Вы находитесь на странице: 1из 2

Utilizao do Software Livre na EAD e nas Universidades.

Resumo: Mostrar como o software est sendo empregado no ensino nas universidades e tambm na EAD, apontando pontos considerados positivos e negativos, como a simplicidade de manusear o software livre, e a ausncia do professor. Palavras-chave: Software,EAD. Pedro Rabelo Horta. Escopo Terico: O trabalho segue uma linha de raciocnio baseado em resultados de pesquisas, ou seja, todas as informaes foram retiradas de algo j existente. Foi feita a analise de varias pesquisas para que fosse possvel apresentar as melhores idias. Toda a pesquisa foi feita em prol de apresentar aspectos positivos e negativos do software livre e da Educao a Distancia nas universidades. Metodologia: Atravs da analise das pesquisas pode ser demonstrado o desenvolvimento das universidades no ensino, com a presena do software livre e da EAD. Analise: A EAD o ensino que permite que o aprendiz no esteja presente fisicamente em um ambiente de ensino de aprendizagem, como por exemplo em uma sala de aula. Sendo assim possibilita que o aluno possa elaborar seu tempo de estudo em horrios distintos. Como no h um contato fsico com a sala de aula, o contato real com o professor no existe, na maioria das vezes a aula se da na Internet, mas podendo ser tambm por correio, rdio, televiso. Como a presena fsica no necessria, possvel destacar algumas vantagens em relao a esta situao, como a possibilidade de exercer outras atividades juntos com a EAD como trabalhar, no se preocupar com transporte, poder escolher horrio para assistir a aula pois a mesma pode ser gravada. possvel destacar pontos negativos tambm, como por exemplo a ausncia de um professor, que um fato que impossibilita que as duvidas referentes a aula sejam sanadas no exato momento em que ela esta decorrendo. O software livre qualquer programa de computador que possa ser usado, copiado, estudado e redistribudo sem restries. A presena de software nas faculdades esta cada vez maior, por ser um programa fcil de navegar e apresente mais vantagens que desvantagens.

As vantagens se devem pelo fato de que, como dito anteriormente, um programa fcil de se usar que tem como objetivo, nas universidades, a interao entre aluno, professor, colegiado, ou melhor, quase todos os componentes da universidade. Essa interao pode ser por exposio de material, exerccio, aula, comentrios, o que possibilita um contado que no seja somente nas salas e na universidade. A desvantagem tambm pelo fato de ser um programa de fcil manuseio, acesso, o que possibilita que o sistema possa ser mudado, alterado por pessoas que no possuem autorizao para tal ato, podendo atrapalhar os companheiros de equipe ou de sala. Concluso: A presena do software livre e da educao a distancia nas universidades so duas caractersticas positivas para as mesmas j que possibilita um maior meio de ensino, ou seja, no deixa os alunos presos dentro de sala de aula. Fazendo com que a presenas desses diferentes meios de ensinos sejam algo inovador, um diferencial, fazendo com que seja algo que pese para que a universidade seja escolhida por novos estudantes e professores, ou seja, pesando no conceitual. Referncias:

http://www.softwarelivre.gov.br/ http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMIDD9B26EB2E3CD49B79C0F6135 98BB5209PTBRIE.htm

Вам также может понравиться