Вы находитесь на странице: 1из 6

1.

ORDENS DE SERVIO
Todo empregado em nvel de chefia dever realizar todos os dias o Dilogo Dirio de Segurana (DDS); O objetivo dos DDSs fornecer conhecimento prvio aos empregados sobre os detalhes de segurana que devero ser observados para a realizao segura das tarefas; O DDS dever ser feito no comeo do expediente e antes do incio de atividades consideradas de risco grave e eminente; Os Dilogos de Dirios de Segurana devero sempre ser realizados prximo aos locais onde as atividades sero realizadas. Alguns temas que podero ser abordados so: - Equipamentos de proteo individual que devero ser usados; - Necessidade ou no de sinalizar e isolar o local com placas, cones, cordas, fita zebrada, etc. - Protees contra a queda de materiais e contra a queda de pessoas; - Procedimentos em caso de emergncias de diversas naturezas; - Ordem de arrumao e limpeza; A pessoa que est em nvel de chefia dever fazer um planejamento prvio das tarefas que sero executadas analisando-as sob todos os aspectos de segurana do trabalho.

2. PRIMEIROS SOCORROS
Se voc se ferir, no importando quo leve ou superficial possa ser o ferimento, comunique seu chefe e v at a enfermaria para fazer um curativo ou outra providncia de primeiros socorros; Um corte, um arranho, um cisco no olho, uma queimadura, uma pancadinha, s vezes, mesmo que no sejam aparentemente graves, se no forem cuidados devidamente, podero ficar seriamente infeccionados; No permita que um leigo ou um curioso faa o tratamento de seu ferimento. As pessoas que esto credenciadas a fazer curativos, aplicar injees, tirar cisco dos olhos e dar medicamentos so os mdicos, enfermeiros e tcnicos de enfermagem; Em situaes de extrema emergncia, os membros pertencentes Organizao de Emergncia realizaro os procedimentos aos quais foram treinados; A empresa tem o prazo de 24 horas para enviar ao INSS o documento conhecido como Comunicao de Acidente de Trabalho. este documento que vai garantir os seus direitos caso a sua leso requeira cuidados mdicos e hospitalares especiais; Se voc comparecer na enfermaria em outro dia diferente do dia em que aconteceu o acidente a responsabilidade ser totalmente sua penal conseqncias clnicas e legais de sua demora.

3. LEVANTAMENTO DE PESO
CERTO Chegue prximo da carga que ser levantada com os ps afastados para manter o equilbrio; Abaixe-se e mantenha a cabea e as costas numa linha reta; Segure firmemente a carga usando a palma das mos; Levante-se usando apenas a fora das pernas, mantendo os braos esticados ao sustentar; Aproxime bem a carga de seu corpo, mantendo-a centralizada em relao s pernas.

ERRADO Usar as costas como alavanca para erguer cargas pesadas; Ficar longe da carga ao transport-la; Torcer o troco aps erguer a carga; Escorar a carga nas pernas ou joelhos.

4. EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL EPI


E.P.I no evita acidentes... ...quem evita voc!! A falta de uso do E.P.I recomendado pela empresa, alm de constituir uma falta grave (passvel at de demisso por justa causa) poder ser o principal motivo do surgimento de uma leso ou do agravamento de uma problema pr-existente. Os trabalhos feitos em altura, inclusive em andaimes, devero ser feitos com o uso do cinto de segurana preso num local fixo e seguro, preferencialmente num ponto que no faa parte do andaime ou estrutura que est sendo montada ou desmontada. Em locais confinados, com deficincia de oxignio ou com produtos inflamveis txicos poeiras e assemelhados dever ser usada uma proteo respiratria adequada ao risco e ao ambiente alm de um bom sistema de ventilao e exausto.

5. CUIDADOS COM CILINDROS DE GASES


Os cilindros de gases devero ser armazenados e operados na posio vertical. Presos de maneira que no caiam e protegidos contra a queda de materiais e borras. Certifique-se de que os cilindros de gases estejam situados em locais limpos, longe de leo, graxa, sem exposio a raios solares e protegidos contra qualquer fonte de calor. Os cilindros de gases devem ser armazenados em locais arejados e protegidos com extintores de incndio. Gases combustveis e inflamveis, como acetileno e GLP, por exemplo, no devem ser armazenados no mesmo local que os cilindros de oxignio, a menos que entre eles exista uma parede resistente ao fogo. O acetileno que um gs que est dissolvido no interior do cilindro no dever em hiptese alguma ser armazenado ou operado na posio horizontal, pois o gs que est dissolvido por intermdio de acetona dentro de uma massa porosa tem a tendncia de escapar pela vlvula quando o cilindro estiver na horizontal e o acetileno vai passar a ficar comprimido de maneira instvel e gerar uma exploso no cilindro. Ao transportar cilindros usem gaiolas, beros, caamba ou carrinho sobre rodas. Nunca faa o iamento de cilindros com estropos. Todo cilindro de gs, cheio ou vazio, dever estar com a sua respectiva tampa de proteo (capacete) quando no estiver com uma vlvula reguladora conectada. Esta tampa protege a

vlvula contra impactos que causariam a rpida liberao de presso transformando o cilindro num busca p. Verifique frequentemente, com espuma de gua e sabo, se existe vazamento de gs nas unies das mangueiras, maaricos, vlvulas e cilindros.

6. TRABALHOS COM AR COMPRIMIDO


O ar comprimido no deve ser usado para fazer limpeza de roupas de trabalho, cabelo ou corpo. Quando aplicado sobre uma ferida ele pode penetrar debaixo da pele, atravessar uma grande distncia e inflamar partes do corpo. Mesmo que no exista uma ferida aberta presso do ar comprimido poder causar o mesmo efeito. Por estes motivos mantenha o ar comprimido longe de seus ouvidos, olhos, nariz e jamais use ar comprimido para se limpar.

7. Extintor de incndio de p qumico seco


(presso injetada) Instrua-se sobre os equipamentos de combate a incndio existente no seu local de trabalho. No obstrua e no permita que outras pessoas obstruam o acesso rpido e seguro aos extintores de incndios e hidrantes. Extintores de incndio cujos manmetros indicarem a faixa vermelha, ou que estejam com lacre rompido devem ser retirados do uso e encaminhados para recarga imediatamente. COMO USAR: 1-Leve o extintor de P QUMICO SECO prximo do local o fogo (+ou- 2.5 metros). 2-Retire a trava de segurana rompendo o lacre (observe antes se o manmetro no est na faixa vermelha, o que ocorre quando o extintor no est apto para ser usado). 3-Retire o bico da mangueira e aperte o gatilho. 4--Ataque rapidamente o fogo, dirigindo o jato para a base do fogo, com rpidos movimentos circulares do bico da mangueira. ONDE USAR: 1-Combustveis da CLASSE B (gasolina, diesel, lcool, etc...). 2-Combustveis da CLASSE C (equipamentos eltricos energizado). ATENO: LEIA O RTULO DO EXTINTOR ANTES DE US-LO

8. LIXADEIRAS E ESMERILHADEIRAS
JAMAIS RETIRE A CAPA DE PROTEO DA ESMERILHADEIRA, POIS A SUA FUNO A DE EVITAR QUE UM PEDAO DE DISCO ROMPIDO ATINJA O USURIO. Um disco de desbaste ou de corte por incrvel que parea frgil e pode quebrar. Evite bat-los

contra o solo ou deix-los em contato com umidade. Um disco de 7 de dimetro gira numa velocidade de 8.500 rpm (rotaes por minuto), o que equivale h 288km/h, cortando o que aparecer na frente. Este o motivo pelo qual se deve tomar uma srie de cuidados antes e durante a operao de Esmerilhadeiras, erroneamente chamadas de lixadeiras. Nunca use discos de corte sem depresso central: discos de corte sem depresso central somente podem ser usados em mquinas do tipo cur-off , conhecidas como poli corte. Use as ferramentas apropriadas para colocar ou remover os discos abrasivos: algumas esmerilhadeiras so enviadas para a obra com um par de ferramentas, uma das quais conhecidas como forqueta e uma chave de boca; a chave de boca fixa o eixo da Esmerilhadeira, enquanto que a forqueta se encaixa nos furos do flange de fixao para apertar ou desapertar. No h necessidade de apertar com muita fora, pois o prprio sentido de rotao do disco dar o aperto final adequado. No utilize esmerilhadeiras que no estejam com plug de tomada de corrente eltrica. Antes de esmerilhar, deixe a esmerilhadeira funcionando com a face de operao virada para o solo sem encostar-se a ele por aproximadamente 30 segundos. Com o motor desligado o disco continua girando por algum tempo ainda; evite contatos violentos com o piso, pois isto poder trincar o disco. Utilize os epis adequados: culos de segurana sob o protetor facial, bluso de raspa, luva de raspa, botina de segurana, respirador contra p e poeira e protetor auricular tipo plug. No permita que uma pessoa utilize uma esmerilhadeira sem um treinamento prvio.

9. SOLDA
A solda gera uma srie de riscos para a sade que requerem proteo adequada. A solda eltrica gera radiaes no ionizantes conhecidas como infravermelho e ultravioleta. Estas radiaes causam desde simples aquecimento e queimadura na pele at srias queimaduras, principalmente nos olhos. Por este motivo que o soldador e o seu auxiliar devem se proteger adequadamente usando: Bluso de raspa, luva de raspa, perneira de raspa, garro de algodo (couro cabeludo): culos de segurana (lentes claras transparentes) sob a mscara de solda (inclusive seu auxiliar): lentes filtrantes de tonalidade adequadas (10,12 ou 14): no campo e no pipe shop a mscara de solda dever estar conjugada ao capacete de celeron. As mos na frente dos olhos no evitam queimaduras causadas pelas radiaes da solda. Botina de vaqueta com biqueira de ao: Coloque anteparos (biombos) para evitar que outras pessoas tenham seus olhos feridos pelos reflexos da solda. Dependendo do tipo de solda do metal que se est soldando e das condies ambientais h a gerao de uma srie de riscos para a sua respirao, tais como poeiras em suspenso, gases nitrosos, ozona, fumos metlicos, etc. Por este motivo as seguintes precaues devem ser tomadas: Use uma proteo respiratria adequada: respirador combinado (filtro qumico e mecnico) ou sistema de ar mandado (ambientes confinados ou atmosferas perigosas), conforme o caso.

Providencie uma boa ventilao e exausto para se evitar a inalao de gases, vapores e fumos perigosos. Antes de iniciar soldas em locais que tenham gases vapores e produtos perigosos pea para que se faa uma avaliao de explosividade ou concentrao de contaminantes. No inicie soldas prximo de inflamveis, combustveis, pinturas, sem esquemas de preveno (afastar ou cobrir os combustveis, abrir hidrantes com jato tipo neblina, definir prioridade de tarefas, etc.). Evite focos de incndio: Mantenha sempre um extintor de incndio prximo. Inspecione nos 30minutos aps a soldagem se h algum foco de fogo.

10. PROTETOR FACIAL


OS OLHOS SO OS MAIS ATINGIDOS NO NOSSO TIPO DE ATIVIDADE. Use o protetor facial toda vez que for trabalhar com esmerilhadeira, lixadeira, esmeril, serra circular ou mquinas similares. O protetor facial somente ser eficiente se for usado junto com culos de segurana. Um protetor facial no resistiria o impacto de um disco abrasivo quebrado, ou de uma serra circular rompida. O protetor facial dever ser usado juntamente com o capacete.

11. DINHEIRO E CONTAMINAO POR BACTRIAS


Quando manipulamos dinheiro temos que estar atentos, pois podemos nos contaminar atravs dele, principalmente as notas velhas, sujas ou coladas com fita. As notas podero estar contaminadas com vrias espcies de microorganismos que so normais na flora intestinal do homem, o que evidencia uma contaminao: mos, fezes e dinheiro. As cdulas contaminadas normalmente so manuseadas por pessoas que muitas vezes, tocam nos alimentos e no dinheiro ao mesmo tempo, como por exemplo: bares, pequenas padarias, aougues, etc. Cuidados que diminuem os riscos de contaminao: se voc manuseou cdulas lave bem as mos antes de tocar em alimentos. evite molhar os dedos com saliva ao contar cdulas. aps manusear cdulas lave sempre as mos com bastante sabo. dinheiro colocado na boca a fonte mais rpida de contaminao, evite.

12. COMO PREVINIR AS MICOSES


Autora: Josite Trentini Stocco

Micose uma doena causada por fungos que tambm atinge a pele dos ps, unhas e espaos interdigitais. A contaminao atravs de contato com os outros ocorre por meio dos ps em reservatrios como chuveiros e pisos midos, e tambm o freqente uso de calados fechados. Como evitar as micoses: Ao lavar os ps, seque-os bem e evite o uso de toalhas e calados de outras pessoas. Use talco antissptico regularmente. Troque suas meias diariamente e d preferncia s de algodo. Se possvel, evite calados fechados que propiciem o calor e a umidade. Dirija-se empresa com calados confortveis, usando o calado de segurana apenas durante a permanncia no local de trabalho.

13. ERGONOMIA

Fonte: 15 minutos de Segurana - Chrysler do Brasil Ltda. Tradicionalmente conceitua-se Ergonomia como o conjunto de cincias e tecnologias que visam proporcionar ambientes de trabalho confortveis e produtivos, basicamente, por meio da adequao das condies de trabalho s caractersticas do ser humano. Na realizao dos estudos visando a implantao de postos de trabalho devem ser observados aspectos como as condies ambientais. Elas podem ser verificadas pelo nvel de iluminao, temperaturas, umidade do ar, freqncia de renovao de ar, entre outras. Alm da avaliao do prprio ambiente de trabalho necessrio ainda que sejam considerados 3 outros aspectos : Esforo Fsico Posio requerida pelas tarefas Quantidade de repeties das operaes Somente a avaliao conjunta de todos estes fatores associados ainda prpria condio do ser humano que permitiro um melhor diagnstico de cada posto de trabalho quanto sua adequao relativa condies ergonmicas. Voc pode colaborar reportando e orientando seus colegas sobre condies ergonmicas pouco adequadas e sempre que possvel dando sugestes de melhorias.

14. Cuidados com o uso de solventes; 15. Poluio causada por produto qumico; 16. Armazenamento de produtos inflamveis; 17. Riscos do choque eltrico; 18. Proteo das mos; 19. Importncia do uso do equipamento de proteo individual; 20. Riscos do rudo; 21. Acidentes em escritrio 22.

Вам также может понравиться