Вы находитесь на странице: 1из 6

FACULDADE CASTRO ALVES

Ensaio sobre tecnologia e novas configuraes subjetivas

Salvador ABR/2011

Ensaio sobre tecnologia e novas configuraes subjetivas

Ensaio sobre tecnologia e novas configuraes subjetivas, apresentado pelos alunos do 3 semestre do curso de Psicologia noturno, da disciplina Estudos em Psicologia e Processos de Subjetivao, sob orientao da Prof. Adalene Torres Barreto Sales.

Salvador

ABR/2011

Ensaio sobre tecnologia e novas configuraes subjetivas


Diante de um processo contnuo e sem retorno de modernizao tecnolgica que nos proporciona novas realidades, sejam elas reais ou virtuais, adentramos o sculo 21 em ritmo acelerado no eterno processo de constante movimento do ser humano em busca do que ele chama de felicidade. E como banquete principal em destaque, percebe-se que as realizaes no se subjugam mais ao concreto, que o mundo virtual pode oferecer possibilidades, desejos, prazeres to similares ao que proporciona o mundo dito real. Acredita-se que as relaes humanas podem ser sustentadas em bases lquidas e certas, mesmo na virtualidade, na ausncia de um toque, na ausncia do cheiro; que at os feromnios que permitem o reconhecimento mtuo e sexual dos indivduos podem ser captados distncia atravs de uma tela de computador; que paixes, sensaes e vibraes, sejam elas orgnicas ou afetivas se desenvolvem e se concretizam dentro desse mundo abstrato e absolutamente real. Vivemos em um mundo informatizado e temos uma gana desenfreada de tentar apreender todas as coisas que esto nossa volta, para no sermos descartados e nos tornamos vtimas dessa modernidade desenfreada. fato, precisamos nos comunicar, inter-relacionar, temos necessidades de aceitao, somos liquidificados diante de tantas sensaes diferentes a serem administradas perante uma vida de brevidades e efemeridades, das quais somos peas, ora vitais, ora obsoletas, e nos permitimos enquadrar em tais papis porque somos resultado de uma constante e inquietude capacidade de ser o que dizem que somos: seres humanos racionais, complexos na sua subjetividade e perplexos diante do fato de que somos mortais. Concordamos com o autor Oliveira (2009) quando ele diz que os dispositivos tecnolgicos de subjetivao so disponveis para aplacar o medo de ser descartado, contudo ao apontar o ser humano como um sujeito

dissimulado, Oliveira usa uma viso reducionista da capacidade que o sujeito tem de se modificar, de ir mais alm at mesmo na virtualidade. Pode-se at se usar de simulao em contatos virtuais entre salas de bate-papo, por exemplo, quando h descries fsicas, mas o fato de se descrever de uma forma distinta da sua, pode nos revelar alguma intencionalidade, mas mesmo sendo um personagem fake, a pessoa continua sendo ela mesma em suas mltiplas subjetividades. Isso diz respeito tambm aos discursos que so proferidos em meio s comunicaes virtuais, como discurso de liberdade, de desconstruo do seu prprio eu, de reconstruo de identidades que gostariam de expressar no seu dia-a-dia que por contingncias, sejam elas punitivas, extenuantes, podem geram um efeito escatolgico ao qual o sujeito se sinta retrado ao ponto de tratar a sua vida de uma forma medocre e inexpressiva no seu dia-adia. Na virtualidade, pode-se fazer partes de grupos to distintos, coisa que no mundo real poderia ser considerado um ato insano, dentro do conceito de normalidade. Oliveira (2009) cita Baudrillard (1981) e diz que o real est morto, seu simulacro quem sobrevive no mundo miditico, ciberntico, digital, eletrnico, televisivo e das nets em geral, no o verdadeiro, mas o julgamento que assume o lugar do real. Hoje, vive-se no o real, mas a sua simulao no virtual. Assim, os blogs so espaos propcios para que os indivduos simulem o real e criem, assim, simulacros do que desejam ser e ter. A ambivalncia humana e suas inquietudes colocando nossa vida deriva entre o ser bom e mau perpassa pelo mundo virtual no sentido da utilizao da ferramenta internet. Por trs dessa ferramenta existe uma projeo humana e suas dinmicas, pois a internet no existe por si s, s existe enquanto existem pessoas que a manipulam ao seu bel prazer. Ela uma mediao, no o fim em si prprio. A internet no tem um objetivo, somos ns que a objetivamos e isso perceptvel e ampliado quando por exemplos, personalizamos nossas pginas nas redes virtuais, quando colocamos um trao a mais que nos diferenciam dos outros, gerando uma espcie de isolamento, diferenciando-se entres os comuns, mas com a inteno e perspectiva de atrair mais e mais seguidores.

Como exemplo dessa ferramenta, existe o Facebook, que uma rede social criada em 2004, e foi alvo de uma pesquisa da Academia Americana de Pediatria, onde se discutiu que atravs dos mecanismos disponibilizados pelo Facebook, pode- se originar uma nova forma de depresso em crianas e jovens, que classifica at uma nova patologia associada s redes sociais: a "depresso Facebook". O registro de novos amigos, as atualizaes de estado e as fotos felizes podem fazer com que algumas crianas e adolescentes se sintam mal por acharem que no esto altura. Sendo esse um reflexo de acomodao um de mundo capitalista, onde a internet vista como um grande balco de ofertas seja de coisas ou pessoas. Por mais virtualidade que possa existir ou que ainda esteja por vir, a essncia do ser humano parece permanecer a mesma, o olhar humano atravs dessa lente humana se esbarra no mistrio da condio humana, na busca de uma resposta objetiva que possa defini-lo: quem somos, o que ns somos e para onde vamos. Oliveira (2009) cita Foucault (2006) na teoria da genealogia do poder que e diz que: o homem est sempre em busca de ter o domnio do saber e do poder. Na busca do conhecimento e do domnio das novas tecnologias o indivduo trava uma luta para conhecer-se e tambm se dominar. Tais indagaes por sua vez se esbarram numa frase antiga inscrita no tempo de Apolo, em Delfos Conhece-te a ti mesmo. Na condio de humanos, limitados, com um tempo de vida breve, e diante da complexidade de ser e estar pleno, inclusive dessas limitaes, ser um ser subjetivo, significa no ser pego, sentir-se livre, sem os grilhes que nos prende a essa vida mortal. Segundo Hipcrates: A vida breve, a arte longa, a ocasio fugidia, a experincia enganosa, o julgamento difcil.

REFERNCIAS MONTEIRO, Maria Cludia. Facebook pode causar depresso nos jovens. Disponvel em< http://www.jn.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=1817919>. Acesso em 09 de abril de 2011. NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Primeiros contornos de uma nova configurao psquica. In Caderno Cedes, vol. 25, n 65, p. 1-85, 2005. Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010132622005000100006&script=sci_arttext&tlng=pt >. Acesso em 09 de abril de 2011. OLIVEIRA, Maria Regina Momesso. Tcnicas de si na contemporaneidade: a construo do sujeito na fluidez da web 2.0. Disponvel em: <http://www.unifran.br/blog/mestradoemlinguistica/upload/abralin_2009_artigo_ mreginamomessooliveira.pdf >. Acesso em: 09 de abril de 2011.

Вам также может понравиться