Вы находитесь на странице: 1из 8

Propriedades do som

O som a mais antiga e importante forma de comunicao humana por intermdio da palavra falada. Fonte de prazer esttico atravs da msica, da oratria e dos sons agradveis do ambiente natural, tambm comporta valores negativos trazidos por rudos desagradveis ou muito intensos, que podem vir a perturbar a comunicao sonora, a privacidade, o repouso e o sono das pessoas e em situaes crticas, provocar danos fsicos e mentais em indivduos expostos a rudos intensos durante longo tempo. Desta forma, o conforto acstico em um recinto - qualquer que seja sua destinao - est ligado tanto eficincia da comunicao sonora no seu interior, imprescindvel em todas as atividades humanas, como pela ausncia de rudos perturbadores. O conforto acstico ser obtido quando as duas condies - comunicao e ausncia de rudos perturbadores - forem atingidas, de acordo com as exigncias especficas do uso de cada ambiente. responsabilidade do arquiteto ao elaborar seus projetos, oferecer solues arquitetnicas que integrem a qualidade acstica das salas aos fatores determinantes do projeto como a localizao da obra, funo, recursos tcnicos, aparncia e s demais condies ligadas iluminao, ao ambiente trmico e ao meio fsico.

O que som?
Trata-se de uma forma de energia transmitida atravs da coliso sucessiva das molculas de um meio, podendo ser representado por uma srie de compresses e rarefaes durante a propagao. Para entender bem, diz-se que quando existe uma variao de presso devida a vibrao de molculas em um meio so geradas ondas. Se tais ondas estiverem dentro dos limites de amplitude e banda de frequncias reconhecidas pelo sistema auditivo humano, existe a sensao denominada som.

Flutuaes de presso com amplitudes inferiores a certos mnimos no sero audveis. Ondas de alta intensidade (como nas proximidades de msseis) e ondas de choque simples (como exploses) podem produzir uma sensao de dor ao invs de som. As ondas cuja freqncia de repetio das flutuaes est acima ou abaixo dos limites de freqncias geradoras da sensao auditiva so chamadas, respectivamente, ondas ultrassnicas e ondas infrassnicas . Portanto, a sensao de som ocorre apenas quando a amplitude das flutuaes e a freqncia com que elas se repetem estiverem dentro de determinadas faixas de valor.

E rudo?

A denominao mais prtica de rudo significa som indesejvel. O rudo, enquanto poluio sonora constitui um elemento de degradao ambiental. A diferena em comparao a outros problemas ambientais que o rudo tem relao com a cultura e o cotidiano da sociedade. As origens do rudo podem ser inmeras, como as obras, os estabelecimentos industriais, estabelecimentos comerciais e o trfego de veculos em vias pblicas. Os primeiros esforos realizados para se controlar o nvel de rudo tinham por objetivo basicamente a conteno dos sons de trfego areo e atividade industrial. Atualmente, entretanto, a maioria das pesquisas est voltada para a soluo dos problemas acsticos detectados nos ambientes cotidianos da atividade humana, tais como residncias e escritrios.

Rudo de Fundo

Trata-se do rudo de um ambiente do qual no acionado intencionalmente, de natureza contnua. Pode ser gerados por ar 2

condicionado, ventiladores, veculos na rua. Geralmente no se sobrepe ao som provocado intencionalmente num recinto, porm, quando o rudo de fundo est acima dos nveis adequados torna-se fruto de grande desconforto alm de interferir no desempenho acstico de espaos, principalmente aqueles em que a compreenso da fala se faz necessria, como, por exemplo, salas de aula, provocando o efeito de mascaramento.

Onda sonora

So os resultados das oscilaes de molculas do meio de propagao, em torno de suas posies de equilbrio. Se o meio for gasoso ou lquido, a vibrao transmitida como uma onda longitudinal, isto , alternando compresso e rarefao das molculas na direo da onda. Nos slidos existem ondas longitudinais, transversais, de cisalhamento e torcionais. Portanto, a energia sonora pode ser transmitida por via area (som carregado pelo ar) e/ou via slida (som carregado pela estrutura). amplitude da onda sonora, que caracteriza a variao de presso do meio em que se verifica a sua propagao.

Representao dos elementos de uma onda.

frmula do comprimento de onda:

c l= f
Onde:

c = velocidade do meio
f = frequncia

Frequncia Sonora

D-se o nome de freqncia de uma onda sonora ao nmero de vibraes completas executadas pela mesma em um segundo. A unidade de medida o Hertz [ Hz ]. Chamam-se infrassons os sinais de freqncia menores que 20 Hz e ultrassons os sinais de freqncia maiores que 20.000 Hz, ambos sinais inaudveis. Simplificando, o conceito de freqncia, se aplica a qualquer coisa que vibra ou que se repete como o eixo de um motor girando ou um fenmeno que se repete periodicamente. Dois sons de mesma freqncia e mesma intensidade soam de maneira diferente quando so emitidos por instrumentos diferentes. Por exemplo, a mesma nota musical de um piano e de um violo percebida de maneira diferente. Isso ocorre por que as ondas produzidas, apesar de terem a mesma freqncia e intensidade, tm formas diferentes. A nota emitida por cada instrumento o resultado da vibrao no s da corda, mas tambm de outras partes do instrumento, como as peas de madeira, as outras cordas, etc. O que escutamos uma superposio de sons que o nosso ouvido consegue distinguir. Chamamos de timbre essa qualidade do

som que nos permite distinguir sons de diferentes fontes mesmo que tenham mesma freqncia e intensidade. o timbre que nos permite distinguir a voz de uma pessoa. O timbre da voz pode ser usado para identificao de pessoa da mesma maneira que a impresso digital. O timbre da voz de uma pessoa muda um pouco conforme suas condies emocionais.

Ondas sonoras de mesma freqncia e diferentes timbres produzidas por diversas fontes

Velocidade do som

Depende da massa e da elasticidade no meio. Considerando-se um modelo simplificado, o som se propaga a uma velocidade que depende apenas da temperatura:

c= 331+0,6.t [m/s]

Onde t = temperatura [C

No ar, a 20 e ao nvel do mar, C (velocidade de propagao) = 343 m/seg. A velocidade de propagao do som: diretamente proporcional temperatura; 5

diretamente proporcional umidade; no varia com a freqncia. Velocidade do som em outros meios: Meio Velocidade gua 1498 m/s Ferro 5200 m/s Vidro 4240 m/s

Diferena entre Presso e Potncia Sonora

Presso sonora o valor momentneo (instantneo) da variao da presso atmosfrica (dP) devido a qualquer vibrao (entre 20 e 20.000 Hz) que ocasione esta variao. A presso sonora caracteriza o rudo e seu poder de dano audio ou de interferncia na comunicao, mas de forma isolada no, caracteriza acusticamente uma fonte de rudo. J a potncia sonora a energia acstica total emitida pela fonte na unidade de tempo, independente do meio em que se encontra, medida em Watt (1 W = 1 J/s). Ao contrrio do que acontece com a intensidade e a presso sonora, a potncia no depende do ambiente nem da distncia da fonte. Seu valor no varia j que a potncia sonora refere-se energia emitida pela fonte

Nvel de Presso sonora e Decibel

A medida usada para calcular a intensidade dos sons o Nvel de Presso Sonora, NPS ou SPL (sound pressure level), expresso em decibels. Esta medida retrata a quantidade de energia existente na onda sonora. 6

A escala logartmica empregada para descrever nveis de som a escala Bel, onde: 1 Bel = log 10 2 Bel = log 100 O nome dB = DECIBEL foi em homenagem ao norte americano Alexander Graham Bell e esta unidade corresponde a 10 vezes (deci) a grandeza BELL. O ouvido humano capaz de captar uma grande faixa de intensidade sonora. No limiar da dor, a intensidade de 1014 vezes mais intensa que no limite da audio (considerado o zero na escala). O Bel, no entanto, uma escala muito grande. Utiliza-se, ento, o Decibel [ dB], que um dcimo do bel, 1 Bel = 10 decibels Exemplo: 10 log 1014 = 140[dB]

Adio de Nveis Sonoros

Duas fontes sonoras geram, separadamente, o mesmo NPS em um determinado ponto. Isso ocasiona um acrscimo de 3 dB no NPS neste ponto quando as duas fontes operam simultaneamente. Nvel de presso sonora para uma das fontes :

Mas, e quando os nveis so diferentes? Para adicionar nveis diferentes, por exemplo, L1=85 e L2=82 dB:

- (L 1-L 2 ) NPS t = L1 + 10 log 1 + 10 10

, NPSt = 85 + 1764 = 86,7dB


OBSERVAO: Outras maneiras de somar nveis sonoros conslutar slides.

Subtrao de Nveis Sonoros

Para realizar a medio de uma fonte sonora, na presena de elevado rudo de fundo, precisa-se eliminar a influncia desse rudo, atravs da subtrao dos nveis sonoros, pela tabela ou numericamente. Lt Lf NPS = 10 log1010 - 1010 Exemplo: para Lt=60 dB e Lf=53 dB obtm-se o NPS da fonte=59dB.

Вам также может понравиться