Вы находитесь на странице: 1из 2

1. Cefet-CE Em angiospermas, as espcies monicas possuem flores com estruturas masculinas e femininas.

Podem-se citar como estruturas pertencentes somente ao gineceu: a) antera, ovrio, estilete, estigma b) antera, estame, ovrio, estigma c) ovrio, estilete, estigma, pistilo d) estame, estilete, estigma, pistilo e) antera, estilete, ovrio, pistilo 2. Cefet-MG A alternativa que NO contm um exemplo de caule a) tronco de macieira. b) batata-inglesa. c) cebola. d) mandioca. 3. Cefet-MG NO caracterstica das monocotiledneas a) Nervuras das folhas paralelas. b) Razes fasciculadas. c) Flores tetrmeras. d) Vasos de conduo dispostos de forma difusa. 4. C. E. Juiz de Fora-MG Quando no podemos distinguir vrias razes nem pela sua posio, nem pelo seu desenvolvimento, de uma raiz principal, todas elas apresentando mais ou menos a mesma forma e tamanho, chamamos a este tipo de: a) raiz principal b) raiz pivotante c) raiz fasciculada ou em cabeleira d) raiz tuberosa e) raiz suberosa 5. C. E. Juiz de Fora-MG Sobre razes, assinale a frase correta. a) Todas as razes possuem apenas geotropismo positivo. b) Todas as razes vivem somente no solo. c) As razes de todas as plantas parasitas atingem apenas o xilema da planta hospedeira. d) Em todas as plantas epfitas as razes servem apenas para a fixao na planta hospedeira. e) A raiz que tem origem no caule chamada adventcia. 6. Unicsul-SP Utilizado por mais de 40 anos para a produo de papel e madeira no sul do Brasil, o pinheiro (Pinus elliottii ) uma espcie extica (no-nativa) da classe __________, originria dos EUA. Sua introduo na Regio Sul criou um srio problema, devido ao fato de a polinizao e a disperso dessa espcie caracterizarem-se como ___________. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima. a) Angiosperma anemfilas b) Gimnosperma anemfilas c) Angiosperma entomfilas d) Gimnosperma entomfilas e) Monocotilednea anemfilas 7. UEGO Nas angiospermas, a estrutura que participa da reproduo sexuada so as flores. Vrias estruturas compem esse rgo, como mostra a figura a seguir:

Responda: a) Quais os nomes das estruturas 1, 2, 3 e 4? b) Aps o processo da fecundao, as estruturas 5 e 6 do origem a quais rgos? 8. U. E. Londrina-PR Geralmente, caules subterrneos que acumulam substncias nutritivas, denominados tubrculos, so confundidos como sendo razes tuberosas que tambm acumulam reserva de amido. Um caso tpico desse equvoco seria o de classificar a batata-inglesa como raiz tuberosa. Qual das alternativas apresenta uma caracterstica que diferencia um tubrculo de uma raiz tuberosa? a) O tubrculo possui plos absorventes para a absoro de gua. b) A raiz tuberosa possui gemas axilares para o crescimento de ramos. c) O tubrculo possui coifa para proteger o meristema de crescimento. d) A raiz tuberosa possui gemas apicais para desenvolver novas razes e) O tubrculo possui gemas laterais para desenvolver ramos e folhas. 9. U. E. Londrina-PR A figura a seguir representa uma flor de angiosperma.

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o assunto, considere as afirmativas a seguir. I. As setas 2 e 4 indicam estruturas pertencentes ao aparelho reprodutor masculino da flor. II. A seta 3 indica o local de produo do gro de plen. III. No interior da estrutura indicada pela seta 1 ocorre o crescimento do tubo polnico. IV. As setas 1 e 3 indicam estruturas pertencentes ao aparelho reprodutor feminino da flor. V. No interior da estrutura indicada pela seta 4 ocorre a fecundao dos gametas. Esto corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) II e IV. c) III e V. d) I, III e IV. e) II, IV e V. 10. UFAC As angiospermas so plantas vasculares que produzem frutos, no interior dos quais ficam abrigadas as sementes. Estas plantas classificam-se em monocotiledneas e dicotiledneas. Em relao s dicotiledneas, assinale a alternativa que corresponde a uma das caractersticas desse grupo. a) vasos irregulares espalhados pelo caule. b) folhas com nervuras paralelas c) raiz pivotante d) sementes com um cotildone e) flores trmeras 11. UFAC As brifitas so vegetais de pequeno porte, cuja maioria no ultrapassa 20cm de altura; em geral vivem em locais midos e sombreados. Popularmente, determinados grupos de brifitas so conhecidos como: a) Musgo b) Alga c) Lquen d) Fungo e) Samambaia

12. U. Gama Filho-RJ Em relao aos vegetais, movimento, na maioria das vezes, no quer dizer deslocamento. Os tropismos, por exemplo, so movimentos advindos normalmente do crescimento em funo de estmulos ambientais e geralmente so irreversveis. O movimento dos girassis na direo do sol um exemplo de tropismo que se classifica como: a) geotropismo positivo. b) geotropismo negativo. c) quimiotropismo positivo. d) fototropismo negativo. e) fototropismo positivo. 13. UNIFESP As bananeiras, em geral, so polinizadas por morcegos. Entretanto, as bananas que comemos so produzidas por partenocarpia, que consiste na formao de frutos sem que antes tenha havido a fecundao. Isso significa que: a) essas bananas no so derivadas de um ovrio desenvolvido. b) se as flores fossem fecundadas, comeramos bananas com sementes. c) bananeiras partenocrpicas no produzem flores, apenas frutos. d) podemos identificar as bananas como exemplos de pseudofruto. e) mesmo sem polinizadores, ocorre a polinizao das flores de bananeira. 14. UNISA A substncia de reserva energtica das clulas vegetais : a) amido, b) glicognio, c) sacarose, d) maltose, e) celulose. 15. U. Passo Fundo-RS Alm de beliscar salgadinhos diante da televiso e almoar fora de casa, o brasileiro mudou sua dieta e para pior. (...) trocou o arroz e feijo que equilibra as protenas de origem vegetal e uma boa fonte de fibras, ferro, minerais e outros nutrientes por carboidratos simples e gorduras. (Super Interessante, N 182, novembro 2002, p.46) A parte comestvel do arroz e do feijo corresponde, respectivamente, aos rgos a) aqunio e semente. b) fruto e drupa. c) smara e fruto. d) semente e cariopse. e) cariopse e semente. 16. U. Passo Fundo-RS Em recente pesquisa sobre a composio florstica do Campus I da UPF, constatou-se que pinus e araucrias esto entre as espcies arbreas de maior ocorrncia. Tratando-se de pinfitas, suas flores so aclamdeas (sem clice e sem corola), de sexos separados, reunidas em estrbilos e, as masculinas, localizadas nas extremidades dos ramos. Estas caractersticas florais indicam, como agente polinizador a) as borboletas. b) os beija-flores. c) a gua. d) as abelhas. e) o vento.

17. U. Passo Fundo-RS Plantas como guaco (Mikania sp) e maracuj (Passiflora sp), que pertencem s magnolipsidas (dicotiledneas) apresentam, em comum, as caractersticas: a) raiz axial, folhas largas, flores com 3 ptalas e 2 cotildones. b) raiz axial, folhas largas, flores com 4 ou 5 ptalas e 2 cotildones. c) raiz fasciculada, folhas estreitas, flores com 3 ptalas e um cotildone. d) raiz fasciculada, folhas estreitas, flores com 4 ou 5 ptalas e 2 cotildones. e) raiz fasciculada, folhas largas, flores com 3 ptalas e um cotildone. 18. U. Passo Fundo-RS A gua e os sais minerais, absorvidos do solo pela raiz, so transportados, atravs do tecido vascular, para todas as partes da planta. Para que isso acontea, ainda no crtex da raiz, ocorre a seleo do material absorvido. Os tecidos que fazem, respectivamente, a seleo e o transporte dessas substncias, so a) endoderme e floema. b) epiderme e xilema. c) periciclo e xilema. d) endoderme e xilema. e) endoderme e periciclo. 19. U. Passo Fundo-RS Com a chegada do vero, comidas leves como frutas e verduras, so mais apreciadas pela populao, pois, alm de refrescantes, apresentam um alto valor nutricional. Uma fruta muito utilizada nessa poca do ano em nossa regio o pssego, onde a parte comestvel o a) receptculo floral. b) endocardo. c) epicarpo. d) mesocarpo. e) pednculo floral. 20. Vunesp Ao caminhar pela mata, um estudante de biologia coletou um vegetal que apresentava um rizoma do qual saam folhas lobadas, razes e novas plantinhas. As folhas novas apresentavam-se enroladas. Nas folhas, de cada lado da nervura principal, observavam-se pequenos pontos escuros. O vegetal em questo pode ser classificado como pertencente ao grupo a) das gimnospermas. b) das pteridfitas. c) das brifitas. d) dos musgos. e) das hepticas.

Вам также может понравиться