Вы находитесь на странице: 1из 7

Saber de cor uma expresso que vem do latim e significa Saber de corao.

. Quem me disse isso foi uma professora de portugus da quinta srie, momentos antes de nos pedir para decorar as preposies e eu nunca mais esqueci nem uma coisa, nem outra. Gostei do que aprendi e por isso decor-ei. Para uma mulher que consultora e me, nada melhor que falar de filho pra falar de corao sobre T&D! E o meu (Se voc tambm tem um(a) mini consultor em casa, sabe bem o que isso!) irreverente e criativo, de forma a tornar-se um tipo de inspirao ambulante e constante. Vou listar aqui algumas coisas que aprendi com o Gabriel (hoje com 11 anos) sobre T&D. So coisas muito simples, mas so lies as quais eu acredito que funcionam E as aplico. Em cada oportunidade que eu tenho. Espero, de corao, que voc se divirta com as 5 pequenas grandes dicas para transformar um treinamento em momentos agradveis de desenvolvimento!

Todos querem crescer. Sempre que aparece, antes de algum treinamento a dvida: Convocao ou convite? Me vem a mente outra pergunta: Como se convoca algum a crescer, a mudar? A vida j , por si s, um convite ao crescimento e ao desenvolvimento, no ? O Gabriel outro dia entrou na sala e perguntou: - Oh, me, quando eu vou virar adolescente? - Filho, voc est quase l! Ele, ento, volta para o quarto, danando e gritando em um tpico ritual de conquista: - eeeee, puberdade!!! A lio clara: A vida um tipo de vdeo game. A prxima fase pode ser mais difcil, mas tambm mais emocionante, mais desafiadora e nos dar mais chance de ser aquilo que sonhamos e ansiamos. Acredito que o grande desafio no conseguir enfiar as pessoas num treinamento custe o que custar (Convocar!) e sim descobrir o que faria essas mesmas pessoas correrem, empolgadas em busca de um aprendizado que as leve mais confiantes e com mais chances de sucesso a essa nova fase. A sim, um pequeno e sutil convite bastaria.

2. Abra espao para a imaginao! Muitas vezes quando estou a caminho de um treinamento, sinto que me acompanha uma sensao de: O trabalho no est pronto. Ainda falta alguma coisa! H pouco tempo descobri que assim mesmo que deve ser! Andvamos de carro, pouco antes da eleio presidencial, e o Gabriel reclamou: - Quando vo tirar esse monte de placas de polticos das ruas? - Por que? Respondi com uma nova pergunta. - Ah, que elas atrapalham a minha imaginao! Descobri que temos o desafio de fazer um trabalho ao mesmo tempo completo mas com espaos que possam ser preenchidos durante o encontro. Fazer um treinamento onde cada um se sinta construindo partes dele. Com idias, percepes e experincias prprias. S mesmo a magia presente em um espao em branco pode proporcionar isso. Tpicos demais, regras demais, teorias demais, cliparts demais so como placas de polticos pelas ruas da cidade. No deixam nenhum espao para a imaginao. As pessoas no querem sair de l com as suas idias na cabea delas. Elas querem sair com novas idias que elas mesmas tiveram enquanto estavam l. Deixe espao para as pessoas imaginarem. No leve tudo pronto. De vez em quando, corra o risco de fazer do seu treinamento uma pgina em branco, ou quase!

3. Algumas vezes MENOS MAIS! Ns tivemos uma fase aqui em casa de experimentar algumas coisas diferentes. Uma semana fomos fazer rafting, na outra voamos de balo. Na semana seguinte perguntamos: - Gabriel, vamos voar de paraglider no domingo? Ele ento, respondeu: - Ser que no podemos ir no shopping e pegar um cineminha, como uma famlia normal? Eu mesma, adoro criar e propor coisas diferentes e inovadoras para fazer de cada treinamento um momento nico, onde as pessoas possam experimentar coisas novas, se superar e testar seus limites. Mas, confesso, j fiz algumas super-produes sem super-resultados! E j tive vrios super-resultados com aes to simples quanto bater papo sobre a letra de uma msica, analisar um pequeno trecho de filme ou mesmo uma propaganda. E j vi muita gente encarar o desafio, se superar e alcanar resultados incrveis simplesmente danando! De vez em quando precisamos sim de uma grande aventura, mas geralmente um ambiente aconchegante, agradvel e criativo onde as pessoas se sintam seguras uma excelente opo para o aprendizado!

4. Pelo menos alguma coisa ns temos que ter em comum! H muito tempo eu me pergunto: O que ser que realmente fica nas pessoas aps um treinamento? O que ser que sabido por cada um de cor depois que algum tempo se passa, e o que realmente colocado em prtica? Num dia de setembro, o Gabriel chega da escola e me conta: - Me, agora estamos aprendendo o Hino Nacional na escola, vamos ter que decorar! Eu ento pergunto: - Ah , filho, que legal, e voc j decorou alguma parte? Ele responde: No. S sei que tem SEIOS! A resposta que h muito eu procurava estava a! S aprendemos realmente aquilo que nos desperta algum interesse, aquilo que tem a ver, de alguma, forma com a gente, aquilo que faz uma, mesmo que pequena, interseco com a nossa vida e experincia. Difcil lembrar de coisas como margens plcidas, povo herico o brado retumbante ou ainda lbaro que ostentas estrelado quando as ouvimos pela primeira vez e isso no nos traz absolutamente nenhum significado. Mas seio no tinha mesmo como esquecer, afinal uma das primeiras coisas com a qual um beb tem contato, eles sabem disso de cor! O que, de tudo que voc apresenta em um treinamento, tem realmente algum significado para as pessoas dali? A resposta a essa pergunta te levar, sem dvida, a um treinamento literalmente inesquecvel.

5. S algum realmente HUMILDE pode estar l na frente! (Repita pelo menos mais 69 vezes.) Teve um momento na minha carreira que eu comecei a achar que sabia alguma coisa. Eu chegava, observava a turma e pensava: - Hum, j sei como vai ser. Errei em 100% das vezes que arrisquei um palpite! Hoje, quando olho uma turma, penso: Como ser que vai ser? Pois no fao, sinceramente, a menor idia! Quando estava grvida, li uma srie de livros sobre ser me, alm de fazer um curso para gestantes. Quando peguei aquele pequeno embrulho nas mos, me veio a pergunta: - O que eu fao com isso agora? Aprendi muita coisa e imaginava que as coisas seriam mais fceis um dia. Ah, quando ele comear a andar. Quando ele aprender a falar. Quando estiver na escola. E fui me preparando para cada situao, cada dificuldade, cada questo. Sempre achei que ser me estar bem preparada para qualquer tipo de pergunta. Outro dia fui busc-lo na escola. Ele entra, senta bem no meio do banco de trs, apia os braos entre os bancos, ento me prepara: - Oh, Me, no que eu posso te fazer qualquer pergunta?

- sim Gab! (Nesse momento um gelo invadiu meu estmago e meu corao comeou a bater mais rpido.) - Ento me diz: Como que se faz um 69? Senti meu rosto esquentar. Minha boca ficou seca. Gaguejando eu arrisquei: - Filho, pe um meia na frente e um nove depois. E ele arremata: - Aaaah, voc sabe muito bem que no disso que estamos falando aqui! Minha cabea buscava uma resposta esclarecedora e didtica, mas no chocante. No encontrei. At hoje me pergunto como responder isso para uma criana da idade dele. O dia que eu descobrir, estou certa de que ele no precisar mais da minha resposta. Toda vez que me preparo para comear um treinamento, sinto os mesmos sintomas daquele momento no carro e me lembro por que escolhi trabalhar com isso. Para viver exatamente essa experincia to enriquecedora de compartilhar: As coisas que j sei, as coisas que ainda no sei e aquelas coisas que jamais saberei e tampouco voc saber. E para ensinar que nunca estaremos realmente prontos para viver. Treinamento para mim vida. E o momento em que eu me sinto mais viva quando estou prestes a comear um. Digo isso como me e como profissional de T&D. Sempre que eu achei que sabia muita coisa, no precisei usar o que sabia e acabei no sabendo o que fazer com o que realmente acontecia. Nossos treinandos e nossos filhos so sempre cheios de coisas pra nos ensinar mesmo que quem esteja l na frente seja voc!

Вам также может понравиться