Вы находитесь на странице: 1из 14

Jozenildo Soares de Souza

Introduo teologia Atividade proposta ao aluno para avaliao do aprendizado

FACULDADE TEOLGICA E CULTURAL DA BAHIA Barcarena PA, 2011

JOZENILDO SOARES DE SOUZA

Introduo teologia Atividade proposta ao aluno para avaliao do aprendizado Questionrio aplicado ao aluno para verificao de aprendizagem. Este questionrio constitudo de quarenta e quatro perguntas relacionadas disciplina de introduo teologia.

FACULDADE TEOLGICA E CULTURAL DA BAHIA Barcarena PA, 2011

ndice Introduo O que Teologia A proposta do estudo da teologia As divises da teologia As fontes de estudo da teologia A necessidade do estudo da teologia Requisitos para o estudo da teologia Concluso Referncias 04 05 06 07 09 10 11 13 14

Introduo O trabalho a seguir resultante das respostas do questionrio contido na apostila de introduo teologia. O mesmo aborda desde a definio do vocbulo teologia, at a finalidade da mesma para o servio cristo. No trabalho ainda so abordados temas polmicos com a teoria evolucionista de Charles Darwin e pensamentos filosficos perniciosos f crist.

O que Teologia 1) De onde vem e o que significa o termo Teologia? R: O termo teologia vem da juno de dois vocbulos gregos theo (Deus) + logos (Palavra/Estudo) e logo seu significado pode ser entendido como estudo de/sobre Deus. 2) Qual o conceito de Teologia? R: Estudo ou tratado referente a Deus e tudo o qu est relacionado a Deus. 3) Podemos classificar Teologia como Cincia? Explique: R: Sim pois um conjunto organizado de conhecimentos relativos a Deus e sua relao com a criao, obtidos mediante o processo de observao, a experimentao dos fatos divinos e naturais e que possui metodologia prpria de investigao. 4) Qual o alcance e o contedo da Teologia? R: Inimaginvel, ou seja, no temos critrios existentes atualmente para se estabelecer com exatido o alcance e contedo da mesma. 5) Em que sentido so usadas as expresses: inatingvel, inigualvel, profundidade, inescrutvel, em relao aos estudos teolgicos? R: No sentido de inesgotvel alcance. 5.1) INATINGVEL. Com este termos afirmamos que no temos como atingir o limite do alcance da teologia em todas as reas de nossa vida. 5.2) INIGUALVEL. Com este termos afirmamos que no temos como igualar qualquer outro estudo ou cincia com a teologia. 5.3) PROFUNDIDADE. Com este termo ratificamos o que j foi registrado em Hebreus 4.12 a cerca da palavra de Deus e seu estudo (Teologia) nos propicia alcanarmos a profundidade espiritual inimaginvel para outras reas do conhecimento humano. 5.4) INESCRUTVEL. Ou seja insondvel, impenetrvel; como vamos sondar o alcance de algo que por definio insondvel. No existe critrio natural para sondarmos o alcance da teologia.

6) Estabelea a diferena entre a Teologia e as Cincias do Comportamento Humano: R: As cincias do comportamento humano tm como base do conhecimento o homem natural e o seu inter-relacionamento. A teologia tem como base do conhecimento o homem natural e o seu relacionamento com seu criador. A proposta do estudo da teologia 7) Qual a tarefa da Teologia? R: Trazer luz o conhecimento de Deus por sua prpria, livre e soberana vontade. 8) O que quer dizer revelao? R: Vem do grego apocalipsis e significa tirar o vu isto descobrir algo. 9) Cite trs meios de revelao de Deus? R: Pela natureza (Rm 1.18-22), pelos milagres (Ex 4.2-5, 1Rs 18.24) e por seu filho Jesus (Hb 1.1-2, Cl 1.15) 10) Fale sobre inspirao verbal e plenria da Bblia. R: Este termo nos assegura que, apesar de, a bblia ser escrita por homens ( mais de 40 e de diversas funes como por exemplo: profetas, sacerdotes, pescadores, telogos, reis, mdico, e etc). Os homens que a escreveram estavam recebendo de deus a inspirao para escrev-la. E ela prpria se confirma, visto que estes homens que na maioria das vezes nem se conheceram escreveram vrios livros que por aproximadamente 2000 anos se fossem livros comuns j seriam ultrapassados ou apenas artigo de museu como tantos outros. Para explicar este fato e o de ser o livro mais vendido no mundo; e ainda ser o livro capaz de transformar vidas por si prprio (palavra encarnada) s mesmo sendo um livro inspirado por Deus. Apesar de os homens estarem inspirados por Deus eles no eram robotizados, pois usaram seus conhecimentos e experincias durante a escritura deste livro maravilhoso.

11) Por que devemos levar em considerao nossa personalidade em relao a personalidade de Deus? R: Por que fomos criados imagem e semelhana de Deus. 12) Quais so os elementos constitutivos da personalidade? R: Intelecto, vontade ou volio, sensibilidade, autocoscincia e autodeterminao. 13) Cite uma definio de trindade. R: Um nico Deus subsistente em trs pessoas: O Pai, O Filho e O Esprito Santo. 14) Qual a teoria da criao que se ope a Teologia? R: A teoria da evoluo de Charles Darwin. 15) O que voc sabe sobre ela? R: uma falcia, pois necessrio ter mais f em tal absurdo para que se acredite de fato nisso sem, contudo ter um deus para apoiar esta f. O prprio Charles Darwin no final de sua vida duvidou dos seus achados. Imagine toda a complexidade humana e de seres vivos terem evoludo de um organismo vivo microscpico o qual no se provou cientificamente e mais ainda como iniciou a vida no ter sido explicado nem provado. Todos os adeptos de tal teoria absurda implantam em suas mentes que um nico componente de esqueleto que achado em algum stio arqueolgico pode ser o de um antepassado humano e depois a prpria cincia desmente o fato. Como diz a Bblia esto enganando e sendo enganados. 16) Por que a Teologia explica melhor a doutrina da Criao? R: Partindo do ponto que existe um Deus e este Deus criou tudo, s nos resta entendermos o porqu atravs da teologia, visto que o como no seu tempo ser revelado ou no a critrio deste Deus. muito mais simples acreditarmos que um ser superior nos criou, sem sermos simplistas, mas humildes e reconhecermos que h um Deus controlando e/ou observando tudo e todos.

17) Quais as outras propostas do estudo da Teologia? R: O estudo sobre Jesus, sobre o Esprito Santo, O estudo da Queda, o estudo sobre a Igreja, sobre a famlia, sobre o servio cristo; sobre a realidade de Satans; sobre as ltimas Coisas, Salvao e etc. As divises da teologia 18) Qual o sentido da palavra Exegtica? R: Extrair, sacar, retirar 19) Quais as disciplinas da Teologia Exegtica? R: Lnguas originais como Hebraico, Grego, Aramaico e outras; geografia bblica, arqueologia bblica, bibliologia e hermenutica. 20) De que trata a Teologia Histrica? R: A trajetria do povo de Israel e o surgimento da igreja crist. 21) Quais as disciplinas que a compe? R: Histria dos hebreus, histria da igreja crist(atos dos apstolos). 22) Como a Teologia Bblica sistematiza a doutrina? R: De acordo com as suas ocorrncias nas diversas partes da Bblia, como so apresentadas por cada escritor. 23) Quais as disciplinas que a compe? R: Antigo Testamento: Pentateuco, livros histricos, livros poticos, livros profticos(maiores e menores) e Novo Testamento: Livro histrico(Atos), Epstolas paulinas e gerais, livro proftico(apocalipse). 24) Em sentido estrito, o que Teologia Dogmtica? R: O Estudo sobre o credo das igrejas. 25) Quais as disciplinas que a compe? R: Apologtica, Polmica, tica, Filosofia, Sociologia

26) Defina Teologia Prtica? R: Sistematiza e ordena a aplicao das doutrinas de modo prtico e direto no homem. 27) Quais as disciplinas que a compe? R: Homiltica, Liturgia, Administrao Eclesistica, Educao Crist e Misses As fontes de estudo da teologia 28) Porque no podemos buscar a teologia somente em uma fonte? R: Porque ela considerada uma das mais altas cincias eo seu estudo envolve questes complexas e eternas. Busc-la somente em uma fonte poderia trazer vrias inconseqncias. 29) O que determina quais as fontes teolgicas? R: os seus diversos aspectos, tipos, abordagens e divises que inter-relacionam-se atravs de fontes bsicas que se sobressai s demais que poderia e podem ser enunciadas em outros estudos teolgicos. 30) Quem e onde defende a natureza como fonte do conhecimento de Deus? R: O apstolo Paulo, em Romanos 1.19,20 31) O que voc entende por racionalismo? R: A utilizao da razo e da lgica humana para explicar algo, ou algum. 32) Qual o tipo de racionalismo ensinado por Paulo? R: Um entendimento ou pensamento renovado pelo Esprito Santo o qual influenciar a razo e a lgica humana a chegarem ao conhecimento da verdade. 33) O que o misticismo? R: o contato real ou imaginrio com o ser superior. A busca do conhecimento de Deus atravs de experincias prprias e diretas.

34) O misticismo uma boa ou m fonte de teologia? Explique: R: Depende. H na bblia relatos msticos de homens de Deus(2Co 2.12,13 por exemplo) que so produtivos para o reino de Deus. Contudo h relatos msticos como, por exemplo, o do profeta Joseph Smith que deram origem a heresias. H tambm relatos msticos de alguns membros de igrejas pentecostais que dizem que foram ao cu, foram ao inferno e trazem ensinamentos cujos no encontramos respaldo na bblia. O misticismo positivo aquele que leva o homem uma maior intimidade com Deus sem contudo ferir qualquer doutrina bblica. 35) Quem a fonte por excelncia da Teologia? R: A Bblia sagrada. A necessidade do estudo da teologia 36) O que acontece que acontece se houver desprezo desta fonte? R: Desprezar a Bblia desprezar o conhecimento genuno, autntico e verdadeiro de Deus (Joo 5.24; 1 Corntios 1.21). 37) A que se compara a Bblia na Teologia? R: Se compara a gua em um suco, pois o suco pode ter vrios sabores, mas um essencial a gua e tambm o de maior porcentagem para que o suco seja de fato saudvel. 38) Porque o nosso intelecto no aceita ser um depsito de fatos? R: Ele quer sempre unificar, sistematizar e ordenar o conhecimento destes fatos. 39) Qual a ameaa da filosofia Igreja? R: A filosofia est influenciando as instituies educacionais como colgios, faculdades, universidades e seminrios. Estas insituies esto mesclando seus ensinos com atesmo, agnosticismo, pantesmo, unitarismos e outras correntes filosficas da psmodernidade que contraria o ensino teolgico e a crena em Deus.

40) Que arma o cristo deve usar contra as filosofias hodiernas? R: O Estudo sistemtico, constante e profundo da Bblia sagrada. Devemos colher todos os dados possveis acerca de um determinado assunto, organiz-los ordenadamente para alicerar a nossa crena, bem como para desarraigar aqueles que esto presos a sistemas filosficos contrrios a Deus e a sua Palavra. 41) Porque a Bblia jamais ser desmistificada? R: A bblia teve sua origem na inspirao divina e at hoje um livro espiritual. Um mesmo versculo pode ser lido por milhares de pessoas e para algumas so apenas letras, palavras e frases de um livro qualquer; outros se identificaro de vrias formas com o texto, alguns choraro, alguns se alegraro e alguns sero impactados pelo resto de suas vida com aquele mesmo texto. Como est registrado em Hebreus 4.12, Ela a Palavra de Deus (Que est na e a Bblia) vai at onde nem o melhor cirurgio do mundo conseguiu ir. 42) Qual o benefcio que temos por a Bblia no estar sistematizada? R: Nos obriga a estud-la e sistematizar suas doutrinas, harmonizando seus ensinamentos. Uma doutrina para ser compreendida tem que ser estudada em vrias passagens ou livros no contguos da Bblia. Requisitos para o estudo da teologia 43) O que o estudo teolgico faz com o carter do cristo? R: Este estudo ilumina o pensamento inteligente acerca das questes religiosas e incentiva a uma vida pia. Ou seja, a Teologia no apenas indica as normas de conduta, mas tambm nos fornece os motivos para tentarmos viver de acordo com essas normas. 44) Qual o relacionamento entre conhecimento teolgico e servio cristo? R: um absurdo algum medicar sem ter estudado para ser mdico. Imaginem advogar sem ser advogado, pior ainda, tentar pilotar uma aeronave sem ter estudado para ser piloto. Infelizmente muitas igrejas esto caminhando nesta direo, colocam homens muitas vezes rprobos quanto a f para dirigir trabalhos

ou mesmo pastorear ovelhas e o resultado uma multido de pessoas desiludidas at com Deus pois no foram corretamente ensinadas. A prpia igreja hoje est envolta em escndalos de todas as formas por falta de Homens de Deus de verdade. (Os 4.6). A histria da Igreja tem demonstrado que medida que as pessoas so instrudas na Palavra de Deus, tornam-se cristos mais firmes, mais autnticos e mais produtivos na obra. de Deus. Assim, pois, h uma inter-relao definitiva entre o conhecimento bblico e o servio cristo. Os primeiros discpulos s assumiram suas responsabilidades na obra depois de um curso teolgico com o prprio Jesus.

Concluso A teologia, cincia de Deus e das questes divinas, se divide em vrios ramos como: exegtica, histrica, dogmtica, bblica, sistemtica, prtica e etc. E nesses vrios segmentos de uma mesma cincia procura cientificamente sem desprezar a f e na verdade a usando, a f, como regra fundamental para seus estudos e aprofundamentos que esto alm do mero natural que todos contemplamos. A teologia tem a bblia como seu livro guia essencial e indispensvel para se conhecer a Deus, sua natureza, atributos, seus propsitos e tudo o mais relacionado ao ser supremo e sua criao principal ... o ser humano. Assim, como qualquer ser humano para se obter uma qualificao e habilitao profissional precisa passar por vrios cursos ditos seculares, todo aquele que se considera cristo precisa conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor, atravs da bblia e suas doutrinas; estudo esse que chamamos de teologia.

Referncias

LIVROS BOYER, Orlando. Pequena Enciclopdia Bblica. Instituto Bblico das Assemblias de Deus. Pindamonhangaba-SP. FATECBA. Faculdade Teolgica e Cultural da Bahia. Apostila de Introduo Teologia. IBADEP. Instituto Bblico das Assemblias de Deus do Estado do Paran. Diversas apostilas de teologia. STAMPS, Donald C.; Bblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro, CPAD, 1995. INTERNET www.chamada.com.br

Вам также может понравиться