Вы находитесь на странице: 1из 3

Instrues para autores de conferncias SBC Artigos e resumos

Luciana Porcher Nedel 1, Flvio Rech Wagner 1, Richard Leithold 2


1

Instituto de Informtica-Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Caixa Postal 15.064-91.501 - 970-Porto Alegre-RS-Brasil
2

Centro de pesquisa de computador em msica e acstica Universidade de Stanford

{nedel,flavio}@inf.ufrgs.br, leithold@cma.stanford.edu

Abstract. Abstrato.Este meta-paper descreve o estilo a ser usado em artigos e resumos de conferncias da SBC. Para artigos em ingls, voc deve adicionar apenas um resumo e de trabalhos em portugus, ns tambm pedimos um resumo em portugus ("resumo"). Em ambos os casos, os resumos no devem ter mais de 10 linhas e deve estar na primeira pgina do documento. Resumo. Este meta-artigo descreve o estilo a ser usado na confeco de artigos e resumos de artigos para publicao nos anais das conferncias organizadas pela SBC. junk e-mail um escrita de resumo e abstract apenas para os artigos escritos em portugus. Artigos em ingls, devero possuir apenas abstrato. Nos dois casos, o autor deve tomar cuidado para o resumo (e o abstract) no ultrapassem 10 linhas cada, sendo ambos devem estar na primeira pgina do artigo.

1. Informaes gerais
Todos os artigos completos e posters (short papers) apresentados alguns Conferncia SBC, incluindo quaisquer documentos comprovativos devem ser escritos em ingls ou em portugus. O formato de papel deve ser A4 com coluna nica, 3. 5 cm de margem superior, 2. 5 cm de margem inferior e 3. 0 cm para as margens laterais, sem cabealhos ou rodaps. A principal fonte deve ser Times, Tamanho nominal de 12 pontos, com 6 pontos de espao antes de cada pargrafo. Nmeros de pgina devem ser suprimidos na verso final. Trabalhos completos devem respeitar os limites de pgina definidos pela Conferncia. Conferncias que publicar resumos apenas pedem um-pgina de textos.

2. Primeira pgina
A primeira pgina deve exibir o ttulo do livro, o nome e o endereo dos autores, resumo em ingls e "resumo" em portugus (para artigos escritos em Portugus). O ttulo deve ser centralizado sobre a pgina inteira, no ponto 16 negrito fonte. Nomes de autores devem ser centrados na 12 fonte, negrito, todos eles eliminados na mesma linha, separada por vrgulas. Endereos devem ser centralizados em fonte de 12 pontos. O resumo deve ser em fonte de 12 pontos, recuado 0,8 cm de ambos os lados.

2. CD-ROMs e processo impresso


Em algumas conferncias, os artigos so publicados em CD-ROM enquanto apenas o resumo publicado no processo. Neste caso, os autores so convidados a preparar duas verses finais do livro. Um, completa, que sero publicados no CD e a outra, contendo apenas a primeira pgina, com resumo e "resumo" (para artigos em Portugus).

3. Sees e pargrafos
Ttulos de seo devem ser em negrito, 13pt, flush deixados. Deve haver um extra de 12 pt de espao antes de cada ttulo. A numerao de seo opcional. O primeiro pargrafo de cada seo no deve ser recuado. as primeiras linhas dos pargrafos subseqentes devem ser recuadas por 1,27 cm. 3. 1. Subsees a Os ttulos de subseo devem ser em negrito, 12pt, flush deixados.

4. Figuras e legendas
Figura e tabela de legendas devem ser centralizadas se menos do que uma linha (Figura 1), caso contrrio justificados e recuados por 0,8 cm em ambas as margens, como mostrado na Figura 2. A fonte deve ser Helvetica, ponto 10, negrito, com 6 pontos de espao antes e depois de cada legenda. Nas tabelas, no use planos de fundo coloridos ou sombreados e evitar linhas de enquadramento de espessura, duplicada ou desnecessrios. Ao relatar dados empricos, no use mais dgitos decimais do que justifiquem a sua preciso e reprodutibilidade. Legenda da tabela deve ser colocada antes da tabela (ver tabela 1) e a fonte usada tambm deve ser Helvetica, ponto 10, negrito, com 6 pontos de espao antes e depois de cada legenda.

Figura1. Uma figura tpica

Figura 2. Esta figura um exem lo de uma legenda de figura, tendo mais de uma linha e justificado considerando margens mencionadas na seo 4.

5. Imagens de
Todas as i agens e il st aes devem estar em tons de preto e branco ou cinzas. A resoluo da imagem no papel deve ser cerca de 600 dpi para imagens em preto e branco e 150-200 dpi para imagens em tons de cinza. No inclua imagens com resoluo excessiva, como eles podem levar horas para imprimir, sem qualquer di erena visvel no resultado.
Tabela 1. Variveis a considerar na avaliao de tcnicas de interao Seleo

Tarefa

Posicionamento

Orientao

6. Referncias de
Referncias bibliogrficas devem ser claras e uniformes. Ns recomendamos dar nomes de referncias o autor entre parnteses, por exemplo, [1984 Knuth], [Kernighan e Ritchie 1990]; ou datas entre parnteses, por exemplo, Knuth (1984), Sederberg e Zundel (1989,1990).

Vari el Distncia alvo Direo horizontal e vertical do alvo Distncia objeto oculto Direo da ocluso Distncia inicial Iniciais direes horizontal e vertical Distncia final Finais direes horizontal e vertical Preciso vertical Preciso horizontal Distncia Direes horizontal e vertical Orientao inicial (3 angulos) Orientao final (3 angulos) Exatido/preciso

Mtri a utilizada C bitos virtuais Graus do arco C bitos virtuais Esquerda/direita/cima/baixo C bitos virtuais Graus do arco C bitos virtuais Graus do arco Porcentagem de sobreposio Porcentagem de sobreposio C bitos virtuais Graus do arco Graus do arco Graus do arco Graus do arco

Вам также может понравиться