Вы находитесь на странице: 1из 9

PROVA DE BIOLOGIA UFPI/1999 1.

. Dentre os vrios tipos de protenas que so sintetizadas encontram-se as enzimas, que caracterizam-se por serem: a) substncias que compem a estrutura dos seres vivos. b) catalisadores orgnicos fundamentais para as reaes que fazem parte do metabolismo celular. c) Transportadores de substncias presentes nas membranas que envolvem as organelas. d) Substncias qumicas que so consumidas nos diferentes processos qumicos celulares. e) Substncias que so degradadas pelos seus respectivos substratos, os quais so altamente especficos.
2.

Os experimentos de Miller, nos quais alguns aminocidos simples foram formados quando uma corrente eltrica passou atravs de uma mistura de NH3, CH4, H2O e H2, deram suporte : a) hiptese de Oparin sobre a origem da vida. b) Teoria de Darwin sobre aorigem das espcies. c) Teoria de Pasteur (a vida surge da vida) d) Hiptese de Van Helmont sobre a abiognese. e) Hiptese de G. W. Beadle e E. L. Tatum sobre a teoria Um gene Uma enzima.

3.

A fotossntese fundamental para reciclagem do carbono, oxignio e gua na biosfera porque:


a) os autotrficos fotossintticos utilizam a luz, CO2 e H2O para formao de compostos

orgnicos que, quando utilizados pelo heterotrficos; liberaro CO2 e H2O.


b) os autotrficos fotossintticos utilizam a luz, compostos orgnicos e O2 para formao de

CO2 e H2O, que sero utilzados pelos heterotrficos para formao de compostos orgnicos. c) A reciclagem de energia necessria sntese de molculas simples ocorre atravs da captao da luz pelos heterotrficos.
d) A liberao de CO2, O2 e H2O das macromolculas orgnicas se deve luz captada pelos

organismos fotossntticos.

e) A gua absorvida pelos organismos fotossintticos reage com o CO2 para formar

carboidratos, que, quando utilizados pelos heterotrficos, liberaro O2. 4. Relacionando-se o processo metablico com produo de energia, pode-se afirmar, corretamente, que: a) os processos anaerbicos e de fermentao liberam menos energia do que os aerbicos. b) O processo anaerbico s ocorre em seres superiores, com alta demanda energtica. c) O processo anaerbico s ocorre nos organismos procariontes, com baixa demanda energtica. d) O processo anaerbico produz ATP somente em tecidos desprovidos de mitocndrias. e) Os processos fermentativos formam molculas orgnicas pequenas sem nenhum valor energtico.
5.

EM uma suposta flor, a cor das ptalas pode ser branca, ou vermelha, ou amarela. A cor branca devida presena de um precursor incolor a partir do qual podem ser sintetizados os pigmentos vermelho e amarelo, em dois processos consecutivos controlados pelos genes dominantes V e A, respectivamente. Considerando o xposto correto afirmar que, alm do gene que codifica a sntese do precursor: a) as plantas com flores amarelas possuem somente o gene A. b) as plantas co flores vermelhas possuem os genes V e A. c) as plantas com flores brancas possuem os genes V e A. d) as plantas com flores amarelas possuem os genes V e A. e) as plantas com flores bancas possuem apenas o gene V.

6.

Marque a opo que apresenta o nome das doenas que poderiam ser evitadas com a eliminao de reservatrios de gua parada, onde se reproduzem insetos vetores. a) Clera, dengue e esquistossomose. b) Doena de Chagas, clera e leishmaniose. c) Doena do sono, esquitossomose e febre amarela. d) Dengue, febre amarela e malria. e) Esquistossomose, febre amarela e malria.

7.

Alm do DNA cromossmico, algumas bactrias podem apresentar pequenos crculos de DNA, de grande importncia para a engenharia gentica. Estas estruturas so conhecidas como:

a) nuclelides. b) Genomas c) Plasmdeos d) Mesossomos e) Capsmeros. 8. Organismos aclorofilados, heterotrficos, unicelulares ou pluricelulares so utilizados em indstrias farmacuticas, de bebidas fermentadas e em panificadoras. Esta descrio referese aos organismos denominados: a) Bactrias. b) Diatomceas. c) Fungos. d) Protozorios. e) Rodofceas.. 9. Relacione os tecidos vegetais da coluna 1 com as respectivas funes, mostradas na coluna 2. Coluna 1 1. Florema 2. Xilema 3. Meristema 4. Esclerquima 5. Epiderme A seqncia correta : a) 3, 1, 5, 4 e 2. b) 2, 3, 5, 1 e 4. c) 4, 5, 1, 2 e 3 d) 1, 3, 5, 2 e 4 e) 2, 4, 5, 1 e 3. 10. Marque a opo que apresenta a explicao correta para o fato de que os vasos, nos quais cultivamos plantas terrestres ornamentais, possuem um orifcio no fundo para drenar o excesso de gua. Coluna 2 ( ( ( ( ( ) Transporte da seiva mineral. ) Sustentao ) Proteo ) Transporte da seiva orgnica. ) Crescimento do vegetal.

a) Elevar o pH da soluo do solo e assim permitir uma melhor nutrio das plantas. b) Diminuir a velocidade da decomposio da matria orgnica do solo. c) Evitar o crescimento demasiado das razes e a conseqente necessidade de transplante do vegetal. d) Evitar uma quantidade excessiva de nutrientes disponveis planta. e) Permitir a aerao do solo, com oxignio suficiente para a respirao das razes. 11. Os vegetais apresentam, dentre outros compostos orgnicos, a celulose, de alto valor energtico (calrico). Os ruminantes, que so essencialmente herbvoros, no apresentam enzimas para digerir este carboidrato, mas conseguem aproveit-lo devido : a) diviso do estmago em quatro (4) compartimentos. b) Regurgitao que retorna o alimento boca onde novamente mastigado. c) Grande quantidade de suco gstrico produzido pelo rmen. d) Presena de bactrias e protozorios no rmen que digerem a celulose do capim. e) Presena de fungos no rmen que digerem a celulose do capim. 12. No Estado do Piau so encontrados dois dos principais ecossistemas brasileiros: as caatingas e os campos cerrados. Observe as afirmativas abaixo a respeito dos campos cerrados. I - Suas plantas perdem as folhas durante a estao seca, como uma proteo contra a perda dgua; II - Seus solos so profundos, cidos, de baixa fertilidade, mas ricos em alumnio; III- Seu clima quente, com perodo prolongado de seca rigorosa e estao chuvosa com chuvas irregulares ou praticamente ausentes em alguns anos; So corretas em seu conjunto as afirmativas: a) apenas I. b) I e II c) Apenas II. d) II e III. e) Apenas III. 13. A poluio atmosfrica causada, entre outras coisas, pela queima de combustveis fsseis, acarretar aumento da tempertaura mdia do planeta terra que, por volta do ano 2050,

poder estar de 1 a 4,5C acima dos valores atuais. A respeito deste fenmeno correto afirmar que ele decorre do aumento, na atmosfera, da concentrao de:
a) O2.

b) CO.
c) NO2 d) SO2 e) CO2.

14. Algum tempo atrs os horticultores da Serra Grande, entre o Cear e o Piau, viram-se face a uma quase completa devastao de suas hortalias por uma praga de grilos, que sempre atacou estas plantas, mas sempre em escala aceitvel, sem que se tivesse de usar inseticidas para seu controle. A pesquisa cientfica constatou que o aumento na quantidade de grilos coincidiu com a caa que se estava fazendo aos sapos da rea, com a finalidade de usar suas peles na confeco de bolsas, sapatos e outros artefactos femininos. A suspenso desta caa resultou no aumento da quantidade de sapos e na diminuio da quantidade de grilos que preguejavam as hortalias, de que eles se alimentam. Sobre a cadeia alimentar hortalia grilo sapo, podemos afirmar corretamente que: a) o sapo um consumidor primrio, e o grilo um herbvoro. b) O grilo um herbvoro, e a hortalia um produtor. c) A hortalia um produtor, e o sapo um decompositor. d) O grilo um decompositor, e o sapo um predador. e) A hortalia um produtor, e o grilo um consumidor secundrio.
15. A reproduo a capacidade de um ser vivo gerar novos seres, semelhantes a ele mesmo.

Existem duas formas bsicas de reproduo: assexuada e sexuada. Assinale a opo que contempla apenas, tipos de reproduo assexuada. a) Diviso binria e conjugao. b) Esporulao e brotamento. c) Gemulao e fecundao. d) Conjugao e gemulao. e) Fecundao e diviso binria.

16. As respostas medulares, que permitem ao organismo reagir rapidamente em situaes de mergncia, antes mesmo que a informao chegue ao crebro e o indivduo tome conscincia do que est acontecendo, so chamadas de: a) retransmisses bulbares. b) Reflexos bulbares. c) Reflexos cerebrais. d) Retransmisses cerebais. e) Atos reflexos. 17. Recentemente, no Brasil, vrias mulheres que tomaram plula anticoncepcional de uma determinada marca, ficaram grvidas porque os componentes ativos no estavam presentes no produto farmacutico. Assinale a opo que mostra corretamente quais so esses componentes, os quais atuam inibindo a produo de gonadotrofinas pela adeno-hipfise. a) Progesterona e oxitocina. b) Folculo estimulantes (FSH) e luteinizante (LH). c) Progesterona e testosterona. d) Prolactina e oxitocina. e) Estrgenos e progesterona. 18. Alguns animais aquticos so ssseis, vivendo grudados a rochas e a outros objetos submersos. So exemplos desse tipo de animais: a) as guas-vivas. b) As anmonas-do-mar c) Os moluscos cefalpodes. d) As esponjas. e) Os nematelmintos. 19. Dentre todos os elementos da Tabela Peridica, sabe-se, atualmente, que cerca de 26 so considerados essenciais para os animais, ou seja, os animais tm que adquiri-los a partir de sua dieta. Assinale a opo cujos elementos os animais devem ingerir em maior quantidade. a) Clcio, fsforo, potssio. b) Potssio, enxofre e sdio. c) Sdio, cloreto e magnsio. d) Nitrognio, clcio e fsforo.

e) Oxignio, carbono e hidrognio. 20. Os tecidos conjuntivos unem outros tecidos, sustentando-os e dando conjunto ao corpo, da sua denominao. So exemplos de tecido conjuntivo: a) tecido adiposo e sangneo. b) Tecido sseo e epitelial. c) Tecido epitelial e muscular. d) Tecido sseo e muscular. e) Tecido nervoso e glandular. 21. Assinale a alternativa que melhor explica o que um gene. a) Um gene uma regio do DNA que contm informaes para a sntese de protenas. b) Um gene uma regio do RNA que contm informaes para a sntese de adenina. c) Um gene uma regio do DNA que contm informaes para a sntese de ntrons. d) Um gene uma regio do RNA que contm informaes para a sntese de 3 bases nitrogenadas. e) Um gene uma regio do DNA que contm informaes para a sntese de guanina.
22. Em cobaias a cor preta se deve a um alelo dominante, e a cor branca a um alelo recessivo do

mesmo locus. Se em uma grande ninhada a metade dos filhotes branca, os mais provveis gentipos dos pais soB a) BB e Bb. b) Bb e Bb. c) Bb e bb. d) bb e bb. e) BB e bb. 23. Evidncias da evoluo podem ser obtidas de fsseis, registros geolgicos, estudos de bioqumica comparativa e de embriologia. Assinale, dentre os exemplos abaixo, aquele que pode ser classificado como evidncia bioqumica. a) Observao de marcas de pegadas. b) Comparao entre rgos homlogos. c) Datao radioativa de uma amostra de rocha. d) Similaridade das molculas de DNA e dois mamferos.

e) Comparao entre asa de um inseto e asa de uma ave. 24. marque a opo que apresenta o conceito que foi chave para o desenvolvimento da Teoria da Evoluo de Darwin. a) Existe abundncia de recursos para os organismos. b) Em uma populao mais membros so produzidos do que podem sobreviver. c) Os organismos em uma populao so uniformes. d) Os membros de uma populao contribuem igualmente para o pool gentico. e) As taxas de sobrevivncia no variam entre os membros de uma populao. 25. Os retrovrus diferem dos demais vrus por: a) serem capazes de se reproduzir fora da culula. b) Conterem uma enxima transcriptase reversa que inibe a formao a formao do capsdeo. c) Direcionarem o fluxo da informao gentica de RNA para DNA. d) Direcionarem o fluxo da informao gentica do DNA para o RNA. e) Produzirem genes, mas no produzirem protenas. 26. Assinale a opo que mostra a seqncia correta dos fenmenos do desenvolvimento embrionrio. a) Clivagem, blstula, gstrula, e mrula. b) Clivagem, gstrula, mrula, e blstula. c) Gstrula, mrula, blstula, e clivagem. d) Clivagem, mrula, blstula, e gstrula. e) Mrula, clivagem, gstrula, e blstula. 27. Assinale a opo que mostra a seqncia correta das camadas de tecidos que se formam, de fora para dentro, aps a gastrulao. a) Endoderma, ectoderma, mesoderma. b) Mesoderma, endoderma, ectoderma. c) Ectoderma, endoderma, mesoderma. d) Ectoderma, mesoderma, endoderma. e) Endoderma, mesoderma, ectoderma.

28. Os paramcios so organismos unicelulares, que se livram do excesso de gua de seu corpo atravs do uso: a) do retculo endoplasmtico. b) Do vacolo contrtil. c) Do tonoplasto. d) Do lisossomo. e) Dos plastdeos. 29. As organelas celulares que so mais parecidas com os procariontes so: a) as mitocndrias e os cloroplastos. b) Os retculos endoplasmticos liso e rugoso. c) Os ribossomos e os cloroplastos. d) Os ribossomos e a membrana plasmtica. e) O ncleo e o nuclolo. 30. Os animais includos no grupo dos insetos pertencem todos a(o) mesma (o): I - Classe II - Famlia III- Filo Considerando I, II e III correto afirmar que: a) somente I verdadeira. b) Somente II everdadeira. c) I e III so verdadeiras. d) II e III so verdadeiras. e) I e II so verdadeiras.
GABARITO

01 B 16 E

02 A 17 E

03 A 18 D

04 A 19 E

05 D 20 A

06 D 21 A

07 C 22 C

08 C 23 D

09 E 24 B

10 E 25 C

11 D 16 D

12 C 27 D

13 E 28 B

14 B 29 A

15 B 30 C

Вам также может понравиться