Вы находитесь на странице: 1из 4

AVALIAO DE ESTRATGIA PARA O ENSINO DE DESENHO DE PROJETO

Max Lira Veras Xavier de Andrade


Departamento de Desenho da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil maxandrade@uol.com.br

Resumo
Este trabalho discute e apresenta uma metodologia de ensino da disciplina Desenho Tcnico de Projeto do curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil). Tem como objetivo avaliar os reflexos da introduo da anlise e interpretao do objeto construdo (baseado no uso de recursos digitais), como condio prvia elaborao do desenho do edifcio; e, os reflexos do desmembramento da elaborao do desenho em etapas.

Resumen
Este trabajo discute y presenta una metodologa de enseanza de la disciplina dibujo tcnico del proyecto del curso de ingeniera civil, de la Universidade Federal de Pernambuco (Brasil). Tiene como objetivo evaluar los reflejos de la introduccin del anlisis y interpretacin del objeto construido (basado en el uso de los recursos digitales), como condiciones previas a la elaboracin del dibujo del edificio y los reflejos del desmembramiento de la elaboracin del dibujo en etapas.

Antecedentes
A compreenso do conjunto de processos que estabelece a disciplina de projeto se faz por meio de linguagens. Essas permitem entender os requisitos de projeto, tornando possvel a compreenso das caractersticas especficas ou as especificaes de um produto, e elucidando o processo ou sistema. De acordo com o carter do projeto, o contedo da linguagem grfica vai variar, bem como os objetivos explcitos na sua representao (desenho). Assim, a representao do projeto, enquanto produto (conceito esttico), vai se diferenciar da representao no mesmo, enquanto processo (conceito dinmico). O projeto, enquanto produto, constitui-se por ... elementos grficos e descritivos, ordenados e elaborados de acordo com linguagem apropriada, destinada a atender s necessidades da etapa de produo. (Novaes, 2001) Ele, enquanto produto, assume um carter tecnolgico, representado pelas solues de detalhamentos. O projeto, enquanto processo, adquire um carter dinmico, gerencial. Nele, o desenho representa as etapas do processo (desenho de alvenaria, paginao de piso, etc.). Porm, ... tanto sob o aspecto tecnolgico como sob o aspecto gerencial, o projeto tem deixado a desejar... (Souza, 1995). Ou seja, o projeto tem m qualidade. Como um dos fatores que tem contribudo com a m qualidade do projeto, est a falta de integrao desse projeto com a produo das edificaes. Os resultados so expressos nos desenhos que pouco esclarecem o processo de produo, apresentam falhas nos detalhamentos e so ausentes de complementaes nas composies dos mesmos. A soluo passa pela implantao de polticas de qualidade, envolvendo toda a cadeia produtiva. Na etapa de elaborao dos desenhos, deve-se buscar a melhoria na forma de representao e leitura, por meio de mecanismos que vinculem o produto (o edifcio) com a produo. Para isso, deve-se conhecer bem o edifcio e represent-lo por meio de normas e padres universais, objetivando a leitura e a compreenso correta, e possibilitando a execuo de acordo com as prescries descritas no desenho. Nesse sentido, vale ressaltar a importncia em valorizar, na formao profissional do projetista (arquiteto, engenheiro, desenhista industrial), ... um contato ntimo com os meios de produo... (Gropius, 1970). E, na elaborao do desenho de projeto, o contato deve estar expresso atravs da coerente representao do produto (edifcio) e processos. Cabe salientar que a disciplina do projeto deve estar vinculada experimentao, integrao e coordenao. O desenho, nesse sentido, deve auxiliar a articulao entre os diferentes profissionais, a partir do uso de linguagens comuns, integradas ao edifcio. Partindo-se deste ponto de vista, vale ressaltar a importncia do vnculo entre o desenho e o modelo (edifcio). Essa relao deve esclarecer o modelamento nos problemas das relaes espaciais

232

Estrategias y Experiencias Pedaggicas

e o carter dos modelos tecnolgicos presentes no mesmo. Assim, sugere-se estimular a observao do objeto construdo como instrumento importante da disciplina de desenho tcnico, seguida da representao atravs do desenho. Na observao, o aluno deve estudar a natureza dos materiais, componentes e edifcio. Da mesma forma, a observao deve estar articulada com os processos tecnolgicos, inovaes tecnolgicas e princpios de coordenao e integrao. A partir de um conhecimento antecedente sobre o edifcio, vem a etapa de representao do mesmo. Nessa fase, a geometria descritiva deve servir como subsdio para a representao dos desenhos, que devem estar estritamente vinculados tcnica de construo, feitura das diferentes modalidades de construo e coordenao e articulao dos diferentes profissionais. Essa viso sistmica e integrada deve permitir vincular os diferentes projetos e profissionais, num modelo integrado, visando um objetivo comum: o edifcio construdo. Assim, conjeturasse que o uso de normas e padres grficos comuns, vinculados a um nico padro de representao, preferencialmente expresso num modelo tridimensional (sob uma plataforma CAD) permitir uma maior associao com o modelo construdo, e como corolrio, resultar em maior eficincia e eficcia no processo projeto/construo.

A primeira fase teve como objetivo principal utilizar os recursos digitais como ferramenta de auxlio no processo de anlise e sntese da representao de projetos. Associou-se o uso de imagens digitais, vinculadas ao objeto construdo, aos smbolos grficos presentes nos desenhos dos projetos (representao de paredes cortadas, paredes em vistas, esquadrias, peitoris, linhas de pisos, projees de marquises, coberturas, etc.). Entre os recursos virtuais empregados, destacam-se: fotos digitalizadas do edifcio e de detalhes construtivos, maquetes eletrnicas, animaes em vdeos, etc. Foi tambm sugerida a visita a canteiros de obras. Em seguida, foram feitas anlises de desenhos de projetos objetivando associ-los ao edifcio. A segunda fase consistiu na elaborao do desenho. Nessa, procedeu-se desmembrando a construo do desenho do projeto em duas etapas consecutivas: a) elaborao de um modelo espacial em 3 dimenses, com recursos bidimensionais (AUTO ARCHITECT). Nesse modelo, so fornecidas informaes grficas suficientes para representar o edifcio (paredes, esquadrias, pisos, escadas, etc.); b)montagem do desenho tcnico de projeto. O desenho, portanto, foi encarado como a representao de um modelo reduzido do edifcio real. Problemas projetuais, como detalhamento e compatibilidade, puderam ser mais facilmente percebidos, pois o modelo representa o edifcio em trs dimenses vinculando diretamente as partes do desenho s partes da construo (Figura 1).

Objetivos
Este trabalho procura mostrar os resultados obtidos na disciplina de desenho de projeto com a introduo de uma metodologia de anlise e interpretao do desenho, baseada na observao do edifcio e suas partes, seguida da representao do mesmo. Para a observao, a disciplina se baseia no uso de recursos digitais e no conhecimento sobre construo. Na etapa de representao, introduzido o conceito de desmembramento na elaborao do desenho e montagem do mesmo. A finalidade dessa metodologia de reduzir o tempo na elaborao do desenho e melhorar a compreenso do mesmo, auxiliado pelo uso da computao grfica. Busca-se, por fim, facilitar a leitura, interpretao e contribuir para uma maior integrao entre as diferentes disciplinas de projeto.

Fig 1 Modelo esquemtico de um edifcio e com alguns componentes de construo.

Metodologia
O escopo da disciplina esteve na observao do edifcio, seguido da anlise de contedo do desenho e representao. O primeiro passo consistiu em introduzir os conceitos de projeto, enquanto produto e enquanto produo; demonstrar a importncia da coordenao de projeto (Fabrcio e Melhado, 1999); indicar a importncia da associao do desenho de projeto (desenho tcnico) ao objeto construdo e produo; e, mostrar os ganhos quando da representao do desenho tcnico numa linguagem articulada, dentro de uma plataforma CAD. A etapa prtica do curso foi dividida em duas fases: a primeira, diretamente relacionada ao entendimento da linguagem usada no desenho de projeto; a segunda consistiu no desmembramento da elaborao do desenho de projeto em duas etapas consecutivas: elaborao de um modelo espacial (maquete eletrnica) e montagem do desenho tcnico.

Assinala-se, que embora a metodologia tenha valorizado o desenho do edifcio em 3 dimenses (Figura 2), empregou-se tambm uma linguagem bidimensional (baseada no sistema mongeano de representao), prescrita nas normas e internacionalmente difundida no meio tcnico. A partir do modelo espacial definido anteriormente, partiu-se para a elaborao das especificaes tcnicas de cada um dos projetos. Essa elaborao consistiu na simples montagem (colagem insero de atributos) dos smbolos grficos, j prontos (nveis de piso dos pavimentos, os nomes dos ambientes, as cotas, as caractersticas dos dutos de distribuio, interruptores, etc.). Neste caso, o mtodo de trabalho partiu da elaborao do desenho do objeto (edifcio) em trs dimenses, seguindo pela definio de planos de corte (verticais e horizontais, conforme as prescries das normas). O uso do programa de CAD AUTO ARCHITECT permitiu facilmente transpor o desenho de trs dimenses para duas, apenas definindo os planos de corte solicita-

Estrategias y Experiencias Pedaggicas

233

A idia que estabelece a de associao de cada linha, cada textura, cada forma geomtrica a uma parte da construo. O que significa dizer que as linhas so entendidas no de maneira arbitrria mas, como smbolos que fazem parte de uma linguagem terica (Gorovitz, 1996), a linguagem do desenho tcnico. No mtodo, procurou-se esclarecer aos alunos o conceito que est por trs dos smbolos, evidenciando o desenho enquanto linguagem terica linguagem objetiva, sem interpretaes dbias cujo significado est estritamente vinculado s informaes prescritas nas diferentes partes do produto edifcio. A mudana conceitual no entendimento do significado do desenho tcnico permite, embora de maneira sutil, estabelecer um novo paradigma para a disciplina do desenho. Nela, o desenho encarado como parte de um processo de produo, mais amplo, que inicia com um programa de necessidades e finaliza com o edifcio construdo.

Fig 2 Modelo em 3D de um dos edifcios utilizados na disciplina.

dos. Por fim, os planos dos cortes (figura 03) serviram como base para a apresentao das demais informaes tcnicas do projeto (figura 04). A elaborao do desenho feita auxiliada pelas imagens das partes da construo, por exemplo, quando so desenhados os nveis dos pisos, muretas, paredes, detalhes das escadas, projees das coberturas, etc., esse desenho associado s imagens do objeto real.

Avaliao
A metodologia proposta vem sendo implementada nos dois ltimos semestres letivos no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UPPE). Os resultados obtidos, embora limitados (resultados ainda parciais), demonstram a melhoria no entendimento da linguagem utilizada no desenho tcnico. Conjetura-se, tambm, que os alunos estejam valorizando mais o desenho tcnico pela importncia dada ao mesmo, considerando agora como parte importante do processo de produo. Para sistematizar o processo de avaliao da metodologia, escolheu-se alguns edifcios j construdos que serviram como base para a elaborao do desenho do produto. Em seguida, partiu-se para a elaborao do desenho propriamente dito. Objetivando a avaliao do processo de melhorias, desmembrou-se o desenho em trs categorias de anlise, sendo as duas primeiras estritamente vinculadas ao modelo. Destacam-se: representao dos elementos cortados; representao dos elementos frente dos planos de corte; e, representao dos smbolos tcnicos de projeto.

Figura 3 Corte horizontal (planta baixa) com indicao das partes da construo.

Representao dos elementos cortados


A primeira categoria representa os principais elementos cortados no projeto, destacando-se as estruturas, vedos primrios e vedos secundrios. Nesta anlise, objetivou-se verificar como foram resolvidos no desenho os fechamentos dos vos. Observar se os resultados dos desenhos esto coerentes com o modelo idealizado no projeto e verificar se as esquadrias esto representadas corretamente. O resultado da anlise foi feito sobre a quantificao dos erros de desenho, aqui considerados como uma falta de compreenso do modelo do projeto pelo aluno. Assim, definiu-se como erros a serem quantificados: erros na elaborao do desenho das portas, das janelas baixas, das janelas altas, das paredes cortadas e daquelas no cortadas. Com isso, foi possvel averiguar se os alunos entenderam o conceito geral do corte e se foram capazes de associar a linguagem expressa no desenho ao edifcio enquanto produto. Os resultados podem ser constatados na tabela abaixo. Nela, so indicados os elementos de projeto e o percentual de erros antes e depois do incio do uso da metodologia.

Figura 4 Corte horizontal com informaes tcnicas do edifcio.

234

Estrategias y Experiencias Pedaggicas

Cabe salientar que se procurou vincular o smbolo aos componentes da construo. O smbolo de uma porta, por exemplo, representada por um bloco (arquivo autnomo), fora associado ao Percentual de erros na elaborao do desenho em corte
Paredes em corte Antes Depois 50% 90% Paredes em vista 55,0% 77,5% portas Janelas altas Janelas baixas

Percentual de erros no uso dos smbolos tcnicos


Repres. Repres. Indicao Indicao Indicao Outras dos das das cotas de de indicaes eixos cotas de nveis esquadrias detalhes importantes construtivos de projeto Antes 92,5% Depois 92,5% 90,0% 92,5% 75,0% 87,5% 65% 90% 35% 80% 42,5% 75,0%

90% 100%

42,5% 82,5%

65% 85%

Resultados
componente de construo (folha da porta + grade + ferragens). Assim, a elaborao do desenho representada pela insero dos diversos blocos e montagem do desenho passou a ser encarado como, nada mais que, a montagem das partes da construo. Ou seja, a elaborao passou a ser vista como uma componentizao da construo feita desde a etapa do desenho, agora facilitado pelo uso da computao grfica. Cada bloco, simples ou complexo, representa uma entidade nica que vinculada a um componente de construo. Paralelamente melhoria na qualidade do desenho (representada por uma reduo quantitativa do percentual de erros), aumentou-se o tamanho do edifcio a ser representado, alterando a complexidade do projeto com o acrscimo de mais uma parte significativa (circulao vertical) e introduzindo a reproduo de partes repetidas (espelhadas). A implicao dessa mudana conceitual na disciplina de desenho tcnico pode, assim, ser constatada em sala de aula. Os resultados da introduo desse processo metodolgico podem ser resumidos nos seguintes pontos: a) Otimizao do trabalho; b) Melhoria da percepo espacial; c) Maior vinculao entre as operaes de representao do desenho (abstrato) e sua correspondncia no objeto construdo; d) Melhoria na qualidade e na compreenso do desenho de projeto (leitura e interpretao); e) Contribuio para a articulao sobre uma mesma plataforma de desenho, expressa num modelo espacial (numa plataforma CAD) , a integrao e coordenao entre os diferentes projetos (Fabrcio e Melhado, 2001).

Representao dos elementos em vista


Na segunda categoria, procurou-se avaliar a representao e o entendimento dos demais elementos significativos da construo que no foram cortados: vistas dos vedos primrios; vistas dos vedos secundrios; vistas das diferenas dos nveis dos pisos; vistas de demais elementos significativos representados abaixo e acima do plano de corte. Foi constatado que esta categoria, por estar associada a elementos menos significativos de projeto, apresentava maior problema de resoluo, o que repercutia numa maior quantidade de falhas de representao do projeto. Com a mudana metodolgica, podese observar uma substancial alterao na quantidade de erros do desenho, como visto no quadro abaixo. Percentual de erros na elaborao

Concluses
Essa primeira experincia indica a importncia da rediscusso da disciplina de desenho de projeto, introduzindo os novos conceitos de projeto e orientando a disciplina, com o auxlio da computao grfica, para solues que permitam vincular melhor o desenho com o produto e com o processo de produo. O uso da plataforma CAD e da realidade virtual pode facilitar esse processo, bem como permitir novas solues de trabalho que aumentem a eficincia do desenho e a coordenao entre as reas de projeto.

do desenho em vista
Repres. Escadas Elementos Paredes Portas Janelas das linhas em significativos em em em de pisos vista abaixo do vista vista vista plano de corte Antes Depois 57,5% 80,0% 82,5% 100,0% 77,5% 85,0% 57,6% 92,5% 85% 95% 90% 100%

Referncias Bibliogrficas
- FABRICIO, M.M., BAA, J.L., MELHADO, S.B. (1999). Estudo do fluxo de projetos: cooperao seqencial x colaborao simultnea. In: Simpsio Brasileiro de Gesto da Qualidade e Organizao do Trabalho , I SIBRAGEO. Anais em CD-ROM, Recife: Universidade de Pernambuco. - GOROVITZ, M. (1996) A Linguagem. In: Textos de Apoio Didtico. So Paulo: Mimeo. - GROPIUS, W. (1997) Bauhaus: Novarquitetura. So Paulo: Perspectiva. - NOVAES, C. (2001) Aes para controle e garantida da qualidade de projetos na construo de edifcios. In: Gesto do Processo de Projeto na Construo de Edifcios. Anais em CD-ROM, So Carlos: Universidade Federal de So Carlos. - SOUZA, R. et al. (1995) Sistema de gesto da qualidade para empresas construtoras. So Paulo: Pini.

Representao dos smbolos tcnicos utilizados no projeto


Nesta etapa, foi feita a avaliao do uso das simbologias tcnicas de projeto pelos alunos. Assim, foi verificado se os alunos utilizavam ou no simbologia tcnica prescrita nas normas e se a simbologia estava sendo utilizada de forma correta. Para os resultados, contabilizou-se o percentual de erros no emprego dos smbolos tcnicos (erros pela ausncia ou pelo uso inadequado). Tais resultados foram contabilizados na tabela abaixo. importante acrescentar que essa etapa foi elaborada num outro modelo de conformao do desenho, conhecido no AUTOCAD como ESPAO DE PAPEL. Foi nesse ambiente que o edifcio codificado em duas dimenses recebeu toda a simbologia tcnica necessria para a compreenso completa do projeto do produto.

Estrategias y Experiencias Pedaggicas

235

Вам также может понравиться