Вы находитесь на странице: 1из 13

www.casadoartesao.com.br Al. Harvey C.Weeks, 14 - Loja 15 - Ed. New Center Vista Verde - S. J. Campos- SP Tel.

: (12) 3902-2380

CURSO DE SABONETE
HIGIENE DOS MATERIAIS:

Para toda parte de vidraria, a higiene muito simples. Quando o material for utilizado para confeco de sabonetes, lavar com gua quente e sabo neutro. PRODUTOS USADOS NA ELABORAO DE FRMULAS:

GUA DESTILADA: gua isenta de sais inorgnicos e bactrias. LCOOL DE CEREAIS: Extrado de cereais, utilizado na preparao de perfumes, remdios, extratos, etc. AMIDA DE CCO: Estabilizante de espuma / ajuda da diluio dos componentes. CIDO CTRICO ANIDRO: Acidulante corretivo de pH. BICARBONATO DE SDIO: Efervescente. BHT: Antioxidante, conserva o leo para que no fique ranoso. CLORETO DE MAGNSIO: Aditivo para sais, ajuda com a perda de lquido da pele. CLORETO DE SDIO: Sal de cozinha. D viscosidade aos shampoos e detergentes. CLORIDRXIDO DE ALUMNIO: um adstringente. Tem o poder de fechar os poros da pele. DIXIDO DE TITNIO: Pigmento branco. DIPROPILENO GLICOL (DPG): Derivado do lcool de cereais, produto miscvel em gua, usado para diluir essncias ou deo - essncias. EXTRATO GLICLICO: Protenas para a pele. FIXADOR: De origem sinttica, extrado do santa col, fixa o aroma do perfume na pele. FORMOL: Conservante. LAURIL ETER SULFATO DE SDIO (Lauricom): Detergente aninico para shampoo e sais. MIRISTATO DE ISOPROPILA: leo sinttico evanescente (absorvvel pela pele).

Apostila elaborada pela CASA DO ARTESO -

(12) 3902.2380

NIPAGIN: Conservante usado em produtos solveis em gua. NIPAZOL: Conservante usado em produtos solveis em leo. LEO VEGETAL: steres e gordura natural. SLICA EM P: Serve para retirar a umdade do sal. SULFATO DE MAGNSIO: Aditivos para sais de banho, assim como o cloreto. TRICLOSAN: Germicida utilizado em deo - colnias e desodorantes.

MATERIAL DE APOIO:

01 Basto de vidro; 01 Copo graduado de 10 ml; 01 Copo graduado de 250 ml ou 500 ml; 01 Panela de esmalte (de preferncia branca); 01 Forma para banho Maria; 01 Rolo de Filme Plstico. Etiquetas Moldes de silicone

PRODUTOS NECESSRIOS:

Para Sais de Banho: Cloreto de Sdio Sulfato de Magnsio Essncia Corante Alimentcio Vidros com rolha Etiqueta Lauril em p

Para Sabonetes Glicerinados: Base glicerinada para sabonetes em vrias cores Moldes de silicone em vrios modelos Essncia para sabonetes Corante Alimentcio

Apostila elaborada pela CASA DO ARTESO -

(12) 3902.2380

AS ESSNCIAS E SEUS VALORES ENERGTICOS

Absinto: usada por mdiuns na evocao. Alecrim: destri o dio, afasta o medo, trazendo proteo, limpeza e revitalizao ideal para dar incio aromatizao. Estimulante e revigorante, timo para combater a fadiga mental. Antidepressivo. Alfazema: aumenta a popularidade, constri amizades, equilibra a sade e favorece os empreendimentos. Almscar: aumenta a extroverso, a autoconfiana. Bom tambm para encontros amorosos. Ativa o plano espiritual, religio e f. Amndoas: ameniza a dor, melhora os relacionamentos e a amizade. Baunilha: misturas do amor. relaxante e purificante. Bergamota: proteo contra acidentes. Traz sorte e confiana. Camomila: melhora as finanas, age como calmante e usada em uno de cura. Combate a insnia e a angstia. Canela: traz sorte, abenoa ambientes, negcios, elimina idias fixas e vitaliza a aura (no deve utilizada na pele quando alcolica). Energizante, antidepressivo, estimula a criatividade. Cedro: aumenta a honra, a riqueza e a dignidade. H milnios indicada para o alivio das vias respiratrias. Cipreste: seu cheiro de mato timo para os males do sistema respiratrio. Citronela: atrai clientes, limpa ambientes e afasta insetos. Cravo: energizante para o corpo. Atrai bons fludos casa. Revigora estafa mental, estimula aprendizado. Dama da Noite: equilibra as emoes. Alivia enfermidades psicossomticas. Erva Cidreira: sua agradvel fragrncia tem poder de calmante. Erva Doce: considerada a essncia da longevidade. Transmite fora e coragem. Efeito relaxante e revitalizante. Eucalipto: traz inspirao, alivia tenses. tambm descongestionante e expectorante.Possui propriedades estimulantes e afrodisacas. Inibe energias negativas. Flor de Laranjeira: promove impulso e ao. Ativa a sexualidade. Gernio: aroma fresco, ideal para relaxamento.

Apostila elaborada pela CASA DO ARTESO -

(12) 3902.2380

Hortel: aroma forte e refrescante. Eficaz no alvio das dores de cabea, gripes e resfriados. Jasmim: ajuda a evitar brigas entre casais. Equilibra a emoo, traz sorte e fora vital. Seu aroma delicado e doce compe um bouquet extico. afrodisaco e anti - depressivo. Relaxa a mente, equilibra as emoes. Lavanda: para melhorar as finanas, atraindo dinheiro. Bom para abrir a mente. Harmoniza o indivduo com as realidades do cotidiano. Laranja: desbloqueador de alergias. D iniciativa e agilidade. Possui efeito refrescante. Combate insnia , stress e cansao. Limo: aroma leve, indicado para alivio das tenses e do stress. Bactericida e anti-sptico. Possui efeito revigorante. Menta: expectorante e sedativo. Desperta a auto-confiana e elimina o cheiro do cigarro. Mirra: protege, abenoa e cura. Atrai a unio do ser com a fora criadora. Patchoulli: afasta o mal e a negatividade. Ajuda a resolver problemas amigavelmente. Energizante e afrodisaco. Possui efeito cicatrizante e anti-sptico. Pinho: equilibra a aura e acalma os nervos. Rosa: melhora a condio amorosa, aumenta a vibrao da aura, afasta a insnia, harmoniza o plano mental e emocional. Sndalos: harmoniza o esprito, trazendo paz. Anti depressivo, bom para meditar. D vitalidade. Aumenta a energia fsica. Verbena: limpa a mente, d proteo e afasta a negatividade. Ativa os processos mentais, a comunicao e expresso. Violeta: pacificador para superar casamento e elevar intelecto. Desenvolve a criatividade e a liberdade de expresso. Ylang-Ylang: estimulante sexual (afrodisaco). Anti-sptico e antiinflamatrio.

RECEITAS:

Sabonete Base Branca ou Transparente:


Apostila elaborada pela CASA DO ARTESO (12) 3902.2380

01 Kg base transparente 30 ml essncia 01 colher de ch de dixido de titnio Em um recipiente de esmalte, derreter a base em banho Maria. Ainda no banho Maria, acrescentar o Dixido de titnio e mexer bem para total diluio. Quando a base estiver totalmente diluda, retirar do fogo e mexer at o vapor desaparecer. Adicionar a essncia e colocar em formas de silicone. Aguardar secagem. Desenformar e aguardar 02 horas para embalar. Se quiser colorir o sabonete, adicione corante alimentcio at atingir a cor desejada, evitando excessos. Dica!!: Podemos adicionar extratos gliclicos para obtermos uma melhor qualidade nos sabonetes glicerinados. A adio pode ser feita logo aps colocarmos a essncia na proporo de at 30 ml por Kg de base. GUIA DE EXTRATOS GLICLICOS: Protenas para a pele. Alecrim: adstringente e revigorante Algas: emoliente e protetor do tecido cutneo. Indicado para o tratamento de celulite. Aloe Vera: protetor solar e hidratante Amndoas: hidratante para peles secas Argila Verde: para peles oleosas, limpa os poros Argila Branca: para peles secas ou normais, limpa os poros Aveia: para peles secas - hidratante Arnica: cicatrizante Babosa: hidratante - anticaspa e anti - seborria Benjoim: anti - acne indicado para peles oleosas Calndula: cicatrizante, antiinfamatrio. Peles sensveis e delicadas Camomila: peles sensveis. Amacia, clareia e limpa a pele Cnfora: refresca a pele Cenoura: contm betacaroteno, substncia que ativa a melanina da pele Centelha Asitica: queima a gordura localizada, bom para estria e celulite Erva Doce:utilizada como anti-sptico em sabonetes e loes Ervas: hidrata a pele oleosa Frutas Tropicais: refrescante e clareador Germe de Trigo: hidratante aps o sol Ginkgo Biloba: anti-rugas, ativador da circulao e antioxidante. Ginseng: nutriente Guaran:protetor solar Hamamlis: indicado para pele oleosa / protetor solar Hera: tratamento de celulite Hortel: peles oleosas anti - acne celulite Jaborandi: cicatrizante e revitalizante Kiwi: hidratante,revitalizante e clareador Laranja: peles oleosas- antiacnico e hidratante Leite de Cabra: ultra-ao hidratante e nutritiva Limo: antiacnico celulite Macela: protetor solar e suavizante Malva: peles delicadas e protetor solar Manga: hidratante Manteiga de abacate: peles secas ou desidratadas aps o sol

Apostila elaborada pela CASA DO ARTESO -

(12) 3902.2380

Maracuj: cicatrizante e hidratante Mel silvestre: Melo: peles secas- ao hidratante e nutritiva Melissa: para aliviar picada de insetos Nogueira: protetor solar Pepino: hidratante para peles oleosas Pssego: revitalizante, hidratante e clareador Pitanga: revitalizante, hidratante e clareador Prpolis: bactericida, antiinflamatrio e antiacnico Raspa de Ju: revitalizante e antiacnico Slvia: peles oleosas, antiacnico e anti-rugas Tangerina: hidratante,antiacnico- combate a oleosidade da pele

TIPOS DE PELES: NORMAL: um tipo de pele rara, tem a aparncia aveludada, suave e possui elasticidade. Para hidratar sem deixar oleosa, preciso usar sabonetes com ingrediente de algas, mel e glicerina. SECA: apresenta aparncia frgil, repuxada e muitas linhas de expresso. As pessoas com este tipo de pele devem tomar cuidados, pois apresentam pr-disposio para o aparecimento de rugas precoces. Por isso, deve usar sempre um creme de limpeza oleoso e sabonetes lquidos cremosos com aveia, amndoas ou grmen de trigo. D preferncia para o corante amarelo. OLEOSA: tem aspecto brilhante, poros dilatados e cravos. Para deixa-la limpa, use diariamente sabonetes em gel com prpolis, hamamlis ou alecrim. O sabonete de glicerina tambm pode ser uma opo. Vale lembrar que os produtos devem ser suaves, para no ativar as glndulas sebceas. D preferncia para o corante verde. MISTA: apresenta uma rea denominada Zona T, onde a oleosidade mais intensa na testa, nariz e queixo. Para controlar este brilho facial, use sabonetes lquidos, eles ajudam a combater o excesso de oleosidade sem deixar a pele ressecada. O extrato indicado para este tipo de pele o de camomila. D preferncia para o corante amarelo.

LEOS ESSENCIAIS: substncias aromticas extradas de ervas, rvores, flores e ctricos.Trazem a essncia vital da planta e, por isso, devem ser usados com cautela e em doses especficas, sempre indicadas nas receitas. O uso dirio de alguns leos essenciais em sabonetes artesanais pode contribuir para problemas de sade como tenso, cansao, stress e circulao. leo de Camomila: Tem ao calmante para o sistema nervoso central. relaxante e alivia o stress do dia-a-dia. leo de Alecrim: Estimula a circulao, ordena os pensamentos, aumenta a concentrao e alivia o cansao mental. leo de Eucalipto: Aumenta a energia , estimula e revigora o corpo.

Apostila elaborada pela CASA DO ARTESO -

(12) 3902.2380

leo de Lavanda: Alm de cicatrizante, acalma e tranqiliza.

LEOS VEGETAIS: so indicados para o tratamento da pele. Sua ao pode auxiliar em alguns problemas dermatolgicos como acne, ressecamento, preveno de rugas, entre outros. Traz benefcio para a pele devido ao efeito emoliente, lubrificante, com alto poder de elasticidade, prevenindo o envelhecimento precoce. leo de Linhaa: Usado para tratamento de eczemas, acnes e dermatite, tem poder cicatrizante. leo de Grmen de Trigo: Rico em vitamina E, tem ao oxidante e previne a formao de rugas. leo de Semente de Uva: Possui hidratao profunda e revitaliza a pele. leo de Amndoa Doce: indicado para peles ressecadas e na preveno de estrias. leo de Abacate: nutre e revitaliza a pele.

leo de Semente de Girassol: tem ao nutritiva.

Sabonete de Glicerina Infantil: 01 Kg de base glicerinada transparente 30 ml de essncia Corante Em um recipiente de esmalte, derreter a base glicerinada transparente em banho Maria juntamente com o corante. No h a necessidade de mexer a base enquanto estiver no banho Maria. Quando a base estiver totalmente diluda, retirar do banho Maria e, com o auxlio do basto de vidro, mexer a base derretida, afastando a nata que ir se formar. Adicionar a essncia. Colocar em formas de silicone para secar, com o brinquedo dentro, dando muita ateno para as observaes abaixo: Para o preparo do sabonete infantil, devemos observar que o brinquedo a ser colocado no deve ter furos pois, caso tenha, devemos preenche-los com cola quente, para que no crie bolhas. Se o brinquedo utilizado for leve, o procedimento dever ser da seguinte forma:

Colocar cerca de 2 mm da base derretida na forma. Em seguida, fixar o brinquedo sobre a base. Aguardar cerca de 01 minuto e acrescentar o restante da base.

Apostila elaborada pela CASA DO ARTESO -

(12) 3902.2380

Alguns brinquedos podero ser colocados diretamente na forma vazia, devido ao seu peso. Ento s colocar a base derretida sobre o brinquedo at cobrir a forma. Para um total acabamento da pea, mantenha o banho Maria sem ferver. Com isso, a nata criada ser em menor quantidade.

Sabonete com Ervas: 01 Kg de base glicerinada transparente ou branca 30 ml de essncia Corante Ervas desidratadas Em um recipiente de esmalte, derreter a base de glicerina transparente ou branca em banho Maria juntamente com o corante. No h a necessidade de mexer a base enquanto estiver no banho Maria. Quando a base estiver totalmente diluda, retirar do banho Maria e, com o auxlio do basto de vidro, mexer a base derretida, afastando a nata que ir se formar. Em seguida adicionar a essncia. Colocar em formas de silicone para secar, com as ervas dentro, dando muita ateno para as observaes abaixo: As ervas utilizadas devero ser desidratadas. Podemos ainda utilizar folhas e flores desidratadas no preparo deste sabonete, que poder ser em formato tradicional ou em barras. Devido ao fato das ervas, flores ou folhas desidratadas serem leves, devemos prosseguir da seguinte forma: forrar a forma com a base derretida cerca de 02 mm. Em seguida, colocamos as ervas para que se fixem na base. Aguardar cerca de 01 minuto e acrescentar o restante da base (pode ser feito tambm o inverso).
Para que o sabonete fique inteiramente recheado com ervas, procedemos da forma anterior, mas sempre fazendo camadas de colagem de ervas. Dentro de um mesmo sabonete tambm podemos colocar vrias ervas, flores e folhas diferentes, sempre colocando as mesmas em camadas pequenas. Podemos tambm combinar vrios tipos de essncias para cada erva. Para que o sabonete fique ainda mais bonito, combinar tambm as cores nas camadas.

Sais de Banho: 800 g Cloreto de Sdio 200 g Sulfato de Magnsio 10 ml Essncia 1 colher de Lauril em P Corante Saco Plstico

Apostila elaborada pela CASA DO ARTESO -

(12) 3902.2380

Em um saco plstico, pesar o Sulfato de Magnsio e amassar, retirando as pelotas que se formam quando armazenado. Juntar o Cloreto de Sdio (fino ou grosso) e o Lauril em P. Adicionar a essncia e o Corante. Agitar at misturar todos os componentes. Sabonete Lquido: 300 ml de gua destilada ou deionizada grama de nipagin 100 ml base para shampoo 10 ml de essncia da sua preferncia 10 ml de Lauril Lquido 1 ml de extrato gliclico corante a base de gua

Pegar um pouco da gua destilada ou deionizada, aquecer em banho Maria at 45 graus e dissolver o nipagin. Misturar bem com o basto de vidro. Acrescentar a base para shampoo, a essncia, o extrato gliclico e o corante. Mexer devagar. Deixar descansar por 24 horas para depois embalar em vidro com vlvula spray.

Apostila elaborada pela CASA DO ARTESO -

(12) 3902.2380

SABONETES TERAPUTICOS

SABONETE DE DOLOMITA: timo para fazer limpeza de maquiagem pois a dolomita age profundamente na pele, deixando-a descansada. Ingredientes: 01 kg de base de glicerina 10 ml de essncia de laranja 150 ml de gua destilada 200 g de dolomita 30 ml de essncia de algas marinhas Forma de silicone Corante amarelo Modo de fazer: Junte a dolomita com a gua destilada e misture bem. Junte as essncias. Corte a base glicerinada e leve ao fogo em banho maria para derreter. Retire a glicerina do fogo e misture dolomita mexendo bem. Despeje na forma e deixe esfriar. SABONETE MASSAGEADOR NATURAL: Ingredientes: 200 g de base de gllicerina transparente 200 g de base de glicerina branca 10 ml de essncia de menta 30 ml de extrato natural de centelha asitica Corante verde Pedras Modo de fazer: Derreta a glicerina transparente e acrescente o corante verde, o extrato e a essncia. Lave bem as pedras, coloque um pouco da glicerina derretida na forma e coloque as pedras, complete com a glicerina derretida deixando parte das pedras para fora. Complete o que falta com a glicerina branca. SABONETE SPERO PARA OS PS Ingredientes: 01 kg de base de glicerina transparente 01 kg de base de glicerina branca 200 g de calcita Extrato natural de prpolis Alcool de Cereais Modo de fazer: Esterilize a calcita, levando-a ao forno quente por 20 minutos. Derreta a glicerina em banho maria. Junte o extrado mexendo devagar, junte a
Apostila elaborada pela CASA DO ARTESO (12) 3902.2380

calcita na base derretida e mexa devagar. Borrife lcool de cereais para tirar a espuma. Coloque na forma.

SABONETE DE ARGILA VERDE : Indicado para peles com acnes e manchadas. um produto natural e funciona como calmante da pele. Ingredientes: 01 kg de base de glicerina branca 50 g de argila verde medicinal 15 ml de extrato gliclico de hamamlis 20 ml de essncia de mato verde Modo de fazer: Derreta a base de glicerina. Num recipiente diferente, coloque a argila. Coloque ento um pouco da base j derretida para hidratar a argila, mexa at homogeneizar. Junte ento o restante da base derretida. Coloque o extrato gliclico de hamamlis e a essncia, mexa devagar. Coloque nas formas.

SABONETE DE ARUEIRA : Tem funo bactericida, antifungos, cicatrizante. Indicado para peles descamadas. Ingredientes: 01 kg base de glicerina transparente 30 g de arueira em p 15 ml de propileno glicol 20 ml de essncia de mel Modo de fazer: Coloque o p de arueira em um recipiente e o hidrate com o propileno glicol. Mexer at obter uma massa homognea. Derreta a glicerina e, aps estar derretida, coloque o p de arueira hidratado. Mexa devagar. Coloque a essncia. Despeje na forma escolhida.

SABONETE PS-SOL : Tem como propriedade a manutena do bronzeado. Ingredientes: 01 kg base glicerina perolada 7,5 ml de leo de urucum 7,5 ml de leo de girassol 20 ml de essncia de laranja Corante laranja Mode de fazer: Derreta a glicerina. Coloque o leo de urucum e o leo de girassol. Mexa at que os leos incorporem bem. Coloque o corante e a essncia. Coloque nas formas. SABONETE HIDRATANTE: Indicado para uso dirio nas partes speras do corpo, proporcionando maciez e suavidade pele Ingredientes: 150 g de manteiga de cacau 75 g de manteiga de karit 250 g de cera de abelha 200 ml de leo de amndoas ou rosa mosqueta
Apostila elaborada pela CASA DO ARTESO (12) 3902.2380

25 ml de essncia Ylang Ylang Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes em uma panela, menos o leo e a essncia. Ponha para derreter. Mexa com o basto de vidro at derreter completamente, no deixando levantar fervura. A manteiga de cacau demora um pouco mais para derreter. Retire do fogo e acrescente o leo de amndoas. Deixe esfriar um pouco e acrescente a essncia. Mexa. Despeje nas formas escolhidas.

Apostila elaborada pela CASA DO ARTESO -

(12) 3902.2380

Apostila elaborada pela CASA DO ARTESO -

(12) 3902.2380

Вам также может понравиться