Вы находитесь на странице: 1из 1

Aulas isoladas de Portugus Processo de formao de palavras

Aluno(a): Professor(a): GISELMA ALVES

Data:

Processos de formao de palavras: As palavras esto em constante processo de evoluo, o que torna a lngua um fenmeno vivo que acompanha o homem. Por isso alguns vocbulos caem em desuso (arcasmos), enquanto outros nascem (neologismos) e outros mudam de significado com o passar do tempo. Na Lngua Portuguesa, em funo da estruturao e origem das palavras encontramos a seguinte diviso:

palavras primitivas - no derivam de outras (casa, flor) palavras derivadas - derivam de outras (casebre, florzinha) palavras simples - s possuem um radical (couve, flor) palavras compostas - possuem mais de um radical (couve-flor, aguardente)

Para a formao das palavras portuguesas, necessrio o conhecimento dos seguintes processos de formao: Composio - processo em que ocorre a juno de dois ou mais radicais. So dois tipos de composio.

justaposio: quando no ocorre a alterao fontica (girassol, sexta-feira); aglutinao: quando ocorre a alterao fontica, com perda de elementos (pernalta, de perna + alta).

Derivao - processo em que a palavra primitiva (1 radical) sofre o acrscimo de afixos. So cinco tipos de derivao.

prefixal: acrscimo de prefixo palavra primitiva (in-til); sufixal: acrscimo de sufixo palavra primitiva (clara-mente); parassinttica ou parassntese: acrscimo simultneo de prefixo e sufixo, palavra primitiva (em + lata + ado). Esse processo responsvel pela formao de verbos, de base substantiva ou adjetiva; regressiva: reduo da palavra primitiva. Nesse processo forma-se substantivos abstratos por derivao regressiva de formas verbais (ajuda / de ajudar); imprpria: a alterao da classe gramatical da palavra primitiva ("o jantar" - de verbo para substantivo, " um judas" - de substantivo prprio a comum).

Alm desses processos, a lngua portuguesa tambm possui outros processos para formao de palavras, como:

Hibridismo: so palavras compostas, ou derivadas, constitudas por elementos originrios de lnguas diferentes (automvel e monculo, grego e latim / sociologia, bgamo, bicicleta, latim e grego / alcalide, alcometro, rabe e grego / caiporismo: tupi e grego / bananal - africano e latino / sambdromo - africano e grego / burocracia - francs e grego); Onomatopia: reproduo imitativa de sons (pingue-pingue, zunzum, miau); Abreviao vocabular: reduo da palavra at o limite de sua compreenso (metr, moto, pneu, extra, dr., obs.) Siglas: a formao de siglas utiliza as letras iniciais de uma seqncia de palavras (Academia Brasileira de Letras - ABL). A partir de siglas, formam-se outras palavras tambm (aidtico, petista) Neologismo: nome dado ao processo de criao de novas palavras, ou para palavras que adquirem um novo significado.

Вам также может понравиться