Вы находитесь на странице: 1из 28

Administrao de RH:

Histrico, conceitos, objetivos e princpios

Administrao de RH
Perodo Incio Sculo XX Denominao Relaes industriais Atividade
Mediadora entre organizaes e pessoas (objetivos organizacionais e individuais conflitantes) articular capital e trabalho Administrar as pessoas de acordo com a legislao trabalhista (conflitos surgidos) Legislao trabalhista obsoleta e crescimento dos desafios organizacionais. Pessoas recursos fundamentais para o sucesso organizacional. Administrar com as pessoas (agentes ativos e proativos) dotados de inteligncia, criatividade e habilidades fsicas mas tambm mentais.

Dcada de 50 Dcada de 60

Administrao de pessoal Administrao de RH

Dcada de 90

Gesto de Pessoas (talentos humanos)

Final Sculo XX

Gesto do capital intelectual

Gesto do conhecimento no trabalho (estratgico). As pessoas como diferencial competitivo.

Administrao de RH
Anos 50 ... Pagamento Registros e Controles Enfoque Jurdico Jur

PRODUO PRODUO

Anos 60 ... Pagamento Registros e Controles Enfoque Jurdico CLT Jur Relaes Sindicais Rela Recrutamento e Seleo Sele

RELAES INDUSTRIAIS RELAES INDUSTRIAIS

Administrao de RH
Anos 70 ... Pagamento Registros e Controles Enfoque Jurdico CLT Jur Relaes Sindicais Rela Recrutamento e Seleo Sele Administrao de Salrios Administra Sal Treinamento

QUALIFICAO DA QUALIFICAO DA MO-DE-OBRA MO-DE-OBRA

Anos 80 ... Desenvolvimento de Pessoal Avaliao de Desempenho Avalia Planos de Carreira Relaes Humanas Rela

INTEGRAO DOS INTEGRAO DOS INDIVDUOS EMPRESA INDIVDUOS EMPRESA

Administrao de RH
Anos 90 ... QVT Cultura Organizacional Endomarketing Qualidade

APOIO A GESTO DE APOIO A GESTO DE RESULTADOS RESULTADOS

Anos 00 ... Planejamento Organizacional Remunerao Estratgica Remunera Estrat Gesto por Competncias

ESTRATGIAS DE NEGCIOS ESTRATGIAS DE NEGCIOS

Administrao de RH
Fases evolutivas no Brasil 1930: O PERODO PR-JURDICO-TRABALHISTA (Contbil) Inexistncia de legislao trabalhista, do departamento pessoal ou rea correlata que se responsabiliza-se formalmente pela gesto de pessoas; Mulheres e crianas eram mo-de-obra freqente, mas com caractersticas de subemprego, altamente precrias; Preocupao como custos da organizao, as pessoas eram vistas s sob o enfoque contbil.

Administrao de RH
Fases evolutivas no Brasil 1930: O PERODO PR-JURDICO-TRABALHISTA (Contbil) Demandas de pessoas estavam relacionadas solicitao de tarefas simples, com qualificao instrumental primria; Perfil demogrfico eram imigrantes europeus, fugindo da represso econmica e da pobreza que caracterizavam a vida na Europa do ps-guerra;

Administrao de RH
Fases evolutivas no Brasil 1930-1950: O PERODO BUROCRTICO Advento da legislao trabalhista com muitas leis e normas que vigoram at hoje (Vargas); Surgem os primeiros departamentos de pessoal, centrados na rotina de "apontamentos' de freqncia, pontualidade, absentesmo, registro de ponto, pagamento dos salrios. Fase em que apareceu a funo de chefe de pessoal.

Administrao de RH
Fases evolutivas no Brasil 1950-1960: PERODO TECNICISTA

Implantao de numerosas fbricas, especialmente da indstria automobilstica alem - e surgem plos industriais (ABC), bero dos movimentos organizados das foras produtivas; H maior preocupao com eficincia e desempenho.

Administrao de RH
Fases evolutivas no Brasil 1950-1960: PERODO TECNICISTA

A mo-de-obra passa a se originar de migrao interna, com a prevalncia masculina; Nos plos industriais de tecelagem, criados no mesmo perodo em outras regies paulistas e do Sul do pas, a mo-de-obra era predominantemente feminina.

Administrao de RH
Fases evolutivas no Brasil 1950-1960: PERODO TECNICISTA

Nesse perodo, a Administrao de Recursos Humanos no Brasil j adota o conceito de Sistemas de Recursos Humanos, compostos por: recrutamento e seleo, treinamento (especialmente formao de aprendizagens e operrios semiqualificados), avaliao de desempenho, programas de cargos e salrios, higiene industrial e servio social.

Administrao de RH
Fases evolutivas no Brasil 1960-1980: PERODO DA ABORDAGEM SISTMICA

Surgem os primeiros cargos de gerncia de recursos humanos. Esses cargos, em sua maioria, tinham responsabilidade de coordenao dos sistemas de recursos humanos. Alguns raros gerentes de recursos humanos ocupavam posies junto diretoria da empresa.

Administrao de RH
Fases evolutivas no Brasil 1960-1980: PERODO DA ABORDAGEM SISTMICA

Esse perodo apresentou forte nfase no treinamento e desenvolvimento e alimentao do trabalhador, influenciada pelas polticas governamentais de modernizao tecnolgica e de incentivos fiscais; Nas indstrias surgiram as primrias prticas brasileiras de gesto participativa e qualidade.

Administrao de RH
Fases evolutivas no Brasil 1980-1990: PERODO RELAES INDUSTRIAIS INTEGRADAS Alinhamento entre as rotinas de pessoal, estrutura organizacional e comportamento individual. Reduo do ritmo de modernizao da administrao como um todo e tambm da Administrao de Recursos Humanos;

Administrao de RH
Fases evolutivas no Brasil 1980-1990: PERODO RELAES INDUSTRIAIS INTEGRADAS

Clulas de produo, treinamentos para formao de liderana, aprendizado de atividades em equipes, e discusses sobre neuroses e patologia do trabalho; Ocorrem mudanas nos padres empresariais no que se refere a nveis hierrquicos (downsizing) com demisses em massa, entrada de novas tecnologias tanto na produo como sistemas gerenciais administrativos;

rea de responsabilidade da funo de pessoal Chefe de pessoal


Controle de freqncia Faltas ao trabalho Pagamentos Admisses e demisses Cumprimento da CLT

Gerente de RI
Controle de freqncia Faltas ao trabalho Pagamentos Admisses e demisses Cumprimento da CLT Servios gerais Medicina e higiene Segurana patrimonial Segurana industrial Contencioso trabalhista Cargos e salrios Benefcios Recrutamento e seleo Treinamento

Gerente de RH
Controle de freqncia Faltas ao trabalho Pagamentos Admisses e demisses Cumprimento da CLT Servios gerais Medicina e higiene Segurana patrimonial Segurana industrial Contencioso trabalhista Cargos e salrios Benefcios Recrutamento e seleo Treinamento Avaliao de desempenho Qualidade de vida Desenvolvimento gerencial Relaes trabalhistas Sindicalismo Desenvolvimento organizacional Estrutura organizacional

Administrao de RH
Fases evolutivas no Brasil 1990... REFORMAS ESTRUTURAIS PROFUNDAS

So buscadas novas identidades de denominao: gesto de pessoas, gestor de talentos, departamento de gente, entre outras. Os desafios de qualidade e competitividade so os sinais de vida ou morte das reas, dos empregos e da prpria unidade de negcios.

Administrao de RH
Fases evolutivas no Brasil 1990... REFORMAS ESTRUTURAIS PROFUNDAS A Administrao de Recursos Humanos tem o desafio de conhecer e integrar elementos do ambiente externo. Os vetores so alta velocidade, qualidade e produtividade, qualificao contnua, emprego com vnculo de fidelidade transitria, entre tantos outros.

Administrao de RH
Conceito de Administrao de Recursos Humanos A administrao de recursos humanos refere-se s prticas e s polticas necessrias para conduzir os aspectos relacionados s pessoas no trabalho de gerenciamento, especificamente contratao, ao treinamento, avaliao, remunerao e ao oferecimento de um ambiente bom e seguro aos funcionrios da empresa.

Administrao de RH
Conceito de Administrao de Recursos Humanos A administrao de recursos humanos consiste no planejamento, na organizao, no desenvolvimento, na coordenao e no controle de tcnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organizao representa o meio que permite as pessoas que com ela colaboram alcanar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.
(CHIAVENATO, 2002, p. 162)

Administrao de RH
Conceito de Administrao de Recursos Humanos
A administrao de recursos humanos o ramo especializado da Cincia da Administrao que envolve todas as aes que tem como objetivo a interao do trabalhador no contexto da organizao e o aumento de sua produtividade. , pois, a rea que trata de recrutamento, seleo, treinamento, desenvolvimento, manuteno, controle e avaliao de pessoal.
(GIL, 1999, p.13).

Administrao de RH
Conceito de Administrao de Recursos Humanos
A viso nos dias atuais junto s organizaes (infelizmente no para a maioria), a de que as pessoas constituem um fator importante de competitividade, assim como o prprio mercado e a tecnologia. Assim, gesto de pessoas ressalta administrar com as pessoas, como parceiros e no mais administrar sobre as pessoas, como meros recursos.

Administrao de RH
Conceito de Administrao de Recursos Humanos A maioria das empresas hoje reconhece em Recursos Humanos uma funo organizacional estratgica, voltada efetivamente para a gesto de pessoas e equipes. uma atividade que, embora operacional, tambm de nvel estratgico e contribui para os resultados das empresas, a partir de uma conscincia de que sem pessoas qualificadas e motivadas, nenhuma organizao tem sucesso.

Administrao de RH
Conceito de Administrao de Recursos Humanos Ao profissional de RH cabem as atividades de Planejamento de RH, Recrutamento, Seleo, Treinamento, Avaliao de Desempenho, Competncias, Desenvolvimento Gerencial, Cargos e Salrios, Benefcios, Relaes Trabalhistas e Administrao de Pessoal, entre outras.

Administrao de RH
Objetivo da Administrao de Recursos Humanos O objetivo bsico que persegue a funo de Recursos Humanos alinhar as polticas de RH com a estratgia da organizao, que reservar recursos para implantar esta estratgia atravs das pessoas..

Administrao de RH
Princpios da Administrao de Recursos Humanos

Muitas das caractersticas da funo de RH esto baseadas nos princpios das relaes humanas. A sociedade atual caminha baseada no conhecimento. As mudanas, o aprendizado e as adaptaes devem fazer parte do nosso cotidiano.

Administrao de RH
Princpios da Administrao de Recursos Humanos Desta forma as relaes pessoais so foco determinante do sucesso dessa jornada, determinam um relacionamento harmonioso no ambiente social e profissional, definem o comportamento humano e as diferenas individuais sobre o desempenho funcional nas organizaes.

Administrao de RH
Subsistemas de RH Recrutamento e Seleo Remunerao Benefcios Treinamento e Desenvolvimento Avaliao de Desempenho

Вам также может понравиться