Вы находитесь на странице: 1из 3

Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Cincias Exatas e Aplicadas Disciplina: CEA428 Estrutura de Dados I Prof.

. Geiza Cristina da Silva Trabalho Prtico


Critrios de avaliao: o A eficincia da implementao ser levada em conta. o Clareza, indentao e comentrios no programa tambm vo valer pontos. o A avaliao do trabalho ser comparativa. Isto , quanto melhor a soluo adotada maior dever ser a pontuao dada. Regras para entrega: o O trabalho deve ser realizado em duplas. o O trabalho deve ser enviado em anexo para o email: geiza@decea.ufop.br. o O email deve ter como assunto: Trabalho Prtico CEA 428 Semestre 1 2010. o O email deve ter como contedo: nome e matrcula de cada um dos alunos da dupla. o O email deve ter como anexo um arquivo compactado contendo TODOS e SOMENTE os arquivos de cdigo fonte do programa (.c e .h). O arquivo compactado deve ter a denominao XY.zip onde X e Y correspondem ao nome dos alunos da dupla. o A entrega dever ser feita at as 23h do dia 30/06/2010 e atrasos no so tolerados. Alm disso, o programa dever ser apresentado nos dias 01 e 02/07. o Programas que apresentarem erro na compilao recebero nota zero. o O programa no pode ser escrito usando a sintaxe de C++, prprias de determinados compiladores ou funes que no so do padro de C. o Similaridades entre trabalhos podero implicar em reduo parcial (ou em totalidade) da pontuao mxima. o Os emails de envio de trabalho no sero respondidos.
Ateno: A no observncia das regras pode invalidar o trabalho.

Enunciado:

Sistema de informao e controle da reserva de passagens areas


Deseja-se desenvolver um sistema de informao para controle de reservas de passagens areas. Considere que, para sua implementao, o sistema conter trs mdulos: TAD Vo, TAD Lista de Passageiros, TAD Fila de Espera e o mdulo de funcionamento (por ex. main.c) fazendo com o que o sistema faa o processamento a que se destina. As definies dos mdulos Vo, Passageiro e Fila de Espera so apresentadas nos quadros a seguir: Vo Operaes e Parmetros
IncluiVoo ( Numero do vo, hora, destino, capacidade, nmero de assentos disponveis, lista de passageiros, fila de espera)

ExcluiVoo ( Numero do vo)

Funcionamento Acrescenta um vo a lista de vos sendo necessrios os seguintes dados: Numero do vo, hora, destino, capacidade, nmero de assentos disponveis, lista de passageiros, fila de espera Retira da lista as informaes referentes ao vo cujo nmero passado por parmetro.

Lista de Passageiros Operaes e Parmetros


LeDadosPassageiro (Nome, telefone, CPF) CriaListaPassageiros (Vo) ExcluiListaPassageiros (Vo) InserePassageiroVoo (Numero do vo, nome passageiro, CPF, telefone passageiro)

Funcionamento Faz a leitura dos dados de um passageiro Cria a lista de passageiros de um determinado vo. Exclui a lista de passageiros de um determinado vo. Acrescenta um passageiro a um vo cujo nmero passado por parmetro.

Fila de Espera Operaes e Parmetros


CriaFilaEspera (Numero do vo) ExcluiFilaEspera (Nmero do vo) InserePassageiroFilaEspera (Numero do vo, nome passageiro, CPF, telefone passageiro)

Funcionamento Cria uma fila de espera. Exclui fila de espera. Acrescenta um passageiro fila de espera de um vo cujo nmero passado por parmetro.

Consideraes: 1. Use uma lista duplamente encadeada para armazenar os vos onde cada n da lista guarde como informao: nmero do vo, hora de partida, destino, capacidade, lugares disponveis, lista de passageiros, fila de espera (Figura 1). Os campos lista de passageiros e fila de espera devem armazenar somente ponteiros para os tipos definidos nos TADs lista de passageiros e fila de espera, respectivamente.

Figura 1. Contedo de um dos Ns da Lista de Vos Fonte: http://www2.dc.ufscar.br/~bsi/materiais/ed/u15.htm

2.

Use uma lista duplamente encadeada para armazenar os passageiros de um determinado vo. Cada n da lista deve guardar as informaes de um passageiro: nome, CPF e telefone (Figura 2).

Figura 2. Dentro do N: Apenas Ponteiros para a Fila e a Lista de Passageiros Fonte: http://www2.dc.ufscar.br/~bsi/materiais/ed/u15.htm

3. 4.

Use uma fila para armazenar os passageiros em fila de espera. Cada elemento na fila deve armazenar as informaes de um passageiro: nome, CPF e telefone. O mdulo de funcionamento deve conter um menu, permitindo ao usurio, utilizar as funes do sistema. Deve ser possvel: criar e excluir vos, criar e excluir lista de passageiros em um vo j criado, criar e excluir fila de espera, imprimir lista de passageiros de um vo, imprimir fila de espera de um vo, imprimir quantidade de assentos disponveis em um vo, imprimir os dados de um vo (a partir do numero do vo, imprimir hora, destino, capacidade e nmero de assentos disponveis). Considera-se que na execuo do trabalho sero usados os TADs Lista Duplamente Encadeada e Fila.

5.

Enunciado adaptado de: Prof. Roberto Ferrari UFSCAR.

Вам также может понравиться