. No deixe que essas ferramentas se sobreponham personalidade do seu trabalho, que se mostra nas etapas de sketch, desenvolvimento e finalizao. A ps-produo a cereja do bolo.

30a

30b

S T E P

B Y

S T E P :

W I L L

M U R A I

W I L L

S T E P :

B Y

S T E P

12. Screenshot de Layer Adjustment e Tools


Uso alguns layers adjustments para uniformizar as cores e tambm algumas texturas por cima. Pode ser papel scaneado ou feito pelos brushes.

13. Texturas
Depois aplicar as texturas e finalizar. E isso! Espero que esses pensamentos que eu adquiri sejam teis para todos que desejam seguir esse caminho!

31a

31b

S T E P

B Y

S T E P :

W I L L

M U R A I

S T E P

B Y

S T E P :

W I L L

M U R A I

32a 32b
S T E P B Y S T E P : W I L L M U R A I

Sobre como dar Banho em Deuses


por Renato Alarco
Foto: arquivo Renato Alarco

O que vocs querem, mortais? Se voc ainda um estudante, recm-formado ou simplesmente um profissional j bem gasto por aquele esmeril dirio de tarefas aqum do seu talento e criatividade, este incio de ano bastante propcio para refletir sobre uma possvel carreira como ilustrador. Voc tem ideia do tipo de ilustrador que quer ser? Como j se sabe bem, existem diferentes reas de atuao nesta profisso: livros, revistas, jornais, games, sites, embalagens, vdeos instrucionais, animao... Faz ideia por onde comear? diante de perguntas simples como esta, que muitos empacam (e logo correm para acender suas velas em chamado ao sobrenatural...). Mas ouo algum ali a dizer, quase envergonhado: Este ano eu quero me tornar ilustrador profissional e... no fao ideia por onde devo comear. timo. Este pelo menos teve a coragem

Em 2011 eu vou parar de vez com aqueles projetinhos que no tm nada a ver... Este ano eu no quero mais ter que lidar com aqueeele tipo de cliente... No ano novo eu vou deixar para trs o meu emprego...

Ao espocar dos fogos, tantas frases so ditas internamente... Quem tem alguma f trata tambm de pedir a Deus aquele empurrozinho bsico de sempre: uma vida boa, farta, com sade e feliz. Os desejos, sonhos e expectativas a cada incio de ano so muitos. Pedidos so lanados aos cus, e vm de toda parte. So tantos que o pesssoal que trabalha l em cima, na superintendncia dos milagres, tem precisado fazer hora extra para anotar tanta demanda neste incio de 2011. Mas os pedidos so confusos, dizem. Est difcil para o cu entender o que estas pessoas realmente querem. As frases que chegam l no alto se parecem mais com lamentos, ranger de

Renato Alarco

Neste incio de ano, recomendo que voc respire fundo algumas vezes e reserve alguns minutos de reflexo para imaginar como ou onde voc espera estar daqui a dois ou mesmo cinco anos nesta profisso. Criar esta projeo, presume-se, deve ser uma tarefa fcil para uma pessoa visual como voc. Est pronto? O seu portfolio est pronto? a primeira coisa de que voc vai precisar. Entenda-se por portfolio um grupo de pelo menos 12 imagens que, preferencialmente, sejam parentes entre si, ou que tenham o mesmo DNA grfico. Estas 12 imagens devem ser excelentes, como as 12 laranjas que voc espremeria para fazer uma deliciosa jarra de suco. Se uma das laranjas ali estiver podre, voc j sabe o sabor que o seu suco ter.

renato alarco
Rio de janeiro alarcao@alarcao.com.br www.renatoalarcao.com.br

Se o que voc quer ilustrar para jornais e revistas de poltica, economia e sociedade, pode j retirar da pasta os centauros, os drages e seus guerreiros, as caveiras furiosas com mil exploses de plasma ao redor e tambm as firulas espiraladas. Para estas imagens h as empresas que fazem games e filmes, e outras que lidam com surface design, enfim, existem os clientes que possuem demandas super especficas. Mas cuidado para no se tornar um ilustrador super especfico, pois voc poder ficar de molho, na gaveta dos projetos super especficos, que no so to frequentes.

33a

33b

C O L U N A

Pode-se aprender muito tambm conversando diretamente com os profissionais, buscando saber deles sobre as dores e delcias da vida de frila. Os artistas esto por a, plenamente acessveis para um papo franco nos muitos encontros por todo o Brasil: tem o Bisteco Ilustrado de So Paulo, o Baio Ilustrado de Fortaleza, o Rabisco de Braslia, o Empado Ilustrado de Goinia, O Guisado de Manioba ilustrado de... (estou at planejando aqui no Rio um Feijo Ilustrado em 2011...). Enfim, h diversos caminhos para algum se informar sobre como se tornar um ilustrador profissional.

Vamos para a prxima pergunta. Existe algum mercado de ilustrao, algum veculo ou mdia, para os quais deseja trabalhar? Isso tambm importante no comeo. Ajuda a dar foco na sua busca. Aqui vai uma dica simples: se o seu lance ilustrar livros infantis, pode retirar do seu portfolio aqueles montros portando armas, e tambm os zumbis e toda criatura assustadora e sem cabea. Os animais vestidos de terno e tambm os personagens japoneses podem por enquanto ficar reservados para as pginas do seu sketchbook.

N A C I O N A L :

R E N A T O

Neste momento h mais perguntas que respostas, e, justamente por isso, procura-se uma revista como a Ilustrar. Informar-se, conhecer artistas, estilos, e tambm receber orientao profissional um percurso dos mais simples, hoje, graas internet. Aproveite.

Seu portfolio no precisa necessariamente estar impresso ou publicado em um blog, basta apenas existir, por enquanto. Mas se for para colocar sua produo em um blog, por favor mantenha-a bem longe das fotos daquele voo duplo de asa delta, da Micareta em Dezembro e sobretudo daquela pessoa que conheceu na madrugada do dia 31 pulando 7 ondinhas na beira do mar.

Eldes

dentes, aporrinhao.

A L A R C O

de se apresentar. E formulou o seu desejo de maneira objetiva, dizendo apenas Eu quero.

A L A R C O

R E N A T O

N A C I O N A L :

C O L U N A

Um belo promo saber tambm esquivar-se do temeroso destino que o espera logo ali ao lado da mesa do seu cliente: a lixeira. Procure fazer com que o seu futuro contratante se sinta como se houvesse recebido um presente pelo correio: o seu material promocional! Dica: pessoalmente, no recomendo enviar promos na forma de CD, muito menos e-mails com anexos PDF de 8 mb (que vo estagnar terrivelmente a performance da caixa de e-mails do seu cliente). No deixe que seu trabalho

34a

Eldes

Outro ponto que precisa ficar bem claro que a ilustrao, alm de uma atividade artstica, cultural, autoral, opinativa, etc., tambm um negcio. Esta uma atividade que se faz em troca de dinheiro, e atravs da qual lida-se necessariamente com contratos, prazos e com clientes. Lembrar disso saber tambm que, ao se tornar ilustrador, voc ter optado por uma profisso que deve lhe permitir viver dignamente, pagar suas contas, ter o seu teto, comida na mesa, equipamentos, pagar a escola dos filhos, a capoeira, a natao, o lazer (no meu caso um restaurante japons bom de vez em quando), etc. Esta no uma profisso para se ficar de pires na mo

Este pode ser um timo nicho de trabalho para quem ama ilustrao, mas que, de uma forma ou de outra, no conseguiu deslanchar uma carreira 100% como ilustrador. E no h nada de menor nisso. H exemplos como o de Steve Heller, autor de mais de 80 livros sobre ilustrao, design e cultura visual, ex-diretor de arte do caderno literrio do New York Times, dentre outras aventuras. Na dcada de 1960, ele sonhava em seguir carreira como cartunista, mas foi dissuadido pelo conselho de seu melhor amigo, ningum menos que Brad Holland. Heller tornou-se ento uma das figuras-chave em diversos momentos cruciais da ilustrao contempornea (como no resgate da nossa atividade, moribunda ali pelos anos 2000), fosse escrevendo artigos para as principais revistas internacionais de design, fosse

34b

C O L U N A

Idealmente, o promo deve ser uma pea grfica interessante, numa embalagem bonita e funcional o suficiente para transmitir a reboque mensagens subliminares positivas como: ol, sou um ilustrador profissional, original, criativo, tenho autoestima e respeito por meu trabalho, me-liga-vai-ser-bomtrabalhar-comigo-voc-vai-ver!

Perguntas como estas que coloquei aqui so de grande valia na definio de estratgias profissionais. medida que voc mesmo elabora as respostas vai realizar o direcionamento do seu foco. Ao especificar claramente os seus objetivos, listando os seus recursos disponveis e tambm tudo aquilo que acredita que ainda falta para chegar l, voc j estar traando estratgias para atingir a sua meta de ser um ilustrador. Que outros recursos voc

Uma das inteligncias que nossa profisso demanda a interpessoal, a que est relacionada com a maneira como interagimos com as pessoas. Sendo a ilustrao uma atividade colaborativa (sim, pois h sempre um diretor de arte ou um editor do outro lado da linha a nos dar pitacos), esta forma de inteligncia - temperada pela divina pacincia - so, portanto, requisitos fundamentais.

Acreditem, h poucos profissionais com este perfil l fora.

N A C I O N A L :

O promo, que pode ter o formato e o design que voc desejar, deve, principalmente, conter o seguinte: suas 12 imagens impressas. Um postal ou carto contendo informaes como o seu site, e-mail, endereo e telefone. Uma breve carta na qual voc se apresenta e diz porque quer ilustrar para aquele cliente.

Lembre-se, sobretudo, que, se voc ainda no tem 12 imagens, esta deve ser a sua meta nmero um. Neste caso recomendo que voc faa deste 2011 o ano do seu portfolio. s ele que pode abrir as portas para a sua carreira como ilustrador.

H um tipo de profissional cujo passe valioso no nosso mercado: diretores de arte ou editores que entendam de fato de ilustrao, que conheam design e cultura visual, que sejam familiarizados com o processo de criao de imagens. Melhores ainda so aqueles que possuem um repertrio visual prprio, que tm profundidade cultural, densidade de ideias e, sobretudo, que saibam que sua funo ao trabalhar com o ilustrador tirar dele o melhor pela via do entusiasmo e no pela via da pentelhao.

R E N A T O

E ento, j anotou os endereos de correspondncia das empresas e profissionais para os quais deseja trabalhar? Essa informao est amarrada minha prxima pergunta: j projetou o seu material promocional? (ou... nem faz ideia do que seja o promo?)

Para comear voc vai precisar de uns 40 promos. Se 3 deles resultarem em contratos fechados voc corre o risco de se ocupar por at um semestre inteiro. Enviando seu material promocional em fevereiro, com sorte, voc j arruma trabalho para maro. Mas se esta meta for um tanto otimista demais, perceba que ela pode ser dividida em reas menores para serem trabalhadas por etapas, sempre tendo em vista o seu objetivo final.

Em turmas de doze alunos do meu curso de Ilustrao, calculo que at um tero deles efetivamente viver 100% de ilustrao (algum j ouviu isso de algum professor?). Quando digo isso aos grupos de trabalho em sala, procuro no fixar o olhar em ningum em especial, para que no se sintam avaliados para bem ou para mal. Digolhes sempre que o melhor desenhista ou o aluno mais talentoso do grupo no ser necessariamente o mais bemsucedido na profisso. um conjunto de inteligncias (e no simplesmente o estilo) o grande diferencial de um ilustrador bem-sucedido, acredito eu.

Sempre enfatizo que h diversas maneiras de se trabalhar com ilustrao, algumas delas no necessariamente como ilustrador. Paradoxal? Com certeza no.

A L A R C O

Compreenda, sobretudo, que voc tem que dar a isca conforme o gosto do peixe que quer fisgar. Seja portanto coerente nas escolhas do seu portfolio.

vire poeira digital ao simples apertar de um boto.

cr que precisa? Estudar tcnicas? Ser assistente de algum artista e ver como funciona? Por quanto tempo acha que deve se preparar at resolver se aventurar?

esperando que milagres caiam do cu. Nem tampouco uma profisso que se escolhe com sonhos em ser rico (isso s acontece com gente como o Ziraldo ou o Allan Sieber). Mas tudo possvel.

A L A R C O

R E N A T O

N A C I O N A L :

C O L U N A

O bom editor, aquele com olhar diligente e atento, bom comunicador, a pessoa que vai saber apontar em nossos esboos e estudos algo que pode conduzir o trabalho a uma direo bem-sucedida. Ele no pode se omitir. H momentos em que o ilustrador no se d conta que, embora tenha desenhado uma porta, ainda no a abriu suficientemente para explorar o que ela escondia. A matria bruta dos nossos esboos pode estar a esconder algo que, justamente o apontamento de um bom e raro editor, vai nos ajudar a desvendar (ou quem sabe fazer daquilo uma bela pea de portfolio). Uma excelente ilustrao muitas vezes surge como fruto desse ambiente de respeito e de boa comunicao entre ns e eles, os profissionais com quem

Ao despejar uma forte corrente de gua sobre o corpo da criatura, a menina se desequilibrou e caiu no lodaal da sala de banho. Sob fantstico jorro dgua, e prestes a se afogar, Chihiro tateou at agarrar-se a uma ponta proeminente no enorme corpo lamacento (algo como um enorme espinho preso). Com a ajuda de todos ao redor, a menina prendeu uma corda ali naquela ponta e, juntos, comearam a puxla para assim extrair o espinho.
A Revista Ilustrar agradece a participao especial de Eldes nas ilustraes desta seo: eldes@eldes.com www.eldes.com

35a

35b

C O L U N A

No pedir demais que nos dm liberdade para sugerir e que tambm nos ouam. E ainda, que sejam menos ansiosos com o resultado e mais envolvidos com o caminho a ser percorrido para se chegar at ele.

Na grande Casa de Banhos onde trabalha a pequena Chihiro, um estranho visitante acabara de chegar: um Deus. Ele era enorme, imundo e horrendo. Pessoas afastavam-se, enojadadas com seu fedor, at que Chihiro foi escolhida para atend-lo e conduzi-lo at uma enorme banheira. Adentrando a casa vagarosamente e deixando atrs de si um incrvel rastro de imundcie, o Deus sujo e de passo pesado parecia mesmo carregar no corpo todos os resduos emocionais do universo.

Eldes

No filme A Viagem de Chihiro, h uma passagem que me fez refletir bastante sobre estas e outras ideias descosturadas que ocuparam minhas reflexes ao final de 2010.

N A C I O N A L :

Os ilustradores profissionais querem trabalhar com parceiros que tenham talento para o dilogo e sagacidade de observao. desejvel que nossos partners saibam a importncia de manifestar sentimentos sinceros de empolgao medida que nossas ideias para seu projeto sigam evoluindo continuamente, do esboo arte final. Que eles sejam inteligentes nas questes da visualidade um must.

R E N A T O

H tambm os designers que, depois de dcadas resolvendo problemas projetuais e solucionando desafios na comunicao institucional de seus clientes, decidem parar tudo e partir para uma bemsucedida carreira como ilustrador (como foi o caso de Craig Frazier).

No se tornar um ilustrador pode ser a melhor coisa a acontecer com voc - lembre-se tambm que esta uma possibilidade. Pense que, ao tornar-se um grande editor, um timo designer, diretor de arte ou de criao, do tipo raro que sabe usar ilustraes em seus projetos e consegue criar o ambiente de empatia to necessrio para tirar o melhor dos seus parceiros ilustradores, voc ser um profissional com um grande diferencial no mercado. E assim, aps muita conversa, a ilustrao vai dando seus saltos evolutivos.

A L A R C O

colocando semanalmente, em destaque na capa do NY Times Book Review e nos seus artigos, belas ilustraes.

estamos lidando (editores, designers, diretores de criao).

medida que a pea ia se desgarrando, arrastava com ela toda a poluio que antes compunha a prpria substncia do Deus. A sequncia espetacular

e mostra a personagem da menina Chihiro conseguindo finalmente libertar um maravilhoso esprito luminoso que estava ali, oculto sob a sujeira.

Foto: arquivo Joo Ruas

So de sua responsabilidade, hoje, as capas da srie americana Fables, substituindo o renomado ilustrador e artista plstico James Jean, onde Joo conseguiu impor seu prprio estilo, conseguido grande sucesso. Com uma trajetria que passa por faculdade de design, vivncia em Londres e empregos em empresas de jogos e produtoras de cinema, Joo Ruas conta um pouco de suas experincias e da sua forma de ver o mundo.

Joo Ruas

foi muito 1 Voc declarou vrias vezes quequadrinhos, influenciado na infncia pelos em especial Peanuts, Turma da Mnica e Homem Aranha. Que influncias eles tiveram no seu trabalho atual?

Joo Ruas
so paulo joao@feral-kid.com http://feral-kid.com

muito difcil dizer... Acho que mais do que influncia no trabalho, a memria que fica que realmente conta, e isso ultrapassa o mbito da arte. So essas memrias que constroem a nossa personalidade.

36a

36b

1 5

P E R G U N T A S

e seu estdio no centro de So Paulo, Joo Ruas tem desenvolvido uma slida carreira artstica, que aos poucos vem conquistando espao no mundo da ilustrao, dos quadrinhos e das artes.

P A R A :

J O O

JOO RUAS

R U A S

R U A S

J O O

P A R A :

P E R G U N T A S

1 5

Voc formado na faculdade com bacharelado em Design. Essa formao no design tem ajudado de alguma forma na concepo das ilustraes?

Eu acho que sim, no no sentido de criar algo funcional, mas criar um ou diversos processos funcionais.

Em design h um certo exerccio de planejamento que muito til na hora de tentar projetar o nmero de horas que sero gastas em um projeto ou a sequncia de cada etapa e como elas reagiro uma com a outra... essa previso essencial.

37a

37b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

J O O

R U A S

R U A S

J O O

P A R A :

P E R G U N T A S

1 5

voc viveu 3 Depois da faculdade Londres durante 3 anos em

trabalhando com concept design de jogos. Como foi essa experincia?

Por qu? 4 O trabalho na rea de games

Acho que foi muito bom para crescer como pessoa, mas ainda tenho minhas dvidas se realmente me fez bem profissionalmente. s vezes penso que eu perdi tempo.

basicamente muito corporativo e isso ia contra o meu pensamento. Tenho muitos amigos trabalhando com games e os respeito muito, mas creio que preciso ter uma certa personalidade e at talento para suportar algumas presses que sufocam a sua verdadeira vontade ou estilo em prol de uma linha de produo ou para respeitar alguma hierarquia.

38a

38b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

J O O

R U A S

R U A S

as capas da Fables, substituindo James Jean, o seu maior receio era ser comparado a ele. Sofreu presso, de alguma forma, quando assumiu esse trabalho?

J O O

P A R A :

P E R G U N T A S

1 5

da influncia no seu trabalho 5 Partedos ilustradores da fase de ouro vem da ilustrao americana, nos anos 40/50. Como eles o afetaram?

O que me afetou e ainda afeta o poder que cenas banais e cotidianas tm e como eram exploradas, alm de um senso de design simples, mas extremamente efetivo, que combinavam pintura, design streamline e tipografia.

39a

39b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

A maior presso era a minha mesmo, porque eu sabia que existiriam tais

Eu penso que a comparao poderia me marcar de forma negativa, mas eu acho que agora esto comeando a perceber que h um certo distanciamento, principalmente no meu trabalho pessoal.

J O O

Ouvi e li muita coisa e de certa forma foi sim uma presso, mas eu tentei filtrar o que realmente importava.

7 Mas a comparao no era no bom sentido?

R U A S

j disse em vrias 6 Vocquando foi chamadoentrevistas que para fazer

comparaes desde o primeiro contato que tive com a DC, e se em algum momento eu pensei em declinar a proposta, seria devido a esse fato.

R U A S

um estilo bem mais pessoal. Qual a abordagem que voc procurou dar nas capas?

J O O

P A R A :

P E R G U N T A S

1 5

40a

40b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

J O O

A revista tem alguns pontos extremamente adultos, como muitos ttulos da DC, ento pensei

Tudo o que proponho no aprovado; afinal vrias pessoas esto envolvidas e cada uma com a sua (experiente) opinio, mas o processo bem aberto e de fcil dilogo.

R U A S

ano depois, 8 No entanto, mais de umcom sucesso voc acabou impondo

em buscar algo mais visualmente misterioso do que infantil.

R U A S

J O O

P A R A :

P E R G U N T A S

1 5

sensao geral que se tem em dia 9 A que, em plena era digital e hoje todos com os recursos tecnolgicos disponveis para se ilustrar, cada vez mais tem havido uma volta ao material tradicional na ilustrao, como se v em artistas como Kent Williams, James Jean ou Phill Hale, e tambm o seu caso. Acha que s uma moda ou tem havido um real interesse pelo tradicional?

Alm disso, o simples fato de ter algo sendo feito no mundo real, que pode ser tocado, em vez do binrio, muito gratificante, para mim pelo menos. Logicamente as ferramentas digitais so infinitamente mais acessveis e rpidas em certos casos.

Acho que sempre houve... Kent Williams e Phil Hale nem sequer tocaram no digital, pelo que sei. O que eu acho que depois de alguns anos comearam a tentar emular um ar tradicional ao digital, e na maioria das vezes muito mais fcil simplesmente fazer tradicionalmente para pular as dores de cabea.

41a

41b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

J O O

R U A S

R U A S

a delicadeza da tcnica refora a aura surreal das suas pinturas?

abordar seus prprios sonhos?

J O O

P A R A :

P E R G U N T A S

1 5

42a

42b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

J O O

Acho que pelo fato de ter aprendido aquarela cedo e sozinho, com tcnicas pouco ortodoxas, eu criei uma relao com esse meio que exige muito menos pensamento do que o leo,

Acho que muito do que fao j regrado a partir das limitaes da aquarela mesmo antes de comear a pintura, ento acho que sim, a tcnica no s refora como delimita essa aura.

Essa uma pergunta difcil... Muito pouco do meu trabalho vem de sonhos, acho que as cores podem transparecer essa ideia, mas na verdade a maioria das ideias tem uma relao com o cotidiano, a beleza dos momentos simples.

personagens desenvolvendo toda uma mitologia prpria, que voc aplicou na srie Inner Myth Pt. 1. Do que se tratava?

Na verdade foi uma abordagem da mitologia atravs do dia a dia, de como o grandioso e o nfimo so irmos.

R U A S

tcnica 10 Nesse sentido,aaaquarela.de sua que preferncia Acha

por exemplo, que comecei a aprender h pouco mais de um ano.

11 Seu trabalho tem, quase sempre, um lirismo surrealista. uma forma de

12 E dentro desse universo acabou utilizando smbolos, imagens e

R U A S

J O O

Acho que sim, acho isso bem democrtico e me atrai. O figurativismo dessas peas aguou tanto o olhar de um construtor quanto o de um conoisseur de arte, e talvez isso tenha sido o que irritou o mundo das belas artes por tanto tempo. Acho que estamos num momento de transio e de mais aceitao dessas narrativas visuais.

A ideia de uma coletnea com histrias de uma ou duas pginas me agrada.

P A R A :

P E R G U N T A S

Eu sa da Lobo/Vetor h 2 anos e desde ento eu quase no tenho tido tempo para trabalhos publicitrios. Acho que alguns so genuinamente interessantes, mas a relao de agncia / cliente / ilustrador, especialmente aqui no Brasil, ainda precisa de ajustes.

1 5

43a

43b

1 5

P E R G U N T A S

Zero e Lobo, fazendo storyboards e conceptboards, um trabalho muito mais comercial e bem longe do universo surreal de suas ilustraes. De alguma forma o trabalho nas produtoras ajudou como um contraponto nas ideias?

P A R A :

15 Paralelo ilustrao editorial, voc j trabalhou nas produtoras Vetor

J O O

tem toda uma histria para contar, como se fossem filmes em um nico quadro. Aparentemente acontece o mesmo em seus trabalhos, como se fossem histrias ou momentos em suspenso. Acha que essa maneira de contar histrias, em imagens nicas, permite uma maior interao trabalhando com a imaginao de quem v?

dedicado mais ilustrao. Pretende voltar a produzir histrias mais longas em quadrinhos?

Eu produzi muito pouco... Tenho algumas ideias guardadas na gaveta, quem sabe no futuro eu tenha algo.

R U A S

do de Norman 13 Um dos motivoscadasucessoisolada dele Rockwell que obra

histrias, voc j produziu 14 Falando sobremas atualmente tem se quadrinhos,

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

J O O

R U A S

44a 44b
1 5 P E R G U N T A S P A R A : J O O R U A S

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

J O O

R U A S

45a 45b
1 5 P E R G U N T A S P A R A : J O O R U A S

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

J O O

R U A S

46a 46b
1 5 P E R G U N T A S P A R A : J O O R U A S

Nova seo:
Agora a Revista Ilustrar tem uma nova seo chamada ESPAO ABERTO, abrindo espao para os leitores, fs e amigos que queiram ter seus trabalhos divulgado na mais importante revista de ilustrao do Brasil. Para participar simples: mande um e-mail com o ttulo ESPAO ABERTO para ricardoantunesdesign@gmail.com com o nome, e-mail e site que pretenda ver publicados, uma autorizao simples de publicao dos trabalhos na revista, e no mnimo 6 ilustraes a 200 dpi (nem todas podero ser usadas). A Ilustrar vai disponibilizar para cada artista selecionado 4 pginas inteiras. Por isso escolham seus melhores trabalhos; esta pode ser a oportunidade de ter seus trabalhos publicados ao lado dos maiores profissionais do mercado. Espao Aberto, a sua entrada na Revista Ilustrar.

Twitter:

revistailustrar
Orkut: comunidade Revista Ilustrar

Facebook: Revista Ilustrar

Berz

berz
belo horizonte berzeartes@gmail.com http://berzehq.blogspot.com

48a

48b

E S P A O

A B E R T O

B E R Z

E S P A O

A B E R T O

B E R Z

49a 49b
E S P A O A B E R T O B E R Z

E S P A O

A B E R T O

B E R Z

50a 50b
E S P A O A B E R T O B E R Z

Maria Bastos

maria bastos
Rio de janeiro bastosmariah@gmail.com http://www.v acananica.blogspot.com

51a

51b

E S P A O

A B E R T O

M A R I A

B A S T O S

E S P A O

A B E R T O

M A R I A

B A S T O S

52a 52b
E S P A O A B E R T O M A R I A B A S T O S

Heliana Grudzien

heliana grudzien
Curitiba helianagrudzien@gmail.com http://ventorevirado.blogspot.com

53a

53b

E S P A O

A B E R T O

H E L I A N A

G R U D Z I E N

E S P A O

A B E R T O

H E L I A N A

G R U D Z I E N

54a 54b
E S P A O A B E R T O H E L I A N A G R U D Z I E N

Leonardo Amora

Leonardo Amora
Porto alegre leonardoamoraleite@gmail.com www.amoraleite.com

55a

55b

E S P A O

A B E R T O

L E O N A R D O

A M O R A

E S P A O

A B E R T O

L E O N A R D O

A M O R A

56a 56b
E S P A O A B E R T O L E O N A R D O A M O R A

Mauricio Planel

mauricio planel
Rio de janeiro mauplanel@terra.com.br www.mauricioplanel.com

57a

57b

E S P A O

A B E R T O

M A U R I C I O

P L A N E L

E S P A O

A B E R T O

M A U R I C I O

P L A N E L

58a 58b
E S P A O A B E R T O M A U R I C I O P L A N E L

CENRIOS DE DESENHO ANIMADO PIN-UP FILES

J se falou sobre esse site antes aqui na Ilustrar mas vale a pena reforar: esse dos melhores sites que existe sobre cenrios de desenhos animados. E a importncia em reforar sobre esse site que infelizmente ele deixou de funcionar. Seu proprietrio, o artista Rob Richards, no vai poder dar continuidade em seu projeto, mas pelo menos vai manter o site no ar com todo o formidvel arquivo de cenrios colocados l: http://animationbackgrounds.blogspot.com

Gosta de pin-ups? Quer saber tudo sobre os principais artistas que se dedicaram a essas mulheres de sonhos? Ento este site para voc: aqui vai encontrar de forma bem organizada uma boa lista dos artistas com suas biografias e principais trabalhos: www.thepinupfiles.com

ART IN THE PICTURE

P R O J E T O PA S S E - PA R T O U T
A ilustradora Renata Polydoro teve uma ideia bacana: criar uma exposio com desenhos feitos em restos de passepartout, ou seja, o miolo que sobra da moldura interna de um quadro, evitando assim o desperdcio. O projeto est aberto a vrios artistas que queiram participar, com uma nova exposio todos os meses: http://projetopassepartout.wordpress.com

Precisa fazer uma rpida consulta sobre pintores, pinturas ou movimentos artsticos? O site Art in the Picture tem uma boa lista com os principais artistas, fcil de consultar, tem explicaes claras e muito bem organizado com o principal para se conhecer e entender artistas e movimentos artsticos: www.artinthepicture.com

59a

59b

C U R T A S

Dia 1 de Maro tem mais... dia 1 dia de Ilustrar


GUIA DO ILUSTRADOR - Guia de Orientao Profissional
www.guiadoilustrador.com.br

ILUSTRAGRUPO - Frum de Ilustradores do Brasil


http://br.groups.yahoo.com/group/ilustragrupo

SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil


www.sib.org.br

ACB / HQMIX - Associao dos Cartunistas do Brasil / Trofu HQMIX


www.hqmix.com.br

UNIC - Unio Nacional dos Ilustradores Cientficos


http://ilustracaocientifica.multiply.com

ABIPRO - Associao Brasileira dos Ilustradores Profissionais


http://abipro.org

AEILIJ - Associao de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil


www.aeilij.org.br

ADG / Brasil - Associao dos Designers Grficos / Brasil


www.adg.org.br

ABRAWEB - Associao Brasileira de Web Designers


www.abraweb.com.br

CCSP - Clube de Criao de So Paulo


Aqui encontrar o contato da maior parte das agncias de publicidade de So Paulo, alm de muita notcia sobre publicidade: www.ccsp.com.br

TUPIXEL - Maior banco de dados de ilustradores do Brasil


www.tupixel.com.br

60a

60b

Вам также может понравиться