Вы находитесь на странице: 1из 4

A recproca relao entre a amizade e a justia em face da felicidade na filosofia moral peripattica 1

Adrian Barbosa e Silva


2

O homem um animal poltico, este o mote sobre o qual tudo que ser dito na filosofia aristotlica est pautado. O ser humano por essncia um ser social, ou seja, por natureza, destinado a viver com os outros, e, portanto, premeditado vida em sociedade. A vida em sociedade implica no exerccio da poltica, pois esta quem ir estabelecer as regras de convvio de qualquer espcie de habitat social. A cincia poltica busca a formao tica do homem social, a criao de um carter baseado na virtude (aret). Esta virtude munida de outros bens externos (fortuna, os prprios bens materiais, e outros meios que buscam o bem humano) e o prprio intelecto que a essncia do ser humano e que o torna distinto dos demais seres irracionais se assim o indivduo se autodeterminar e o fizer voluntariamente, poder alcanar a felicidade (eudaimonia), o maior de todos os bens. A felicidade um bem que possui um fim em si mesmo, e um fim desejvel e plenamente perquirido. o bem sob o qual todas as aes humanas esto previamente fundamentadas. Ento, o bem humano o exerccio ativo das faculdades da alma humana conforme a virtude. Aristteles concebe a Justia como igualdade, e preleciona: a justia envolve, ao menos, quatro termos, ou seja, especificamente: dois indivduos os quais h justia e duas pores que so justas. E haver a mesma igualdade entre pores tal como entre os indivduos, uma vez que a proporo entre as pores ser igual proporo entre os indivduos, pois no sendo as pessoas iguais, no tero pores iguais quando os iguais detm ou recebem pores desiguais, ou indivduos desiguais [detm ou recebem] pores iguais que surgem conflitos e queixas .3 Fica evidente a concepo de igualdade em Aristteles: no haver igualdade entre iguais e desiguais, necessrio que ambas as partes sejam iguais. A prpria tent ativa de se estabelecer igualdade entre iguais e desiguais, se no houver um fator de descrimine positivo que penda para o lado do desigual (tornando -o, atravs deste tratamento de desigualdade necessria, igual), haver injustia. Ficam implcitos ento, no conceito de Justia aristotlica, os princpios de que s h justia entre iguais e que estabelecer a igualdade entre iguais e desiguais indiscriminadamente injusto. A justia
1

Do latim, Peripatos, ensinar caminhando. A expresso faz referncia ao ensino aplicado por Aristteles durante as caminhadas no Liceo (sc. 335-323 a.C.). 2 Acadmico do 3 perodo de Direito pelo Centro Universitrio do Estado do Par CESUPA. E-mail: adrian_abs26@hotmail.com 3 ARISTTELES. tica a Nicmaco. V, 20, 1131a1. p. 152.

est, portanto interligada ao conceito de proporcionalidade, defluindo -se que o justo o proporcional. A amizade (filia 4) o mais importante dos bens externos, e tambm uma virtude ou envolve uma virtude, uma condio sine qua non para que a felicidade possa ser alcanada pelo homem, um atributo adicional aos elementos que j foram mencionados. A relao entre amigos exige proporcionalidade tal como a justia, o amor entre amigos proporcional, ao amar um amigo ama-se o seu prprio bem e este reciprocamente considerado, de fato, h uma relao de afeto mtuo, quer er o bem e fazer o bem, portanto, neste sentido, uma idia solidria para ambas as partes no contexto da relao de amizade. Em tica a Nicmaco, o ilustrssimo filsofo grego assevera Ademais, a amizade parece ser o vnculo que une o Estado; e os legi sladores parecem mais zelar por ela do que pela justia, uma vez que promover a concrdia, que se afigura aparentada amizade, constitui o principal objetivo deles, enquanto o banir da discrdia, que inimizade, sua maior preocupao. E se os homens so amigos, no h necessidade de justia entre eles, ao passo que ser meramente justo no basta, no dispensando um sentimento de amizade. Na verdade, a forma mais elevada de justia parece conter um elemento de amizade 5. A amizade possui justia, um bem proporcional, condio para que o Estado possa ser caracterizado pela paz, e por que no felicidade? Haja vista que, enquanto houver amizade, pode -se dizer que h justia, no haver, portanto a necessidade do Estado fazer valer o seu poder de coero, principalmente no que concerne ao seu ius puniendi, como medida de segurana e controle social, tratando -se aqui claro, do sentido substancial de amizade. Trs so as principais espcies de amizade: a amizade vinculada pela utilidade como finalidade precpua, a amizade vinculada pela utilidade como objeto imediato e a to virtuosa e bem quista amizade perfeita, a mais difcil de ser conquistada. As amizades baseadas na utilidade e no prazer so amizades que se caracterizam somente pelo interesse e por si s no h felicidade, pois como j exposto, esta (felicidade) deve ser entendia como um bem que por si s autosatisfatria, essas espcies de amizade so meios para uma egosta satisfao, j que uma das partes v a outra como um meio que lhe proporciona vantagem, sem mesmo haver qualquer espcie de retribuio.
Filia aqui entendida em sentido estrito, haja vista, ser o sentido amplo direcionado ao prprio conceito de amor. O conceito de amor parece ser metafsico tal como a amizade, mas aqui, deve ser entendido como um sentimento e emoo humana mais extensa e sob o qual a idia de amizade est englobada. Logo, A relao amical deve ser compreendida com a necessidade de se haver amor entre as partes, pelo menos este o entendimento quanto amizade perfeita, em Aristteles. 5 Idem. 1155a1, VIII, 20. p. 236.
4

Estes modelos de amizade, portanto, no esto constantes no rol solidarstico do conceito substancial de amizade. A amizade muito mais dar do que receber muito mais perceber e se importar com as necessidades do outro, mesmo que em detrimento da sua prpria, da surge a terceira e principal espcie de amizade, a amizade perfeita. A amizade perfeita aquela entre os indivduos bons e mutuamente semelhantes em matria de virtude, isso porq ue esses amigos se desejam igualmente o bem alheio na qualidade de bem e so bons em si mesmos. Ora, so aqueles que querem o bem de seus amigos em favor de seus amigos que so amigos em sentido mais pleno, visto que se amam por eles mesmos e no acidentalmente 6. Portanto, no conceito de amizade perfeita, os indivduos da relao no vem o outro como um mero instrumento para o alcance de determinada finalidade, seja o lucro ou o interesse, a utilidade ou o prazer imediato. H amizade aqui pelo simples fato de haver amor e afeto, reciprocamente considerados (da a idia de filia em sentido estrito), voltados pela considerao no de alguma qualidade ou vantagem que o indivduo alheio possa proporcionar, mas pela prpria essncia deste, pelo prpri o modo e maneira de ser, neste sentido que haver a relao de amizade perfeita. Na verdadeira amizade, supracitada, o indivduo que carece de bens e o indivduo que esboa bens permutar -se-o, no sentido de que, o mais necessitado procurar compartilha r de seus bens, mesmo que poucos, com o que aparenta possuir mais. O primeiro indivduo compartilha bens que o outro no possui, sejam bens materiais ou imateriais, e o outro, de forma recproca preenchendo as lacunas decorrentes da desigualdade , atende a esta demanda. Este fato ocorre inconscientemente, e voluntariamente. aqui que se tornam visveis os elementos da proporcionalidade, pois, com esta mtua cooperao, ambos estaro sob o mesmo p de igualdade, podendo portanto, haver justia. Ento, conclui-se que o homem feliz necessita de amigos, e tambm necessita ser justo. A felicidade, o bem humano maior, o principal liame entre estes dois conceitos, e mesmo assim, estes conceitos no deixam de ser correlatos por natureza, pois cada qual, amizade e justia, justia e amizade, possuem elementos alheios e semelhantes. Na justia haver amizade e na amizade, se encontrar justia. Justia aqui compreendida como a idia de igualdade com vis de proporcionalidade e mediania. J dizia o grande poeta lrico ateniense, Tegnis (sc. IV a.C), na Justia se encontra toda a virtude somada, o pensamento Aristotlico adiciona mais uma circunstncia necessria: a amizade como um dos elementos essenciais para o pleito do bem humano maior, a felicidade.

Idem, 1156b1, VIII, 5. p. 240.

Bibliografia Base:

ARISTTELES. tica a Nicmaco . Traduo, textos adicionais e notas Edson Bini. 2 Ed. So Paulo: Edipro, 2007.

Вам также может понравиться