Вы находитесь на странице: 1из 45

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Escola de Minas Departamento de Minerao DEMIN Campus Morro do Cruzeiro Ouro Preto

o Minas Gerais - Brasil

Avaliao da Separao Magntica com Rejeito Final das Espirais de gua Limpa

Clio Guimares Oliveira

Ouro Preto Janeiro de 2010

Clio Guimares Oliveira Clio.guimaraes.oliveira@vale.com

Teste de Separao Magntica com rejeito final das espirais de gua Limpa

Monografia

apresentada

ao

Curso

de

Ps-

Graduao Latu Senso em Beneficiamento Mineral da Universidade Federal de Ouro Preto como requisito para a obteno do Grau de Especialista em Beneficiamento Mineral.

Orientador: Dr. Carlos Alberto Pereira

Ouro Preto Janeiro de 2010

FOLHA DE APROVAO

Monografia aprovada, em 21 de fevereiro de 2010, pela comisso avaliadora constituda pelos professores:

Prof. Carlos Alberto Pereira, Dr. Universidade Federal de Ouro Preto

Prof. Jos Aurlio Medeiros da Luz

Prof. Fabiano Gomes da Silva

Sempre recebi os elogios como incentivo dos amigos para que eu venha a ser o que tenho conscincia de que ainda no sou... Fico triste quando algum me ofende, mas com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor. Magoar algum e terrvel....
Chico Xavier

A minha esposa, Ftima, por seu amor. Aos meus pais, Otaclio e Miryan Guimares, pelo incentivo e compreenso. Aos meus Filhos, Otaclio, Otvio, Fernanda e Lucas, por minha ausncia e incentivo.

Gostaria de expressar meus agradecimentos: A presena de Deus ao meu lado. Ao professor e orientador Carlos Alberto Pereira pela confiana e incentivo durante o desenvolvimento deste trabalho e outros anteriores. Ao ex-gerente Geovar Domingues pela indicao do curso.. Ao Gnter Lipper, ao Nilson Paulo, ao Cristiano Sales, a Danielle Portes pela ajuda na realizao dos testes laboratoriais. A todos os professores e amigos da ps-graduao. Aos amigos da Vale pela prontido e ensinamentos. A Universidade Federal de Ouro Preto pela estrutura. A ABM pela iniciativa. A todos do Departamento de Engenharia de Minas. A Vale que viabilizou o desenvolvimento acadmico. A todos que contriburam de forma direta ou indireta para a finalizao deste trabalho.

RESUMO

O objetivo deste trabalho investigar a possibilidade de aumentar a recuperao metalrgica do minrio de ferro na Usina da Mina de gua Limpa, com a implantao de uma etapa de concentrao magntica nos rejeitos das espirais. Os minrios que alimentam a Usina de concentrao so provenientes das minas de gua Limpa, Cururu, e mina de Morro Agudo, com 52%, 20%, e 28% respectivamente entrado na composio de uma pilha homogeneizada. Este percentual respeitado devido a fatores como reserva das referidas minas, e tambm devido diferenas qumicas e granulomtricas que se fazem necessria para garantir a performance das vrias etapas da concentrao, granulados, jigagem e espirais. Foram realizados testes em escala de bancada no laboratrio da mina de Brucutu, utilizando um concentrador magntico L4. Variou-se o campo magntico (Gauss), e o volume de gua de lavagem. Os resultados qumicos da alimentao e dos produtos e rejeitos nas diferentes condies foram comparados. Experimentos laboratoriais mostraram uma excelente recuperao metalrgica em torno de 87%, com teor de ferro de 60 %, teor este que pode ser blendado nos atuais produtos, e tambm ser considerado produto final nas atuais condies de mercado.

ABSTRACT The aim of this study is to investigate the possibility of increasing the metallurgical recovery of iron ore plant in Mina Clean Water, with the establishment of a concentration step of the spiral magnetic tailings. The minerals that feed the mill of concentration are from the mines of Clean Water, Cururu and Morro Agudo mine, with 52%, 20% and 28% respectively entered into the composition of a cell homogenate. This percentage is observed due to factors such as reservation of such mines, and also due to the chemical and textural differences that are necessary to ensure the performance of the various stages of concentration, granules, jig and spirals. Tests were conducted at bench scale in lab Brucutu mine, using a magnetic concentrator L4. Varying the magnetic field (Gauss), and the volume of wash water. The results of food and chemical products and wastes in the different conditions were compared. Laboratory experiments showed an excellent metallurgical recovery is about 87%, with iron content of 60%, this content can be blended in current products, and also be considered the end product in current market conditions.

SUMRIO

INTRODUO .......................................................................................................10

2.1.1 REFERENCIAL TERICO ....................................................................................2 2.1 CARACTERSTICAS DO COMPLEXO....................................................................2 2.1.1 Histrico da VALE ..................................................................................................2 2.1.1.1 Jazidas que compom o complexo gua Limpa .................................................3 2.2 Aspectos gerais ............................................................................................................5 2.2.1.Localizao vias de Acessso...................................................................................5 2.2.2.Contexto Geolgico ...............................................................................................5 2.2.3.Tipos de Minrio....................................................................................................6 2.2.4.Tipos de Estril......................................................................................................7 2.2.5. Descrio do Beneficiamento ...............................................................................9 2.2.6. Disposio do Rejeito..........................................................................................12 2.2.4. Mtodo Magnticos ............................................................................................14 3 METODOLOGIA............................................................................................................28 4 CONCLUSO..................................................................................................................32 5 REFERNCIA BIBLIOGRFICA...............................................................................34

10

I. INTRODUO

Grande parte dos recursos que o homem extrai da natureza para a sua sobrevivncia so de origem mineral. Entretanto, raramente esses recursos no renovveis encontram-se em seu jazimento em condies de serem utilizados diretamente na obteno de bens de consumo e de produo. A fim de adequ-las produo desses bens, matrias- primas minerais precisam ser submetidas a algum tipo de beneficiamento, atravs do qual elas so modificadas, purificadas, e transformadas, para modificao da sua composio qumica (Carlos Hoffmann, 2005).

Tratamento ou Beneficiamento de minrios consiste de operaes aplicadas aos bens minerais visando modificar a granulometria, a concentrao relativa das espcies minerais presentes ou a forma, sem, contudo modificar a identidade qumica ou fsica dos minerais. H, no entanto, autores que defendem um conceito mais amplo para o tratamento, como sendo um processamento no qual os minerais podem sofrer at alteraes de ordem qumica, resultantes de simples decomposio trmica ou mesmo de reaes tpicas geradas pela presena do calor. A aglomerao (sinterizao e pelotizao) de minrios finos, ustulao e calcinao so consideradas, dentro desse conceito, como tratamento de minrios. (Benvindo, 2004)

Para um minrio ser concentrado, necessrio que os minerais estejam fisicamente liberados. Isto implica que uma partcula deve apresentar, idealmente, uma nica espcie mineralgica. Para se obter a liberao do mineral, o minrio submetido a uma operao de reduo de tamanho cominuio, isto , britagem e/ou moagem, que pode variar de centmetros at micrometros. Como as operaes de reduo de tamanho so caras (consumo de energia, meio moedor, revestimento etc.), deve-se fragmentar s o estritamente necessrio para a operao seguinte. Para evitar uma cominuio excessiva, faz-se uso de operaes de separao por tamanho ou classificao (peneiramento, ciclonagem etc.), nos circuitos de cominuio. Uma vez que o minrio foi submetido reduo de tamanho, promovendo a liberao adequada dos seus minerais, estes podem ser submetidos operao de separao das espcies minerais, obtendo-se, nos procedimentos mais simples, um concentrado e um rejeito.

11

Esta pesquisa teve, portanto a inteno de estudar a concentrao magntica para a recuperao do mineral minrio contido no rejeito das espirais da Usina da Mina de gua Limpa. Tal estudo se justifica pela importncia de se aumentar a recuperao da concentrao, otimizando um bem mineral no renovvel, e aumentar a vida til da pilha de rejeito. Para a CVRD conhecer o resultado desta pesquisa, de grande valia, pois poder lhe dar subsdios para tomadas de decises.

Para o acadmico, esta foi uma oportunidade de aprofundar na rea de seu interesse, vivendo na prtica os conhecimentos veiculados no curso de Ps-graduao em ENGENHARIA DE MINAS, alm da oportunidade de fazer uma pesquisa cientifica.

Esta monografia est estruturada em 4 captulos. A este, introdutrio, segue-se o referencial terico, baseado em autores como, Carlos Hoffman, Regina Coeli, Artur Pinto chaves, Antnio Clare, etc. Versando sobre temas ligados Concentrao Magntica. O Terceiro captulo relata a pesquisa realizada, apresentando e analisando os dados colhidos. Por fim, o quinto captulo tece as concluses pertinentes ao estudo.

12

II. REFERENCIAL TERICO

2.1. Histrico da CVRD: Fonte: Documentos da Vale.

A VALE, empresa de minerao diversificada com foco global e negcios associados de logstica e gerao de energia eltrica, a maior produtora mundial de minrio de ferro.

Fundada em 12 de julho de 1942, como empresa estatal, foi privatizada em 07 de maio de 1997, tendo sido o evento mais importante ocorrido no programa de privatizao do Governo Federal. .

O complexo produtivo de minrio de ferro da CVRD dividido em 02 (dois) sistemas:

Sistema Norte

Constitudo pelas minas de Carajs, ferrovia com aproximadamente 800 km ligando as minas ao Porto de Ponta da Madeira, em So Luiz do Maranho e Usina de Pelotizao em Ponta da Madeira.

Sistema Sul

Constitudo

pelas

minas

do

Quadriltero

Ferrfero

(MG),

ferrovia

com

aproximadamente 540 km, ligando as minas ao Porto de Tubaro em Vitria-ES e um complexo de usinas pelotizadoras no Porto de Tubaro.

.No Sistema Sul existem 08 (oito) complexos em operao. So eles:

13

Tabela 1: Complexos em operao: Fonte documentos VALE.

Conceio/Cau/Minas do Meio

Municpio de Itabira

gua Limpa

Municpios de Rio Piracicaba e Sta. Brbara

Crrego do Meio

Municpio de Sabar

Gongo Soco

Municpio de Baro de Cocais

Brucutu

Municpio de So Gonalo do Rio Abaixo

Alegria/Fbrica Nova

Municpio de Mariana

Timbopeba

Municpio de Ouro Preto

Fazendo

Municpio de Catas Altas

2.1.1 JAZIDAS Que compem o complexo de gua Limpa.

Jacutinga Processo DNPM 4.625/55 - rea com 174,08 ha est localizada no Distrito de Florlia, Municpio de Santa Brbara, Estado de Minas Gerais. A lavra foi autorizada pelo Decreto 41.691 de 26/06/1957.

14

Morro Agudo Processo DNPM 6.498/61 - rea com 494,02 ha est localizada no Distrito de Florlia - Municpio de Santa Brbara e Distrito e Municpio de Rio Piracicaba, Estado de Minas Gerais. A lavra foi autorizada pelo Decreto 58.540 de 14/07/1966.

Mata do Fundo Processo DNPM 14.051/67 - rea com 88,22 ha est localizada no Distrito e Municpio de Rio Piracicaba, Estado de Minas Gerais. A lavra foi autorizada pela Portaria de Lavra 030 de 10/02/1999.

Sela Processo DNPM 804.321/75 - rea com 515,98 ha est localizada no Distrito de Florlia, Municpio de Santa Brbara, Estado de Minas Gerais. A lavra foi autorizada pela Portaria de Lavra 031 de 10/02/1999, que tambm aprovou o englobamento dessa rea com a do Processo DNPM 832.343/83.

Fazenda ngelo Processo DNPM 830.232/83 - rea com 116,20 ha est localizada nos Distritos e Municpios de Rio Piracicaba e Joo Monlevade, Estado de Minas Gerais. A lavra foi autorizada pela Portaria de Lavra 305 de 20/08/1999.

Morro Agudo/Rolado Processo DNPM 830.915/79 - rea com 246,08 ha est localizada nos Distritos de Florlia e Rio Piracicaba, Municpios de Santa Brbara e Rio Piracicaba, Estado de Minas Gerais. A lavra foi autorizada pela Portaria de Lavra 1.764 de 04/01/1983.

Espigo do Pico Processo DNPM 832.199/85 - rea com 101,08 ha est localizada no Distrito e Municpio de Rio Piracicaba, Estado de Minas Gerais. A lavra foi autorizada pela Portaria de Lavra 038 de 24/02/1999.

15

2.2 ASPECTOS GERAIS

2,2.1 Localizao e Vias de Acesso

As reas objeto desse plano, situam-se no distrito de Florlia, municpio de Santa Brbara e nos distritos e municpios de Rio Piracicaba e Joo Monlevade, estado de Minas Gerais, em terrenos da Vale.

Os acessos (estradas asfaltadas ou de terra em perfeitas condies de trafegabilidade durante todo o ano) so feitos a partir da estrada que liga Rio Piracicaba BR 262, passando pelas reas industriais do Complexo Mineiro de gua Limpa, onde se localizam os escritrios e principais instalaes de beneficiamento e apoio da CVRD nessa regio. Este complexo dista em linha reta, 2,8 km de Rio Piracicaba, 26 km de Joo Monlevade, 51 km de Santa Brbara e 73 km de Belo Horizonte (ver Planta de Situao Anexo I).

2.2.2 Contexto Geolgico

A estratigrafia na regio de gua Limpa formada por rochas da Srie Minas. Segundo alguns autores, o embasamento representado pelo gnaisse Monlevade, sendo esta considerada a unidade litolgica mais antiga. A Srie Minas na regio representada pelos Grupos Caraa, Itabira e Piracicaba.

Gnaisse Monlevade Unidade litolgica com elevado grau de metamorfismo, constituda por gnaisse, quartzo-mica-xistos, anfibolitos e quartzitos.

Grupo Caraa Se encontra indiferenciado, sendo constitudo por um quartzito micceo rosa e amarelo, bastante recristalizado.

Grupo Itabira Est em contato gradacional com o Grupo Caraa. constitudo por itabiritos de cor cinza claro e pelas hematitas friveis e compactas.

16

Grupo Piracicaba Representado pela Formao Elefante, no se encontrando similitudes correspondentes em toda parte central do Quadriltero Ferrfero, dificultando correlaes estratigrficas e interpretao estrutural.

2.2.3 TIPOS DE MINRIO

Cangas/Rolados foram englobadas nesta classificao, as formaes recentes secundrias. Dependendo dos teores de ferro e fsforo, bem como tipos de beneficiamento necessrios para gerao de produtos comerciais, no plano de lavra foram classificadas como Hematita, Itabirito ou estril.

Canga Estrutural - minrio proveniente da hidratao da formao ferrfera, com alto grau de limonitizao/goethitizao e que ainda preserva parcialmente a estrutura da rocha.

Canga Detrtica - constituda por fragmentos heterogneos angulosos ou arredondados de dimenses variadas da formao ferrfera e encaixantes, cimentados por limonita e goethita.

Canga Amorfa - ocorre sobre as cangas anteriores, sendo constituda por material poroso, principalmente limonita e goethita.

Rolados - material similar Canga Detrtica, porm sem cimentao: os fragmentos esto em matriz areno-argilosa normalmente limontica/latertica.

Hematitas - nesta classificao encontra-se o minrio com teor de ferro superior a 60% de Fe, cujo beneficiamento por simples britagem e classificao a seco, d origem naturalmente a produtos. Pode ser compacto, semi-compacto ou frivel tipo chapinha e pulverulento.

Itabiritos - so agrupados os minrios com teor de ferro inferior a 60% de Fe, que necessitam alm de britagem e classificao a seco, classificao com gua e

17

concentrao, para resultar em produtos aceitos pelo mercado. Apresenta-se nas litologias frivel, tipo chapinha, pulverulento, semi-compacto ou compacto.

Minrio de Ferro-Mangans - Minrio com teor de mangans superior a 15% no Run of Mine- ROM, podendo ser:

i.

Compacto - minrio de cor azul, constitudo essencialmente de polianita e secundariamente de psilomelano;

ii.

ii. Semi-Compacto - minrio de cor negro fosco, constitudo de psilomelano, polianita e caulinita, e ocasionalmente ocorrem camadas de argila de colorao amarelada;

iii.

Frivel - minrio de aspecto terroso, laminado, constitudo essencialmente de psilomelano.

2.2.4 TIPOS DE ESTRIL

Solo: normalmente latertico, composto por fragmentos esparsos de tamanho varivel de itabiritos e goethita imersos em abundante matriz argilo-arenosa avermelhada.

Canga Detrtica Pobre: geralmente ocorre preenchendo vales, depresses ou encostas, na maioria dos casos cobrindo a Canga Estrutural. resultado da deposio de fragmentos de itabirito e ou hematita, em matriz argilo-arenosa avermelhada, devido presena de goethita e limonita, que podem cimentar os blocos, formando uma capa compacta; prximo ao contato com o Grupo Caraa comum a ocorrncia de fragmentos de quartzitos e filitos no meio da massa. Teor de ferro normalmente inferior a 40%.

Quartzito Moeda: Quartzito leucocrtico, serictico, de granulometria fina a mdia, bem estratificado.

18

Filito/Xisto Batatal: representado por um mica-xisto/filito normalmente decomposto, bem estratificado, de cor amarelada, avermelhada ou cinza-escuro, dotado em certos pontos, de lminas finssimas de colorao esbranquiada e muito alteradas.

Itabirito Pobre: compacto, semi-compacto ou frivel, teor de ferro baixo, com quartzo no liberado, dificultando seu aproveitamento no processo de beneficiamento atual. Ser estocado separadamente para possibilitar aproveitamento futuro constituindo-se, dessa forma, na categoria de estril temporrio.

Itabirito Anfiboltico: itabirito de cor ocre-amarelada a marrom-escuro, com aparncia suja, hidratado, composto principalmente por leitos milimtricos a centimtricos alternados de goethita, quartzo e anfiblios, que lhe confere aspecto bandeado, porm menos ntido que o Itabirito Silicoso. Como minerais acessrios ou acidentais, podem ocorrer martita, hematita e sericita. Os anfiblios ou pseudomorfos de anfiblios, geralmente esto alterados a goethita/limonita e tem hbito acicular a fibro-radiado. O teor de ferro varia de pobre a rico e o teor de fsforo superior a 0,090%. Normalmente frivel, tipo chapinha, com passagens semi-compactas e compactas devido cimentao por goethita e limonita.

Goethita: mineral secundrio de cor marrom-escuro, originrio de intensa lixiviao e hidratao de hematita e magnetita. Forma macios tabulares centimtricos a mtricos, porosos e muito fraturados, ocorrendo em regies de falhamentos. Constituda principalmente por goethita e limonita, ocorre secundaria ou acessoriamente, quartzo recristalizado, martita e sericita. Teor de ferro normalmente acima de 50% e de fsforo acima de 0,100%.

Itabirito Carbontico: cor cinza ou amarelada, s vezes manganesfero e com intercalaes de calcrio dolomtico esverdeado ou amarelado, variando de compacto a bastante decomposto, com passagens de mica-xisto. Quando compacto, apresenta-se bastante fraturado, com ocorrncia de sulfetos e xistosidade bem marcada.

Quartzito, Filito e Xisto Piracicaba: constitudo por rochas meta-sedimentares, quartzitos ferruginosos e filitos e xistos grafitosos. Geralmente apresentam-se muito

19

alteradas e recobertas por solo e exuberante vegetao. O quartzito ferruginoso de granulao mdia, cor cinzenta e est bastante fraturado. O xisto se apresenta ora cinzaescuro, ora marrom.

2.2.5 - Descrio do Beneficiamento

O minrio bruto run of mine - ROM proveniente das minas em operao descarregado na praa de alimentao em pilhas (uma em formao e outra em retomada) de onde retomado por p carregadeira 992G, alimentando uma grelha fixa inclinada (GR-01) para retirada da frao > 600 mm. O passante desta grelha fixa passa por um silo (SL-01) que alimenta um alimentador vibratrio (AV-01) com malha de 100 mm para retirada do retido < 600 mm e > 100 mm que alimenta o britador primrio (BR-01) de mandbulas.

O material britado no britador primrio (BR-01) mais o passante no alimentador vibratrio (AV-01) so descarregados no transportador de correia (TC-01), que alimenta o silo 02 (SL-02). A partir deste silo que se subdivide em SL-02 A/B/C passa-se a alimentar separadamente atravs dos Alimentadores de Correia (AL-01 A/B/C), Transportador de Correia (TC-02 A/B/C), as Peneiras Inclinadas 8 x 20 de 3 decks (PE-01 A/B/C).

Estas peneiras de trs decks do origem aos seguintes produtos com correspondentes destinos:

i. Retidos no primeiro e segundo deck (-152mm + 8mm) que alimentam o circuito da britagem atravs do transportador de correia (TC 09);

ii. Retido no terceiro deck (-8mm + 1mm), que alimenta o transportador de correia (TC-05), conduzido para a pilha pulmo de regularizao;

iii. O under-size do peneiramento (PE-01 A/B/C) com malha de 1 mm conduzido atravs das bombas de polpa (BP-01 A/B/C) para a deslamagem (HC-01 A/B/C) de onde o under-flow destinado aos tanques de regularizao (TQ-01 A/B) e o over-flow

20

destinado ao espessador (EP-01). No espessador (EP-01) o under-flow conduzido para barragem de lama e o over-flow constitui a gua recuperada para o processo. A partir dos tanques de regularizao (TQ-01 A/B) para circuito de espirais fica definindo as linhas A/B.

A peneira (PE-07) classifica o material em 16 mm de forma que o retido estocado no silo (SL-03) e, o passante no silo (SL-04). A alimentao do britador cnico (BR-02) realizado pelo alimentador de correia (AL-03), que retira o material acima de 16mm estocado no silo (SL-03) e, o britador de rolos (BR-03) alimentado pelo alimentador de correia (AL-04), posicionado sob o silo (SL-04).

Sob a pilha de regularizao a frao -1mm + 8 mm retomado e conduzido para a jigagem (JG-01 A/B) atravs dos equipamentos alimentadores de correia (AL-02), transportador de correia (TC-06), distribuidor rotativo (DR-01), peneiras de alta freqncia (PE-02 A/B). O over-size das peneiras de alta freqncia (PE-02 A/B) alimenta os jigues ( JG 01-A/B).

O concentrado do jigue (CJ -1) empilhado pelo transportador de correia (TC-08), depois de desaguado na peneira desaguadora (PD-02) e o rejeito do jigue (RJ-1) empilhado pelo transportador de correria (TC-07) depois de desaguado na peneiras desaguadora (PD-01).

Os under-sizes das peneiras de alta freqncia (PE-02 A/B) com malha de 0,6 mm e das peneiras desaguadoras (PD-01/02) com malha de 0,8 mm destinam-se bombas de polpas (BP-02 A/B) que os bombeia para a alimentao das bombas de polpa (BP-01 A/B/C).

A partir dos tanques de regularizao as bombas de polpa (BP-03 A/B) bombeiam o material -1mm para a concentrao em espirais , circuito de grossos que constitui dos seguintes estgios: Rougher 01 (RG-01 A/B), Cleaner 01 (CL-01 A/B), Scavenger 01 (SC-01 A/B), Scavenger 04 (SC-04 A/B), Cleaner 04 (CL-04 A/B), Scavenger 02 (SC02 A/B), Cleaner 02 (CL-02 A/B) com suas respectivas ciclonagens de desaguamento (HC-02 A/B) e bombeamento (BP-05 A/B) fechando o circuito. Os concentrados finais

21

deste circuito gerados nos estgios CL-01 A/B; SC-01 A/B; CL-02 A/B e CL-04 A/B, atravs da bomba de polpa (BP-04 A/B) alimenta os classificadores de espirais (CE-01 A/B).

O under-flow dos classificadores de espirais (CE-01 A/B) empilhado nas baias 5 e 6 aps passar pelas bombas de polpa ( BP-14/14R) e desaguamento na ciclonagem (HC09) como Sinter-Feed1 (SF-1).

O over-flow dos classificadores de espirais (CE-01 A/B) passa pelo circuito de finos constitudos dos seguintes passos: bombas de polpa (BP-06 A/B), desaguamento em ciclonagem (HC-03 A/B), estgio Rougher 2 (RG-02 A/B), estgio Cleaner 03 (CL-03 A/B), bombas de polpa (BP-07 A/B), desaguamento em ciclonagem (HC-04 A/B), estgio Scavenger 3 (SC-03 A/B) , estgio Cleaner 5 (CL-05 A/B).

O concentrado do estgio do Cleaner 3 (CL-03 A/B) empilhado na baia 3 e 4 aps passar pelas bombas de polpa (BP-11/11R) e desaguamento em ciclonagem (HC-11) como Concentrado Rico Morro Agudo (CRM). O concentrado do estgio do Cleaner 5 (CL-05 A/B) empilhado na baia 1, aps passar pelas bombas de polpa (BP-08/08R) e desaguamento em ciclonagem (HC-08) como Concentrado Silicoso Morro Agudo (CSM).

22

Figura 1: Fluxograma da Mina de gua Limpa. Fonte: Documentos VALE

2.2.6 Disposio de Rejeito Arenoso e Lamas

Os estgios que geram o rejeito final das espirais (RES) so: estgio Rougher 01 (RG01 A/B), Scavenger 02 (SC-02 A/B), Scavenger 03 (SC-03 A/B) e Scavenger 04 (SC-04 A/B). Este rejeito bombeado para a barragem de disposio do mesmo, pelas bombas de polpa (BP- 21.1 / 21.2 e BP- 22.1 / 22.2), aps passar pelas bombas de polpa (BP-15 A/B) e desaguamento em ciclonagem (HC-05 A/B).

Uma parcela do concentrado do cleaner (CL-03 A/B) bombeado pela bomba de polpa (BP-09) para os estgios recleaner (RCL 01, 02, e 03) cujo concentrado empilhado nas baias (07/08) como Concentrado Alta Pureza Morro Agudo (C5MA/C7MA). Os rejeitos

23

destes estgios so conduzidos para o bombeamento (BP-08/08R) somando-se a massa do CSM (Concentrado Silicoso Morro Agudo).

Considerando que a usina de beneficiamento do Complexo gua Limpa tem uma recuperao mdia de 51%, para cada 100 toneladas alimentadas na usina, 51 t transformam-se em produtos e 49 t em rejeito arenoso e lama. O rejeito arenoso e lama, tem destinao diferenciada, como a seguir exposto:

A frao do rejeito de beneficiamento da planta de gua Limpa, denominada rejeito arenoso, disposta em forma de pilha (Pilha do Monjolo) pelo mtodo de lanamento hidrulico para montante. Sua geometria, conforme projeto elaborado est sendo desenhada com taludes individuais com 10 m de altura e inclinao 2H: 1V e as bermas com 8 m de largura, resultando em um ngulo mdio de talude igual a 2,7H:1V. A crista do enrocamento est posicionada na cota 800 m e a crista prevista na etapa final na cota 900 m.

A pilha possui um dreno de fundo com 150 m de extenso. Este tem a funo de drenar toda a gua que conduzida sobre a pilha atravs de um rejeitoduto e percola at a base da mesma. Neste ponto existe um reservatrio e um conjunto de bombas que retorna a gua para o processo. Cabe ressaltar que a Pilha do Monjolo auto-filtrante e que a gua do processo ao chegar no reservatrio na base da pilha est com turbidez prxima a zero.

Alm da drenagem interna, a pilha possui tambm drenagem superficial. Esta consiste de impermeabilizao das bermas atravs do seu revestimento por uma camada de solo argiloso compacto, com declividade transversal de 10% (no sentido do p do talude) e longitudinal de 0,5% (no sentido das ombreiras). As guas desaguam ento, em dois canais perifricos em escada, sendo um em cada ombreira, restituindo ento, a drenagem para o vale natural. A capacidade de disposio da Pilha do Monjolo de 14,0 milhes de m3.

Os sedimentos finos na granulometria de siltes e argilas oriundos do beneficiamento so dispostos em reservatrio formado por barramento convencional de curso dgua no

24

Crrego da Porteirinha e Diogo (Barragem da porteirinha e barragem do Diogo),. Essa disposio feita atravs de lamaduto que conduz a poupa de lama por gravidade, desde as instalaes de beneficiamento ao lago formado pela barragem.

A Barragem da Porteirinha em sua etapa inicial foi implantada at a cota 677 m, sofrendo posteriormente uma elevao at a cota 690 m. Este alteamento de jusante corresponde etapa final da mesma.

Tabela 2.2. Parmetros Geotcnicos da Barragem: Fonte documentos VALE. Altura Comprimento da crista Volume do macio Volume do reservatrio Largura da berma Altura dos bancos Coeficiente de segurana ngulo de talude ngulo geral 13 m 180m 230.000m3 1.000.000 m3 4m 10 m 1,5 33 26

O macio da barragem foi construdo com rejeito grosso (rejeito de jigue) e vedao montante com material argiloso compactado. O vertedouro do tipo de superfcie, com soleira livre e calha revestida em concreto.

Existe ainda a barragem de lamas denominada Monjolo, que se localiza jusante da Barragem da Porteirinha. Esta se encontra com sua capacidade de disposio esgotada e sua atual funo clarificar as guas que drenam o empreendimento, antes de seu descarte nos cursos dgua naturais.

25

2.2.6 Mtodo Magntico. CETEM 309

A separao magntica utiliza como propriedade diferenciadora o comportamento das partculas sob a ao de um campo magntico. Os separadores magnticos tm sido muito utilizados no Brasil para a separao de magnetita e hematita de quartzo. Se destacando a separao magntica a mido, de alta intensidade empregada nas minas da VALE.

Peres, Antnio Eduardo Clark (2007; p.113) esclarece que: Os materiais podem ser classificados em dois grandes grupos, de acordo com suas caractersticas magnticas: materiais paramagnticos e diamagnticos. Os materiais diamagnticos so repelidos, ao longo das linhas de foras magnticas, para o ponto onde a intensidade desde campo menor. O quartzo um exemplo de mineral diamagntico. Sob a ao de um campo magntico, os materiais paramagnticos tendem a se alinhar, com as linhas de fora sendo atradas para os pontos de maior intensidade deste campo. Como exemplos de minerais paramagnticos, que podem ser concentrados em separadores industriais de alta intensidade, podem ser citados: ilmenita, rutilo, wolframita, monazita, siderita, pirrotita, cromita, hematita, e vrios minerais de mangans.

Minerais ferromagnticos compreendem aqueles que so fortemente atrados pelo m comum. O exemplo mais conhecido a magnetita. Os paramagnticos so fracamente atrados e o exemplo clssico a hematita. Os minerais diamagnticos possuem susceptibilidade magntica negativa e, portanto, so repelidos quando submetidos a um campo magntico, entre outros se destacam; quartzo, cerussita, magnesita, calcita, barita, fluorita, esfalerita, etc.

Quando se descreve um campo magntico comum referir-se a duas grandezas; densidade de fluxo magntico B, e intensidade de campo, H, ambas so medidas em Tesla (T). A primeira, B, refere-se ao nmero de linhas de induo que passam atravs da partcula do mineral. A segunda, H, a fora de magnetizao que induz a passagem das linhas de induo atravs da partcula. Tais grandezas so vetoriais e, portanto, possuem mdulo, direo e esto relacionadas pela equao:

26

B= H

(1)

Onde: = permeabilidade magntica do meio.

No vcuo, pode ser igual a o para fins prticos. Nas situaes onde B e H diferem somente pelo fator de proporcionalidade, , indistintamente podem ser chamados de campo magntico.

A experincia mostra que quando se coloca uma partcula mineral fracamente magntica em determinado campo H de uma dada regio do espao, o fluxo magntico B acrescido do valor tal que:

B=H+

(2)

Onde: = induo magntica do material

O seu valor no ar muito pequeno e dessa forma pode-se tomar o valor de B igual H. muito comum referir-se apenas a magnetizao J de um material, que a ao de criar linhas de induo magntica ou um campo magntico em uma substncia ou em uma regio determinada do espao. A relao entre a induo magntica e a magnetizao dada por:

= 4 J

(3)

Conclui-se que a equao pode ser escrita da forma:

B= H + 4 J

(4)

A razo adimensional entre J, magnetizao e H, intensidade de campo, chamada de susceptibilidade magntica k, ou seja:

K=J/H

(5)

27

Para materiais paramagnticos, k uma constante positiva e de baixo valor, no ultrapassando normalmente ao valor de 10 -3. Para os materiais diamagnticos, k uma constante negativa, usualmente menor (em mdulo) que 10-5. A susceptibilidade magntica de um material ferromagntico varivel dependendo do campo de magnetizao, da natureza e manuseio da amostra.

Os materiais ferromagnticos so, na sua maioria, referenciados em termos da permeabilidade magntica e, de acordo com a equao, tem-se:

= B / H

(6)

Das relaes conclui-se que:

= 1+4 k

(7)

Partculas Minerais Submetidas Ao de Campo Magntico

As grandezas magnticas mais importantes que determinam a fora magntica atuando em um slido podem ser ilustradas revendo uma experincia de magnetismo e analisando o comportamento de algumas partculas de minerais submetidas ao de campo.

Seja o campo magntico, HZ, produzido por um solenide de laboratrio conforme apresentado na figura 2. No grfico da direita est representada a variao do campo ao longo do eixo do solenide quando esse alimentado com uma potncia de 400 kW. A intensidade de campo de 3 T no centro da espira e de 0,18 nas extremidades. Se a corrente atravs do solenide reduzida 10 vezes, o campo magntico em todos os pontos ser proporcionalmente reduzido de 10 vezes e o consumo de energia ser reduzido 100 vezes. Quando se coloca amostras de quartzo, hematita e magnetita em um determinado ponto ao longo do eixo do solenide observa-se que ao variar a corrente eltrica o campo magntico tambm varia e como conseqncia o peso aparente da partcula. Para facilitar, tomou-se a variao aparente do peso em grama (g) igual unidade magntica em unidades de grama-fora. Verifica-se que a fora magntica

28

mais intensa nas extremidades da espira e no no centro, onde existe maior intensidade de campo magntico. Na verdade, no centro do solenide a fora praticamente zero. De tal forma, observa-se que a fora maior onde h maior gradiente de campo e, no centro do solenide so nulos o gradiente e a fora magntica. (2) z

Figura 2: Campo magntico. Fonte: Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM 309

Quando a amostra est na parte superior do solenide, os pesos aparentes da hematita e magnetita aumentam com o aumento do campo, o peso aparente de quartzo diminui. Se a amostra estiver situada na parte inferior do solenide os pesos aparentes da hematita e magnetita diminuem e do quartzo aumenta. Conclui-se que a fora magntica atuando na hematita e magnetita dirigida para o centro do solenide, onde existe um campo magntico mais elevado. No caso do quartzo a fora magntica dirigida para a extremidade onde o campo mais fraco.

Na Tabela 2. constam as diversas aes da fora magntica equivalente ao peso de 1,0 g da amostra localizada na borda da espira. O sinal positivo indica a orientao no sentido de maior intensidade de campo e em g para facilitar a comparao com o peso da

29

amostra. Nota-se que a fora sobre a hematita e o quartzo aumenta com o quadrado do campo ou do gradiente, embora a fora sobre a magnetita aumente na mesma proporo do aumento de campo magntico. Para o quartzo, mineral tipicamente diamagntico, a fora atuante muitas vezes menor que o seu peso. Na hematita, mineral paramagntico, a fora desprezvel comparada com seu peso, sob ao de campo de 0,18 T. Apenas com o aumento do campo com intensidade de 1,8 T o valor da fora magntica situa-se na ordem de grandeza da fora gravitacional. A magnetita, mineral ferromagntico, detm fora magntica muitas vezes maior do que o seu peso, mesmo sob ao de um campo com baixa intensidade.

Em anexo, encontra-se uma relao dos principais minerais indicando a faixa de campo magntico onde os mesmos podem ser separados pelo processo de separao magntica.

Tabela 2: Medidas da fora magntica sobre amostras de 1 g de quartzo, hematita e magnetita suspensas no eixo de um solenide. Fonte Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM 309

O fenmeno que governa a separao magntica est relacionado duas questes bsicas; o comportamento das partculas de minerais diferentes quando expostas a um mesmo campo magntico e s foras magnticas que atuam sobre elas.

Na situao inicial, tem-se a anlise das respostas das diferentes partculas minerais ao campo a elas aplicado. Isso resulta na j conhecida atrao ou repulso das mesmas pelo campo. A figura 3 mostra a induo magntica para diferentes espcies mineralgicas, em funo da intensidade de campo aplicado. Observa-se que os minerais ferromagnticos (curva a)

30

apresentam resposta rpida da induo magntica com o campo. Na curva b isso ocorre, porm menos acentuado, so os minerais paramagnticos. No caso da curva c a situao inversa, a induo magntica apresenta valor negativo, isso observado com os minerais diamagnticos.

Figura 3: Induo magntica para diferentes espcies mineralgicas (a) ferromagnticas, (b) paramagnticas e (c) diamagnticas. Fonte: Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM 309

Em segundo lugar, procura-se analisar como as foras magnticas que atuam sobre partculas submetidas a um campo. Para efeito didtico, til imaginar que uma partcula magnetizada comporta-se temporariamente como uma barra magntica, em cujas extremidades esto os plos norte e sul. Nos materiais ferromagnticos, o alinhamento dos diplos permanente. Nos materiais paramagnticos tal alinhamento no permanente, sendo apenas induzido enquanto o campo aplicado, tornando-se totalmente aleatrio na ausncia do campo.

Quando um campo magntico uniforme aplicado a uma partcula, as foras que atuam sobre dois plos da mesma so iguais e opostas, portanto a resultante dessas foras nula. Se o campo aplicado nas duas extremidades, difere em intensidade resultar numa fora agindo sobre a partcula. Tal fato mostra que o campo aplicado possui variao especial que funo das dimenses do material magnetizado. Essa variao de campo, tambm chamada de gradiente, resulta numa fora atuante sobre o material, provocando a atrao ou repulso do mesmo.

31

Nos equipamentos modernos tanto o campo quanto o gradiente so os responsveis de primeira ordem pelo processo de separao. Relembrando que a intensidade de campo referese ao nmero de linhas de fluxo que passa por uma determinada rea, enquanto que, o gradiente de campo descreve a convergncia ou divergncia das linhas de fluxo. A figura 4 ilustra muito bem esse fato, em A tem-se um campo uniforme. A fora resultante nula sobre a partcula. Em B tem-se um campo convergente, o fluxo de linhas mostra um gradiente de campo, h no caso uma fora resultante atuando sobre a partcula.

Figura 4: Campo magntico uniforme (A) e (B) convergente, apresentando o gradiente de campo. Fonte: Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM 309

H uma grande variedade de separadores magnticos, que podem ser classificados, de acordo com o uso, em dois grandes grupos, separadores a seco e a mido. Os quais podem ser subdivididos de acordo com as caractersticas do campo de induo. Logo, so encontrados os separadores de baixa e alta intensidade, tanto para a operao a seco, quanto a mido. A forma dos elementos que executam o trabalho de separao no equipamento exerce influncia significativa sobre a classificao dos separadores. Assim so denominados separadores de tambor, de rolos induzidos, de correias cruzadas, de carrossel etc. O Fluxograma 8.1 ilustra-se a classificao, caractersticas e aplicaes dos separadores englobando os critrios de classificao apresentados anteriormente.

32

H duas formas de se produzir um gradiente. A primeira, e, mais simples consiste na construo de um plo de eletrom com a rea bem menor que a do plo oposto, Figura 8.3 B. A segunda forma consiste na utilizao de matrizes entre os plos do eletrom. A finalidade dessas matrizes consiste em aumentar o gradiente produzindo stios dentro das mesmas com campo de alta intensidade. Vrios modelos foram propostos e/ou utilizados, dentre os quais se destacam: esferas, hastes, placas sulcadas, grades, l de ao, etc. A matriz deve ser escolhida de tal modo que melhor se ajuste as caractersticas do minrio. No processo de seleo da matriz devem ser feitas, entre outras, as seguintes consideraes:

Gradiente mximo de campo;

rea superficial de captao por unidade de volume da zona da matriz;

Capacidade de limpeza da matriz (retiradas das partculas magnticas) com rapidez para manter o sistema de fluxo contnuo;

Porosidade da matriz para permitir a vazo da polpa, caso ela tenha um valor muito baixo, necessrio maior presso para obter a vazo ideal sem obstruo;

O material usado na fabricao das matrizes deve reter o mnimo de magnetizao quando as mesmas so removidas do campo, no caso da matriz reter quantidade significativa de magnetizao, torna-se impossvel a remoo das partculas magnetizadas (tal discusso ainda um tema de estudo intenso na rea de separao magntica).

Separador Magntico a mido de Alta Intensidade para Laboratrio

O desenvolvimento da separao magntica tomou grandes dimenses com o advento das matrizes ferromagnticas e, como conseqncia, a fabricao do separador Jones.. Devido ao sistema de matrizes e a grande eficincia da separao nas faixas granulomtricas finas, o equipamento proporciona vantagens significativas comparado aos demais. A sua aplicao, devido operao sempre com alta intensidade restringe-se em geral, aos minerais

33

paramagnticos. Quando se trata de minerais ferromagnticos, o mtodo encontra srias limitaes. A remoo das partculas magnticas captadas pela matriz, dificultada em virtude da alta susceptibilidade magntica dos minerais, mesmo utilizando presses de 40 a 50 psi na gua de lavagem.

Separador Magntico Jones

Na figura 5 ilustra, de forma esquemtica, um separador magntico tipo Jones usado em operao de laboratrio. Um elevado campo magntico aplicado nas matrizes situadas na caixa 12. As matrizes so sulcadas a fim de que as foras magnticas sejam mximas no interior das mesmas. A alimentao mantida constante por meio da vlvula durante um intervalo de 2 s, enquanto que as no magnticas atravessam tal regio e so descarregadas em um recipiente coletor.

Na segunda fase da operao, as partculas captadas na matriz so lavadas por um fluxo de gua com baixa presso, segundo o percurso 9 e 3. Durante a operao os dois pistes hidrulicos 5 A so acionados, um aps o outro. O procedimento permite regular a presso da gua de lavagem, que uma varivel a ser controlada, a qual est ligada a outros fatores, como a susceptibilidade magntica dos minerais. O tempo de lavagem na operao estimado em 1,5 s e so coletadas as partculas paramagnticas.

Na terceira e ltima fase da operao, o campo magntico desligado, iniciando a lavagem do concentrado com o fluxo de gua segundo 6 e 3. A faixa de presso utilizada de 40 a 50 psi, permitindo a coleta do concentrado magntico.

Separador Magntico Tipo Carrossel

A figura 5 b ilustra as caractersticas essenciais do separador magntico a mido de alta intensidade para circuito contnuo. O equipamento consta de um anel rotativo, s vezes chamado de carrossel, que atravessa um campo magntico, onde so instaladas as matrizes. A alimentao feita, de modo que a polpa atravesse uma regio com campo de alta intensidade. O material magntico captado pela matriz, ou pelo menos retardado o suficiente para ser carregado pelo movimento do anel rotativo a uma regio de campo com

34

baixa intensidade, onde as partculas magnticas remanescentes na matriz so descarregadas por meio de um jato d'gua, sendo o material magntico recolhido num determinado ponto da calha coletora. A separao obtida com seletividade, visto que facilmente se controla as variveis operacionais como: intensidade de campo elemento de converso de fluxo, taxa de alimentao, percentagem de slidos na polpa, velocidade do anel rotativo ou rotor e descarga das partculas magnticas.

Figura 5 A/B: Diagrama representativo dos separadores a mido de alta intensidade para laboratrio (A) e de carrossel (B) para circuito contnuo. Fonte:Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM 309

35

Separador de Correias Cruzadas

O separador, conforme ilustrado na figura 6, consiste essencialmente de um transportador de correia plana (correia principal) que passa entre os plos paralelos de dois eletroms e outro transportador de correia plana perpendicular principal (correia secundria). A correia secundria passa sobre a superfcie do plo superior com a rea menor em relao a do plo inferior, proporcionando a convergncia do campo. Entre as duas superfcies existe um "vo" ou gap separando as duas correias por uma distncia da ordem de 10 mm na regio de maior intensidade de campo e por onde passa o material. O equipamento, que opera a seco com intensidade de campo at 1,0 T, apresenta um ndice elevado de seletividade e sua faixa granulomtrica de aplicao est compreendida entre 1,65 mm a 104 m.(7)

Figura 6: Diagrama esquemtico de um separador magntico de correias cruzadas. Fonte:Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM 315

36

Separador Magntico de Rolo Induzido

Os minerais a serem separados so introduzidos sob a forma de uma camada fina sobre a correia principal, os magnticos so suspensos e retidos na correia secundria, que se desloca transversalmente principal, transportando-os para uma regio ausente de campo, seguida da deposio nas caixas coletoras. O material no magntico permanece na correia principal, sendo depositado na caixa coletora situada na extremidade da correia.

comum nos modelos industriais a presena de dois ou mais pares de plos em srie, entre os quais passa a correia principal de uma extremidade outra do separador. Tais equipamentos permitem a operao com diferentes intensidades de campo ao longo da correia principal, cujo valor de intensidade cresce desde a alimentao at o terminal da correia. Como conseqncia permite-se a separao seletiva de materiais, com diferentes susceptibilidades, em um mesmo separador.

Os principais parmetros operacionais do separador so: velocidade das correias, o "vo" entre os plos e a taxa de alimentao; o fluxo magntico, que aumenta no sentido da alimentao extremidade oposta do separador.

Em tal separador a frao magntica separada durante a passagem do minrio atravs de campos magnticos com intensidades de at 1,8 T, produzidos por rotores localizados entre os plos de eletroms. O "vo" entre o plo e o rotor pode ser ajustado para qualquer posio, sendo usual trabalhar com abertura bem menor, comparada com as de outros separadores. Como o fluxo magntico uma funo inversa do quadrado do "vo", as foras de campo mais intensas so obtidas com o "vo" menor, e, conseqentemente, uma alimentao com granulometria mais fina. A convergncia de campo reforada, em alguns modelos, pela utilizao de rotores dotados de sulco na superfcie.

37

As partculas so alimentadas sobre o rotor e penetram imediatamente na regio de campo entre o plo e o rotor. As partculas magnticas permanecem inalteradas. Tal fato confere s partculas magnticas trajetrias diferentes e no magnticas, sendo coletadas separadamente conforme se observa em seqncia da figura 7.

Os separadores de rolo induzido so usados na remoo das impurezas ferruginosas presentes nos concentrados de slica (areia), feldspato, barita, etc. Como etapas de concentrao so usados nos circuitos de beneficiamento de minerais paramagnticos tais como: monazita, cromita, granada, wolframita, etc.

Os equipamentos so fabricados desde o modelo mais simples com um rolo, at os modelos mais sofisticados com rolos em srie. A capacidade de alimentao varia de caso a caso. No entanto, a faixa de operao situa-se entre 17.700 a 35.400 kg/h.m de largura do rolo.

Figura 7: Diagrama esquemtico de um separador magntico de rolo induzido. Fonte:Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM 317

38

Intensidade de Campo Magntico

A natureza do campo magntico tem marcada influncia na separao dos diferentes tipos de minerais. A histria da separao magntica revela que sua aplicao em escala contnua, s foi possvel quando se produziu um campo magntico convergente, para o qual fluem as partculas com maior susceptibilidade magntica. Por outro lado, o controle da intensidade de campo permite a separao seletiva das partculas com diferentes valores na susceptibilidade magntica. Com baixa intensidade de campo separam-se minerais com elevadas susceptibilidade e com alta intensidade separam-se aqueles com valores mais baixos desse parmetro. Em geral, o controle da intensidade de campo feito com o emprego de eletroms, variando a corrente eltrica. Para alguns separadores pode-se variar o campo mediante ajuste prvio da distncia entre os plos. Os equipamentos com ms permanentes no apresentam maiores flexibilidades variao da intensidade de campo comparado queles equipados com eletroms.

Alimentao

O controle da velocidade de passagem das partculas minerais atravs do campo magntico, constitui uma das variveis operacionais. No caso da separao a seco, conveniente que o leito das partculas que atravessa o campo no seja espesso, pois em tais condies somente as partculas situadas na superfcie do leito sero atradas pelo campo. De outro modo, partculas magnticas situadas na camada inferior do leito arrastaro aquelas no magnticas, situadas na camada superior, contaminando o concentrado. A alimentao ideal, para os separadores de correias cruzadas, seria aquela cujo leito fosse constitudo por uma nica camada, o que nem sempre se verifica na prtica. Tal procedimento diminui substancialmente a produo, contudo aumenta a seletividade.

O excesso de alimentao acarreta a formao de ocluses de minerais no magnticos, dentro dos flocos magnticos, prejudicando a separao a seco, principalmente quando se trabalha com material fino e de elevada susceptibilidade. Tal contaminao deve-se no s a formao de flocos, como tambm formao de cadeias instantneas de partculas magnetizadas que arrastam as no magnticas. Nos separadores a mido no h grande velocidade das partculas na direo da maior Intensidade de campo, devido resistncia

39

oferecida pela gua. Alm de controle da alimentao, em alguns casos, usado o recurso da reverso na polaridade para minimizar o efeito de adeso.

III METODOLOGIA

Foi coletada uma amostra de rejeito final das Espirais do scavenger de gua Limpa, amostra esta de uma 100 kg. Essa amostra foi trazida para o Laboratrio de Processos da Usina de Brucutu para realizao de ensaios no Concentrador Magntico L4, conforme os seguintes passos:

Homogeneizao e diviso da amostra em alquotas;

Figura 8: Homogeneizao de amostra. Fonte: prprio autor

40

Realizado uma anlise granuloqumica, para conhecimento da distribuio dos teores de ferro e da distribuio granulometria segue resultados obtidos:

Tabela 3: Anlise granuloqumica: Fonte prprio autor

Como se pode observar o percentual de ferro esta bem distribudo em todas as malhas, isto elimina a possibilidade ou necessidade de se fazer um corte; Portanto toda a massa deve passar pelo processo de concentrao magntica.

Figura 9: Montagem da matriz com GAP de 2,5mm no L4. Ajuste do campo magntico em 3000 e 6000 Gauss, utilizando-se o gaussmeter. Fonte: prprio autor.

Ajuste da vazo de gua de lavagem em 500, 1000, 1500 e 2000 ml/10s, cronometrando o volume em uma proveta, regulando atravs de um registro a vazo at atingirmos a vazo necessria em cada teste.

41

Figura 10: Controle da vazo de gua de lavagem. Fonte prprio autor.

Figura 11: Amostragem e regulagem do percentual de slidos em 50%. Fonte: prprio autor

42

Realizao dos testes

Figura 12: Teste de concentrao magntica com concentrador L4. Fonte: prprio autor

Preparao das amostras: filtragem, secagem, quarteamento retirando uma parte com +/- 300g para anlise granulomtrica, e +/- 50g para anlise qumica.

Figura 13: Preparao de amostras em laboratrio de testes fsicos. Fonte: prprio autor

43

IV RESULTADO

Tabela 4 : Teste com L4 Rejeito Final das Espirais de gua Limpa: Fonte prprio autor.

Nos testes 1 e 2 foram aplicados um campo magntico de 3000 Gauss , e variou-se a presso de gua de lavagem em 500 e1000 mls/10s, os dois testes apresentaram baixa recuperaes metalrgica, e baixa recuperao em massa.

Nos testes 3,4,5 e 6, foram testados a concentrao com o campo magntico em 6000 Gauss, e variou-se a presso da gua de lavagem em 500, 1000, 1500 e 2000 mls/10s.

44

Os testes foram promissores, sendo que todos os resultados obtidos com o campo magntico em 6000 Gauss atendem a premissa do estudo, com destaque para o teste 3, que apresentou a melhor recuperao metalrgica e melhor recuperao em massa.

V CONCLUSO

Os testes realizados foram promissores, mostrou que possvel recuperar minrios que estavam sendo descartado no rejeito das espirais, aumentar a receita do complexo, e diminuir os custos por tonelada produzida.

Os teores obtidos com campo magntico em 6000 Gauss que corresponde em planta industrial em campos em torno de 12000 gauss, proporcionaram um concentrado que d para ser blendado aos atuais produtos do complexo, e at mesmo se tornar um novo produto no atual cenrio aquecido de comercializao de minrios de ferro.

Outros ganhos considerveis, foram a reduo dos teores de ferro do rejeito, que baixaram de 20 % ferro para 3% ferro, com isto obtm otimizao da reserva de um bem no renovvel, e aumento da vida til das pilhas de estril.

Aps este estudo, a equipe de processo da Vale visualizou a possibilidade de tratar toda a massa de rejeito final da concentrao das espirais, ou seja das estapas rouger, e scavenger.

Este estudo ser iniciado, e realizado utilizando uma planta piloto da empresa Gaustec, fornecedor mundial de equipamentos de concentrao, dentre eles concentradores magnticos de alta intensidade tipo carrocel.

45

VI REFERNCIA BIBLIOGRFICA

LUZ, A. B. e ALMEIDA, S.L.M. Manual de Usinas de Beneficiamento, Rio de Janeiro/CETEM/CNPq/DNPM/FINEP, 1989, 88p.

SAMPAIO, J.A.; LUZ, A.B. e LINS, F.F. Usinas de Beneficiamento de Minrios do Brasil, 16 e 17p, CETEM/MCT, 2001, 398p.

DANA, J. D. Manual de Mineralogia. Rio de Janeiro: Livro Tcnico S.A. e Editora da Universidade de So Paulo, 1969, v.2, p. 355-642,

DARMA. Disponvel em: http://www.aeromecanicadarma.com.br/mineracao.htm. Acessado em 28/09/09.

LUZ, A. B.; SAMPAIO, J. A.; MONTE, M. B. M.; ALMEIDA, S. L. M. Tratamento de Minrios. 3. ed. Rio de Janeiro: CETEM/ MCT, 2002.

METSO Minerals. Manual de Britagem. 6 ed. Publicao Tcnica da Metso Mineral, 2005.

PERES, Antnio Eduardo Clark; SALUM, Maria Jos Gazzi; VALADO, George Eduardo Sales; ARAJO, Armando Corra de. Mtodos de Concentrao. pp. 105-139. In: Introduo ao Tratamento de Minrios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

VALADO, G. E. S.; ARAJO, A. C. Introduo ao Tratamento de Minrios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

Вам также может понравиться