Вы находитесь на странице: 1из 15

Universidade Federal de So Paulo

Campus Baixada Santista


PROGRAMA DE RESIDNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM ATENO SADE UNIFESP CAMPUS BAIXADA SANTISTA PROCESSO SELETIVO 2011 REA PROFISSIONAL: ENFERMAGEM

1. Questo - A Ateno Bsica caracteriza-se por: A. Utilizar tecnologia de baixa complexidade. B. Por ser a retaguarda dos pronto-socorros no que diz respeito ao contato dos usurios do sistema de sade. C. Aes de sade no mbito individual e coletivo. D. Por trabalhar segundo o principio da universalidade descartando, portanto, a singularidade dos usurios. E. Por sua eficcia em virtude da centralizao de protocolos e condutas.

2. Questo: Sobre as desigualdades sociais e em sade, segundo a autora Rita Barradas Barata (2009:13-15) A. As desigualdades sociais em sade so explicadas predominantemente pela incapacidade dos indivduos em utilizarem os servios de sade existentes. B. Comparando pases, as desigualdades sociais em sade so atribudas a graus diferenciados de assistncia mdica. C. O estilo de vida o principal responsvel pelas desigualdades sociais em sade. D. Os fatores de risco explicam todas as ocorrencias de problemas crnicos de sade E. Na atualidade, praticamente, no existem questionamentos sobre a existncia de desigualdades sociais em sade.

3. Questo: Na Unidade Bsica de Sade discutem-se a gravidade do quadro de ocorrncia da hipertenso arterial sistmica e do diabetes mellitus em usurios do servio, em sua maioria integrantes de grupos sociais de baixa renda, e as dificuldades em obter adeso dos portadores desses agravos ao tratamento. Hipteses so levantadas. Apoiados no texto de autoria de Rita Barradas Barata (2009) algumas das explicaes possveis seriam: A. A concepo linear da causalidade d conta de explicar a persistncia dos padres de comportamento que provocam essas doenas. B. A ocorrncia dessas doenas est invariavelmente ligada a uma herana gentica. C. As pessoas escolhem estilos de vida que as expem a riscos e isto provoca essas doenas. D. Os comportamentos individuais so apenas evidencias mais imediatas de todo o processo de determinao da sade e da doena. E. No h evidencias empricas que indiquem que a situao de sade seja afetada pela posio social dos indivduos.

4. Questo: Sobre a relao de etnia e sade: A. O efeito de viver em uma sociedade percebida como racista no se destaca entre os aspectos geralmente subavaliados nas pesquisas epidemiolgicas sobre desigualdades sociais em sade. B. No Brasil a probabilidade de ter recm nascidos de baixo peso ou prematuros

Caderno de Questes Pgina 1 Programa de Residncia Integrada Multiprofissional em Ateno Sade

Universidade Federal de So Paulo


Campus Baixada Santista
significativamente maior entre mes pretas quando comparadas s mes brancas. C. Em estudos epidemiolgicos, o controle dos efeitos das variveis scio-econmicas ou relativas a valores culturais faz com desapaream as desigualdades sociais em sade atribuveis ao pertencimento a um determinado grupo tnico. D. O efeito das desigualdades tnicas sobre a sade no pode ser modificado pela insero ocupacional, como demonstrado em investigao sobre tabagismo na populao norteamericana. E. Apesar de complexas, as questes etnia e sade so sempre passiveis de tratamento estatstico.

5. Questo: A integralidade um dos princpios doutrinrios do Sistema nico de Sade. Assinale o conceito abaixo que mais se distancia deste princpio: A. Saber-fazer tico no campo do trabalho em equipe na sade. B. Prticas de ateno e gesto que emergem em movimento formado por trabalhadores da sade, usurios e gestores numa realidade scio-histrica singular. C. Superao das fragmentaes e cises presentes no cotidiano dos servios que compem o SUS. D. Exerccio cotidiano de produo de novas e mais potentes prticas de ateno sade. E. Desenvolvimento de tcnicas diagnsticas e tratamento que prescindem do conhecimento da histria de vida do paciente.

6. Questo: Sobre a relao de gnero e sade: A. Pode-se considerar a varivel sexo como sinnimo de gnero, uma vez que a varivel sexo d conta dos processos ligados aos papis masculinos e femininos. B. O poder explicativo da categoria gnero secundariza a importncia da estrutura social na explicao dos fenmenos da sade e da doena. C. A prevalncia de transtornos mentais sempre maior para as mulheres quando comparadas aos homens de mesma posio no mercado de trabalho. D. No que concerne s mortes violentas, os diferenciais entre homens e mulheres so explicveis predominantemente por razes biolgicas. E. Na maioria das populaes estudadas as mulheres tem maior expectativa de vida que os homens e referem melhor avaliao do prprio estado de sade e menor morbidade do que os homens.

7. Questo: Sobre o papel do Estado na Sade: A. A classificao dos sistemas de sade em pblico, privado, hospitalocntrico, focalizado, integral irrelevante para a compreenso do papel do Estado no setor Sade. B. A polmica gasto em sade x investimento em sade no diz respeito ao papel do Estado no setor sade, mas aos contribuintes. C. Se o Estado exerce o papel de provedor de aes de sade isto significa que pode prescindir de regular os prestadores privados. D. O co-pagamento das aes de sade pelo usurio aumenta o grau de controle do Estado sobre os prestadores privados. E. As reformas de Estado na Amrica Latina tem aprofundado ou introduzido segmentao da populao no acesso aos servios de sade. 8. Questo- O Sr. Joo teve uma dor forte no peito e foi levado ao pronto socorro de um hospital do bairro em que mora. Chegando ao hospital, em funo da sua dor, passou na frente de outras pessoas e foi atendido pelo mdico. Aps exame fsico e um eletrocardiograma este chegou a concluso que o Sr. Joo estava somente com a presso mais alta. Aps medic-lo e aguardar o controle da presso, lhe foi dada alta e orientao para que fizesse seguimento de sade na Unidade

Caderno de Questes Pgina 2 Programa de Residncia Integrada Multiprofissional em Ateno Sade

Universidade Federal de So Paulo


Campus Baixada Santista
Bsica perto de sua casa, sendo dado encaminhamento para isto. Em relao ao que conhecemos do SUS podemos dizer que: A. O encaminhamento dado foi errado, pois como o Sr. Joo j tinha uma doena estabelecida deveria ser tratado no ambulatrio de especialidades da regio, pois nesse servio haveria mais condies devido complexidade dos equipamentos existentes. B. A forma como atenderam o Sr. Joo no foi adequada. Ele passou na frente de outras pessoas desconsiderando o principio de igualdade do SUS. C. O Sr. Joo foi orientado adequadamente, pois o seguimento da hipertenso deve ser feito na Unidade Bsica mais prxima de sua residncia. D. Como o Sr. Joo teve o diagnstico de presso alta durante esta ida ao hospital, mesmo tendo melhorado e no havendo alteraes no ECG, deveria ter ficado internado, pois o melhor lugar para tratar hipertenso o hospital, onde outros exames poderiam ter sido realizados. E. O encaminhamento foi totalmente errado, a unidade bsica de sade, com a equipe de sade da famlia, um local onde se deve prevenir as doenas, fazer a promoo da sade, porm no tem condies de tratamento das pessoas doentes.

9. Questo: Qual conceito melhor definiria aes de promoo de sade em seus intentos de democratizao, pluralizao e diversificao de meios e fins: A. B. C. D. E. Responsabilidade individual sobre a prpria sade. Auto-monitoramento da situao de sade pelos indivduos. Promoo de justia social. Auto-financiamento de determinados servios de sade de natureza preventiva. Mudanas no comportamento individual evitando fatores de risco.

10. Questo: Sobre os modelos de proteo social: A. No modelo brasileiro de proteo social o acesso aposentadoria e penses universal, a exemplo do acesso ao SUS. B. O modelo meritocrtico-corporativista no gera segmentao da populao. C. O modelo brasileiro de proteo social denominado meritocrtico-corporativista. D. No modelo de proteo social vigente nos Estados Unidos no h presena do Estado. E. No modelo de proteo social universal redistributivista o acesso assistncia depende da situao que os indivduos ocupam no mercado.

11. Questo: Sobre a situao de sade da populao no Brasil: A. B. C. D. tal que o direito a sade supe definir quem tem direito a qu e em que circunstncias. Torna necessrio pensar polticas de sade diferenciadas para reas ricas e para reas pobres. Apresenta-se de tal forma que basta estender a cobertura da Ateno Bsica. Ainda se apresenta relao entre condies de vida precrias e mortalidade infantil mais elevada. E. Pode ser melhor descrita como doenas de ricos x doenas de pobres.

12. Questo: Sobre a trajetria e histrico do sistema pblico nacional de sade no Brasil: A. O Sistema nico de Sade (SUS) brasileiro herdou distribuio regional de servios de sade altamente desigual. B. Antes do advento do SUS uma das vantagens do sistema pblico de sade era o comando nico na esfera federal. C. Antes de 1990, o Ministrio da Sade era prioritrio para o governo federal e implementava

Caderno de Questes Pgina 3 Programa de Residncia Integrada Multiprofissional em Ateno Sade

Universidade Federal de So Paulo


Campus Baixada Santista
aes de promoo, preveno, cura e reabilitao. D. Devido expanso dos servios prprios dos antigos Institutos de Aposentadorias e Penses IAP, depois INPS e depois INAMPS afirmou-se a preponderncia do setor estatal no sistema pblico de sade. E. Antes da organizao do SUS no havia segmentao do sistema pblico de sade entre os assalariados e os no assalariados.

13. Questo: Milton Santos (1985), ao se referir dinmica das cidades afirma que o dia a dia das sociedades gira em torno dos objetos fixos e dos fluxos. Qual desses significados no tem relao com os dois conceitos abordados pelo autor. A. Os fixos pblicos so localizados segundo a lei da oferta e procura, que regula tambm os preos a cobrar. B. Como a maior parte dos fixos pblicos se concentra na parte central das cidades resta s periferias, escolas e casas de sade privadas. C. Os fixos podem tambm ser pblicos e privados. D. A grande cidade um fixo enorme que so econmicos, sociais, culturais, religiosos, cruzado por fluxos enormes, que so os homens, mercadorias, ordens e idias. E. Fixos e fluxos influem-se mutuamente.

14. Questo: Sobre a estrutura demogrfica da populao: A. As pirmides populacionais do Brasil, nos ltimos 25 anos, apresentam tendncia de base progressivamente mais larga. B. No Brasil, segundo dados do DATASUS no perodo de 1890 a 2005, constatam-se envelhecimento da populao e aumento do nmero de homens. C. Os pases ricos como a Sucia, por apresentarem melhores condies de vida e baixa mortalidade infantil, tm uma proporo de crianas maior que pases pobres. D. No Brasil, as taxas de urbanizao so iguais em todas as regies. E. De forma geral, os coeficientes de mortalidade masculinos so maiores que os femininos.

15. Questo: Deve-se evitar uma postura ingnua em relao interdisciplinaridade. H determinantes histricos, institucionais e pessoais que podem levar a uma maior ou menor colaborao entre reas. Nesse sentido, so fatores favorveis lgica da colaborao interprofissional e interdisciplinar em sade todos os listados abaixo com exceo de: A. B. C. D. E. Modelo de ateno centrado nos usurios. Compromisso com a resolutividade e integralidade. A complexidade e imprevisibilidade da ateno em sade. Busca da abordagem global, do todo, pela soma de aspectos abordados em separado. O percurso pessoal e individual de cada profissional e sua experincia de vida.

16. Questo: A relao entre reas profissionais e do saber podem se estabelecer de distintas maneiras. Nesse sentido, a idia de interdisciplinaridade como mediao significa: A. Que a rea mais prxima do objeto abordado assuma a coordenao e articulao entre as demais B. A existncia de pessoas ou rgos institucionais que viabilizem e monitorem a relao entre saberes, profisses e disciplinas. C. A explorao das potencialidades de cada rea em torno de um objeto prtico ou terico comum. D. O estabelecimento de unificao do discurso e das prticas entre as reas envolvidas. E. A abordagem de uma questo ou problema por cada rea visando posterior articulao do que

Caderno de Questes Pgina 4 Programa de Residncia Integrada Multiprofissional em Ateno Sade

Universidade Federal de So Paulo


Campus Baixada Santista
foi realizado.

17. Questo: Para efetuar mudanas no agir dos profissionais de sade e favorecer a abertura em direo aos que demandam ateno, apenas um dos pontos elencados abaixo no considerado como fundamental: A. Uso dinmico dos conhecimentos j acumulados e que se tornam necessrios diante do caso concreto. B. Produo de saberes nas atividades cotidianas dos servios de sade. C. Compartilhamento dos saberes emergentes no interior da equipe de sade e com os usurios. D. Observao estrita, rigorosa e inflexvel de normas, prescries, regras formais e saberes disciplinares que constituem-se como garantia do no prejuzo do paciente. E. Percepo da fragilidade dos espaos de previsibilidade e segurana que se ancoram nos pressupostos cientficos.

18. Questo: Coeficientes de incidncia so freqentemente confundidos com coeficientes de prevalncia. Qual das seguintes afirmaes no correta? A. Ambos so tipos de coeficientes de morbidade. B. O coeficiente de prevalncia no inclui casos que tiveram incio anteriormente ao especfico intervalo ou ponto estudado. C. Um coeficiente de incidncia a medida de frequncia da ocorrncia de novos casos da doena numa populao definida durante um intervalo especfico. D. Coeficientes de prevalncia e incidncia so utilizados como auxiliares no conhecimento da ocorrncia de determinada doena em uma populao. E. O numerador do coeficiente de prevalncia inclui todas as pessoas doentes por uma causa especfica, durante um intervalo especfico ou num particular ponto do tempo.

19. Questo: Tendo em vista ser a sade um fenmeno complexo, aponte qual alternativa no se coaduna com o trabalho em equipe: A. B. C. D. E. Mobilizao de cada trabalhador com crenas, valores e histrias singulares. Inveno de formas de trabalhar capazes de responder ao imprevisvel. Restrio execuo de uma determinada tarefa, para evitar erros. Negociao com os usurios sobre a criao de novas normas, quando couber. Convocao dos trabalhadores para gerir suas prprias atividades.

20. Questo: No cotidiano da gesto de uma unidade bsica de sade:


A. A contratualidade entre os diferentes profissionais de sade interfere na gesto institucional B. A gesto pode ser melhor definida como organograma explicativo do sistema de direo C. A garantia da funcionalidade do servio possvel pela implantao de normas que inibam os fatores imprevisveis D. Os servios devem ser considerados predominantemente como lugar de produo de bens/produtos E. A ocorrncia de situaes singulares na assistncia constitui um bice para a gesto

Caderno de Questes Pgina 5 Programa de Residncia Integrada Multiprofissional em Ateno Sade

Universidade Federal de So Paulo


Campus Baixada Santista
21. Questo Considere as afirmativas abaixo e aponte a seqncia correta: I- As equipes Sade da Famlia tm como atribuies incentivar a intersetorialidade e atender a demanda programada ou espontnea promovendo educao em sade. II- A finalidade da estratgia da famlia a de reorganizar a ateno sade, aproximando os servios de sade das famlias e melhorando a qualidade de vida da populao brasileira. III- A estratgia Sade da Famlia elege a famlia como ncleo social alvo das aes de sade em um territrio amplo e pouco definido. IV- O conceito de territrio no mbito da estratgia sade da famlia visto como um espao social, definido pelo conjunto social em seu interior e no pela rea fsica que ocupa.

Esto corretas as afirmativas: ABCDENenhuma est correta. III. II e IV. I; II; III e IV. I; II; IV.

22. Questo - As enchentes que ocorreram recentemente no Rio de Janeiro causaram centenas de mortes e desestruturao de inmeras famlias que se viram afetadas em suas atividades cotidianas. Passados os primeiros dias da catstrofe, comearam a aparecer os primeiros casos de leptospirose. Em relao a esta doena pode-se afirmar: AConstitui-se em uma zoonose causada por esperoqueta que pode penetrar na pele ntegra imersas na gua, mucosa ou ferimentos. B- Constitui-se em uma doena transmitida por vetores em locais com altos ndices de chuva e instalao de pessoas prximas s matas e rios e a invaso da floresta para diferentes atividades econmicas. C uma doena causada por um flavovrus e a vacinao fundamental para o controle da doena, cujo quadro clnico se caracteriza por comprometimento hepatorrenal. D uma doena de determinao social, vinculada m qualidade de vida, pobreza e a situaes de altos ndices pluviomtricos e instalao de pessoas prximas s encostas. ETodas as alternativas esto corretas.

23. Questo - Constituem-se aes da vigilncia epidemiolgica, sanitria e ambiental respectivamente: INotificar os agravos de notificao compulsria.

Caderno de Questes Pgina 6 Programa de Residncia Integrada Multiprofissional em Ateno Sade

Universidade Federal de So Paulo


Campus Baixada Santista
II- Vigiar e controlar o sangue e hemoderivados. III- Construir medidas de controle para as vrias patologias. IV- Observar o saneamento bsico: destino do esgoto e do lixo, acesso gua potvel. V- Vigiar e controlar os animais peonhentos. VI- Controle de comunicantes.

Esto corretas: A- II; III, VI. B- IV; V; VI. C- II; IV; V. D- I; II; IV. E- I; II; III; IV; V. 24. Questo - As doenas de notificao compulsria devem ser notificadas por todos os profissionais de sade com o objetivo de evitar sua propagao. So, TODAS, doenas de notificao compulsria, no territrio nacional, casos suspeitos ou confirmados de: IIIIIIIVIVMeningite meningocccica, Doena de Creutzfeld-Jacob, Hantaviroses. Sarampo, AIDS, Clera, Caxumba. Febre amarela, Botulismo, Ttano, Raiva. Raiva, difteria, Meningite Meningocccica. Botulismo, Clera, Tuberculose, Hepatites virais.

Esto corretas: A- I e IV. B- I, III, IV e V. C- III e V . D- II, III e IV. E- II e III.

25. Questo - A idia de que todos devem ter acesso e utilizar os servios indispensveis para resolver as suas demandas de sade, independentemente do grupo social, sendo que os mais vulnerveis devam ser tratados de maneira diferente para que a desvantagem inicial seja superada, traduz o conceito de: A- Integralidade B- Equidade C- Hierarquizao e regionalizao DUniversalidade

Caderno de Questes Pgina 7 Programa de Residncia Integrada Multiprofissional em Ateno Sade

Universidade Federal de So Paulo


Campus Baixada Santista
ENenhuma das alternativas

26. Questo - A leucemia um termo amplo que se refere a um grupo de doenas malignas da medula ssea sendo a neoplasia maligna mais comum da infncia, correspondendo cerca de 25% a 30% dos casos. Caracteriza-se por proliferao irrestrita de leuccitos imaturos o que acarreta uma srie de consequncias no tecido hematopoitico e rgos altamente vascularizados como bao e fgado. Sendo assim, possvel afirmar que crianas com diagnstico de leucemia apresentam: ABCDELeucopenia, trombocitopenia, policitemia e hepatoesplenomegalia Leucopenia, trombocitopenia, anemia e hepatoesplenomegalia. Leucopenia, trombocitose, policitemia e hepatomegalia. Leucose, trombocitose, policitemia e esplenomegalia. Leucose, trombocitopenia, anemia e hepatoesplenomegalia.

27. Questo - Assinale a alternativa correta: A- Em crianas sadias as linhas de sutura do crnio no so mais palpveis a partir dos 12 meses de idade. B- A respirao abdominal ou diafragmtica identificada em recm-nascidos e crianas at 3 anos de idade. C- A partir dos 12 meses de idade o trax da criana comea a apresentar um formato cilndrico, ou seja, o dimetro ntero-posterior se iguala ao dimetro transversal. D- O bordo inferior do fgado pode ser palpvel em escolares sadios, como uma massa superficial situada 2 a 3 cm abaixo do rebordo costal direito. E- A cessao do Reflexo de Moro acontece por volta dos 18 meses de idade.

28. Questo - Segundo a Organizao Mundial da Sade, o recm-nascido considerado prematuro abaixo de: A- 35 semanas de idade gestacional B- 37 semanas de idade gestacional C- 36 semanas de idade gestacional D- 38 semanas de idade gestacional E- 39 semanas de idade gestacional

29. Questo - Em 2001 foi institudo no Brasil, o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), cuja estrutura est baseada no credenciamento de Servios de Referncia em Triagem Neonatal (SRTN),

Caderno de Questes Pgina 8 Programa de Residncia Integrada Multiprofissional em Ateno Sade

Universidade Federal de So Paulo


Campus Baixada Santista
em pelo menos um em cada estado brasileiro e tem a responsabilidade de: (marque V para verdadeiro ou F para falso): ( ) Organizar a rede estadual de coleta vinculada a um laboratrio especco de Triagem

Neonatal, junto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Sade; ( ) Utilizar um laboratrio para anlise clinicas e implantar o ambulatrio multidisciplinar para

atendimento e seguimento dos pacientes triados; ( ( ) Estabelecer vnculo com a rede de assistncia hospitalar; ) Utilizar um sistema informatizado que gerencie todo o Programa e gere os relatrios que iro

alimentar o Banco de Dados do PNTN; ( ) Dispor de informaes que sero utilizadas na realizao de estudos epidemiolgicos e

projees estatsticas.

A sequncia correta : A- V, F, V, V, V. B- F, V, V, F, V. CF, V, V, F, V.

D- V, V, F, V, F. EF, F, F, V, V

30. Questo - O exame de triagem neonatal (teste do pezinho ou PKU) preconiza que a colheita de sangue seja realizada nas: A- Laterais da regio plantar ou mediana do calcanhar com auxlio de agulha B- Laterais da regio plantar do calcanhar com auxlio de lanceta C- Laterais da regio plantar do calcanhar com auxlio de lanceta e tambm de agulha D- nas laterais da regio palmar e laterais das polpas digitais com auxilio apenas da lanceta. E- Nenhuma das anteriores

31. Questo - Em funo da possibilidade de transmisso da hepatite B ao neonato durante o processo de nascimento, alguns cuidados devem ser adotados aps o parto. Esses cuidados incluem: A- Lavar o recm-nascido com gua e sabo. B- Separar me e filho. C- Alimentar precocemente o recm-nascido com leite materno ordenhado. D- Iniciar a vacina de hepatite B aps a primeira semana de vida. E- Colher sangue do cordo para testes virolgicos.

Caderno de Questes Pgina 9 Programa de Residncia Integrada Multiprofissional em Ateno Sade

Universidade Federal de So Paulo


Campus Baixada Santista
32. Questo - As medidas e precaues por contato como manuteno do recm-nascido em incubadora, uso de luvas e de capote de mangas compridas sempre que houver contato direto com o paciente, devem ser obrigatoriamente adotadas e mantidas at a alta para os recm-nascidos com diagnstico de: A- Prematuridade. B- Enterocolite necrosante. C- Infeco por citomegalovrus. D- Hepatite B. E- Sfilis congnita.

33. Questo - No perodo neonatal apresentam maior risco para o aparecimento de hipoglicemia os recm-nascidos: A- Cardiopatas, nefropatas e com malformaes congnitas. B- Portadores de distrbios da homeostase do clcio, potssioe magnsio. C- Prematuros, pequenos para a idade gestacional, filhos de me diabtica. D- Filhos de mes portadoras de HIV, prematuros, grandes para a idade gestacional. E- Filhos de mes diabticas, cardiopatas, com distrbios de homeostase do potssio.

34. Questo - definido como amniorrexe prematura a ruptura da bolsa amnitica antes da instalao do trabalho de parto. No caso de optar pela conduta expectante, a enfermeira deve tomar os seguintes cuidados: A- Realizar leucograma duas vezes por semana e toque vaginal semanal. B- Controle de pulso e temperatura, evitando toque vaginal. C- Administrao de corticide e uterolticos. D- Toque vaginal dirio e abstinncia sexual. E- Todas as alternativas esto corretas.

35. Questo - Uma mulher de 62 anos chega ao AMA com fala empastada e fraqueza em seu brao e perna direita. Quais das seguintes condies descritas podem mimetizar um AVC agudo. A- Hipoglicemia aguda induzida por insulina. B- Hipotenso vaso vagal e postural. C- Hipxia aguda. D- Desidratao isotnica e hipovolmica. E- Todas as alternativas corretas.

Caderno de Questes Pgina 10 Programa de Residncia Integrada Multiprofissional em Ateno Sade

Universidade Federal de So Paulo


Campus Baixada Santista
36. Questo - Sobre as possibilidades de utilizao da taxonomia proposta pela NANDA para instrumentalizao e viabilizao da SAE (Sistematizao da Assistncia de Enfermagem), CORRETO afirmar: A- passvel de ser utilizado na sade pblica e nos programas de sade coletiva por possuir eixos que definem situaes de bem estar (sade), e unidade de cuidado (indivduo, famlia, comunidade). B- Dentro da atuao em ateno bsica, vivel/til somente nos Centros de Sade para detectar as alteraes/problemas de enfermagem que necessitem de interveno especfica. C- impossvel de ser utilizado em programas de sade da famlia, pois trata basicamente de diagnsticos de doena sendo, portanto, til somente para situaes de recuperao da sade. D- O uso de uma taxonomia como esta garante a implantao da SAE, por si s, autenticando o servio e garantindo respaldo legal para as aes desempenhadas pelo enfermeiro. E- Nenhuma das alternativas est correta.

37. Questo - O trabalho de denominao e classificao das intervenes de enfermagem (NIC) que se iniciou no fim da dcada de 80, nos EUA, se caracteriza pela continuidade. Teve como impulso o trabalho da NANDA, porque, quando formulado um diagnstico de enfermagem, o enfermeiro tem o dever de fazer algo sobre ele (DOCHTERMAN, BULECHEK). Sobre a classificao das intervenes de enfermagem (NIC), CORRETO afirmar: A- Visa patentear as intervenes de enfermagem, garantindo legalmente ao enfermeiro a execuo das mesmas. B- Pode ser considerada como um conjunto de respostas do indivduo, da famlia ou da comunidade aos processos vitais, problemas reais ou potenciais de sade. C- A interveno pode ser definida como qualquer tratamento, baseado no julgamento e no conhecimento clnico, que o enfermeiro realiza para melhorar os resultados do paciente/cliente. D- O foco de preocupao das intervenes no o mesmo do diagnstico de enfermagem, ou seja, o paciente. E- Nenhuma das alternativas est correta.

38. Questo - Foram prescritos 150 mg de ampicilina EV a um lactente. S existem no Posto multiprofissional, frascos de 500 mg. Ao diluir o contedo do frasco em 5 ml de gua destilada, quantos ml devemos aplicar? A- 0,5 ml B- 1,0 ml C- 1,5 ml D- 2,0 ml E- 2,8 ml

Caderno de Questes Pgina 11 Programa de Residncia Integrada Multiprofissional em Ateno Sade

Universidade Federal de So Paulo


Campus Baixada Santista

39. Questo - Uma idosa de 82 anos, chega a AMA com histria de vmitos e diarria h 2 dias. No momento se encontra com sinais de desidratao importante. Foi prescrito 300 ml de SF 0,9% e eletrlitos em 1 hora. Na unidade s h equipo de macrogotas. Quantas gotas devem correr por minuto : A- 90 gts/min B- 80 gts/min C- 100 gts/min D- 70 gts/min E- 60 gts/min.

40. Questo - Marque V ou F, conforme as sentenas sejam verdadeiras ou falsas: I. ( ) O uso da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association), NIC (Nursing

Intervention Classification) e NOC (Nursing Outcome Classification) juntas representa o domnio da enfermagem em todos os ambientes e especialidades. II. ( ) Os resultados do paciente servem como critrio para avaliar/julgar o sucesso de uma

interveno de enfermagem e descrevem o estado, os comportamentos, as reaes e os sentimentos do cliente em resposta ao cuidado proporcionado. III. ( ) Diferentemente do diagnstico de enfermagem e do resultado em que o foco de

preocupao o paciente, as intervenes tm como foco o comportamento do enfermeiro, o que ele faz para auxiliar o paciente a atingir o resultado esperado.

A seqncia CORRETA, de I a III, : A- F F F B- V V V. C- F V F. D- V V F. E- F- F V

41. Questo - Na Unidade Bsica de Sade, onde voc atua como residente de Enfermagem, comparece uma mulher para a realizao de Citologia Onctica, relatando amenorria h 2 meses. Durante a Consulta de Enfermagem ginecolgica, os dados obtidos na anamnese so: 17 anos de idade, trabalha distribuindo panfletos na rua, no concluiu a 6 srie, solteira, sem companheiro fixo, menarca aos 12 e coitarca aos 15 anos, com histria de sete parceiros sexuais. Quanto ao conhecimento de mtodos anticoncepcionais, refere no conhecer nenhum, porm relata utilizar a anticoncepo oral de emergncia quando necessrio.

Caderno de Questes Pgina 12 Programa de Residncia Integrada Multiprofissional em Ateno Sade

Universidade Federal de So Paulo


Campus Baixada Santista

Assinale a alternativa CORRETA que representa a conduta adequada nesta situao.

A- Encaminhar de imediato para a consulta de enfermagem no pr-natal, realizar cadastro no SISPRENATAL e apresentar -se no Programa Me Paulistana. B- Agendar a consulta de enfermagem no pr-natal e solicitar os exames de rotina como: grupo sangneo e fator Rh, VDRL, Urina tipo I, Hemoglobina e Hematcrito, Glicemia de jejum, HIV, Toxoplasmose, Hepatite B, Rubola, Urocultura e Protoparasitolgico. C- Solicitar a realizao de teste imunolgico de gravidez antes de iniciar a coleta de citologia onctica. D- Dar seguimento na consulta de Enfermagem com prioridade na coleta de citologia onctica e encaminhar para o grupo de planejamento familiar. E- Encaminhar para o servio especializado em pr-natal de alto risco.

42. Questo - Na primeira consulta de puericultura na UBS, a me relata que tem tido dificuldade em amamentar o beb, pois o seu bico est muito machucado. Com relao s intercorrncias mamrias no perodo puerperal, assinale a alternativa correta: A- O trauma mamilar decorrente de pega inadequada da regio mamilo-areolar. B- O ingurgitamento mamrio a estase lctea na mama, sem presena de dor. C- A mastite uma infeco da mama causada geralmente por estreptococus. D- O tratamento para ingurgitamento mamrio o uso de compressas quentes na mama. E- O tratamento para traumas mamilares o uso de pomadas cicatrizantes nas leses.

43. Questo - A gestante Fabiana comparece Unidade Bsica de Sade em 01/12/2010 para agendar consulta pr-natal. Refere data da ltima menstruao (DUM) em 31/10/2010. Caso a gravidez seja confirmada, qual a data provvel do parto (DPP)? A- 31/07/2011 B- 07/07/2011 C- 03/08/2011 D- 03/07/2011 E- 07/08/2011

44. Questo - Em relao ao exame do aparelho respiratrio, a ausculta um instrumento propedutico importante, devendo ser realizado por enfermeiros na avaliao clnica. Os rudos anormais, com caractersticas de bolhas grossas, que podem ser auscultados com clareza, na regio dos brnquios e que se modificam com a tosse podem ser chamados de:

Caderno de Questes Pgina 13 Programa de Residncia Integrada Multiprofissional em Ateno Sade

Universidade Federal de So Paulo


Campus Baixada Santista
A- Rudos adventcios SIBILOS B- Murmrios vesiculares- RONCOS C- Murmrios Vesiculares- SIBILOS D- Rudos adventcios RONCOS E- Rudos adventcios SOPROS

45. Questo - Considerando o Calendrio Bsico de Vacinao da Criana, preconizado pelo Ministrio da Sade, que vacinas uma criana saudvel, nascida a termo e atualmente com trs meses de vida j deveria ter recebido? A- BCG e 1 dose da vacina de Hepatite B; 1 dose da Sabin; 1 dose da Rotavirus; e 1 dose da DPT. B- BCG; 1 e 2 dose da vacina de Hepatite B; 1 dose da Tetravalente; 1 dose da Sabin; e 1 dose da Rotavirus. C- BCG; 1 e 2 dose da vacina de Hepatite B; 1 dose da DPT; e 1 dose da Rotavirus. D- BCG; 1 dose da vacina de Hepatite B; 1 dose da Tetravalente; e 1 dose DPT. E- BCG; 1 e 2 dose da Trplice Viral e 1 dose da vacina de Hepatite B e 1 dose da Sabin.

46. Questo - Infeco um estado de doena que resulta da presena de patgenos (microorganismos produtores de doenas) no interior e exterior do organismo. Em relao aos estgios da infeco podemos afirmar a evoluo ao longo das seguintes fases: A- Estgio prodrmico, estgio completo da doena, perodo de convalescena, perodo da incubao. B- Perodo da incubao, estgio completo da doena, perodo de convalescena, estgio prodrmico. C- Perodo da incubao, estgio prodrmico, estgio completo da doena, perodo de convalescena. D- Estgio completo da doena, perodo de convalescena, estgio prodrmico, perodo da incubao. E- Estgio prodrmico, perodo da incubao, estgio completo da doena, perodo de convalescena.

47. Questo - A Sra Joana portadora de Trombose Venosa Profunda. Na prescrio mdica o item 4 : Clexane 60 mg 1x ao dia por via subcutnea. Em relao a administrao da heparina de baixo peso molecular por via subcutnea, qual a tcnica correta para este procedimento? A- No aspirar aps a puno e nem massagear aps a injeo. B- Aspirar antes de dar o medicamento e, delicadamente, massagear aps a injeo.

Caderno de Questes Pgina 14 Programa de Residncia Integrada Multiprofissional em Ateno Sade

Universidade Federal de So Paulo


Campus Baixada Santista
C- No aspirar, mas logo aps a injeo, massagear. D- Massagear aps a injeo e no h necessidade de aspirar, pois no trar prejuzo. E- Aspire aps a puno e massageie por 2 minutos.

48. Questo - Voc est realizando o exame do abdome. Logo aps a inspeo, qual a prxima tcnica deve-se utilizar? A- Palpao. B- Percusso. C- Mensurao da temperatura da pele. D- Ausculta. E- No h necessidade de seguir ordem.

49. Questo - Sr Joo, 81 anos, foi encaminhado ao PA da AMA por impactao fecal. O diagnstico de Enfermagem foi CONSTIPAO. Aps a realizao do item 8 da prescrio mdica, que constava de Fleet Enema no houve sucesso. Foi sugerido a realizao da remoo das fezes manualmente. Durante este procedimento, qual das condies clnicas relacionada estimulao vagal pode ocorrer? A- Bradicardia. B- Taquicardia. C- Atelectasia D- Tamponamento cardaco. E- Broncoespasmo.

50. Questo - Assinale a alternativa correta em relao a pequena circulao. A- Sangue venoso no trio direito valva mitral ventrculo esquerdo valva pulmonar artria pulmonar pulmo. B- Sangue venoso no trio direito valva tricspide ventrculo direito valva pulmonar artria pulmonar pulmo. C- Sangue venoso no trio esquerdo valva mitral ventrculo esquerdo valva artica aorta rgos e tecidos. D- Sangue venoso no trio esquerdo valva tricspide ventrculo esquerdo valva artica artria pulmonar rgos e tecidos. E- Nenhuma das alternativas est correta.

Caderno de Questes Pgina 15 Programa de Residncia Integrada Multiprofissional em Ateno Sade

Вам также может понравиться