Вы находитесь на странице: 1из 9

ANLISE DO PROCESSO DE ALFABETIZAO NA 1 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL Andr Neres de Lima

Graduando em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco - UPE, pela Faculdade de Educao, Cincias e Tecnologia de Garanhuns - FACETEG.

RESUMO O presente artigo analisou a alfabetizao enquanto processo de formao constituda de trs elementos essenciais (prtico, cientfico, literrio) aquisio e desenvolvimento das prticas da leitura e da escrita. Na perspectiva deste trabalho representaram os fundamentos necessrios ao desenvolvimento da aplicabilidade e experienciao da leitura e da escrita no contexto social dos educandos. Este trabalho possibilitou maior compreenso em torno do contexto da alfabetizao, contribuindo para o estabelecimento da metodologia de ensino enquanto indicador primordial ao desenvolvimento da prtica social da leitura e da escrita. A base emprica adotada retrata uma turma de alfabetizao do Projeto Alfabetizar Com Sucesso composta por 28 alunos. Com esta turma foi desenvolvida uma metodologia de pesquisa baseada na tcnica de estudos etnogrficos, a fim de preferenciar um abordagem qualitativa dos resultados. A partir dos dados obtidos, foram realizadas anlises temticas, focadas nos hbitos de leitura, no exerccio da escrita e na interao do conhecimento lingustico adquirido no meio escolar com o contexto social. Teve como principais referenciais tericos Magda Soares, ngela B. Kleiman e principalmente Liliana Tolchinsky. A essncia investigativa da pesquisa configurou-se em identificar de que forma a apropriao, domnio e aplicabilidade da leitura e da escrita so desenvolvidas atravs do processo de alfabetizao, e como so manifestados socialmente no contexto em que os educandos esto inseridos. Palavras-chave: Alfabetizao, Social, Leitura, Escrita. INTRODUO O presente artigo configurou-se em fundamentar a concepo de que o processo de alfabetizao para poder gerar a socializao do conhecimento adquirido com a vivncia social do educando, precisa est fundamentado nos trs componentes essenciais da alfabetizao, definidos como componente prtico, literrio e o componente cientfico. Pois, quando a alfabetizao desenvolvida nas sries inicias sem incluir estes trs eixos, gera-se a formao de um educando com nvel de aprendizagem fragmentado, insuficiente a realizao das prticas sociais emergentes da atual sociedade grafocntrica. Este artigo tambm buscou compreender de que forma a metodologia adotada no processo de alfabetizao interfere nos processos de aquisio da leitura e da escrita bem como em sua aplicabilidade social. Demonstra que tanto a formao do educando como do educador so de suma importncia para validar os princpios que orientam a construo da alfabetizao enquanto processo de aquisio de leitura e escrita inerentes a incluso social do individuo. Esse pensamento fortalecido por Soares (2001, p.78), que assim se expressa:

[...] persistente a de rever e reformular a formao dos professores das sries inicias do ensino fundamental, de modo a torn-los capazes a enfrentar o grave e reiterado fracasso na aprendizagem inicial da linguagem nas escolas brasileiras.

Em sua essncia, o trabalho foi desenvolvido sob a forma de uma pesquisa que se traduz na anlise i de uma prtica pedaggica alicerada no dilogo, em que educando e educador se colocam como sujeitos do processo. Essa concepo revela uma ao de criao e recriao do conhecimento, a partir das idias, anseios e expectativas do grupo, onde o contedo faz parte da realidade do dia-a-dia. O desenvolvimento deste artigo no se preocupou somente com as questes da leitura e escrita, como tambm com a preparao do cidado para o exerccio de seus direitos e deveres no mundo do trabalho e das relaes sciopolticas, em propsitos e aes que visem acentuar o exerccio da cidadania dos alfabetizandos e dos alfabetizadores. Os dados foram colhidos atravs de uma pesquisa de carter qualitativo. Buscou-se dessa forma, desenvolver um estudo etnogrfico com o objetivo de produzir conhecimento sobre as prticas de aquisio de leitura e escrita dos educandos. Conforme Dias (2003), o propsito da tcnica utilizada, de captar idias e opinies espontneas, geradas nas observaes dos educandos que expem abertamente, principalmente os seus pontos de vista, analisados a partir de expresses escritas, orais e at mesmo por meio de dinmicas. O estudo teve um carter exploratrio, essa uma caracterstica diferencial prpria do mtodo abordado. Ainda segundo Dias (2003, p. 8):
J foi comprovado que, na prtica, as pessoas se sentem mais vontade e costumam externar suas motivaes para seus semelhantes, pessoas que passam pelas mesmas situaes e experimentam os mesmos sentimentos, ao invs de tentarem fazer com que um entrevistador, um estranho, entenda seus pontos de vista.

Foi analisada uma turma de 1 srie do Programa Alfabetizar Com Sucesso do Municpio das Correntes, atravs de acompanhamento em sala de aula, analisando-se a s formas de desenvolvimento e aplicao da escrita e leitura, atividades dirigidas a exemplo de questionrios e textos. O grupo era composto de vinte e oito alfabetizandos, sendo dezessete do gnero feminino e onze do masculino, com idades variando entre 9 e 15 anos. compreendido em 04 meses, com datas e horrios definidos. O acompanhamento ocorreu de modo semanal e a aplicao de estudos aconteceram em perodo

2 - RESULTADOS Dentre as temticas orientadoras para o processo de acompanhamento interativo construram-se duas questes: - Existe alguma coisa que voc faz agora, depois que voc comeou a estudar aqui, que voc no fazia antes? - Em relao e ler e a escrever, qual o seu grande sonho? Foi feita a opo de reproduzir as falas exatamente da forma como foram colhidas, no efetuando qualquer tipo de correo, de acordo com a norma-padro da lngua, pois se acredita que essa seria uma forma de discriminar os sujeitos da pesquisa, de considerar que suas falas no devem ser valorizadas. Aps inmeras anlises do processo de pesquisa, os dados obtidos foram interpretados e convertidos em resultados e construo grfica para representar da melhor forma o resultado das informaes analisadas. De acordo com Bourdieu, preciso ler nas palavras dos sujeitos de uma pesquisa a estrutura das relaes objetivas, pois essa revelao que permite resgatar o essencial, a complexidade singular de suas aes e reaes (p.44/45). Assim, a anlise dos dados buscou mergulhar nas palavras dos alunos para a partir da poder falar com eles de suas experincias e no falar sobre eles, a fim de captar o sentido que do a elas. Apresentei trs componentes presentes no processo de alfabetizao e destaquei que significados possuem a alfabetizao para esses alunos.

2.1 Os componentes da alfabetizao Tolchinsky (1990) prope em relao a alfabetizao produzida na escola que considerando a necessidade de esperar da escolaridade uma abertura de possibilidades e no somente sua restrio esse processo necessitaria passar desde o incio da escolarizao pelos componentes prtico, cientfico e literrio. O primeiro estaria relacionado adaptao vida social e s tarefas em que a leitura ou a escrita requisitada

na vida cotidiana. Estaria representado na nfase atribuda ao domnio perfeito do cdigo para a realizao de tarefas, inclusive escolares. O segundo, no avano (poltico, intelectual, social, informacional, etc.) de indivduos ou grupos, sendo associado na escola ao domnio do conhecimento cientfico. O terceiro, na valorizao dos usos formais e poticos da linguagem escrita, sendo relacionado na escola ao estabelecimento de determinada relao (de conhecimento e fruio) com a literatura. Em seu trabalho, discute a validade da nfase em algum desses componentes na educao escolar, especialmente em relao ao segundo componente, em torno do qual se desenvolveram idias polmicas - sobre o avano cognitivo de quem se insere na cultura escrita - que vm sendo redimensionadas nas ltimas dcadas, a partir de diferentes estudos Com base nessa discusso, se prope a necessidade de uma maior valorizao dos trs componentes contribuintes escolarizao, o que resultaria em pessoas com a condio de participar e usufruir da cultura escrita em diferentes dimenses.

2.1.1 O prtico
O primeiro componente, o prtico, aquele em que o alfabetismo pode ser definido como adaptao, ou seja, o domnio da tecnologia da leitura e da escrita tem um fim prtico, til, que possibilitar uma adaptao vida moderna e suprir necessidades cotidianas. Com base nos dados obtidos e anlises realizadas de acordo com a aplicao de questionrios referentes utilizao da escrita e da leitura no cotidiano no contexto no escolar pelos alunos, tornou-se possvel concluir que, maior parte dos alunos desenvolve o aspecto prtico do processo de alfabetizao, como demonstra o recorte das respostas de alguns alunos da turma e o grfico 1.0 (...) ler bom quando a gente vai comprar o que a me pede (Juan, 9 anos)
(...) quando quero falar sem os outros saberem que sou eu escrevo em segredo. (Joo Pedro, 12 anos) (...) j sei fazer bilhetinho. (Felipe, 11 anos) J sei ler o que meu pai escreve na lista do mercado agora. (Marcos, 11 anos)

76% desenvolvem a expresso do componente prtico do processo de alfabetizao 24% desenvolvem a expresso do componente prtico do processo de alfabetizao com menor frequncia.

1.0 As necessidades desses alunos dizem respeito a situaes de seu dia-a-dia. O que demandam so questes de ordem prtica, que tenham uso funcional. Querem se comunicar com algum atravs de um bilhete ou desejam sair pela rua e suprir suas necessidades lingusticas sem que haja necessidade de dependncia de algum. Conseguindo dessa forma, a liberdade, pois querem ter autonomia para ler, entender e tirar suas concluses. De acordo com Kalman (op. cit.), ao participarem de um processo de alfabetizao, os educandos trazem expectativas relativas s demandas de prticas de leitura e escrita que so mais usuais na comunidade onde vivem e que tais demandas so das mais diversas naturezas, como vimos nas transcries, dos alunos anteriormente apresentadas. Tolchinsky (op.cit.), entretanto, nos chama a ateno de que no podemos reduzir o alfabetismo a apenas uma funo prtica, pois isso seria torn-lo parcial.

2.1.2 O cientfico
O segundo componente proposto o cientfico, em que o alfabetismo concebido como poder. Possibilidades de melhores condies e perspectivas de vida, um indivduo com mais informaes e, portanto, com mais poder de participao social. De acordo com Reis (2000, p. 60): esse falar leva ao domnio da oralidade, da descoberta do poder falar e que esse poder falar parece significar ter poder. Poder de exporse, confrontar, transformar e ser transformado. Influenciar e ser influenciado. Diante da avaliao feita com os alunos, e baseando-se nos momentos em que expressavam suas opinies atravs de dinmicas, e principalmente atravs das entrevistas, foi possvel perceber que a maior parte dos alunos no demonstra interesse nem valor de transformao de vida no que aprendem. Existindo na verdade, um grande pessimismo em relao ao ensino. Para fundamentar tal afirmao, possvel trazer das exposies dos alunos em relao ao aspecto cientfico da alfabetizao que demonstra claramente a perspectiva de mais da metade da turma analisada. O qual foi expresso na seguinte frase:

Minha prima se formou no mdio mas trabalha fazendo a comida da professora da noite ( Marta, 14 anos)

O que Marta disse, que hoje a aplicabilidade do que aprendemos na escola no demonstra mais possibilidade de ascenso social. E que boa parte dos alunos que esto nas escolas, principalmente pblicas, tm esta mesma perspectiva sobre o que a escola ensina. Esta viso tornou-se mais fundamentada a partir do grfico construdo com base na viso da turma sobre o componente cientfico, concluindo-se que:
12% dos entrevistados vem na alfabetizao a possibilidade de conseguir melhores condies de vida 24% dos entrevistados acreditam que apenas ler e escrever o suficiente para trabalhar 52% dos entrevistados no acham importante o conhecimento da escola para a mudana de vida.

2.0

2.1.3 O literrio
O terceiro componente na noo de alfabetismo, segundo Tolchinsky, o literrio, que ela relaciona a um estado de graa. Essa metfora destaca o belo, acentuando a capacidade de expressar sentimentos, de provocar ambigidade, de criar mundos imaginrios. interessante notar que o que se entende por linguagem escrita fundamentalmente a linguagem literria e a primazia social sempre da norma considerada padro da lngua. Na perspectiva do componente literrio, foi possvel perceber que as prticas de leitura ocorrem quase que predominantemente na escola, demonstrando que o exerccio da leitura no ultrapassa as atividades orientadas pelos professores. Esses dados foram obtidos a partir das respostas dos alunos, referindo-se aos hbitos de leitura em seu cotidiano e a sobre a presena de literatura em seu ambiente familiar. Para fundamentar a veracidade da concluso em torno do componente literrio, segue recortes das falas de alguns alunos e o grfico interpretativo do componente:
xato ler em casa tudo muito ruim, fico canada s da escola ( Gabriela, 10 anos) Em casa no tem livro do que gosto (Marcos, 12 anos) Nunca gaei um livro mais muito jogo (Ricardo, 9 anos) 20% dos entrevistados j leram um ou mais livros de literatura

17% dos entrevistados tm interesse em ler livros de literatura infantil 10% dos entrevistados possuem

3.0 livro infantil em casa

Em relao aos trs componentes do alfabetismo: o prtico, o cientfico e o literrio, propostos por Tolchinsky, verifica-se que a dimenso prtica se apresentou como a mais marcante nas falas dos alfabetizandos, pois diz respeito s questes da cotidianidade dos alunos, para as quais eles so demandados com mais freqncia. As dimenses cientficas e literrias pouco surgiram, mas isso se deu no porque elas no eram ou so importantes para os sujeitos da pesquisa, ou que eles no aspirem a elas, mas em virtude das propostas de alfabetizao desenvolvida terem apresentado um cunho mais de ordem funcional, voltado para o trabalho e para a vida cotidiana. Em uma anlise geral, em relao aos componentes do alfabetismo, foi plausvel concluir que: RESULTADO DOS COMPONENTES
76% dos entrevistados desenvolvem o componente prtico no processo de alfabetizao. 20% dos entrevistados desenvolvem o componente cientfico no processo de alfabetizao 4% dos entrevistados desenvolvem o componente literrio no processo de alfabetizao.

4.0

CONCLUSO Fundamentando-se nas idias de TOLCHINSKY (1990), a concepo de alfabetizao contribuiu para redimensionar a compreenso que hoje temos sobre: as dimenses do aprender a ler e a escrever e as prprias perspectivas das pesquisas sobre a alfabetizao. Durante muito tempo a alfabetizao foi entendida como mera sistematizao do B + A = BA, isto , como a aquisio de um cdigo fundado na relao entre fonemas e grafemas. Em uma sociedade constituda em grande parte por analfabetos e marcada por

reduzidas prticas de leitura e escrita, a simples conscincia fonolgica que permitia aos sujeitos associar sons e letras para produzir/interpretar palavras (ou frases curtas) parecia ser suficiente para diferenciar o alfabetizado do analfabeto. Nesta perspectiva, foi possvel compreender ao decorrer das atividades desenvolvidas com a turma do Programa Alfabetizar Com Sucesso que o mtodo de alfabetizao utilizado ainda se configura na aquisio superficial da leitura e da escrita insuficientes a prtica social no uso desses recursos. Onde, os educandos vm aprendendo de forma descontextualizada , e de maneira desprovida de sentido em sua vida cotidiana, comprometendo o seu senso crtico, e demonstram de maneira clara a ausncia de reflexo de pensamento dos alunos sobre o que lem e escrevem. Ao que se refere aos trs componentes da alfabetizao, pode-se perceber que o prtico tem demonstrado intenso desenvolvimento nas prticas pedaggicas, tento referente escrita com a leitura. Nessas condies a turma analisada externou que a praticidade supera todas as esferas da aprendizagem, porm esta prtica no oferece condies reais para o desenvolvimento crtico do que se vive na realidade dos indivduos. Pois, a prtica da leitura e da escrita, com base nos depoimentos declarados e nas atividades realizadas, ocorre de maneira fragmentada e mecnica. Quanto ao aspecto cientfico, foi diagnosticado que a maior parte dos alunos no aprende a ler e escrever de forma a utilizar essas prticas em perspectivas de ascenso social. E por fim, o componente literrio, o qual se apresentou como o mais ausente devido insuficincia de prticas pedaggicas voltadas para a leitura. Foi possvel perceber que para realmente se alfabetize com intuito de oferecer subsdios prtica social da leitura e da escrita. necessrio ir alm da simples apropriao do cdigo escrito; preciso exercer as prticas sociais de leitura e escrita demandadas nas diferentes esferas da sociedade. Dessa forma o processo de alfabetizao necessita da maior nfase no desenvolvimento da leitura e prtica da escrita centrada no sentido das palavras, ou seja, desenvolver uma aprendizagem de maneira contextualizada, e no simplesmente baseada no ato de codificar e decodificar smbolos.

REFERNCIAS
BOURDIEU, Pierre. Escritos sobre a Educao. NOGUEIRA, Maria Alice & Catani, Afrnio (orgs.) 6 ed. Petrpolis, RJ: Editora Vozes, 2004.

DIAS, C. A. Grupo Focal: tcnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Disponvel em http://www.informacaoesociedade.ufpb.br/1020006.pdf. Acesso em: 22 nov.2008. KALMAN, Judith. El studio de la comunidad como un espacio para leer y escribir. In: Revista Brasileira de Educao maio/jun/jul/ago 2004 - N 26. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 5-28.

REIS, R. H. A constituio do sujeito poltico, epistemolgico e amoroso na alfabetizao de jovens e adultos.2000. 245 f. Tese (Doutorado em Educao) Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. SOARES, Magda. Letramento: um tema em trs gneros. 2. ed. 3. reimpr. Belo Horizonte: Autntica, 2001. 128 p. ______. Novas Prticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. In: Educao e Sociedade: Revista de Cincia da Educao. 81- Volume 23 Dezembro 2002. Dossi Letramento. Campinas: CEDES. 326 p., p.143-160. TOLCHINSKY, Liliana. O prtico, o cientfico e o literrio: trs componentes na noo de alfabetismo. ICE Universidade de Barcelona, 1990.

Вам также может понравиться