Вы находитесь на странице: 1из 5

Pare de Sofrer 2 REIS 19:14-19 e 20:1-6 Pr.

Alcenir 5 de maro de 2011 Depois da morte do Rei Salomo, o Reino Unido de Israel foi desfeito por rebeldia e insubordinao das distribos de Israel que se recusaram a se submeter aos pesados encargos de sustentao do Rei de Israel como o era com Salomo. A maioria dos reis que sucederam na diviso dos dois reinos, Jud e Israel, fizeram o que abominvel aos olhos do Senhor. Ezequias, como diz o verso 3 do captulo 18, honrou a Deus como o fez Davi. Mas ele viveu momentos difceis nos seus 29 anos de reinado. Senaqueribe invadiu o Reino de Jud e comeou a ameaar de tomar Jerusalm. Este foi um momento de muita angstia, temor e sofrimento de Ezequias no comando de Jerusalm. Vale a pena destacar aqui as iniciativas dele diante das ameaas: Primeiro: Ele tomou providncias prticas para dificultar a ao do exrcito de Senaqueribe na tentativa de invadir Jerusalm. Depois de executado do o projeto, Ezequias faz a seguinte declarao: Sejam fortes e corajosos. No tenham medo nem desanimem por causa do rei da Assria e do seu enorme exrcito, pois conosco est um poder maior do que o que est com ele. Com ele est somente o poder humanoc, mas conosco est o SENHOR, o nosso Deus, para nos ajudar e para travar as nossas batalhas, 2 Cron 32:7-8. Ns vivemos uma poca em que a autoconfiana e a confiana em poderes seculares desqualifica a ao de Deus. Diferentemente de Ezequias, as pessoas correm para Deus quando todas a possibilidades foram esgotadas.

Ezequias nos d um grande exemplo de atitude diante da ameaa do mal. Ele se prepara e vigia para no ser pego de surpresa em tempos difceis. Depois de se preparar, Ezequias se derrama perante o Senhor. Ezequias no vai para guerra antes de ir para o templo, antes de orar ao Senhor. Essa uma atitude contrria a de muitos crentes s vo ao Senhor depois que j esto atolados at cabea, quando o exrcito do mal, de Senaqueribe j est passando pelas portas e prestes a dominar a Jerusalm de suas vidas. Segundo: Ezequias fica mortalmente doente. O profeta Isaas, homem de Deus, profetiza a seu respeito dando o diagnstico: voc vai morrer. Eu fico imaginando se algum procura um ministro do Senhor para orar e profetizar sobre sua doena e vem a Palavra do Senhor dizendo voc vai ficar paraplgico, ou voc vai ficar cego, ou voc vai ficar mais pobre, ou voc vai perder o emprego, ou voc vai ser deportado, ou mesmo voc vai morrer qual ser a reao daquela pessoa. H que lderes interpretam a cura que no veio, o emprego que no chegou, o concurso que no teve aprovao, a ferida que no curou, a droga que no deixou a pessoa, o casamento que no aconteceu, a prosperidade que no veio, como falta de f da pessoa que orou. Ezequias sente exatamente o que qualquer um de ns sentiria se recebessemos tal profecia, e chora amargamente, diz a Palavra de Deus. O Rei clama ao Senhor do fundo do poo de suas lgrimas por misericrdia. Como homem de Deus, um homem que sempre buscou em primeiro lugar fazer a vontade de Deus, um homem que procurava refletir a atidude de retido de Davi, seu clamor vindo do fundo de seu quebrantamento ouvido e a resposta anunciada pelo profeta Isaas mesmo antes de passar os portes da cidade.

Isso homem de Deus, um homem que anda segundo a vontade de Deus, um homem que procura praticar a Justia de Deus, um homem que conhece e caminha segundo a Palavra de Deus. O grande problema de nosso mundo o desconhecimento e o menosprezo das promessas de Deus para nossa vida; assim como do desconhecimento e da falta de prioridade dada Palavra de Deus. Creio que poucos de ns no lembram da expresso "PARE DE SOFRER!" tal divulgadas ultimamente. Ento pare de sofrer! Sinta-se resgatado por Cristo para o Reino dele, sinta-se perdoado, sinta-se cheio de esperana, pois a dor, o sofrimento, a crise no permanente. Esta a confiana que Ezequias tinha: maior o que est em ns, porque o que est com Senaqueribe apenas fora humana. Do nosso lado est o Senhor Nosso Deus. Lembro de momentos difceis que enfrentei. Tomava um tempo para refletir sobre como eu estaria depois de um ms, seis meses ou um ano, pois parecia pesado demais; aqueles momentos eram difceis; quando passava aquele tempo, eu olhava para trs e, ento, entendia que era o "sinal de trnsito de Deus" mandando virar direita ou esquerda, ou fazer o retorno, para no perder a rota da vontade dEle. A ficha caia, e eu dizia: PASSOU! Como uma dor de cabea muito forte para a qual tomamos um analgsico, e aos poucos ela vai cedendo e dormimos por uns minutos, acordamos e nos damos conta de que no di mais. H pessoas que acham que merecem a dor, que um ato de purificao. Vi um documentrio sobre pagamento de promessas no Brasil, em que h pessoas que andam centenas de quilmetros a p para pagar promessas. A Palavra de Deus no afirma a mesma coisa, pois expiao e purificao foram feitas na cruz por Jesus

Cristo. Sem a Cruz, seriamos fregueses de carteirinha do diabo, diz Ubirajara Crespo. Ele continua dizendo com humor que Jesus Cristo riscou nossa dvida do caderninho de anotaes do dono do boteco. Veja isto: "... havendo riscado o escrito de dvida que havia contra ns nas suas ordenanas ...", Col 2:14. Auto-flagelao, ou penitncia pelas culpas, algo de outras religies que no reconhecem o sacrifcio para sempre de Cristo por nossos pecados. O Apstolo Paulo insiste dizendo que "... agora nenhuma condenao h para os que esto em Cristo Jesus", Rom 8:1. Ns temos que "TOMAR POSSE" da vitria que temos em Cristo, e no acumular fardos no porta-malas de nossa existncia, pois ele disse "o meu jugo suave, e o meu fardo leve", e se somos imitadores de Cristo o nosso jugo ser suave e nosso fardo ser leve tambm. Ezequias tinha a certeza de que Deus estava com ele, estava com Jerusalm. Sua primeira inciativa foi subir ao Templo e se derramar perante o Senhor e tomar posse de Jerusalm para o Senhor. Diz Ele: salva-nos das mos dele, para que todos os reinos da terra saibam que s tu, SENHOR, s Deus. Qual o seu argumento para Deus. Senhor cura-me, livra-me do meu sofrimento para que eu continue levando a mesma vidinha descomprometida com o Reino de Deus que eu sempre levei? Ou o seu argumento de que h arrependimento em seu corao da vidinha que sempre levou, que h nele um desejo de voltar para a casa do Senhor e fazer parte do seu Reino, que a beno recebida no ser para a satisfao dos seus desejos egostas mas para que o nome do Senhor seja glorificado em sua vida. Quero concluir dizendo que, como Ezequias, que tomou conhecimento das intenes do rei da Assria, comeou a se preparar, comeou a por ordem na casa, e comeou a buscar a Deus com ousadia e comeou a ter disposio para promover o

louvor da sua glria, quando as ameaas chegarem, quando a crise bater porta, quando as guas do Mar da Vida quizerem te afogar, lembre-se que somos templo de Deus e temos que buscar a ajuda e a presena constante dele lado a lado para que o templo dele, a Jerusalm espiritual que est em ns, no seja afetado, no seja profanado. Quero tambm lembrar que o nosso Deus aquele mesmo Deus de Ezequias. desse Deus que ele disse: do lado de l s h fora humana, do nosso lado est a fora espiritual, do nosso lado est o nosso Deus, que j nos deu a vitria maior em Jesus Cristo, Aleluia! Portanto, busquem ao Senhor, em tempo de crise ou fora dela, e ele satisfar os desejos do seu corao.

Devemos orar

para que Deus confirme sempre em ns o significado da

cruz onde as nossas dores, os nossos pecados, as nossas culpas ficaram cravados.

Вам также может понравиться