Вы находитесь на странице: 1из 2

Boletim de Greve

Seo Sindical do Estado do Par


N 03 - 24 de agosto de 2011

Professores da Escola Rego Barros paralisam por 24h


Professores da Escola Tenente Rego Barros fazem nova paralisao nesta quarta, 24/08. A ltima ocorreu no dia 16/08. Os docentes reivindicam condies de trabalho adequadas e o debate democrtico sobre a implantao do um novo turno de trabalho na instituio. Alegam que a criao do turno da tarde na instituio causaria queda na qualidade do ensino, assim como um aumento da jornada de trabalho, pois a direo da ETRB pretende ampliar o horrio de funcionamento da escola sem a contratao de novos servidores. Outro objetivo do movimento a discusso do movimento de greve na rede federal de ensino, que se iniciou no dia 1 de agosto e j atinge 20 estados brasileiros.

AGENDA DA GREVE
24/08 - Paralisao dos professores da Escola Tenente Rego Barros, em Belm; 24/08 - Marcha em Braslia - movimentos sindical, popular e estudantil; 25/08 -Audincia do Comando de Greve Estadual com o reitor do IFPA, Edson Ary, s 8h30, na Reitoria; 25/08 - Debates sobre resoluo de carga horria docente, no auditrio do NEAB, s 10h, no campus Belm; 25/08Exibio do filme A Onda, s 9h, no Auditrio do 3 Piso da Biblioteca do Campus Belm; 26/08 - Programao em parceria com Tribunal Regional Eleitoral e denominada Ttulo Eleitoral via Internet, em Santarm; 26/08 - Palestra sobre diviso do Estado do Par, no campus Santarm; 26/08 - Assembleia Geral, s 10h, no Auditrio do 3 Piso da Biblioteca do Campus Belm 01/09 - Oficina da Sade e ato pblico, na Praa do Rotary, em Tucuru;

A GREVE NA REDE FEDERAL E A PROPOSTA DO GOVERNO


A greve na rede federal de ensino chega ao seu 23 dia e atinge 211 unidades da rede federal de ensino em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal. No Par, dos 12 campi do IFPA, 9 esto em greve. Mesmo com as declaraes do Ministro da Fazenda, no incio do ms, de que no haveria reajuste para os servidores neste ano, docentes e administrativos no se intimidaram e foram luta, reforando a greve dos tcnicos-administrativos das universidades, que esto parados desde 6 de junho. Na ltima semana, nas reunies que realiza com o sindicato dos professores das universidades, ANDES, o governo acenou com reajuste de 4% para 2012 e incorporao da GEDBT para os professores da EBTT. Ainda que progressiva a proposta de incorporao de uma gratificao ao vencimento bsico, o reajuste proposto no repe sequer a inflao acumulada no 2 semestre de 2010. Outro detalhe negativo da proposta que no h nenhum ndice de reajuste para os tcnicosadministrativos. Frente a esse quadro e para haver negociao de fato da pauta de reivindicaes dos servidores pblicos, necessrio reforar a greve do SINASEFE e construir a unidade da luta com FASUBRA, ANDES e outros setores do funcionalismo.

CURTAS

O SINASEFE/PA participa da marcha unitria dos movimentos sindical, estudantil e popular em Braslia nesta quarta-feira. Dois nibus com estudantes, servidores pblicos e militantes de movimentos sociais partiram para a capital federal na noite de segunda-feira, 22/08. O sindicato contribuiu para a ida de trs servidores administrativos e dois estudantes do IFPA, alm de um representante do movimento popular.

As atividades de greve acontecem diariamente nos campi do IFPA.


EXPEDIENTE
Boletim de Greve uma publicao do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educao Bsica, Profissional e Tecnolgica, Seo Estadual do Par (Sinasefe-PA) Sede prpria: Travessa Timb, n 2718, entre Almirante Barroso e 25 de Setembro CEP: 66.093-340 Belm (PA) Tel: (91) 3266-3033 / Fax: 991) 3246-1726. Contatos: sinasefepa@yahoo.com.br sinasefepa@gmail.com Blog: http://sinasefepa.wordpress.com Site: http://www.sinasefepa.org. DIRETORIA (2011-2013): Coordenadores Gerais: lcio Amaral, Adalcilio Duarte e Reginaldo Pinheiro da Silva. Secretrio Geral: Humberto Brito Secretrio Adjunto: Ana Paula Palheta Tesoureiro Geral: Jos de Souza Guimares Tesoureiro Adjunto: Rafael Cesar Pitt Secretrio de Formao e Poltica Sindical: Helineudes Paiva da Silva Secretrio de Imprensa e Divulgao: Laura Helena Barros Secretrio de Assuntos Legislativos Jurdicos: Jernimo Corra Sodr. e

Ontem, no Campus Belm, ocorreu discusso da resoluo de carga horria docente, com a presena de 25 professores. A atividade foi coordenada pela Professora Laura Helena Barros, do Comando de Greve e os debates seguem nesta quinta-feira. Em Altamira, nesta quarta, o Prof. Dr. Paulo Lucas, da UFPA, debater o tema A prtica docente na perspectiva pluricurricular. (mais atividades na Agenda da Greve)

Comando de Greve e direo do sindicato renem-se com reitor nesta


quinta-feira, 25/08, para tratar da questo dos 30% das atividades que devem ser mantidas no instituto durante o perodo da greve e da progresso docente por titulao.

Enquete realizada pelo Blog do SINASEFE/PAR sobre declarao


do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que na atual crise da economia capitalista no h como reajustar o salrio dos servidores pblicos, teve a participao de 88 internautas. Quase 80% concordaram que os servidores devem exigir reajuste salarial, inclusive fazendo greve. Somente 12% concordam com o ministro. Nova enquete j est disponvel. Acesse http://sinasefepa.wordpress.com e participe.

PAUTA DE REIVINDICAES DO SINASEFE


REAJUSTE EMERGENCIAL DE 14,67% (INFLAO IPCA + VARIAO DO PIB); DESTINAO DE 10% DO PIB PARA A EDUCAO PBLICA; REESTRUTURAO DA CARREIRA DOCENTE E DO PCCTAE; DEMOCRATIZAO DAS INSTITUIES FEDERAIS DA EDUCAO BSICA, PROFISSIONAL E TECNOLGICA PELA MANUTENO E AMPLIAO DE CONCURSOS PBLICOS PARA DOCENTES E TCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DA REDE FEDERAL ; 30 HORAS SEMANAIS PARA OS TCNICOS ADMINISTRATIVOS DE TODA REDE FEDERAL DE ENSINO; EQUIPARAO DO AUXLIO ALIMENTAO DOS SERVIDORES DA REDE FEDERAL DE ENSINO COM O AUXLIO ALIMENTAO DOS SERVIDORES DO CONGRESSO NACIONAL, JUDICIRIO E TRIBUNAL DE CONTAS, PELO MAIOR VALOR. (veja pauta completa no Blog do Sinasefe/Pa)

Responsveis por este boletim: Secretaria Geral, Coordenao de Imprensa e Divulgao, Comando de Greve/Campus Belm

O Sinasefe Par tem novo endereo na web. Confira htpp:// www.sinasefepa.org

Вам также может понравиться