Вы находитесь на странице: 1из 6

As Cruzadas

Rei Ricardo, corao de leo. No peito, a cruz, principal smbolo do cristianismo. Vitral de As Cruzadas As Cruzadas foram expedies organizadas pela nobreza sob a inspirao do Papado para libertar a Terra Santa, isto , a Palestina, onde Jesus Cristo nascera, pregara e morrera, do domnio dos turcos. Estes, originrios do Turquesto, haviam se convertido ao isl, e uma de suas tribos, os Seldjlcidas ocupara, em meados do sculo XI, a Mesopotmia, a Sria, a Palestina e parte da sia Menor, proibindo as peregrinaes de cristos. Para "salvar" a Europa Oriental e a Terra Santa o Papa Urbano II convocou a nobreza europia dando origem em 1095 a 1a. Cruzada transformava assim guerra to comum no Ocidente, em "guerra contra os infiis". As Cruzadas, que se estenderam at o sculo XIII, tiveram como principal motivao a f, seguida do gosto pela aventura e pelo interesse de cidades italianas em incentivarem o comrcio, que j existia, com os muulmanos. As Causas das Cruzadas A populao da Europa Medieval possua mentalidade profundamente religiosa; vivia apegada a supersties e profecias que prenunciavam o fim do mundo. Eles acreditavam que os problemas que estavam acontecendo eram causados pela ocupao do tmulo de Cristo (o Santo Sepulcro na Terra Santa, ou Jerusalm) pelos mulumanos. Portanto, em sua mentalidade, a

soluo para seus problemas era acabar com o poder islmico sobre a regio. Alm disso, a Igreja pregava aos fiis que se lutassem contra a ocupao da Terra Santa estariam agradando a Deus e conquistando um lugar no paraso. As Cruzadas representavam vantagens para a nobreza secundognita, uma vez que apenas os primognitos teriam direito de herana sobre a terra e os bens da famlia. Assim, os movimentos cruzadistas davam a esses nobres a chance de possuir terras, motivando-os a lutar contra os "infiis". A exploso demogrfica foi outro fator para que ocorressem as expedies. A necessidade de obter terras para diminuir a presso populacional na Europa foi decisiva o incio do movimento. Alm disso, a Igreja queria diminuir a violncia que era comum na Idade Mdia e estava presente em festas e banquetes com o intuito de divertir. Para isso, o clero decidiu redirecionar essa violncia para causas mais "teis". No caso, expulsar os mulumanos de Jerusalm. Os europeus tinham interesse tambm nos produtos orientais: especiarias(pimenta, cravo, canela, etc), tecidos, jias, etc. 1 Cruzada (1095-1099) Convocada, na Frana, como uma guerra santa, pelo papa Urbano II. Teve inicio efetivamente com a partida rumo Jerusalm em 1096. Obtiveram sucesso, conquistaram a Terra Santa, o principado de Antioquia, e os condados de Trpoli e Edessa, ficando estes praticamente independentes do rei de Jerusalm. Os expedicionrios fundaram vrios "Estados" no Oriente Prximo, conhecidos, ento, pela denominao de Outremer, ou seja, "Alm mar". Esses "Estados" estavam organizados segundo os padres feudais. 2 Cruzada (1147-1149) Foi estimulada por So Bernardo, em vista da retomada, pelos islmicos, da cidade de Edessa. O fracasso s no pode ser considerado pleno, porque Lisboa acabou sendo conquistada dos muulmanos pelos soldados cruzados que saram de Flandres e da Inglaterra em direo Palestina. O resultado ali obtido foi de fundamental importncia para a formao do Reino de Portugal. Fora isso, tambm, conseguiram os cruzados normandos conquistar aos infiis, possesses anteriormente pertencentes ao Imprio Bizantino, Corfu, Corinto e Tebas. Na Segunda Cruzada no houve aquele calor ardente nem o empenho da primeira, como conseqncia suas foras pereceram na sia Menor e as que alcanaram a Palestina sofreram grave derrota em 1148, quando intentavam tomar Damasco. Foi um desastre total deixando profundo ressentimento no Ocidente contra o Imprio do Oriente em face do insucesso. 3 Cruzada (1189-1192)

Decidida pelo papa Gregrio VIII, essa Cruzada foi organizada depois que o sulto Saladino retomou Jerusalm, a Cidade Santa. Teve a participao de Ricardo Corao de Leo, da Inglaterra; do imperador Frederico Barbarossa, ou Barba-Ruiva, do Sacro Imprio Romano Germnico; e Filipe Augusto, de Frana. Essa Cruzada ficou conhecida como a Cruzada dos Reis. Nela Frederico Barba-Ruiva, ento com 67 anos, morreu afogado e Ricardo Corao de Leo assinou com Saladino um acordo que permitia aos cristos peregrinar com segurana at Jerusalm. 4 Cruzada (1202-1204) A Quarta Cruzada teve grandes conseqncias polticas e religiosas. Em vez de se dirigirem para a Terra Santa que era o ponto crucial do conflito entre cristos e mulumanos, resolveu se deslocar na direo de Constantinopla. O papa Inocncio III no gostou desta idia e proibiu este desvio do propsito inicial, que tinha como meta derrubar o Imperador Aleixo III. Tudo isto por causa da promessa de Aleixo, filho do deposto Isaque II, que prometeu aos cruzados bom pagamento pelo auxlio para que assumisse o Imprio. O imperador foi derrubado, mas Aleixo no conseguiu cumprir suas promessas, motivo pelo qual os cruzados tomaram Constantinopla em 1204 e saquearam seus tesouros. As relquias das igrejas foram as mais visadas. O Imprio Oriental foi dividido. Balduno de Flandres foi feito imperador e um patriarca latino foi nomeado papa. Esta conquista latina tornou-se um desastre porque enfraqueceu o Imprio Oriental e agravou o dio entre a cristandade grega e latina. A Cruzada das crianas (1212) Constituda por crianas e adolescentes que acreditavam estarem possudas do poder Divino e, por isso, alcanariam com facilidade e sucesso a posse de Jerusalm. Multides de crianas e jovens partiram da Frana e do Sacro Imprio em direo aos portos do litoral, querendo dali embarcar em direo a Palestina. Teve fim trgico pois, alm de muitos perecerem na viagem, assim que alcanaram o porto de Alexandria, no Egito, foram vendidos, pelos mercadores de Marselha, como escravos para os muulmanos. 5 Cruzada (1217-1221) Essa Cruzada ficou conhecida pelo completo fracasso que conseguiu. Chefiada primeiro por Andr II, rei da Hungria e depois por Joo Brienne, no conseguiu suportar as enchentes do rio Nilo, no Egito, e viu-se obrigada a desistir de seus objetivos. Era constituda por austracos, cipriotas, francos da Sria, frsios, hngaros e noruegueses. Foi motivada pela deciso de Inocncio III em tomar uma fortaleza muulmana existente sobre o monte Tambor, no Egito. 6 Cruzada (1228-1229)

A Sexta Cruzada teve como lder o Imperador Frederico II que partiu em 1227, adoeceu e retornou. Ao chegar o Papa Gregrio IX o considerou desertor e, tendo outros motivos para hostiliz-lo, o excomungou. Em 1228 partiu novamente e no ano seguinte, assinou um tratado feito com o sulto do Egito, obteve a posse de Jerusalm, Belm, Nazar e um ponto da costa. Jerusalm ficou em poder dos cristos novamente. Mas, em 1244 foi definitivamente perdida mais uma vez. Quando o esprito das Cruzadas estava morrendo o Rei Francs Lus IX, levou uma expedio desastrosa contra o Egito. Foi preso e num ataque em Tnis em 1270 foi morto. 7 Cruzada (1248-1250) Foi organizada a partir de pregao de Inocncio IV feita no Conclio de Lyon (1245). Teve por comandante Lus IX, de Frana. Tambm enfrentou problemas com as cheias do Nilo, onde debateu-se e foi eliminada pelo tifo. Lus IX acabou capturado na derrota que sofreu em Mansur e seus correligionrios, para reav-lo, submeteram-se a pagar um pesado resgate de 500 mil moedas de ouro. 8 Cruzada (1270) Tambm foi comandada por Lus IX. A situao no Oriente Prximo apresentava-se bem mais complicada que em qualquer outro perodo anterior s demais Cruzadas. As ordens religiosas crists existentes na regio para defend-la e auxiliar os peregrinos encontravam-se em discrdia umas com as outras. Os turcos encontravam, alm de desunidos, enfrentando a ameaa de outro poderosos inimigo: os mongis, chefiados por Gngis Khan. Por outro lado, os cristos estavam sendo atacados e conduzidos em direo ao mar Mediterrneo pelos muulmanos seldjcidas, ou mamelucos, do Egito. Nem bem desembarcou em Tnis, Lus IX veio a falecer devido peste. Devido, entre outras coisas, a sua abnegao, Lus IX, mais tarde, passou a ser conhecido como So Lus. Concluso Considerando pelos objetivos as cruzadas foram um fracasso. No conquistaram de modo permanente a Terra Santa. No se tem certeza de ter evitado o avano do Islamismo. O seu custo foi muito caro em vidas e em bens. Acredita-se que as cruzadas motivaram o crescimento da Europa, principalmente no comrcio das cidades ao Norte da Itlia e a grande rota comercial dos Alpes e do Reno cresceram de importncia. A rica civilizao do Oriente contribuiu para o enriquecimento da cultura europia. Por toda a Europa houve melhora do desenvolvimento intelectual. O desenvolvimento teolgico atravs do escolaticismo se desenvolveu. A Igreja presenciou muitos movimentos religiosos populares. As universidades se desenvolveram. Grande desenvolvimento na literatura verncula e artstica. A Europa no perodo das Cruzadas despertou-se e iluminou-se se comparada com sculos anteriores.

Texto narrativo sobre As Cruzadas Um homem humilde caminhava pela estrada. Precisa do auxlio das pessoas, mas no um mendigo. Na verdade, por onde passa recebe ajuda. Ele um peregrino, uma pessoa que abandonou tudo para viajar a Terra Santa, para Jerusalm a cidade de Jesus Cristo. (essa cidade se encontra no Oriente Mdio, ou seja, na Israel dos dias de hoje e um dos motivos dos conflitos que vemos quase todo dia no local em palestinos e judeus). Na Europa Medieval havia milhares de peregrinos. At mesmo alguns nobres se transformavam em andarilhos. O povo medieval, muito religioso, respeitava e tinha muita admirao por estes peregrinos que faziam uma viagem to difcil e longa para visitar o tumulo de Jesus Cristo. A cidade de Jerusalm era dominada pelos rabes muulmanos, que por muito tempo no impediram os peregrinos de visitar o tumulo de Jesus Cristo. Mas, a partir do sculo XI, os europeus passaram a querem mais que apenas visitar a Terra Santa: desejavam tambm domin-la. Os europeus organizaram exrcitos que marcharam at o Oriente Mdio, para arrancar Jerusalm dos rabes muulmanos. Uma verdadeira Guerra Santa. Uma das expresses mais tpicas da expanso europia entre os sculos XI e XII foi s expedies militares e religiosas denominadas Cruzadas. O projeto cruzadista teve apoio de muita gente. A comear pelo Papa, que idealizava se tornar o lder da expanso do cristianismo pelo Oriente. Reis e nobres desejosos de mais glrias de guerra e terras para seus feudos, tambm apoiaram. Alm destes ainda havia milhares de homens pobres que buscavam melhorar de vida abandonado suas desgraas. Mas tambm era importante o esprito religioso do homem medieval europeu, capaz de abandonar a famlia e a terra natal por anos e anos arriscando sua vida inmeras vezes simplesmente por que acreditava lutar em favor de Cristo. O que no podemos esquecer que viviam outra poca, um outro mundo, uma outra mentalidade. Depois de percorrer um longo caminho por terra e por mar, os corajosos soldados com cruzes pintadas em suas bandeiras alcanaram Jerusalm. Em 1099, depois de violentos combates, tomaram a cidade. Mas o triunfo da expedio crist foi dramtico: os europeus roubaram e mataram milhares de rabes. Muitos Judeus que viviam em paz com os muulmanos, tambm conheceram da espada furiosa dos cruzados. Casas incendiadas, gente que teve os olhos perfurados, mulheres violentadas. Os europeus proporcionaram um espetculo triste de crimes e devastao tudo em nome de Deus, revelando claramente que um dos objetivos das cruzadas era econmico: tomar riquezas e terras de outro povo.

Um conjunto de fatores muito complexos deu origem a esse movimento. Entre eles: a crise do sistema feudal, a influncia da Igreja e o esprito religioso do homem medieval, a inclinao dos nobres s atividades guerreiras e seu interesse pelas terras do Oriente, o predomnio do poder Papal aps inmeras crises, o desejo de reconquistar a Igreja separada do Oriente. Alm disso, havia os fatores mais imediatos, como as ameaas dos turcos muulmanos sobre Constantinopla e o seu domnio sobre Jerusalm, a cidade santa, que impedia as peregrinaes dos cristos at ela. As Cruzadas, entretanto, no tiveram apenas intenes religiosas (proteo dos lugares santos, difuso da f crist...); tiveram tambm objetivos comerciais. Tanto assim que chegavam a ser financiadas e acompanhadas por poderosos comerciantes, interessados nos lucros de bons negcios com os centros vendedores ou consumidores do Oriente. As Cruzadas, representando uma verdadeira contra-ofensiva ao expansionismo do Imprio Islmico, reabriam o comrcio no Mediterrneo e ligavam novamente o Ocidente e o Oriente. Embora as Cruzadas no tivessem atingido seus objetivos imediatos, o certo que elas afastaram do Mediterrneo os turcos e rabes. Introduziram na Europa o gosto pelos produtos orientais, conferiram a liberdade a muitos servos feudais, provocou o desaparecimento de muitos nobres, o que favorecia a ascenso dos reis europeus. Por outro lado, a presso dos Reinos Cristos Hispnicos contra os muulmanos e a atividade comercial das cidades italianas ajudava tambm a expanso europia. Do sculo XI ao XIII foram enviadas inmeras cruzadas at Jerusalm. No entanto, as vitrias foram de curta durao. No final das contas o triunfo foi rabe, por serem em muitos aspectos mais organizados e terem tcnicas de combate melhores do que a dos europeus. Texto Escrito pela Professora Patrcia Barboza da Silva Licenciada pela Fundao Universidade Federal do Rio Grande FURG.

Referncias Bibliogrficas: FERREIRA, Jos Roberto Martins, Histria. So Paulo: FTD; 1997. MORAES, Jos Geraldo. Caminho das Civilizaes. So Paulo: Atual. 1994.

Вам также может понравиться