Вы находитесь на странице: 1из 8

GESTO DO CONHECIMENTO APLICADA NA CONSTRUO DE PLANTA PILOTO PARA CONTROLE DE PROCESSOS.

Jos Lamartine de Andrade LIMA NETO(1); Claudio Reynaldo Barbosa de SOUZA (2); Nbia Moura RIBEIRO (3) (1) Instituto Federal da Bahia, Salvador, BA lamartine@ifba.edu.br (2) Instituto Federal da Bahia, Salvador, BA creynaldo@ifba.edu.br
(3) Instituto Federal da Bahia, Salvador, BA nubia@ifba.edu.br

RESUMO
Este trabalho apresenta a aplicao do modelo de SECI de Gesto do Conhecimento no processo de construo de uma Planta Piloto didtica para controle de variveis industriais como presso, vazo e nvel. Mostra a sequncia das aes envolvidas neste processo construtivo, aes tais como: montagem de equipamentos e instrumentos, estudo do controle PID e sua sintonia, dentre outras. Com a participao direta dos alunos do quarto ano do curso de Automao e Controle Industrial do Instituto Federal da Bahia no ano de 2009, realizou-se a montagem durante quatro meses de atividades. Com a sistematizao de seminrios peridicos e as constantes interaes entre alunos entre si e com os professores, foi possvel visualizar a converso do conhecimento conforme proposto na espiral do conhecimento do modelo SECI. PALAVRAS-CHAVE: Planta Piloto, Gesto do Conhecimento, Malhas de controle, Controle PID. 1. INTRODUO No sculo XVIII houve a substituio da principal fonte de energia (animal) por outra com capacidade de realizao de trabalho muito maior, as mquinas vapor, que constituem um marco da Revoluo industrial. James Watt, em 1769, deu um dos primeiros passos na automatizao do processo com a inveno do regulador centrfugo de velocidade, que permitia o funcionamento de maquinas motrizes sem interferncia humana. O intuito consistia em promover o controle e ao corretiva, automatizando assim o processo. Durante a vigncia da sociedade industrial (1750-1950) os homens tornaram-se escravos da mquina e do tempo ditado por ela. Passando da referncia as estaes do ano, s quais estava acostumada nos dez mil anos de durao do trabalho agrcola, a humanidade v surgir a indstria. Passados cerca de 200 anos, estrutura-se outro modo de organizao social, a sociedade ps-industrial. Nesta era ps-industrial, nasce um novo mundo. O esforo fsico agora realizado pela mquina, o mental pelos computadores, cabendo ao homem a insubstituvel tarefa de exercer a criatividade, ter ideias. No sculo XX, tornou-se possvel implementar o controle de processos com o surgimento de controladores, atuadores inteligentes, robs e os protocolos de comunicao de rede, que possibilitaram integrar todos esses dispositivos. A utilizao integrada de todos estes componentes mostrou-se muito satisfatria. Atualmente a rea de controle automtico vasta e seus principais usos esto nos setores comerciais, domsticos e industriais. As principais vantagens esto relacionadas com a qualidade e com a quantidade dos produtos, fabricados com segurana e sem subprodutos nocivos. Segundo Ribeiro (2003) o controle automtico
possibilita a existncia de processos extremamente complexos, impossveis de existirem apenas com o controle manual. Um processo industrial tpico envolve centenas e at milhares de sensores e de elementos finais de controle que devem ser operados e coordenados continuamente. (RIBEIRO 2003, p. 01)

Tornou-se essencial a atuao de profissionais especializados tanto na manuteno quanto na superviso, planejamento e controle dessa tecnologia que a base para o funcionamento otimizado dos processos industriais.

O desenvolvimento tecnolgico, os servios e a criatividade deram o tom caracterstico do crescimento econmico baseado no capital fsico, mas pouco a pouco esta caracterstica foi perdendo lugar para a dinmica atual, marcada pelo capital humano, ou seja, pelo conjunto de capacitaes que so adquiridas atravs da educao, treinamento e da prpria experincia de seu trabalho e sua vida, alm das competncias adquiridas do ponto de vista profissional. A teoria do Capital Humano foi desenvolvida na dcada de 60 pelos economistas Theodore Schultz e Gary Becker. Essa teoria afirma que o progresso de um pas alavancado pelo investimento em pessoas. Mais tarde estes economistas receberiam o prmio Nobel. Atualmente encontramo-nos num dado momento histrico denominado Sociedade do Conhecimento. Este o nome dado a uma nova forma de organizao social baseada no capital humano ou intelectual. Nessa sociedade, em que as idias passam a ter grande importncia, surgem em vrias partes do mundo, grupos ou centros de estudo para a discusso de idias, em que o pensar o grande diferencial. Temos a o grande desafio e oportunidade para a escola/educao: fazer os alunos pensarem de modo autnomo, agindo como protagonistas do processo de construo do conhecimento. A este propsito, pode-se questionar: o que o pensar? Uma boa definio encontrada no livro El caf de los filosofos muertos de Nora K. e Vittorio Hsle.
Pensar aprender a ser livre, responsvel e honrado. Pensar esforo e inconformismo, para com o mundo e tambm para consigo mesmo. Pensar duvidar e criticar, no de forma altaneira ou presunosa, seno por desejo do bem comum. Pensar ter o tempo de poder faz-lo. Pensar no repetir ou reproduzir. Pensar ativar o que de nobre h no ser humano, porque pensar e tambm sentir e intuir. A frase de Descartes no de todo certa: no se trata de "penso, logo existo", mas penso, logo vivo. Viver encontrar seu prprio caminho e evitar permanentemente a tentao do fcil. O fcil no pensar (K. & HSLE, 1998, p. 9).

Na Sociedade do Conhecimento a escola se transforma numa grande central de idias. No ensino prevalece a interao, superando a simples instruo. A educao passa a ser vista como um servio, uma atividade na qual participam muitos fatores e atores/autores, de forma nem sempre consciente, mas sempre importantes e determinantes na construo do conhecimento. O conhecimento, para tornar-se parte da base do saber de cada pessoa, deve ser articulado para depois ser internalizado, como se fosse uma espiral. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 79), para se tornar uma instituio/organizao que gera conhecimento deve-se completar uma espiral do conhecimento, que se movimenta em quatro etapas: de conhecimento tcito para tcito, de explcito a explcito, de tcito a explcito, e por fim de explcito a tcito. A espiral continua seu movimento, porm em patamares cada vez mais elevados, ampliando sua aplicao abordando outras reas, conforme Figura 01.

Figura 01. A espiral do conhecimento. Fonte: Nonaka e Takeuchi (1997, p. 80)

A etapa de transformao de conhecimento tcito em conhecimento tcito chamada de SOCIALIZAO, considerado um

processo de compartilhamento de experincias e, a partir da, da criao do conhecimento tcito, como modelos mentais ou habilidades tcnicas compartilhadas (NONAKA & TAKEUCHI, 1997, p. 69).

Na EXTERNALIZAO ocorre a transformao de conhecimento tcito em outro conhecimento explcito, ou seja,


um processo de articulao do conhecimento tcito em conceitos explcitos.(). Como podemos converter o conhecimento tcito em conhecimento explcito de forma eficiente e eficaz? A resposta est no uso sequencial da metfora, analogia e modelo (NONAKA & TAKEUCHI, 1997, p. 71 e 73).

Quando o conhecimento explcito transformado em outro conhecimento explcito recebe o nome de COMBINAO. Neste processo,
os indivduos trocam e combinam conhecimentos atravs de meios como documentos, reunies, conversas ao telefone ou redes de comunicao computadorizadas.(). A criao do conhecimento realizada atravs da educao e do treinamento formal nas escolas normalmente assume essa forma (NONAKA & TAKEUCHI, 1997, p. 75 e 76).

Por fim ocorre a INTERNALIZAO, a transformao do conhecimento explcito em conhecimento tcito, ou seja,
para que o conhecimento explcito se torne tcito necessria a verbalizao e diagramao do conhecimento sob a forma de documentos, manuais ou histrias reais. A documentao ajuda os indivduos a internalizarem suas experincias, aumentando assim o seu conhecimento tcito. Alm disso, documentos ou manuais facilitam a transferncia do conhecimento explcito para outras pessoas, ajudando-as a vivenciar indiretamente as experincias dos outros (ou seja, reexperiment-las) (NONAKA & TAKEUCHI, 1997, p. 78).

Com o intuito de formar profissionais competentes, o curso de Automao e Controle Industrial do Instituto Federal da Bahia dispe de diversos laboratrios propiciando ao conhecimento tcito e ao explicito um relacionamento efetivo para progressivamente poder ampliar sua aplicao. Na disciplina Controle II ocorre o estudo de diversos temas, tais como Controladores PID, parmetros fixos, sintonia de controle, malhas avanadas, dentre outros. Como recurso facilitador de aprendizagem utilizam-se Plantas Piloto Didticas, ou seja, processos que apresentam comportamentos similares ao de processos industriais reais. O uso de uma Planta Piloto didtica de fundamental importncia na materializao da espiral do conhecimento, permitindo a interao entre conhecimento internalizado e prtica, ou seja, tcito e explcito, indispensvel para a rea de Controle Industrial.

2. METODOLOGIA
O trabalho de construo da Planta Piloto foi desenvolvido com aos alunos do 4o. ano do curso de Automao e Controle Industrial do Instituto Federal da Bahia. Esta atividade ocorreu durante o ano de 2009. Foi necessrio o planejamento das atividades em etapas: sensibilizao, planejamento trabalho, aquisio de material, construo da base para fixao dos diversos equipamentos e instrumentos, montagem dos diversos equipamentos e instrumentos, montagem da instrumentao, programao e instalao do PLC e do intertravamento, documentao e registro e, tudo permeado por diversos seminrios internos. Com a construo da Planta Didtica potencializou muito o processo de aprendizagem, permitindo fazer: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Desenho esquemtico com identificao dos componentes do sistema e como esto interligados; Diagramas de blocos mostrando os circuitos utilizados; Estudos de manuais tcnicos (controladores, transmissores, transdutores, vlvulas de controle, etc.); Operao do sistema em malha aberta, no manual e no automtico. Coleta dados para modelagem e validao do modelo; Verificao dos parmetros escolhidos para o controle PID e configur-los; Testes em modo automtico alterando o valor do set-point dos controladores, coletando e

comparando esses dados com o modelo. Desta forma, conseguimos realizar diversos ciclos de aprendizagem, abrindo novas oportunidades de crescimento intelectual, continuamente.

3. RESULTADOS OBTIDOS 3.1 A Planta Piloto PP-NVP


A construo da Planta Piloto PP-NVP concretizou-se com diversas etapas do modelo SECI. Nas reunies e na prtica cotidiana de construo o conhecimento tcito dos docentes e dos alunos era compartilhado configurando-se em prticas de Socializao. medida que as atividades eram registradas e manuais e os protocolos de operao eram gerados, concretizavam-se as etapas de Externalizao. Estes dados, reunidos a outros dados disponveis em peridicos, livros, manuais ou outras informaes disponveis como conhecimento explcito, configurava a etapa de Combinao. Atravs da disponibilidade do material gerado pela equipe de construo da planta piloto e pelo acesso que outras pessoas tiveram a este material, tem-se a converso do conhecimento tcito em conhecimento explcito, configurando-se a etapa de Internalizao, fechando-se um ciclo da espiral do conhecimento. Este trabalho, tal como preconiza Nonaka e Takeuchi, constituiu-se em uma verdadeira espiral durante toda a execuo do projeto, sendo os alunos, atores e autores deste processo de construo do conhecimento. Os equipamentos utilizados para a construo da Planta Piloto para controle de Nvel, Vazo e Presso (PPNVP), conforme Figura 02, foram: Tanque inferior (TQ-01) com capacidade de 100 litros, Bomba (BB-01) com HP e um Vaso de Presso (VS-01) com capacidade de 65 litros interligados por tubulaes de ao galvanizadas com uma polegada de dimetro. O TQ-01 possui uma vlvula de dreno permitindo a limpeza peridica e o VS-01 tem conectado uma vlvula de segurana calibrada para 2,0 Kgf/cm2.

Figura 03. Vista geral da Planta Piloto PP-NVP em construo. Fonte: O autor.

3.2 As Malhas de Controle


As malhas de controle da Planta Piloto (Figura 02) foram implementadas e desenvolvidos procedimentos de identificao dos processos e sintonia dos controladores. Malha de controle de presso. Esta malha controla a presso atravs da entrada de ar comprimido, vindo do compressor, atravs dos instrumentos: PT, PIC e PCV. Malha para controle de vazo. Tem por finalidade efetuar o controle de vazo de entrada de gua no vaso de presso. Atravs de uma placa de orifcio, gerada um diferencial de presso num trecho reto da tubulao, sendo este medido por um transmissor de presso diferencial (FT) que interligado ao controlador de vazo (FIC), atua na vlvula de controle (FCV). Malha para controle de nvel. O objetivo dessa malha efetuar o controle de nvel no vaso de presso atravs da vazo de sada deste equipamento(FT e FIC). Por meio da medio de nvel efetuada por uma clula de presso diferencial (LT), torna-se possvel medir a coluna lquida dentro do vaso. A atuao do controlador (LIC) na vlvula de controle (FCV) fecha a malha de controle. A figura 03 ilustra malhas de controle no vaso VS-01 do tipo feed back (FB) para controle de Presso e do tipo Cascata para controle de nvel usando a vazo de entrada. Considerando que as malhas de controle usam controladores do tipo Proporcional, Integral e Derivativo, Lotufo afirma que:
Tendo em vista que a maioria dos controladores ajustada no local de uso, tm sido propostos na literatura muitos tipos diferentes de regras de sintonia. A utilizao destas regras de sintonia tem tornado possvel o ajuste suave e preciso dos controladores PID no local de uso. Alm disso, tm sido desenvolvidos mtodos visando a sintonia automtica e alguns controladores PID podem ser dotados de capacidade de sintonia automtica, em operao (LOTUFO, 2008, p. 154).

Figura 02. Planta Piloto com diversas malhas de controle. Fonte: o autor.

Existem quatro tipos de controladores: Proporcional (P), Integral (I), Proporcional+Integral (PI), Proporcional+Derivativo (PD) e Proporcional+Integral+Derivativo (PID), com estruturas simples e eficientes para aplicaes em uma vasta classe de processos industriais.

Figura 04. Controlador PID ideal e sua equao. Fonte: LOTUFO, 2008, p. 154

A respeito do Controlador PID ideal, e sua equao demonstrada na Figura 04, Lutofo (2008) nos orienta que:
O termo integral tem a caracterstica de fornecer uma sada no nula aps o sinal de erro ter sido zerado. Este comportamento conseqncia do fato de que a sada depende dos valores passados do erro. O termo derivativo tem o papel de aumentar o amortecimento e, em geral, melhorar a estabilidade de um sistema (LOTUFO, 2008, p. 154-155).

Logo, a combinao dos termos proporcional, integral e derivativo, utilizada para se obter uma resposta aceitvel nas malhas de controle, apresentando caractersticas adequadas de estabilidade e amortecimento, implicando assim na diminuio de erro.

3.3 Intertravamento
Para a garantia da segurana em instalaes industriais, so utilizados dispositivos de automao denominados intertravamento. Vrios podem ser os elementos/instrumentos utilizado para este fim, tal como pressostatos, termostatos, chaves de posio, de nvel, etc. sendo todos calibrados de acordo com seus fins e aplicaes. Na Planta Piloto foi utilizado um Controlador Lgico Programvel (CLP) fabricado pela SIEMENS modelo LOGO! 230R, como visto na figura 05, onde os dispositivos de proteo foram conectados.

Figura 05. PLC SIEMENS LOGO! 230R. Fonte: O autor

A programao do CLP foi feito atravs do programa LOGO!Soft Comfort adquirido gratuitamente a partir do endereo de internet do fabricante, conforme figura 06.

Figura 06. LOGO!Soft Comfort (em simulao do diagrama na linguagem Ladder). Fonte: O autor

Para proteo do vaso VS-01 contra presses elevadas, foi instalado um pressostato, calibrado para 15 PSI. Um segundo pressostato foi instalado na alimentao geral de ar comprimido, (calibrado em 60 PSI) garante que a PP-NVP s possa ser utilizada se existir presso de suprimento. Um terceiro pressostato foi calibrado para 20 PSI, garantindo o pleno funcionamento dos instrumentos pneumticos.

4. CONCLUSES
A construo da Planta Piloto transformou-se em uma prtica de aplicao do modelo SECI, demonstrando que possvel agregar valor ao aprendizado. A articulao de conhecimento tcitos e explcitos, na constante converso de conhecimento criou a base para que os objetivos fossem alcanados e o cronograma, obedecido. A etapa de SOCIALIZAO concretizou-se a medida que os alunos interagiam com especialistas, trabalhando lado-a-lado, aprendendo pela observao e pelo contato direto com estes profissionais, convertendo assim o conhecimento tcito dos especialistas em seus prprios conhecimentos tcitos. medida que estes alunos elaboravam protocolos e registravam as etapas do processo de construo da planta, dava-se a etapa de EXTERNALIZAO, convertendo conhecimento tcito em conhecimento explcito. Ao reunir as informaes j sistematizadas com outras, de manuais de instrumentos, para dar forma a novos contedos e protocolos de uso da planta piloto, os alunos realizaram a etapa de COMBINAO. Por fim, ao apresentarem a novos alunos o processo de construo e a prpria planta piloto construda, concretiza-se a etapa de INTERNALIZAO, fechando o ciclo de criao e difuso do conhecimento, preconizado no modelo SECI. Embora haja diversas crticas a este modelo, como mostra Goldman (2010), considera-se aqui que todo modelo uma representao da realidade, uma simplificao que permite analisar e otimizar processos, no caso o processo de criao e compartilhamento de informaes e conhecimento. A atividade constituiu-se uma forma de aproximar o aluno ao mundo do trabalho. A comprovao do modelo proposto por Nonaka e Takeuchi, mesmo sem a revelao para os alunos de como este processo se desenvolve, demonstra que a espiral da construo do conhecimento um modelo aplicvel inclusive a ambientes no empresariais, e quando os alunos assumem seus papis como atores e autores deste processo, os resultados so surpreendentes. A construo desta Planta Piloto tornou muito mais robusta as aulas de controle e medio de variveis industriais, projetos e instrumentao, permitindo uma melhor adequao teoria/prtica no desenvolvimento de habilidades e competncias na formao de tcnicos em automao e controle industrial e principalmente melhorando o processo educacional, tornando-o mais eficiente e eficaz.

REFERENCIAS
FERNANDES JUNIOR, Oswaldo. Automao e Instrumentao Industrial. By Pass & Associados. 2004. Disponvel em http://www.scribd.com/doc/23910187/Apostila01-Automacao-e-InstrumentacaoIndustrial Acessado em outubro de 2009

GOLDAMAN, Fernndo. Luzes sobre o conhecimento organizacional. Custo Brasil, n. 24, p. 13-20, dezembro/2009 janeiro/2010.
K., Nora; HSLE, Vittorio. El caf de los filosofos muertos. Madrid, 1998 LOTUFO, Francisco A., Controlador PID Disponvel em

http://www.feg.unesp.br/~falotufo/Disciplinas/Sel3023/Apostila/Capitulo8_09.pdf Acessado em 25
de outubro de 2008. NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criao de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. 13 Reimpresso. RIBEIRO, Marco Antnio, Controle de Processos Teoria e Aplicaes. 7a. Edio. Salvador. Tek Treinamento & Consultoria, 2003

Вам также может понравиться