Вы находитесь на странице: 1из 9

TICA DOS MEMBROS DO MINISTRIO PBLICO

No seria menos importante estabelecer aos membros do Ministrio Pblico do Brasil, sejam em mbito da Unio ou nos limites de cada Estado Federado ou Distrito Federal, condutas condizentes com a tica voltada profisso, mormente em dias hodiernos, nos quais tais profissionais so dotados de grande independncia administrativa e funcional, e atuaro onde o seu bom senso de justia lhes permitir. Para tanto, a lei 8.625/93 elenca no captulo VII os deveres e vedaes dos membros do Ministrio Pblico, que podero servir tanto para os promotores e procuradores de justia, em mbito estadual, quanto para os procuradores da repblica, do trabalho e militar, em mbito federal. Em primeiro plano, encontramos o dever de manter ilibada a conduta pblica e particular. [20] Como bem lembrado por Nalini, no s dever do membro do Ministrio Pblico, mas tambm requisito para o ingresso na carreira mediante concurso pblico. [21] Outro dever importante e comum a todos os que exercem atividades jurdicas o zelo pelo prestgio da justia, presente no inciso II do art. 43 da Lei 8.625/93. E bvio notar tal dever por parte dos membros do Parquet, pois so os "promotores" da Justia, encontrando nela o fundamento de sua profisso. Os promotores, bem como os procuradores, devem ser entes presentes e ativos nos processos que lhe caibam atuar. Devem assistir pessoalmente aos atos judiciais, quando obrigatria ou conveniente a sua presena, assim como obedecer aos prazos processuais, garantindo, assim, o empenho pela justia e celeridade do processo. [22] Um dever interessante e que se assemelha com o dos magistrados a obrigatoriedade de fundamentao de seus pronunciamentos processuais, que garante a perfeita anlise do processo e da concepo da justia em cada caso. [23] O promotor dever desempenhar as suas funes com zelo e presteza [24], pois representa a sociedade e em razo disso dever zelar pelas atividades profissionais.

Outro dever correlato a outros cargos, como na magistratura e na advocacia pblica, aquele que obriga os membros do MP a se declararem suspeitos ou impedidos de atuar em processo, quando o caso [25], o que demonstra a preocupao de se evitar atos passionais, ensejando, assim, segurana da coletividade, representada pelo ente ministerial. Embora tenha limites de atribuio, dever o promotor adotar as providncias cabveis a fim de sanar quaisquer irregularidades de que tenha conhecimento, o que demonstra o poder de defensor da sociedade e da justia. [26] Assim como para todos os profissionais na rea judiciria, existe para os membros do MP dever de urbanidade e respeito para com as partes, juiz, colegas de trabalho e demais funcionrios e auxiliares da justia. E tal dever vem acompanhado com a obrigao de atender aos interessados, tpica funo de membro do Parquet. [27] Deve o promotor, assim como o Juiz, residir na comarca onde exerce suas atividades, pois assim ser encontrado nos casos de relevncia e urgncia. E, por bvio, dever o promotor se identificar como tal sempre que entrar em exerccio de suas funes, para que se distinga este dos demais serventurios da justia. [28] Tamanha responsabilidade e autonomia no impedem que se estabeleam regras ticas do promotor em relao a seus superiores. Deve ele acatar as decises de sua administrao superior, bem como prestar informaes, quando solicitadas pelos rgos da instituio. [29] Saindo da seara dos deveres dos membros do MP, impe-se-lhes vedaes, que so impedimentos de praticarem atos contrrios ao propsito da instituio. No pode o promotor exercer advocacia ou comrcio, ou ainda participar de sociedade comercial, salvo como acionista ou cotista. Tambm, e por corolrio a estas duas regras, jamais receber honorrios, custas ou porcentagens, a qualquer pretexto, na qualidade de promotor de justia. [30] Tal vedao, alm de proteger o bem senso do titular do cargo, denota a confiana da sociedade em seu trabalho, pois assim no poder cair em devaneios acerca de causas particulares, e exercer, nica e exclusivamente, a sua funo pblica, que lhe exige tempo e trabalho. No pode o promotor, como qualquer outro membro da administrao pblica, em regra, exercer qualquer outra funo pblica remunerada, salvo a de magistrio, como freqentemente se verifica em salas de aula de todo o pas, eis que o conhecimento e experincia da autoridade pblica ser deveras importante para os acadmicos. bvio que o acmulo de atividades

dentro de sua rea de atuao no Ministrio Pblico no ser contado como exerccio de mais de uma funo pblica, visto que concernente a uma mesma entidade e com fim afetos. [31] Finalmente, lhes era vedado o exerccio de atividade poltico-partidria, mas ressalvando-se as excees da lei, segundo o Art. 44, V, da Lei 8.625/93. Porm, com o advento da emenda constitucional n. 45/04, doravante no ser mais permitida, em qualquer hiptese, o exerccio de atividade poltico-partidria por parte de membro do Ministrio Pblico, visto que o art. 128, 5, inciso II, da CF, em sua alnea a), sofreu alterao, vedando, em qualquer hiptese, tal atividade por parte do promotor. [32] Os poderes concedidos ao Ministrio Pblico aps o advento da CF de 88 merecem destaques em discusses ticas acerca da atuao de seus membros, visto que passaram, significativamente, a obter poderes discricionrios, sob o crivo de suas prprias conscincias ticas, o que, de um lado trouxe seriedade e temor quanto s suas investigaes, e de outro, exageros e exibicionismos por parte de alguns de seus membros. Fato que, diante do crescimento do assdio da mdia em relao a tais profissionais [33], indagaes ticas permanecero nas pautas dos estudiosos, anlises a serem vistas diversas e diversas vezes conforme a entidade ganha destaque na sociedade.
Com a promulgao da CF/88, o MP, que antes ocupava uma seo especfica do captulo reservado aos diversos rgos do Poder Executivo, hoje tem uma posio indiscutivelmente de maior destaque, sendo objeto do Captulo IV, inserto no Ttulo IV, que trata da organizao dos trs poderes do Estado, captulo este que disciplina as funes ditas essenciais Justia. Assim, com a nova ordem constitucional estabelecida, o MP destacou-se nitidamente do Poder Executivo, tendo agora uma feio muito mais independente e autnoma, a ponto de se dizer, com um indisfarvel exagero claro, tratar-se de um Quarto Poder. Excessos parte, porm, o certo que o MP ganhou com a nova ordem constitucional um novo status, passando a figurar como "instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis", tal como se encontra insculpido no art. 127, caput, da CF/88. Ademais, para tornar efetiva a sua independncia, o 2. do mesmo art. 127 assegurou a sua "autonomia funcional e administrativa", dando-lhe, outrossim, a possibilidade de "propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, a poltica remuneratria e os planos de carreira", alm de poder elaborar "sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias."

Ainda em sede constitucional, previstas esto as mesmas garantias outorgadas magistratura, quais sejam, a vitaliciedade, a inamovibilidade e a irredutibilidade de subsdio, alm de ser vedado aos seus membros o recebimento de "honorrios, percentagens ou custas processuais", o exerccio da advocacia, a participao em sociedade comercial, o exerccio de qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio, bem como "atividade poltico-partidria, salvo excees previstas na lei."

Textos relacionados

Decises vinculantes dos tribunais superiores Dignidade na velhice: direito ou utopia? O exame de ordem inconstitucional: o parecer da Procuradoria Geral da Repblica e a reao do corporativismo Justia Desportiva: suspenso automtica por cartes amarelos O Direito Previdencirio no neoprocessualismo

Complementando estas diretrizes constitucionais, temos a Lei Federal n. 8.625/93, que dispe sobre as normas gerais para organizao do Ministrio Pblico dos Estados ( a chamada Lei Orgnica do MP) e a Lei Complementar Federal n. 75/93 que disciplina a organizao do Ministrio Pblico da Unio.

Feitas estas consideraes iniciais, vamos abordar mais especificamente o tema em questo: a tica no Ministrio Pblico. Considerando-se tica como "a cincia de uma forma especfica de comportamento humano", ou "de uma esfera do comportamento humano", como a definiu Adolfo Snchez Vzquez (tica, Civilizao Brasileira, 8. edio, 1985, p. 12 e segs.), vamos tentar estabelecer determinados parmetros de atuao do Promotor de Justia, frente aos demais operadores jurdicos, mas dando nfase sua atuao na rea criminal e principalmente em relao parte acusada, aquela que se encontra no banco dos rus, aspecto que vou me ater mais demoradamente, no somente pelo fato de atuar na rea criminal, como tambm pela circunstncia de ensinar Direito Processual Penal. Mas, mesmo antes disso, e para situar melhor a minha posio preciso que constatemos uma realidade preocupante: hoje, e mais do que nunca, os meios de comunicao buscam incutir na opinio pblica a idia de que o infrator deve ser punido o mais severamente possvel, retirando-lhe tambm direitos e garantias constitucionais e indissociveis da condio de ru, como se isto servisse para solucionar, feito um blsamo, o problema da violncia e da criminalidade. evidente que a violncia e a criminalidade no se resolvem base de leis mais severas, de uma maior criminalizao de condutas e de restries a princpios constitucionais como a ampla defesa, o contraditrio, a individualizao das penas, a presuno de inocncia, etc., mesmo porquea lei penal deve ser concebida como ltima soluo para o problema da violncia, pois no , nunca foi e jamais ser superao para a segurana pblica de um povo. Alis, se ns observarmos o sistema carcerrio brasileiro, constataremos que ele revela exatamente o quadro social reinante neste Pas, pois nele esto "guardados" os excludos

de toda ordem, basicamente aqueles indivduos banidos pelo injusto e selvagem sistema econmico no qual vivemos; o nosso sistema carcerrio est repleto de pobres e isto no , evidentemente, uma "mera coincidncia". Ao contrrio: o sistema penal, repressivo por sua prpria natureza, atinge to-somente a classe pobre da sociedade. Sua eficcia se restringe, infelizmente, a ela. As excees que conhecemos apenas confirmam a regra. E isto ocorre porque, via de regra, a falta de condies mnimas de vida (como, por exemplo, a falta de comida), leva o homem ao desespero e ao caminho do crime, como tambm o levam a doena, a fome e a ausncia de educao na infncia. Assim, aquele que foi privado durante toda a sua vida (principalmente no seu incio) dessas mnimas condies se subsistncia estaria, a meu ver, mais propenso ao cometimento do delito pelo simples fato de no haver para ele, muitas vezes, qualquer outra opo; h excees, verdade, porm estas, de to poucas, mais uma vez apenas confirmam a regra. A esse respeito, h uma opinio bastante interessante de uma Juza Militar Federal, Dr. MARIA LCIA KARAM, segundo a qual "hoje, como h duzentos anos, mantm-se pertinente a indagao de por que razo os indivduos despojados de seus direitos bsicos, como ocorre com a maioria da populao de nosso pas, estariam obrigados a respeitar as leis." (cfr. De Crimes, Penas e Fantasias, Ed. Luan, Rio de Janeiro, 1991 p. 177). Ora, em nosso Pas, por exemplo, muitas leis penais esto a todo momento sendo sancionadas, como as leis de crimes hediondos, a priso temporria, a criminalizao do porte de arma, a lei de combate ao crime organizado, etc, sempre para satisfazer a opinio pblica (previamente manipulada pelos meios de comunicao), sem que se atente para a boa tcnica legislativa e, o que pior, para a constitucionalidade de alguns dos seus preceitos. E o resultado? Nenhum! Ou ser que aps a edio da lei de crimes hediondos (que data de 1990), ou do surgimento da priso temporria (de 1989), a criminalidade diminuiu e a segurana pblica melhorou? E a criminalizao do porte de arma? Ser que haver xito no que concerne segurana pblica? Ser que os criminosos guardaro suas armas por temor de serem presos em flagrante por crime de porte de arma? E as pessoas das classes mdia e alta, tero elas receio de portar uma arma de fogo ou sero facilmente beneficiadas com o registro e a autorizao para port-las? Querer, portanto, que a lei penal e a lei processual penal resolvam a questo da segurana pblica desconhecer as razes da criminalidade, pois muito pouco adiantam leis severas, criminalizao excessiva de condutas, penas mais duradouras ou mais cruis, retirada de garantias processuais ou mtodos de policiamento mais rgidos, como, por exemplo, a famigerada "tolerncia zero", etc., etc. Vale a pena citar o grande advogado criminalista, Ministro aposentado do STF, Dr. EVANDRO LINS E SILVA, que diz: "Muitos acham que a severidade do sistema intimida e acovarda os criminosos, mas eu no tenho conhecimento de nenhum que tenha feito uma consulta ao Cdigo Penal antes de infringi-lo." (in Cincia Jurdica Fatos n. 20, maio de 1996).

Em um seminrio que se prope a discutir tica no Direito, entendi ser fundamental enfrentar de incio tais assuntos (e eu jamais poderia perder esta oportunidade); a mim no possvel discutir tica do Promotor de Justia, especialmente o que atua na rea criminal, como eu, sem que se enfrente com coragem as questes acima colocadas. Ora, se assim o , e penso sinceramente que o seja, no se pode atuar eticamente na Justia Criminal, onde se debatem de um lado o direito liberdade e de outro a descoberta da verdade real quanto ao fato criminoso, concebendo o ru como um mero objeto do processo. No! O acusado de um crime tem que ser visto como um sujeito de direitos para o qual a CF/88 previu uma srie de garantias processuais que devem ser obrigatoriamente obedecidas, principalmente pelo rgo responsvel pela acusao, o Ministrio Pblico. Se o Promotor de Justia no tiver essa conscincia tica, e considerando-se as atuais condies que so inteiramente propcias ao endurecimento do tratamento penal dos acusados, evidente que diversos direitos e garantias processuais (muitos dos quais previstos na Carta Magna), podem ser esquecidos, revelando atitude, do ponto de vista tico, extremamente reprovvel. J se foi a poca do Promotor de Justia ser um cego e sistemtico acusador pblico, perseguidor implacvel do ru, profissional que representava a sociedade e tentava a todo custo uma condenao, pouco importando que tivessem sido dadas ao ru as condies plenas de provar a sua inocncia. No cabe ao Promotor de Justia criminal essa inconscincia atica de contribuir para uma condenao de algum, sem que para isso haja justa causa, dizer, uma consistncia probatria mnima, quando sabemos que possui ele um inigualvel leque de meios probatrios sua disposio para provar a acusao imputada. O Promotor de Justia (e a prpria denominao j o indica) deve ter a certeza processual do fato e da autoria, para que se legitime a pleitear em Juzo que algum cumpra uma sano penal. O direito de acusar deve revestir-se de uma completa imparcialidade (e isto no se contradiz com a condio de parte acusadora, pois que o prprio CPP ala o MP, tambm, condio de fiscal da lei, no seu art. 257); o MP atua, assim, no processo penal, com essa dupla face: ao tempo em que acusa e, como tal se diz que parte no sentido formal, tambm se lhe incumbe a fiel promoo e fiscalizao da lei. Exatamente por isso, hoje j pacfica a possibilidade do Promotor de Justia pleitear qualquer medida em favor do ru, incluindo, por exemplo, o pedido de absolvio, a impetrao de habeas corpus, de mandado de segurana em matria criminal, de recurso em benefcio do acusado, etc. etc. A acusao pblica, apesar de ser deduzida em nome da sociedade, no pode ser movida por sentimento de dio, paixo ou vingana, deixando-se de lado a lgica jurdica e sustentando a acusao apenas na boa oratria e na eloqncia vazia de argumentao, amesquinhando-se uma funo to digna.

A aceitao da improcedncia de uma acusao, antes de representar uma derrota, deve ser vista como uma atitude nobre e eticamente incensurvel. verdade que tempos atrs o prprio Governo j ordenou o contrrio; narra a Histria que editou-se certa vez um ato normativo, o Aviso n. 323, de 25 de julho de 1861, em que se lia "a lei no permite que a causa da justia fique abandonada e os atos das autoridades criminais sem ter quem os explique." Ocorre que a "causa da justia" no , sempre e sempre, contra o ru e a favor da acusao. A propsito, so conhecidas, por exemplo, as velhas sentenas de Berrier, segundo o qual, " prefervel ficarem impunes muitos culpados do que punido quem devesse ser absolvido." e a de Montesquieu, para quem "a injustia feita a um uma ameaa feita a todos." O professor Jorge Americano resume de maneira irretorquvel tais consideraes: "Obrigado a intervir, o MP estuda o fato e fiscaliza a aplicao do direito. Expe os seus argumentos com sobriedade de firmeza, com preciso e energia, mas sem paixo nem violncia. Tem em vista a moralidade e a justia. Responde aos argumentos dos diversos interessados, sem jamais sacrificar a verdade. Poupa a reputao alheia. Abandona os gracejos e os doestos, economiza a adjetivao. Encara o episdio como um fato jurdico e no como questo pessoal contra os demais interessados." (apud Roberto Lyra, in Teoria e Prtica da Promotoria Pblica, co-edio da Sergio Antonio Fabris Editor e Escola Superior do Ministrio Pblico do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989, p. 74). A tica, portanto, repulsa os espetculos teatrais, a busca incessante pela notoriedade e pelo espao na mdia, as humilhaes a quem j se encontra em situao vexatria, tudo a exigir do Promotor criminal um distanciamento quase "herico" das paixes que costumam rodear as lides criminais. Como disse Roberto Lyra, um dos maiores penalistas brasileiros, o Promotor de Justia "como homem pblico, na sua mais bela modalidade, renunciar, no exerccio do cargo, a qualquer reserva mental, a qualquer preconceito, a qualquer facciosismo." (ob. cit. p. 75). Alis, Roberto Lyra que dedicou toda a sua vida ao estudo do Direito Criminal e ao Ministrio Pblico, a ponto de ser chamado por Evandro Lins e Silva de o "Prncipe dos Promotores Pblicos brasileiros", em sua obra "Teoria e Prtica da Promotoria Pblica", dedicou um captulo inteiro "tica do Promotor Pblico", onde resume de forma magnfica os princpios norteadores da conduta de um membro do MP. Este mesmo autor, nesta mesma obra, citando agora o Marqus de So Vicente, escreveu: "O acusador, por decoro prprio e sobretudo por obrigao estrita, jamais dever injuriar o ru, ou por qualquer forma olvidar-se do respeito devido ao tribunal. Pelo contrrio, refletido e moderado, embora enrgico em sua argumentao, deve produzir a acusao sem arrebatamento, sem exagerao." (idem, p. 79).

Nesse livro clssico h trechos memorveis, como por exemplo: "Faltar, no entanto, tica, numa de suas regras essenciais, o Promotor Pblico que injuriar o ru, ou, mesmo vex-lo sem estrita necessidade. Mais do que violao da tica isso constitui covardia, na rigorosa expresso da palavra. , tambm, impoltico, desastrado, contraproducente esse procedimento pelo pssimo efeito, pelo desprestgio da funo, pelo descrdito do orador judicirio." (idem, ibidem, p. 80). Portanto, no deve o Promotor valer-se do infortnio do acusado para, afagando a sua vaidade, utilizar-se do processo como palco para disputas forenses e em busca da notoriedade gratuita e nociva. O ru tem direito a respeito; praticando uma conduta delituosa, merece tambm ser punido, evidente, mas no retirando-lhe garantias processuais e faltando-lhe com a considerao devida. Mas a questo no se resume ao foro criminal. Claro que a tica no Ministrio Pblico deve ser observada pelo Promotor atuante na rea criminal ou no; a abordagem at agora feita se deu pela proximidade do tema com a minha experincia profissional e a minha vida acadmica. Mas, logicamente, atue na rea criminal ou no, o membro do MP deve sempre procurar a verdade na sua atividade e nas suas postulaes, devendo reconhecer com altivez, quando for o caso, a improcedncia da sua pretenso. Em nenhum momento deve ser levado pela paixo, relegando o carter tcnico-jurdico a segundo plano e ferindo de morte a dignidade da sua nobre funo. Deve, principalmente, cuidar-se para no sucumbir vaidade, transformando, como adverte Nalini, "toda e qualquer questo em objeto de demanda, apenas pelo gozo inefvel de ocupar espao e tempo na mdia." (tica Geral e Profissional, Editora Revista dos Tribunais, 2. edio, p. 249) Alis, por falar em vaidade, nunca esqueamos a mensagem final do filme "O Advogado do Diabo", quando a personagem que corporifica o diabo, representada por Al Pacino, em sua ltima frase diz profeticamente: "Vaidade: com certeza o meu pecado favorito". Alis, a propsito, no que diz respeito mais especificamente ao gosto pela exposio excessiva e desnecessria aos holofotes, novamente trago as consideraes do Professor Jorge Americano: "os casos sujeitos justia, so, por sua natureza, estranhos publicidade. No que haja receio dela, mas por questes de necessidade, recato e mtodo de trabalho." (ide, ibidem, p. 105) Porm, a outras exigncias ticas tambm esto submetidos os membros do Ministrio Pblico, atuem em qualquer rea, dentre as quais, podemos citar a obrigao de indicar todos os fundamentos jurdicos dos seus pronunciamentos, a fim de que se certifique a

leitura dos autos por parte do profissional; obedecer aos prazos processuais, para que se agilize a prestao jurisdio; assistir aos atos processuais pertinentes, evitando-se futuras nulidades e demonstrando zelo e presteza no seu mister; declarar-se suspeito ou impedido, sempre que for o caso; tratar com urbanidade as partes e os demais sujeitos processuais; residir na comarca, salvo motivo justificado; atender ao pblico, etc. Alguns desses deveres esto expressamente previstos nas referidas leis orgnicas do Ministrio Pblico dos Estados e do MP da Unio, respectivamente nos arts. 43 e 236. No que diz respeito ao relacionamento com os Juzes, os Advogados e os prprios colegas, deve o Promotor de Justia comportar-se sem qualquer tipo de animosidade, ainda que suas teses jurdicas sejam conflitantes, o que normal tratando-se de uma cincia como o Direito. No havendo entre eles qualquer tipo de hierarquia ou submisso, evidente que o convvio dever ser o mais harmnico, respeitoso e confivel e isto s possvel se todos se conduzirem eticamente nas suas respectivas reas de atuao. Novamente se faz necessrio no deixar que a fogueira das vaidades perturbe a convivncia entre eles; se alguns desses operadores jurdicos deseja atribuir-se funes que no so suas, mas do outro, no h remdio mais adequado do que novo concurso pblico. Assim, finalizando diria que, seja Promotor, Juiz ou Advogado, aquele que se dedicar ao Direito, como profisso, h de saber que na conduta cotidiana tem-se que, como diz Calmon, "definir objetivos e, em funo desses fins, fixar qual a melhor conduta individual e social a seguir no seu viver e conviver." (Direito, poder, justia e processo Julgando os que nos julgam. Forense, 1999, p. 53). Creio ser esta, em suma, a melhor lio a respeito de como conduzir-se eticamente, lio esta extrada da mais recente obra daquele que, ao longo dos anos, seja no Ministrio Pblico, seja na advocacia, seja na vida acadmica, trilhou, eticamente, um caminho de brilho, de sucesso profissional e de respeito ao prximo.

Вам также может понравиться