Вы находитесь на странице: 1из 9

Quanto lquido devo tomar?

Pelo menos 8 copos (do tamanho de uma lata de refrigerante) de lquidos diariamente devem ser tomados durante este perodo. A gua o melhor lquido para se beber e no contm calorias. Estes lquidos tambm podem ser sucos de frutas, leite, sopas ou "gua de Seltz". Evite o caf, o ch e os refrigerantes. Tome lquidos quando sentir a boca ressecada ou quando sentir sede. Tome algum lquido antes de amamentar o beb. Mas no se "encharque" tomando lquidos demais. O excesso de lquidos diminui sua produo de leite. conveniente comer alimentos salgados durante a lactao? Evite os alimentos salgados, embutidos e conservados em sal. Seu beb no tolera grandes quantidades de sal no leite materno. No adicione sal ao cozinhar os alimentos. Compre alimentos pobres em sdio como os queijos sem sal e as comidas leves. Existem alimentos que produzam mal estar no estmago do beb? Seu beb pode apresentar mal estar estomacal quando consumir determinados alimentos. Estes alimentos so introduzidos em seu leite materno e fazem com que seu beb apresente mal estar estomacal dentro de 2 horas aps haver amamentado. Voc deve ter consigo uma relao dos alimentos que consome. Este registro pode ajud-la a encontrar o motivo pelo qual seu beb sente-se mal aps alimentar-se. Os seguintes alimentos podem produzir mal estar em seu beb: Alimentos condimentados ou com alho. Alimentos que contenham cafena como chocolate, caf ou ch. Alguns medicamentos para resfriado contm cafena, a qual pode ser a causa de mal estar em seu bb. Os alimentos do grupo dos lcteos como leite, queijo e iogurte. Gros ou nozes tais como trigo, aveia, amendoim ou milho. Os alimentos que produzem gases como brcolos, pimento verde, couve, cebola, couve de Bruxelas ou couve-flor. possvel que estes alimentos no causem mal a seu bb se forem cozinhados ao invs de crus.

E quanto a colocar o bb para arrotar? Isto importantssimo e algumas mes, por estarem cansadas ou por desconhecerem sua importncia, se descuidam. Um bb, quando mama ao seio, tambm ingere ar, embora em menor quantidade que na mamadeira. Por isso ele deve ser sempre colocado para arrotar, para evitar as "terrveis" clicas que afectam tanto o bb quanto a sua famlia, que sofre junto. Exerccios com as perninhas, tipo bicicleta, quando estiver de barriguinha vazia, tambm ajudam a que os gazes sejam eliminados. Nunca coloque seu bb no bero sem arrotar. Dicas durante o perodo de amamentao beber muitos lquidos; Alimentos que podem provocar clicas no bbse ingeridos pela me : lcool, Caf, Chocolates, Couve flor, Feijo, Couves. Converse com o pediatra ou com o seu obstetra e siga a orientao deles. Alimentos que engordam: Fritos, Bolos, Doces, Alimentos industrializados, Pipocas e Amendoins. Em relao ao leite de vaca, algumas literaturas sugerem que a me no deva ingerir mais de 500 ml (dois copos) por dia, pois o leite de vaca ingerido pela me acima dessa quantidade pode provocar clicas e aumentar a incidncia de alergias respiratrias no beb, principalmente em famlias onde j existe esta predisposio. ingerir alimentos ricos em protenas, como as carnes, leites e derivados, ovos, leguminosas como o feijo, lentilha, ervilha, soja, etc e os alimentos ricos em clcio (leite e derivados, feijo e peixes, entre outros).

SHANTALA
"No ventre da me, a vida era uma riqueza infinita. Sem falar nos sons e nos rudos, para a criana todas as coisas estavam em movimento..." "Depois, passada a tempestade do nascimento, eis a criana sozinha no bero, ou melhor dizendo, numa dessas caminhas que so como gaiolas de recm-nascidos. Nada mais se mexe! Deserto." Frdrick Leboyer

O que Shantala?
A Shantala uma tcnica de massagem milenar feita pelas mes em seus bbs, originria do Sul da ndia. O objectivo principal promover uma melhor comunicao e interaco entre me e filho, fortalecendo o vnculo afectivo que j existe entre eles. Mas a tcnica tambm traz inmeros benefcios para a sade do bb.

A histria da Shantala
Em 1976, o francs Frderick Leboier, mdico obstetra, viajava pela ndia, quando viu uma mulher sentada na calada em Calcut massajando seu filho. A prtica era comum no pas e transmitida de me para filha. Encantado com aquele momento, Leboier fotografou a mulher, que se chamava Shantala, e pediu que lhe ensinasse a tcnica. 2 De volta ao Ocidente, Frderick Leboier foi responsvel pela divulgao da prtica que ele baptizou de Shantala em homenagem a sua "tutora". O renomado mdico j trabalhava em busca da humanizao da assistncia mulher no parto desde a dcada de 60. No Brasil, a Shantala foi introduzida a partir de 1978, atravs da professora de yoga Maria de Lourdes da Silva Teixeira, conhecida como Fadynha. Ela conheceu o mtodo atravs do mdico francs. Ainda hoje, Fadynha se dedica a divulgao da Shantala no pas atravs de cursos e palestras.

Quais so os Benefcios desta tcnica?


A prtica da Shantala traz benefcios tanto para a me quanto para a criana. Durante a gestao intra-uterina, o bb tem uma relao muito prxima e ntima com a me. Ele se encontra num ambiente aconchegante que transmite proteco e amor. Aps o nascimento, a criana passa por um choque. Encontra um ambiente mais "hostil" e passa por um perodo de adaptao e maturao. A Shantala importante porque torna este processo muito mais confortvel e natural.

E os benefcios no param por a. Pesquisas mostram que os bbs que so submetidos a sesses dirias de shantala, tm um sono mais tranquilo e relaxam com mais facilidade. Alm isso, a tcnica acelera o processo de maturao do intestino, o que explica o fato de a tcnica ser um ptimo "remdio" para clicas, e na maturao do tnus muscular dos bbs. Para as mes, muitas vezes cansadas com a rotina do ps-parto, a massagem acaba tornando-se tambm um momento de relaxamento e proximidade com o bb. Um ritual de amor e intimidade onde os dois s tm a ganhar.

Cuidados para a prtica a Shantala


Cuidados com o bb

A Shantala recomendada para bbs a partir de 1 ms de idade. Pode e deve ser praticada todos os dias. O tempo mdio de durao de 20 minutos. O ideal alimentar o bb 40 minutos antes de fazer a massagem. Dessa forma, ele no estar com fome e tampouco de estmago cheio. A massagem deve ser confortvel e prazerosa para o bb. Se ele apresentar alguma resistncia, pare e tente novamente em outra ocasio. comum o bb reclamar nas primeiras tentativas. Evite a massagem quando o bb estiver resfriado ou com febre, pois ela activa a circulao podendo elevar a temperatura ainda mais. Tambm evite no caso de diarreia, pois o efeito relaxante pode intensificar o estado.

Cuidados com a me

A ateno da me deve estar totalmente voltada para a criana. Uma boa opo tomar um banho ou fazer uma seco de relaxamento antes da Shantala, para se desligar das preocupaes e tenses do dia-a-dia. A me ou a pessoa que for realizar a massagem deve retirar anis, bijuterias e relgios para no machucar o bb. A me deve estar com as pernas desnudas, mas se tiver calor bom colocar um lenol bem fininho em cima das pernas. Os benefcios da Shantala so o resultado de uma sequncia de movimentos. Portanto, se for preciso interromper a sequncia, retorne desde o comeo.

Prepare o ambiente

Crie um ambiente relaxante e calmo para realizar a Shantala, longe de interrupes e interferncias externas.

Coloque uma msica ambiente bem leve e em volume baixo. A iluminao tambm pode ajudar. As cores azul e verde so calmantes. Para o bb mais preguioso, o ambiente deve estar bem iluminado. A massagem pode ser feita ao ar livre. Mas a criana no deve ficar exposta directamente ao vento ou ao sol forte. Durante o inverno, faa em um ambiente fechado e aquecido.

Antes de comear fique atenta postura

A me, ou a pessoa que for aplicar a massagem, deve se sentar no cho e encostar toda a coluna na parede. Use uma almofada como apoio, se achar mais confortvel. Coloque o leo vegetal ao seu fcil alcance. Deixe uma fralda de pano prxima, para o caso do bb fazer xixi. Depois de acomodada, coloque a criana nas suas pernas, deixando a cabea dela logo aps o joelho, para oxigenar a cabea do bb.

A tcnica da Shantala
Nesta seco sero mostradas as tcnicas de massagem Movimentos do Peito Facilita a ampliao da respirao e traz equilbrio e harmonia. 1) Imagem:Peito02.jpg 2) Imagem:Peito01.jpg 1) Coloque as duas mos sobre o centro do peito do bb e deslize para as laterais. Procure atingir toda a superfcie do trax. 2) Coloque sua mo direita sobre o lado esquerdo do quadril do bb e v deslizando at o ombro direito em forma de cruz Movimentos dos Braos Fortalece os msculos e articulaes, activa a circulao, estimula o sistema nevoso preparando para engatinhar e andar, libera a tenso das regies cervical e dorsal, libra tambm a caixa torcica e a respirao superior. 1) Imagem:Bracos01.jpg 2) Imagem:Bracos02.jpg 1) Para massajar os braos, vire o bb de lado. Uma das mos segura o ombro como um bracelete e a outra o pulso. Aos poucos, v deslizando a mo do ombro para o pulso. Alterne as mos durante este exerccio. 2) As mos agora seguram o bracinho para realizar o movimento de rosca. Elas se movem em direces opostas, como se estivessem torcendo o brao do bebe, sempre do ombro em direco ao pulso. Chegando ao pulso, reinicie o movimento pelos ombros. Movimentos das Mos

Estimula a coordenao motora ampla e fina.

1) 2) Imagem:Maos02.jpg 1) Com seu dedo polegar, massaje do centro da palma da mozinha, em direco a cada dedinho. 2) Em seguida, passe a palma da sua mo na palma da mozinha do bb. Depois dobre e estique com cuidado cada dedinho. Movimentos da Barriga Facilita o funcionamento dos intestinos e a eliminao dos gases, aliviando as clicas, alm de tonificar os msculos abdominais.

As mos, uma de cada vez, descem da altura das costelas at a parte de baixo do abdmen, como se fossem esvaziar o ventre. Quando uma mo termina o movimento, a outra recomea, e assim sucessivamente. A seguir, com a mo esquerda segure as pernas do bb. Com o antebrao, massaje a barriga, sempre de cima para baixo. O mesmo exerccio deve ser feito utilizando as palmas de suas mos. Movimentos das Pernas e dos Ps Fortalece os msculos e articulaes, activa a circulao, estimula o sistema nevoso preparando para engatinhar e andar, libera a tenso das vrtebras, em especial as lombares.

Faa como fez com os braos. Uma das mos segura o calcanhar do bb, enquanto a outra massaja sempre da virilha ao p. A seguir, as duas mos deslizam em movimentos de toro. A massagem na regio do tornozelo deve ser um pouco mais demorada. Antes da outra perna, massaje o pezinho. Primeiro massaje a planta do p com os polegares alternados. Depois utilize toda a palma da mo. Agora massaje a outra perninha e o pezinho. Movimentos das Costas

1)

2)

3)

1) Deite o bb de bruos com a cabea para o lado esquerdo. Coloque suas mos juntas, paralelas, na nuca do bb. Alterne as mos para a frente e para trs, deslizando ao mesmo tempo da nuca em direco s ndegas e das ndegas em direco nuca. 2) Sustente as ndegas do bb com a mo direita. A mo esquerda parte da nuca e desliza em direco mo direita, que permanece esttica. 3) Segure os pezinhos com a mo direita, mantendo as pernas esticadas e ligeiramente elevadas. A mo esquerda parte da nuca, massajando as costas, continuando o movimento at os calcanhares. Recomece o movimento sempre pela nuca. Movimentos do Rosto

Para estes movimentos, no preciso usar leo. Com a as pontas dos dedos, parta do centro da testa e deslize para os lados, ao longo das sobrancelhas. Reinicie sempre pelo centro e a cada movimento avance um pouco mais, at contornar ao redor dos olhos. Coloque os dois polegares entre os olhos, no alto do narizinho e deslize pelas laterais at as narinas. Suba novamente com mais intensidade. Repita o movimento vrias vezes. Com os polegares, feche os olhinhos do bb e parta das sobrancelhas, passando suavemente pelos olhos, pela lateral da narinas, contornando a boca e acompanhando o maxilar inferior, em direco s orelhas. Exerccios Finais

1)

2)

3)

1) Segure as mos do bb e cruze os braos sobre o peito, fechando e abrindo. Alterne a posio dos braos e faa quantas vezes achar necessrio. 2) Segure um p do bb e a mo do lado oposto. Cruze brao e perna, de forma que o p se aproxime do ombro e a mo da coxa oposta. Alterne a posio e repita o exerccio. 3) Segure os dois ps do bb e cruze as pernas sobre o ventre fechando e abrindo. Abra as pernas, estenda e cruze novamente invertendo a posio.

Banho de Relaxamento
Terminado os exerccios, voc deve dar um banho morno relaxante no bb para complementar a massagem. Aquea a gua a uma temperatura de aproximadamente 37 graus. Coloque o bb na gua, mantendo sua mo esquerda aberta e relaxada. Apoie os dedos na axila do bb para ele no escorregar. Se sentir necessidade, sustente as ndegas dele com a mo direita. O bb deve ficar apenas com a face fora da gua, para no sentir frio e relaxar. Deixe que ele flutue na gua, apoiando a nuca com seu

punho esquerdo. Deixe-o na gua enquanto ele sentir prazer e retireo antes que a gua esfrie.

Consideraes Finais
Como a massagem feita diariamente importante manter um ritmo. Atua sobre todo o sistema neurolgico equilibrando-o. Desenvolve a coordenao motora. Atua ainda sobre a musculatura, articulaes. Alonga e promove eliminao de tenses, bloqueios. Previne e alivia as clicas intestinais. Facilita um sono tranquilo e profundo. Enfim, transforma o bb num bb saudvel em todos os aspectos. Ao fazer a massagem a me (pai) conversa com as mos e o olhar. fundamental desenvolver esse outro dilogo e fazer a massagem em silncio. O ambiente deve estar aquecido e agradvel. Pode ter uma msica suave de fundo, que facilitar a interaco. Todos os bbs podem ser massajados desde 1 ms e at quando ambos quiserem. No tem limites. Pode-se iniciar em qualquer idade. Respeitar a vontade e a disponibilidade do bb que o grande segredo. Nada de imposio! A pessoa que faz tambm, alm de se preparar adequadamente, relaxando, se transformando num canal para passar a energia vital, tambm usufrui desses momentos. Essa troca inevitvel porque a massagem deve ser feita sobre as pernas da me (pai), mantendo assim uma proteco muito grande por estar dentro do campo aurico de quem faz. realmente um ritual de paz de segurana, de tranquilidade e de amor. o Yoga do bb, de profunda meditao. A criana que recebe amor na infncia ser um adulto equilibrado, sem traumas e que transmitir sentimentos altamente elevados para com os seres humanos e toda a natureza

Вам также может понравиться