Вы находитесь на странице: 1из 85

CURSO ON-LINE LEI N 8.

112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ AULA 02

ASSUNTO: Lei n 8.112/90 (parte 2) 120 questes

121. (CESPE/TRE-BA/2010) A remoo a pedido ocorre apenas se houver interesse da administrao. Comentrios: ERRADO. A remoo a pedido ocorre em duas situaes: se houver interesse da administrao (art. 36, pargrafo nico, II). para outra localidade, independentemente Administrao (art. 36, pargrafo nico, III): do interesse da

para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que foi deslocado no interesse da Administrao; por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada comprovao por junta mdica oficial; em virtude de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for superior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados. Portanto, a remoo a pedido tambm ocorre apenas se no houver interesse da administrao.

122. (CESPE/TRE-BA/2010) O servidor que faltar ao servio sem motivo justificado perder o dia de remunerao. Comentrios: CERTO. O servidor perder a remunerao do dia em que faltar ao servio, sem motivo justificado (art. 44, I).
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

123. (CESPE/TRE-BA/2010) O servidor pblico proibido de ausentar-se do servio sem prvia autorizao do chefe imediato. Comentrios: CERTO. Ao servidor proibido ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato (art. 117, I).

ATENO: Ao servidor no proibido ausentar-se do servio durante o expediente. A proibio refere-se ausncia do servio durante o expediente sem prvia autorizao do chefe imediato.

124. (CESPE/TRE-BA/2010) cabvel a aplicao da pena de demisso ao servidor que receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie. Comentrios: CERTO. A demisso ser aplicada nos seguintes casos (art. 132): Crime contra a administrao pblica; Abandono de cargo; Inassiduidade habitual; Improbidade administrativa; Incontinncia pblica e conduta escandalosa, na repartio; Insubordinao grave em servio; Ofensa fsica, em servio, a servidor ou a particular, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem; Aplicao irregular de dinheiros pblicos; Revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo; Leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio nacional; Corrupo; Acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas;

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica; Participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio; Atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro; Receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; Aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro; Praticar usura sob qualquer de suas formas; Proceder de forma desidiosa; Utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares;

125. (CESPE/TRE-BA/2010) Os substitutos dos servidores investidos em cargo ou funo de direo ou chefia e dos ocupantes de cargo em natureza especial devem ser indicados no regimento interno ou, no caso de omisso, designados previamente pela chefia imediata do substitudo. Comentrios: ERRADO. Os servidores investidos em cargo ou funo de direo ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial tero substitutos indicados no regimento interno ou, no caso de omisso, previamente designados pelo dirigente mximo do rgo ou entidade (art. 38).

126. (CESPE/TRE-BA/2010) As dirias so devidas ao servidor que se ausenta a servio da sede da repartio para outro ponto do territrio nacional em carter eventual ou transitrio. Se o deslocamento em carter eventual ou transitrio se der para o exterior, o servidor far jus ao recebimento de ajuda de custo. Comentrios: ERRADO. www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Ajuda de custo Destina-se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente, vedado o duplo pagamento de indenizao, a qualquer tempo, no caso de o cnjuge ou companheiro que detenha tambm a condio de servidor, vier a ter exerccio na mesma sede (art. 53).

Diria O servidor que, a servio, afastar-se da sede em carter eventual ou transitrio para outro ponto do territrio nacional ou para o exterior, far jus a passagens e dirias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinria com pousada, alimentao e locomoo urbana (art. 58).

127. (CESPE/TRE-BA/2010) proibido ao servidor retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da sua repartio. Comentrios: CERTO. proibido ao servidor retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da sua repartio (art. 117, II).

ATENO: Ao servidor no proibido retirar qualquer documento ou objeto da sua repartio. A proibio refere-se retirada, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da sua repartio.

128. (CESPE/TRE-BA/2010) O servidor em gozo de licena para tratamento de assuntos particulares pode participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, bem como exercer o comrcio. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ CERTO. Ao servidor proibido participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio (art. 117, X). Essa vedao no se aplica nos seguintes casos (art. 117, pargrafo nico): participao nos conselhos de administrao e fiscal de empresas ou entidades em que a Unio detenha, direta ou indiretamente, participao no capital social ou em sociedade cooperativa constituda para prestar servios a seus membros; e gozo de licena para o trato de interesses particulares, observada a legislao sobre conflito de interesses.

NO PODE Gerncia Administrao Comrcio

PODE acionista, cotista ou comanditrio conselhos de administrao e fiscal (U cooperativa licena para o trato de interesses particulares capital social)

IMPORTANTE: O servidor em gozo de licena para tratamento de assuntos particulares pode participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, bem como exercer o comrcio.

ATENO: O CESPE gosta dessa assertiva! Por isso, memorizem-na. Vejam, por favor, a questo 36. (CESPE/TRE-MT/2010).

129. (CESPE/TRE-BA/2010) O rito sumrio do processo administrativo disciplinar aplica-se apenas apurao das irregularidades de acumulao ilcita de cargos pblicos, abandono de cargo e inassiduidade habitual. Comentrios:
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ CERTO.

IMPORTANTE: O rito sumrio aplicvel na apurao de acumulao ilegal de cargos, de abandono de cargo e de inassiduidade habitual, sendo a todas cabvel a pena de demisso. Trata de rito com instruo clere, pois visa a apurar casos em que j se tem materialidade pr-constituda.

130. (CESPE/TRE-MT/2010) O servidor pblico se sujeita responsabilidade civil, penal e administrativa decorrente do exerccio do cargo, emprego ou funo, podendo as sanes, que so independentes umas das outras, cumularse entre si. Comentrios: CERTO. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies (art. 121). As sanes civis, penais e

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si (art. 125).

IMPORTANTE: O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si.

131. (CESPE/TRE-MT/2010) O servidor responde administrativamente pelos ilcitos definidos na legislao estatutria, devendo a infrao, nesse caso, ser apurada pela prpria administrao ou pelo Poder Judicirio. Comentrios: ERRADO. O servidor responde administrativamente pelos ilcitos definidos na legislao estatutria, devendo a infrao, nesse caso, ser apurada, apenas, pela prpria administrao. Pois, a autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa (art. 143).

132. (CESPE/TRE-MT/2010) Para imputar-se a responsabilidade civil, preciso que haja a comprovao do dano causado e de que o servidor agiu por meio de comportamento doloso, no se cogitando, a, de culpa em sentido estrito. Comentrios: ERRADO. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros (art. 122). Assim, para imputar-se a responsabilidade civil, preciso que haja a comprovao do dano causado e de que o servidor agiu por meio de comportamento doloso ou culposo (culpa em sentido estrito).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

133. (CESPE/AGU/2010) No que se refere ao julgamento do processo administrativo disciplinar, na hiptese de o relatrio da comisso contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poder, motivadamente, agravar a penalidade proposta. Comentrios: CERTO. O julgamento do processo administrativo disciplinar se divide em duas anlises, quais sejam: exame do processo sob aspectos formais (vcios e nulidades) e exame do mrito da questo (arquivamento ou aplicao de penalidades). Na anlise formal, verificada a ocorrncia de vcio insanvel, a autoridade que determinou a instaurao do PAD ou outra de hierarquia superior declarar a sua nulidade, total ou parcial, e ordenar, no mesmo ato, a constituio de outra comisso para instaurao do novo processo (art. 169). Segundo o art. 167, no prazo de 20 dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferir a sua deciso. Toa, o julgamento fora do prazo legal no implica nulidade do processo (art. 169, 1). Por isso, diz-se que o prazo para julgamento no fatal. Em relao anlise do mrito, o estatuto estabelece as seguintes regras: Se a penalidade a ser aplicada exceder a alada da autoridade instauradora do processo, este ser encaminhado autoridade competente, que decidir em igual prazo (art. 167, 1). Havendo mais de um indiciado e diversidade de sanes, o julgamento caber autoridade competente para a imposio da pena mais grave (art. 167, 2). Se a penalidade prevista for a demisso ou cassao aposentadoria ou disponibilidade, o julgamento caber autoridades de que trata o inciso I do art. 141 (art. 167, 3). de s

Reconhecida pela comisso a inocncia do servidor, a autoridade instauradora do processo determinar o seu arquivamento, salvo se flagrantemente contrria prova dos autos (art. 167, 4).

O julgamento acatar o relatrio da comisso (art. 168). Contudo, quando esse relatrio contrariar as provas constadas dos autos, a autoridade julgadora poder, motivadamente, agravar a penalidade

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ proposta, abrand-la ou isentar o servidor de responsabilidade (art. 168, pargrafo nico).

134. (CESPE/AGU/2010) Durante a tramitao de um processo administrativo disciplinar, possvel o afastamento preventivo do servidor pblico, pelo prazo mximo de at cento e vinte dias, sem prejuzo de sua remunerao, para que tal servidor no venha a influir na apurao da irregularidade eventualmente cometida. Comentrios: CERTO. Como medida cautelar e a fim de que o servidor no venha a influir na apurao da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poder determinar o seu afastamento do exerccio do cargo, pelo prazo de at 60 dias, sem prejuzo da remunerao (art. 147). Esse afastamento poder ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessaro os seus efeitos, ainda que no concludo o processo (art. 147, pargrafo nico)

IMPORTANTE: AFASTAMENTO PREVENTIVO: Poder (competncia discricionria) ser determinado autoridade instauradora do processo disciplinar. At 60 + igual perodo. O servidor afastado permanece recebendo sua remunerao normalmente. Terminado o prazo de prorrogao, o servidor retornar ao exerccio de suas atividades, mesmo que o processo no tenha sido concludo. pela

135. (CESPE/AGU/2010) Na fase de inqurito, o prazo para apresentao da defesa escrita de quinze dias, sendo permitida a sua prorrogao pelo dobro na hiptese de existirem diligncias reputadas indispensveis. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ERRADO. Tipificada a infrao disciplinar, ser formulada a indiciao do servidor, com a especificao dos fatos a ele imputados e das respectivas provas (art. 161).

IMPORTANTE: Tipificao Indiciao

Em relao citao do(s) indiciado(s) e apresentao de defesa, a Lei estabelece que: O presidente da CPAD promover a citao do indiciado para, no prazo de 10 dias, apresentar defesa escrita, assegurando-se-lhe vista do processo na repartio (art. 161,1). Havendo 2 ou mais indiciados, o prazo ser comum (nico para todos, contado a partir da data em que o ltimo indiciado for citado) e de 20 dias (art. 161, 2). O prazo de defesa poder ser prorrogado pelo dobro, para diligncias consideradas indispensveis (art. 161, 3). Se o acusado recusar-se a assinar a cpia da citao, o prazo para defesa contar-se- da data declarada, em termo prprio, pelo membro da comisso que fez a citao, com a assinatura de 2 testemunhas. O indiciado que mudar de residncia fica obrigado a comunicar comisso o lugar onde poder ser encontrado (art. 162). Achando-se o indiciado em Lugar Incerto e No Sabido, ser citado por edital, publicado no DOU E em jornal de grande circulao na localidade do ltimo domiclio conhecido, para apresentar defesa (LINS = DOU + jornal de grande circulao) (art. 163). Neste caso, o prazo para apresentao da defesa escrita ser de 15 dias a partir da ltima publicao.

PRAZOS PARA A DEFESA ESCRITA 1 INDICIADO 2 OU + INDICIADOS LINS = DOU + JORNAL DE GRANDE CIRCULAO 10 DIAS 20 DIAS 15 DIAS

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

IMPORTANTE: Ser considerado revel o indiciado que, regularmente citado, no apresentar defesa no prazo legal (art. 164). Revel: diz-se do indiciado que, devidamente citado, no apresenta defesa no prazo da lei.

136. (CESPE/DPU/2010) De acordo com o disposto na Lei n. 8.112/1990, na hiptese de inassiduidade habitual, a penalidade disciplinar a ser aplicada ao servidor pblico de demisso. Comentrios: CERTO. A demisso ser aplicada nos seguintes casos (art. 132): Crime contra a administrao pblica; Abandono de cargo; Inassiduidade habitual; Improbidade administrativa; Incontinncia pblica e conduta escandalosa, na repartio; Insubordinao grave em servio; Ofensa fsica, em servio, a servidor ou a particular, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem; Aplicao irregular de dinheiros pblicos; Revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo; Leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio nacional; Corrupo; Acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas; Valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica; Participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio;

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro; Receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; Aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro; Praticar usura sob qualquer de suas formas; Proceder de forma desidiosa; Utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares.

137. (CESPE/DPU/2010) Se determinado servidor pblico participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, sem ser na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio, a administrao dever aplicar a penalidade de advertncia por escrito. Comentrios: ERRADO. A demisso ser aplicada nos seguintes casos (art. 132): Crime contra a administrao pblica; Abandono de cargo; Inassiduidade habitual; Improbidade administrativa; Incontinncia pblica e conduta escandalosa, na repartio; Insubordinao grave em servio; Ofensa fsica, em servio, a servidor ou a particular, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem; Aplicao irregular de dinheiros pblicos; Revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo; Leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio nacional; Corrupo; Acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas; Valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica;

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio; Atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro; Receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; Aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro; Praticar usura sob qualquer de suas formas; Proceder de forma desidiosa; Utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares;

138. (CESPE/DPU/2010) Quando servidor pblico federal recusar-se a se submeter inspeo mdica determinada por autoridade competente, sua recusa far com que seja demitido do servio pblico. Comentrios: ERRADO. A suspenso, no podendo exceder de 90 dias, ser aplicada em 4 hipteses, quais sejam (art. 130): Reincidncia das faltas punidas com advertncia. Cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitrias. Exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho. Recusar-se, injustificadamente, a ser submetido inspeo mdica determinada pela autoridade competente (suspenso de at 15 dias).

139. (CESPE/ANEEL/2010) vedada administrao pblica converter qualquer penalidade disciplinar em multa. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ERRADO. Quando houver convenincia para o servio, a penalidade de suspenso poder (competncia discricionria) ser convertida em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remunerao, ficando o servidor obrigado a permanecer em servio (art. 130, 2). Por exemplo: a um servidor, cuja remunerao igual a R$ 10.000,00, foi aplicada a penalidade de suspenso por 30 dias. Se essa pena for convertida em multa, ele dever permanecer trabalhando normalmente. Contudo, no prximo ms, far jus remunerao de R$ 5.000,00.

140. (CESPE/DPU/2010) Servidor pblico que adotar incontinncia pblica e conduta escandalosa, na repartio, estar sujeito a ser demitido do servio pblico. Comentrios: CERTO. A demisso ser aplicada nos seguintes casos (art. 132): Crime contra a administrao pblica; Abandono de cargo; Inassiduidade habitual; Improbidade administrativa; Incontinncia pblica e conduta escandalosa, na repartio; Insubordinao grave em servio; Ofensa fsica, em servio, a servidor ou a particular, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem; Aplicao irregular de dinheiros pblicos; Revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo; Leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio nacional; Corrupo; Acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas; Valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica; Participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio;

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro; Receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; Aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro; Praticar usura sob qualquer de suas formas; Proceder de forma desidiosa; Utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares.

141. (CESPE/MPOG/2010) Considere que servidora pblica federal tenha filha com doena rara, cujo diagnstico foi feito por percia mdica oficial. Nessa situao, considerando que a assistncia dessa servidora, ao longo do tratamento de sua filha, seja indispensvel e que no seja possvel a manuteno de suas atribuies funcionais como servidora pblica, poder serlhe concedida licena, por motivo de doena, pelo perodo de doze meses, sem prejuzo de sua remunerao. Comentrios: ERRADO. Poder ser concedida licena ao servidor por motivo de doena do cnjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovao por percia mdica oficial (art. 83):

IMPORTANTE: No so alcanados pela licena por motivo de doena em pessoa da famlia: irmo(), tio(a), av(). necessrio que o dependente, alm de viver s expensas do servidor, esteja registrado no assentamento funcional do servidor.

Essa licena somente ser deferida se a assistncia direta do servidor for indispensvel e no puder ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo ou mediante compensao de horrio.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A licena, includas as prorrogaes, poder ser concedida a cada perodo de 12 meses (a partir da concesso da 1 licena) nas seguintes condies (art. 83, 2): por at 60 dias, consecutivos ou no, mantida a remunerao do servidor; e por at 90 dias, consecutivos ou no, sem remunerao.

A soma das licenas remuneradas e das licenas no remuneradas, includas as respectivas prorrogaes, concedidas em um mesmo perodo de 12 meses (a partir da concesso da 1 licena), no poder ultrapassar os limites 60 dias (com $) e 90 dias (sem $) (art. 83, 4).

IMPORTANTE: Prazo mximo da licena = 150 dias = 60 dias (com $) + 90 dias (sem $)

142. (CESPE/MPOG/2010) Considere que Paulo, servidor pblico federal lotado em Braslia, pretenda ser removido a pedido para o Rio de Janeiro, independentemente do interesse da administrao, para acompanhar sua esposa, servidora pblica federal, aprovada recentemente em concurso pblico, lotada no Rio de Janeiro. Nessa situao hipottica far jus citada remoo, conforme expressa autorizao da Lei n 8.112/90. Comentrios: CERTO. A remoo a pedido ocorre em duas situaes: se houver interesse da administrao (art. 36, pargrafo nico, II). para outra localidade, independentemente Administrao (art. 36, pargrafo nico, III): do interesse da

para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que foi deslocado no interesse da Administrao ; por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada comprovao por junta mdica oficial;

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ em virtude de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for superior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados.

(CESPE/MS/2010) Julgue os itens a seguir, sobre as penalidades aplicveis aos servidores pblicos, tendo como fundamento as disposies da Lei n. 8.112/1990. 143. (CESPE/MS/2010) A ao disciplinar prescrever em cinco anos quanto s infraes punveis com demisso, suspenso, cassao de aposentadoria ou destituio de cargo em comisso, contados da data da consumao do fato. Comentrios: ERRADO. A ao disciplinar prescrever em (art. 142): 5 anos, quanto s infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso (= penas capitais); 2 anos, quanto suspenso; 180 dias, quanto advertncia.

PRESCRIO DA AO DISCIPLINAR PENAS CAPITAIS SUSPENSO ADVERTNCIA 5 ANOS 2 ANOS 180 DIAS

Por fim, o destaca-se que o prazo de prescrio comea a correr da data em que o fato se tornou conhecido (art. 142, 1). Ateno: no da data em que o fato foi praticado.

144. (CESPE/MS/2010) A autoridade julgadora poder decidir em desconformidade com o relatrio elaborado pela comisso responsvel pela
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ conduo do processo disciplinar quando reput-lo contrrio s provas dos autos. Comentrios: CERTO. O julgamento acatar o relatrio da comisso (art. 168). Contudo, quando esse relatrio contrariar as provas constadas dos autos, a autoridade julgadora poder, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrand-la ou isentar o servidor de responsabilidade (art. 168, pargrafo nico).

(CESPE/MS/2010) Com relao ao afastamento de servidores pblicos federais, julgue os itens seguintes. 145. (CESPE/MS/2010) O tempo em que o servidor estiver afastado para desempenho de mandato eletivo ser contado somente para efeito de aposentadoria e disponibilidade. Comentrios: ERRADO. considerado como de efetivo exerccio o afastamento em virtude de desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do DF, exceto para promoo por merecimento (art. 102, V). Na verdade, o examinador quis confundir o candidato, em funo da regra prevista no art. 103, IV: contar-se- apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, anterior ao ingresso no servio pblico federal. Amigos(as), embora a redao desses dispositivos sejam semelhantes, os seus efeitos so diferentes. Vejamos:

MANDATO ELETIVO (U, E, DF ou M) Antes de se tornar servidor Apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade Depois de se tornar servidor Efetivo exerccio, exceto para promoo por merecimento

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

146. (CESPE/MS/2010) O servidor poder afastar-se para servir em organismo internacional de que o Brasil participe, ou com o qual coopere, sem a perda da remunerao. Comentrios: ERRADO. O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se- com perda total da remunerao (art. 96).

(CESPE/MS/2010) Julgue os itens subsequentes, no que diz respeito a posse e exerccio de servidores pblicos federais. 147. (CESPE/MS/2010) O ocupante de cargo em comisso ou funo de confiana submete-se ao regime de integral dedicao ao servio e pode ser convocado sempre que houver interesse da administrao. Comentrios: CERTO. O ocupante de cargo em comisso ou funo de confiana submete-se a regime de integral dedicao ao servio, podendo ser convocado sempre que houver interesse da Administrao (art. 19, 1).

148. (CESPE/MS/2010) Em caso de reintegrao, encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor reintegrado ser aproveitado em outro, ou colocado em disponibilidade. Comentrios: ERRADO. A reintegrao a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28). Nesse caso, encontrando-se provido o cargo de origem, o seu eventual ocupante (e no o servidor reintegrado) ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade (art. 28, 2). www.pontodosconcursos.com.br 19

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

149. (CESPE/MS/2010) O servidor que ir exercer sua atividade em outro municpio, por motivo de ter sido removido, redistribudo, requisitado, cedido ou posto em exerccio provisrio, ter, no mnimo, dez e, no mximo, trinta dias de prazo, contados da publicao do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuies do cargo, includo nesse prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede. Comentrios: CERTO. O servidor que deva ter exerccio em outro municpio em razo de ter sido removido, redistribudo, requisitado, cedido ou posto em exerccio provisrio ter, no mnimo, 10 e, no mximo, 30 dias de prazo, contados da publicao do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuies do cargo, includo nesse prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede (art. 18).

150. (CESPE/FUB/2009) Considere que Paulo tenha sido demitido do servio pblico aps responder a processo administrativo disciplinar. Nessa situao, Paulo poder pedir a reviso da demisso, desde que apresente fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a sua inocncia ou a inadequao da penalidade imposta, no constituindo fundamento para essa reviso a simples alegao de injustia. Comentrios: CERTO. O PAD poder ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando houver fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido ou a inadequao da penalidade aplicada (art. 174). Destaca-se que a simples alegao de injustia da penalidade no constitui fundamento para a reviso. Pois, esta requer elementos novos, ainda no apreciados no processo originrio (art. 176).

151. (CESPE/FUB/2009) Considere que Pedro tenha entrado em exerccio no seu cargo em comisso em 14 de julho de 2008 e que tenha sido exonerado a pedido em 16 de dezembro de 2008. Nessa situao, Pedro far jus a receber

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 6/12 da remunerao recebida no ms da sua exonerao, a ttulo de gratificao natalina. Comentrios: CERTO. A gratificao natalina nada mais do que o 13 salrio do servidor. As regras acerca dessa gratificao esto previstas nos arts. 63 a 66 da Lei n 8.112/90. Vamos a elas: A gratificao natalina corresponde a 1/12 da remunerao a que o servidor fizer jus no ms de dezembro, por ms de exerccio no respectivo ano. A frao igual ou superior a 15 dias ser considerada como ms integral.

IMPORTANTE: Por exemplo, um servidor entrou em exerccio, no dia 12/05/2010, em um cargo cuja remunerao de R$ 5.000,00. No entanto, a partir de 01/07/2010, a remunerao foi reajustada para R$ 6.000,00. Em dezembro de 2010, qual ser o valor da gratificao natalina a que ele far jus? Valor = R$ 6.000,00 (remunerao de dezembro) x 8 (n de meses de exerccio) 12 Valor = R$ 4.000,00

A gratificao ser paga at o dia 20 de dezembro de cada ano. Notem que a lei no impede a antecipao da gratificao natalina. Tanto que comum o servidor antecipar 50% da referida gratificao, ficando a outra metade para dezembro. O servidor exonerado perceber sua gratificao natalina, proporcionalmente aos meses de exerccio, calculada sobre a remunerao do ms da exonerao. Esse clculo semelhante aquele feito acima. Vejamos:

IMPORTANTE: Pedro entrou em exerccio no seu cargo em comisso em 14/07/2008 e foi exonerado em 16/12/2008. Em dezembro de 2008, qual ser o valor da gratificao natalina a que ele fez jus? Valor = (Remunerao de dezembro) x 6 (n de meses de exerccio) 12

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A gratificao natalina no ser considerada para clculo de qualquer vantagem pecuniria. Por exemplo, a gratificao natalina no far com que o valor da ajuda de custo paga em dezembro seja maior do que outra paga em novembro.

152. (CESPE/FUB/2009) A posse em cargo pblico ato pessoal do futuro servidor, o qual no pode ser delegado a outra pessoa. Comentrios: ERRADO. A posse poder dar-se mediante procurao especfica (art. 13, 3).

153. (CESPE/FUB/2009) A reintegrao a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. Comentrios: CERTO. A reintegrao a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

154. (CESPE/FUB/2009) O cargo pblico renuncivel a qualquer tempo. Sendo assim, o servidor pode exonerar-se do cargo efetivo que ocupa quando julgar conveniente, no cabendo administrao question-lo a respeito dos motivos que o levaram a tomar esta atitude. Comentrios: CERTO. Para acertar essa questo, basta saber que a exonerao de cargo efetivo ocorrer a pedido do servidor, ou de ofcio (art. 34). Por oportuno, ressalto que a exonerao de ofcio dar-se- (art. 34, pargrafo nico): quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio; www.pontodosconcursos.com.br 22

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ quando, tendo tomado posse, o servidor no entrar em exerccio no prazo estabelecido.

IMPORTANTE: A exonerao no penalidade disciplinar.

155. (CESPE/FUB/2009) O servidor aposentado pode acumular os proventos de inatividade com os vencimentos de cargo ou emprego pblico efetivo se os cargos de que decorrem essas remuneraes forem acumulveis na atividade. Comentrios: CERTO. Acerca da acumulao remunerada de cargos pblicos, a Lei dispe o seguinte: Ressalvados os casos previstos na Constituio, ela vedada (art. 118).

CF, ART. 37, XVI: vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro, tcnico ou cientfico; c) a de dois cargos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas.

Essa proibio estende-se a cargos, empregos e funes em autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas, sociedades de economia mista da U, E, DF, T e M (art. 118, 1). A acumulao de cargos, ainda que lcita, fica condicionada comprovao da compatibilidade de horrios (art. 118, 2).

Considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo ou emprego pblico efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remuneraes forem acumulveis na atividade (art. 118, 3).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

156. (CESPE/FUB/2009) O servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial pode ser nomeado para exercer, interinamente, outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do cargo que atualmente ocupa, hiptese em que dever optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade. Comentrios: CERTO. O servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa, hiptese em que dever optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade (art. 9, pargrafo nico).

157. (CESPE/FUB/2009) A posse em cargo pblico deve ocorrer, em regra, no prazo mximo de trinta dias a contar da data de publicao do ato de provimento. A partir da data de posse, o prazo para entrar em exerccio ser de quinze dias, sob pena de exonerao. Comentrios: CERTO.

IMPORTANTE: Posse Exerccio

Prazos Improrrogveis 30 dias 15 dias

Descumprimento dos Prazos Nomeao tornada sem efeito Exonerao

ATENO: Memorizem esse quadro porque em praticamente todas as provas elaboradas pelo CESPE h questes sobre prazos para posse e exerccio.

158. (CESPE/FUB/2009) O servidor pblico no pode, durante o prazo do estgio probatrio, ser cedido a outro rgo ou entidade.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios: ERRADO. O servidor em estgio probatrio poder exercer quaisquer cargos de provimento em comisso ou funes de direo, chefia ou assessoramento no rgo ou entidade de lotao, e somente poder ser cedido a outro rgo ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comisso do Grupo-Direo e Assessoramento Superiores - DAS, de nveis 6, 5 e 4, ou equivalentes (art. 20, 4).

159. (CESPE/FUB/2009) Readaptao o retorno de servidor aposentado por invalidez atividade quando junta mdica oficial declara insubsistentes os motivos da aposentadoria. Comentrios: ERRADO.

Readaptao (art. 24) a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica.

Reverso (art. 25) o reingresso de servidor aposentado no servio pblico, quando insubsistentes os motivos determinantes de sua aposentadoria por invalidez, verificados em inspeo mdica oficial ou por solicitao voluntria do aposentado, a critrio da administrao.

160. (CESPE/FUB/2009) Servidor pblico federal que tem filho com paralisa cerebral tem direito a horrio especial quando comprovada a necessidade por junta mdica oficial, sendo obrigado, entretanto, a compensar o horrio, de forma a respeitar a durao semanal de trabalho. Comentrios: CERTO. Sobre o horrio especial, a Lei estabelece que:
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Ser concedido horrio especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e o da repartio, sem prejuzo do exerccio do cargo. Nesse caso, ser exigida a compensao de horrio no rgo ou entidade que tiver exerccio, respeitada a durao semanal do trabalho (art. 98); Ser concedido horrio especial ao servidor portador de deficincia, quando comprovada a necessidade por junta mdica oficial, independentemente de compensao de horrio. Ser concedido horrio especial ao servidor que tenha cnjuge, filho ou dependente portador de deficincia fsica, exigindo-se, porm, neste caso, compensao de horrio. Ser concedido horrio especial, vinculado compensao de horrio a ser efetivada no prazo de at 1 ano, ao servidor que atue como instrutor em curso de formao, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente institudo no mbito da administrao pblica federal, bem como participe de banca examinadora ou de comisso para exames orais, para anlise curricular, para correo de provas discursivas, para elaborao de questes de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos.

ATENO: Memorizem que a concesso de horrio especial no exige compensao apenas no caso de servidor portador de deficincia.

161. (CESPE/FUB/2009) Os registros de penalidades de advertncia e de suspenso devem ser cancelados aps o decurso de trs e cinco anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. Comentrios: CERTO. As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados, aps o decurso de 3 e 5 anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar (Lei n 8.112/90, art. 131). Em ambos os casos, o cancelamento no surtir efeitos retroativos.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ IMPORTANTE: Cancelamento de registros: Advertncia: 3 anos de efetivo exerccio Suspenso: 5 anos de efetivo exerccio O servidor no pode ter cometido nova infrao disciplinar no perodo. O cancelamento no surtir efeitos retroativos.

Em ambos os casos:

(CESPE/FUB/2009) Petrnio foi aprovado em 2. lugar em concurso pblico para provimento no cargo de agente administrativo, cujo edital previa trs vagas. A publicao do ato administrativo nomeando os dois primeiros candidatos ocorreu em 5/3/2009. Petrnio tomou posse no dia 6/3/2009, mas entrou em exerccio apenas em 20/6/2009, j que estava em um curso de capacitao relativo ao seu atual cargo pblico efetivo federal. Gustavo, aprovado em 1. lugar, tomou posse em 6/3/2009, mas no entrou em exerccio. Acerca dessa situao hipottica, julgue os itens a seguir, com base na Lei n. 8.112/1990. 162. (CESPE/FUB/2009) Como Gustavo no entrou em exerccio, no foi investido no referido cargo pblico. Comentrios: ERRADO. A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse (art. 7). Portanto, Gustavo foi investido no referido cargo pblico em 6/3/2009.

IMPORTANTE: A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse (e no com a nomeao ou com a entrada em exerccio).

163. (CESPE/FUB/2009) O ato de provimento de Petrnio deve-se tornar sem efeito, j que ele no entrou em exerccio no prazo legal de 15 dias.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: ERRADO. Petrnio deve ser exonerado, j que ele no entrou em exerccio no prazo legal de 15 dias.

IMPORTANTE: Posse Exerccio

Prazos Improrrogveis 30 dias 15 dias

Descumprimento dos Prazos Nomeao tornada sem efeito Exonerao

(CESPE/FUB/2009) A respeito do regime disciplinar previsto na Lei n. 8.112/1990, julgue os itens subsequentes. 164. (CESPE/FUB/2009) Considere que Jair, servidor pblico federal, ocupante de cargo efetivo de agente administrativo, formado em psicologia, tenha sido nomeado presidente da comisso de processo administrativo disciplinar que visa apurar eventual conduta ilcita praticada por Frederico, auditor fiscal da receita federal. Nessa situao hipottica, a nomeao de Jair para presidir a referida comisso legal. Comentrios: CERTO. O PAD ser conduzido por comisso composta de 3 servidores estveis designados pela autoridade competente. Dentre eles, ser indicado o presidente da Comisso de PAD (CPAD), que dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado (acusado) (art. 149). Percebam que apenas para o Presidente da CPAD a Lei exige o cumprimento do requisito de, alternativamente, ter cargo de nvel igual ou superior ao do acusado ou ter escolaridade de grau igual ou superior ao do acusado. Isso significa que um servidor ocupante de cargo efetivo de nvel mdio pode ser Presidente de CPAD em que o acusado seja servidor ocupante de cargo efetivo de nvel superior, desde que possua educao superior (antigo 3 grau). No Brasil, conforme disposio da Lei de Diretrizes e Bases da Educao, h somente 3 graus (nveis) de escolaridade, quais sejam: ensino fundamental, ensino mdio e educao superior. Assim, os ttulos

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ acadmicos, tais como mestrado, doutorado, etc. no esto acima do grau superior, sendo nele enquadrados sem distino.

IMPORTANTE: CPAD = 3 servidores estveis Presidente da CPAD = ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel OU ter escolaridade igual ou superior ao indiciado (acusado).

Ainda no que tange composio da CPAD, saibam que: Ela ter como secretrio um servidor designado pelo seu presidente, podendo a indicao recair em um de seus membros (art. 149, 1). A Lei no exige que o secretrio seja estvel. Dela no poder participar, Cnjuge, Companheiro ou Parente do acusado, Consangneo ou Afim, em linha reta ou colateral, at o 3 grau (CCPA3).

165. (CESPE/FUB/2009) Servidor pblico federal que participa do conselho de administrao de uma sociedade de economia mista pratica infrao administrativa, passvel de demisso. Comentrios: ERRADO. Ao servidor proibido participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio (art. 117, X). Essa vedao no se aplica nos seguintes casos (art. 117, pargrafo nico): participao nos conselhos de administrao e fiscal de empresas ou entidades em que a Unio detenha, direta ou indiretamente, participao no capital social ou em sociedade cooperativa constituda para prestar servios a seus membros; e gozo de licena para o trato de interesses particulares, observada a legislao sobre conflito de interesses.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ NO PODE Gerncia Administrao Comrcio PODE acionista, cotista ou comanditrio conselhos de administrao e fiscal (U cooperativa licena para o trato de interesses particulares capital social)

Logo, permitido ao servidor pblico federal participar do conselho de administrao de uma sociedade de economia mista, que uma entidade em que a Unio detm participao no capital social.

166. (CESPE/FUB/2009) O inqurito um procedimento administrativo que ocorre antes da formao do processo administrativo disciplinar. Comentrios: ERRADO. O processo administrativo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases (art. 151): Instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso; Inqurito administrativo, que compreende instruo, defesa e relatrio; Julgamento.

INSTAURAO (publicao do ato constitutivo) FASES DO PAD INQURITO (= instruo + defesa + relatrio) JULGAMENTO

Portanto, o inqurito administrativo uma das trs fases do PAD.

167. (Indita) Tendo em vista que a defesa no mbito do processo administrativo disciplinar indispensvel, se o servidor indiciado no apresentar

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ defesa escrita, ser designado, pela autoridade instauradora do processo, um defensor dativo. Comentrios: CERTO.

PRAZOS PARA A DEFESA ESCRITA 1 INDICIADO 2 OU + INDICIADOS LINS = DOU + JORNAL DE GRANDE CIRCULAO 10 DIAS 20 DIAS 15 DIAS

IMPORTANTE: Ser considerado revel o indiciado que, regularmente citado, no apresentar defesa no prazo legal (art. 164). Revel: diz-se do indiciado que, devidamente citado, no apresenta defesa no prazo da lei.

Configurada a revelia, a CPAD deve solicitar autoridade instauradora do PAD a designao de defensor dativo para proceder defesa. Assim, para defender o indiciado revel, a autoridade instauradora do processo designar um servidor como defensor dativo, que dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou do mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado (art. 164, 2). Deve ficar claro que a designao do defensor dativo cabe exclusivamente autoridade instauradora. Certamente todos j perceberam que os requisitos para a designao do defensor dativo so quase os mesmos exigidos para a designao do Presidente da CPAD. Isto , em relao ao indiciado, ambos devero: Ser ocupante de cargo efetivo superior ou do mesmo nvel; OU Ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.

Toa, para o defensor dativo, a Lei exige apenas que seja servidor, podendo no ser estvel. Lembrem-se de que a CPAD ser composta por 3 servidores estveis.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ O defensor dativo atuar como se o indiciado (ou o seu procurador) fosse. Deste modo, sua atuao se restringe a apresentar a defesa. Para isso, dispor do mesmo prazo de que dispunha o indiciado. Portanto, tal medida visa a garantir o direito constitucional, do indiciado, ao contraditrio e ampla defesa.

168. (CESPE/FUB/2009) A aposentadoria de um servidor acarreta a situao de vacncia do cargo anteriormente titularizado pelo servidor. Comentrios: CERTO. A vacncia do cargo pblico decorrer de (PEDRA PF) (art. 33): ; Promoo; Exonerao; Demisso; Readaptao; Aposentadoria Posse em outro cargo inacumulvel; Falecimento.

169. (CESPE/FUB/2009) Considere que Pedro, servidor pblico estvel, tenha retornado ao cargo anteriormente ocupado em razo de sua inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo. Nessa situao, o retorno do servidor ao cargo ilustra a forma de provimento denominada readaptao. Comentrios: ERRADO.

Readaptao (art. 24) a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em
Prof. Anderson Luiz

Reconduo (art. 29) a forma de provimento derivado que se caracteriza pelo retorno do servidor estvel ao cargo por ele anteriormente ocupado, em decorrncia de inabilitao em 32

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ inspeo mdica. estgio probatrio relativo a outro cargo ou de reintegrao do anterior ocupante.

170. (CESPE/FUB/2009) Reverso o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. Comentrios: ERRADO.

Readaptao (art. 36) o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede.

Reverso (art. 25) o reingresso de servidor aposentado no servio pblico, quando insubsistentes os motivos determinantes de sua aposentadoria por invalidez, verificados em inspeo mdica oficial ou por solicitao voluntria do aposentado, a critrio da administrao.

171. (CESPE/FUB/2009) Considere a seguinte situao hipottica. Maria e Joo, servidores pblicos federais, so casados e residem no DF. Joo foi deslocado, no interesse da administrao, no mbito do mesmo quadro, com mudana de sede. Nessa situao, Maria pode pedir remoo, para acompanhar Joo, independentemente do interesse da administrao. Comentrios: CERTO. A remoo a pedido ocorre em duas situaes: se houver interesse da administrao (art. 36, pargrafo nico, II). para outra localidade, independentemente Administrao (art. 36, pargrafo nico, III): do interesse da

para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que foi deslocado no interesse da Administrao ; por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada comprovao por junta mdica oficial; em virtude de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for superior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados.

(CESPE/FUB/2009) Julgue os itens subsequentes acerca do disciplinar e dos direitos e vantagens previstos na Lei n. 8.112/1990.

regime

172. (CESPE/FUB/2009) assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuies iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos trs Poderes, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas natureza ou ao local de trabalho. Comentrios: CERTO. assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuies iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos trs Poderes, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas natureza ou ao local de trabalho (art. 40, 4).

173. (CESPE/FUB/2009) Ao servidor pblico proibido exercer o comrcio, ainda que na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio. Comentrios: ERRADO. De novo!!! Ao servidor proibido participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, acionista, cotista ou exercer o comrcio, exceto na qualidade de comanditrio (art. 117, X). Essa vedao no se aplica nos seguintes casos (art. 117, pargrafo nico):

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ participao nos conselhos de administrao e fiscal de empresas ou entidades em que a Unio detenha, direta ou indiretamente, participao no capital social ou em sociedade cooperativa constituda para prestar servios a seus membros; e gozo de licena para o trato de interesses particulares, observada a legislao sobre conflito de interesses.

NO PODE Gerncia Administrao Comrcio

PODE acionista, cotista ou comanditrio conselhos de administrao e fiscal (U cooperativa licena para o trato de interesses particulares capital social)

174. (CESPE/FUB/2009) dever do servidor pblico representar contra o abuso de poder, devendo a referida representao ser encaminhada pela via hierrquica e apreciada pela autoridade superior quela contra a qual formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa. Comentrios: CERTO. dever do servidor representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder (art. 116, XII). Essa representao ser encaminhada pela via hierrquica e apreciada pela autoridade superior quela contra a qual formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa (art. 116, pargrafo nico).

IMPORTANTE: A representao ser encaminhada pela via hierrquica e apreciada pela autoridade superior quela contra a qual formulada, assegurando-se ao representado ampla defesa. Assim, a representao feita pelo Servidor A contra ilegalidade cometida pelo Servidor B ser encaminhada para o Chefe de B. A Lei assegura ao Servidor B o direito ampla defesa.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 175. (CESPE/FUB/2009) Nenhum desconto, sem exceo, incidir sobre a remunerao ou provento do servidor. Comentrios: ERRADO. Salvo por imposio legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento (art. 45). Portanto, em regra, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento. No entanto, essa regra no absoluta (ou seja, h exceo).

176. (CESPE/FUB/2009) A ajuda de custo se incorpora ao vencimento ou provento do servidor para todos os efeitos. Comentrios: ERRADO. Alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as seguintes Vantagens (art. 49): Indenizaes, Gratificaes e Adicionais (VInGAd). Constituem Indenizaes ao servidor (art. 51): Dirias, Ajuda de custo, Transporte e Auxlio-moradia. Ou seja, quando a questo falar em Indenizaes, lembrem-se do InDATA. Essas indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito (art. 49, 1).

177. (CESPE/INMETRO/2009) Um servidor pblico cuja esposa foi aprovada em concurso pblico em outra localidade ter sua remoo garantida, independentemente do interesse da administrao, para acompanh-la. Comentrios: ERRADO. A remoo a pedido ocorre em duas situaes: se houver interesse da administrao (art. 36, pargrafo nico, II). para outra localidade, independentemente Administrao (art. 36, pargrafo nico, III): do interesse da

para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que foi deslocado no interesse da Administrao;

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada comprovao por junta mdica oficial; em virtude de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for superior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados.

Remoo a pedido, independentemente do interesse da Administrao? Sim No

Um servidor pblico cuja esposa, Servidor pblico cuja esposa foi tambm servidora pblica civil ou aprovada em concurso pblico em militar, de qualquer dos Poderes da U, outra localidade. E, DF e M, foi deslocada no interesse da Administrao.

178. (CESPE/UNIPAMPA/2009) O servidor pblico em estgio probatrio no pode ser cedido a outro rgo. Comentrios: ERRADO. O servidor em estgio probatrio poder exercer quaisquer cargos de provimento em comisso ou funes de direo, chefia ou assessoramento no rgo ou entidade de lotao, e somente poder ser cedido a outro rgo ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comisso do Grupo-Direo e Assessoramento Superiores - DAS, de nveis 6, 5 e 4, ou equivalentes (art. 20, 4). Portanto, a despeito da restrio, o servidor pblico em estgio probatrio pode ser cedido a outro rgo.

179. (CESPE/UNIPAMPA/2009) Considerando que a madrasta de um servidor pblico encontre-se doente e necessite da assistncia direta desse servidor e que a referida assistncia no possa ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo ou mediante compensao de horrio, a administrao
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ poder conceder licena ao servidor por motivo de doena em pessoa da famlia, sem prejuzo da remunerao do cargo, por um perodo mximo de sessenta dias. Comentrios: CERTO. Poder (competncia discricionria) ser concedida licena ao servidor por motivo de doena do cnjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovao por percia mdica oficial (art. 83):

IMPORTANTE: No so alcanados pela licena por motivo de doena em pessoa da famlia: irmo(), tio(a), av(). necessrio que o dependente, alm de viver s expensas do servidor, esteja registrado no assentamento funcional do servidor.

Essa licena somente ser deferida se a assistncia direta do servidor for indispensvel e no puder ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo ou mediante compensao de horrio. A licena, includas as prorrogaes, poder ser concedida a cada perodo de 12 meses (a partir da concesso da 1 licena) nas seguintes condies (art. 83, 2): por at 60 dias, consecutivos ou no, mantida a remunerao do servidor; e por at 90 dias, consecutivos ou no, sem remunerao.

A soma das licenas remuneradas e das licenas no remuneradas, includas as respectivas prorrogaes, concedidas em um mesmo perodo de 12 meses (a partir da concesso da 1 licena), no poder ultrapassar os limites 60 dias (com $) e 90 dias (sem $) (art. 83, 4).

IMPORTANTE: Prazo mximo da licena = 150 dias = 60 dias (com $) + 90 dias (sem $)

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

180. (CESPE/UNIPAMPA/2009) Servidor pblico que participa da logstica de preparao e de realizao de concurso pblico, seja em atividades de planejamento seja de execuo, e que no estejam entre suas atribuies permanentes, ter direito a receber gratificao por encargo de concurso, desde que essas atividades sejam eventuais. Comentrios: CERTO. A Gratificao por Encargo de Curso ou Concurso devida ao servidor que, em carter eventual (art. 76-A): atuar como instrutor em curso de formao, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente institudo no mbito da administrao pblica federal; participar de banca examinadora ou de comisso para exames orais, para anlise curricular, para correo de provas discursivas, para elaborao de questes de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos; participar da logstica de preparao e de realizao de concurso pblico envolvendo atividades de planejamento, coordenao, superviso, execuo e avaliao de resultado, quando tais atividades no estiverem includas entre as suas atribuies permanentes; participar da aplicao, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso pblico ou supervisionar essas atividades.

181. (CESPE/UNIPAMPA/2009) A cada cinco anos de efetivo exerccio, o servidor pblico poder afastar-se do exerccio do cargo, por at trs meses, sem prejuzo da remunerao, para participar de curso de capacitao profissional, no interesse da administrao. Esse perodo de licena pode ser acumulado uma vez, ou seja, aps dez anos de efetivo exerccio, o servidor poder gozar seis meses de licena. Comentrios: ERRADO. Aps cada quinqunio (5 anos) de efetivo exerccio, o servidor poder, no interesse da Administrao, afastar-se do exerccio do cargo efetivo, com a respectiva remunerao, por at trs meses, para participar de curso de capacitao profissional (art. 87).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Esses perodos de licena no so acumulveis (art. 87, pargrafo nico). Isso significa que, aps dez anos de efetivo exerccio, o servidor no poder gozar seis meses de licena.

182. (CESPE/UNIPAMPA/2009) Servidor pblico poder ausentar-se do pas para estudo no exterior por um perodo mximo de trs anos. Comentrios: ERRADO. O servidor no poder ausentar-se do Pas para estudo ou misso oficial, sem autorizao do Presidente da Repblica, Presidente dos rgos do Poder Legislativo e Presidente do Supremo Tribunal Federal (art. 95). Em outros termos, o servidor poder ausentar-se do Pas para estudo ou misso oficial, desde que devidamente autorizado. Contudo, essa ausncia no exceder a 4 anos, e finda a misso ou estudo, somente decorrido igual perodo, ser permitida nova ausncia (art. 95, 1).

(CESPE/ANAC/2009) Acerca dos direitos e das vantagens conferidas em favor dos servidores pblicos e com fundamento nas disposies inseridas na Lei n. 8.112/1990, julgue os itens seguintes. 183. (CESPE/ANAC/2009) No caso de o deslocamento do servidor decorrer de alterao de lotao ou da nomeao para cargo efetivo, ser concedido pela administrao auxlio-moradia. Comentrios: ERRADO. O auxlio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um ms aps a comprovao da despesa pelo servidor (art. 60-A). Conceder-se- auxlio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos (art. 60-A): no exista imvel funcional disponvel para uso pelo servidor; o cnjuge ou companheiro do servidor no ocupe imvel funcional; o servidor ou seu cnjuge ou companheiro no seja ou tenha sido proprietrio, promitente comprador, cessionrio ou promitente www.pontodosconcursos.com.br 40

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ cessionrio de imvel no Municpio aonde for exercer o cargo, includa a hiptese de lote edificado sem averbao de construo, nos 12 meses que antecederem a sua nomeao; nenhuma outra pessoa que resida com o servidor receba auxliomoradia; o servidor tenha se mudado do local de residncia para ocupar cargo em comisso ou funo de confiana do Grupo-Direo e Assessoramento Superiores - DAS, nveis 4, 5 e 6, de Natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes; o Municpio no qual assuma o cargo em comisso ou funo de confiana no se enquadre nas hipteses do art. 58, 3o, em relao ao local de residncia ou domiclio do servidor; o servidor no tenha sido domiciliado ou tenha residido no Municpio, nos ltimos 12 meses, aonde for exercer o cargo em comisso ou funo de confiana, desconsiderando-se prazo inferior a 60 dias dentro desse perodo; e o deslocamento no tenha sido por fora de alterao de lotao ou nomeao para cargo efetivo. o deslocamento tenha ocorrido aps 30 de junho de 2006.

184. (CESPE/ANAC/2009) No ser concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo. Comentrios: CERTO. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente, vedado o duplo pagamento de indenizao, a qualquer tempo, no caso de o cnjuge ou companheiro que detenha tambm a condio de servidor, vier a ter exerccio na mesma sede (art. 53). Essa indenizao no ser concedida ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo (art. 55).

IMPORTANTE: No ser concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

185. (CESPE/ANAC/2009) O servidor poder ausentar-se do servio por um dia, para doao de sangue, sem qualquer prejuzo. Comentrios: CERTO. Sem qualquer prejuzo, poder do servio (art. 97): Por 1 dia, para doao de sangue; Por 2 dias, para se alistar como eleitor; Por 8 dias consecutivos em razo de : Casamento; Falecimento do cnjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmos (tio(a), av() no!). o servidor ausentar-se

186. (CESPE/ANAC/2009) Ao servidor pblico estudante que for removido de ofcio ser assegurada, na localidade da nova residncia, matrcula em instituio de ensino congnere, em qualquer poca, independentemente de vaga. Comentrios: CERTO. Ao servidor estudante que mudar de sede no interesse da administrao assegurada, na localidade da nova residncia ou na mais prxima, matrcula em instituio de ensino congnere, em qualquer poca, independentemente de vaga (art. 99). Essa regra estende-se ao cnjuge ou companheiro, aos filhos, ou enteados do servidor que vivam na sua companhia, bem como aos menores sob sua guarda, com autorizao judicial (art. 99, pargrafo nico).

(CESPE/ANAC/2009) Com relao ao regime disciplinar disposto na Lei n 8.112/1990, julgue os itens a seguir.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 187. (CESPE/ANAC/2009) Considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo ou emprego pblico efetivo com proventos da inatividade, ainda que os cargos de que decorram essas remuneraes sejam acumulveis na atividade. Comentrios: ERRADO. Considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo ou emprego pblico efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remuneraes forem acumulveis na atividade (art. 118, 3).

188. (CESPE/ANAC/2009) Detectada a qualquer tempo a acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, a opo pelo servidor at o ltimo dia de prazo para defesa configurar sua boa-f, convertendo-se, automaticamente, em pedido de exonerao do outro cargo. Comentrios: CERTO. Detectada a qualquer tempo a acumulao ilegal de cargos empregos ou funes pblicas, a autoridade que tiver cincia da irregularidade notificar o servidor, por intermdio de sua chefia imediata, para apresentar a opo no prazo improrrogvel de 10 dias, contados da data da cincia. Na hiptese de omisso de servidor, a autoridade adotar procedimento sumrio para a sua apurao e regularizao imediata. Nesse caso, o processo administrativo disciplinar instaurado com o fito de apurar a acumulao ilegal chamado de rito sumrio.

189. (CESPE/ANAC/2009) A abertura de sindicncia ou a instaurao de processo disciplinar no interrompem a prescrio, mas to somente a deciso final proferida pela autoridade competente. Comentrios: ERRADO. A abertura de sindicncia ou a instaurao de processo disciplinar interrompe a prescrio, at a deciso final proferida por autoridade competente (art. 142, 3).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Interrompido o curso da prescrio, o prazo comear a correr a partir do dia em que cessar a interrupo (art. 142, 4). Segundo a doutrina, a interrupo da prescrio ocorrer pelos seguintes prazos: PAD: 140 dias (60 dias + 60 dias para a concluso do inqurito + 20 dias o julgamento); Sindicncia punitiva: 80 dias (30 dias + 30 dias para a concluso do inqurito + 20 dias o julgamento); Rito sumrio: 50 dias (30 dias + 15 dias para a concluso do inqurito + 5 dias o julgamento).

Fato

Cincia

Instaurao

Fim do Prazo p/ julgamento

Pena

No corre a prescrio

Corre a prescrio (1 perodo)

Prescrio interrompida (140, 80 ou 50 dias)

Corre a prescrio (2 perodo)

(CESPE/ANAC/2009) No que concerne seguridade social do servidor regulamentada pela Lei n. 8.112/1990, julgue os itens subsequentes. 190. (CESPE/ANAC/2009) O servidor pblico ser aposentado compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos integrais. Comentrios: ERRADO. De acordo com a Lei n 8.112/90 e a Constituio Federal de 1988, h 3 formas de aposentadoria, quais sejam: Por invalidez; Compulsria; Voluntria.

Os servidores pblicos titulares de cargo efetivo sero aposentados (CF, art. 40, 1 c/c Lei n 8.112/90, art. 186):

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei compulsoriamente, aos 70 anos de proporcionais ao tempo de contribuio; idade, com proventos

voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de 10 anos de efetivo exerccio no servio pblico e 5 anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, observadas as seguintes condies: 60 anos de idade e 35 de contribuio, se homem, e 55 anos de idade e 30 de contribuio, se mulher; 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio.

De acordo com o art. 212 da Lei, configura acidente em servio o dano fsico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuies do cargo exercido. Equipara-se ao acidente em servio o dano: Decorrente de agresso sofrida e no provocada pelo servidor no exerccio do cargo; Sofrido no percurso da residncia para o trabalho e vice-versa

Segundo o art. 186, 1 da Lei, consideram-se doenas graves, contagiosas ou incurveis: tuberculose ativa, alienao mental, esclerose mltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no servio pblico, hansenase, cardiopatia grave, doena de Parkinson, paralisia irreversvel e incapacitante, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avanados do mal de Paget (ostete deformante), Sndrome de Imunodeficincia Adquirida - AIDS, e outras que a lei indicar, com base na medicina especializada. Acerca da aposentadoria por invalidez, registro que ela ser precedida de licena para tratamento de sade, por perodo no superior a 24 meses. Aps esse prazo, permanecendo a incapacidade do servidor, ele ser, ento, aposentado. J a aposentadoria compulsria ser automtica, e declarada por ato, com vigncia a partir do dia imediato quele em que o servidor atingir 70 anos (art. 187 da Lei). Portanto, a aposentadoria compulsria ato vinculado para a Administrao Pblica. Assim, quando o(a) servidor(a) completar 70 anos de idade, ele(a) dever ser aposentado(a). Ressalto que os servidores ocupantes de cargo em
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ comisso no so alcanados por essa regra, ou seja, podem permanecer na ativa aps os 70 anos de idade. Por fim, sobre a aposentadoria voluntria, vocs devem levar para a prova a seguinte informao: o servidor poder solicitar a sua aposentadoria junto Administrao Pblica, conforme os requisitos apresentados na tabela abaixo.

10 anos de efetivo exerccio no servio pblico

+
5 anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria

+
Proventos Proporcionais ao Tempo de Contribuio Mulher Homem Proventos No Proporcionais Mulher 55 anos de idade Homem 60 anos de idade

60 anos de idade

65 anos de idade

+
30 anos de contribuio

+
35 anos de contribuio

191. (CESPE/ANAC/2009) Ser licenciado com remunerao integral o servidor acidentado no percurso da residncia para o trabalho e vice-versa, posto que essa situao equipara-se ao acidente em servio. Comentrios: CERTO. Configura acidente em servio o dano fsico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuies do cargo exercido. Equipara-se ao acidente em servio o dano (art. 212): Decorrente de agresso sofrida e no provocada pelo servidor no exerccio do cargo; Sofrido no percurso da residncia para o trabalho e vice-versa. www.pontodosconcursos.com.br 46

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

A aposentadoria por invalidez ser precedida de licena para tratamento de sade, por perodo no superior a 24 meses (art. 188, 1). Essa licena ser concedida ao servidor, a pedido ou de ofcio, com base em percia mdica, sem prejuzo da remunerao a que fizer jus (art. 202).

192. (CESPE/TRT-5Regio/2008) O servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial poder ser nomeado para exerccio interino em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa, hiptese em que dever optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade. Comentrios: CERTO. Outra vez!!! O servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa, hiptese em que dever optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade (art. 9, pargrafo nico).

193. (CESPE/TRT-5Regio/2008) Na impossibilidade de o candidato comparecer entrada em exerccio de cargo para o qual tenha sido nomeado, admissvel que ele outorgue procurao para que, em seu lugar, terceiro entre em exerccio. Comentrios: ERRADO. A posse poder dar-se mediante procurao especfica (art. 13, 3). No entanto, a entrada em exerccio no poder ocorrer mediante este instrumento.

194. (CESPE/TRT-5Regio/2008) O servidor readaptado e, em seguida, considerado incapaz para o servio pblico ser colocado em disponibilidade. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ERRADO. O servidor readaptado e, em seguida, considerado incapaz para o servio pblico ser aposentado (art. 24, 1).

IMPORTANTE: Se julgado incapaz aposentado. para o servio pblico, o readaptando ser

195. (CESPE/TRT-5Regio/2008) No ser devida diria a servidor ocupante de cargo pblico quando o deslocamento da sede constituir exigncia permanente do cargo. Comentrios: CERTO. O servidor que, a servio, afastar-se da sede em carter eventual ou transitrio para outro ponto do territrio nacional ou para o exterior, far jus a passagens e dirias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinria com pousada, alimentao e locomoo urbana (art. 58). Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigncia permanente do cargo, o servidor no far jus a dirias (art. 58, 2)

196. (CESPE/TRT-5Regio/2008) O servidor tem direito, observado o interesse da administrao, a afastar-se do cargo a cada qinqnio de efetivo exerccio, por at trs meses e com a respectiva remunerao, para participar de curso de capacitao profissional. Comentrios: CERTO. Aps cada quinqunio (5 anos) de efetivo exerccio, o servidor poder, no interesse da Administrao, afastar-se do exerccio do cargo efetivo, com a respectiva remunerao, por at trs meses, para participar de curso de capacitao profissional (art. 87). Esses perodos de licena no so acumulveis (art. 87, pargrafo nico). Isso significa que, aps dez anos de efetivo exerccio, o servidor no poder gozar seis meses de licena.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ (CESPE/MS/2008) Joo, servidor pblico federal, trabalha operando aparelhos de raios X, de forma direta e permanente. Aps um ano e dez dias de trabalho, Joo deu entrada em seu pedido de frias. Joo requereu o gozo de 40 dias, mas o chefe da diviso de recursos humanos do seu rgo informou que era de 30 dias, por perodo aquisitivo, ou seja, a cada ano, o perodo de frias a que Joo teria direito. Joo, ento, entrou em frias e depois de doze dias requereu a interrupo delas, alegando necessidade do servio. Acerca dessa situao hipottica e tendo por base as regras da Lei n 8.112/1990, julgue os prximos itens. 197. (CESPE/MS/2008) Agiu corretamente o chefe da diviso de recursos humanos, pois as frias dos servidores pblicos federais so de trinta dias, a cada perodo aquisitivo. Comentrios: ERRADO. O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substncias radioativas gozar 20 dias consecutivos de frias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao (art. 79).

ATENO: Em prova, os questionamentos concentram-se, em regra, nos seguintes pontos: A operao com raios X ou substncias radioativas deve ser direta e permanente. Se for eventual, indireta, espordica, o servidor no estar sujeito a esse regime de frias (20 dias consecutivos por semestre). vedada a acumulao. Ou seja, o servidor no poder gozar 40 dias de frias aps 1 ano operando com raios X.

198. (CESPE/MS/2008) O pagamento da remunerao das frias de Joo deve ser efetuado at dois dias antes do incio do perodo de gozo. Comentrios: CERTO. O pagamento da remunerao das frias ser efetuado at 2 dias antes do incio do respectivo perodo (art. 78). Por exemplo: se o servidor iniciar o perodo de frias em 05 de janeiro, o pagamento da remunerao de frias ser efetuado at o dia 03. Moleza, n?
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

199. (CESPE/MS/2008) Joo pode acumular perodos de frias, at o mximo de dois, no caso de necessidade do servio. Comentrios: ERRADO. O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substncias radioativas gozar 20 dias consecutivos de frias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao (art. 79).

ATENO: Em prova, os questionamentos concentram-se, em regra, nos seguintes pontos: A operao com raios X ou substncias radioativas deve ser direta e permanente. Se for eventual, indireta, espordica, o servidor no estar sujeito a esse regime de frias (20 dias consecutivos por semestre). vedada a acumulao. Ou seja, o servidor no poder gozar 40 dias de frias aps 1 ano operando com raios X.

200. (CESPE/MS/2008) Uma vez iniciadas as frias de Joo, estas somente podero ser interrompidas por necessidade do servio caso tal necessidade seja declarada pela autoridade mxima do rgo em que ele trabalha. Comentrios: CERTO. Em regra, as frias do servidor no podero ser interrompidas. Segundo o art. 80 do Estatuto, as frias somente podero ser interrompidas pelos seguintes motivos: calamidade pblica, comoo interna, convocao para jri, servio militar ou eleitoral, necessidade do servio declarada pela autoridade mxima do rgo ou entidade.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

201. (CESPE/MS/2008) Caso as frias de Joo sejam interrompidas, o restante do perodo deve ser gozado de uma s vez. Comentrios: CERTO. O restante do perodo interrompido ser gozado de uma s vez (art. 80, pargrafo nico).

(CESPE/MS/2008) A respeito das normas relativas cesso de servidores pblicos federais para outros rgos ou entidades da administrao pblica federal, julgue os itens subseqentes. 202. (CESPE/MS/2008) O servidor poder ser cedido para ter exerccio em outro rgo ou entidade dos poderes da Unio, dos estados, ou do DF e dos municpios, para exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana em casos previstos em leis especficas. Comentrios: CERTO. O servidor poder ser cedido para ter exerccio em outro rgo ou entidade dos Poderes da U, E, DF e M, nas seguintes hipteses (art. 93): para exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana; em casos previstos em leis especficas.

203. (CESPE/MS/2008) Na hiptese de cesso para fins de exerccio de cargo em comisso, sendo a cesso para rgos ou entidades dos estados, do DF ou dos municpios, o nus da remunerao ser do rgo ou entidade cedente, mantido o nus para o rgo ou entidade cessionrio nos demais casos. Comentrios: ERRADO. Na hiptese de cesso para fins de exerccio de cargo em comisso, sendo a cesso para rgos ou entidades dos E, DF e M, o nus da

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ remunerao ser do rgo ou entidade cessionrio, mantido o nus para o rgo ou entidade cedente nos demais casos (art. 93, 1).

204. (CESPE/MS/2008) O ato de cesso deve ser formalizado por meio de portaria publicada no Dirio Oficial da Unio. Comentrios: CERTO. A cesso far-se- mediante Portaria publicada no Dirio Oficial da Unio (art. 93, 3).

205. (CESPE/MS/2008) Para que o servidor do Poder Executivo possa ter exerccio em outro rgo da administrao federal direta que no tenha quadro prprio de pessoal, para fim determinado e a prazo certo, indispensvel a autorizao expressa do presidente da Repblica. Comentrios: CERTO. Mediante autorizao expressa do Presidente da Repblica, o servidor do Poder Executivo poder ter exerccio em outro rgo da Administrao Federal direta que no tenha quadro prprio de pessoal, para fim determinado e a prazo certo (art. 93, 4).

(CESPE/MS/2008) Acerca da Lei n. 8.112/1990, julgue os itens que se seguem. 206. (CESPE/MS/2008) O prazo de validade dos concursos pblicos de at dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual perodo. Comentrios: CERTO. O concurso pblico ter validade de at 2 anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo (art. 12).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 207. (CESPE/MS/2008) So exemplos de formas de provimento de cargo pblico a nomeao, a promoo, a ascenso, a transferncia, a reintegrao e a reconduo. Comentrios: ERRADO. So formas de provimento de cargo pblico (NomAproPro4Re): Nomeao, Aproveitamento, Promoo, Readaptao, Reconduo, Reintegrao e Reverso (art. 8). De acordo com a Smula n 685 de STF, inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie o servidor investir-se, sem prvia aprovao em concurso pblico destinado ao seu provimento, em cargo que no integra a carreira na qual anteriormente investido. Assim, a ascenso (ou acesso) e a transferncia foram declaradas inconstitucionais pela Corte Suprema.

208. (CESPE/MS/2008) A posse de um servidor em cargo efetivo poder ocorrer mediante procurao especfica para tal ato. Comentrios: CERTO. Novamente!!! A posse poder dar-se mediante procurao especfica (art. 13, 3).

209. (CESPE/MS/2008) Considere que um indivduo tomou posse em cargo pblico no dia 15/10/2008. Nessa hiptese, teve at o dia 30/10/2008 para entrar em exerccio. Comentrios: CERTO.

IMPORTANTE: Posse Exerccio

Prazos Improrrogveis 30 dias 15 dias

Descumprimento dos Prazos Nomeao tornada sem efeito Exonerao

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ATENO: Memorizem esse quadro porque em praticamente todas as provas elaboradas pelo CESPE h questes sobre prazos para posse e exerccio.

210. (CESPE/MS/2008) Ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passa a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente. Comentrios: CERTO.

Ajuda de custo (art. 53) Destina-se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente, vedado o duplo pagamento de indenizao, a qualquer tempo, no caso de o cnjuge ou companheiro que detenha tambm a condio de servidor, vier a ter exerccio na mesma sede.

211. (CESPE/MS/2008) O servidor pblico federal que for designado para participar da banca examinadora de um concurso pblico realizado pelo rgo onde esteja lotado far jus a gratificao por encargo de curso ou concurso. Comentrios: CERTO. A Gratificao por Encargo de Curso ou Concurso devida ao servidor que, em carter eventual (art. 76-A): atuar como instrutor em curso de formao, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente institudo no mbito da administrao pblica federal; participar de banca examinadora ou de comisso para exames orais, para anlise curricular, para correo de provas discursivas, para elaborao de questes de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos;

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ participar da logstica de preparao e de realizao de concurso pblico envolvendo atividades de planejamento, coordenao, superviso, execuo e avaliao de resultado, quando tais atividades no estiverem includas entre as suas atribuies permanentes; participar da aplicao, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso pblico ou supervisionar essas atividades.

212. (CESPE/MS/2008) A licena por motivo de afastamento do cnjuge concedida por prazo indeterminado e sem remunerao. Comentrios: CERTO. Poder ser concedida licena ao servidor para acompanhar cnjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do territrio nacional, para o exterior ou para o exerccio de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo (art. 84). Essa licena ser por prazo indeterminado e sem remunerao (art. 84, 1).

213. (CESPE/MS/2008) A licena para o servidor tratar de assuntos particulares pode ser concedida ao ocupante de cargo efetivo, incluindo-se os que estejam em perodo de estgio probatrio. Comentrios: ERRADO. Licenas e afastamentos passveis de concesso ao servidor em estgio probatrio (art. 20, 4): Licenas: Por motivo de doena em pessoa da famlia; Por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro; Para servio militar; Para atividade poltica; Para tratamento da prpria sade. Afastamentos: Para o exerccio de mandato eletivo; Para estudo ou misso no exterior; Para servir em organismo internacional;
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Para participar de curso de formao.

ATENO: Em funo da quantidade, recomendo que memorizem as licenas e os afastamentos que no podero ser concedidos aos servidores em estgio probatrio, quais sejam: Licenas: capacitao, tratamento de interesses particulares, mandato classista. Afastamento: participao de programa de ps-graduao no pas.

O estgio probatrio ficar suspenso durante (art. 20, 5): Licenas: Para tratamento de doena em pessoa da famlia; Para atividade poltica; Por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro. Afastamento: Para servir em organismo internacional; Para participar de curso de formao. O estgio probatrio no ficar suspenso durante: Licenas: Para servio militar; Para tratamento da prpria sade; Afastamentos: Para exerccio de mandato eletivo; Para estudo ou misso no exterior.

214. (CESPE/MS/2008) A administrao pblica pode converter em multa a penalidade de suspenso imposta a servidor. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ CERTO. Quando houver convenincia para o servio, a penalidade de suspenso poder ser convertida em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remunerao, ficando o servidor obrigado a permanecer em servio (art. 130, 2).

215. (CESPE/MS/2008) As fases de um inqurito administrativo so instruo, defesa e relatrio. Comentrios: CERTO. O processo administrativo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases (art. 151): Instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso; Inqurito administrativo, que compreende instruo, defesa e relatrio; Julgamento.

INSTAURAO (publicao do ato constitutivo) FASES DO PAD INQURITO (= instruo + defesa + relatrio) JULGAMENTO

(CESPE/STF/2008) Acerca da remoo, da substituio e da redistribuio dos servidores pblicos federais regidos pela Lei n. 8.112/1990, julgue os seguintes itens. 216. (CESPE/STF/2008) Nos casos de reorganizao ou extino de rgo ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no rgo ou entidade, o servidor estvel deve ser imediatamente redistribudo, sendo vedada sua colocao em disponibilidade, j que tal opo feriria o interesse pblico. Comentrios: ERRADO. Nos casos de reorganizao ou extino de rgo ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no rgo ou
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ entidade, o servidor estvel que no for redistribudo ser colocado em disponibilidade, at seu aproveitamento na forma dos arts. 30 e 31 (art. 37, 3).

(CESPE/IBAMA/2008) Marcos, analista ambiental do IBAMA, lotado em Braslia, precisou afastar-se de seu local de trabalho para colaborar em uma grande operao de fiscalizao no estado do Par, por 10 dias. O IBAMA custeou os gastos de hotelaria, alimentao e locomoo urbana de Marcos. Com o incio dos trabalhos, percebeu-se que a equipe conseguiria terminar as tarefas antes e, de fato, no quinto dia, Marcos retornou a Braslia. Considerando essa situao hipottica e o que estabelece a Lei n. 8.112/1990, julgue os itens que se seguem no que se refere a dirias. 217. (CESPE/IBAMA/2008) Marcos tem direito a receber as passagens de ida e volta e uma diria por dia de trabalho. Comentrios: ERRADO. O servidor que, a servio, afastar-se da sede em carter eventual ou transitrio para outro ponto do territrio nacional ou para o exterior, far jus a passagens e dirias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinria com pousada, alimentao e locomoo urbana. A diria ser concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento no exigir pernoite fora da sede, ou quando a Unio custear, por meio diverso, as despesas extraordinrias cobertas por dirias (art. 58, 1).

218. (CESPE/IBAMA/2008) Como Marcos retornou a sua sede em prazo inferior ao inicialmente previsto, deve restituir as dirias recebidas em excesso, no prazo de 5 dias. Comentrios: CERTO. O servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de 5 dias (art. 59). Ademais, na hiptese de o servidor retornar sede em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituir as dirias recebidas em excesso, tambm no prazo de 5 dias (art. 59, pargrafo nico).
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

219. (CESPE/MC/2006) proibida a acumulao de percepo de vencimento de cargo ou emprego pblico efetivo com proventos da inatividade, exceto nos casos em que os cargos de que decorram essas remuneraes forem acumulveis na atividade. Comentrios: CERTO. Considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo ou emprego pblico efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remuneraes forem acumulveis na atividade (art. 118, 3).

220. (CESPE/MC/2006) Em funo da responsabilidade objetiva do Estado, a fazenda pblica est impedida de impetrar ao regressiva contra o servidor nos casos em que for chamada a ressarcir dano causado a terceiros. Comentrios: ERRADO. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros (art. 122). Tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva (art. 122, 2).

221. (CESPE/MC/2006) Como medida cautelar, a autoridade instauradora de processo administrativo disciplinar para apurao de irregularidades no servio pblico pode indicar o afastamento do servidor envolvido por prazo indeterminado, at a concluso do processo. Comentrios: ERRADO. Como medida cautelar e a fim de que o servidor no venha a influir na apurao da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poder determinar o seu afastamento do exerccio do cargo, pelo prazo de at 60 dias, sem prejuzo da remunerao. Esse afastamento poder ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessaro os seus efeitos, ainda que no concludo o processo (art. 147).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ IMPORTANTE: AFASTAMENTO PREVENTIVO: Poder (competncia discricionria) ser determinado pela autoridade instauradora do processo disciplinar. At 60 + igual perodo O servidor afastado normalmente permanece recebendo sua remunerao

Terminado o prazo de prorrogao, o servidor retornar ao exerccio de suas atividades, mesmo que o processo no tenha sido concludo.

222. (CESPE/TCU/2008) Em caso de doena de padrasto ou madrasta de servidor, esse servidor no faz jus concesso de licena por motivo de doena em pessoa da famlia, ainda que o doente viva sob suas expensas. Comentrios: ERRADO. Poder ser concedida licena ao servidor por motivo de doena do cnjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovao por percia mdica oficial (art. 83):

IMPORTANTE: No so alcanados pela licena por motivo de doena em pessoa da famlia: irmo(), tio(a), av(). necessrio que o dependente, alm de viver s expensas do servidor, esteja registrado no assentamento funcional do servidor.

Essa licena somente ser deferida se a assistncia direta do servidor for indispensvel e no puder ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo ou mediante compensao de horrio.

223. (CESPE/TCU/2008) O servidor que est em dbito com a administrao e se aposenta tem prazo de 60 dias para quitar a dvida.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios: ERRADO. O servidor em dbito com o errio, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, ter o prazo de 60 dias para quitar o dbito (art. 47).

224. (CESPE/TCU/2008) O preenchimento dos requisitos para percepo de penso por morte tem como data de aferio o dia do bito, e no, a data da entrega do requerimento apresentado perante a administrao. Comentrios: CERTO. Por morte do servidor, os dependentes fazem jus a uma penso mensal de valor correspondente ao da respectiva remunerao ou provento, a partir da data do bito (art. 215).

225. (CESPE/MCT/2008) A investidura em cargo pblico d-se com a posse. Comentrios: CERTO.

IMPORTANTE: A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse (e no com a nomeao ou com a entrada em exerccio).

226. (CESPE/TCU/2008) Se a posse no ocorrer no prazo de 15 dias contados da publicao do ato de provimento, este ser tornado sem efeito. Comentrios: ERRADO.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ IMPORTANTE: Posse Exerccio Prazos Improrrogveis 30 dias 15 dias Descumprimento dos Prazos Nomeao tornada sem efeito Exonerao

227. (CESPE/TCU/2008) Cargo pblico o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Comentrios: CERTO. CARGO pblico o Conjunto de Atribuies e Responsabilidades previstas na estrutura orGanizacional que devem ser cOmetidas a um servidor (art. 3).

228. (CESPE/TCU/2008) Segundo a lei citada, sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se. Comentrios: CERTO. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies (art. 121). As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si (art. 125).

229. (CESPE/TCU/2008) Considere a seguinte situao hipottica. Flvio, servidor pblico, sofreu limitao em sua capacidade fsica, verificada em inspeo mdica. Em virtude disso, foi investido em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao adquirida. Nessa situao, nos termos da referida lei, Flvio foi readaptado. Comentrios: CERTO.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Readaptao (art. 24) a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica.

(CESPE/ANATEL/2006) Quanto s normas pertinentes a provimento, vacncia, remoo, redistribuio e substituio em cargo pblico, julgue os itens que seguem. 230. (CESPE/ANATEL/2006) A aptido fsica e mental, a naturalidade brasileira e o gozo dos direitos polticos so considerados requisitos bsicos para a investidura em cargo pblico. Comentrios: ERRADO. So requisitos bsicos para investidura em cargo pblico (art. 5): Nacionalidade brasileira; Gozo dos direitos polticos; Quitao com as obrigaes militares e eleitorais; Nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo; Idade mnima de 18 anos; Aptido fsica e mental.

231. (CESPE/ANATEL/2006) A reintegrao constitui forma de provimento em cargo pblico. Comentrios: CERTO. So formas de provimento de cargo pblico (NomAproPro4Re): Nomeao, Aproveitamento, Promoo, Readaptao, Reconduo, Reintegrao e Reverso (art. 8).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 232. (CESPE/ANATEL/2006) A posse no cargo pblico d-se com a assinatura do respectivo termo, no qual devem constar as atribuies, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado. Comentrios: CERTO. A posse dar-se- pela assinatura do respectivo termo, no qual devero constar as atribuies, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que no podero ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofcio previstos em lei.

233. (CESPE/ANATEL/2006) A reintegrao corresponde ao retorno do servidor pblico estvel ao cargo anteriormente ocupado e decorre de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo. Comentrios: ERRADO.

Reintegrao (art. 28) a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

Reconduo (art. 29) a forma de provimento derivado que se caracteriza pelo retorno do servidor estvel ao cargo por ele anteriormente ocupado, em decorrncia de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo ou de reintegrao do anterior ocupante.

234. (CESPE/ANATEL/2006) A remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro. Comentrios: CERTO. A remoo, que o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede (art. 36).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

(CESPE/ANATEL/2006) Observadas as regras estabelecidas em lei, quanto s frias e licenas dos servidores pblicos, julgue os itens que seguem. 235. (CESPE/ANATEL/2006) Na determinao do perodo aquisitivo de frias, devem-se incluir os dias de licena e as faltas ao servio, pois o perodo aquisitivo se conta em meses e no em dias. Comentrios: ERRADO. vedado levar conta de frias qualquer falta ao servio (art. 77, 2). Isso significa que vedado descontar do perodo de frias as faltas ao servio que o servidor teve durante o ano.

236. (CESPE/ANATEL/2006) Admite-se a concesso de licena ao servidor com o objetivo de acompanhar o cnjuge em exerccio de mandato eletivo do Poder Legislativo em outro ponto do territrio nacional, mas, nesse caso, a licena ser sem remunerao. Comentrios: CERTO. Poder ser concedida licena ao servidor para acompanhar cnjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do territrio nacional, para o exterior ou para o exerccio de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo (art. 84). Essa licena ser por prazo indeterminado e sem remunerao (art. 84, 1).

237. (CESPE/ANATEL/2006) Se um servidor pblico estiver de licena em decorrncia de doena em pessoa da famlia, poder exercer outra atividade remunerada, por tratar-se de situao excepcional admitida em lei. Comentrios: ERRADO. Se um servidor pblico estiver de licena em decorrncia de doena em pessoa da famlia, no poder exercer outra atividade remunerada (art. 81, 3).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ IMPORTANTE: vedado o exerccio de atividade remunerada durante o perodo da licena por motivo de doena em pessoa da famlia.

(CESPE/ANATEL/2006) Pedro, servidor pblico do municpio de Nova Era, concorreu a cargo eletivo para o qual foi eleito e encontra-se em exerccio. Acerca dessa situao hipottica, julgue os itens a seguir. 238. (CESPE/ANATEL/2006) Supondo que Pedro tenha sido eleito prefeito, permanecer percebendo as vantagens de seu cargo sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo, desde que no haja incompatibilidade de horrio. Comentrios: ERRADO. Nos termos do art. 94 da Lei n 8.112/90: O servidor investido em mandato federal, estadual ou distrital ficar afastado do cargo. O servidor investido no mandato de prefeito ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. O servidor investido no mandato de vereador: havendo compatibilidade de horrio, perceber as vantagens de seu cargo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo ($ de ambos os cargos); no havendo compatibilidade de horrio, ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao (optar pela $ de um cargo).

SERVIDOR INVESTIDO EM MANDATO ELETIVO U, E, DF Prefeito Afastamento Afastamento + opo por uma $ Com compatibilidade: duas $ Vereador Sem compatibilidade: afastamento + opo por uma $

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

239. (CESPE/ANATEL/2006) Se Pedro estiver investido no cargo de vereador, e houver incompatibilidade de horrio, lhe ser facultado optar pela remunerao de servidor pblico municipal ou pela remunerao do cargo eletivo de vereador. Comentrios: CERTO. Nos termos do art. 94 da Lei n 8.112/90: O servidor investido em mandato federal, estadual ou distrital ficar afastado do cargo. O servidor investido no mandato de prefeito ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. O servidor investido no mandato de vereador: havendo compatibilidade de horrio, perceber as vantagens de seu cargo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo ($ de ambos os cargos); no havendo compatibilidade de horrio, ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao (optar pela $ de um cargo).

SERVIDOR INVESTIDO EM MANDATO ELETIVO U, E, DF Prefeito Afastamento Afastamento + opo por uma $ Com compatibilidade: duas $ Vereador Sem compatibilidade: afastamento + opo por uma $

240. (CESPE/ANATEL/2006) Supondo que o mandato eletivo seja de deputado federal, Pedro ficar afastado do cargo. Comentrios: CERTO. Nos termos do art. 94 da Lei n 8.112/90:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

67

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ O servidor investido em mandato federal, estadual ou distrital ficar afastado do cargo. O servidor investido no mandato de prefeito ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. O servidor investido no mandato de vereador: havendo compatibilidade de horrio, perceber as vantagens de seu cargo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo ($ de ambos os cargos); no havendo compatibilidade de horrio, ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao (optar pela $ de um cargo).

SERVIDOR INVESTIDO EM MANDATO ELETIVO U, E, DF Prefeito Afastamento Afastamento + opo por uma $ Com compatibilidade: duas $ Vereador Sem compatibilidade: afastamento + opo por uma $

Amigos(as), at a prxima aula! Bons estudos, Anderson Luiz

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ LISTA DAS QUESTES COMENTADAS NESTA AULA 121. (CESPE/TRE-BA/2010) A remoo a pedido ocorre apenas se houver interesse da administrao. 122. (CESPE/TRE-BA/2010) O servidor que faltar ao servio sem motivo justificado perder o dia de remunerao. 123. (CESPE/TRE-BA/2010) O servidor pblico proibido de ausentar-se do servio sem prvia autorizao do chefe imediato. 124. (CESPE/TRE-BA/2010) cabvel a aplicao da pena de demisso ao servidor que receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie. 125. (CESPE/TRE-BA/2010) Os substitutos dos servidores investidos em cargo ou funo de direo ou chefia e dos ocupantes de cargo em natureza especial devem ser indicados no regimento interno ou, no caso de omisso, designados previamente pela chefia imediata do substitudo. 126. (CESPE/TRE-BA/2010) As dirias so devidas ao servidor que se ausenta a servio da sede da repartio para outro ponto do territrio nacional em carter eventual ou transitrio. Se o deslocamento em carter eventual ou transitrio se der para o exterior, o servidor far jus ao recebimento de ajuda de custo. 127. (CESPE/TRE-BA/2010) proibido ao servidor retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da sua repartio. 128. (CESPE/TRE-BA/2010) O servidor em gozo de licena para tratamento de assuntos particulares pode participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, bem como exercer o comrcio. 129. (CESPE/TRE-BA/2010) O rito sumrio do processo administrativo disciplinar aplica-se apenas apurao das irregularidades de acumulao ilcita de cargos pblicos, abandono de cargo e inassiduidade habitual.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

130. (CESPE/TRE-MT/2010) O servidor pblico se sujeita responsabilidade civil, penal e administrativa decorrente do exerccio do cargo, emprego ou funo, podendo as sanes, que so independentes umas das outras, cumularse entre si. 131. (CESPE/TRE-MT/2010) O servidor responde administrativamente pelos ilcitos definidos na legislao estatutria, devendo a infrao, nesse caso, ser apurada pela prpria administrao ou pelo Poder Judicirio. 132. (CESPE/TRE-MT/2010) Para imputar-se a responsabilidade civil, preciso que haja a comprovao do dano causado e de que o servidor agiu por meio de comportamento doloso, no se cogitando, a, de culpa em sentido estrito. 133. (CESPE/AGU/2010) No que se refere ao julgamento do processo administrativo disciplinar, na hiptese de o relatrio da comisso contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poder, motivadamente, agravar a penalidade proposta. 134. (CESPE/AGU/2010) Durante a tramitao de um processo administrativo disciplinar, possvel o afastamento preventivo do servidor pblico, pelo prazo mximo de at cento e vinte dias, sem prejuzo de sua remunerao, para que tal servidor no venha a influir na apurao da irregularidade eventualmente cometida. 135. (CESPE/AGU/2010) Na fase de inqurito, o prazo para apresentao da defesa escrita de quinze dias, sendo permitida a sua prorrogao pelo dobro na hiptese de existirem diligncias reputadas indispensveis. 136. (CESPE/DPU/2010) De acordo com o disposto na Lei n. 8.112/1990, na hiptese de inassiduidade habitual, a penalidade disciplinar a ser aplicada ao servidor pblico de demisso. 137. (CESPE/DPU/2010) Se determinado servidor pblico participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, sem ser na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio, a administrao dever aplicar a penalidade de advertncia por escrito.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 138. (CESPE/DPU/2010) Quando servidor pblico federal recusar-se a se submeter inspeo mdica determinada por autoridade competente, sua recusa far com que seja demitido do servio pblico. 139. (CESPE/ANEEL/2010) vedada administrao pblica converter qualquer penalidade disciplinar em multa. 140. (CESPE/DPU/2010) Servidor pblico que adotar incontinncia pblica e conduta escandalosa, na repartio, estar sujeito a ser demitido do servio pblico. 141. (CESPE/MPOG/2010) Considere que servidora pblica federal tenha filha com doena rara, cujo diagnstico foi feito por percia mdica oficial. Nessa situao, considerando que a assistncia dessa servidora, ao longo do tratamento de sua filha, seja indispensvel e que no seja possvel a manuteno de suas atribuies funcionais como servidora pblica, poder serlhe concedida licena, por motivo de doena, pelo perodo de doze meses, sem prejuzo de sua remunerao. 142. (CESPE/MPOG/2010) Considere que Paulo, servidor pblico federal lotado em Braslia, pretenda ser removido a pedido para o Rio de Janeiro, independentemente do interesse da administrao, para acompanhar sua esposa, servidora pblica federal, aprovada recentemente em concurso pblico, lotada no Rio de Janeiro. Nessa situao hipottica far jus citada remoo, conforme expressa autorizao da Lei n 8.112/90. (CESPE/MS/2010) Julgue os itens a seguir, sobre as penalidades aplicveis aos servidores pblicos, tendo como fundamento as disposies da Lei n. 8.112/1990. 143. (CESPE/MS/2010) A ao disciplinar prescrever em cinco anos quanto s infraes punveis com demisso, suspenso, cassao de aposentadoria ou destituio de cargo em comisso, contados da data da consumao do fato. 144. (CESPE/MS/2010) A autoridade julgadora poder decidir em desconformidade com o relatrio elaborado pela comisso responsvel pela conduo do processo disciplinar quando reput-lo contrrio s provas dos autos.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

71

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ (CESPE/MS/2010) Com relao ao afastamento de servidores pblicos federais, julgue os itens seguintes. 145. (CESPE/MS/2010) O tempo em que o servidor estiver afastado para desempenho de mandato eletivo ser contado somente para efeito de aposentadoria e disponibilidade. 146. (CESPE/MS/2010) O servidor poder afastar-se para servir em organismo internacional de que o Brasil participe, ou com o qual coopere, sem a perda da remunerao. (CESPE/MS/2010) Julgue os itens subsequentes, no que diz respeito a posse e exerccio de servidores pblicos federais. 147. (CESPE/MS/2010) O ocupante de cargo em comisso ou funo de confiana submete-se ao regime de integral dedicao ao servio e pode ser convocado sempre que houver interesse da administrao. 148. (CESPE/MS/2010) Em caso de reintegrao, encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor reintegrado ser aproveitado em outro, ou colocado em disponibilidade. 149. (CESPE/MS/2010) O servidor que ir exercer sua atividade em outro municpio, por motivo de ter sido removido, redistribudo, requisitado, cedido ou posto em exerccio provisrio, ter, no mnimo, dez e, no mximo, trinta dias de prazo, contados da publicao do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuies do cargo, includo nesse prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede. 150. (CESPE/FUB/2009) Considere que Paulo tenha sido demitido do servio pblico aps responder a processo administrativo disciplinar. Nessa situao, Paulo poder pedir a reviso da demisso, desde que apresente fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a sua inocncia ou a inadequao da penalidade imposta, no constituindo fundamento para essa reviso a simples alegao de injustia. 151. (CESPE/FUB/2009) Considere que Pedro tenha entrado em exerccio no seu cargo em comisso em 14 de julho de 2008 e que tenha sido exonerado a pedido em 16 de dezembro de 2008. Nessa situao, Pedro far jus a receber
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

72

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 6/12 da remunerao recebida no ms da sua exonerao, a ttulo de gratificao natalina. 152. (CESPE/FUB/2009) A posse em cargo pblico ato pessoal do futuro servidor, o qual no pode ser delegado a outra pessoa. 153. (CESPE/FUB/2009) A reintegrao a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. 154. (CESPE/FUB/2009) O cargo pblico renuncivel a qualquer tempo. Sendo assim, o servidor pode exonerar-se do cargo efetivo que ocupa quando julgar conveniente, no cabendo administrao question-lo a respeito dos motivos que o levaram a tomar esta atitude. 155. (CESPE/FUB/2009) O servidor aposentado pode acumular os proventos de inatividade com os vencimentos de cargo ou emprego pblico efetivo se os cargos de que decorrem essas remuneraes forem acumulveis na atividade. 156. (CESPE/FUB/2009) O servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial pode ser nomeado para exercer, interinamente, outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do cargo que atualmente ocupa, hiptese em que dever optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade. 157. (CESPE/FUB/2009) A posse em cargo pblico deve ocorrer, em regra, no prazo mximo de trinta dias a contar da data de publicao do ato de provimento. A partir da data de posse, o prazo para entrar em exerccio ser de quinze dias, sob pena de exonerao. 158. (CESPE/FUB/2009) O servidor pblico no pode, durante o prazo do estgio probatrio, ser cedido a outro rgo ou entidade. 159. (CESPE/FUB/2009) Readaptao o retorno de servidor aposentado por invalidez atividade quando junta mdica oficial declara insubsistentes os motivos da aposentadoria.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

73

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 160. (CESPE/FUB/2009) Servidor pblico federal que tem filho com paralisa cerebral tem direito a horrio especial quando comprovada a necessidade por junta mdica oficial, sendo obrigado, entretanto, a compensar o horrio, de forma a respeitar a durao semanal de trabalho. 161. (CESPE/FUB/2009) Os registros de penalidades de advertncia e de suspenso devem ser cancelados aps o decurso de trs e cinco anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. (CESPE/FUB/2009) Petrnio foi aprovado em 2. lugar em concurso pblico para provimento no cargo de agente administrativo, cujo edital previa trs vagas. A publicao do ato administrativo nomeando os dois primeiros candidatos ocorreu em 5/3/2009. Petrnio tomou posse no dia 6/3/2009, mas entrou em exerccio apenas em 20/6/2009, j que estava em um curso de capacitao relativo ao seu atual cargo pblico efetivo federal. Gustavo, aprovado em 1. lugar, tomou posse em 6/3/2009, mas no entrou em exerccio. Acerca dessa situao hipottica, julgue os itens a seguir, com base na Lei n. 8.112/1990. 162. (CESPE/FUB/2009) Como Gustavo no entrou em exerccio, no foi investido no referido cargo pblico. 163. (CESPE/FUB/2009) O ato de provimento de Petrnio deve-se tornar sem efeito, j que ele no entrou em exerccio no prazo legal de 15 dias. (CESPE/FUB/2009) A respeito do regime disciplinar previsto na Lei n. 8.112/1990, julgue os itens subsequentes. 164. (CESPE/FUB/2009) Considere que Jair, servidor pblico federal, ocupante de cargo efetivo de agente administrativo, formado em psicologia, tenha sido nomeado presidente da comisso de processo administrativo disciplinar que visa apurar eventual conduta ilcita praticada por Frederico, auditor fiscal da receita federal. Nessa situao hipottica, a nomeao de Jair para presidir a referida comisso legal. 165. (CESPE/FUB/2009) Servidor pblico federal que participa do conselho de administrao de uma sociedade de economia mista pratica infrao administrativa, passvel de demisso.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

74

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

166. (CESPE/FUB/2009) O inqurito um procedimento administrativo que ocorre antes da formao do processo administrativo disciplinar. 167. (Indita) Tendo em vista que a defesa no mbito do processo administrativo disciplinar indispensvel, se o servidor indiciado no apresentar defesa escrita, ser designado, pela autoridade instauradora do processo, um defensor dativo. 168. (CESPE/FUB/2009) A aposentadoria de um servidor acarreta a situao de vacncia do cargo anteriormente titularizado pelo servidor. 169. (CESPE/FUB/2009) Considere que Pedro, servidor pblico estvel, tenha retornado ao cargo anteriormente ocupado em razo de sua inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo. Nessa situao, o retorno do servidor ao cargo ilustra a forma de provimento denominada readaptao. 170. (CESPE/FUB/2009) Reverso o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. 171. (CESPE/FUB/2009) Considere a seguinte situao hipottica. Maria e Joo, servidores pblicos federais, so casados e residem no DF. Joo foi deslocado, no interesse da administrao, no mbito do mesmo quadro, com mudana de sede. Nessa situao, Maria pode pedir remoo, para acompanhar Joo, independentemente do interesse da administrao. (CESPE/FUB/2009) Julgue os itens subsequentes acerca do regime disciplinar e dos direitos e vantagens previstos na Lei n. 8.112/1990. 172. (CESPE/FUB/2009) assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuies iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos trs Poderes, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas natureza ou ao local de trabalho. 173. (CESPE/FUB/2009) Ao servidor pblico proibido exercer o comrcio, ainda que na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

75

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 174. (CESPE/FUB/2009) dever do servidor pblico representar contra o abuso de poder, devendo a referida representao ser encaminhada pela via hierrquica e apreciada pela autoridade superior quela contra a qual formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa. 175. (CESPE/FUB/2009) Nenhum desconto, sem exceo, incidir sobre a remunerao ou provento do servidor. 176. (CESPE/FUB/2009) A ajuda de custo se incorpora ao vencimento ou provento do servidor para todos os efeitos. 177. (CESPE/INMETRO/2009) Um servidor pblico cuja esposa foi aprovada em concurso pblico em outra localidade ter sua remoo garantida, independentemente do interesse da administrao, para acompanh-la. 178. (CESPE/UNIPAMPA/2009) O servidor pblico em estgio probatrio no pode ser cedido a outro rgo. 179. (CESPE/UNIPAMPA/2009) Considerando que a madrasta de um servidor pblico encontre-se doente e necessite da assistncia direta desse servidor e que a referida assistncia no possa ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo ou mediante compensao de horrio, a administrao poder conceder licena ao servidor por motivo de doena em pessoa da famlia, sem prejuzo da remunerao do cargo, por um perodo mximo de sessenta dias. 180. (CESPE/UNIPAMPA/2009) Servidor pblico que participa da logstica de preparao e de realizao de concurso pblico, seja em atividades de planejamento seja de execuo, e que no estejam entre suas atribuies permanentes, ter direito a receber gratificao por encargo de concurso, desde que essas atividades sejam eventuais. 181. (CESPE/UNIPAMPA/2009) A cada cinco anos de efetivo exerccio, o servidor pblico poder afastar-se do exerccio do cargo, por at trs meses, sem prejuzo da remunerao, para participar de curso de capacitao profissional, no interesse da administrao. Esse perodo de licena pode ser acumulado uma vez, ou seja, aps dez anos de efetivo exerccio, o servidor poder gozar seis meses de licena.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

76

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 182. (CESPE/UNIPAMPA/2009) Servidor pblico poder ausentar-se do pas para estudo no exterior por um perodo mximo de trs anos. (CESPE/ANAC/2009) Acerca dos direitos e das vantagens conferidas em favor dos servidores pblicos e com fundamento nas disposies inseridas na Lei n. 8.112/1990, julgue os itens seguintes. 183. (CESPE/ANAC/2009) No caso de o deslocamento do servidor decorrer de alterao de lotao ou da nomeao para cargo efetivo, ser concedido pela administrao auxlio-moradia. 184. (CESPE/ANAC/2009) No ser concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo. 185. (CESPE/ANAC/2009) O servidor poder ausentar-se do servio por um dia, para doao de sangue, sem qualquer prejuzo. 186. (CESPE/ANAC/2009) Ao servidor pblico estudante que for removido de ofcio ser assegurada, na localidade da nova residncia, matrcula em instituio de ensino congnere, em qualquer poca, independentemente de vaga. (CESPE/ANAC/2009) Com relao ao regime disciplinar disposto na Lei n 8.112/1990, julgue os itens a seguir. 187. (CESPE/ANAC/2009) Considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo ou emprego pblico efetivo com proventos da inatividade, ainda que os cargos de que decorram essas remuneraes sejam acumulveis na atividade. 188. (CESPE/ANAC/2009) Detectada a qualquer tempo a acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, a opo pelo servidor at o ltimo dia de prazo para defesa configurar sua boa-f, convertendo-se, automaticamente, em pedido de exonerao do outro cargo. 189. (CESPE/ANAC/2009) A abertura de sindicncia ou a instaurao de processo disciplinar no interrompem a prescrio, mas to somente a deciso final proferida pela autoridade competente.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

77

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

(CESPE/ANAC/2009) No que concerne seguridade social do servidor regulamentada pela Lei n. 8.112/1990, julgue os itens subsequentes. 190. (CESPE/ANAC/2009) O servidor pblico ser aposentado compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos integrais. 191. (CESPE/ANAC/2009) Ser licenciado com remunerao integral o servidor acidentado no percurso da residncia para o trabalho e vice-versa, posto que essa situao equipara-se ao acidente em servio. 192. (CESPE/TRT-5Regio/2008) O servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial poder ser nomeado para exerccio interino em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa, hiptese em que dever optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade. 193. (CESPE/TRT-5Regio/2008) Na impossibilidade de o candidato comparecer entrada em exerccio de cargo para o qual tenha sido nomeado, admissvel que ele outorgue procurao para que, em seu lugar, terceiro entre em exerccio. 194. (CESPE/TRT-5Regio/2008) O servidor readaptado e, em seguida, considerado incapaz para o servio pblico ser colocado em disponibilidade. 195. (CESPE/TRT-5Regio/2008) No ser devida diria a servidor ocupante de cargo pblico quando o deslocamento da sede constituir exigncia permanente do cargo. 196. (CESPE/TRT-5Regio/2008) O servidor tem direito, observado o interesse da administrao, a afastar-se do cargo a cada qinqnio de efetivo exerccio, por at trs meses e com a respectiva remunerao, para participar de curso de capacitao profissional. (CESPE/MS/2008) Joo, servidor pblico federal, trabalha operando aparelhos de raios X, de forma direta e permanente. Aps um ano e dez dias de trabalho, Joo deu entrada em seu pedido de frias. Joo requereu o gozo de 40 dias, mas o chefe da diviso de recursos humanos do seu rgo informou que era de 30 dias, por perodo aquisitivo, ou seja, a cada ano, o perodo de
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

78

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ frias a que Joo teria direito. Joo, ento, entrou em frias e depois de doze dias requereu a interrupo delas, alegando necessidade do servio. Acerca dessa situao hipottica e tendo por base as regras da Lei n 8.112/1990, julgue os prximos itens. 197. (CESPE/MS/2008) Agiu corretamente o chefe da diviso de recursos humanos, pois as frias dos servidores pblicos federais so de trinta dias, a cada perodo aquisitivo. 198. (CESPE/MS/2008) O pagamento da remunerao das frias de Joo deve ser efetuado at dois dias antes do incio do perodo de gozo. 199. (CESPE/MS/2008) Joo pode acumular perodos de frias, at o mximo de dois, no caso de necessidade do servio. 200. (CESPE/MS/2008) Uma vez iniciadas as frias de Joo, estas somente podero ser interrompidas por necessidade do servio caso tal necessidade seja declarada pela autoridade mxima do rgo em que ele trabalha. 201. (CESPE/MS/2008) Caso as frias de Joo sejam interrompidas, o restante do perodo deve ser gozado de uma s vez. (CESPE/MS/2008) A respeito das normas relativas cesso de servidores pblicos federais para outros rgos ou entidades da administrao pblica federal, julgue os itens subseqentes. 202. (CESPE/MS/2008) O servidor poder ser cedido para ter exerccio em outro rgo ou entidade dos poderes da Unio, dos estados, ou do DF e dos municpios, para exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana em casos previstos em leis especficas. 203. (CESPE/MS/2008) Na hiptese de cesso para fins de exerccio de cargo em comisso, sendo a cesso para rgos ou entidades dos estados, do DF ou dos municpios, o nus da remunerao ser do rgo ou entidade cedente, mantido o nus para o rgo ou entidade cessionrio nos demais casos.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

79

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 204. (CESPE/MS/2008) O ato de cesso deve ser formalizado por meio de portaria publicada no Dirio Oficial da Unio. 205. (CESPE/MS/2008) Para que o servidor do Poder Executivo possa ter exerccio em outro rgo da administrao federal direta que no tenha quadro prprio de pessoal, para fim determinado e a prazo certo, indispensvel a autorizao expressa do presidente da Repblica. (CESPE/MS/2008) Acerca da Lei n. 8.112/1990, julgue os itens que se seguem. 206. (CESPE/MS/2008) O prazo de validade dos concursos pblicos de at dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual perodo. 207. (CESPE/MS/2008) So exemplos de formas de provimento de cargo pblico a nomeao, a promoo, a ascenso, a transferncia, a reintegrao e a reconduo. 208. (CESPE/MS/2008) A posse de um servidor em cargo efetivo poder ocorrer mediante procurao especfica para tal ato. 209. (CESPE/MS/2008) Considere que um indivduo tomou posse em cargo pblico no dia 15/10/2008. Nessa hiptese, teve at o dia 30/10/2008 para entrar em exerccio. 210. (CESPE/MS/2008) Ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passa a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente. 211. (CESPE/MS/2008) O servidor pblico federal que for designado para participar da banca examinadora de um concurso pblico realizado pelo rgo onde esteja lotado far jus a gratificao por encargo de curso ou concurso. 212. (CESPE/MS/2008) A licena por motivo de afastamento do cnjuge concedida por prazo indeterminado e sem remunerao. Comentrios:
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

80

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 213. (CESPE/MS/2008) A licena para o servidor tratar de assuntos particulares pode ser concedida ao ocupante de cargo efetivo, incluindo-se os que estejam em perodo de estgio probatrio. 214. (CESPE/MS/2008) A administrao pblica pode converter em multa a penalidade de suspenso imposta a servidor. 215. (CESPE/MS/2008) As fases de um inqurito administrativo so instruo, defesa e relatrio. (CESPE/STF/2008) Acerca da remoo, da substituio e da redistribuio dos servidores pblicos federais regidos pela Lei n. 8.112/1990, julgue os seguintes itens. 216. (CESPE/STF/2008) Nos casos de reorganizao ou extino de rgo ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no rgo ou entidade, o servidor estvel deve ser imediatamente redistribudo, sendo vedada sua colocao em disponibilidade, j que tal opo feriria o interesse pblico. (CESPE/IBAMA/2008) Marcos, analista ambiental do IBAMA, lotado em Braslia, precisou afastar-se de seu local de trabalho para colaborar em uma grande operao de fiscalizao no estado do Par, por 10 dias. O IBAMA custeou os gastos de hotelaria, alimentao e locomoo urbana de Marcos. Com o incio dos trabalhos, percebeu-se que a equipe conseguiria terminar as tarefas antes e, de fato, no quinto dia, Marcos retornou a Braslia. Considerando essa situao hipottica e o que estabelece a Lei n. 8.112/1990, julgue os itens que se seguem no que se refere a dirias. 217. (CESPE/IBAMA/2008) Marcos tem direito a receber as passagens de ida e volta e uma diria por dia de trabalho. 218. (CESPE/IBAMA/2008) Como Marcos retornou a sua sede em prazo inferior ao inicialmente previsto, deve restituir as dirias recebidas em excesso, no prazo de 5 dias. 219. (CESPE/MC/2006) proibida a acumulao de percepo de vencimento de cargo ou emprego pblico efetivo com proventos da inatividade,

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

81

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ exceto nos casos em que os cargos de que decorram essas remuneraes forem acumulveis na atividade. 220. (CESPE/MC/2006) Em funo da responsabilidade objetiva do Estado, a fazenda pblica est impedida de impetrar ao regressiva contra o servidor nos casos em que for chamada a ressarcir dano causado a terceiros. 221. (CESPE/MC/2006) Como medida cautelar, a autoridade instauradora de processo administrativo disciplinar para apurao de irregularidades no servio pblico pode indicar o afastamento do servidor envolvido por prazo indeterminado, at a concluso do processo. 222. (CESPE/TCU/2008) Em caso de doena de padrasto ou madrasta de servidor, esse servidor no faz jus concesso de licena por motivo de doena em pessoa da famlia, ainda que o doente viva sob suas expensas. 223. (CESPE/TCU/2008) O servidor que est em dbito com a administrao e se aposenta tem prazo de 60 dias para quitar a dvida. 224. (CESPE/TCU/2008) O preenchimento dos requisitos para percepo de penso por morte tem como data de aferio o dia do bito, e no, a data da entrega do requerimento apresentado perante a administrao. 225. (CESPE/MCT/2008) A investidura em cargo pblico d-se com a posse. 226. (CESPE/TCU/2008) Se a posse no ocorrer no prazo de 15 dias contados da publicao do ato de provimento, este ser tornado sem efeito. 227. (CESPE/TCU/2008) Cargo pblico o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 228. (CESPE/TCU/2008) Segundo a lei citada, sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se. 229. (CESPE/TCU/2008) Considere a seguinte situao hipottica. Flvio, servidor pblico, sofreu limitao em sua capacidade fsica, verificada em
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

82

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ inspeo mdica. Em virtude disso, foi investido em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao adquirida. Nessa situao, nos termos da referida lei, Flvio foi readaptado. (CESPE/ANATEL/2006) Quanto s normas pertinentes a provimento, vacncia, remoo, redistribuio e substituio em cargo pblico, julgue os itens que seguem. 230. (CESPE/ANATEL/2006) A aptido fsica e mental, a naturalidade brasileira e o gozo dos direitos polticos so considerados requisitos bsicos para a investidura em cargo pblico. 231. (CESPE/ANATEL/2006) A reintegrao constitui forma de provimento em cargo pblico. 232. (CESPE/ANATEL/2006) A posse no cargo pblico d-se com a assinatura do respectivo termo, no qual devem constar as atribuies, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado. 233. (CESPE/ANATEL/2006) A reintegrao corresponde ao retorno do servidor pblico estvel ao cargo anteriormente ocupado e decorre de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo. 234. (CESPE/ANATEL/2006) A remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro. (CESPE/ANATEL/2006) Observadas as regras estabelecidas em lei, quanto s frias e licenas dos servidores pblicos, julgue os itens que seguem. 235. (CESPE/ANATEL/2006) Na determinao do perodo aquisitivo de frias, devem-se incluir os dias de licena e as faltas ao servio, pois o perodo aquisitivo se conta em meses e no em dias. 236. (CESPE/ANATEL/2006) Admite-se a concesso de licena ao servidor com o objetivo de acompanhar o cnjuge em exerccio de mandato eletivo do Poder Legislativo em outro ponto do territrio nacional, mas, nesse caso, a licena ser sem remunerao.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

83

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

237. (CESPE/ANATEL/2006) Se um servidor pblico estiver de licena em decorrncia de doena em pessoa da famlia, poder exercer outra atividade remunerada, por tratar-se de situao excepcional admitida em lei. (CESPE/ANATEL/2006) Pedro, servidor pblico do municpio de Nova Era, concorreu a cargo eletivo para o qual foi eleito e encontra-se em exerccio. Acerca dessa situao hipottica, julgue os itens a seguir. 238. (CESPE/ANATEL/2006) Supondo que Pedro tenha sido eleito prefeito, permanecer percebendo as vantagens de seu cargo sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo, desde que no haja incompatibilidade de horrio. 239. (CESPE/ANATEL/2006) Se Pedro estiver investido no cargo de vereador, e houver incompatibilidade de horrio, lhe ser facultado optar pela remunerao de servidor pblico municipal ou pela remunerao do cargo eletivo de vereador. 240. (CESPE/ANATEL/2006) Supondo que o mandato eletivo seja de deputado federal, Pedro ficar afastado do cargo.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

84

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ GABARITO

121-E 131-E 141-E 151-C 161-C 171-C 181-E 191-C 201-C 211-C 221-E 231-C

122-C 132-E 142-C 152-E 162-E 172-C 182-E 192-C 202-C 212-C 222-E 232-C

123-C 133-C 143-E 153-C 163-E 173-E 183-E 193-E 203-E 213-E 223-E 233-E

124-C 134-C 144-C 154-C 164-C 174-C 184-C 194-E 204-C 214-C 224-C 234-C

125-E 135-E 145-E 155-C 165-E 175-E 185-C 195-C 205-C 215-C 225-C 235-E

126-E 136-C 146-E 156-C 166-E 176-E 186-C 196-C 206-C 216-E 226-E 236-C

127-C 137-E 147-C 157-C 167-C 177-E 187-E 197-E 207-E 217-E 227-C 237-E

128-C 138-E 148-E 158-E 168-C 178-E 188-C 198-C 208-C 218-C 228-C 238-E

129-C 139-E 149-C 159-E 169-E 179-C 189-E 199-E 209-C 219-C 229-C 239-C

130-C 140-C 150-C 160-C 170-E 180-C 190-E 200-C 210-C 220-E 230-E 240-C

BIBLIOGRAFIA
ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. So Paulo: Mtodo, 2009. BARCHET, Gustavo. Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Processo Administrativo Federal: Comentrios Lei n 9.784 de 29/1/1999. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. CUNHA JNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. Salvador: 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 2008. GARCIA, Emerson; ALVES, Rogrio Pacheco. Improbidade Administrativa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos. So Paulo: Dialtica, 2010. JUSTEN FILHO, Maral. Prego: Comentrios Legislao do Prego Comum e Eletrnico. So Paulo: Dialtica, 2009. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2008. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

85

Вам также может понравиться