Вы находитесь на странице: 1из 14

ASPECTOS GERAIS DA INTERVENO DO ESTADO NA ECONOMIA

Faustino da Rosa Jnior


Advogado, Consultor, Professor e Pesquisador

1. FUNDAMENTOS HISTRICOS DA ECONOMIA DIRIGIDA


As civilizaes ocidentais da Antiguidade apresentam diversos exemplos tpicos de economia dirigida, destacando, por exemplo, a do Egito, da Grcia e de Roma. Nos Estados teocrticos das civilizaes anteriores era crist, a centralizao dos poderes era corolrio natural das economias ainda incipientes, baseadas em sistemas com predominncia do trabalho escravo e do artesanato rudimentar, havendo prevalncia da economia rural. Tudo era rigorosamente controlado pelos dirigentes governamentais das antigas civilizaes1. No mbito da filosofia grega, Aristteles destaca-se como partidrio da interveno dos governos na economia da plis. Tal sistema prevaleceu inclusive aps a queda do Imprio Romano do Ocidente e o retorno gradativo economia urbana. A partir da Renascimento e do advento do sculo XVI, com as descobertas dos novos continentes, ampliaram-se os limites do mundo da era feudal e das economias isoladas nos burgos, ducados e baronatos. A navegao de grande curso, juntamente com o desenvolvimento dos institutos e ttulos de crdito, ampliou as relaes comerciais entre os povos, ensejando a consolidao de grandes empresas de comrcio e navegao e abrindo as portas para a revoluo tcnico-cientfico e o capitalismo mercantilista; alm disto, sedimentava os contornos do racionalismo econmico, precursor do capitalismo comercial, industrial e financeiro a caracterizar a civilizao moderna, especialmente a partir da Revoluo Industrial, nos primrdios do sculo XIX.

LIMA, Maria Cristina de Brito. Direito constitucional econmico. Rio de Janeiro: Fundao de Getlio Vargas Direito RIO, 2009, p. 18.

Nesse contexto, o intervencionismo estatal atingiu seu auge no mbito do mercantilismo, aps a supresso das corporaes de artes e ofcios do Medievo. Foi justamente na era mercantilista que surgiram os primeiros monoplios do Estado Burocrtico Territorial Centralizado Nacional Moderno (EBTCNM). A produo, nesta fase, era voltada para os interesses supremos do Estado absolutista. A relao entre a produo e o bem-estar individual cedia espao expanso monopolista do Estado moderno, presente na indstria da cermica, dos cristais, da porcelana e da navegao, com a concentrao em categorias nobres minoritrias, o protecionismo no comrcio mundial e a voracidade fiscal. O advento da Revoluo francesa de 1789 representou uma reao das massas contra as minorias burguesas na fase do predomnio dos Estados absolutistas e o protecionismo no comrcio mundial, doutrina proveniente de filosofia agnstica, que relega a segundo plano os interesses e as garantias individuais, sacrificados em prol do Estado soberano e autocrata. Mas o Estado liberal, emanado da Revoluo francesa e da filosofia dos enciclopedistas do sculo XVIII, na crista do livre-cambismo e do racionalismo econmico a suceder o protecionismo industrial das grandes potncias colonialistas, tambm pecou por seus excessos e erros2. A supremacia dos grandes conglomerados industriais, comerciais e financeiros, induzida pela nsia incontida de lucros, distanciou o capital do trabalho, reduzindo as grandes massas assalariadas a uma situao de perversa espoliao. Era comum, no sculo XIX, a jornada de trabalho de 10, 12 e at 14 horas, e o trabalho infantil, sem quaisquer garantias de frias anuais, remunerao condigna e velhice com aposentadoria. Desta situao germinou a insatisfao e a revolta das massas trabalhadoras, fomentadas pelos ideais socializantes, moderadas ou extremadas, a caracterizarem as lutas sociais do sculo XIX, novamente pondo em risco as liberdades individuais e o prprio direito de propriedade3. Aps o fim da segunda guerra mundial (1914) e apoiado no Tratado de Versalles, por fora dos princpios emanados da Rerum novarum, de 1891, do Papa Leo XIII, os direitos dos economicamente mais fracos, perante a Economia de Mercado capitalista, passaram a merecer melhor ateno, com tentativas sempre mais

2 3

Idem, p. 19. Idem, ibidem.

numerosas para atenuar as desigualdades provenientes da concentrao de rendas e abusos da concepo exclusivista da propriedade4. Todavia, para opor-se s doutrinas socializantes e preservar o direito de propriedade e a posse dos instrumentos de produo pelas empresas, ressurgia um Estado poderoso, escudado em um neoprotecionismo. A pretexto de subordinar o direito de propriedade ao social, passou a intervir em todos os setores da economia e das finanas, e, em vez de abrandar, mais acentuou as falhas estruturais da sociedade. Extravasou e exorbitou de uma interveno supletiva e ordinatria, para atingir a absoro total do controle e direo das finanas e da economia, embora pregando as benesses da livre empresa e da economia de mercado, mas agindo autoritria e arbitrariamente, aproximando-se mais da filosofia socializante dos Estados autocrticos modernos do que das democracias que pretende defender ou enaltecer5.

2. CONTEXTO HISTRICO E ECONMICO DO ESTADO BRASILEIRO


A par da renovao mundial, o Brasil chegou ps-modernidade sem ter conseguido ser nem liberal nem moderno. Com efeito, no perodo liberal, jamais deixou o Estado de estar presente. A sociedade brasileira, historicamente, sempre gravitou em torno do oficialismo. As bnos do poder estatal sempre foram ressalvadas as excees que confirmam a regra a razo do xito ou do fracasso de qualquer projeto poltico, social ou empresarial que se pretendesse implantar. Este um trao marcante do carter nacional, com razes na colnia, e que atravessou o Imprio, exacerbou-se na Repblica Velha e ainda foi alm6. Na economia brasileira, de fato, a Modernidade teve seu incio somente com o advento da Revoluo de 30, institucionalizando-se com a Constituio de 1934 que abriu um ttulo para a ordem econmica e social e pervertendo-se com o golpe do Estado novo, de 1937. Reviveu, perseverantemente, no perodo entre 1946-1964, mas sofreu o desfecho melanclico do golpe militar de 1964. Findo o ciclo ditatorial, que teve ainda como apndice o perodo entre 1985-1990, chegou-se Ps-modernidade,

4 5

Idem, p. 19. Idem, ibidem. 6 BARROSO, Lus Roberto. A crise econmica e o direito constitucional. RF 323/83.

que enfrentou, logo em sua origem, a crise existencial de ter nascido associada ao primeiro governo constitucionalmente deposto da histria do pas7. Assim, costume passar-se ao largo, por imperativo das circunstncias, da discusso sobre as razes que levaram ampliao da atuao empresarial do Estado brasileiro, notadamente como alternativa importante concesso de setores estratgicos explorao da iniciativa privada estrangeira. Cabe ressaltar, contudo, de que o inchamento do Estado brasileiro um processo contnuo de muitas dcadas. A atuao econmica estatal, no Brasil, comea na dcada de 40, sob a inspirao da substituio das importaes. Com uma iniciativa privada frgil, a economia era impulsionada substancialmente por iniciativa oficial. Esta dcada assistiu criao das primeiras grandes empresas estatais, a Companhia Siderrgica Nacional, a Fbrica Nacional de Motores, a Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Hidreltrica do So Francisco8. J na dcada de 50, estabeleceu-se uma importante discusso ideolgica acerca do papel do Estado, sobretudo devido ao contexto da guerra fria e da bipolarizao das doutrinas econmicas. Neste contexto conturbado surgiram somente duas empresas estatais merecedoras de destaque: o Banco Nacional do Desenvolvimento Econmico BNDE (depois BNDES) e a Petrleo Brasileiro S.A. (Petrobrs) que foi criada simbolicamente, aps uma ampla mobilizao popular. Paradoxalmente, o avano e o agigantamento do Estado econmico brasileiro deu-se a partir da dcada de 60, sobretudo aps o movimento militar de 1964, e ao longo de toda a dcada de 70, quando foram criadas mais de 300 empresas estatais: Eletrobrs, Nuclebrs, Siderbrs etc. Foi a era das empresas brs. Em setembro de 1981, recenseamento oficial arrolava a existncia, apenas no plano federal, de 530 pessoas jurdicas pblicas, de teor econmico, inclusive autarquias, fundaes e entidades paraestatais9. Entretanto, aps o advento da Constituio de 1988 e, sobretudo, ao longo da dcada de 90, o tamanho e o papel do Estado brasileiro passaram para o centro do debate institucional. Ocorre que o intervencionismo estatal no resistiu onda mundial de esvaziamento do modelo no qual o poder pblico e as entidades por ele controladas atuavam como protagonistas no processo de realizao das atividades econmicas.
7

BARROSO, Lus Roberto. Agncias reguladoras: constituio, transformao do Estado e legitimidade democrtica. Jusnavigandi, n. 59 (10.2002). 8 Idem, ibidem. 9 TCITO, Caio. O retorno do pndulo: servio pblico e empresa privada. O exemplo brasileiro. Revista de Direito Administrativo, n. 202/1, p. 3.

Alm disto, notrio que a sociedade brasileira exibia insatisfao com o Estado no qual se inseria e no desejava v-lo em um papel onipotente, arbitrrio e desastradamente ativo no campo econmico. Diante dessa realidade, portanto, Luis Roberto Barroso conclui que o modelo dos ltimos vinte e cinco anos se exauriu10. O Estado brasileiro chegou ao fim do sculo XX gigantesco, ineficiente, com diversos casos endmicos de corrupo e sem conseguir vencer a luta contra a pobreza e as desigualdades e econmicas e sociais. Um Estado que tomava dinheiro emprestado no exterior para emprestar internamente, a juros baixos, para grandes conglomerados industriais e financeiros brasileiros. Este Estado, portanto, que a classe dominante brasileira agora abandona e do qual quer se livrar, foi aquele que a serviu durante toda a sua existncia.

3. A ATUAO DO ESTADO NO DOMNIO ECONMICO


3.1 A ORIENTAO BSICA: NEOLIBERAL
A interveno do Estado no domnio econmico , segundo Manoel Gonalves Ferreira Filho11, inerente democracia providencialista. Sendo condenada pelo liberalismo clssico, a interveno do Estado no domnio econmico hoje admitida pelos prprios neoliberais, Em realidade, raros so os que ainda discutem a sua legitimidade, embora ferva a polmica sobre seus limites. Trs orientaes principais desenham-se no Ocidente a propsito da interveno estatal no domnio econmico, ainda que, em sua aplicao prtica, muitas vezes seja difcil distingui-las12. A primeira delas de cunho eminentemente neoliberal. Esta considera inabalado o princpio de que a vida econmica regida por leis naturais, cuja ao no deve ser embaraada. Contudo, reconhece que os embaraos ao dessas leis podem provir tambm de indivduos e grupos e no apenas do Estado, embaraos que as prprias leis econmicas viriam a suplantar, mas a longo prazo e com alto custo. Destarte, convm que esses bices sejam eliminados, no sendo antinatural a
BARROSO, Agncias reguladoras..., Jusnavigandi, idem. FERREIRA FILHO, Manoel Gonalves. Curso de direito constitucional. 31. ed. rev. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2005, p. 362. 12 ROSA JNIOR, Faustino da. Direito constitucional econmico. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas Direito RIO, 2009.
11 10

interveno que o fizer. Assim, admitem os neoliberais a interveno repressiva do Estado no domnio econmico a interveno destinada a suprimir os entraves ao livre jogo das leis naturais. Essa orientao que, por exemplo, inspira a legislao americana antitrustes, pois estes impedem a ao de concorrncia13.

3.2 A ORIENTAO DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA


J a Doutrina Social da Igreja concebe um outro carter interveno do Estado no domnio econmico14. Esta a encara em termos bem mais amplos. De fato, no s recomenda a interveno para reprimir abusos, como tambm a interveno para respaldar a iniciativa particular fraca ou insuficiente (o que alguns neoliberais igualmente fazem), mas sobretudo a considera lcita para assegurar a todos uma vida digna. Admite, portanto, uma interveno de cunho positivo. Na verdade, chega a admitir a interveno do Estado para prevenir que, em certos setores-chave da vida econmica, tomem preeminncia certos interesses particulares que ameacem o bem comum, donde se deduz a legitimidade de certas nacionalizaes, ou melhor, estatizaes. Assim, segundo esta doutrina, a ao do Estado na promoo e incentivo realizao das atividades econmicas, deve-se pautar pelo princpio (ou postulado) da subsidiariedade.

3.3 A ORIENTAO SOCIALISTA-DEMOCRTICA


Por sua vez, a corrente socialista-democrtica (ou social-democrata) pode-se identificar no socialismo no marxista, hoje predominante na Escandinvia, no trabalhismo britnico, etc. Esta entende que o Estado deve controlar toda a vida econmica, planejando-a, no apenas cuidando de reparar erros ou corrigir abusos. Mais ainda deve ao Estado pertencer o monoplio de certas exploraes petrleo, energia eltrica, etc. essenciais para a vida nacional, embora iniciativa particular seja deixado campo ainda vasto, se bem que debaixo de minuciosa regulamentao15.

3.4 A ORIENTAO MARXISTA

13 14

FERREIRA FILHO, Curso de direito constitucional, p. 363. Idem, ibidem. 15 Idem, p. 363.

Em oposio s trs correntes mencionadas, ergue-se, como aponta Manoel Gonalves Ferreira Filho16, a marxista. Esta pretende a centralizao de toda a economia sob o comando poltico do partido. Recusa a propriedade privada dos meios de produo e s admite a iniciativa privada em setores desprezveis da economia. Tem ela inmeros adeptos no Terceiro Mundo, embora a maioria destes melhor se inscreva numa quinta corrente a estatista.

3.5 A CORRENTE ESTATISTA


Trata-se de uma corrente no autenticamente marxista, na medida em que encara o Estado como uma fora sempre benfazeja. O marxismo, como se sabe, v no Estado um opressor e prega, verdade, para um futuro que no se enxerga, a desapario do Estado. Guarda dele, porm, o vocabulrio17. Entende que o Estado deve reger a economia, ignorando o mercado. O plano econmico, os comandos do Estado que devem reger, racionalmente, a economia, em benefcio de todos. Em particular, contra o capital estrangeiro espoliador, contra o capitalista explorador, etc. Porm, contrariando todas as lies da cincia econmica, o resultado de sua atuao, como aponta a experincia, sempre desastroso. Exige uma mquina estatal imensa, bem paga e ineficiente, provoca inflao galopante, conduz a economia ao caos. Mas guarda boa conscincia: os culpados de seus fracassos so sempre os outros18.

3.6 O ECONMICO NA CONSTITUIO BRASILEIRA VIGENTE


Ao contrrio da Constituio anterior, cuja inspirao era neoliberal, embora na prtica no o tenha sido, a Constituio vigente , para Manoel Gonalves Ferreira Filho19, nitidamente estatista no plano econmico. O Art. 174 define o Estado como agente normativo e regulador da atividade econmica. Assim, no seria o mercado, como tpico de uma economia descentralizada (ou liberal), mas o poder pblico, segundo prprio de uma economia de tipo centralizado (ou sovitico), que regeria a economia. Isto colide com os

16 17

Idem, ibidem. Idem, p. 364. 18 Idem, ibidem. 19 Idem, p. 364.

princpios de livre iniciativa, livre concorrncia, que a Constituio vigente consagra (Arts. 1, IV, 170, caput e inc. IV), que atenuam esse centralismo econmico. Por outro lado, o Art. 174 prev o planejamento, outro dos elementos de uma economia centralizada. Entretanto, s o considera determinante, isto obrigatrio para o setor pblico. Para o setor privado, ele apenas indicativo: sugere metas desejveis. verdade que, se o setor pblico realmente realizar um planejamento obrigatrio, a ele dever ser dada uma prioridade de recursos, matrias-primas, divisas, etc., que forosamente sacrificaria demais o setor privado20.

3.7 INICIATIVA PRIVADA VERSUS INICIATIVA ESTATAL


Todavia, ainda que em contradio com o Art. 174, inequvoco que o Art. 173 d iniciativa privada a primazia no plano da atividade econmica. Ela regra, a iniciativa estatal, a exceo21. A iniciativa estatal poder ter lugar em duas largas hipteses: quando necessrio para a segurana nacional ou quando necessrio ao atendimento de relevante interesse coletivo, na forma da lei. Isto significa que, apesar de reconhecida a primazia da iniciativa privada, caber a atuao do Estado como empresrio onde o legislador, numa deciso poltica, entender existir um relevante interesse coletivo. No h, pois, garantia segura e efetiva contra o avano da estatizao na economia22.

3.8 IGUALDADE NA COMPETIO


A Emenda Constitucional n. 19/98 flexibilizou o direito anterior, inclusive o texto primitivo da Constituio em vigor (Art. 173), no tocante igualdade entre empresas pblicas, sociedades de economia mista e suas subsidirias que explorem atividade econmica e as empresas privadas23. Hoje, na redao vigente do Art. 173, 1, a lei que estabelecer o estatuto jurdico de tais empresas vinculadas ao Estado dispor sobre sua sujeio ao regime jurdico das empresas privadas relativamente a direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrias (inc. II), o que significa poder abrir excees a essa igualizao, dando-lhes condies especiais.

20 21

Idem, ibidem. Idem, ibidem. 22 Idem, p. 365. 23 Idem, p. 365.

Fica, todavia, expressamente vedado conferir a essas empresas estatais privilgios fiscais no extensivos s empresas particulares ( 2).

3.9 EMPRESA BRASILEIRA DE CAPITAL NACIONAL E DE CAPITAL ESTRANGEIRO


A Emenda Constitucional n. 6/95 revogou o Art. 171 da Constituio, que definia a nacionalidade das pessoas jurdicas. Tal matria, portanto, passou a ser regulada por lei ordinria.

4.

MODALIDADES

DE DE

ATUAO POLCIA, E

GOVERNAMENTAL: INCENTIVOS

PODER

INICIATIVA

PRIVADA

ATUAO EMPRESARIAL
O Estado interfere no domnio econmico de diversas formas. Esta influncia na promoo, na regulao, no fomento e na fiscalizao da realizao das atividades econmicas. Neste sentido, preliminarmente, a atuao do poder pblico na realizao das atividades econmicas d-se por meio da disciplina, que determinada mediante a edio de leis, de regulamentos e pelo exerccio do poder de polcia. Assim, o poder pblico faz especial proveito de suas competncias legislativas, editando normas decisivas para o desempenho das atividades econmicas, algumas com fundamento constitucional, tais como o Cdigo de Defesa do Consumidor (Art. 5, XXXII, da CR), a lei de remessa de lucros (Art. 172, da CR), a lei de represso ao abuso do poder econmico (Art. 173, 4, da CR), entre outras. Ademais, o Estado exerce competncias normativas de carter administrativo, editando decretos regulamentares, resolues, deliberaes, portarias, em diversos mbitos, inclusive em matrias estratgicas como a poltica de crdito e a de cmbio. Por outro lado, o Estado desempenha tambm o denominado poder de polcia, ao restringir direitos subjetivos (pblicos e privados) e ao condicionar o exerccio de determinadas atividades econmicas em favor do interesse coletivo, como ocorre nos casos da polcia ambiental, da vigilncia sanitria, da fiscalizao trabalhista, entre outros.

5. A INTERVENO DO ESTADO BRASILEIRO NA ORDEM ECONMICA


A interveno do Estado na ordem econmica, assim, sucede-se de varias formas, mas, efetivamente, o poder pblico mais interfere no domnio econmico por via do fomento (que caracteriza uma atuao indireta na ordem econmica), isto , apoiando a iniciativa privada e estimulando determinados comportamentos. Isto pode dar-se de diversas maneiras, como atravs de incentivos fiscais, onde o poder pblico promove a instalao de indstrias ou outros ramos de atividade em determinadas regies. Do mesmo modo, a elevao ou reduo da alquota de impostos notadamente os que tm regime excepcional no tocante s regras (ou atecnicamente princpios) da legalidade e da anterioridade (Arts. 150, 1 e 153, 1, da CR), como IPI, imposto sobre a importao, IOF decisiva na expanso ou na retrao de determinado segmento da economia. Da mesma forma, imprescindvel, no mbito do fomento da atividade econmica, a oferta de financiamento pblico a determinadas empresas ou setores do mercado, mediante a concesso de linhas de crdito especiais, como aquelas que podem ser obtidas junto ao BNDES. Por outro lado, o Estado interfere tambm na ordem econmica mediante uma atuao direta. Entretanto, esta pode dar-se em duas hipteses distintas: (a) a prestao de servios pblicos; e (b) a explorao de atividades econmicas. Por outro lado, no que diz respeito prestao dos servios pblicos, a Administrao Pblica, poder prest-los diretamente, por meio de seus rgos despersonalizados, ou indiretamente, por meio de suas entidades com personalidade jurdica prpria24.

6.

ENTIDADES

DE

INTERVENO

DE

FISCALIZAO: ADMINISTRAO PBLICA INDIRETA


6.1 ADMINISTRAO PBLICA INDIRETA: GENERALIDADES
24

Idem, p. 365.

No mbito da prestao indireta dos servios pblicos, por meio da realizao estatal de atividades econmicas, abrem-se duas possibilidades: pode o Estado constituir pessoas jurdicas pblicas (autarquias e fundaes pblicas as chamadas fundaes autrquicas) ou privadas (sociedades de economia mista e empresas pblicas) e, mediante lei (Art. 37, XIX, da CR), outorgar a tais entes a prestao do servio pblico, seja de educao, gua, eletricidade ou qualquer outro25. Pode ainda, por outro lado, delegar iniciativa privada, mediante contrato ou outro ato negocial, a prestao do servio26. Neste sentido, assim esclarece Odete Medauar:
Com base em Hely Lopes Meirelles, ademais, possvel mencionar os servios pblicos descentralizados, atribudos por outorga, mediante lei, a entidades da Administrao Pblica indireta ou assemelhadas, institudas pelo poder pblico: autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista, fundaes pblicas. Ou atribudos, pode delegao, mediante contrato ou ato administrativo, a pessoas fsicas, a pessoas jurdicas privadas e, acrescente-se, a pessoas jurdicas pblicas (mediante convnio). Para este autor, a outorga, efetuada por lei, sem prazo determinado, supe definitividade; a delegao tem a presuno de temporariedade, da ser efetuada por prazo determinado. Os vocbulos outorga e delegao no apresentam significado preciso e por vezes se usa a palavra outorga na acepo de delegao ou de ato que transfere a particular uma atividade ou bem pblico, por exemplo: o uso de radiofrequncia depende de prvia outorga da ANATEL (Art. 163, da Lei n. 9.472/97).27

Ademais, outro modo de prestao de servios pblicos encontra-se nos consrcios pblicos, para gesto de servios de interesse comum dos consorciados. A os seus integrantes transferem, ao consrcio, a execuo de alguns servios que lhes competem. A Lei n. 11.107, de 06.04.2005, fixa normas gerais de contratao de consrcios pblicos. Nesse sentido, o Estado, normalmente, faz uso da concesso, da permisso e da autorizao de servio pblico, que constituem os modos clssicos pelos quais a Administrao Pblica transfere aos particulares a prestao de servios pblicos. Atualmente, novas formas jurdicas vm sendo utilizadas, como o arrendamento e a franquia. Em todos os casos, O Estado mantm o vnculo com a atividade, por isto, fixa normas para a sua execuo, fiscaliza seu cumprimento, sendo, enfim, responsvel por ela. Alm disso, tambm, mais recentemente, tm sido concebidas diferentes formas de delegao, identificadas genericamente como terceirizao, que incluem
25

MEDAUAR, Odete. Direito administrativo moderno. 13. ed. rev. atual. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009, p. 69-70. 26 Idem, p. 327-328. 27 Idem, p. 328.

espcies negociais como a franquia (j referida) e o contrato de gesto, entre outros. O caput do art. 175 prov sobre o tema:
Art. 175. Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos.

Todavia, importante ressaltar que a explorao da atividade econmica, por sua vez, no se confunde com a prestao de servios pblicos, quer por seu carter de subsidiariedade, quer pela existncia de regras prprias e diferenciadas. Assim, sendo a livre iniciativa fundamento e um princpio hierarquicamente superior no mbito da ordem econmica, somente em hipteses excepcionais e constitucionalmente previstas poder o Estado atuar diretamente, como empresrio, no mbito do domnio econmico. Tais excees se resumem aos casos de: (a) imperativo da segurana nacional (Art. 173, caput, da CR); (b) relevante interesse coletivo (Art. 173, caput, da CR); (c) monoplio outorgado Unio (Art. 177, da CR). Portanto, a reserva de atividades econmicas explorao direta e monopolizada da Unio foi substancialmente alterada e flexibilizada. E, quando no se trate de monoplio, o Estado dever atuar diretamente no domnio econmico sob o mesmo regime jurdico das empresas privadas, como se pode inferir a partir da interpretao do 1, do Art. 173, da Constituio brasileira de 1988. Diante disso, considera-se que, como bem refere Odete Medauar28, na Administrao Pblica indireta, encontram-se as autarquias, as agncias reguladoras, as fundaes pblicas, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista.

6.2 AS AUTARQUIAS
As autarquias so pessoas jurdicas que prestam servio descentralizado, so criadas por lei, e possuem patrimnio e receita prprios, assim como natureza de direito pblico, na medida em que perseguem finalidades pblicas29. Exemplos so o INSS e o BACEN.

6.3 AS AGNCIAS REGULADORAS


As agncias reguladoras constituem-se em autarquias especiais, integrando, portanto, a Administrao Pblica indireta, mas vinculadas a algum dos Ministrios,

28 29

Idem, p. 70-71. Idem, p. 72-73.

uma vez que seus respectivos diretores so nomeados pelo Presidente da Repblica para cumprir mandato30.

6.4 AS FUNDAES PBLICAS


As fundaes pblicas so entidades dotadas de personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, que so criadas em virtude de autorizao legislativa, para o desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio gerido pelos seus respectivos rgos de direo e funcionamento custeado por recursos da Unio e de outras fontes (Decreto-Lei n. 200/67)31. Exemplos so a Fundao Padre Anchieta (Rdio e TV) e a Fundao de Amparo Pesquisa do Estado do Rio Grande do SUL (FAPERGS), todas relacionadas realizao de atividades econmicas ou ao desenvolvimento econmico e intelectual do pas.

6.5 AS EMPRESAS PBLICAS


As empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito privado, criadas por lei, lei esta que indica a sua rea de atuao, podendo destinar-se prestao de servios pblicos ou de atividades econmicas propriamente ditas32. Exemplos so a INFRAERO, o BNDES, a EBCT, a EPTC, a CEF, entre outras. O regime jurdico das empresas pblicas o prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e s obrigaes civis, empresariais, trabalhistas e tributrios. A igualdade tributria entre o Estado ou suas emanaes e a empresa privada decorre do prprio princpio da igualdade perante a lei.

6.6 AS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA


As sociedades de economia mista so aquelas pessoas jurdicas que possuem capital pblico e capital privado, sendo quele em relevante maioria, j que a maioria das aes com direito a voto devem ser de propriedade do ente poltico respectivo. So ainda pessoas jurdicas de direito privado, institudas sempre por meio de lei, podendo servir para prestar servio pblico ou para explorar atividade econmica, como bem

30 31

Idem, p. 77-78. Idem, p. 80-81. 32 Idem, p. 89-92.

determina o Art. 5, do Decreto-Lei 200/67. A elas incumbe a observncia dos princpios aos quais se sujeita a administrao pblica, como, por exemplo, a licitao33. Exemplos so o Banco do Brasil, a Petrobrs, o Banrisul, etc.

33

Idem, p. 93-95.

Вам также может понравиться