Вы находитесь на странице: 1из 2

ESCOLA SECUNDRIA LEAL DA CMARA

FICHA DE TRABALHO

QUMICA Unidade 2: Ligaes Intermoleculares

12. ANO

1. Compare as intensidades das ligaes intermoleculares em gua, etanol (CH3CH2OH) e acetona


(CH3)2CO.

2. Onde so mais fortes as ligaes io-dipolo:


2.1 2.2 2.3 NaCl(aq) ou em NH4NO3(aq)? KI(aq) ou em NaCl(aq)? MgCl2(aq) ou em NaCl?

3. Caracterize as interaces entre molculas de amonaco e de gua e relacione com as


caractersticas bsicas de NH3.

4. Considerando o grupo de elementos encabeado pelo carbono, colocar por ordem crescente de pontos de ebulio, os seguintes compostos de estrutura semelhante: CH4, GeH4, SnH4, SiH4. Justifique. 5. Justificar que o mercaptano (CH3CH2SH) seja um gs, ao passo que o etanol um lquido. 6. Dar uma explicao para o facto do composto CCl4 ser lquido, ao passo que o CF4 gs, a 25C e presso de 1 atm. 7. Considere as substncias a que correspondem as estruturas indicadas A, B e C. Coloque-as por ordem crescente dos pontos de ebulio. Justifique a resposta. A - CH3CH2CH2CH3 B - (CH3)3CH C - CH3CH2CH2CH2Cl Indique, justificando, o valor lgico das seguintes afirmaes: A A intensidade das foras moleculares nos alcanos independente do tamanho da cadeia. B O bromo temperatura ambiente, lquido, porque apresenta ies Br- responsveis por atraces io-io. C A intensidade das foras intermoleculares entre molculas diatmicas maior se for maior a energia da ligao interatmica. D O benzeno, temperatura ambiente, lquido, devido existncia de foras de London relativamente fortes. E A fuso e a liquefaco so transies exotrmicas. F Durante a sublimao do iodo rompem-se as ligaes covalentes I I, nas molculas I2. G Durante a evaporao do lcool rompem-se ligaes de hidrognio intermoleculares. Caracterize as interaces moleculares em : A. rgon B. fsforo, P4 C. neve carbnica, CO2(s) D. metanol, CH3OH E. clorometano, CH3Cl F. soluo aquosa de nitrato de sdio, NaNO3(aq) G. cido actico puro, CH3COOH

8.

9.

10. Interprete a sublimao do iodo traduzida pelo seguinte esquema: I2(s) I2(g). 11. A gua solidifica a temperatura superior do sulfureto de hidrognio. 12. Complete: Quanto . a intensidade das correspondente ponto de ebulio da substncia. foras intermoleculares, .. o

13. A temperatura de ebulio da gua, presso normal, mais elevada do que a temperatura ebulio de HF. Escolha a afirmao que melhor explica aquele facto experimental: A - O flor mais electronegativo que o oxignio. B - Tanto as molculas de gua como as de HF(l) esto fortemente ligadas por pontes hidrognio. C - Quanto maior a diferena de electronegatividade entre os tomos que participam ponte de hidrognio. mais forte ela . D - A gua tem a caracterstica de cada molcula participar em mais do que uma ponte hidrognio.

de

de na de

14. O etanol ferve a temperatura mais baixa que a gua, em idnticas condies. Justifique em termos de ligaes de hidrognio intermoleculares. 15. D uma explicao para o facto de os pontos de ebulio decrescerem na sequncia: CH3CH2OH > CH3COCH3 > CH3CH3 16. Observe a seguinte figura:

16.1. Apesar das ligaes se tomarem menos polares na sequncia HCl, HBr, HI, o ponto de ebulio aumenta. Justifique. 16.2. Justifique a diferena observada nos pontos de ebulio de HF e de H2O relativamente aos compostos formados por elementos do mesmo grupo da tabela peridica. 17. Considere os seguintes compostos: CC14, CO2, CH3OH, CH3SH. Indique, justificando, qual apresenta maior tendncia para formar ligaes de hidrognio. 18. O azoto ser mais ou menos solvel que o amonaco, em gua? 19. O oxignio suficientemente solvel em gua para permitir a vida aqutica. Que tipo de ligaes intermoleculares se estabelecem entre as molculas H2O e O2?

Вам также может понравиться