Вы находитесь на странице: 1из 2

G. Cincias Humanas - 7. Educao - 3.

Educao Ambiental

A EDUCAO AMBIENTAL COMO ESTRATGIA PARA CONSERVAVAO DOS RECURSOS NATURAIS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO MDIO RIO AMAZONAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA P -DE-PINCHA

Aldeniza Cardoso de Lima1 Rosilene Gomes da Silva Ferreira1 Nelly Mara da Silva Vinhotte2 Wagner de Deus Mateus1 Camila de Arajo Couto1 Alfredo Pontes3 1. Departamento de Biologia, ICB, Universidade 2. Prefeitura Municipal de Manaus 3. Secretaria Municipal de Educao de Barreirinha/AM Federal do Amazonas/UFAM

INTRODUO A conservao dos recursos naturais um tema bastante discutido na atualidade, no entanto aes desenvolvidas em vrios programas excluem aes participativas de carter socioeducativos, as quais do consistncia ao processo de conservao e uso sustentv dos el recursos pelas populaes locais. Tem-se que, pessoas sensibilizadas tornem-se agentes nos processos de mudanas. O Programa P-de-Pincha parte do princpio de que a natureza e o ser humano so inseparveis, logo um pode beneficiar -se do outro mutuamente. A educao ambiental desenvolvida pelo Programa P-de-Pincha apoiou e promoveu a insero da dimenso ambiental no mbito das atividades do projeto, com foco na Conservao da Biodiversidade Amaznica, envolvendo estudantes, professores, comunitrio instituies e s, poder publico, atravs da realizao de aes e da promoo de espaos temticos, visando o uso sustentvel dos recursos naturais, integrando os comunitrios nas aes do projeto, desta forma gerando condies necessrias para um dialogo entre os saberes das populaes ribeirinhas e o cientfico, permitindo o desenvolvimento de pesquisas e projetos sustentveis com vistas ao alcance da melhoria da qualidade de vida.

METODOS A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa-ao com o mtodo Participativo para Construo do Conhecimento estabelece passos prvios formais, mas os resultados dependero das equipes e da interao entre os conhecimentos e saberes dos diversos sujeitos participantes. A pesquisa-ao refere-se a possibilidade da participao dos sujeitos, valorizando suas experincias sociais a ponto de tom -las ponto de partida e chegada na produo de conhecimentos, referindo-se, portanto, a valorizao do dilogo entre as pessoas e entre elas e o ambiente. uma proposta que tem como objetivo produzir conhecimentos sobre a realidade a ser estudada e, ao mesmo tempo, realizar um processo educativo, participativo para o enfrentamento dessa mesma realidade. Para isso foi adotada a abordagem socioambiental, proporcionando ao individuo, a capacidade de analisar as mltiplas implicaes ideolgicas das questes ambientais, convertendo -os em agente ativo e consciente nas tomadas de decises polticas. As atividades desenvolvidas foram dividas em: planejamento das aes mediante sondagens; re alizao de aes integradas (ensino e manejo); avaliao das atividades desenvolvidas, reorganizao e comunicao.

RESULTADOS E DISCUSSES Dados da reunio de planejamento nos municpios de Barreirinha e Parintins/AM e Terra Santa e Oriximin/PA indicaram muitos problemas ambientais, principalmente quanto o envolvimento dos agentes locais nas reas de abrangncia dos projetos de conservao. As informaes cientificas ficaram somente com os pesquisadores, as atividades desenvolvidas foram apenas pontuais, sem preocupao de envolvimento direto dos agentes para troca de saberes. A combinao de pesquisa, educao e envolvimento comunitrio constitui um modelo eficaz para a conservao dos recursos naturais. O programa desenvolveu 03 cursos de formao continuada em Educao Ambiental com a participao de 63 professores de Barreirinha, 50 de Parintins e 26 de Oriximin, foram realizados 03 diagnsticos socioambiental, 02 cursos de formao de Cuidador de Idosos com 30 idosos, 01 curso de Artesanato e Terapia, 05 Treinamentos de campo com a participao de 10 idosos, 10 acadmicos, 60 alunos e 56 professores, 03 gincanas EcoCulturais, Atividades de recreao com 180 alunos da educao infantil, 07 palestras com diversos temas solicitado pelos comunitrios, oficinas e atividades com 18 professores de comunidade da rea Indgena Sater-Maw Andir-Marau no Rio Andir.

CONCLUSES A educao ambiental desenvolvida no programa proporcionou a integrao dos comunitrios com os agentes e as aes do programa, gerando um dilogo entre o conhecimento tradicional e o cientfico, permitindo o desenvolvimento de pesquisas e projetos sustentveis com vistas ao alcance da melhoria da qualidade de vida. As aes estabelecidas potencializaram a eficincia das atividades coletivas, apoiando professores e comunitrios quanto a importncia de conservao dos recursos naturais e as consequncias do processo de degradao do ambiente. A relevncia do projeto esta na socializao entre conhecimento cientfico e saber tradicional, desta forma proporcionando um saber ambiental integrado para a melhoria da qualidade de vida dos grupos envolvidos. A proposta mostrou que os projetos de conservao devem desenvolver aes de educao ambiental nas suas diferentes etapas com intuito de estabelecer integrao dos conhecimentos que contribuir para a participao ativa da comunidade.

Instituio de Fomento: Petrobrs - Programa Petrobrs Ambiental

Palavras-chave: Educao Ambiental, Conservao de recursos naturais, Programa P -dePincha

E-mail: aldenizal@hotmail.com

Вам также может понравиться