Вы находитесь на странице: 1из 4

INTRODUO - O Questionrio um tipo de observao direta extensiva, assim como o formulrio, as medidas de opinio e atitudes e as tcnicas mercadolgicas.

. Considerado o instrumento mais vivel de coleta de dados que possibilita medir com melhor exatido o que se deseja. Formado por um conjunto de questes, todas logicamente relacionadas a um problema central, que devem ser respondidas sem o auxlio do pesquisador. As questes so pr-derterminadas, e as respostas so dadas por escrito. Em anexo a coleta de dados deve acompanhar uma carta ou nota explicando a natureza da pesquisa e sua importncia e necessidade de obter as respostas at o prazo estabelecido. (FILIPE) - Geralmente, os questionrios so enviados pelo correio (tradicional ou eletrnico) ou por um portador; e assim retornam da mesma forma do envio. Quanto ao retorno, em mdia, os questionrios expedidos pelo pesquisador alcanam 25% de devoluo. Segundo Selltiz (1965), alguns dos fatores que exercem influncia no retorno dos question so: o patrocinador, a rios forma atraente, a extenso, o tipo de carta que o acompanha e que solicita colaborao; as facilidades para seu preenchimento e sua devoluo pelo correio; motivos apresentados para a resposta e tipo de classe de pessoas a quem enviado o questionrio. (PANG) VANTAGENS (ROSI E ALTAIR) a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) Engloba uma rea maior para realizar a pesquisa. Atinge um maior nmero de pessoas simultaneamente. Economiza pessoal, tanto em qualificao quanto em trabalho de campo. Economiza gastos (por trabalhar com instrumentos baratos), tempo e obtm um grande nmero de dados. Em termos de respostas, elas podem ser consideradas precisas e rpidas. O anonimato torna o trabalho mais espontneo e com respostas mais livres e precisas. Para quem responde o questionrio torna-se mais seguro para ser fiel a verdade. H menos risco de distoro, pela no participao do pesquisador no processo de preenchimento do questionrio. H mais tempo para responder, e flexvel para se trabalhar em uma hora mais adequada. H mais uniformidade na avaliao, em virtude da natureza impessoal do instrumento. As respostas obtidas so, geralmente, materialmente inacessveis.

DESVANTAGENS (KAUNNE E CAMILA) a) b) c) d) Como j foi colocada, a percentagem dos questionrios que voltam pequena. Geralmente, perguntas ficam sem respostas. Restringe o grupo, deixando de lado pessoas analfabetas. Impossibilidade de ajudar o informante com questes que podem ficar mal entendidas. e) A dificuldade de compreenso, por parte dos informantes, leva a uma uniformidade aparente.

f) Quando acontece uma leitura inicial de todas as perguntas, uma questo pode influenciar na resposta de outra. g) A devoluo alm do prazo determinado prejudica o calendrio ou sua utilizao. h) O desconhecimento das circunstncias em que foram preenchidos torna difcil o controle e a verificao. i) Nem sempre o escolhido quem responde o questionrio, invalidando, portanto, as questes. j) Exige um universo mais homogneo para ser aplicado. TIPOS DE PERGUNTAS (GABRIELA) A classificao geral de formas de perguntas dividida em duas classes: perguntas abertas e perguntas fechadas. > Perguntas abertas: tambm chamada de livres ou no limitadas, so perguntas que buscam uma resposta mais franca do indivduo, uma vez que se trabalha com a linguagemprpria de cada um (no a sugesto de qualquer elemento na resposta) e facilita na emisso de opinies. Exemplos: a. Qual a sua opinio sobre os fatores que deve abranger a legalizao do aborto? b. Em sua opinio, quais so as principais causas da delinqncia no Brasil? Em termos de vantagens, trabalha-se com respostas mais ricas e maior liberdade para quem participa do questionrio. As desvantagens esto ligas a dificuldade de escalonar e analisar as respostas encontradas, bem como pode haver uma interpretao subjetiva. Outro problema, que com esse tipo de pergunta ocorre o maior percentual de questes incompletas e no retorno do questionrio, uma vez que o processo de concluso mais lento. > Perguntas fechadas: tambm conhecidas como limitadas ou de alternativas fixas, so perguntas que exigem respostas lacnicas, freqentemente previstas e elaboradas no prprio questionrio. O informante trabalha com um grau limitado de respostas, geralmente assinalando sim ou no, e tambm referncias ao grau de acordo ou desacordo com o tpico abordado. (YANDRA) Exemplos: a. Sua me conclui o ensino mdio? ( )SIM ( )NO

b. Qual a sua opinio sobre a extino dos vestibulares? ( )ABSOLUTAMENTE DE ACORDO ( )INDECISO ( )DESAPROVO COMPLETAMENTE.

c. Enumere, em ordem de importncia, colocando o 1 frente do item mais importante para se obter boas notas escolares. Coloque 2 na segunda mais importante, e assim por diante. ( )INTELIGNCIA ( )PISTOLO ( )PERSISTNCIA ( )SORTE ( )CONHECIMENTOS BSICOS

Entre as vantagens das questes fechadas, est o fato de que elas podem concorrer para esclarecer o significado da pergunta. mais bem compreendido quando se trabalha com as respostas, uma vez que o sentido da pergunta est explicito. So mais fceis de responder e codificar, tornando o processo todo mais rpido, aumentado a probabilidade de devoluo. Entre as desvantagens, destaca-se a ausncia autntica de opinio, uma vez que as respostas j esto sugeridas. Outro problema est ligado com a formulao, uma vez que necessrio englobar todas as alternativas possveis.

- As perguntas de mltipla escolha podem ser classificadas como um subgrupo das perguntas fechadas, uma vez que apresentam uma srie de respostas possveis, abrangendo facetas do mesmo assunto. (GUILHERME CAVALLI) > Perguntas abertas e fechadas: buscam trabalhar com respostas mais diretas, mas dando certa liberdade ao entrevistado para complementar a resposta e assim tornar o questionrio mais espontneo. (GUILHERME SUPTITZ) Exemplo: a. O senhor casado? ( )SIM ( )NO

Em caso de resposta positiva: Quais as vantagens que o casamento lhe trouxe? R: PROCESSO DE ELABORAO O processo de elaborao de um questionrio requer conhecimento das normas precisas, bem como de todo o contexto de aplicao, a fim de aumentar a sai eficcia e validade. Para isso, necessita-se de tempo e empenho, uma vez que: exige cuidado na seleo de questes, levando em considerao o grau de importncia e se busca informaes vlidas. As abordagens de cada um das questes devem estar intimamente ligadas ao objetivo geral e especfico da pesquisa. (EDUARDO) Consideraes importantes sobre as perguntas apresentadas: (NETO) a. b. c. d. e. Apenas as relevantes, para que o nmero seja reduzido. Devem estar de acordo com o nvel do informante. Devem ser de tal natureza para que possam ser respondidas sem subterfgios. Devem englobar todas as informaes importantes para a concluso da pesquisa. Os questionrios devem estar acompanhados de uma carta ou nota pessoal, para que o informante conhea o propsito das questes aplicadas. Sem sair da esfera cientifica, deve conter uma apelao para a conscincia social do informante. Deve tambm incluir a garantia do anonimato. Durante a formulao, deve-se buscar cobrir plenamente o problema.

f.

> Ordem das perguntas: a regra geral de se iniciar o questionrio com perguntas gerais, chegando pouco a pouco as mais especficas. As primeiras perguntas, consideradas como quebra-gelo , tm a funo de estabelecer um contato com o entrevistado, deixando-o mais a vontade. importante buscar alternar as perguntas pessoais e as impessoais. Para evitar efeito de contgio, as perguntas relacionadas ao mesmo tema devem aparecer separadas, sendo a primeira de opinio e a segunda a de fato realmente. (WILLIAN) PR-TESTE Alguns autores consideram relevante a existncia do pr-teste que aps a avaliao dos resultados, e a constatao de falhas no questionrio aplicado, reformula-se novamente as questes problemticas e ento, aplica-se um questionrio renovado. Essa reformulao pode acontecer mais de uma vez, e as aplicaes devem ser em populaes com caractersticas semelhantes, mas nunca naquela que ser o alvo de estudo. (LUCAS) ESTRUTURA DO QUESTIONRIO De modo geral, os questionrios so constitudos por trs partes: a. Introduo: formada pelo cabealho, solicitao de resposta, objetivos da pesquisa e instrues para o preenchimento. b. Dados especficos: dependem do tipo de pesquisa que se est realizando. So dados que caracterizam o respondente, como, por exemplo: sexo, idade, estado civil, escolaridade, etc. c. Questes: as perguntas propriamente ditas. (ANA CAROLINA)

Вам также может понравиться