Вы находитесь на странице: 1из 15

CAPITULO II - ATOS ADMINISTRATIVOS. REVOGAO. INVALIDAO E CONVALIDAO. PRESCRIO ADMINISTRATIVA. 1. Conceito e requisitos (elementos) do ato administrativo.

Noes relevantes de atos administrativos A administrao realiza sua funo executiva por meio de atos jurdicos que recebem a denominao de atos administrativos. A prtica de atos administrativos cabe, em princpio e normalmente, aos rgos executivos, mas as autoridades judicirias e as Mesas legislativas tambm os praticam restritamente, quando ordenam seus prprios servios, dispem sobre seus servidores ou expedem instrues sobre matria de sua privativa competncia. Esses atos internos so tipicamente administrativos e se sujeitam a revogao ou a anulao no mbito interno ou pelas vias judiciais, como os demais atos do Executivo. Alm das autoridades pblicas, podem os dirigentes de autarquias e fundaes, os administradores de empresas estatais e os executores de servios delegados praticar atos que, por sua afetao pblica, se equiparam aos atos administrativos tpicos, tornando-se passveis de controle judicial por mandado de segurana e ao popular. 1.1 Conceito fundamentalmente o mesmo do ato jurdico, diferenciando-se como uma categoria informada pelo interesse pblico. Ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nesta qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. Esse conceito restrito ao ato administrativo unilateral, que se forma com a vontade nica da administrao, que o ato administrativo tpico. Os atos bilaterais constituem contratos administrativos.

Condio primeira para o ato administrativo que a administrao aja nesta qualidade, usando de sua supremacia de poder pblico. Algumas vezes, nivela-se ao particular e o ato perde a caracterstica administrativa, igualando-se ao ato jurdico privado. A segunda que contenha manifestao de vontade apta a produzir efeitos jurdicos para sim, seus servidores e para os administrados. A terceira que provenha de agente competente, com finalidade pblica e revestindo forma legal. - fato administrativo: toda realizao material da administrao em cumprimento de alguma deciso administrativa. a materializao da vontade. 1.2 Elementos Sem a convergncia (tendncia) dos elementos no se aperfeioa (completa) o ato, e, conseqentemente, no ter condies de eficcia (fora, vigor) para produzir seus efeitos. 1.2.1 Competncia Nenhum ato discricionrio (arbitrrio) ou vinculado (preso, ligado) pode ser praticado sem que o agente disponha de poder legal para pratic-lo. A competncia (autoridade, capacidade, jurisdio) administrativa o poder atribudo ao agente a administrao para ao desempenho especfico de suas atribuies. A competncia resulta (procede) da lei e por ela limitada. Todo ato emanado de agente incompetente, ou realizado alm do limite que dispe a autoridade incumbida de sua prtica, invlido. A competncia administrativa intransfervel e improrrogvel pela vontade dos interessados. Pode ser delegada ou avocada (abraada, assumida), desde que o permitam as normas reguladoras da administrao. Sem lei que o permita, no possvel a alterao discricionria da competncia. 1.2.2 Finalidade o objetivo do interesse pblico a atingir. No se compreende ato administrativo sem fim pblico, seja ele vinculado ou discricionrio.

So nulos os atos descoincidentes do interesse coletivo. A finalidade aquela que a lei indica explcita ou implicitamente. No cabe ao administrador escolher outra ou substituir a indicada na norma administrativa. Ainda que ambas visem o fim pblico. A alterao de finalidade expressa caracteriza o desvio de poder e autoriza a invalidao do ato. 1.2.3 Forma O revestimento exteriorizador do ato administrativo constitui requisito vinculado e imprescindvel sua perfeio. A administrao exige procedimentos especiais e forma legal, a liberdade de forma no direito pblico exceo. Todo ato administrativo , em princpio, formal. Toda forma estabelecida para o ato substancial (resumido). No se confunda o simples defeito material na forma com a relegao da forma: aquele corrigvel e no anula o ato, esta insuprvel. S se admite ato administrativo no escrito em casos de urgncia, de transitoriedade da manifestao de vontade ou de irrelevncia do assunto para a administrao. A revogao ou a modificao (alterao) do ato deve obedecer mesma forma do ato originrio, pois o requisito forma vinculado. 1.2.4 Motivo (contedo) Motivo ou causa a situao de direito ou de fato que determina a realizao do ato administrativo. Pode vir expresso em lei como pode ser deixado ao critrio do administrador. Conforme a CF, art. 5, XXXV c/c art. 37, a motivao , em regra, obrigatria. S no o ser quando a lei a dispensar ou se a natureza do ato for com ela incompatvel. Assim, na atuao vinculada ou discricionria, o agente, ao praticar o ato, fica obrigado a motiva-lo, sob pena de invalidade. motivos determinantes: se o motivo no for exigido pela lei para a perfeio do ato, fica o agente com a faculdade de pratic-lo sem motivao, mas, se o fizer, vincula-se aos motivos aduzidos, sujeitando-se obrigao de demonstrar sua efetiva ocorrncia.

1.2.5 Objeto Todo ato administrativo tem por objeto a criao, modificao ou comprovao de situaes jurdicas sujeitas atuao do poder pblico. O objeto, nos atos discricionrios, fica na dependncia da escolha do Poder Pblico, constituindo essa liberdade opcional no mrito (valor, merecimento) administrativo. 1.3 Atributos dos atos administrativos 1.3.1. Presuno de legitimidade (legalidade, virtude) Qualquer que seja a sua categoria ou espcie, os atos administrativos nascem com presuno de legitimidade, independentemente de norma legal que a estabelea. Decorre do princpio da legalidade da administrao. Autoriza a imediata execuo ou imperatividade dos atos administrativos, mesmo que argidos (bombardeados) de vcios ou defeitos que os levem invalidade. Enquanto no o forem declarados, so tidos por vlidos e operantes, quer para a administrao, quer para os administrados sujeitos ou beneficirios de seus efeitos. Admite-se a sustao dos efeitos atravs de recursos internos ou de ordem judicial. Transfere o nus da prova da invalidade a quem a invoca, fica sempre a cargo do impugnante. Desde que se completa o procedimento formativo, o ato adquire existncia legal, tornando-se eficaz e vinculativo para a administrao que o expediu, enquanto no for revogado. Embora eficaz, o ato pode no ser exeqvel, por lhe faltar a verificao de uma condio suspensiva, chegada do termo, ou a prtica de ato complementar. Assim, eficcia , to-somente, aptido para atuar, enquanto a exeqibilidade a disponibilidade do ato para produzir imediatamente os seus efeitos finais. O atributo da exeqibilidade caracterstico dos atos concludos e perfeitos. 1.3.2 Imperatividade Atributo do ato administrativo que impe coercibilidade para seu cumprimento e execuo. Este atributo no est presente em todos os atos, visto que alguns deles (enunciativos, negociais) o dispensam, por desnecessrio sua operatividade, pois os efeitos dependem do interesse do particular na sua utilizao.

Os atos que consubstanciam provimento ou ordem administrativa (normativos, ordinatrios, punitivos) nascem sempre com imperatividade, fora impositiva prpria do poder pblico e que obriga o particular ao fiel cumprimento, sob pena de se sujeitar a execuo forada pela Administrao (auto-executrios) ou Judicirio (no autoexecutrios). capacidade de criar unilateralmente obrigaes, sem a concorrncia da vontade da outra parte. 1.3.3 Auto-executoriedade Consiste na possibilidade de certos atos administrativos ensejarem imediata e direta execuo pela prpria administrao, independentemente de ordem judicial. Cabe quando as circunstncias indicam a necessidade premente da obteno do fato ou da coisa. Torna possvel obter, por coao absoluta, a prpria prestao exigida pela administrao, ou, na sua impossibilidade, outra equivalente. Distinguem-se os atos prprios do poder administrativo, na execuo dos quais irrecusvel a auto-executoriedade, dos que lhes so imprprios, e por isso, dependentes de outro poder, como a cobrana contenciosa de multa. Prestaes tipicamente administrativas, principalmente decorrentes do poder de polcia, podem ser exigidas e executadas diretamente, sem necessidade de mandado judicial (interdies, inutilizao, demolies). A sua execuo deve ser precedida de notificao e estar acompanhada de auto circunstanciado em que se comprove a legalidade da atuao. Ao particular que se sentir ameaado ou lesado pela execuo do ato que caber pedir proteo judicial para obstar a atividade da administrao, ou para haver da Fazenda Pblica os eventuais prejuzos que tenha injustamente suportado. 1.4 Classificao : Vinculao e discricionariedade 1.4.1 Atos administrativos vinculados (vinculao) Atos vinculados ou regrados so aqueles para os quais a lei estabelece os requisitos e condies de sua realizao. As imposies legais absorvem, quase que por completo, a liberdade do administrador, uma vez que a ao fica adstrita aos pressupostos estabelecidos na norma legal para a validade da atividade administrativa.

Desatendido qualquer requisito, compromete-se a eficcia do ato, tornando-se passvel de anulao pela prpria administrao ou pelo Judicirio. Tanto nos atos discricionrios, quanto nos vinculados, o administrador ter de decidir sobre a convenincia de sua prtica, escolhendo a melhor oportunidade e atendendo a todas as circunstncias que conduzam finalidade (interesse pblico). Pode a administrao atuar com liberdade, embora reduzida, nos limites da lei ou regulamento. Nos atos vinculados, impe-se o dever de motiva-los, no sentido de evidenciar a conformao de sua prtica com as exigncias e requisitos legais que constituem pressupostos necessrios de sua existncia e validade. Tais atos permitem ao Judicirio rev-los em todos os seus aspectos, porque em qualquer deles poder revelar-se a infringncia (violar) dos preceitos legais ou regulamentares que condicionam a sua prtica. No dado ao Judicirio sindicar a convenincia, oportunidade ou justia (mrito administrativo) do ato. 1.4.2 Atos administrativos discricionrios (discricionariedade) Existe em atos em que a administrao pode praticar com liberdade de escolha de seu contedo, de seu destinatrio, convenincia, oportunidade e modo de sua realizao. Discrio a liberdade de ao dentro de limites legais, arbtrio ao contrria ou excedente da lei. Ato arbitrrio sempre ilegtimo e invlido. A discricionariedade uma ao limitada a um fim determinado, para que o Poder Pblico aprecie as condies presentes quando administre o interesse social especificado pela norma legislativa. A atividade discricionria no se exerce se a lei no a dispensa. indispensvel que a lei confira o poder ao administrador e lhe assinale os limites de sua liberdade de opo nos critrios postos sua disposio para a prtica do ato. A atividade do administrador pblico vinculada ou discricionria h de estar sempre dirigida para o fim legal, que, em ltima anlise, objetiva o bem comum. Discricionrios so s os meios e os modos de administrar, nunca os fins a atingir. Em tema de fins, no existe jamais poder discricionrio. O fim sempre imposto pela lei ou regulamento, implcita ou explicitamente.

O ato, embora resultante do poder discricionrio, no pode prescindir de certos requisitos, tais como a competncia legal de quem o pratica, a forma prescrita em lei ou em regulamento e o fim indicado no texto legal em que o administrador se apia. 1.5 Mrito administrativo a faculdade de valorao do motivo conforme a convenincia e a oportunidade. O mrito do ato no se considera requisito do ato. Consubstancia-se na valorao dos motivos e na escolha do objeto do ato, feitos pela administrao incumbida de sua prtica, quando autorizada a decidir sobre a convenincia e a oportunidade e justia do ato a realizar. Nos atos vinculados, onde no h faculdade de opo do administrador, mas unicamente a possibilidade de verificao dos pressupostos de direito e de fato, no h mrito, pois toda atuao se resume no atendimento de imposies legais. Nos atos discricionrios, alm dos elementos sempre vinculados (competncia, finalidade e forma), outros existem (motivo e objeto) em relao aos quais a administrao decide livremente e sem possibilidade de correo judicial, salvo havendo desvio ou excesso de poder. O mrito administrativo s abrange os elementos no vinculados do ato.

2 - Revogao 2.1 Conceito Revogao a supresso de um ato administrativo legtimo e eficaz realizada pela Administrao e somente por ela por no mais lhe convir a sua existncia. Toda revogao pressupe um ato legal e perfeito, mas inconveniente ao interesse pblico. A faculdade revogadora implcita na funo administrativa. Se o ato for ilegal ou ilegtimo, no ensejar a sua revogao, mas a sua invalidao. A revogao fundao no poder discricionrio de que dispe a Administrao de rever sua atividade interna e encaminh-la adequadamente aos seus fins especficos. Em princpio, todo ato administrativo revogvel.

Os atos gerais ou regulamentares1 so, por natureza, revogveis a qualquer tempo e em quaisquer circunstncias, desde que a Administrao respeite seus efeitos produzidos at o momento da invalidao. Como tm misso normativa assemelhada lei, no objetivam situaes pessoais. Quanto aos atos especiais ou individuais so, tambm, em tese, revogveis, desde que seus efeitos se revelem inconvenientes ou contrrios ao interesse pblico, mas ocorre que estes atos podem se tornar operantes e irrevogveis desde a sua origem ou adquirir esse carter por circunstncias supervenientes sua emisso. E tais so os que geram direitos subjetivos para o destinatrio, os que exaurem desde logo seus efeitos e os que transpem os prazos dos recursos internos, levando a Administrao a decair do poder de revog-los. A revogao opera da data em diante (ex nunc). Os efeitos que a precederam se mantm. Desde que o administrador possa revogar o ato inconveniente por no ter gerador direitos subjetivos para o destinatrio ou por no ser definitivo ou por se tratar de ato precrio sua invalidao no obrigar o Poder Pblico a indenizar quaisquer prejuzos presentes ou futuros que a revogao ocasionalmente ocasione. Se um ato irrevogvel, porque gerador de direitos subjetivos, for suprimido, caber indenizao completa dos prejuzos causados ao seu beneficirio.

3 Invalidao

So aqueles que contm um comando geral do Executivo, visando a correta aplicao da lei. O objetivo imediato de tais atos explicitar a norma legal a ser observada pela administrao e pelos administrados. No so lei em sentido formal, mas somente no material. Por serem gerais e abstratas, tm a mesma normatividade da lei e a ela se equiparam para fim de controle judicial.

3.1 Conceito O ato administrativo realizado em desacordo com o ordenamento jurdico invlido. Sua extino nada tem a ver com sua convenincia e oportunidade. A invalidao alcana o ato viciado no seu nascedouro. a retirada retroativa, parcial ou total, de um ato administrativo, praticado em desconformidade com o ordenamento jurdico por outro ato administrativo. O poder de anular no absoluto. Para que a invalidao seja legal, o ato invalidando: - deve ser ilegal; - ter causado dano Administrao Pblica ou a terceiro; - ser inconvalidvel; - no ter servido de fundamento para a prtica de ato em outro plano de competncia (STJ). A invalidao, como regra, exige o devido procedimento administrativo e a garantia do beneficirio do ato invalidando o direito amplo de defesa. O ato administrativo sempre ofender, quando ilegal, um interesse pblico, sendo, portanto, nulo. Ateno, outros autores defendem teoria dos atos nulos e anulveis; Hely, no (p. 194). 3.2 Objeto, motivo, contedo e espcies O ato de invalidao incide sobre um ato administrativo invlido. A invalidao atinge os efeitos produzidos. Pode ser objeto tambm o ato administrativo ilegal e ineficaz, desfazendo-se somente o ato. O motivo a invalidade ou a imprestabilidade jurdica do ato administrativo, pois ilegal. Esse motivo deve ser devidamente demonstrado pela Administrao Pblica, sob pena de ilegalidade da declarao invalidadora. Algumas leis exigem para a legalidade da invalidao que ao beneficiado pelo ato ou procedimento administrativo sejam assegurados o contraditrio e a ampla defesa, como o caso do art. 49, 3, da Lei 8666/93, e necessidade que tem sido reconhecida pelo Judicirio independentemente de qualquer exigncia legal. O contedo o desfazimento do ato invlido.

Suas espcies so a invalidao total e parcial, conforme atinja todo o ato ou uma de suas partes. 3.3 Natureza, fundamento e efeitos constitutivo, predispondo-se a criar uma nova situao. Seu fundamento: - praticado pela Administrao Pblica: a obedincia ao princpio da legalidade; - praticado pelo Poder Judicirio: funda-se na essncia da funo, dizer o direito aplicvel. Os efeitos do ato de invalidao alcanam o ato administrativo no seu nascedouro, j que no h nulidade superveniente. So retroativos. Operam ex tunc e restaura-se a situao vigente anteriormente ao ato invalidado, resguardados unicamente os efeitos que atingiriam terceiros de boa-f. Assim, so vlidos os atos praticados por um funcionrio que teve a sua nomeao invalidada. 3.4 Competncia invalidadora A competncia para promover a retirada do ordenamento jurdico de um ato administrativo ilegal tanto da Administrao Pblica como do Poder Judicirio. Por parte da Administrao, efetivada por outro ato administrativo, que h de ser da mesma natureza jurdica e fora do ato invalidando (princpio do paralelismo). A competncia a atribuio do agente que praticou o ato invlido ou de autoridade superior ou, ainda, da maior autoridade dentro da administrao pblica considerada. No segundo caso, promovida pelo Judicirio, efetivada por sentena que declara a sua imprestabilidade e o retira do mundo jurdico. O Judicirio age por provocao, e a Administrao Pblica, por vontade prpria ou provocao. O exerccio do poder de invalidar, ou de revogar, obrigatrio. No cabe Administrao competente em face de um ato invlido (ou inconveniente ou inoportuno) qualquer faculdade ou discusso no sentido de validar ou no invalidar, isso por fora do princpio da legalidade. No pode conviver com atos ilegais. 3.5 Invalidao e indenizao A invalidao ou anulao no outorga ao ento beneficirio do ato extinto qualquer direito indenizao, desde que ocorra antes de qualquer investimento ou despesa.

Diferente ser se ocorrer algum investimento ou se alguma despesa foi realizada anterior ou para adquirir o direito prescrito pelo ato invlido ou posterior em razo dos efeitos do prprio ato invlido. Neste caso, h que se verificar se o beneficirio do ato estava ou no de boa-f. Se estava, tem direito a indenizao, caso contrrio, no tem tal direito. A indenizao tambm cabe aos terceiros de boa-f.

4 Convalidao A convalidao o suprimento da invalidade de um ato com efeitos retroativos. Quando a convalidao promana da Administrao, esta corrige o defeito do primeiro ato mediante um segundo ato, o qual reproduz de forma consonante com o direito com a particularidade de seu alcance especfico consistir precisamente no efeito retroativo. O ato convalidador remete-se ao ato invlido para legitimar seus efeitos. S pode haver convalidao quando o ato possa ser reproduzido validamente no presente. S so convalidveis os atos que poderiam ter sido validamente produzidos. A Administrao no pode convalidar um ato viciado se este j foi impugnado, administrativa ou judicialmente. Excepciona-se o vcio da motivao, que pode ser expedido tardiamente, aps a impugnao do ato. A demonstrao, mesmo atrasada, de que os motivos preexistiam e a lei exigia que, perante eles, o ato fosse praticado com igual contedo bastante para a sua convalidao. A convalidao no pode ter o efeito de expor aos administrados que no passado infringiram as disposies do ato viciado a sanes decorrentes da sua infringncia. A convalidao pode provir de um ato do particular afetado, caso a sua manifestao fosse pressuposto legal para a expedio de ato anterior aditado com violao desta exigncia, como o pedido de exonerao feito por um funcionrio depois de ato administrativo que o exonera a pedido e manifestado com o propsito de legitim-lo. ratificao: convalidao que procede da mesma autoridade que emanou o ato viciado; confirmao: precede de outra autoridade; saneamento: resulta de ato do particular afetado. No se confunde convalidao com converso de atos nulos. Pela converso, quando possvel, o Poder Pblico trespassa, tambm, com efeitos retroativos, um ato de uma categoria na qual seria invlido para outra categoria, na qual vlido.

5 Prescrio administrativa O prazo para o exerccio do direito de reclamao administrativa, se outro no estiver previsto em lei especial, de um ano, a teor do art. 6, do Decreto 20.910/32. Em termos de licitao e contratos, o prazo para interposio de recursos de cinco dias (LLC, art. 109, I), ou de dois dias teis se se tratar de insurgncia contra procedimento licitatrio na modalidade de convite (LLC, art. 109, 6). Na hiptese, trata-se de precluso, pois so recursos interpostos no interior de um procedimento (processo) administrativo. Adverte-se que, mesmo preclusa ou prescrita na via administrativa a possibilidade de o administrado insurgir-se, a Administrao no poder ignorar a sua manifestao se esta contende procedentemente o ato impugnado, salvo se j estiver prescrita na via judicial, pois estabilizada a situao jurdica. 5.1 Prescrio das aes judiciais do administrado contra o Poder Pblico As aes judiciais do administrado contra o Poder Pblico, nos termos do art. 1 do D. 20.910/32, em regra prescrevem em cinco anos. Por fora do Decreto-Lei 4.957/42 (art. 2), a prescrio qinqenal estabelecida no Decreto 20.910/32 foi estendida s autarquias. Resulta do art. 3 do D. 20.910/32, quando o devido pelo Poder Pblico (ou suas autarquias) deva implementar-se em prestaes peridicas, o que prescreve no o dbito, mas as parcelas vencidas e no exigidas no prazo de cinco anos. O STF fixou a respeito, em sua Smula 443, o entendimento de que: A prescrio das prestaes anteriores ao perodo previsto em lei no ocorre, quando no tiver sido negado, antes daquele prazo, o prprio direito reclamado ou a situao jurdica que dele resulta. Tambm h expressa meno ao prazo de cinco anos para a propositura de ao objetivando indenizao por dano causado por pessoa de Direito Pblico ou de Direito Privado prestadora de servios pblicos, no art. 1-C, da Lei 9.494/97. A ao popular prescreve igualmente em cinco anos. O art. 1 do D. 20.910/32 s se aplica s aes pessoais. Assim, regra geral para aes desta natureza, isto , ressalvadas disposies prescricionais especficas, ser o prazo prescricional de cinco anos.

Quanto a aes reais, no art. 205 do CC foi fixado que a prescrio ocorre em dez anos, quando a lei no lhe haja fixado prazo menor, sem que haja distino entre aes pessoais e reais. Na ao por desapropriao indireta, o prazo, na conformidade da Smula 119 do STJ, o prazo de 20 anos, porque era este o prazo do usucapio extraordinria, a teor do art. 550 do CC/1916. Na vigncia do CC/02, lgica a adoo dos 15 anos (pois a hiptese de desapropriao indireta de boa-f remota); em abono dos 10 anos, contaria a realizao de obras ou a utilizao para fins pblicos, similarmente ao previsto no pargrafo nico do art. 1.238 do CC. A prescrio das aes contra o Poder Pblico pode ser suspensa nas hipteses comuns de suspenso previstas na legislao civil, e notadamente pela interposio de recursos e reclamaes administrativas. Pode tambm ser interrompida conforme previsto no art. 202 do CC. Quando se tratar da prescrio qinqenal (aes pessoais), obedece a regramento prprio, estabelecido no art. 3 do DL 4.597/42: a interrupo pode ser feita uma nica vez e o prazo recomea a correr pela metade (dois anos e meio) a contar da data da causa interruptiva. A Smula 383 do STF deu-lhe interpretao segundo a qual A prescrio em favor da Fazenda Pblica recomea a correr, por dois anos e meio, a partir do ato interruptivo, mas no fica reduzida aqum dos cinco anos, embora o titular do direito a interrompa durante a primeira metade do prazo. H ainda previses especficas como o prazo da Lei 7.144/83 que fixa o prazo de um ano para exercer o direito de ao contra atos relativos a concursos para provimento de cargos e empregos na Administrao Federal direta e suas autarquias, contados a partir da homologao do concurso. 5.2. Pretenses da Administrao contra o administrado 5.2.1 Prescrio da possibilidade da Administrao prover, ela prpria, sobre certas situaes A perda de tal possibilidade no se assemelha prescrio. No constitui o exerccio intempestivo de uma via prevista para a defesa de um direito que se entenda ameaado ou violado. Trata-se de uma omisso do tempestivo exerccio de ato material da administrao.

Nas hipteses em que se trata de rever uma deciso anterior, caso no haja outro prazo estabelecido, que o prazo decadencial, jamais exceder quele correspondente ao da prescrio da ao judicial de que se disporia. A Lei 9.783/99 fixa em cinco anos a prescrio da ao punitiva da Administrao Pblica Federal, direta e indireta, no exerccio do poder de polcia, objetivando apurar infrao legislao em vigor, contados da data da prtica do ato ou, no caso de infrao permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado. Tratando-se de processo administrativo paralisado por mais de trs anos, pendente de julgamento ou despacho, neste prazo incidir a prescrio e os autos sero arquivados. Nos casos em que a conduta constituir crime, o prazo prescricional ser o mesmo da ao penal. Conforme a Lei 9.783/99, constituem causas interruptivas da prescrio: a) citao do indiciado ou acusado, inclusive por edital; b) qualquer ato inequvoco que importe apurao do fato; c) deciso condenatria recorrvel. Estabelece que ficar suspensa a prescrio na vigncia de certos compromissos suscetveis de celebrao com o imputado, exs. Arts. 53 e 38 da Lei 8884/94 ou art. 11, 5 da Lei 6.385/76. O art. 54 da Lei 9.784/99 determina que decai em cinco anos o direito da Administrao de anular ato do qual decorram efeitos favorveis para os destinatrios, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. 5.2.2 Prescrio das aes judiciais contra o administrado No h regra fixando genericamente um prazo prescricional para as aes judiciais do Poder Pblico em face do administrado. Entende Celso Antnio que, faltando regra especfica que disponha de modo diverso, utiliza-se analogia com o D. 20.9190/32, L. 4.717/65 e 9.783 e 9.784/99, e, ressalvada hiptese de comprovada m-f em uma, ou em ambas as partes da relao jurdica que envolva atos ampliativos de direitos dos administrados, o prazo para a Administrao proceder judicialmente contra eles , como regra, de cinco anos, quer se tratem de atos nulos, quer se trate de atos anulveis. Entretanto, dito prazo s comear a correr depois de findar-se o perodo em que a autoridade, durante cuja gesto for praticado o ilcito, esteja no governo, similar ao que decorre do art. 23, I, da Lei 8.429/92.

Em havendo m-f s se pode buscar analogia com o direito privado, e o prazo ser de dez anos. Por fora do art. 37, 5, so imprescritveis as aes de ressarcimento por atos ilcitos praticados por qualquer agente, servidor ou no, que causem prejuzos ao errio.

Вам также может понравиться