Вы находитесь на странице: 1из 16

Curso Tcnico em Naturopatia

Assunto: Shiatsu II - Alongamentos Passivos Emisso: fevereiro / 2007

Humaniversidade Holstica
Al. dos Guaramomis, 1055 Moema So Paulo SP 04076-012 Telefones: 5055-2800 / 5055-0880 Site: www.espacoholistico.com.br E-Mail: humaniversidade@uol.com.br

Alongamentos Passivos

Sumrio
Matria: Pginas:

1- Alongamentos Passivos

2- Ilustraes

Alongamentos Passivos

Alongamentos Passivos
Importante: Observe as figuras e use a criatividade, prestando ateno no seu mestre, que o seu cliente. Nas limitaes de flexibilidade, sempre use com cautela e ateno a respirao. 1 Com o praticante sentado, o terapeuta posiciona-se atrs deste, dando sempre suporte para manter a coluna reta. 2 Massagear as costas com deslizamentos e percusses diversas (Palmar/Ulnar). Fazer tambm pinamento. 3 4 Pinamento e presso na cervical e occipital. Comear alongando o pescoo, pedindo sempre para o cliente manter a respirao fluindo.

5 Pedir para o cliente respirar, inspirando, e ao expirar mover o pescoo para a direita e repetir para a esquerda. 6 Alongar o pescoo para direita, esquerda, para baixo e para cima.

7 Alongar os braos usando a criatividade, observando os desenhos, respeitando o limite da flexibilidade do cliente. 8 9 Fazer rotao dos ombros e soltura das escpulas. Alongar os braos para cima e para todos os lados, fazendo rotao.

10 Usar se for possvel os joelhos ou os ps apoiando as costas e fazendo um alongamento dos dois braos para trs, observando o desenho e respeitando o limite do cliente. Ao finalizar, sempre usar um deslizamento nas costas e presso dos ombros para baixo. 11 Pedir para o cliente ficar de joelhos e intercalar os dedos das mos para trs; usa-se os ps fazendo um alongamento do estmago, pedindo para o cliente logo em seguida, deitar em posio de gatinho, enquanto o terapeuta faz presso e deslizamento com as mos, ou com o ante brao, usando um pouco de leo. 12 Com o cliente deitado de barriga para baixo, massagear um pouco a coluna vertebral com presso e deslizamento, abertura das escpulas. 13 O cliente com a respirao fluindo e o terapeuta de p sobre o cliente (obs.: pedir para o cliente entrelaar-se nos braos do terapeuta). Fazer alongamento dos braos em tesourinha e aps, levantar o cliente fazendo um arco. Sempre aps um alongamento brusco, massagear. 14 O terapeuta se posiciona nos ps do cliente e massageia-os fazendo rotao e alongando os dedos. Em seguida, alongue as pernas. Use a criatividade, observe as figuras. 15 Subir sobre o sacro do cliente e alongar as pernas, tendo bom senso e respeito, se o cliente for menor que o terapeuta. 16 Sentar-se sobre o sacro do cliente alongando suas pernas, pedindo para o cliente participar. Alongue o corpo em arco. Se possvel, finalize os alongamentos com um balancinho no sacro.

Alongamentos Passivos

17 Alongar as pernas usando a criatividade para dentro e para fora, em Ltus. 18 Pedir ao cliente para virar de barriga para cima, respirando sempre profundamente, explorando os alongamentos com mais nfase no relaxamento da expirao. 19 Alongar as pernas para todos os lados com rotao e alongamentos laterais para soltar a tenso da lombar. 20 Massagear as pernas com o joelho, eminncia tenar, dorso da mo, ou antebrao; use sua criatividade. 21 Alongar as pernas sempre dando suporte que pode ser com seus ps ou com seu corpo. Pedir para o cliente estar sempre presente, sentindo o alongamento e o relaxamento com a expirao. 22 Usar um lenol para alongar a lombar. 23 Massagear a barriga, sentindo os rgos e a respirao. 24 Alongar os braos para todos os lados com rotao e balancinhos, podendo tambm massagear as mos e os dedos com rotao. 25 Alongar o pescoo com cautela. Use a criatividade. Alongar para todos os lados, podendo usar uma toalhinha em baixo do pescoo e com os ps apoiados nos ombros, alongar os ombros para baixo e com a toalha fazer trao para cima (contra o terapeuta). 26 Terminar com energizao dos olhos, colocando um paninho sobre os mesmos.

Bibliografia Texto e algumas figuras do Zen Shiatsu Pradipido Desenhos elaborados por Laenth Mota

Alongamentos Passivos

Alongamentos Passivos

Alongamentos Passivos

Alongamentos Passivos

Alongamentos Passivos

Alongamentos Passivos

Alongamentos Passivos

10

Alongamentos Passivos

11

Alongamentos Passivos

12

Alongamentos Passivos

13

Alongamentos Passivos

14

Alongamentos Passivos

15

Alongamentos Passivos

16

Вам также может понравиться