Вы находитесь на странице: 1из 17

Mobil Oil do Brasil

LUBRIFICAO CORRETA DOS CABOS DE AO

Os cabos de ao so usados para inmeros fins, seja em servio estacionrio, como tirantes ou espias, cabos areos para transporte, suspenso de pontes pnseis ou ento para puxar ou elevar pesadas cargas como acontece nos elevadores, guindastes de minas, guinchos, equipamentos para movimento de terra, etc. Nestes vrios servios ficam expostos s mais variadas condies, desde os ambientes relativamente limpos e secos encontrados nos elevadores domsticos, at a plena exposio intemprie onde podem estar sujeitos ao calor, ao frio, chuva, ao p. Muitas vezes so arrastados pelo cho, na gua, na lama. Todos estes fatores e mais outros ainda, encontrados em servio, influem na escolha e no mtodo de aplicao do lubrificante, para que fiquem asseguradas a longa vida til do cabo, e o que muitas vezes mais importante, a mxima segurana contra acidentes, principalmente quando se trata da vida de seres humanos.

1. CONSTRUO DOS CABOS DE AO

Os cabos de ao so formados de vrias pernas dispostas helicoidalmente ao redor de um ncleo central ou alma. A alma constituda por uma corda de cnhamo, ou de outra fibra vegetal, podendo s vezes ser tambm de ao. Os cabos de ao normalmente so formados por 6 a 8 pernas, mas h cabos especiais com um nmero maior ou menor do que este.

Cada perna, por sua vez, consiste de vrios fios dispostos ao redor de um ncleo ou alma, que geralmente formada por um ou mais fios, mas tambm pode ser corda fina de cnhamo ou material similar. O nmero de fios por perna varia de 7 a 37 ou mais.

Pgina 1

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil

Figura 1 - Construes Tpicas dos Cabos de Ao

mostrado acima apenas 8 sees transversais das muitas existentes. O primeiro nmero em cada ilustrao correspondente ao nmero de pernas, ao passo que o segundo se refere ao nmero de fios por perna. Em alguns casos o ltimo nmero apenas indicativo, visto que os fios mais finos, de enchimento, podem no estar includos.

Os cabos de ao podem ser fabricados em dois modos distintos: ou as pernas so colocadas ao redor da alma, em sentido contrrio ao dos fios nas pernas, ou podem ser enroladas no mesmo sentido. Visto externamente o primeiro apresenta os fios, individualmente, como paralelos ao eixo do prprio cabo, ao passo que o segundo tipo mostra os fios formando um ngulo considervel com o eixo do cabo.

Pgina 2

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil


Outra diferena estrutural importante resulta da maneira de formar o cabo durante a fabricao. No processo normal, as pernas so foradas ao redor da alma, ao passo que, no processo de pr-formao, as pernas so torcidas helicoidalmente antes de serem dispostas ao redor da alma. Se um cabo comum for cortado, as extremidades dos fios tendem a se endireitar e a se afastar do cabo e as pernas deste tendem a se abrir. Por a outro lado, nos cabos pr-formados, os fios e as pernas do cabo tendem a manter sua posio quando este cortado.

As diferenas estruturais dos cabos de ao influem na sua adequao aos diversos trabalhos. Os cabos podem ser destinados a resistir ao mximo esforo de trao, flexibilidade, resistncia abraso, ao esmagamento ou distoro. Geralmente, entretanto, prefere-se um certo equilbrio entre duas ou mais destas caractersticas.

2. PORQUE NECESSRIO LUBRIFICAR OS CABOS DE AO

DESGASTE Cada fio do cabo de ao pode estar em contato com trs ou mais fios ao longo do seu comprimento. Os contatos se do teoricamente ao longo de uma linha, mas, na realidade, esta linha se transforma numa estreita faixa pela deformao causada pela carga. A rea total de carga ou de suporte, no fio de um cabo de ao, relativamente grande, provavelmente maior do que numa mquina de peso similar. Quando a carga aplicada ao cabo de ao e quando este dobrado ou fletido nas roldanas ou tambores, as tenses se desenvolvem no sentido de causarem o

movimento das pernas e dos fios uns sobre os outros. A menos que se consiga manter uma pelcula lubrificante nas reas de contato, podero resultar considervel atrito e desgaste devidos a este movimento.

Pgina 3

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil


tambm necessrio o emprego de um lubrificante para impedir o atrito e o desgaste entre os cabos de ao e roldanas, tambores ou demais superfcies sobre as quais eles passam. FADIGA Uma das principais causas do rompimento dos cabos de ao a fadiga do material. Os esforos de flexo e trao, inmeras vezes repetidos, causam esta fadiga. Eventualmente, alguns fios se rompem primeiro e o cabo vai progressivamente enfraquecendo at que seja necessrio retir-lo de servio. Se a lubrificao for inadequada, os esforos no cabo aumentam devido maior resistncia ao movimento dos fios uns sobre os outros; a fadiga aparece mais depressa e a vida til do cabo de ao fica reduzida.

CORROSO Outra causa importante de ruptura dos cabos de ao a corroso, termo que abrange no s o ataque direto aos fios por fluidos corrosivos como sejam, guas cidas nas minas, como tambm o ataque pela ferrugem. A superfcie total dos fios expostos ao ataque corrosivo muito grande. Por exemplo, j foi calculado que por 30 m de cabo de 1 de dimetro e de 6 x 7, a superfcie exposta atinge a 10 m ; de 6 x 19 ser 18 m e de 6 x 37 atingir aproximadamente 25 m. Para que se possa proteger o cabo contra a corroso, preciso que o lubrificante resista ao desalojamento pela umidade em qualquer ponto da superfcie dos fios.

PROTEO DA ALMA DO CABO DE AO Finalmente, o lubrificante tambm imprescindvel para reduzir ao mnimo o atrito e o desgaste na superfcie da alma do cnhamo, para evitar sua deteriorao, protegendo-a contra a penetrao da gua e impedindo o seu ressecamento. O desgaste, a deteriorao ou o ressecamento da alma redundam na diminuio do seu dimetro, no lhe permitindo suportar eficientemente os fios ao seu redor. As pernas tendem a se sobrepor, podendo acarretar srios danos aos fios.

Pgina 4

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil


Podemos dizer, em resumo, que as vrias aes destrutivas a que esto sujeitos os cabos de ao, principalmente o atrito, abraso, desgaste, fadiga, corroso e rompimento dos fios devido deteriorao da alma s podem ser atenuadas pela eficiente aplicao de um lubrificante adequado.

Entretanto, outras causas mecnicas provocam o rompimento dos cabos de ao e no podem ser evitadas mesmo com o uso das melhores prticas de lubrificao. Supondo que o cabo de ao foi corretamente escolhido para determinada espcie de servio (isto , tenha suficiente resistncia, flexibilidade, etc.), estas causas mecnicas podero incluir: roldanas de dimetro muito pequeno, provocando esforos de flexo desproporcionados; desnecessrios esforos de flexo ou dobramento reverso do cabo; ranhuras das roldanas inadequadas ao dimetro do cabo, pois se a ranhura for muito larga no poder suportar convenientemente o cabo, e, se muito estreita, poder esmag-la ou deform-lo; velocidade excessiva e, finalmente, podero ficar retorcidos pelo manejo descuidado.

3. LUBRIFICAO DURANTE A FABRICAO

Um lubrificante existente no interior do cabo protege-o durante o embarque, armazenagem e instalao. Sob condies favorveis, continua protegendo o cabo durante longos intervalos de tempo. Deve-se, entretanto, reconhecer que a maioria do lubrificante que impregna a alma expulso durante a formao das pernas; o restante vai-se perdendo durante a armazenagem e quando o cabo submetido carga. Com rarssimas excees, preciso providenciar um programa de lubrificao dos cabos de ao logo aps sua instalao.

Pgina 5

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil

4. LUBRIFICAO EM SERVIO

Dada, porm, a ampla escala de servios em que so utilizados os cabos de ao, no possvel que um s lubrificante seja adequado a todos servios. Os principais fatores a serem considerados na escolha do lubrificante correto so: temperatura, presena de umidade, influncias corrosivas, limpezas, mtodos e frequncia com que o lubrificante aplicado.

A lubrificao dos cabos de ao em servio relativamente difcil, resultando que geralmente descuidada ou inteiramente dispensada. Algumas vezes, isto se deve em parte a crena de que o lubrificante incorporado ao cabo, durante sua fabricao, servir para proteg-los durante toda a vida til em servio; outras, porque se esquece que o cabo de ao faz parte da mquina e, portanto, tambm necessita de lubrificao. Os melhores resultados so obtidos, todavia, quando se aplica regularmente um lubrificante adequado de modo a obter uma penetrao completa.

4.1. MTODOS DE APLICAO DO LUBRIFICANTE

Vrios mtodos podem ser usados para a aplicao do lubrificante. Como nos casos da escolha dos lubrificantes, tambm a escolha do mtodo de aplicao ser determinada pelas condies locais. Quando mais de um mtodo puder ser aplicado deve-se sempre escolher aquele que garanta a melhor penetrao do lubrificante.

Os mtodos usados para aplicar lubrificantes aos cabos de ao incluem: pincel, caneca, banho, pulverizao, conta-gotas, lubrificadores mecnicos, etc., sendo

Pgina 6

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil


que os dois ltimos so empregados quando se deseja uma aplicao regular. Muitas vezes, dois ou mais destes mtodos so usados em conjunto, por exemplo: com pincel no tambor do guindaste, pulverizao nas sees de cabo que no podem ser pinceladas, e conta-gotas ou lubrificador mecnico nas roldanas. Qualquer que seja o mtodo de aplicao, esta dever ser feita de preferncia quando o cabo estiver seco.

Os lubrificantes empregados para vrias condies de funcionamento devem ter viscosidades diferentes em cada caso. Os produtos demasiadamente viscosos devem ser previamente aquecidos para que se tornem suficientemente fluidos para poderem ser aplicados e penetrarem at a alma do cabo de ao. Mesmo que estejam suficientemente fluidos para a aplicao, estes produtos podem esfriar-se rapidamente em contato com as superfcies frias do cabo, no havendo, portanto, penetrao suficiente. Por esta razo, o emprego de tais lubrificantes foi sendo gradualmente substitudo por produtos similares, tornados fluidos mediante a adio de um solvente adequado, que se evapora depois de feita a aplicao.

4.1.1. APLICAO MANUAL

A aplicao manual de lubrificantes, por pincel ou despejando-se de uma caneca, muito usada, mas menos eficiente e acarreta mais desperdcios do que os demais mtodos. Ao pincelar ou despejar o lubrificante, obtm-se melhor penetrao se o lubrificante for aplicado enquanto a cabo se move lentamente e no ponto em que este entra em contato com a roldana (figura 2). O contato com a roldana e o movimento dos fios e das pernas enquanto o cabo passa pela roldana auxiliam a distribuio e a penetrao do lubrificante no interior do cabo. Um trapo ou camura, preferivelmente esta ltima, deve ser usada para remoo do excesso e melhor distribuio do lubrificante. Em nenhum caso deve-se segurar o trapo no

Pgina 7

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil


lado em que o cabo entra na roldana, pois qualquer fio partido, enroscando-se no trapo, poderia arrastar a mo do lubrificador, machucando-o seriamente.

Figura 2 - Aplicao Manual

4.1.2. APLICAO POR IMERSO

Banho Quando for praticvel retirar o cabo de servio, enrol-lo e mergulh-lo num recipiente contendo o lubrificante se possvel aquecido, este mtodo dever ser preferido em relao a outros. Dever ser provida uma armao sobre o tanque para que o excesso de leo possa escorrer do cabo para o recipiente. Quando no for possvel enrolar o cabo, este poder ser lentamente passado pelo recipiente. As figuras 5 e 6 mostram algumas sugestes para os tanques empregados para cabos

Pgina 8

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil


na posio vertical, horizontal ou inclinada. Em cada caso ser necessrio usar um trapo ou qualquer dispositivo adequado para retirar o excesso de lubrificante.

Pgina 9

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil

Figura 3 - Aplicao de Lubrificante aos Cabos de Ao por Imerso

A figura 3 mostra vrias adaptaes em bandejas ou caixas que so usadas para aplicar o lubrificante aos cabos em posio vertical, horizontal ou inclinada. Os cabos passam levemente pelo banho de lubrificante e o excesso removido com um trapo ou outro dispositivo adequado.

Figura 4 - Aplicao do Lubrificante aos Cabos de Ao, por Imerso

O dispositivo mostrado na figura acima muito adequado para cabos horizontais ou levemente inclinados. O cabo mais ou menos esticado passa lentamente pelo banho lubrificante; o excesso removido por um trapo ou camura. No caso de haver necessidade de aplicar um lubrificante muito viscoso, ser preciso um aquecedor.

Pgina 10

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil


4.1.3. CONTA-GOTAS Para lubrificar um cabo por meio de um dispositivo conta-gotas, qualquer recipiente de tamanho apropriado, dotado de um tubo com torneira, poder servir. Se for necessrio aquecer o lubrificante, o recipiente dever ser isolado e dotado de uma resistncia eltrica, como pode ser visto na figura 5.

Figura 5 - Lubrificador Conta-Gotas

No lubrificador Conta-Gotas, o isolamento e o uso das resistncias de aquecimento somente so empregados se o lubrificador for muito viscoso. Se houver vento forte preciso dispor de anteparos adequados para evitar que o gotejo de lubrificante seja desviado do cabo.

Pgina 11

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil


4.1.4. LUBRIFICADOR MECNICO

Pode-se usar um lubrificador mecnico para gotejar o lubrificante no cabo. O ponto de aplicao deve ser numa roldana, como pode ser visto na figura 5. O contato com a roldana e a flexo causada ao cabo durante sua passagem por esta ajudam a distribu-lo e foram a penetrao do lubrificante no interior do cabo.

A bomba do lubrificador mecnico deve ser acionada pela prpria roldana, pois assim o lubrificante s ser suprimido quando a roldana estiver em movimento e em quantidades proporcionais velocidade desta. Muitas vezes haver necessidade de dispor de equipamento para aquecer o lubrificante ou de anteparos que evite que o leo, durante a aplicao, seja desviado do cabo pelo vento. Este sistema de lubrificao forada poder ser usado em conjunto com outros mtodos, como sejam, aplicaes semanais por pincel ou pulverizao ao tambor do cabo.

4.1.5. MTODOS PARA CABOS AREOS

Os cabos areos horizontais ou levemente inclinados so geralmente lubrificados por conta-gotas ou lubrificadores mecnicos. Quando uma roda de dimetro relativamente grande passa pelo cabo, o dispositivo conta-gotas pode ser instalado nesta roda, como pode ser visto na figura 6. Este dispositivo pode ser empregado quando o cabo est em funcionamento por tempo integral e quando um pequeno gotejamento, resultante da lubrificao em excesso, no apresente inconvenientes. Um dispositivo com lubrificao forada para cabos areos, em que a bomba est contida num carro, pode ser visto na figura 6.

Pgina 12

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil

Figura 6 - Lubrificador Mecnico para Cados Areos

Outro dispositivo de lubrificao para cabos horizontais, no qual o lubrificante transportado do reservatrio ao cabo por meio de uma roldana, mostrado na figura 7. Um dispositivo semelhante usado tambm para cabos estacionrios, mas, neste caso, o reservatrio dotado de rodas para que possa ser deslocado ao longo do cabo.

Pgina 13

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil


Figura 7 - Lubrificador para Cabos Horizontais

No lubrificador para Cabos Horizontais, o leo elvado at o cabo por meio de uma polia que mergulha no banho de leo medida que o cabo se move lentamente em relao ao dispositivo. Um raspador remove o excesso de leo, devolvendo-o ao banho, e facilita a distribuio e a penetrao no interior do cabo. A polia ajustvel quanto altura, para que fique sempre o perfeito contato com o cabo. Um lubrificador deste tipo pode ser adaptado para o lubrificao de cabos areos, dotando-se de rodas o recepiente, para que possa ser deslocado ao longo do cabo.

Pulverizao - A aplicao do lubrificante por pulverizao tem sido usada com timos resultados em cabos verticais de minas e outras instalaes similares. Pode ser obtida boa penetrao em tempo relativamente curto, com pouco trabalho e praticamente sem desperdcio. H ampla variedade de equipamento para a pulverizao de lubrificantes de diversas viscosidades, e deve-se escolher sempre o dispositivo mais adequado para o lubrificante que se tem em vista. Entretanto, para pulverizar cabos verticais na boca de poos de minas, preciso usar uma extenso, com 1,20 a 1,80 m, que pode ser comprada pronta ou fabricada no local. importante que seja dotada de um defletor para que o cabo durante a pulverizao no deve exceder de 180 a 240 metros por minuto, preferencialmente o primeiro valor.

5. LIMPEZA DOS CABOS DE AO

Alguns lubrificantes para cabos de ao, do tipo adequado para proteg-los contra a corroso, formam pelculas pesadas e aderentes, tendendo a preencher as irregularidades ou os altos e baixos entre os fios. Se o ambiente for impuro, o

Pgina 14

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil


lubrificante poder reter impurezas, formando incrustaes duras e abrasivas, praticamente ao longo de todo o cabo de ao. Este casco dever ser periodicamente removido para diminuir o desgaste abrasivo e permitir um inspeo quanto a fios quebrados, vestgios de corroso e tornar possvel a lubrificao eficaz. Portanto, a limpeza dos cabos de ao faz parte importante do programa de lubrificao.

Os mtodos mais eficientes para a limpeza dos cabos de ao exigem o emprego de um leo fino ou querosene. Quando o casco no cabo de ao tem espessura considervel, o leo deve ser aplicado imediatamente antes de um perodo de parada, dando-se lhe tempo suficiente para que possa haver penetrao completa.

Depois de uma ou mais aplicaes, o material aderido ter amolecido o bastante para se desprender do cabo por simples vibrao ou pela fora centrfuga, quando o cabo estiver em servio. O casco, depois de amolecido, pode ser tambm removido com jatos de ar comprimido. Esta limpeza com ar comprimido pode ser executada com maior eficincia usando bocais a 120 graus, no plano perpendicular ao eixo do cabo de ao.

Jatos de vapor ou de gua tambm so usados algumas vezes para a limpeza dos cabos de ao, antes ou depois do tratamento com leo fino ou querosene. Como o vapor se condensa parcialmente nas superfcies mais frias dos cabos de ao, preciso, ao empregar vapor ou gua, secar completamente o cabo por meio de jatos de ar comprimido, pois, do contrrio, a gua causaria a ferrugem e impediria a aderncia do lubrificante aos fios.

Pgina 15

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil


6. PROPRIEDADES DOS LUBRIFICANTES

Algumas propriedades desejveis dos lubrificantes so determinadas pelas condies de funcionamento e pela frequncia e mtodo de aplicao. Entretanto, de um modo geral, o lubrificante para cabos de ao deve ser capaz de formar e manter pelculas que aderem tenazmente aos fios, para que possam eficientemente reduzir o atrito e o desgaste. Deve ser suficientemente fluido para que possa ser facilmente aplicado e para que possa penetrar facilmente entre os fios at a alma do cabo. Deve, entretanto, ser bastante viscoso nas temperaturas de servio e possuir suficiente adesividade para no gotejar do cabo nem ser desalojado pela vibrao ou pela fora centrfuga. No deve endurecer demasiadamente, nem trincar-se, desprender-se ou esfarelar-se nas temperaturas mais baixas enroladas em servio.

Os lubrificantes mais viscosos geralmente permanecem em servio durante mais tempo e do melhor proteo durante intervalos mais longos do que os menos viscosos. Por conseguinte, em igualdade das demais condies, devem sempre ser usados os produtos mais viscosos quando as aplicaes forem intermitentes e espaadas, ao passo que os produtos menos viscosos so empregados quando a lubrificao for frequente ou contnua.

No caso de haver presena de gua, ou de substncias corrosivas aquosas, o lubrificante deve possuir resistncia ao desalojamento ou lavagem pela gua. preciso que forme uma pelcula forte e adesiva na superfcie do cabo.

Quando o ambiente for sujo ou empoeirado, um lubrificante adesivo reter

as

partculas slidas, que podero ser de natureza abrasiva, formando um casco difcil de ser removido. Nestes casos prefervel usar um lubrificante menos viscoso e fazer aplicaes mais frequentes.

Pgina 16

(ARQ.CABOS.DOC)

Mobil Oil do Brasil


Vemos, pois, que aconselhvel empregar dois tipos de lubrificantes diferentes, para: 1) presena de gua, e 2) presena de impurezas. Quando porm as duas condies se apresentarem simultaneamente preciso verificar qual a que prevalece ou tem efetivos mais nocivos, ao adotar-se o lubrificante mais adequado.

Ainda com referncia formao do casco sobre a superfcie dos cabos de ao, podemos dizer que no servio de elevadores domsticos onde h necessidade de frequentes inspees, por motivo de segurana, no se pode tolerar a presena deste casco. Portanto, para evitar repetidas limpezas, convm usar lubrificantes relativamente pouco viscosos e, como as condies de umidade e limpeza so geralmente boas, no haver necessidade de aplicaes muito frequentes.

Outro caso especial se apresenta quando os cabos de ao em servio so arrastados na terra, na lama, na areia, etc. Neste caso, qualquer que seja o lubrificante empregado no se poder evitar aderncia de impurezas ao cabo. O desgaste ser inevitvel e prefervel no lubrificar estes cabos ou ento usar um lubrificante fino, aplicado em intervalos muito grandes.

Um terceiro caso especial encontrado nos cabos dos elevadores de carga em minas com poos inclinados. Estes cabos se apoiam em inmeras polias ou roldanas de madeira e, neste caso, interessante que se forme um casco sobre o cabo para proteg-lo do desgaste. Deve, pois, ser empregado um lubrificantes viscoso ao qual possam aderir partculas slidas, mas o casco formado no deve ser muito duro, para que possa ser facilmente removido por ocasio de inspees ou para a lubrificao interna do cabo.

Pgina 17

(ARQ.CABOS.DOC)

Вам также может понравиться