Вы находитесь на странице: 1из 18

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.

br

Mulheres negras no sculo XIX: entre a submisso e a rebeldia


Ivonete Costa Vila
Mestre em Educao E-mail: ivonetevila@terra.com.br

Paulo Divino Ribeiro da Cruz,


Mestre em Educao E-mail: paulodivino@terra.com.br RESUMO: Este artigo apresenta os resultados de uma investigao sobre a condio social das mulheres negras em Mato Grosso, no sculo XIX e averigua em que medida a situao social feminina e negra se outras categorias sociais. Pretende-se demonstrar que as mulheres negras participavam da sociedade escravocrata tanto na condio de escrava quanto de liberta com demandas especficas e maneiras prprias, dada sua condio especfica no quadro daquela sociedade. Parte-se do pressuposto de que na sociedade brasileira do sculo XIX cada um dos segmentos vivia de forma especfica. A condio das mulheres negras no era similar a das mulheres brancas: sobre as mulheres negras escravizadas pesava o fardo de ser escrava dos desejos do homem branco e vtima dos cimes das suas senhoras brancas e a essa dominao de gnero somava-se as influncias de pertencer a uma raa considerada inferior, alm da condio econmica servil. PALAVRAS-CHAVES: Mulheres negras; sculo XIX; condio social.

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Introduo Embora seja um substantivo feminino, a Histria tem sido escrita por homens, para homens e abordando uma problemtica quase que exclusivamente do ponto de vista do gnero masculino. Alm disso, os modelos estabelecidos ou no contemplam a problemtica dos grupos sociais classes e raas dominados ou o fazem na perspectiva do dominador, o que resulta em generalizaes e silenciamentos sobre as experincias daqueles que no tem acesso s fontes de produo do conhecimento histrico. No caso dos estudos sobre a escravido no Brasil, ou sobre a condio social dos escravos, h um evidente privilgio em tratar de um ponto de vista do homem negro e quase sempre com um vis econmico, de classe, desprezando outras abordagens como aquelas que levam em conta as determinaes de gnero e raa. O que emerge dessas anlises so modelos que empobrecem a perspectiva histrica, ao invs de enriquec-la, como ocorre quando se acrescenta s teorias e mtodos de anlise todas as possibilidades que a prpria vida apresenta. As experincias das mulheres negras escravizadas devem ser levadas em conta na hora de se escrever a histria da escravido e do prprio pas, pois o conhecimento das suas experincias, suas estratgias de sobrevivncia e de mobilidade social, no apenas permite que a histria das mulheres seja vislumbrada por um prisma mais amplo e, portanto, mais prximo da realidade, como torna possvel uma reviso crtica de toda escrita histrica. O objetivo deste trabalho , portanto, investigar em que medida a condio social feminina e negra se diferia das outras categorias sociais. Pretende-se demonstrar que as mulheres negras participavam da sociedade escravocrata tanto na condio de escrava quanto de liberta com demandas especficas e maneiras prprias, dada sua condio especfica no quadro daquela sociedade. Parte-se do pressuposto de que na sociedade brasileira do sculo XIX cada um dos segmentos vivia de forma especfica. A condio das mulheres negras no era similar a das mulheres brancas: sobre as mulheres negras escravizadas pesava o fardo de ser escrava dos desejos do homem branco e vtima dos cimes das suas senhoras brancas e a essa dominao de gnero somava-se as influncias de pertencer a uma raa considerada inferior, alm da condio econmica servil. Essa condio escrava, o racismo e o fato delas serem vtimas das prticas sexuais do homem branco contriburam para a sedimentao de uma percepo distorcida de sua sexualidade, o que pode ser verificado na cultura que se criou em torno da sexualidade das mulheres negras e pardas, estereotipadas como mulatas quentes e sensuais e na convico geral de que elas esto naturalmente destinadas a exercer papis subalternos em todos os setores da sociedade.
Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Uma das evidncias de que as condies das mulheres negras escravizadas diferiam da dos homens negros que enquanto estes eram maioria nos trabalhos na minerao, engenhos e lavouras, elas eram predominantes no mbito da escravido domstica, estando, portanto em um contato mais prolongado e domstico com seus senhores. Isto tanto podia favorecer como dificultar a liberdade ou a vida na escravido, pois as cativas se tornavam tambm prisioneiras de uma teia de dominao que permeava e atravessava seus prprios corpos aprisionando cada uma a uma rede de ambigidades, de situaes particulares, de expectativas de liberdade e mesmo de possibilidades de ascenso e libertao na qual o sentimento que despertava em seus senhores poderia emergir como instrumento de negociao nos interstcios entre a submisso e a rebeldia. Nesse sentido, este artigo remete ao ensejo de se responder as seguintes questes: de que forma a condio especfica das mulheres negras dentro do contexto da escravido condicionou suas estratgias de sobrevivncia e de mobilidade social? Que prticas sociais poderiam ser qualificadas como exclusivamente femininas e negras no contexto da escravido? As mulheres negras teriam usado o desejo dos homens brancos por elas como forma de atingir a liberdade ou no sentido de atenuar os efeitos da escravizao? E mais: em que medida as relaes sexuais de poder as quais estavam submetidas e das quais as mulheres negras participavam no mbito da sociedade escravocrata e senhorial se inscreveram como parte da tradio sexual e cultural que ainda perdura no Brasil contemporneo? Ao investigar, dentro do repertrio de documentos relacionados escravido, aqueles que se referem ou esto relacionados com manifestaes das mulheres negras em relao ao sistema escravista, preferencialmente os que dizem respeito resistncia ou a maneiras de conquistar a liberdade, pretende-se destacar a condio particular e especfica da mulher negra escravizada, buscando resgatar na interconexo entre escravismo/patriarcado/racismo as tticas de resistncia e as maneiras como a mulher escravizada procurava a liberdade, ou liberta, procurava ascender socialmente. Metodologia Para elaborao deste artigo realizou-se uma pesquisa bibliogrfica e documental que consta de diversos livros e artigos sobre a condio feminina no Brasil e no mundo, sobre a situao das mulheres negras no Brasil no sculo XIX, sobre a escravido no Brasil nesse perodo. Conta-se tambm com diversos trabalhos em nvel de mestrado e doutorado disponveis em meio digital.

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Alm disso, foram levantados tambm documentos relacionados escravido, principalmente Cartas de Liberdade, que fornecem pistas seguras tanto sobre a condio social das mulheres negras quanto dos processos pelos quais elas conquistavam a liberdade. Entre as fontes documentais, foram usadas tambm cpias de processos-crimes, Relatrios dos Presidentes da Provncia que fazem referncia a suicdios de escravos, compra e venda dos mesmos e indicaes sobre o processo abolicionista. Com relao documentao, h uma lacuna relacionada com a Dana do Chorado, uma vez que no foram encontradas citaes sobre o fenmeno nas produes dos principais historiadores nem menes sobre manifestaes semelhantes em outros locais do pas nos trabalhos consultados sobre escravido e/ou mulheres negras. As diversas nuances do conceito de gnero Analisando as diferentes nuances e significaes do conceito de gnero, Scott (2005) observa que as suas distines so fundamentalmente sociais, isto , construdas por seres humanos organizados em sociedades localizadas no espao e no tempo. Sendo assim, ela advoga que devemos rejeitar o uso que comumente se faz da palavra gnero, vinculando-a a determinismos biolgicos ou meramente sexuais. Para ela, adotar um ponto de vista de gnero na histria implica necessariamente em uma redefinio e num alargamento da noo do que vem a ser historicamente importante, o que possibilita no apenas uma nova escrita da histria das mulheres, mas principalmente em uma nova escrita da Histria. A autora parte de uma definio muito precisa de gnero, ligando-o ao de poder, de forma que, para ela, o gnero a primeira forma como o poder historicamente articulado permanecendo, portanto, intrinsecamente ligado s relaes de poder que atravessam e condicionam as sociedades, que podem ser relaes polticas entre governos, estados-naes, guerra, diplomacia e outras que tradicionalmente no so observadas do ponto de vista do gnero, mas que nem por isso deixam de tomar parte na significao do gnero como relao de poder. Ao definir o gnero na acepo de primeira relao social de poder, Scott (2005) demonstra que a dominao masculina repousa justamente sobre uma trama de relaes de poder que so, em maior ou menor grau, atravessadas pelas significaes do gnero relegando o gnero feminino a papis secundrios ou subalternos nas relaes de poder com o gnero masculino. Quando se acrescenta ao gnero a dimenso da raa, o que se tem um quadro onde as mulheres negras sofreram e sofrem uma dominao ainda
Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

mais violenta e cruel, pois alm de estarem no lado oprimido das relaes de gnero, sobre elas recaem as conseqncias do racismo, de forma que elas so relegadas aos papis mais subalternos e s funes mais degradantes, pois so ao mesmo tempo submetidas dominao de gnero, raa e classe. Para analisar a raa, o gnero e a sexualidade na construo da identidade nacional Moutinho (2004) tomou como ponto de partida dois escritos literrios, uma pea de Nelson Rodrigues e um romance do autor sul-africano John Coeetze. Atravs destes textos ela identificou um tabu referente aos casais formados por homens negros e mulheres brancas e identificou neste interdito um sintoma da ameaa que o homem branco sente pesar sobre si diante da unio inter-racial em que o homem negro ocupa uma posio que ele considera como sua, j que a unio entre o homem negro e a mulher branca elimina o continuum entre o colonizador branco portugus e seus descendentes brasileiros, colocando em xeque tanto a estrutura de dominao colonial quanto as estruturas de classe. Ela afirma que o modelo patriarcal que emerge das anlises clssicas impe um sistema assimtrico de trocas e alianas e est fundado numa trade que pressupe gnero, cor, e status, ou seja, gnero, raa e classe. Esse sistema de interdio a que o homem negro est submetido , entretanto, apenas uma das faces da dominao mais ampla que se estende sobre as mulheres negras, estas sim, triplamente dominadas por um sistema que articula a dominao atravs de campos aparentemente distintos que so a raa, o gnero e a classe. Hahner (1978) demonstra que, no Brasil, esta tripla condio de dominada vem desde os tempos da escravido, quando as mulheres negras substituam as brancas nos trabalhos domsticos, considerados vis e desprezveis pelas brancas, eram vtimas dos cimes das mesmas, alm de estarem socialmente dominadas pelos senhores brancos como mulheres, como negras e como trabalhadoras. A Fbula das trs raas de DaMatta (1987) mostra que o mito da democracia racial ainda hoje presente no imaginrio social e mesmo em grande parte dos trabalhos cientficos e acadmicos, tem seu fundamento na disseminao da dominao sexual masculina e branca sobre as mulheres negras escravizadas. Por outro lado, Freyre (2002) assume uma postura ao mesmo tempo abertamente favorvel miscigenao como sendo um dos pilares do Brasil e uma romantizao das relaes sociais, econmicas e sexuais entre brancos e negras. Para ele as escravas, negras ou indgenas foram as responsveis pela corrupo dos costumes no Brasil, uma vez que a depravao sexual , para ele, a essncia do regime escravocrata. No entanto, embora haja uma profuso de estudos indicando a existncia desse padro de poder fundado no trip acima descrito, grande parte dos trabalhos acadmicos construdos na perspectiva de gnero no
Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

incorporam conceitos de raa ou repetem preconceitos e esteretipos que terminam reforando a dominao masculina. Caldwell (2000) destaca que o esforo realizado por feministas nobrancas a partir final dos anos 70 nos Estados Unidos, Inglaterra, Canad e Amrica Latina tornou possvel desafiar os modelos unitrios de gnero criados a partir das experincias de mulheres brancas de classe mdia. Entretanto, ela argumenta que a raa est praticamente ausente na maioria das pesquisas sobre mulheres no Brasil. De acordo com ela, isso se explica porque, ao contrrio dos femininos americano e ingls, as pesquisadoras brasileiras tm sido muito lentas em incorporar o recorte de raa nos seus trabalhos. Citando uma pesquisa de Azeredo (1994) afirma que ao enfocar apenas as questes de gnero, sem falar na raa, os estudos sobre a mulher no Brasil no reconhecem as desigualdades raciais e silenciam as vozes e as experincias de mulheres nobrancas ao mesmo tempo em que se colocam na perspectiva das brancas de classe mdia, que tomada com representante da totalidade supostamente objetiva. A argumentao de Caldwell (Idem) refora a idia de que a falta de discusso sobre a raa e a condio da mulher negra parte da estratgia de dominao branca, pois o silencio refora a imagem de que no Brasil as desigualdades raciais tm importncia mnima:
Vrias feministas negras mostraram que a falta de ateno relao entre a dominao racial e a de gnero escondeu a cumplicidade de mulheres brancas com seu privilgio racial e reforou o status subalterno das mulheres negras. (Caldwell, 2000).

De acordo com Figueiredo (2008), a articulao entre os conceitos de gnero e raa uma das maneiras de se desnaturalizar e desestruturar as desigualdades que formam a sociedade capitalista e, no Brasil, essa perspectiva de anlise tem sido defendida em maior grau por mulheres negras que partem de suas experincias acadmicas ou em movimentos sociais para ressaltar a importncia da temtica. No entanto, de acordo com ela, as principais revistas especializadas no tema ainda no apresentam um nmero significativo de artigos que partem dessa abordagem. Por outro lado, as avaliaes sobre as diferentes concepes do conceito de gnero e do papel do movimento feminino em diversos locais do mundo indica que os recortes epistemolgicos que incluem os conceitos de raa, gnero e classe expressam uma tenso entre as trs categorias que remete ao peso que cada pesquisador ou pesquisadora atribui na composio das estruturas de dominao. O fato que no existe um consenso sobre o que mais importante no contexto da dominao, se a raa, a classe ou o gnero, sendo que a nfase varia de acordo com a filiao epistemolgica de cada pesquisador. Ao analisar
Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

a escrita das mulheres de cor no contexto da produo dos estudos pscoloniais, Sadlier (2009) observou que enquanto as teorias feministas privilegiam o gnero e a sexualidade em suas abordagens, os tericos dos estudos ps-coloniais esto mais preocupados com a raa e com a classe. Ela notou que, de uma forma geral, as abordagens que usam, ao mesmo tempo, os conceitos de raa, classe e gnero tendem a enfatizar um dos plos dessa sntese, sendo que o peso relativo de cada um dos conceitos dentro da abordagem relativo aos interesses e perspectivas epistemolgicas de quem escreve. Assim, enquanto as feministas dos Estados Unidos, Canad e pases europeus enfatiza as experincias das mulheres brancas de classe mdia, as feministas dos pases que foram colnias daqueles tendem a enfatizar a raa e a classe sobre o gnero. Essa aparente discrepncia refora a sensao de que toda teoria uma perspectiva, uma viso de mundo relativa a posio de poder de quem v o mundo e que remete s relaes nas quais est inserido e que se quer, ou referendar, ou destruir. A condio das mulheres negras As controvertidas concepes sobre o conceito de gnero e das relaes deste com a classe e a raa no podem, entretanto, ser entendidas como um problema terico, mas sim prtico. O que est em jogo no saber qual dos fatores determina os outros dois, j que a dominao repousa justamente na articulao entre os trs, remetendo as mulheres a uma rede de relaes de poder da qual poucas conseguem escapar ilesas. Parece bvio que a trade raa, classe e gnero se manifesta de formas diferentes de acordo com o local e a poca; mas o fato que esses campos da realidade esto articulados e o resultado a dominao sobre as mulheres do ponto de vista da raa, da classe e do gnero. Soares (2007) afirma que os estudos sobre a escravido obscurecem o cotidiano da negra e privilegiam, sobretudo, os atos do homem negro. Diz ainda que os documentos sobre a escravido que fazem referncia as negras so numerosos mas so construes das mentes patriarcais e escravocratas dos homens do perodo que descreviam as negras a partir do papel que eles mesmos atribuam a condio feminina. Nesse sentido, este trabalho uma tentativa de se apreender, com o mximo rigor possvel, as ambigidades que atravessavam a experincia das mulheres negras, escravas ou libertas, num quadro social que as oprimia a partir de trs determinaes distintas: a raa, a classe e o gnero. No se objetiva distinguir um desses trs campos como determinante no processo de dominao, mas, sobretudo tentar entender como eles se articulavam na manuteno do sistema escravista, patriarcal e racista. Entende-se que isto pode ser realizado ao demonstrarmos a posio, ou
Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

melhor, as posies que as mulheres negras se encontravam na ordem reinante, assim como as estratgias que elas usavam tanto para sobrevivncia, quanto para atingir a liberdade. Ao estudar a posio social da mulher na ordem escravocratasenhorial Saffioti (1979) chama ateno para o fato de que as relaes de gnero e nessa perspectiva a posio da mulher na famlia e na sociedade constituam parte de um sistema de dominao mais amplo caracterizado pela forma como estava distribudo o poder na sociedade. Ela localiza a dominao masculina sobre a mulher tomando como base a sua posio dentro da famlia e da sociedade, mas relacionando-a com o sistema de domnio mais amplo das relaes de distribuio do poder no contexto da sociedade escravocrata; ou seja, a partir das determinaes do sistema, do modo de produo escravista que se deve localizar a posio da mulher dentro da famlia patriarcal, sem perder de vista o contexto mais amplo onde esta famlia estava inserida, que so as relaes de poder numa sociedade marcadamente patrimonialista, racista, machista e escravocrata. Para ela, os laos de dominao e os preconceitos a que esto submetidos as mulheres da atualidade esto relacionados com a maneira como a sociedade brasileira estava organizada no sculo XIX. Isso indica a recorrncia na sociedade contempornea de relaes de poder cujas razes se encontram no nosso passado recente. O que torna ainda mais importante o desvendamento das condies sociais a que estavam sujeitas as mulheres negras, uma vez que sobre elas tende a incidir ainda com mais fora o peso da tradio que procura mant-las nos seus tradicionais papis de submissa ao triplo poder dos homens, das mulheres brancas e do sistema econmico. Saffioti (Idem) afirma que, se por um lado o tipo de colonizao empreendida pela Coroa Portuguesa fundou-se em caractersticas fortemente estatais e patrimoniais, tendo a figura do rei como centro do processo econmico, por outro a imensido da colnia e as dificuldades de comunicao ao facilitavam o exerccio de um poder arbitrrio e autoritrio por parte daqueles a quem o favoritismo do rei havia possibilitado uma posio de mando na estrutura social e de poder. Isso possibilitava aos senhores fazer as prprias leis no mbito de sua propriedade e imprimia ao escravismo uma dinmica onde os espaos de poder eram intercalados com brechas a serem preenchidas por uma srie de comportamentos tanto por parte dos senhores, quanto por parte dos escravos. Havia, pois, durante todo o perodo da escravido muitas diferenas entre os senhores, entre os escravos e consequentemente nas formas assumidas pelo padro geral de poder entre senhores e escravos; o que tornava possvel tanto aos senhores quanto aos escravos assumir diversos papis e comportamentos no mbito da escravido, conforme explica Viotti da
Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Costa (1998). Ela explica que essa complexidade nas relaes de poder poderia se referir tanto s funes ocupadas pelos homens negros nos diversos setores da produo, ou com relao s mulheres, j que tambm elas estavam distribudas em todas as esferas de atividades. Por outro lado, o cuidado na seleo daquelas que iriam trabalhar diretamente na casa grande, bem mais prximas aos senhores era ainda mais rigoroso. E os filhos advindos das unies entre senhores brancos e escravas negras configuravam como mais uma diviso interna nas categorias de escravos. Alm disso, Ianni (1988) afirma que a sobrevivncia de longo prazo do sistema era facilitada porque ele incorporava a papis de dominao uma pequena parte dos que necessitava subjugar, criando em todos uma expectativa de que poderiam integrar-se sociedade ganhando a liberdade. Isso no quer dizer que o sistema escravista se tornasse menos cruel ou menos violento, mas apenas que ele era capaz de viabilizar a dominao atravs de mecanismos mais sutis e complexos que a simples violncia fsica, remetendo os cativos para as malhas intrincadas de uma teia de dominao que permeava e atravessava a prpria categoria aprisionando cada um a uma rede de ambigidades, de situaes particulares, de expectativas de liberdade e mesmo de possibilidades de ascenso e libertao que torna a todos cada vez mais divididos enquanto categoria e, por isso mesmo, ainda mais dominados. por isso que nem todos os escravos poderiam ao mesmo tempo assumir um mesmo comportamento, j que os indivduos eram colocados em situaes de explorao, mas tambm de concorrncia onde a postura de adeso relao ao escravismo poderia significar possibilidades de libertao, ou pelo menos de atenuao da condio escrava. Se isto era vlido para os homens, para as mulheres a situao era ainda mais complexa, pois como estavam em contato direto com seus senhores e senhoras as relaes envolviam ao mesmo tempo fora e afetividade, formando aquilo que Slenes (1997) qualifica como o campo perigoso de fora e favor em que a mulher escrava se movia. Slenes (Idem) cita o caso de um negro escravo que representou na justia, atravs do bacharel negro Luis Gama, contra seu senhor acusando-o de tentar atos libidinosos contra sua esposa, tambm negra e escrava. Neste caso se percebe o evidente uso da fora, do ento consagrado direito de propriedade do senhor sobre seus escravos, que no hesita em assediar sexualmente uma escrava sua, casada, me de dois filhos. O casal de escravos foi ajudado pela esposa do seu senhor e conseguiu fugir, o que revela uma das possveis reaes da mulher branca casada cujo marido procurava as escravas para o prazer. Slenes (1997) fala de uma classe senhorial prepotente e freqentemente arbitrria, mas sobretudo ardilosa, j que conscientemente seus membros manejavam sua fora e poder sobre os cativos de modo a
Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

deliberadamente produzir uma situao da qual dificilmente estes pudessem escapar. Entre outras estratgias de dominao, estes senhores permitiam que alguns escravos estabelecessem laos de parentesco, o que permitia aos senhores instituir um sistema de incentivos junto com ameaas de coao, tornando os cativos dependentes e refns de suas solidariedades e projetos domsticos. Em outro caso citado por Slenes (Idem) em 1887, na cidade de Vassouras, uma senhora de escravos faz uma denncia contra seu marido e move uma ao de divrcio e separao perptua de pessoa e bens. A mulher acusa o marido de traio e como prova apresenta uma carta do marido endereada amante, uma sua ex-escrava e ex-mucama a quem o marido mantinha no Rio de Janeiro. O exemplo acima demonstra que a escrava que atrasse o desejo de seu senhor estava presa a uma rede de ambigidades da qual dificilmente poderia escapar ilesa, sendo compelida a fazer o clculo entre a revolta e a submisso, pois o resultado poderia ser tanto a liberdade ou favores enquanto escrava, quanto a violncia contra si e os seus. A mulher negra ento devia ser capaz de interpretar os sinais de seu senhor no ardiloso jogo da coao e da ameaa. Saffioti (Idem) afirma que no bojo das ambigidades que estavam na base do prprio sistema papis ambguos eram atribudos tanto a brancos quanto a negros e seria justamente esse injusto jogo de ambigidades, cheios de falsas promessas e possibilidades ilusrias que iria conferir ao sistema a flexibilidade necessria a sua manuteno. No se trataria efetivamente aqui de se tecer loas ao tradicional discurso da miscigenao como um dos fundamentos para a suposta ausncia de preconceito ou de racismo, ou ainda para tentar provar que de certa forma a escravido teria sido cordial ou que a populao escravizada, principalmente as mulheres, pudessem extrair dela algum benefcio que no pudesse ser igual ou melhor alcanado em uma relao de trabalho livre. Os que advogam a favor da existncia de uma ampla atividade sexual entre brancos e negros como base para uma miscigenao generalizada e, portanto, para uma democracia racial, se esquecem ou querem fazer esquecer que as relaes sexuais eram sempre entre senhores brancos e suas negras escravizadas. As relaes sexuais, portanto, se realizavam sempre dentro de um contexto de violncia patriarcal e senhorial, mesmo quando superficialmente apontavam para elevar a condio social da mulher escravizada, j que esta poderia aspirar, no mximo, condio de concubina e produtora de bastardos. Alm disso, havia o imperativo social, econmico e cultural que praticamente impedia o relacionamento sexual entre o homem negro e a mulher branca, demonstrando que as relaes sexuais eram fortemente atravessadas pela dupla determinao do escravismo e do patriarcado, o que apontado por Karasch (2000).
Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

No se pode perder de vista que tais relaes acima descritas de fato existiram em um contexto no qual as relaes de poder conferiam ao homem branco senhor de escravos poder de vida e morte sobre aqueles a quem dominava. Se era um jogo, os papis eram bem definidos e o resultado j estava posto antes do jogo comear. Alm disso, a prestao de servios sexuais por parte das mulheres negras era considerada como parte inerente da sua condio. Havia casos em que a prostituio da mulher negra era ser incentivada, favorecida e mantida para que se atendesse exclusivamente aos objetivos econmicos de seu dono, conforme afirma Karasch (2000). Por outro lado, no podemos simplesmente generalizar a condio da mulher negra escravizada, enfatizando-se o seu relacionamento sexual compulsrio com o senhor branco, como se este fosse o nico papel social ao qual estava ela destinada. As mulheres negras estavam integradas e cumpriam diversas atividades inerentes ao trabalho na roa, passando pelos inmeros servios domsticos do limpar, cozinhar, lavar, passar, cuidar dos animais e das crianas, fazer rendas, servir como aguadeiras, amas-de-leite, vendedoras ambulantes, enfim, o exerccio de toda e qualquer atividade da qual seu dono pudesse extrair riquezas ou poder. Conforme observa Karasch (Idem), na maioria das sociedades escravistas os senhores adotavam atitudes contraditrias em relao aos seus escravos, o que tambm j explicitei em outras passagens acima. Isso dependia de uma srie de fatores e por sua vez condicionava uma singular percepo da escravido na mentalidade de cada escravo ou escrava, por isso seria muito difcil investigar a atitude dos cativos em relao ao escravismo, partindo-se de generalizaes abstratas para tentar se compreender a realidade vivida por cada um em particular. Por isso, S podemos inferir seus pensamentos e sentimentos a partir do comportamento deles e de seus senhores, e da lgica da situao (Idem). Para Soares (2007) essas ambigidades dizem respeito tambm ao contexto temporal, uma vez que na medida em que o sculo XIX avana, as relaes de poder se tornam mais fluidas, pois a ordem escravocrata caminha para dissoluo e ao mesmo tempo o trabalho assalariado passa a ser hegemnico, provocando a expanso da camada intermediria entre senhores e escravos, camada esta que era composta majoritariamente por negros, mestios e brancos pobres. Neste contexto de transio as estratgias de sobrevivncia e conquista da liberdade so tambm mais controvertidas e s podem ser compreendidas a partir do contexto do senhor e do escravo em questo. Ao analisar essas estratgias a partir de cartas de alforria, Soares (Idem) observa grande modalidade de cartas: podiam ser gratuitas, onerosas, ou ainda condicionais. Alis, esta ltima seria uma das mais controvertidas formas de o escravo tornar-se livre. Por outro lado, ela observa que o perodo de crise
Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

de legitimidade da escravido, por volta da segunda metade do sculo XIX, essas controvrsias so mais ntidas. Alm disso, ela constata que o tipo de escravo mais favorecido pela alforria era a mulher escrava, que era ainda mais significativo dado o fato das mulheres serem minoria na populao escrava:
Por outro lado, as escravas tinham mais oportunidades para estabelecer laos afetivos com os senhores, sendo estes bastante comuns nos textos das cartas de alforria. Esses laos no se desenvolviam apenas em decorrncia de ter o senhor feito de suas escravas parceiras sexuais. As amas-de-leite e mucamas, por exemplo, frequentemente tinham a estima de seus senhores. (Soares, 2007).

Outro aspecto interessante na pesquisa de Soares (Idem) a constatao de que a cor e a procedncia dos escravos influenciava na obteno ou no da liberdade. De acordo com ela, os escravos ou escravas mais claros tinham mais facilidade em conseguir a liberdade devido ao senso comum de que a escravido era uma coisa de negros. Alm disso, para o escravo nascido e criado no Brasil era mais fcil conquistar a liberdade do que aquele qualificado como africano, j que a condio de africano era ainda mais baixa do que a de escravo nascido no Brasil. Uma anlise dos documentos relacionados escravido demonstra que em Mato Grosso a condio social das mulheres negras no era melhor do que em outros locais do Brasil. Um exemplo disso a Carta de Liberdade registrada pelo tenente coronel Joo Pedro Alves de Barros em maio de 1884 no Cartrio do 1 Ofcio da cidade de Corumb. Ministrio da Cultura/Fundao Palmares (1993). Nela, o oficial registra que comprou e deu liberdade a uma escrava de cor parda de vinte e quatro anos de idade, acompanhada de uma filha de sete anos de cor branca. De acordo com o documento, a liberdade foi concedida sem nus algum para a beneficiada, que poderia desfrut-la como se de ventre livre nascesse, o que no era uma prtica comum nos casos de libertao de escravos, j que a liberdade era sempre um favor que deveria ser pago com a prestao de servios por um determinado tempo. Conforme pode ser averiguado no documento apresentado, Virgnia este era o nome da escrava -, no foi comprada para continuar sendo escrava, mas foi ao mesmo tempo liberta o que indica no se tratar de uma relao meramente econmica. Outro aspecto importante que a jovem escrava est acompanhada de uma menina branca, o que revela que esta no era filha de um homem negro, nem de um escravo. Embora isso no esteja explcito no documento, pode-se inferir sem sombra de dvida que se trata de uma filha do tenente coronel e que o mesmo comprou Virgnia movido por interesses emocionais.
Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

No o caso de se constar se os dois constituram uma famlia formal aps a libertao de Virgnia e sua filha, mas de partir deste exemplo para ilustrar as inmeras possibilidades que se abria para o relacionamento entre homens brancos e mulheres negras no contexto da escravido. Outras Cartas de Liberdade constantes em Ministrio da Cultura/Fundao Palmares (Idem), revelam que nem sempre as escravas eram compradas por homens brancos que tinham interesse em usufruir da sexualidade das mesmas. H muitos exemplos de escravas que ganham a liberdade como uma retribuio pela forma como se dedicaram a seus senhores e/ou senhoras. H o caso da escrava Izabel que recebe a liberdade, em maro de 1880, pelas mos do seu senhor Valentin Ramos Heidon que diz: quando a comprei foi mesmo para fazer-lhe este acto casitutivo. Espero que como prometeo no ser desconhecida a este benefcio e continuar a morar em minha casa e servir-me sito que no tenho quem me sirva, porm sem constrangimento. Em outro exemplo a condicional de prestao se servios mais explicita:

(1884) Escriptura de Liberdade condicional que faz Ulderico Colombo a favor de duas escravas de sua propriedade de nomes Maria das Dores e Theodora, como abaixo se v: (...) concede s referidas escravas Maria das Dores e Theodora plena liberdade de hoje para sempre, com a condio, porm de prestarem a elle outhorgante servios pelo espao de quato annos, cada uma, a contar desta data, e de se sujeitarem, no caso de transgresso as leis que regulo a matria, e isto reciprocamente. (...) (Ministrio da Cultura/Fundao Palmares, 1993).

Note-se neste caso a contradio flagrante entre se conceder a plena liberdade, para logo em seguida estabelecer a prestao de servios por um prazo determinado como condio de garantia da efetivao dessa liberdade. No outro caso citado acima, Valentin faz questo de deixar no registro sua esperana de que a liberta guarde sua gratido para com ele, continuando a morar e a servi-lo, uma vez que ele no tem quem o sirva. Nesse sentido, a liberdade no apenas circunstancial, condicional, como chega a ser ilusria, pois haver casos em que o outorgante far o registro da liberdade com a condio de que o libertado ou libertada permanea obrigatoriamente prestando servios, na condio servil, por perodos que chegaro a vinte ou trinta anos, ou que se estendero para alm da morte do dono, devendo nesse caso o cativo ou cativa permanecer por um tempo escravizado ao herdeiro.

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Seja como for, percebe-se aqui um intrincado jogo da liberdade, no qual o senhor acena com a possibilidade de libertar seu cativo ou cativa, usando a promessa de liberdade como forma e garantia de que os servios a partir de ento fossem prestados com entusiasmo e lealdade. Por outro lado, uma escrava nessas condies trabalharia com a sensao da escravido diminuda, ou seja, a expectativa da liberdade futura tornaria menos pesado o fardo da escravido e ao mesmo tempo o fato de que tal gesto estivesse registrado em Cartrio, assinado pelo dono e por testemunhas, significava efetivamente um atenuante na sua condio escrava no presente, tornando-a, um pouco menos escravizada do que aqueles que no tinham conseguido tal distino. Sendo um jogo, poderia ser ganho ou perdido; mas ainda assim seria um pouco melhor do que a condio bruta de escravo para todo o sempre, como era o caso da maioria. H ainda outros exemplos de Cartas de Liberdade que so concedidas sem nenhuma clusula condicionante, sem a exigncia de qualquer forma de prestao de servios futuros, onde o outorgante declara inclusive a irrevogabilidade da condio de liberto. O que revela que a liberdade concedida variava muito de acordo com a condio do trabalho desenvolvido pelo escravo ou escrava, mas principalmente pelo carter do senhor, pela maneira como ele encarava o sistema escravista e o seu papel dentro dele. No se pode perder de vista o fato de que se o senhor possua o poder de determinar a forma como o escravizado viveria, ditando os ritmos do trabalho, a hora, o local e o contedo da alimentao, as formas de lazer e de religio, o escravo podia agir sempre nos limites do sistema de forma a recriar esse mesmo cotidiano, aproveitando as brechas do sistema e at mesmo a ignorncia dos senhores para estabelecer um territrio de contestao e de luta pela libertao. O que se pretende afirmar que nem todos escravos ou escravas podem ser includos no prottipo do escravo rebelde que luta com todas as suas foras para alcanar no s a sua liberdade, como principalmente a derrocada do sistema escravista. No s existiam muitas formas e maneiras de expressar essa revolta, como tambm muitas outras maneiras de buscar um enquadramento dentro dos marcos do sistema e procurar nas brechas dele um lenitivo, uma forma de extrair uma existncia minimamente humana e digna. Outro exemplo que pode ser citado no sentido de se reforar essa linha de pensamento uma manifestao artstico-cultural existente no interior de Mato Grosso conhecida como Dana do Chorado. Trata-se de uma tradio Afro-brasileira em Vila Bela da Santssima Trindade (540 km de Cuiab), no Vale do Guapor. A cidade foi a primeira capital de Mato Grosso fundada em 19 de maro de 1752, pelo Capito General Dom Antnio Rolim de Moura.

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

A escolha do local para se fundar a capital foi um gesto estratgico da Coroa Portuguesa, que optou pela regio devido a sua localizao s margens do Rio Guapor onde as terras eram apropriadas para uma boa defesa militar, alm disso, novas jazidas aurferas foram descobertas e Rio Guapor, favorecia o acesso fluvial com diferentes pases pelo Oceano Pacfico. Prxima do Paraguai e do Peru, a regio onde foi fundada Vila Bela, despertava cobia tanto dos Espanhis como dos Portugueses. De acordo com a tradio oral, a Dana do Chorado teria surgido ainda no perodo colonial e de acordo com Vilela (2001), existe apenas em Vila Bela da Santssima Trindade, Mato Grosso. E uma dana exclusiva de mulheres, que a praticam com seus gingados e trejeitos faceiros, balanando seus vestidos rodados. Cada msica tem uma coreografia padronizada, com muito sensualismo. As mulheres que dela participam colocam na cabea uma garrafa de Kanjinjin uma bebida afrodisaca que tambm uma tradio local e realizam um rito cheio de seduo. Este ritual comeou a ser praticado originalmente durante a escravido, quando escravos fugitivos e/ou transgressores eram aprisionados e iam ser castigados pelos senhores, as mulheres de sua famlia me, esposa ou irm - solicitavam o perdo ou tentavam amenizar os castigos danando o Chorado. Diz-se que a Dana recebeu este nome porque as mulheres danavam e cantavam com muita sensualidade e com sorrisos, mas no fundo do corao estavam chorando, da o nome Dana do Chorado. Onde se inscreve a Dana do Chorado no contexto da escravido? No uma forma de resistncia violenta, mas tambm no a simples aceitao passiva da condio escrava. Parece claro que o objetivo deslocar o eixo de uma resposta violenta revolta do escravo para o campo do simblico, do imaginrio, das possibilidades de seduo mtua, de promessas que poderiam ou no ser cumpridas. Atravs da dana a escrava se reifica como ser humano e assim resgata a condio daquele cuja pena quer mitigar. Com certeza este um exemplo que merece ser estudado. Contudo, no era apenas na esfera da sexualidade que a mulher negra poderia inscrever a sua atividade nos marcos do sistema escravista. Deve-se observar que, sendo mulher, ela estava passvel de ser vista pela tica atravs da qual o gnero masculino via as mulheres. Estanislau (2006) lembra que em torno de algumas figuras femininas, estas ligadas de alguma forma a um saber ancestral africano, como o poder de cura de algumas ervas, ou ainda os valores relacionados religiosidade que eram interpretados como feitiaria, bruxaria pela sociedade branca criava-se um esteretipo cultural que as vinculava diretamente transgresso pelo fato de serem mulheres negras e
Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

portadoras de um saber na incompreensvel pelos senhores.

maioria

das

vezes

incompreendido

Com efeito, foi durante o perodo da escravido que as tentativas da sociedade branca e ocidental em cristianizar os negros e negras escravizadas fez com que estes se apropriassem dos smbolos do Cristianismo a partir da prpria experincia religiosa e que remetia ao passado africano. Isso fez com que se criasse o chamado sincretismo religioso, dando origem tambm aquelas
prticas que ficariam conhecidas como religies de matriz africana.

A escravizao subordinava a mulher escravizada ao senhor de diversas maneiras: conferia ao senhor o poder de trata-la como mercadoria, podendo vende-la, compra-la, aluga-la, hipoteca-la, transmiti-la aos herdeiros, ou seja, a mulher escravizada era uma mercadoria como outra qualquer. Em segundo lugar, o fruto do trabalho da mulher escravizada era apropriado pelo seu senhor, variando a quantidade dessa apropriao de acordo com a espcie de trabalho desenvolvida, j que uma escrava domstica, por exemplo, praticamente no teria condies de acumular algum dinheiro que pudesse ser futuramente usado para comprar sua liberdade; o que em condies diferentes poderia ser feito por um escravo do sexo masculino. Enquanto o escravo do eito ou das minas no ficava com nenhuma parte da riqueza produzida diretamente por si mesmo, o escravo de ganho, por exemplo, entregava ao seu senhor uma parte do que produzia como trabalhador alugado e reservava para si outra parte do produzido. Ao senhor tambm cabia poder de vida e morte sobre seus escravizados. Sendo assim, o senhor poderia decidir matar a pessoa escravizada, por exemplo. O que no era impossvel, mas significaria a perda de todo o investimento e sendo o escravo uma mercadoria de alto valor, o poder de vida e morte era expresso mais em termos de obrigar a pessoa escravizada a viver de certa maneira, sob determinadas condies que favorecessem amplamente seu proprietrio, sob pena de castigos que iam desde a violncia verbal at a pena capital. Alm disso, sendo dono da pessoa escravizada, o senhor tinha poder sobre o corpo dessa pessoa no sentido sexual do termo. No raro a escravido inclua a obrigao das mulheres escravizadas de servir sexualmente aos seus senhores, aos amigos dos seus senhores ou a quaisquer outras pessoas por eles indicadas.

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Autorizada a citao e/ou reproduo deste texto, desde que no seja para fins comerciais e que seja mencionada a referncia que segue. Favor alterar a data para o dia em que acessou-o: VILA, Ivonete Costa; CRUZ, Paulo Divino Ribeiro da. Mulheres negras no sculo XIX: entre a submisso e a rebeldia. Revista frica e Africanidades, Rio de Janeiro, ano 3, n. 9, maio 2010. Coluna Sala de Aula. Disponvel em: <http://www.africaeafricanidades.com/documentos/Mulheres_negras_seculo_XIX.pdf>. Acesso em: 3 mai. 2010.

Referncias: AZEREDO, Sandra. Teorizando sobre gnero e relaes raciais. Revista Estudos Feministas, 1994. BRASIL. Ministrio da Cultura. Fundao Cultural Palmares. Como se de ventre livre nascido fosse. Campo Grande, 1993. CALDWELL, Kia Lilly. Fronteiras da diferena: raa e mulher no Brasil. Revista Estudos Feministas, v. 8, n. 2, 2000. DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introduo antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. ESTANISLAU, Ldia Avelar. Feminino no plural: negras no Brasil. In: FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.). Brasil Afro-Brasileiro. Belo Horizonte: Autntica, 2006. FIGUEIREDO, ngela. Dialogando com os estudos de gnero e raa no Brasil. In: Sansone, Lvio; Arajo, Osmundo (orgs). Raa: novas perspectivas antropolgicas. Salvador: Associao Brasileira de Antopologia/EDUFBA, 2008. FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. So Paulo: Record, 2002. HAHNER, June E. (org.). A mulher no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira, 1978. KARASCH, Mary C. A vida dos escravos no Rio de Janeiro 1808 1850. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. MOUTINHO, Laura. Raa, sexualidade e gnero na construo da identidade nacional: uma comparao entre Brasil e frica do Sul. Campinas: Cadernos Pagu, n 23, 2004.
Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

SADLIER, Darlene J. Ps-colonialismo, feminismo e a escrita de mulheres de cor nos Estado Unidos. Disponvel em: <http//www.letras.ufrj.br/litcult/revista_mulheres/Volume8/Darleneposcolonialismo.htm>. Acesso em: 7 nov. 2005. SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. Petrpolis: Vozes, 1979. SCOTT, Joan. Gnero: uma categoria til para a anlise histrica. Disponvel em: <http//www.dhnet.org.br/direitos/textos/generodh/gen_categoria.html>. Acesso em: 7 nov. 2005. SLENES, Robert. W. Senhores e subalternos no oeste paulista. In Histria da vida privada no Brasil: Imprio/Coordenador da coleo Fernando A. Novais; organizador do volume Luiz Felipe de Alencastro. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. SOARES, Ceclia C. Moreira. Mulher negra na Bahia no sculo XIX. Salvador: EDUNEB, 2006. COSTA, Emlia Viotti da. Da senzala a colnia. So Paulo: Fundao Editora da Unesp, 1998. VILELA, Mrio. Festana de Vila Bela da Santssima Trindade. Cuiab: M. Vilela, 2001.

Revista frica e Africanidades - Ano 3 - n. 9, maio, 2010 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com.br

Вам также может понравиться