Вы находитесь на странице: 1из 10

ORIX OD - OTIM

OD conhecido caador de uma flecha s, aps ter livrado a cidade de IF de uma grande maldio. Tornou-se rico e foi posteriormente REI DE KETO. Deus da caa, protetor dos caadores. No Rio Grande do SUL se cultua OTIM como energia negativa, ou seja, feminina, ela participa em conjunto em toda a obrigao de OD. No se sacrifica para um sem dar para o outro, os animais so os mesmos, mudando apenas o sexo. No Nag, estes dois Orixs so cultuados juntos. So os protetores das matas e dos animais silvestres e selvagens Rei da caa, Senhor das veredas, sua histria e culto so dos mais ricos. Sua dana o Aguer e tambm considerado com Ashsh: a origem das origens, dos descendentes. Rege as rvores, a fauna e a flora. Segundo algumas lendas, OD o filho de IEMANJ com OXAL e irmo mais novo de OGUN. Ele no o Deus da floresta, como muitos pensam, ele o rei da caa. Est associado com a vida ao ar livre e com os elementos da natureza. Como bom caador, solitrio e individualista. Mas no dispensa o contato com pessoas no convvio social. E nunca vive sem um grande amor. OD foi descoberto por OGUN . A historia do mundo deveria mudar, porque sempre dizem que Ado e Eva foram os primeiros, mas no verdade OGUM foi o primeiro Oni (seu nome vem de nico) primeiro enfim, a me de OD chama-se IY OD APKA. seu culto mais conservado nas naes de Batuque no Sul do pas.

CARACTERSTICAS DOS FILHOS DE OD


Os filhos de OD so reservados para si prprios e gostam da solido. So quietos, fechados e considerados de difcil convivncia, so responsveis e quando assumem responsabilidade procuram sempre cumprir. So dedicadas a casa e a famlia. Liberdade, companheirismo, sensibilidade, aventurismo, inverso: irresponsabilidade, vingana. Dotado de um instinto curioso, observador, e de grande penetrao. Possui um temperamento introvertido, discreto, sensibilidade avanada. Exerce fascnio tanto nas mulheres como sobre certos homens. No social, so amveis, educados, calmos e muito estimados. um dos mais atraentes dos tipos masculinos, esbelto, gil, fino, nervoso no seu comportamento, romntico e carinhoso; mas volvel e estvel. So msticos e muito intuitivos. Seu lado emocional aflora com muita facilidade, pois se torna carismtico e carinhoso. Gosta de roupas prticas e gosta muito de ajudar os outros, mas detesta quem invade sua intimidade. Adora dormir e um pouco preguioso. Larga tudo por amor. Os filhos de OD so francos, amveis e rancorosos.

OTIM ORIX
OTIM usa capanga e lana. Sempre representada com o jarro de gua na cabea, pois alem de ser guerreira tambm cuida das plantaes. Orix da caa, companheira de OD. ORIX feminino que se alimenta de todo tipo de caa, porm seu alimento preferido a carne de porco. As filhas e filhos de OTIM so aqueles cujo metabolismo bsico e caractersticas de personalidade herdadas geneticamente mais se identificam com uma matriz, a prpria OTIM, que se manifesta em ambientes como florestas cerradas, parques onde animais so preservados, do contato do homem. Dois Orixs iorubas que no apreciam contato com muita gente : o mago OSSAIM, o solitrio senhor das folhas, e OTIM a caadora. Possui em comum o gosto pelo individualismo e o ambiente que habitam; a floresta virgem, as terras verdes no cultivadas. A floresta a terra do perigo, o mundo desconhecido alm do limite estabelecido pela civilizao iorubana, o que est alm do fim da aldeia. Os caminhos no so traados pelas cabanas, mas sim pelas rvores, o mato invade as trilhas no utilizadas, os animais esto soltos e podem atacar livremente. o territrio do medo. OTIM o ORIX feminino responsvel pela fundamental atividade da caa. tradicionalmente associado lua e, por conseguinte, noite, as Iy mi Ajs e os pssaros da noite, pois a noite o melhor momento para a caa. OD , OTIN e OSSAIM tm na floresta o prprio fim, nela se escondem. O primeiro para capturar os animais, o segundo para poder estudar sozinho e recolher as folhas sagradas. OTIM mora nas guas com IEMANJ, ERINLE e OXUM e na floresta com os irmos OSSAIM, OGUM e OD, no cultivo com ORIX OKO. OTIM e OSSAIM representam as formas mais arcaicas de sobrevivncia, a apologia da caa em detrimento da agricultura, a apologia da magia e do ocultismo em detrimento da cincia. No Candombl, a cor verde consagrada a OSSAIM por sua proximidade com as folhas, ficando o azul para OTIM, um azul pouco mais vivo e claro. Outro dado que identifica e aproxima OTIM de OGUM, o fato de ambos representarem atividades e possurem temperamentos prprios de uma mesma faixa etria, a juventude (mas no a adolescncia, pois so mitos adultos, viris), onde a energia se expressa fisicamente.

OTIM um ORIX que vive ao ar livre e est sempre longe de um lar organizado e estvel. Seu combate cotidiano, entretanto, est nas matas, caando os animais que vo garantir a alimentao da tribo, sendo por isso consagrado como protetor dos caadores e eterno provedor da subsistncia. Protege tanto o que mata o animal como o prprio animal, j que um fim nobre a morte de um ser para servir de alimento para outro. Protege o caador e a caa, pois so seres do mesmo espao, a floresta. Por isso OTIM nunca aprova a matana pura e simples, para ela a morte dos animais deve garantir a comida para os humanos ou os rituais para os deuses, sendo smbolo de resistncia caa predatria. O conceito de liberdade e independncia para OTIM muito claro. Sua responsabilidade principal com relao ao mundo garantir a vida dos animais para que possam ser caados. Em alguns cultos, tambm se atribui ela o poder sobre as colheitas, j que agricultura foi introduzida historicamente depois da caa como meio de subsistncia. ORIX tem grande prestgio e fora popular, alm de um grande nmero de filhos, embora muitos dados a OD. Seus smbolos so ligados caa: no Candombl, possui um ou dois chifres de bfalo dependurados na cintura. Na mo, usa o eruquer (eiru), que so pelos de rabo de boi presos numa bainha de couro enfeitada com bzios, um of arco e flecha, uma lana. O mito da caadora identifica-se com diversos conceitos dos ndios brasileiros sobre a mata ser regio tipicamente povoada por espritos de mortos, conceitos igualmente arraigados, num sincretismo entre os ritos africanos e os dos ndios brasileiros. Talvez seja por isso que, mesmo em cultos um pouco mais prximos dos ritos tradicionalistas africanos, alguns filhos de OTIN o identifiquem no com uma negra, como manda a tradio, mas com uma ndia. Seu objeto bsico o arco e a flecha, o of. e o odmat.

CARACTERSTICAS DOS FILHOS DE OTN


Os filhos de OTIM so quase inexistentes, pois na Mitologia, OTIM no teve filhos na terra, dando assim as cabeas dos filhos para OD. O filho de OTIM apresenta arquetipicamente as caractersticas atribudas do Orix. Representa a marca sobre o mundo selvagem, nele intervindo para sobreviver, mas sem alter-lo. OTIM desconhece a agricultura, no muda o solo para ele plantar, apenas recolhe o que pode ser imediatamente consumido, a caa. No tipo psicolgico a ela identificado, o resultado dessa atividade o conceito de forte independncia e de extrema capacidade de ruptura, o afastar-se de casa e da aldeia para embrenhar-se na mata, a fim de caar. Seus filhos, portanto so aqueles em que a vida apresenta forte necessidade de independncia e de rompimento de laos. Nada pior do que um rudo para afastar a caa, alertar os animais da proximidade da caadora. Assim os filhos de OTIM trazem em seu inconsciente o gosto pelo ficar calado, a necessidade do silncio e desenvolver as observaes to importantes para seu ORIX. Geralmente associado s pessoas joviais, rpidas e espertas, tanto mental como fisicamente. Tem, portanto, grande capacidade de concentrao e de ateno, aliada firme determinao de alcanar seus objetivos e pacincia para aguardar o momento correto para agir. Sua luta baseada na necessidade de sobrevivncia e no no desejo de expanso e conquista. Busca a alimentao, o que pode ser entendido como sua luta do dia-a-dia. Esse Orix o guia dos que no sonham muito, mas sua violncia canalizada e represada para o movimento certo no momento

exato. basicamente reservada, guardando quase que exclusivamente para si seus comentrios e sensaes, sendo muito discreta quanto ao seu prprio humor e disposio. Os filhos de OTIM, portanto, no gostam de fazer julgamentos sobre os outros, respeitando como sagrado o espao individual de cada um. Buscam preferencialmente trabalhos e funes que possam ser desempenhados de maneira independente, sem ajuda nem participao de muita gente, no gostando do trabalho em equipe. Ao mesmo tempo, marcado por um forte sentido de dever e uma grande noo de responsabilidade. So pessoas tipicamente extrovertidas, gostando de viverem sozinhos, preferindo receber grupos limitados de amigos. , portanto, os tipos coerentes com as pessoas que lidam bem com a realidade material, sonham poucos, tm os ps ligados a terra.

LENDAS DE OD CAADOR DE UMA FLECHA


A cada ano, aps a colheita, o rei de Ijex saudava a abundncia de alimentos com uma festa, oferecendo a populao inhame, milho e cco. O rei comemorava com sua famlia e seus sditos; s as feiticeiras no eram convidadas. Furiosas com a desconsiderao, enviaram a festa um pssaro gigante que pousou no teto do palcio, encobrindo-o e impedindo que a cerimnia fosse realizada. O rei mandou chamar os melhores caadores da cidade. O primeiro conhecido como stgn tinha vinte flechas. Ele lanou todas elas, mas nenhuma acertou o grande pssaro. Ento o rei aborreceu-se, e mandou-o embora. Um segundo caador conhecido como stog se apresentou, este com quarenta flechas; o fato repetiu-se e o rei mandou prend-lo. Ostodod, o caador de 50 flechas, tambm no foi feliz. Bem prximo dali vivia stokanss, um jovem que costumava caar noite, antes do sol nascer. Ele usava apenas uma flecha vermelha. O rei mandou cham-lo para dar fim ao pssaro. Sabendo da punio imposta aos outros caadores, a me de stokanss, temendo pela vida do filho, consultou um babala que aconselhou que se fosse feita uma oferenda para as feiticeiras, assim ele teria sucesso. A oferenda consistia em sacrificar uma galinha e na hora da entrega dizer trs vezes: que o peito do pssaro receba esta oferenda! Nesse exato momento, stokanss deveria atirar sua nica flecha. E assim o fez, acertando o pssaro bem no peito. O povo ento gritava: ox wussi, (ox popular) passando a ser conhecido por OXSSI. O rei, agradecido pelo feito, deu ao caador metade de sua riqueza e a cidade de ketu, "terra dos panos vermelhos", onde OXSSI governou at sua morte, tornando-se depois um Orix.

ERINL CHAMADO IBUALAMA


Havia um caador chamado ERINL, o grande caador de elefantes. Um dia uma mulher passava perto de um rio e ali perto, junto ao bosque, avistou o caador. Ele pediu a ela que lhe desse gua para beber, a mulher entrou no rio at a altura dos joelhos e, quando se inclinou para apanhar gua, ouviu de ERINL a ordem de que entrasse mais fundo. Mais fundo no rio entrou a mulher, mas percebendo que o rio ia afog-la, saiu imediatamente da gua, com medo de ser morta. Ela ouviu ento a voz do caador, que era o prprio rio, reclamando que ela no trazia oferenda alguma, ela queria recolher sua gua, mas nada lhe dava em troca. Ningum pode entrar no rio profundo sem trazer presentes, tempos depois, quando ERINL foi cultuado como R , seus seguidores o chamaram de IBUALAMA, que quer dizer "gua Profunda". ELE NO MORREU

Diz uma das lendas que certo dia OXSSI i chegou a sua aldeia, quase arriando pelo peso da capanga, das cabaas vazias e pelo cansao de rastrear a caa rara. OXUM, sua mulher e me de seu filho, olhou para ele e pensou: ''s caou desgraa". Pois a desgraa para OXSSI foi prevista por IF, que ele alertou OXUM. Porm, quando ela contou a OXSSI sobre essa previso, ele disse que a desgraa era a fome, a mulher sem leite e a criana sem carinho. E que desgraa maior era o medo do homem. Quando OXSSI se aproximou de OXUM, ela notou que ele trazia algo na capanga, sentiu medo e alegria. Havia caa na capanga do marido e ela imaginou se seria um bicho de pelo ou de pena. Ansiosa, perguntou a ele, que respondeu: "Trago a carne que rasteja na terra e na gua, na mata e no rio, o bicho que se enrosca em si mesmo''. Falando isto retirou da capanga os pedaos de uma grande Dan (cobra). O bicho revirava a cabea e os olhos, agitava a lngua partida e cantava triste: "No sou bicho de pena para OXSSI matar". A grande Dan pertencia a XANG e OXSSI no poderia mat-la. OXUM fugiu temendo a vingana de XANG, indo at IF que disse: "A justia ser feita, assim o corpo de OXSSI ir desaparecer, desaparecer da memria de OXUMAR e a quizila desaparecer da vingana de XANG. Fazia tambm parte da punio que ele sasse da memria do povo de Ketu. Assim, OXSSI ficou sete anos esquecido. No dia de Orunk (o nome de santo de cada um), ao ser dado as diginas aos Orixs, o povo de Ketu comeou a chorar por no se lembrar do nome de seu rei. Abaixaram os olhos e tentaram compreender por que nunca se lembravam dele. Ento, IF ensinou-lhes um or (reza que se faz para o sacrifcio de animais): Omo - Od - Lailai Omo - Od - Kosaj Abaderoco Kois Omo - Od - Kosaj Aps o or, o povo comeou a se lembrar dele. IF disse que esse era o or de OXSSI, o Orix caador, corajoso Rei de Ketu e rei da caa, que nada temia e preservava a vida de seus filhos e dos filhos dos filhos de seus filhos. OXSSI no morreu, ele encantou-se para sempre, pois tem medo de frio, por isso no gosta de EKU.

QUALIDADES
OD WAWA = Vem da origem dos ri as caadores. (azulo com branco) OD WAL = velho e usa contas azuis escuro. considerado como rei na frica, pois, seu culto ligado, diretamente, a pantera. muito severo, austero, solteiro e no gosta das mulheres, pois, as acha chatas, falam demais, so vaidosas e fracas. (azulo com branco) OD OSEEWE OU YGBO = o senhor da floresta, ligado as folhas e a nyn, com quem vive nas matas. (azulo com branco) OD INL = o filho querido de OXAL e IEMANJ, o caador de elefantes. (azulo com branco) ODE TKERAN = O caador quem mata a caa, diz-se da atuao do caador. (azulo com branco)

LENDA DE OTIM
The image cannot be display ed. Your computer may not hav e enough memory to open the image, or the image may hav e been corrupted. Restart y our computer, and then open the file again. If the red x still appears, y ou may hav e to delete the image and then insert it again.

QUATRO SEIOS

OKE, rei da cidade de Ot, tinha uma filha. Ela nascera com 4 seios e era chamada de OTIM. O rei OKE adorava sua filha e no permitia que ningum soubesse de sua deformao. Este era o segredo de OKE, este era o segredo de OTIM. Quando OTIM cresceu, o rei aconselha-a a nunca se casar, pois um marido, por mais que h amasse um dia se aborreceria com ela e revelaria ao mundo seu vergonhoso segredo. OTIM ficou muito triste, mas acatou o conselho do pai. Por muitos anos, OTIM viveu em Igbaj, uma cidade vizinha, onde trabalhava no mercado. Um dia, um caador chegou ao mercado, e ficou to impressionado com a beleza de OTIM, que insistiu em casar-se com ela. OTIM recusou seu pedido por diversas vezes, mas, diante da insistncia do caador, concordou, impondo uma condio: o caador nunca deveria mencionar seus quatro seios a ningum. O caador concordou, e imps tambm sua condio: OTIM jamais deveria por mel de abelhas na comida dele, porque isso era seu tabu, seu ew. Por muitos anos, OTIM viveu feliz com o marido. Mas como era a esposa favorita, as outras esposas sentiram-se muito enciumadas. Um dia, reuniram-se e tramaram contra OTIM. Era o dia de OTIM cozinhar para o marido; ela preparava um prato de milho amarelo cozido, enfeitado com fatias de coco, o predileto do caador. Quando OTIM deixou a cozinha por alguns instantes, as outras sorrateiramente puseram mel na comida. Quando o caador chegou a casa e sentou-se para comer, percebeu imediatamente o sabor do ingrediente proibido. Furioso, bateu em OTIM e lhe disse as coisas mais cruis, revelando seu segredo: "Tu, com teus quatro seios, sua filha de uma vaca, como ousaste a quebrar meu tabu?" A novidade espalhou-se pela cidade como fogo. OTIM, a mulher de quatro seios, era ridicularizada por todos. OTIM, fugiu de casa e deixou a cidade do marido Voltou para sua cidade, Ot, e refugiou-se no palcio do pai. O velho rei a confortou, mas ele sabia que a noticia chegaria tambm a sua cidade. Em desespero, OTIM fugiu para a floresta. Ao correr, tropeou e caiu. Nesse momento, OTIM transformou-se num rio, e o rio correu para o mar. Seu pai, que a seguia, viu que havia perdido a filha. L ia o rio fugindo para o mar. Querendo impedir o Rio de continuar sua fuga, desesperado, atirou-se ao cho, e, ali onde caiu, transformou-se em uma montanha, impedindo o caminho do rio OTIM para o mar. Mas OTIM contornou a montanha e seguiu seu curso. OKE, a montanha, e OTIM, o rio, so cultuados at hoje em Ot. OD, o caador, nunca se esqueceu de sua mulher. QUALIDADES: OTIN MAL = esposa de Od (lils com azul claro) OTIN BOL = outra esposa de Od (lils com azul claro) FERRAMENTAS: Arco e flecha, funda, bodoque, moedas e bzios. AVE: aves malhadas varias cores QUATRO P: leitoa.

OTN B R ODE (OTIN VEM AJUD AR OD) BEBIDA > gua de coco, alu, garapa, vinho doce, mate, gua de coco, gua com mel, vinho moscatel COR > verde com amarelo, Azul e branco para OD e Azul e Lilas para OTIM COME > coco, abbora moranga, angolista, frutas, pombos. DIA DA SEMANA > Quinta-feira Dia da Lua: quinto dia da Lua Nova DOENAS> doenas mentais, lcera gstrica ELEMENTO> terra + EMBLEMA> of, iruker ERVAS> arruda, alecrim, guin, accia, alfavaca do campo (quii), eucalipto, guin pipi, guin caboclo, jaborandi, jurema, mangueira, peperegum verde, samambaia, goiabeira. ESSNCIAS > sndalo. FLORES > todas de pendo, palmas brancas, palmas vermelhas, girassol FRUTAS > coco, milho verde, abacate HABITAT > mata fechada alta. METAL > zinco, mercrio. METAL>lato NATUREZA > floresta, selva, rvores. NMERO > 07 e seus mltiplos OFERENDA > Od - Costela de Porco e feijo mido, Otim - Chuleta de Porco e feijo mido. PEDRAS > esmeralda, quartzo verde, crisoprsio, aventurina, peridoto, jade SIMBOLO > arco e flecha, bodoque, espingarda. SAUDAO > Ok!!!Saudao: Okebambo SADE > aparelho respiratrio

EB, FEITIO
The image cannot be display ed. Your computer may not hav e enough memory to open the image, or the image may hav e been corrupted. Restart y our computer, and then open the file

ABRE CAMINHO VATAP /ABBORA MATERIAL:

-1/2 K DE ABBORA

-200 GR DE FAR

-2 CEBOLAS SECAS GRANDE -1 COLHER SE SOPA DE COENTRO EM P -7 COLHERES DE SOPA DE TEMPERO VERDE PICADO -100 ML DE LEITE DE COCO -SAL A GOSTO -2 COLHERES DE SOPA DE AZEITE-DE-DEND -5 FIGOS VERDE PROCEDIMENTO: Ponha em uma panela a farinha de mandioca de molho em 400 ml de gua, colocando primeiro a gua a ps aos poucos a farinha. A parte cozinhe a abbora e amasse com um socado de madeira. Na panela que estava reservada com a farinha coloque a abbora, o sal, misture tudo acrescentando a gua do cozimento da abbora, aos poucos at que fique uma papa. Mecha sempre para que no grude no fundo da panela. Depois acrescente todos os temperos, cortados e amassados. Dei e tudo cozinhar mexendo sempre. Aps desligue o fogo e ascendente azeite-de-dend e o leite de coco. Mecgha um pouco mais para misturar bem.Enfeite o prato com os 5 figos. Dia para arriar: quinta-feira, 09 hs Dia para despachar: quinta-feira 18 hs Vela :verde com amarelo, ou branca AL

MATERIAL: - GUA MINERAL SEM GS- MILHO VERDE- ARROZ- ABACAXI- RAPADURA DE PALHAPROCEDIMENTO: Colocar gua para ferver em uma vasilha. Adicionar milho, arroz, casca de abacaxi e rapadura, deixando ferver. Depois de trs dias, coar e servir para o orix. Esta bebida pode variar de acordo com a regio,costume e tradi o,pois comum substituir a gua mineral pela gua do coco, que acredito ser muito bom, e o que bom para ns tambm para o orix com certeza. As frutas podem tambm sofrer alterao, utilizando a fruta da poca ou da regio. Mas deve manter o milho e o arroz. Ok?

A DE MANDIOCA FINA

AXOX a comida mais comum de Oxossi. Cozinha-se milho vermelho somente em gua, depois deixase esfriar, coloca-se numa Gamela e enfeita-se por cima com fatias de coco. (pode-se cozinhar junto com o milho, um pouco de amendoim). PARA BOAS AMIZADES. MATERIAL: -UM CESTO DE VIME MDIO. -UM ALGUIDAR. -SETE ESPIGAS DE MILHO VERDE,DESFIADA. -UM AXOX. -UM PEDAO DE CARNE, LAGGARTO CRUA. -UMA BENGALA DE MADEIRA. -SETE QUALIDADES DE FRUTAS. -SETE ACAS BRANCO,DESEMBRULHADOS. -SETE ACAS VERMELHOS DESEMBRULHADOS. -SETE MOEDAS ATUAIS, LAVADAS E SECAS. -SETE GOMOS DE BAMBU. -SETE GOMOS DE CANA-DE-A CAR. -UM OROB INTEIRO. -UM OBI ABERTO. -SETE VELAS VERDES. -DOIS CORNOS DE BOI OU B FALO. PROCEDIMENTO: Ponha o axox no alguidar e este dentro do cesto de vime. Arrume, de forma bem bonita e decorativa, os demais ingredientes. Procure uma mata de rvores rondosas. Bata um chifre no outro, chamando por od OXSSI, pedindo o que quer. Ponha os chifres por cima do presente e acenda as velas CHAMAR CLIENTES. MATERIAL: -UM ALGUIDAR.

-MEIO QUILO DE FEIJO FRADINHO. -FATIAS FININHAS DE COCO. -AZEITE-DE-DEND. -SAL. -UMA VELA DE 30 CM. -7 FRUTAS A SUA ESCOLHA. PROCEDIMENTO: Cate bem o feijo-fradinho,deixando-o de molho por 20 minutos. Escorra e leve a uma panela com um pouco de sal e azeite-de-dend, mexendo sempre at torrar, sem deixar queimar. Quando estiver torrado, coloque dentro do alguidar,enfeite com o coco em fatias,deixe esfriar e oferea a od, fazendo seus pedidos. Ponha s frutas por cima para enfeitar e acenda as velas. PEDIDO DE AJUDA MATERIAL: -UMA PANELA DE BARRO. -UM PEDAO DE CARNE DE BOI.. -UMA CEBOLA. -UM TOMATE. -UM PIMENTO VERDE. -AZEITE DOCE. -14 FOLHAS DE ALFACE. -UM ABACAXI OU MELO. PROCEDIMENTO: Corte a carne de boi em pedaos e cozinhe, a seguir tempere com azeite doce, cebola, tomate e pimento picadinhos. Deixe esfriar e coloque na panela de barro, forrada com folhas de alface, no centro, ponha o abacaxi ou o melo inteiro. Leve para um campo ou mata e ponha embaixo de uma palmeira, chamando pela falange dos caboclos, em nome de OXOSSI. PAI JORGE>(53)3230 0598 (53) 8116 7625 / 9101 2827 / 9949 9946

 

 

il

@v

i l.net <==>Site:www.vetori lnet.com.br/~rakaamahttp://rakaama.blogspot.com/

Вам также может понравиться