Вы находитесь на странице: 1из 8

A obra recente do mestre

Em 1983 Niemeyer retorna ao Brasil aps um longo perodo de exlio na Frana. No ano seguinte inicia uma impressionante produo que inclui os Cieps do Governo de Brizola no Rio, o Memorial da Amrica Latina, em So Paulo, e o MAC em Niteri, RJ, alm de importantes trabalhos no exterior. Neste artigo, o autor analisa a trajetria de nosso mais inventivo arquiteto nesses 20 anos e comprova sua vitalidade

Em 2003, quando realizou o Pavilho da Serpentine Gallery, em pleno Kensington Park, em Londres, Niemeyer tornou-se dolo da novssima gerao inglesa que transformou os espaos do prdio em lugar para curtir o vero, enquanto a imprensa londrina o saudava como o Picasso da arquitetura. O programa anual de construo de um pavilho provisrio contara, nos anos precedentes, com a participao de Zaha Hadid, Toyo Ito e Daniel Libeskind. Nenhum deles, contudo, alcanou o resultado e repercusso do projeto do arquiteto brasileiro. Uma rampa propiciava um passeio arquitetnico e conduzia ao pequeno prdio em estrutura metlica branca, suspenso um metro do solo para obter mais leveza. A cobertura, a um s tempo simples e engenhosa, cobria e definia os espaos, com uma liberdade plstica que assinala a marca do arquiteto. O espao interno apresentava, abaixo do nvel do cho, a surpresa de uma caixa de concreto e vidro destinada a exposies. O minimalismo e a leveza da estrutura branca contrastavam com o verde dos gramados, obedecendo aos princpios de Niemeyer de que todo projeto deve poder ser resumido em um pequeno "croquis" e que, uma vez terminada a estrutura de apoio, a sua arquitetura deva estar pronta. Aqueles que subiam a rampa vermelha, cujo trecho inicial parecia afastar-se do prdio, experimentavam a proximidade com os galhos de uma frondosa rvore e a viso panormica do parque. S aps tal passeio, nova inflexo os conduzia ao rico e generoso espao do pavilho no qual se alternavam alturas, opacidades, transparncias e rica troca entre o exterior e interior. Em face da vitalidade e humor jovial do prdio, os seus usurios mais desavisados jamais adivinhariam ser aquele a obra de um estrangeiro de mais de 90 anos que jamais havia colocado o p no local durante o projeto de elaborao e construo.

O Pavilho foi desenhado no espao onde Niemeyer trabalha todos os dias de 9 da manh s 9 da noite: na sala de fundos de seu escritrio em um dos prdios mais antigos da Avenida Atlntica, em Copacabana. Escolheu o espao sem vista para no se distrair com a to amada curva da praia e das montanhas do Rio. Sua rotina interrompida para receber os mais variados tipos de visitantes brasileiros e estrangeiros e, s 12 horas, para almoo com amigos e colaboradores, muitos deles de sua famlia. tardinha um grupo ntimo se rene para discutir poltica, libido, trivialidades e, at, arquitetura. Nas teras noite convidados de reas diversas, como filosofia ou astronomia, discorrem para um crculo restrito selecionado pelo arquiteto. Niemeyer alega no ler o que escrevem a seu respeito para no se influenciar. E, ainda que fiel a seus princpios de uma arquitetura impactante e estruturalmente ousada, afirma admitir nos outros arquitetos a pluralidade caracterstica de nossos tempos. Nos primeiros meses do governo de Lula, comentava que era impossvel querer reformar o capitalismo. Na realidade, continua fiel aos preceitos do histrico Partido Comunista e prega a revoluo como nico remdio contra as iniqidades. Apesar de enxergar com certa dificuldade e de ter perdido h poucos meses sua esposa Anita e o irmo Paulo, Oscar, aos 97 anos, mantm acesa sua fora vital e o nimo por uma bela mulher, boa conversa ou novo projeto arquitetnico. Oscar Niemeyer pertence segunda gerao moderna do sculo 20. Nascido em 1907, no Rio de Janeiro, foi o primeiro arquiteto a antever o esgotamento do princpio racionalista de que a forma deveria estar subordinada funo. Nos projetos que realiza para o Conjunto da Pampulha, em 1942 e 1943, introduz curvas e formas escultricas. A forma livre se transforma no principal elemento de uma obra que amlgama arquitetura, arte, tecnologia e paisagismo, explorando o uso ilimitado das potencialidades plsticas e estruturais do concreto armado. O arquiteto brasileiro apontou rumos alternativos burocracia esttica que rondava o modernismo por meio de uma linguagem pessoal que confrontou o racionalismo do interior do prprio movimento moderno, demonstrando, ainda, novas possibilidades de o modernismo lidar com formas provenientes da estreita relao entre arquitetura e estrutura.

Se a carreira de Oscar Niemeyer tivesse comeado apenas em 1984, as suas realizaes seriam, ainda assim, muito impressionantes. Foram 136 projetos concebidos e 50 realizados de acordo com dados colhidos do currculo do arquiteto. Entre esses constam os Centros Integrados de Educao Pblica (CIEPS, Estado do Rio, 1984), o Panteo Tancredo Neves (Braslia, 1984), o Espao Lucio Costa (Braslia, 1992), o Conjunto do Memorial da Amrica Latina (So Paulo, 1988-1989), o Museu de Arte Contempornea de Niteri (1993-1996), o Museu de Curitiba, atual Museu Oscar Niemeyer (1963-2002), o Centro Administrativo do Governo de Minas (2003) e o Caminho Niemeyer, em Niteri, RJ, (1999-2004). Em 1984 o Brasil fervilhava com a campanha pelas Diretas J, que tomara a rua das principais capitais e terminou em megacomcio na Candelria, Rio de Janeiro, reunindo no palanque impressionante arco de oposicionistas e, no asfalto, mais de um milho de pessoas. No ano anterior, novos governadores haviam assumido eleitos por voto popular, e Niemeyer retornara definitivamente ao Pas, aps longo perodo de exlio na Frana, idas e vindas ao Brasil e atividades intensas em vrios pases da Europa e frica do Norte. Em 1983 o arquiteto realiza a primeira grande exposio de seu trabalho no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e inaugura a Passarela do Samba. Entusiasmado com a nova situao do Pas e, particularmente, com a ao de seu amigo Darcy Ribeiro, vice-governador da gesto de Leonel Brizola no Estado do Rio de Janeiro, Niemeyer produz o projeto-smbolo daquele governo: os Centros Integrados de Educao Pblica, os Cieps, popularmente conhecidos como "Brizoles". As escolas de educao integral almejavam apoiar o aluno por completo. De manh aulas, tarde estudo, atividades fsicas, culturais e atendimento mdico. Era igualmente esperado que o novo espao introduzisse novos hbitos e aumentasse a auto-estima do estudante. O projeto do Ciep foi a primeira experincia do arquiteto em padronizao de arquitetura. A questo da reprodutibilidade est intimamente ligada a programas populares e habitao de interesse social, tomada como um dos objetos principais dos modernistas no sentido de fornecer uma justificativa tica ao movimento que abolira ornamentos no apenas por motivos estticos, mas para permitir resolver, em grande escala, o problema da morada popular.

De acordo com Le Corbusier, todos os programas de construo do sculo 20 estavam nas mos dos engenheiros, exceto aquele relativo casa popular. Propunha Corbusier, na obra Maison des Hommes, publicada em 1942, que os arquitetos a elegessem como o objeto principal e justificativa tica de sua atuao profissional. Comunista, Niemeyer sempre se recusou a adotar o tema da habitao popular como carro-chefe e justificativa do movimento moderno. A casa deveria ser uma s para ricos e pobres, no devendo a morada popular constituir um programa especfico. Pensava, ainda, que a justia devia ser obtida por meio de lutas sociais e jamais na "simplificao" das formas para obter obras baratas. Argumentava que, desse modo, no se conseguiria resolver o problema estrutural da sociedade capitalista, e ainda se criaria um novo impedimento e limitao para o exerccio da inventividade criativa. Niemeyer fazia, contudo, a ressalva que somente em regime socialista se justificaria a adoo de mtodos padronizadores. Coerente, acreditando na proposta social de Darcy Ribeiro, concebeu para o Ciep um projeto cujos mdulos eram produzidos em usinas que adquiriram a alcunha de "fbricas de escolas". Naquelas escolas procurou conceber a arquitetura indissocivel da estrutura que as caracterizasse, de modo a destac-las dos prdios vizinhos. Em Oscar Niemeyer: Minha Arquitetura 1937-2004, o arquiteto registrou: "Construdos tambm junto a favelas, os Cieps vieram corrigir o equvoco que sempre existiu entre ns: manter nas construes prximas a essas reas uma arquitetura mais modesta, como que acompanhando a pobreza que as caracteriza. Lembro os mais reacionrios a dizer que eram caros demais, sem perceber que as crianas das favelas entravam neles orgulhosas, como se isso constitusse o comeo de uma vida melhor".

Em sua edio de junho/julho de 1989, AU saudava o Memorial da Amrica Latina como "o principal fato arquitetnico da dcada", dedicando-lhe dezoito pginas. O projeto se originou do desejo do ento governador Orestes Qurcia de situar em So Paulo o mais importante centro cultural do continente latino-americano. Darcy Ribeiro foi encarregado de elaborar o programa que consistia de seis prdios distribudos em duas praas unidas por uma passarela: biblioteca, restaurante, salo de atos, auditrio, pavilho da criatividade e centro de estudos. Os dois terrenos situavam-se no bairro da Barra Funda, com rea total de 90 mil m2, no distante da estao do Metr. Pretendia-se com o projeto fazer uma ilha arquitetnica que, com suas formas alvas e arrojadas, ajudasse a reabilitar a regio cinza e triste, com trfego pesado e desestruturado tecido urbano. O arquiteto, por outro lado, viu ali a primeira oportunidade de aplicar em seu Pas os avanos tecnolgicos utilizados na dcada anterior no projeto da Universidade de Constantine, na Arglia. Em colaborao com o engenheiro Jos Carlos Sussekind, dotou os edifcios de estruturas ousadas, com destaque para a biblioteca na qual os dois apoios esto fora do prdio, unidos por uma viga de 90 m e o interior totalmente livre. A unidade do conjunto foi garantida pelo uso de grandes superfcies curvas, pintadas de branco.

Com trs abbadas, o auditrio constitua, de certo modo, uma releitura das curvas utilizadas na Igreja da Pampulha. Apenas o pavilho da criatividade, destinado a exposies, apresentava uma estrutura mais convencional. A enorme praa cvica foi dotada da primeira escultura ao ar livre do arquiteto: uma mo aberta com 7 m de altura e chaga aberta representando a Amrica Latina. Infelizmente, a esperada revitalizao da regio ainda no ocorreu. Este fato, somado ao uso tmido de seus espaos, fez com que o projeto no tenha sido, ainda, aproveitado em toda sua potencialidade.

Em 1996 inaugurado o MAC - Museu de Arte Contempornea de Niteri, situado em promontrio elevado com magnfica vista da Baa de Guanabara, das montanhas e da cidade do Rio de Janeiro. Um apoio central libera a construo do solo, que dele brota como um elemento natural, permitindo uma continuidade visual entre arquitetura e paisagem. A rampa escultural conduz entrada no segundo pavimento, fazendo com que o visitante realize um percurso em espiral no qual se alternam, em todos os ngulos, o museu e a estupenda vista. Obra de afirmao do homem e integrao com a natureza, um espelho dgua em sua base ecoa as guas da Baa de Guanabara, enquanto o seu perfil exibe o mesmo ngulo do distante Po de Acar. O MAC de Niteri se transformou em verdadeiro fenmeno de visitao e suas formas foram adotadas como smbolo da cidade de Niteri. Poucas vezes uma cidade madura se identificou tanto com um arquiteto: encontra-se em vias de concluso o Caminho Niemeyer. Consiste de uma grande praa junto ao mar, um teatro, um centro de convenes, um memorial, a sede da Fundao Oscar Niemeyer, uma catedral e um templo evanglico. O conjunto se espalha pela margem da Baa de Guanabara, entre o Centro de Niteri e o Museu de Arte Contempornea. Apesar de entrecortado por prdios de grande escala j existentes, o conjunto se impe na trama urbana pela unidade, alvura, leveza e radicalidade de suas estruturas. A catedral a preferida de Niemeyer que, em Minha Arquitetura, registrou: "a minha idia era criar uma grande cpula de concreto, solta no ar, com dimetro de 40 m. Embaixo seria a nave. E fiquei a imaginar como deveria mant-la na posio desejada. A soluo que encontrei to simples e arrojada - trs apoios apenas - que, com ela, desculpem-me a imodstia, transformei uma cpula na mais bela e original catedral que desenhei". Merece destaque, ainda em Niteri, a recm-inaugurada Estao de Barcas no bairro de Charitas. Elegante ponte coberta conduz os passageiros estao circular sob a proteo de delgada marquise curva.

O eixo monumental de Braslia ainda est incompleto. At hoje o Distrito Federal no possui um museu nacional. Em 1999, Niemeyer projetou seu complemento: o Setor Cultural. Do lado sul, o museu e a biblioteca ligados por galeria subterrnea ao centro musical, cinemas e planetrio, situados na face norte. Destacam-se no projeto a estrutura em caracol do centro musical, a esfera do cinema e a grande cpula de 90 m de dimetro do museu. Em 2002 foi inaugurado, em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer. Era um prdio de sua autoria, construdo h 40 anos, com vos de 30 m e 60 m, fachadas cegas e iluminao zenital. Niemeyer adicionou um grande salo de forma elptica, solto no ar, com 70 m de comprimento e 30 m de largura, ancorado em base de concreto que abriga os elevadores e escadas internas. Rampas suaves de acesso, ao ar livre, completam a composio, dentro do vocabulrio inconfundvel do criador de Braslia. O ano de 2003 assinalou outros importantes projetos de Niemeyer: o Auditrio de Ravello, na Itlia, a Escola de Ballet Bolshoi, em Joinville, SC, o Aqurio, em Braslia e, em 2004, entre outros, o arrojado novo Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais. Sem falar nos livros publicados, esculturas, desenhos e exposies com que Oscar Niemeyer faz circular suas obras ao redor do mundo. Oscar Niemeyer trabalhou, no incio de sua carreira, durante dois anos no Instituto do Patrimnio. No que toca sua arquitetura, contudo, a tradio um ponto de partida, jamais um objetivo ou ponto de chegada. O compromisso do arquiteto sempre foi o da construo de uma identidade cosmopolita brasileira. Prefere usar a histria como filiao sua linha evolutiva, em vez de absorv-la como compromisso limitador. Niemeyer busca fazer hoje o passado de amanh. Fiel a seus princpios materialistas-dialticos, a sua preocupao fundamental com a tcnica enquanto elemento da cincia para conduzir ao progresso. Busca, todavia, associ-la a uma viso potica e no-mecanicista do homem. Nesse sentido, a arquitetura a criao de um momento nico que deve surpreender e emocionar. Como possibilidade potica, a arquitetura inaugura o momento e reinstala a humanidade na percepo de cada um. A obra de Oscar Niemeyer uma celebrao do saber tecnolgico humano que propicia gestos de transcendncia do cotidiano. No lhe bastariam solues corretas e racionais, pois elas no sensibilizariam o usurio. A emoo visual , ao lado do testemunho criativo do tempo presente, a maior funo de sua arquitetura que instaura, hoje, a tradio de amanh.

BIBLIOGRAFIA CORBUSIER, Le - La Maison des Hommes. Paris. ditions Gonthier, 1942 CAVALCANTI, Lauro - Quando o Brasil era Moderno: Guia de Arquitetura 1928-1960. Rio de Janeiro, Editora Aeroplano, 2001 NIEMEYER, Oscar - Oscar Niemeyer: Minha Arquitetura 1937-2004 Lauro Cavalcanti arquiteto e doutor em Antropologia Social. Professor da Escola de Desenho Industrial da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e diretor do Pao Imperial. Autor de vrios livros sobre modernismo brasileiro. AU 137 - agosto de 2005

Вам также может понравиться