Вы находитесь на странице: 1из 29

Guia de Estudos - tica, Informtica e Sociedade

Neste guia de estudos voc encontra notas de aula, links e sugestes de leitura da disciplina tica, Informtica e Sociedade. Site: EaD - SEaD

Curso: tica, Informtica e Sociedade (G3) - SI Livro: Guia de Estudos - tica, Informtica e Sociedade Impresso por: Ticiana Sa Da Justa 371033 Data: Tuesday, 9 August 2011, 11:50

Sumrio

* 1 Unidade o 1.1 Introduo o 1.2 O Campo da Moral o 1.3 Principais teorias ticas o 1.4 tica Computacional o 1.5 Considerao da unidade e estudos complementares o Referncias * 2 Unidade o 2.1 Introduo o 2.2 tica profissional e regulamentao da profisso o 2.3 O Cdigo de tica da ACM o 2.4 Estudos de Caso em Computao o 2.5 Consideraes da unidade e estudos complementares o Referncias

1 Unidade Nesta primeira unidade importante refletirmos sobre os principais conceitos relacionados nossa disciplina, favorecendo um melhor entendimento e facilitando a comunicao. Assim, propomos uma reflexo sobre o conceito de tica e suas razes no campo da moral, como sistema de regulamentao das relaes entre os indivduos ou entre estes e a comunidade. Busca-se introduzir o estudo dos problemas fundamentais de tica, analisando objetivamente, sempre que possvel, os principais conceitos e teorias necessrios para uma reflexo crtica sobre desafios ticos identificados em uma sociedade cada vez mais pautada no desenvolvimento tecnolgico. Considerando a moral como uma forma especfica de comportamento humano, que em sua essncia cumpre uma funo social, discutimos a natureza do conhecimento tico e destacamos a relao entre moral e sociedade, tendo como foco o estudo da tica Computacional.

Objetivos: Distinguir o conceito de tica e moral, discutindo a natureza do conhecimento tico e suas implicaes sociais relacionadas ao uso de tecnologias computacionais.

1.1 Introduo

Quando analisadas as implicaes ticas das tecnologias contemporneas inicialmente pode parecer suficiente a utilizao de teorias ticas generalistas para definir normas para o uso adequado das tecnologias, contudo a partir de uma anlise mais profunda verifica-se a necessidade de um fortalecimento conceitual e terico das novas possibilidades oferecidas a partir dos ambientes computacionais, as quais em sua maioria ainda no foram sequer identificadas. Neste contexto, surge a denominada tica computacional, buscando fo rmular polticas para orientar aes relacionadas ao uso destas tecnologias.

Nesta perspectiva, no temos a pretenso de descrever receitas ou frmulas mgicas do que seria eticamente correto ou adequado, mas apresentar diretrizes e questionamentos que possam nortear o comportamento tico no mbito computacional. Esperamos que ao trmino desta unidade voc seja capaz de responder s seguintes questes:

a) Quais as principais teorias e conceitos relacionados ao estudo da tica?

b) O que habitualmente se define como tica e moral?

c) Quais as relaes existentes entre tica e moral?

d) possvel tratar a moral como um sistema normativo nico, vlido para todos os tempos e para todos os homens?

e) Quais so os objetivos e em que consiste a tica Computacional?

1.2 O Campo da Moral

Desde os primrdios da humanidade, a partir do surgimento das primeiras sociedades, o ser humano aprendeu a identificar comportamentos e classific-los como positivos ou negativos em relao ao bem-estar e segurana do grupo ao qual o indivduo est inserido. Tal classificao acontece sempre que nos deparamos diante de situaes que exigem a tomada de decises que envolvem um julgamento da realidade.

Caracterizando-se como uma forma de comportamento humano, encontrada em todos os tempos e sociedades, o conceito de moral est sujeito a variaes de acordo com as necessidades e possibilidades apresentadas a diferentes culturas ao longo do tempo. Mas afinal, o que moral?

Moral o conjunto de regras de conduta admitidas em determinada poca, por um grupo de pessoas, favorecendo que as aes praticadas possam ser valoradas positiva ou negativamente, na medida em que vo ao encontro ou transgridem as normas de um determinado grupo (NIETZSCHE, 2006; GOLDSTEIN, 2007).

Para Vzquez (2010) moral consiste de um conjunto de normas, princpios e valores, segundo o qual so regulamentadas as relaes mtuas entre os indivduos ou entre estes e a sociedade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um carter histrico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convico ntima, e no de uma maneira mecnica, externa ou impessoal.

O homem um ser moral que interage com o mundo classificando aes e prticas a partir das noes de bem e mal que compartilha, considerando valores compatveis com o momento

e sociedade em que vive. Sabe-se que muitos comportamentos do ser humano tiveram sua classificao como moral ou imoral alterada ao longo do tempo e de acordo com diferentes culturas, evidenciando a diversidade de componentes inerentes ao conceito de moral.

Deste modo, observa-se que no adequado pensar a moral como um sistema normativo nico, considerando certas aes ou prticas como moralmente inaceitveis independentemente de quando e onde ocorreram, pois o conceito de moral uma construo histrico-cultural de uma dada sociedade em um determinado momento histrico, sendo necessrio consider-lo em toda a sua diversidade (VZQUEZ, 2010).

Um exemplo tpico de mudana de julgamento moral diz respeito ao direito da mulher trabalhar fora de casa, algo inaceitvel em outros tempos quando o valor moral do homem na sociedade estava condicionado ao fato de apresentar-se como o nico provedor econmico da famlia, cabendo a mulher a tarefa de cuidar dos filhos e da casa. Tais valores relacionados aos direitos das mulheres tm sofrido alteraes desde o incio do sculo XX, mas ainda variam amplamente nos dias atuais, de acordo com a cultura e costumes de cada saciedade.

A moral estabelece critrios, normas e valores que direcionam os comportamentos esperados em uma sociedade, orientando quais atitudes so consideras corretas em dete rminadas situaes. Contudo, apesar de a moral possuir um carter social, o indivduo tambm exerce um papel fundamental, j que cabe a ele acatar ou no de forma voluntria as normas estabelecidas pela sociedade, decidindo conscientemente entre a moral e a imoralidade.

Assim, est implcito ao conceito de moral o pressuposto de liberdade de escolha, a qual se constitui na capacidade de escolher entre duas ou mais alternativas, pois caso um indivduo decida conscientemente ser contrrio moral dizemos que este imoral, contudo caso exista apenas uma opo, no existe liberdade de escolha e por isso no possvel avali sob o -lo prisma da moralidade. Neste caso denominamos como amoral, quando um indivduo no tem total conscincia sob seus atos ou quando no lhe resta opes de escolha, ficando margem da moralidade e da imoralidade.

Embora a moral esteja intimamente ligada ao comportamento e escolhas de um indivduo, esta no se limita a um ato individual, pois como as pessoas so seres sociais a moral tambm se constitui como um empreendimento social. Em nossa vida cotidiana frequentemente nos deparamos com problemas morais, tais como:

* Se ao solicitar a conta de meu almoo eu descubro que deixaram de cobrar alguns produtos que eu consumi, devo informar o erro e pagar o valor justo ou omitir o fato e pagar somente os produtos discriminados na conta incompleta? *

Caso eu descubra que meu colega de trabalho est fazendo algo ilcito dentro da empresa, que potencialmente pode prejudicar outras pessoas, devo informar isso ao meu chefe? *

Algum que descobre maneiras para usufruir de servios on-line em um site comercial sem realmente pagar pelos servios utilizados, pode ser considerado como imoral? *

Devo dizer sempre a verda-de, mesmo que esta me prejudique, ou h ocasies em que devo mentir ou omitir fatos?

Estes so alguns exemplos concretos, que habitualmente nos deparamos, exigindo a tomada de decises e atitudes. Assim, o campo da moral estabelece valores que possibilitam a analise de situaes e comportamentos, favorecendo a tomada de decises prticas baseadas na moralidade. Contudo, to importante quanto o comportamento moral a reflexo sobre os princpios que regem tal sistema de valores, sendo este o objeto de estudo da tica.

Calvin

1.3 Principais teorias ticas

A confuso entre os conceitos de tica e Moral existe h muitos sculos, o significado etimolgico de tica vem do grego ethos, que significa "modo de ser" ou "carter", como forma de vida conquistada pelo ho-mem e moral vem do latim mores, que pode ser traduzido como "costumes" no sentido de conjunto de normas ou regras adquiridas por hbito (VZQUEZ, 2010).

Na realidade os significados etimolgicos de moral e tica no representam os significados dos dois termos na atualidade, mas nos situam no terreno especificamente subjetivo no qual se funda o comportamento humano. Sob o ponto de vista histrico, o estudo da tica remonta Antiguidade Clssica quando filsofos como Plato, Aristteles, Scrates e outros mais recentes , como Rosseau e Kant, desenvolveram estudos que postulavam a tica como disciplina filosfica (MASIERO, 2008).

Para Vzquez (2010) o estudo da tica pode ser dividido, ao longo da histria, em quatro doutrinas: tica Grega; tica Crist Medieval; tica Moderna; e tica Contempornea. Para o referido autor a tica constitui-se como a teoria do comportamento moral dos homens em sociedade, cincia que analisa uma forma especfica de comportamento humano. A tica no cria a moral, mas sim considera uma srie de prticas morais j em vigor e, partindo delas, procura deter-minar sua essncia, origem, condies objetivas e subje-tivas, natureza e fun-o dos juzos morais, critrios de justificao destes juzos e o princpio que rege a mudana e a sucesso de diferentes sistemas morais.

Tal definio destaca o carter cientfico da tica, conceituando-a como a cincia da moral, a qual tem como objeto de estudo os problemas morais, visando descobrir-lhes os princpios gerais no intuito de proporcionar conhecimentos sistemticos, metdicos e, no limite do possvel, comprovveis.

A tica busca identificar os critrios que orientam as nossas escolhas, a partir da tica que uma pessoa avalia se pode ou deve fazer algo, quando se de para com dilemas do tipo: Quero, posso, mas no devo realizar determinada ao (CORTELLA, 2011).

Atualmente h uma banalizao do vocbulo tica e expresses do tipo isto falta de tica! so cada vez mais corriqueiras, apesar de muitas pessoas no saberem exatamente o que isso significa, evidenciando a importncia do estudo de tica.

O estudo da tica pode dividir-se em duas grandes reas tericas: a tica normativa e a metatica, a primeira procura determinar os princpios da conduta correta e a segunda investiga o uso e a fundamentao de conceitos como certo ou errado, bem ou mal (ROHMANN, 2000).

Nesta perspectiva, de acordo com os objetivos propostos neste livro destacamos trs das principais teorias ticas: tica das virtudes, tica deontolgica e a tica teleolgica. Baseandose nos estudos de Pivatto (2004) e Almeida (2007) so apresentadas a seguir definies

objetivas dessas trs teorias, no intuito de favorecer ao leitor um entendimento bsico de cada uma delas.

A tica das virtudes fundamenta-se no pensamento de Aristteles (384-322 a.C.) e advoga a importncia central do carter e que o indivduo deve desenvolver virtudes, propondo uma reflexo tica sobre o sentido completo de como se deve viver. Tal abordagem no estabelece normas aplicveis s situaes, mas busca definir o caminho de progresso moral do indivduo que, por fim, resultar em decises e em comportamentos moralmente aceitveis.

Quanto tica deontolgica tem como um de seus principais representantes Immanuel Kant (1724-1804) e, enquanto tratado dos deveres, defende a existncia de um cdigo moral de valores universais aplicvel em qualquer contexto, onde a idia de respeito recproco assume um valor intrnseco, revestindo-se da dignidade de um dever moral a ser cumprido.

A tica teleolgica, tambm conhecida como teoria utilitarista, foi desenvolvida principalmente por John Stuart Mill (1806-1873) e seus princpios repousam principalmente na avaliao de modos de agir e conseqncias, utilidade das aes para determinar sua moralidade. As aes ideais so aquelas que trazem benefcios para a maioria da sociedade, apoian-do o objetivo de cada pessoa, que alcanar um estado de "felicida-de", onde no so considerados bens materiais, mas sim espirituais, como fazer o bem para os outros e atingir certos objetivos.

aristoteles e cia Figura 1 - Teorias ticas: tica das virtudes, tica deontolgica e a tica teleolgica

Nesta perspectiva, o estudo da tica possibilita um melhor entendimento dos valores e critrios que permeiam os juzos morais de uma sociedade. Afinal, como seria possvel avaliar nossas aes e daqueles com os quais nos relacionamos sem saber o que certo ou errado no mbito da moral?

a partir das reflexes ticas que se torna possvel (re)pensar a moral, favorecendo sua evoluo ao longo dos tempos, de acordo com as novas necessidades e possibilidades apresentadas a uma dada sociedade.

Kallman e Grillo (1996) oferecem algumas diretrizes informais para avaliar o comportamento tico:

* O teste da famlia. Voc se sentiria confortvel ao contar suas aes e decises para os membros mais prximos de sua famlia?

* O teste do reprter investigativo. Como suas aes apareceriam se comentadas em um programa noticirio da televiso ou em um jornal?

* O teste do sentimento. Como voc se sente com a deciso? Se voc se sente intranqilo em relao a uma deciso ou ao, mas no consegue entender por qu, sua intuio est dizendo a voc que essa no a coisa certa a fazer.

* O teste da empatia. Como a sua deciso lhe pareceria se voc se colocasse na posio de outra pessoa? Como ela pareceria para outras pessoas afetadas pela deciso? Essa diretriz tambm conhecida com o a regra de ouro: faa aos outros o que voc gostaria para si.

Tais diretrizes podem falhar em casos reais ou no ser suficientes para anlises mais crticas, contudo apresentam-se como um bom ponto de partida, e caso uma ao ou comportamento no passar por algum destes questionamentos torna-se necessrio uma reflexo mais aprofundada.

Deste modo, frente ao carter eminentemente prtico da moral, constituda a partir de um conjunto de normas que regulam o comportamento dos indivduos em uma sociedade, a tica a teoria que investiga e explica as normas morais, favorecendo a ao reflexiva, no apenas a partir de tradio, educao ou hbito, mas principalmente por convico e inteligncia.

Vzquez (2010, p. 23-24) ressalta a distino entre tica e moral, quando afirma:

As proposies da tica devem ter o mesmo rigor, a mesma coerncia e fundamentao das proposies cientficas. Ao contrrio, os princpios, as normas ou os juzos de uma moral determinada no apresentam este carter. Da podemos afirmar que, se pode falar numa tica cientfica, no se pode dizer o mesmo da moral. [...] A moral no cincia, mas objeto da cincia; e, neste sentido, por ela estudada investigada. A tica no a moral, e, portanto,

no pode ser reduzida a um conjunto de normas e prescries, sua misso explicar a moral efetiva e, nesse sentido, pode influir na prpria moral.

A partir da breve reviso de literatura apresentada pode se verificar que tica e moral se relacionam como uma cincia especfica e seu objeto de estudo, contudo apesar de interrelacionados, pois na esfera da ao humana o conhecer e o agir so indissociveis, destaca-se que os conceitos de tica e moral no devem ser confundidos.

1.4 tica Computacional

Os estudos da tica no mbito computacional remontam dcada de 194O quando Norbert Wiener apresentou as primeiras pesquisas relacionadas um campo de estudo que futuramente viria a ser denominado como "tica computacional". Foi Wiener que cunhou o termo ciberntica, enquanto ajudava a desenvolver um canho antiareo capaz de abater avies. Os conceitos da ciberntica, combinados com o desenvolvimento dos computadores digitais na poca, levaram Wiener a chegar a algumas concluses extremamente perspicazes sobre o futuro das tecnologias e suas implicaes. Em seu livro Cybernetics: ou o controle e Comunicao entre o animal e a Mquina, Wiener (1948, p. 27-28) afirma:

H muito tempo est claro pra mim que a mquina de computao moderna ultra-rpida, foi a princpio o ideal central de um sistema nervoso para o controle automtico de aparatos: e que a sua entrada e sada no precisa ser na forma de nmeros ou diagramas, mas poderia muito bem ser, respectivamente, as leituras dos rgos dos sentidos artificial, tais como clulas fotoeltricas ou termmetros, e o desempenho dos motores ou solenides.... j estamos em posio de construir mquinas artificiais de quase qualquer grau de complexidade e desempenho. Muito antes de Nagasaki e a conscientizao pblica sobre a bomba atmica, j tinha me ocorrido que estvamos na presena de outra potencialidade social de ind ita importncia, para o bem e para o mal.

Hoje, analisando as ponderaes apresentadas por Wiener, h mais de meio sculo, observamos que ele estava certo em muitos aspectos e que seus estudos estavam muito frente de seu tempo, talvez por isso tenham sido praticamente ignorados durante dcadas. Apenas na dcada de 1970 os estudos relacionados tica computacional comearam a ganhar maior destaque no meio acadmico e chamar a ateno de diversos pesquisadores, que inicialmente no perceberam as contribuies que Wiener j tinha feito a este campo de estudo, contudo o tempo se encarregou de identificar os mritos de cada um e possibilitar uma verdadeira exploso de atividades no campo da tica computacional.

Durante os anos 1960, o professor de Cincia da Computao Joseph Weizenbaum criou um programa de computador que ele batizou como Eliza. Em sua primeira experincia com ELIZA ele escreveu um script para possibilit-lo imitar um psicoterapeuta envolvido em uma entrevista inicial com o paciente. Weizenbaum ficou chocado com a reao que as pessoas tiveram de seu programa de computador aparentemente simples. Alguns psiquiatras comearam a afirmar que logo os computadores estariam realizando psicoterapia automatizada e Weizenbaum preocupou-se que um "modelo de processamento de informao" reforasse uma tendncia j crescente entre os cientistas, e at mesmo o pblico em geral, que considerava os seres humanos como meras mquinas. No incio dos anos 1970, Weizenbaum empreendeu um projeto de livro escrito para defender a viso de que os seres humanos so muito mais do que os processadores de informao. O projeto resultou em seu livro Computer Power and Human Reason (1976) que agora considerado um clssico no campo da tica computacional. O livro de Weizenbaum inspirou uma srie de pensadores e projetos no campo da tica computacional, caracterizando-o juntamente com Nobert Wiener e Donn Parker como os precursores do campo da tica computacional.

Donn Parker foi responsvel pelas primeiras reflexes ticas sobre o comportamento dos profissionais de computao, como na dcada de 1960 j eram visveis os reflexos provocados pelas tecnologias computacionais na sociedade ele elaborou o primeiro Cdigo de Conduta da Association for Computing Machunery (ACM), o qual veio a ser adotado como regra geral em 1973 (PARKER, 1968).

O principal objetivo de Parker era examinar o uso antitico e ilegal de computadores por profissionais de computao, segundo ele parecia que muitos profissionais deixavam a sua tica na porta quando entravam em um centro de informtica . Ele recolheu exemplos de criminalidade informtica e outras atividades no-ticas informatizadas e passou a produzir livros, artigos, palestras e oficinas que impulsionaram o campo da tica computacional, dandolhe fora e importncia entre cientistas, profissionais e formuladores de polticas pblicas.

Em 1970 Walter Manner introduziu o termo tica Computacional , denominando como um -o campo de estudo dos problemas ticos criados, transformados e agravad pelas tecnologias os computacionais, baseando-se na utilizao de teorias ticas tradicionais como a tica utilitarista dos filsofos Ingls Jeremy Bentham e John Stuart Mill e a tica racionalista do filsofo alemo Immanuel Kant.

Posteriormente em 1985 James Moor, em seu clebre artigo intitulado What is Computer Ethics?, definiu tica Computacional como uma disciplina que tem como objetivo analisar a natureza das tecnologias computacionais e seus impactos sociais, possibilitando definir e

justificar polticas reguladoras para a utilizao tica de tais tecnologias (Moor, 1985). Nesse mesmo ano, Deborah Johnson publicou Computer Ethics, o primeiro, e por mais de uma dcada o nico, livro texto que define o campo, nesta mesma poca houve outras publicaes relevantes para o campo da tica computacional em outras reas como The Second Self publicado por Sherry Turkle em 1984 que examinou o impacto da computao na psique humana e Computers and Social Change: Information, Property and Power publicado por Judith Perrolle em 1987, uma abordagem sociolgica da informtica e valores humanos.

No livro Computer Ethics (1985), Deborah Johnson afirma que a tica Computacional analisa como os computadores representam novas verses do padro de problemas ticos e dilemas morais, agravando antigos problemas, e obrigando-nos a aplicar as normas morais comuns em um reino desconhecido. Assim como Maner, Johnson aprovou a "filosofia aplicada" e a abordagem de utilizao de procedimentos e conceitos do utilitarismo e kantismo. Contudo, ao contrrio Maner, ela no acreditava que os computadores criam inteiramente novos problemas morais, e sim que apresentam uma nova roupagem para questes ticas j conhecidas.

Em seu artigo What is Computer Ethics? (1985) James Moor apresenta uma definio de tica computacional muito mais ampla e abrangente do que as de Maner ou Johnson, definindo tica computacional como a anlise da natureza e impacto social da tecnologia computacional e a correspondente formulao e justificao de polticas para o uso tica da tecnologia (MOOR, 1985, p.1).

A maneira como Moor definiu tica computacional muito poderosa e sugestiva. Ela suficientemente ampla para ser compatvel com uma ampla gama de teorias filosficas e metodolgicas e est enraizada em um entendimento perspicaz de como as revolues tecnolgicas procedem.

Para Moor o vcuo de polticas e conceitos so as marcas dos problemas bsicos da tica computacional, pois a tecnologia computacional particularmente diferente de todas as demias devido a sua flexibilidade lgica , isto , os computadores podem ser modelados para realizar qualquer atividade que possa ser expressa em termos de entrada, sadas e operaes lgicas , e por isso geram um conjunto de novas possibilidades para o esforo humano e seus limites so largamente os limites da prpria criatividade humana.

Um tpico problema em tica computacional surge porque h um vcuo de polticas sobre como a tecnologia do computador deve ser utilizada. Computadores nos fornecem novas capacidades e estas, por sua vez nos d novas opes para a ao. Muitas vezes, no existe

nenhuma poltica de conduta nestas situaes ou as polticas existentes so inadequadas. Uma tarefa central da tica computacional determinar o que devemos fazer em tais casos, ou seja, para formular polticas para orientar nossas aes. claro que algumas situaes ticas nos confrontam como indivduos e alguns como uma sociedade, de modo que a tica computacional exige a considerao de ambas as polticas, pessoais e sociais para o uso tico da tecnologia.

De acordo com o Moor, a revoluo computacional ocorreria em duas etapas. A primeira fase a da "introduo tecnolgica", em que a informtica foi desenvolvida e aperfeioada ocorreu durante os primeiros 40 anos aps a Segunda Guerra Mundial. A segunda fase a de "penetrao tecnolgica" em que a tecnologia se torna integrada com todas as atividades humanas e instituies sociais, mudando o prprio significado de conceitos fundamentais, tais como "dinheiro", "educao", "trabalho", entre outros.

A partir da dcada de 1990 com o desenvolvimento da Internet, e a popularizao dos computadores, a importncia de estudos sobre os reflexos ticos das tecnologias computacionais tornou-se inquestionvel, nesta poca foram includas nos currculos dos principais cursos da rea de Computao disciplinas relacionadas ao estudo de tica computacional. Donald Gotterbarn destacou-se como defensor de uma abordagem diferente para a tica computacional. De sua perspectiva, a tica do computacional deve ser visto como um ramo da tica profissional, preocupado principalmente com as normas de boas prticas e cdigos de conduta para os profissionais de computao. Os estudos de Gotterbarn tiveram como principal foco os valores que norteiam as atividades do dia-a-dia dos profissionais de computao em sua atuao como profissional, abrangendo todos os envolvidos no projeto e desenvolvimento de artefatos computacionais (GOTTERBARN 1991).

Assim, observamos que estudo da tica na rea de computao o estudo das questes ticas que aparecem como conseqncia do desenvolvimento e uso dos computadores e da tecnologia de computao. Envolve identificar e divulgar as questes e problemas que fazem parte de seu escopo, aumentando o conhecimento da dimenso tica de uma situao particular e buscando avanar nosso conhecimento e entendimento na resoluo de conflitos, bem como sugerir solues sbias (JOHNSON; NISSENBAUM, 1995).

1.5 Considerao da unidade e estudos complementares

Conforme destaca Bowyer (1996) o comportamento tico est frequentemente em conflito com interesses a curto prazo, pois diferente do que ocorre com um conjunto de fatos e

equaes, que podem ser assimilado a partir da leitura ou repetio, o comportamento tico uma forma de vida e exige tempo para a mudana de hbitos j cristalizados, de modo que sua aplicao concreta s possvel se existir comprometimento e interesse nesta mudana.

Em relao tica Computacional, em um primeiro momento pode parecer que tudo o que precisa ser feito a aplicao mecnica de uma teoria tica para gerar a poltica apropriada. Mas isso normalmente no possvel. A dificuldade que, juntamente com um vcuo de polticas muitas vezes h um vcuo conceitual. Embora inicialmente um problema de tica computacional possa parecer claro, uma pequena reflexo revela uma confuso conceitual. O que necessrio, nesses casos, uma anlise que fornea um quadro conceitual coerente dentro do qual possamos formular uma poltica para a ao. Na verdade, muito do trabalho importante no campo da tica computacional dedicado a propor estruturas conceituais para a compreenso dos problemas ticos que envolvem a tecnologia computacional.

O aprofundamento das questes aqui apresentadas ser possibilitado a partir de leituras das referncias e discusses realizadas no ambiente de aprendizagem, no temos como objetivo esgotar o assunto, mas apenas apresentar uma pequena frao das questes ticas e sociais geradas ou agravadas a partir da utilizao das Tecnologias da Informao e Comunicao.

Referncias ALMEIDA, F. J. R. Responsabilidade social das empresas e valores humanos: um estudo sobre gestores brasileiros. Tese (Doutorado) Fundao Getlio Vargas, Rio de Janeiro, 2007.

BOWYER, K. W. Ethics and Computing: Living Responsibly in a Computerized World. New York: IEEE Computer Society Press, 1996.

CORTELLA, M. S. Qual a tua obra?: inquietaes prepositivas sobre gesto, liderana e tica. 13. Ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2011.

GOLDSTEIN, Ilana Seltzer. Responsabilidade social: das grandes corporaes ao terceiro setor. So Paulo: tica, 2007.

JOHNSON, D. G.; NIESSENBAUM, H. Computers, ethics, and social values. Upper Sadle River: Prentice-Hall. 1995.

KALLMAN, E. A., GRILLO, J. P. Ethical Decision Making and Information Technology: an introduction with cases. 2.ed. New York: McGraw-Hill, 1996.

MASIERO, P. C. tica em Computao. 2.ed. So Paulo: Edusp, 2008.

NITZSCHE, Friedrich Wilhelm. Genealogia da moral: Uma Polmica. Trad. Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2006.

PIVATTO, P. S. tica da finitude. Correntes fundamentais da tica contempornea. Petrpolis: Vozes, 2000.

ROHMANN, C. O Livro das Idias. Trad. Jussara Simes. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. tica. 31.ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2010.

2 Unidade No suficiente voc entender sobre cincia aplicada, a fim de que seu trabalho possa aumentar as bnos do homem. A preocupao com o prprio homem e seu des tino deve ser sempre o principal interesse de todos os esforos tcnicos. Albert Einstein

Objetivos: Examinar o conceito de tica Computacional, discriminando os valores e aspectos relacionados regulamentao da profisso, analisar os vnculos existente entre o pensar s tico e a vida profissional sob a tica dos cdigos de tica da rea de Computao.

2.1 Introduo

Nesta unidade examinaremos os vnculos existentes entre o pensar tico e a prtica profissional, analisando aspectos relacionados regulamentao da profisso seus impactos e consequencias para a rea de Computao e a sociedade como um todo.

Considerando os aspectos profissionais relacionados tica Computacional, devido a falta de um cdigo de tica nacional apresentaremos resumidamente os principais conceitos e normativas identificadas no cdigo de tica da Association for Computing Machinery (ACM), descrevendo suas principais caractersticas e objetivos, no intuito de estabelecer subsdios que possibilitem avaliar criticamente e discriminar valores que possam guiar as atividades dos profissionais da rea de Computao.

Buscando atingir tais objetivos, sero apresentados estudos de casos que possibilitem identificar a importncia da tica profissional e analisar como os cdigos de tica poder ser empregados em contextos reais. Esperamos que ao trmino desta unidade voc seja capaz de responder s seguintes questes:

a) Quais so os valores ticos que devem guiar a atividade de qualquer profissional?

b) Qual a abrangncia da tica na rea de computao e especificidades da rea?

c) Quais as vantagens e consequencias de uma possvel regulamentao da rea de Computao no Brasil?

d) possvel e desejvel a aplicao dos preceitos do cdigo de tica da ACM em nosso contexto nacional?

2.2 tica profissional e regulamentao da profisso

Os termos "profissional" e "profisso" comportam geralmente tanto significados mais abrangentes, e imprecisos, quanto significados mais restritos. No sentido mais abrangente, profissional um indivduo que ganha o seu sustento exercendo um determinado tipo de trabalho ou ocupao, pertencendo a um grupo ocupacional, como pedreiros, carpinteiros, mecnicos, etc. No sentido mais restrito, o termo profissional reservado para cer-tos grupos ocupacionais que so vistos pela sociedade como mais nobre , normalmente justificado por um tempo mais longo de aprendizagem a partir de um processo educacional formal. Exemplos clssicos de representantes dessa categoria restrita so mdicos, enge-nheiros e advogados. Johnson (1994) apresenta algumas caractersticas que distinguem tal categoria mais restrita:

1. Exigem o domnio de um corpo de conhecimento que no de domnio pblico e que geralmente adquirido por intermdio de educao superior. Apenas os membrosda profisso possuem esse conhecimento e isso que justifica as caractersticas seguintes.

2. Membros da profisso, tipicamente, tm uma grande autonomia em seu trabalho (quando comparados com outras ocupaes que apenas recebem ordem).

3. A profisso geralmente tem uma organizao profissional, reconhe-cida pelo governo, que controla a admisso dos profissionais e determina padres para a prtica da profisso.

4. A profisso atende a uma funo social importante ou est compro-metida com um bem social (como a sade, no caso da medicina).

5. Geralmente possvel distinguir os profissionais que praticam a profisso e aqueles que fazem pesquisa para ampliar seu corpo de conhecimento.

6. Os membros da profisso devem obedecer a um cdigo de tica de conduta profissional.

7. Os membros da profisso so vistos como pessoas comprometidas com uma profisso que dura toda a vida.

Baseando-se em tais requisitos observa-se que a profisso de computao no os preenche completamente, mas atende maioria, afinal certo que boa parte dos profissionais adquiriu um conjunto de conhecimentos especficos que no so de domnio pblico, e que h um conjunto de cientistas atuando na rea para ampliar esse corpo de conhecimento, contudo a profisso tambm exercida, provavelmente com menor status, por profissionais sem for-mao adequada, devido ao fato da profisso no ser oficialmente regulamentada pelo governo (MASIERO, 2008).

A falta de regulamentao oficial tambm dificulta o estabe-lecimento de um cdigo de tica nacional para a profisso, no Brasil mesmo a So-ciedade Brasileira de Computao (SBC), que est entre as sociedades profissionais mais conhecidas e atuantes, no possui um c-digo de tica formalmente definido para seus associados.

A SBC desde sua criao em 1979, tem se debruado sobre o tema da regulamentao da profisso e apia um modelo de regulamentao que garanta livre exerccio da profisso, defendendo que o exerccio de atividades econmicas, ofcios ou profisses relacionadas com a rea de computao deva ser livre em todo o territrio nacional, independentemente de diploma de curso superior, comprovao de educao formal ou registro em conselhos de profisso.

No Brasil algumas leis j regulamentam aspectos da profisso, como o habeas data que regula o acesso s informaes disponveis em bancos de dados de reparties pblicas ou particulares e a lei do software que dispe sobre a proteo da propriedade intelectual de softwares.

Outros projetos esto em discusso como o projeto de lei 607/2007 que dispe sobre a regulamentao do exerccio da profisso de Analista de Sistemas e suas correlatas, o qual tem recebido crticas por propor a restrio do exerccio da profisso aos detentores de diplomas de alguns cursos.

Conforme destaca Masiero (2008) no h dvidas de que a computao tem um papel importantssimo na sociedade atual, mas a profisso no um fim em si mesmo, pois constitui principalmente atividades de suporte outras reas, que por sua vez atendem funes sociais, como a sade, a justia, o funcionamento dos servios pbli-cos etc.

Deste modo, certamente outras leis sero regulamentas, contudo importante a reflexo crtica sobre os valores profissionais da rea de computao, para que suas atividades sejam desenvolvidas de forma tica e socialmente responsvel, no se limitando s questes jurdicas e normativas.

Contudo, a abrangncia dos assuntos relacionados tica na rea de computao deve ser limitada, no abrangendo temas nos quais os computadores aparecem de formautilitria.

Masiero (2008) apresenta o exemplo de um jovem que para poder comprar remdios para sua me usa um computador para aplicar golpes contra clientes de um banco, destacando que este no um caso de tica computacional, assim como um mdico que faz residncia e que durante um trote ajuda a jogar lcool e atear fogo em um calouro no constitui um caso de tica na rea de medicina, ou um advogado que encomenda o assassinato da esposa no constitui um caso de tica na rea jurdica. Assim como em outras reas, a tica computacional

abrange as aes relacionadas ao papel dos profissionais de computao e os valores que guiam o trabalho no dia-a-dia de sua atividade, no abrangendo situaes que estejam fora do controle desses profissionais.

Associados ao conjunto de valores de uma profisso, tambm devem ser considerados outros princpios mais gerais que governam a tomada de decises ticas. Tais princpios no so exclusivos de determinada rea, um exemplo o "princpio da confidencialidade", que dev e ser considerado por profissionais de diferentes reas, embora a partir de perspectivas distintas.

Masiero (2008) apresenta como exemplo a situao em que as informaes de um paciente estejam disponveis no banco de dados de um hospital, destacando quea responsabilidade pela confidencialidade dos dados diferente para o mdico que operou o paciente, para o profissional de computao responsvel pelo sistema do hospital e para a vizinha que soube do caso pela me do paciente, pois o mdico deve comentar o caso somente com a paciente ou seus familiares mais prximos, a vizinha li-vre para comentar com quem quiser, enquanto o profissional de computao, em prin-cpio, no deve comentar com ningum.

Nesta perspectiva, observa-se que devido ao crescente impacto das tecnologias computacionais em nossa sociedade importante perceber que as responsabilidades sociais e ticas da rea de computao no esto restritas apenas aos profis-sionais de computao. As novas tecnologias tm provocado profundos reflexos, positivos e negativos, na sociedade contempornea, afetando direta e indiretamente os mais variados campos do conhecimento, de modo que as preocupaes ticas precisam ser consideradas desde o momento de seu desenvolvimento at sua utilizao pelos usurios.

Conforme destaca Johnson e Nissenbaum (1995) o estudo da tica em computao no apenas por parte dos profissionais da rea, mas tambm de outros indivduos que possibilitaro a tomada de decises fundamentais que iro determinar se as tecnologias sero desenvolvidas de forma benfica ou malfica para a sociedade.

2.3 O Cdigo de tica da ACM O cdigo de tica da ACM, publicado no incio da dcada de 1990, foi pioneiro em definir e apresentar de forma objetiva as principais questes ticas relacionados rea de Computao, dedicando grande parte de seus mandamentos aos usurios e prpria sociedade (ANDERSON et al., 1992).

Buscando apresentar um conjunto de diretrizes que favoream a tomada de decises ticas na conduo profissional da rea de Computao o cdigo apresenta 24 imperativos formulados como declaraes de responsabilidade profissional e identifica elementos de comprometimento.

Contendo muitas, mas no todas, questes com as quais podemos nos deparar no exerccio da profisso tal cdigo constitui uma importante fonte de estudos no campo tico profissional da rea de Computao, principalmente enquanto no estiver disponvel no Brasil um cdigo especfico e com o mesmo padro de qualidade.

Conforme apresentado em Anderson et al. (1992) o cdigo da ACM est dividido em 4 sees: a primeira abrange consideraes gerais de tica profissional; a segunda trata de questes mais especficas de conduta; a terceira refere-se mais especificamente a indivduos que tm um papel de liderana; e a quarta apresenta os princpios de conformidade e obedincia ao cdigo.

Assim, de acordo com os objetivos da disciplina, apresentamos sucintamente os imperativos descritos nas trs primeiras sees do cdigo da ACM:

1. Imperativos morais gerais 1.1 Contribuir para o bem-estar humano e da sociedade 1.2 Evitar danos a terceiros 1.3 Ser honesto e digno de confiana 1.4 Ser justo e agir de forma a no discriminar 1.5 Honrar os direitos de propriedade incluindo direitos autorais e patentes 1.6 Dar crdito apropriado propriedade intelectual 1.7 Respeitar a privacidade de terceiros 1.8 Honrar a confidencialidade

2. Responsabilidades profissionais mais especficas

2.1 Procurar alcanar a maior qualidade, eficcia e dignidade tanto nos processos como nos produtos do trabalho profissional 2.2 Adquirir e manter competncia profissional 2.3 Conhecer e respeitar as leis existentes, relativas ao trabalho profissional 2.4 Aceitar e fornecer percia profissional apropriada 2.5 Dar avaliao abrangente e profunda dos sistemas de computao e seus impactos, incluindo anlise de riscos potenciais 2.6 Honrar contratos, acordos e responsabilidades atribudas 2.7 Melhorar o entendimento pblico sobre a computao e suas conseqncias 2.8 Ter acesso a recursos de computao e comunicao apenas quando for autorizado para tal

3. Imperativos da liderana organizacional 3.1 Articular a responsabilidade social de membros de uma organizao e encorajar aceitao completa dessas responsabilidades 3.2 Gerir pessoas e recursos para projetar e construir sistemas de informao que melhorem a qualidade de vida no trabalho 3.3 Especificar e autorizar o uso apropriado e autorizado dos recursos de computao e comunicao de uma organizao 3.4 Assegurar que usurios e todos aqueles que sero afetados por um sistema tenham suas necessidades claramente observadas durante a avaliao e o projeto de requisitos. Posteriormente, o sistema deve ser validado para satisfazer tais requisitos 3.5 Articular e apoiar polticas que protejam a dignidade do usurio e outros afetados pelos sistemas de computao 3.6 Criar oportunidades para os membros da organizao conhecerem os princpios e as limitaes de um sistema de computao

Conforme destaca Masiero (2008) tal cdigo preocupa-se em enfatizar os princpios ticos que se aplicam tica na rea de Computao, os quais derivam de princpios ticos mais gerais.

Muitas vezes os princpios podem ser conflitantes entre si, nestes casos a priorizao normalmente deixada para o bom senso de cada profissional, mas algumas recomendaes so oferecidas numa hierarquia crescente de valores, que vai do interesse individual ao

interesse geral da sociedade, de modo que quando no houver possibilidade de conciliao e, por exemplo, as obrigaes para com um empregador prejudicarem a sociedade, ou violar leis, o interesse da sociedade deve prevalecer.

2.4 Estudos de Caso em Computao

Estudo de caso um recurso didtico bastante til para analisar as implicaes ticas de determinadas situaes, possibilitando observar como os cdigos de tica podem ser utilizados na prtica, em contextos muito prximos da realidade com a qual cada um pode vir a se defrontar durante a vida profissional (MASIERO, 2008).

Obviamente os cdigos de tica no devem ser considerados como receitas , cuja aplicao restringe-se a determinadas situaes, pois os valores morais, adquiridos a partir do convvio social de cada indivduo, tambm devem ser considerados no momento da tomada de decises, de modo que a o comportamento tico deve ocorrer no dia-a-dia da prtica profissional, sem manifestar-se como uma postura artificial, assumida em momentos especficos.

Nesta perspectiva, apresentamos a seguir alguns casos didticos que ilustram o uso do cdigo da ACM envolvendo situaes da prtica profissional da rea de Computao. Esses casos publicados em Anderson et al. (1993) e traduzidos por Masiero (2008) foram elaborados como parte dos esforos do grupo que desenvolveu o cdigo de tica da ACM e aqui so apresentados de modo resumido de acordo com os propsitos desta unidade.

CASO 1: PROPRIEDADE INTELECTUAL

Joana, uma programadora de bancos de dados estatsticos, tenta escrever um grande programa estatstico para sua empresa. Os programadores dessa firma so encorajados a escrever sobre o seu trabalho e publicar seus algoritmos em sites profissionais. Depois de meses de tediosa programao, Joana constatou que no conseguia continuar vrias partes de seu programa. Seu gerente, no percebendo a complexidade do problema pediu que o , trabalho fosse completado nos prximos dias. No sabendo como resolver os problemas, Joana lembrou-se de que um colega de trabalho lhe dera uma listagem de programas fontes do trabalho atual dele e uma verso anterior de um pacote de software comercial desenvolvido em outra empresa. Estudando esses programas, ela v dois trechos de cdigo que poderiam ser diretamente incorporados em seu prprio programa. Ela usa segmentos de cdigo de ambos: de seu colega e do software comercial, mas no conta a ningum e tambm

no menciona na documentao de seu programa. Termina o projeto e entrega um dia antes -o do prazo.

O cdigo trata de questes de propriedade intelectual, mais explicitamente no imperativo 1.6, dar crdito apropriado propriedade intelectual: "Ningum pode obter crdito pelo trabalho ou pelas idias de outra pessoa [...]". Este argumento tico estende o princpio dos direitos de propriedade (1.5) que menciona explicitamente os direitos autorais, patentes, segredos de negcio e acordos. Essas restries esto baseadas na integridade (1.5) e na necessidade de cumprir as leis existentes (2.3).

Joana violou a tica profissional em duas reas: no dar crdito ao trabalho de outro e usar cdigo de um pacote comercial que presumivelmente tinha direitos de licena ou era protegido por lei de alguma outra forma. Suponha que Joana apenas "deu uma olhada" no cdigo fonte de seu colega para ter uma idia e ento escreveu completamente o seu programa. Ainda assim teria obrigao de dar crdito? A resposta SIM: ela deveria ter dado um crdito de agradecimento na documentao. H uma questo de julgamento profissional, porque se o uso de material intelectual de outra pessoa completamente trivial, ento provavelmente no h necessidade de crdito formal.

O uso que Joana fez do software comercial no foi correto, porque ela deveria checar antes se sua empresa estava autorizada a fazer tal uso. Apesar de ser desejvel compartilhar e trocar material intelectual, usar software de forma clandestina definitivamente uma violao do cdigo.

CASO 2: PRIVACIDADE

Trs anos atrs Daiane iniciou seu prprio negcio de consultoria. Ela obteve tanto sucesso que agora possui vrias pessoas trabalhando para ela e muitos clientes. O seu trabalho inclui aconselhamento na instalao de redes de computadores, projeto de sistemas de gerenciamento de base de dados e aconselhamentos sobre segurana. Atualmente ela projeta um sistema de gerenciamento de bases de dados para o escritrio de uma empresa de mdio porte. Daiane envolveu o cliente no processo de projeto, informando o presidente, o diretor de computao e o diretor de pessoal sobre o progresso do sistema. Agora chegou o momento de tomar decises sobre o tipo e grau de segurana a ser implementado. Daiane descreve u vrias opes para o cliente. Como o sistema vai custar mais do que eles planejaram, o cliente decidiu optar por um sistema menos seguro. Ela acredita que a informao a ser armazenada extremamente sensvel, incluindo avaliao de desempenho, registros mdicos para

preenchimento de queixas ao seguro, salrios etc. Com pouca segurana, os empregados que trabalham em microcomputadores podem descobrir meios de ter acesso a esses dados, sem mencionar a possibilidade de acesso online de hackers. Diane tem certeza de que o sistema deveria ser mais seguro, mas apesar de suas tentativas de explicar os riscos o presidente, o diretor de computao e o diretor de pessoal acham que no necessrio mais segurana. O que ela deve fazer? Deveria recusar-se a construir o sistema na forma pedida?

No Cdigo de tica da ACM o princpio 1.7 trata de privacidade e o 1.8 de confidencialidade. Eles so inteiramente relacionados, mas o primeiro mais explcito. As diretrizes do cdigo dizem que os profissionais de computao so obrigados a preservar a integridade dos dados sobre indivduos "de acesso no-autorizado ou revelao acidental para indivduos noapropriados". O cdigo tambm especifica que lideres no-organizacionais tm obrigao de "verificar que os sistemas sejam projetados e implementados para proteger a privacidade pessoal e melhorar a dignidade pessoal" (3.5) e avaliar as necessidades de todos aqueles afetados por um sistema (3.4).

Os representantes de uma empresa tm a obrigao de proteger a privacidade deseus empregados e, conseqentemente, no devem aceitar segurana inadequada. A primeira obrigao de Daiane tentar educar os representantes da empresa, o que sugerido pelo imperativo 2.7, segundo o qual se deve promover o "entendimento pblico sobre a computao e suas conseqncias". Se isso falhar, ento Daiane necessita considerar suas obrigaes contratuais, mas ela pode ter que escolher entre seu contrato e suas obrigaes para honrar a privacidade a confidencialidade.

CASO 3: CONFIDENCIALIDADE

Max trabalha em um rgo pblico dedicado ao combate ao abuso de lcool e drogas. Os administradores do rgo desenvolvem programas para indivduos dependentes de lcool e drogas, mantendo uma imensa base de dados com informaes de clientes que usam os s eus servios. Alguns dos arquivos de dados contm os nomes e o endereo atual dos clientes. Max foi encarregado de olhar os registros do programa de tratamentos. Deve preparar um relatrio com o nmero de clientes visitados em cada programa, ms a ms, nos ltimos cinco anos; o nmero de tratamentos dos clientes; o nmero de clientes que retornaram aps o trmino do programa, e histrico criminal dos clientes. Para preparar esse relatrio, foi dado a Max o acesso a todos os arquivos do rgo no computador mainframe. Depois de juntar todos os dados em um novo arquivo que inclui o nome dos clientes, ele salva esse arquivo para o computador de seu escritrio. Sob presso para terminar o relatrio na data marcada, Max decide que vai ter que trabalhar em casa no fim de semana para terminar no prazo. Ele copia a

informao em um pendrive e leva para casa. Depois de terminar o relatrio, deixa o pendrive em casa e esquece dele.

Esse cenrio lembra o anterior, que trata de privacidade. Entretanto, levanta vrias questes adicionais. Os princpios 1.7 sobre privacidade e 1.8 sobre confidencialidade do Cdigo de tica da ACM podem ser aplicados. O imperativo 2.8 sobre restringir o acesso a situaes autorizadas tambm central para decises de usurios de computa nesse tipo de o aplicao. Alm disso, o cdigo especifica que lderes organizacionais tm a obrigao de "verificar que os sistemas sejam projetados e implementados para proteger a privacidade pessoal e melhorar a dignidade pessoal" (3.5) e ele tambm diz que os lderes organizacionais "devem especificar e autorizar o uso apropriado dos recursos organizacionais" (3.3).

O rgo governamental deveria ter polticas e procedimentos para proteger a identidade de seus clientes. Os amigos ou familiares de Max poderiam descobrir acidentalmente os arquivos e usar a informao de forma no-apropriada, ameaando a reputao dos clientes. Os arquivos que Max usou para seu relatrio no precisam ter nenhum nome ou outra informao dos registros que torne possvel identificar facilmente os indivduos. O rgo deveria ter removido as informaes identificadoras dos arquivos que permitiu a Max utilizar. Se esse procedimento fosse seguido, no importaria que Max tivesse copiado o arquivo para seu computador. O contexto organizacional apresentou muitas questes ticas para Max, mas infelizmente ele no estava antecipadamente atento a essas questes.

CASO 4: QUALIDADE DO TRABALHO PROFISSIONAL

Uma empresa de computao est escrevendo o primeiro estgio de um sistema de contabilidade mais eficiente que ser usado pelo governo. O sistema ir economizar aos pagadores de impostos uma soma considervel de dinheiro todo ano. Uma profissional de Computao, que foi encarregada de projet-lo, atribui diferentes partes do sistema a seus funcionrios. Uma pessoa fica responsvel pelo desenvolvimento dos relatrios; outra, pelo processamento interno e uma terceira, pela interface com o usurio. O gerente concorda que o produto deve satisfazer a todos os requisitos especificados. O sistema instalado, mas os funcionrios acham a interface to difcil de ser usada que suas queixas so ouvidas pela direo. Por causa dessas queixas, a empresa no ir investir mais dinheiro no desenvolvimento do novo sistema de contabilidade e eles retornamao original, que mais caro.

O Cdigo de tica da ACM advoga que profissionais de computao devem esforar para -se adquirir a mais alta qualidade em ambos: processo e produto (2.1). O imperativo 3.4 requer que os usurios e aqueles afetados pelos sistemas tenham suas necessidades claramente articuladas.

Presumimos que nesse caso a falha em entregar um produto de qualidade diretamente atribuvel negligncia em seguir um processo de qualidade. provvel que muitos dos problemas com essa interface fossem descobertos em um processo de reviso, seja com os pares ou com os usurios, o que promovido pelo imperativo 2.4. Quando o resultado danoso - neste caso para os contribuintes de impostos -, a falha em implementar um processo de qualidade torna-se uma clara violao do comportamento tico.

CASO 5: JUSTIA E DISCRIMINAO

Ao determinar os requisitos para um sistema de informao em uma agncia de empregos, o cliente explica que ao mostrar na tela candidatos cuja qualificao parece casar com aquel s a requeridas para um certo trabalho, os nomes dos candidatos brancos devem aparecer antes dos candidatos no-brancos, e os nomes de candidatos masculinos devem aparecer antes dos femininos.

De acordo com os imperativos gerais sobre justia, toda pessoa deve ser justa e agir de forma a no discriminar. Nesse caso o projetista instrudo a construir um sistema que, aparentemente, ser usado em favor de brancos do sexo masculino, discriminando pessoas no-brancas e do sexo feminino. Tudo indica que o projetista de sistemas no deveria fazer simplesmente o que foi pedido, mas apontar a natureza problemtica do que foi requerido e perguntar ao cliente por que a discriminao. Deve perguntar tambm se isso coerente com 2.3 (respeitar as leis existentes).

Se concluir que a informao ser usada para favorecer pessoas brancas do sexo masculino, ento o profissional de computao deveria se recusar a construir o sistema da forma proposta. Aceitar e construir o software como proposto seria uma violao no apenas de 1.4 (justia), mas de 2.3 (respeitar as leis existentes), e seria incoerente com 1.1 (bem-estar humano) e 1.2 (evitar danos).

CASO 6: RESPONSABILIDADE POR FALTA DE CONFIABILIDADE

Uma empresa de desenvolvimento de software acabou de produzir um novo pacote que incorpora novas regras de impostos e calcula impostos para indivduos e pequenas empresas. O presidente da empresa sabe que o programa tem algumas falhas. E acredita que a primeira firma a colocar este tipo de software no mercado provavelmente captar a maior fatia do mercado. A empresa anuncia o produto amplamente. Quando finalmente vende seu primeiro produto, inclui uma declarao na qual se exime de qualquer responsabilidade resultante do uso do programa. A empresa espera receber um certo nmero de reclamaes, consultas e sugestes de modificaes. A empresa planeja usar essas sugestes e reclamaes para realizar mudanas no produto e posteriormente lanar novas verses atualizadas, melhoradas e depuradas. O presidente argumenta que essa a poltica geral da indstria e que qualquer usurio da verso 1.0 de um programa sabe disso e tomar as precaues apropriadas. Por causa dos erros, vrias pessoas entregaram declaraes de impostos incorretas e foram penalizados pela Receita Federal.

A empresa de software, e seu presidente em particular, violaram vrios princpios do cdigo de tica da ACM, j que ele estava ciente dos erros no produto e no se esforou para alcanar a mais alta qualidade, como proposto em 2.1. Ao falhar em informar os clientes sobre os erros no sistema, o princpio 2.5 tambm foi violado.

Nesse exemplo, os riscos para os usurios so grandes, pois eles devem pagar multas por erros resultantes do uso do programa. Por lei as empresas podem fazer declaraes se eximindo de responsabilidade apenas quando esto com "a conscincia tranqila". A deliberao, nesse caso, pode no passar por esse teste legal e ento o operativo 2.3 seria violado. Como um lder em sua organizao, o presidente est tambm violando 3.1, porque no e encorajando st seus funcionrios a aceitar sua responsabilidade social.

CASO 7: RISCOS CAUSADOS POR SOFTWARE

Uma pequena empresa de software est trabalhando em um sistema integrado de controle de estoque para uma grande indstria de calados de mbito nacional. O sistema dever coletar diariamente as informaes sobre vendas em toda a cadeia de lojas espalhadas pelo territrio nacional. Essa informao ser usada pelos departamentos de contabilidade, pedidos e remessas para controlar as funes dessa grande corporao. A funo de estoque crtica para a operao tranqila do sistema. Jane, uma engenheira de garantia de qualidade da empresa de software, suspeita que as funes de controle de estoque do sistema no esto

suficientemente testadas, apesar de terem passado em todos os testes previstos no contrato. Ela est sendo pressionada por seus empregadores para liberar o software. Legalmente, deve apenas realizar os testes previstos no contrato original. Entretanto, sua considervel experincia em teste de software levou-a a ficar preocupada com os riscos do sistema. Seus empregadores dizem que eles vo falir se no entregarem o software no prazo. Jane argumenta que se o sub-sistema de estoque falhar, ele ir prejudicar significativamente seu cliente e seus empregadores. Se essas falhas ameaassem vidas, estaria claro para Jane que ela deveria se recusar a liberar o sistema. Mas como o grau de ameaa menor, tem frente uma difcil deciso moral.

O Cdigo de tica da ACM, no imperativo 1.2, enfatiza a responsabilidade dos profissionais de computao em evitar danos a outros. Alm do mais, o princpio 1.1 requer preocupao com o bem- estar do ser humano; 1.3 obriga integridade profissional, e 2.1 define qualidade como uma responsabilidade tica. Esses princpios podem estar em conflito com os acordos e compromissos de um empregado para com seus clientes e empregador.

Os imperativos ticos do cdigo implicam que Jane no deve entregar um sistema que acredita ser de qualidade inferior, nem deve enganar o cliente sobre a qualidade do produto (1.3). Ela deve continuar a testar, mas j foi informada de que a empresa pode fechar se no terminar e entregar o sistema imediatamente, neste caso no mnimo o cliente deve ser informado sobre suas reservas.

CASO 8: CONFLITOS DE INTERESSE

Um consultor de software est negociando um contrato com uma comunidade local para projetar seu sistema de controle de trfego. Ele recomenda que selecionem o sistema SCT dentre vrios disponveis no mercado. O consultor no menciona que um dos principais acionistas da empresa que produz o SCT.

De acordo com as diretrizes, o imperativo 2.5 postula que profissionais de Computao devem esforar-se para serem perceptivos, profundos e objetivos quando avaliar descries de sistemas e alternativas. Segundo o imperativo 1.3, um profissional de Computao tem que ser honesto em "quaisquer circunstncias que possam levar a conflitos de interesse" e tm a responsabilidade de assegurar que seus clientes estejam completamente cientes desuas

opes e que recomendaes profissionais no sejam modificadas em funo de ganhos pessoais.

CASO 9: ACESSO NO-AUTORIZADO

Joe est trabalhando em um projeto para seu curso de Computao. O instrutor determinou um prazo de uso do computador para realizar seu projeto. Joe esgotou seu tempo, mas ainda no terminou o trabalho. O instrutor no pde ser encontrado. No ano passado Joe trabalhou como programador estagirio para o centro de Computao do campus e est bastante familiarizado com os procedimentos para aumentar o tempo alocado a cada conta. Usando o que aprendeu no ano passado, consegue ter acesso ao arquivo mestre de contas. Ele ento d a si prprio tempo adicional e termina o projeto. O imperativo sobre honrar direitos de propriedade (1.5) foi violado. Esse imperativo moral geral leva ao imperativo 2.8, que especifica que membros da ACM devem ter acesso a recursos de comunicao apenas quando autorizados. Ao violar 2.8, Joe est tambm transgredindo o imperativo sobre conhecer e respeitar as leis existentes (2.3).

2.5 Consideraes da unidade e estudos complementares

Nesta unidade apresentamos as relaes existentes entre o pensar tico e a prtica profissional, analisando os desafios e potencias consequencias da regulamentao da profisso. Para um maior aprofundamento neste tema, recomenda-se a leitura do texto de Anido (2008) Regulamentao da profisso na rea de informtica .

Outro tema importante abordado nesta unidade diz respeito ao cdigo de tica da ACM, e exemplos de sua aplicao a partir de estudos de caso. Verificou-se que em situaes prticas muitas vezes a tomada de decises ticas torna-se uma tarefa extremamente complexa, devido principalmente grande quantidade de fatores que devem ser levados em considerao. Nestes casos, muitas vezes, necessrio considerar os aspectos morais como forma de identificar qual seria a atitude mais adequada para ser tomada em determinada situao, dando vazo ao subjetivismo, pois determinados dilemas ticos no possibilitam estabelecer uma soluo nica que seja totalmente adequada.

Referncias

ANIDO, R. Regulamentao da Profisso na rea de Informtica. Jornal da Unicamp. Disponvel em: <http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/ju392pag02.pdf>

JOHNSON, D. G. Computer Ethics, 2.ed. New York: Prentice Hall. 1994.

JOHNSON, D. G.; NIESSENBAUM, H. Computers, ethics, and social values. Upper Sadle River: Prentice-Hall. 1995.

MASIERO, P. C. tica em Computao. 2.ed. So Paulo: Edusp, 2008.

Вам также может понравиться