Вы находитесь на странице: 1из 7

Guia do Professor

Atividade: Entrando na torre Introduo A busca da humanidade por fontes de energia est intimamente ligada ao desenvolvimento da civilizao. Sem energia, qualquer sociedade pra! Por isso, necessrio aperfeioar processos de transformao de energia. Assim, estamos mergulhados na civilizao do petrleo, pois alm de ser uma fonte bsica de combustvel para os principais meios de transporte, matria-prima estratgica para boa parte dos produtos qumicos usados diariamente em diversos materiais (roupas, calados, objetos de plstico, tintas, detergente, etc.). Desta forma, de grande importncia, inserir o cidado num contexto cientfico sobre o tema, pois lhe permite interpretar com clareza, o mudo que vivemos. Nesta atividade, o aluno conhecer o processo de destilao fracionada envolvido na obteno dos derivados do petrleo e tambm, verificar como a gasolina queimada num motor, testando diferentes tipos deste combustvel. Portanto, a atividade permite ao aluno trabalhar o contedo de forma contextualizada e interativa, auxiliando o mesmo numa aprendizagem mais significativa. Objetivos a) Relacionar notcias, smbolos, ou seja, situaes de vivncia, com a qumica dos hidrocarbonetos; b) Reconhecer as propriedades gerais dos hidrocarbonetos; c) Entender o processo de separao de uma mistura complexa de hidrocarbonetos (petrleo); d) Relacionar o ponto de ebulio dos hidrocarbonetos com as fraes obtidas na destilao do petrleo; e) Compreender o processo de aplicaes de certas fraes do petrleo; f) Relacionar a reatividade dos alcanos com sua utilizao como combustvel. Pr-requisitos a) Conhecer os processos bsicos de separao de misturas b) Conhecer as propriedades gerais dos gases. c) Conhecer as reaes de combusto. Tempo previsto para a atividade Uma aula de 50 minutos. Na sala de aula Sobre os aspectos histricos e geogrficos relacionados atividade, sugere-se que sejam trabalhados com antecedncia, de forma a aproveitar para um trabalho

Pgina 1

interdisciplinar com os professores de Geografia e/ou Histria, em tpicos como eras geolgicas, tipos de rocha, rea s produtoras de petrleo e seus conflitos recentes. O entendimento da importncia do procedimento virtual apresentado na atividade, depende da viso crtica que o usurio tem sobre o tema, sendo assim, a abordagem interdisciplinar sugerida, oferece condies favorveis para que o aluno consiga enxergar o tema dessa forma. Questes para discusso No incio da atividade, seria importante discutir algumas questes, tais como: - Qual a importncia do petrleo? Dica: pode-se discutir com os alunos a importncia do petrleo, citando aplicao de seus derivados. -Qual a origem do petrleo? Dica: pode-se discutir que ao longo de milhares de anos, restos de animais e vegetais mortos depositaram-se no fundo de lagos e mares e, lentamente, foram cobertos por sedimentos. Mais tarde, esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares (calcrio e arenito). As altas presses e temperaturas exercidas sobre essa matria orgnica causaram reaes qumicas complexas, formando o petrleo. Nesta parte pode ser que os alunos faam a seguinte pergunta: - Se o petrleo formado desta forma, a composio do petrleo ser parecida com a da matria orgnica? Mesmo que no faam essa pergunta, sugere-se que haja essa discusso, esclarecendo que essa pergunta intrigou muitos cientistas no passado e que, vrias teorias foram propostas tentando explicar a formao e a decomposio das substncias de origem orgnica, assim, em 1907, o qumico Jns Jacob Berzelius props uma classificao de substncias separando-as em orgnicas e inorgnicas. J no desenvolver da atividade, seria importante que aps o funcionamento da torre, houvesse a seguinte discusso: - o qu tem em comum s substncias de uma mesma frao do petrleo? Dica: pode-se discutir que em uma frao do petrleo encontramos compostos de cadeia carbnica aproximada e de mesmo ponto de ebulio. Aps a experimentao do motor, sugere-se fazer algumas questes: - O que tem em comum os nomes dos compostos predominantes na gasolina? Dica: Espera-se que os alunos respondam que a semelhana a terminao do nome, ou seja, o sufixo ano. Sugere-se aqui, trabalhar com nomenclatura de alcanos, chamando a ateno de que o nome do alcano est relacionado com o nmero de tomos de suas molculas. Perguntas que podem surgir nesta fase do experimento, so as relacionadas com o funcionamento de outros motores movidos gasolina, ou mesmo movidos a outros combustveis, mesmo que tais perguntas no surjam, sugere-se pedir aos alunos que faam uma pesquisa sobre tal funcionamento e, assim, pode-se aproveitar para trabalhar o assunto de forma interdisciplinar com professores de fsica. Na sala de computadores:

Pgina 2

Preparao Se possvel, organize a sala de modo que haja dois alunos por micro para facilitar a troca de idias, seria interessante a utilizao de materiais de anotaes, pois as observaes podem ser registradas e posteriormente discutidas, outro recurso sugerido a utilizao de um quadro negro que durante a atividade, direciona o desenvolvimento de alguns conceitos. Material necessrio Material comum de anotao e quadro negro. Requerimentos tcnicos Conexo com a Internet 56 Kb/s. Leitor de CD ROM (24x ou superior) Intel Pentium II (III recomendado) 64 MB RAM Placa de Vdeo 16 bits SVGA configurado para 256 cores. Resoluo mnima de 800 X 600 pixels. Sistema operacional mnimo necessrio: Microsoft Windows 98 Macintosh Aple OS 8.5 Verso mnima de navegador (browser): Internet Explorer verso 6. Netscape verso 7. Mozilla FireFox 1.0.2 PLUG-INS que obrigatoriamente devem estar instalados no computador: Plug-in do Flash 7.0 Acrobat Reader 5.0 Durante a atividade Inicialmente, sugere-se que a atividade seja introduzida com questes instigantes sobre o tema, tais como as descritas anteriormente: qual a importncia e a origem do petrleo? Assim o aluno inserido num contexto crtico sobre o tema. Aps a atividade introdutria seria interessante que o aluno desenvolvesse a atividade apresentada, sendo que na terceira tela, sugere-se orientar o aluno sobre a questo proposta sobre separao de misturas. Depois desta tarefa, o aluno comea a ver o funcionamento da torre de fracionamento, obtendo informaes sobre algumas fraes do petrleo, nesta parte da atividade seria conveniente chamar a ateno pelo fato de que a torre apresentada apenas uma extrapolao do real, ou seja, apenas um esquema ilustrativo e que, num processo real, temos uma gama maior de fraes, ou seja, as apresentadas foram somente aquelas vistas como de maior importncia.

Pgina 3

Aps esta parte, sugere-se pedir aos alunos que desliguem os monitores, para discusso da questo: o que tm em comum as fraes do petrleo? Seria interessante nessa discusso deixar que os alunos expliquem o que eles pensam, para assim, o professor fazer a mediao necessria desbancando os possveis pr-conceitos sobre o assunto. Terminada a discusso, sugere-se que o aluno desenvolva a atividade, sendo importante uma interveno para o comentrio de que o motor da atividade apenas uma ilustrao, sendo trabalhado de uma forma mais simplificada. Depois da atividade Sugere-se que aps o trmino da atividade, haja uma discusso sobre esta ltima parte da atividade: o que tem em comum os compostos predominantes nas diferentes gasolinas? Assim, com o auxlio do quadro negro interessante haver uma explicao sobre nomenclatura de compostos orgnicos. Uma outra questo que pode ser trabalhada a da qualidade da gasolina, que para medi-la criou-se uma escala denominada ndice de octanagem, desta forma seria interessante, trabalhar numa discusso que permitisse ao aluno entender o porqu em propagandas escutamos nossa gasolina possui uma maior octanagem, oferecendo maior rendimento para seu carro. Dica: sobre este assunto, sugerimos que o professor faa uma leitura atenta do seguinte texto: NDICE DE OCTANAGEM QUALIDADE DA GASOLINA A gasolina um combustvel usado em motores de exploso. Quanto mais eficiente a exploso, maior ser a potncia do motor. A fora com que os gases formados na exploso da gasolina empurram o pisto para a posio inicial determina a potncia do carro e a regulagem do motor. Se determinada gasolina, porm, for sensvel compresso e explodir ao ser comprimida antes que o pisto atinja o ponto morto, o motor ficar desregulado. A fora com que o pisto empurrado de volta pro quarto tempo ser menor e o carro perder potncia. Alm disso, a exploso da gasolina por compresso acaba comprometendo o sincronismo entre os quatro tempos no movimento do pisto e o carro comear a bater pino fenmeno conhecido como knocking. Assim, conclumos que a qualidade da gasolina num motor de exploso est diretamente relacionada a quanto essa gasolina pode resistir compresso sem sofrer exploso. Para medir a qualidade da gasolina criou-se uma escala denominada ndice de octanagem, baseada na resistncia compresso. Dentre os compostos da frao da gasolina, aquele que menos resiste compresso o n-heptano. Ao n-heptano foi atribudo o valor de zero de octanagem ou zero octanas. J, o composto mais resistente compresso o 2,2,4-trimetilpentano, cujo nome usual o isoctano. Ao isoctano foi atribudo o valor de 100 de octanagem ou 100 octanas. Escala:
0 0% isoctano 100% n-heptano 25 25% isoctano 75% n-heptano 50 50% isoctano 50% n-heptano
Pgina 4

75 75% isoctano 25% n-heptano

100 100% isoctano 0% n-heptano

Quando se diz, por exemplo, que uma gasolina 80 octanas (tem ndice de octanagem igual a 80), isso significa que ela se comporta, em relao resistncia compresso, como uma mistura de 80% de isoctano e 20% de n-heptano. Note que a gasolina em questo no essa mistura. Ela apenas responde da mesma forma que a mistura em relao resistncia compresso. As gasolinas especiais, cujo ndice de octanagem chega a 120, so gasolinas cuja resistncia compresso (neste caso) 20% maior que a do prprio isoctano puro. Este aumento, pode ter sido feito pela adio de antidetonantes que aumentam a resistncia compresso da gasolina. (texto retirado do livro FONSECA, Martha Reis Marques, Completamente Qumica: Orgnica. So Paulo: FTD, 2001 pg 116) Outro contedo que pode ser discutido o das reaes de combusto, pois os alunos j estudaram este contedo no 2 colegial, podendo ser resgatado nesta atividade de forma diretamente aplicada. Questes para discusso Alm das questes anteriormente propostas, pode-se discutir sobre as seguintes perguntas: - Por que tem se ouvido falar tanto em fontes alternativas de energia? - Porque os motores dos carros poluem? - Qual a vantagem do Brasil ter se tornado um pas auto-suficiente em petrleo? Avaliao No desenvolver da atividade o aluno deve responder a questes que sero propostas a ele, sugere-se que as respostas dessas questes sejam um meio de estar averiguando se os alunos atingiram alguns objetivos propostos para essa atividade. Os resultados da atividade tambm podem ser avaliados por meio de um questionrio a ser respondido pelos alunos, onde contenha questes discursivas e, desta forma, analisa-se a capacidade de argumentao do aluno sobre o tema trabalhado. Sendo assim, sugere-se que o processo de avaliao ocorra antes, durante e depois da atividade, de forma que avalie o envolvimento do aluno nas diferentes fases dessa atividade, ou seja, fazer uma anlise constante do envolvimento (participao) do aluno com as atividades propostas. Atividades complementares Seria interessante que o estudo das demais propriedades fsicas dos alcanos fosse feito a partir de um experimento sobre a anlise da quantidade de lcool na gasolina, pois neste experimento trabalha-se com a solubilidade de compostos orgnicos (hidrocarbonetos e lcoois) em gua. Dica: sobre este experimento, sugerimos ao professor que siga o roteiro da seguinte atividade prtica:

Pgina 5

Ttulo: TEOR DE LCOOL NA GASOLINA 1.0 Introduo: A gasolina um combustvel que quando puro constitudo basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos so, em geral, mais leves do que aqueles que compem o leo diesel, pois so formados por molculas de menor cadeia carbnica (normalmente de 4 a 12 tomos de carbono). Alm dos hidrocarbonetos e dos produtos oxigenados, a gasolina contm compostos de enxofre, compostos de nitrognio e compostos metlicos, todos eles em baixas concentraes. A faixa de destilao automotiva varia de 30 a 220 C. Um grande problema para os consumidores a gasolina adulterada, que aquela que no est dentro das especificaes legais, ou seja, que pode ser aquela que possui mais lcool, ou mais solventes que a lei permite. Apesar de a lei fixar em 2% o limite mximo de solvente a ser misturado na gasolina e em 24% o do lcool, muitos postos de gasolina, no esto respeitando estes valores. Isso ocorre porque ao adulterar a gasolina, com o aumento da quantidade de produtos mais baratos (lcool e demais solventes), o dono do posto melhora a rentabilidade do negcio em at 10%. O lucro fcil para o dono do posto representa, porm, possvel prejuzo para o consumidor. Alm de o veculo perder desempenho e, consequentemente, consumir mais combustvel, o consumidor pode ser obrigado a gastar ainda mais com uma oficina, j que a gasolina adulterada representa um risco para o bom funcionamento do carro. 2.0 Objetivo: Calcular o teor de lcool presente na gasolina. 3.0 Materiais e Reagentes utilizados: 10,0 mL de gua; 10,0 mL de gasolina; 1 proveta de 25,0 mL; 1 rolha para tampar a proveta; 1 pipeta de 10,0 mL.

4.0 Procedimento: Coloque 10,0 mL de gasolina na proveta de 25,0 mL e a seguir adicione 10,0 mL de gua, tampe a proveta com uma rolha e agite, aps deixar o sistema em repouso, determine o volume de cada fase. Ento, calcule o teor porcentual de lcool na amostra de gasolina. Note que: T% = (Vlcool / Vinicial gasolina) x 100% Onde: Vlcool = 10,00 mL - Vfinal gasolina T% = Porcentagem de lcool. 5.0 Questes:

Pgina 6

1) Sabendo que concentrao de lcool na gasolina brasileira, segundo a CNP Conselho Nacional de Petrleo deve estar entre 18% e 24%, volume a volume (ou, em unidades de concentrao em volume, 180 mL/L a 240 mL/L), verifique se a gasolina analisada cumpre ou no a norma da CNP. 2) Explique como o lcool foi extrado. 3) possvel separar o querosene de uma mistura querosene-gasolina colocando-a em contato com gua? Por qu? 6.0 Para saber mais: Qumica Nova na Escola, n. 17, maio de 2003 Determinao do teor de lcool na gasolina. 7.0 Bibliografia: http: www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/teor.html Para saber mais Para pesquisa sobre o assunto da atividade, sugere-se uma pesquisa bibliogrfica sobre o tema, inclusive sobre os livros utilizados como referncia para este material: Martha Reis Marques, Completamente Qumica: Orgnica. So Paulo: FTD, 2001; Vrios Autores, PEQUIS Projeto de Ensino de Qumica e Sociedade, So Paulo: Nova Gerao, 2005. Outro recurso adicional para pesquisa sobre o assunto o site da Petrobrs: http: www.petrobras.gov.br Neste site encontramos vrias informaes sobre petrleo e seus derivados, tais como histria, explorao, novas tecnologias, etc.

Pgina 7

Вам также может понравиться