Вы находитесь на странице: 1из 17

1 Reviso Bibliogrfica 1.

2 Formas de destinao dos resduos slidos urbanos De acordo com Pereira Neto (2007), em relao ao resduo slido, a educao da populao torna-se cada vez mais urgente, pois com o crescimento das cidades fcil perceber que em breve no haver mais reas para depsito de resduo slido. Os aterros j no conseguem absorver tanto lixo, e a degradao do meio ambiente est tomando propores perigosas para nossa sobrevivncia no planeta. Nossos rios e represas esto cada vez mais contaminados, ratos e insetos proliferam, as ruas esto sujas favorecendo todo tipo de doenas. Em funo disso, o poder pblico e a prpria sociedade vem buscando solues que preservem o meio ambiente e a nossa prpria vida. Entre as solues para que haja a diminuio do acmulo do resduo slido, o qual produzido anualmente so: aterros sanitrios, usinas de compostagem e a coleta seletiva do resduo slido, onde podemos separar os materiais reciclveis dos no reciclveis. Isso quer dizer que uma parte do lixo pode ser reaproveitada, deixando de se tornar uma fonte de degradao para o meio ambiente e tornando-se uma soluo econmica e social, passando a gerar empregos e lucros. Dados do Instituto de pesquisa tecnolgica (IPT, 2008), informam que apenas 2% dos resduos slidos so reciclados. Segundo Juc (2004), no mundo, os aterros sanitrios representam a principal destinao final dos resduos slidos, apesar do imenso esforo em se reduzir, reutilizar e reciclar. No Brasil, os resduos orgnicos somam cerca de 60% do peso do lixo coletado, nos EUA representa 12%, ndia 68% e Frana 23%. Para CEMPRE (2007), quanto mais desenvolvido o pas ou mais alta a classe social, menor a proporo de resduos orgnicos compostveis e maior de reciclveis. Segundo dados do Dirio Oficial (2004, apud Barreira 2007), o Brasil concentra 3% da populao mundial sendo responsvel por cerca de 6,5% da produo dos resduos no mundo. De acordo com Pereira Neto (2007), 75% das cidades brasileiras dispem seus resduos em lixes, trazendo diversos comprometimentos ao meio ambiente e a sade da populao. O aterro considerado o destino do resduo slido. Cabe aos governantes e a comunidade decidirem como e de que forma ser realizado esse aterro, pois os impactos ambientais, sociais e econmicos no devem ser esquecidos, quando os mesmos so extremamente srios. Das medidas existentes para um adequado destino final dos resduos slidos a mais recente e ecolgica a coleta seletiva, que consiste em separar os resduos de acordo com sua natureza e conduzi-los a uma usina de reciclagem para transformar esses resduos em matria prima e encaminhar para as indstrias.

Para Vilhena e DAlmeida (2000) no Brasil a coleta seletiva vem aumentando significativamente. Em 1994, oitenta e um municpios apresentavam programas de coleta seletiva; hoje, este nmero foi para 135. Coleta seletiva de lixo um sistema de recolhimento de materiais reciclveis, tais como papis, plsticos, vidros, metais e orgnicos, previamente separados na fonte.

. 1.3 Lixos Existem vrios conceitos para o lixo ou resduos slidos. A FEAM ( 2002, apud santos 2004), por exemplo, argumenta: Lixo todo e qualquer tipo de resduo produzido e descartado pela atividade humana domstica, social e industrial. A crescente preocupao com a quantidade de resduos produzidos e o aumento do custo da matria prima, aliados ao desenvolvimento da tecnologia, viabilizam o reaproveitamento e reciclagem cada vez maior do lixo, promovendo economia de recursos naturais e reduo do volume de material a ser disposto. Ainda segundo a FEAM (2007), o Brasil dever ganhar uma Poltica Nacional de resduos slidos, que prev o gerenciamento e a destinao final para resduos slidos priorizando minimizar o lixo por meio de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo. De acordo com Colavitti (2006), cada brasileiro produz cerca de um quilo de lixo por dia, gerando mais de 125.000 toneladas de resduos descartados diariamente no pas, sendo 76% desses resduos acabando nos lixes. Segundo CEMPRE (2007), a Tabela 01 mostra a gerao de resduos slidos per capita no Brasil em comparao a outros pases: Tabela 01 : Gerao de resduos slidos urbanos per capita (CEMPRE 2007). Pas Brasil Uruguai Mxico Estados Unidos Produo Kg/Hab.dia 0,7 0,9 0,87 2,00 Pas Canad Alemanha Sucia Produo Kg/Hab.dia 1,7 0,9 0,9

Ainda segundo CEMPRE (2007), o Brasil apresenta mdia inferior a vrios pases equivalente a 140.000 toneladas mtricas por dia fruto principalmente das diferenas econmico-sociais em seu extenso territrio. As reas mais distantes e menos desenvolvidas compensam os altos volumes de centros urbanos como So Paulo e Rio de Janeiro que geram mais de um quilo de resduos slidos por habitante/dia. De acordo com o IPT (2008), existem 5507 municpios no Brasil que esto distribudos da seguinte forma:

- 4089 municpios tm menos que 20000 habitantes; - 1207 municpios tm de 20000 a 100000 habitantes; - 182 municpios tm de 100000 a 500000 habitantes; - 29 municpios tm mais de 500000 habitantes.

Tanto os municpios geradores de grande quantidade de lixo, quanto os que geram pequenas e mdias quantidades, apresentam difceis desafios para a soluo do problema lixo. Nos primeiros o grande desafio a quantidade gerada. J nos pequenos e mdios municpios os recursos financeiros escassos constituem um entrave a ser enfrentado. Para os indicadores de desenvolvimento sustentvel IBGE (2002, apud Barreira 2008), do total coletado no pas cerca de 228.413 toneladas/ dia de resduos, seguem as principais vias de disposio e/ou tratamento, conforme mostra a Tabela 02.

Tabela 02: Quantidade de resduos coletados diariamente no Brasil e suas unidades de destino final. ( IBGE 2002, apud Barreira 2008). Destinao final dos resduos coletados Vazadouro a cu aberto Vazadouro reas alagadas Aterro controlado Aterro sanitrio Estao de compostagem Estao de triagem Incinerao Locais no fixos Outra Total Quantidade de coletados ton/dia. 48321,7 232,6 84575,5 82640,3 6549 2265 1031,8 1230,2 1566,2 228413,0 % 21,1 0,10 37,0 36,2 2,8 0,99 0,45 0,53 6,68 100

Existem diversas maneiras de classificar os resduos slidos. Imbelloni (2004) relata a seguinte classificao: Lixo seco: composto por exemplo de papis, plsticos, metais, tecidos, madeiras, isopor, espumas e cermica. Lixo molhado: aquele composto por restos de comida, alimentos estragados, cascas e bagaos vegetais. Lixo orgnico: composto por restos de animais, borra de caf, folhas e galhos de rvores, animais, dentre outros. Lixo inorgnico: composto por metais e os materiais sintticos, por exemplo. Para ABNT NBR 10004 classificar os resduos slidos quanto sua periculosidade, considerando seus riscos potenciais ao meio ambiente e a sade pblica, para que possam ser gerenciados adequadamente. Resduos classe I ( perigosos): apresentam riscos sade pblica por suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

Resduo classe II ( no perigosos) - Classe II A ( no inertes) - Classe II B (inertes)

Imbelloni (2004), classifica da seguinte forma os resduos slidos considerando a sua origem, conforme mostra a Tabela 03. Tabela 03: Classificao dos resduos slidos quanto origem (Imbelloni, 2004). Lixo Urbano Lixo Especial Lixo domiciliar Lixo industrial Lixo comercial Lixo de servios de sade Lixo pblico Lixos de portos, aeroportos, terminais ferrovirios e rodovirios Subdivididos em: - resduos infectantes ou lixo sptico
- resduos comuns - resduos radioativos

1.4 Aterros: controlados e sanitrios De acordo com Vilhena (2000), o aterro sanitrio uma tcnica de disposio dos resduos slidos urbanos no solo sem causar danos a sade pblica e a sua segurana, minimizando os impactos ambientais, mtodos este que utiliza princpios de engenharia para confinar os resduos slidos a menor rea possvel e reduzi-los ao menor volume permissvel, cobrindo-os com uma camada de terra na concluso de cada jornada de trabalho, em intervalos menores, se for necessrio. Dentre as vantagens do aterro sanitrio, destacam-se: o baixo custo operacional, capacidade de absoro diria de grande quantidade de resduos, condies especiais para decomposio biolgica da matria orgnica presente no resduo slido. Existe uma variao da forma do aterro sanitrio, a qual chamado aterro controlado, onde tem menos exigncia quanto a proteo ambiental, e que recomendaes tcnicas, que so descritas na norma NBR 8849 (ABNT,1985), so mais simplificadas comparativamente ao aterro sanitrio. A implantao do sistema de coleta e tratamento de lquidos percolados e de sistema de drenagem de gases no so previstos. O aterro sanitrio no pode ser considerado como soluo definitiva para o concreto equacionamento da disposio final de resduos slidos, uma vez que grande seu potencial de impacto ambiental, principalmente com relao a poluio das guas superficiais e subterrneas e do solo. Segundo Schio (2003), Antes de se projetar o aterro, so feitos estudos geolgicos e topogrficos para selecionar a rea a ser destinada para sua instalao no comprometendo o meio ambiente. feito, inicialmente, impermeabilizao do solo atravs de combinao de argila e lona plstica para evitar infiltrao dos lquidos percolados, no solo. Os lquidos percolados so captados (drenados) atravs de tubulaes e escoados para lagoa de tratamento. Para evitar o excesso de gua de chuvas, so colocados tubos ao redor do aterro, que permite o desvio dessas guas, do aterro.

Na fase de operao, realiza-se uma impermeabilizao do local, de modo a minimizar riscos de poluio, e a provenincia dos resduos devidamente controlada. O biogs extrado e as guas lixiviantes so tratadas. A deposio faz-se por clulas que uma vez preenchida so devidamente seladas e tapadas. A cobertura dos resduos faz-se diariamente. Uma vez esgotado o tempo de vida til do aterro, este selado, efetuandose o recobrimento da massa de resduos com uma camada de material inerte ou de solo com 1,0 a 1,5 metro de espessura, conforme a figura 01.

Figura 01: Detalhe dos resduos cobertos por material inerte; com dispositivo para queima de gases. (Schio, 2003)

Vantagem do aterro sanitrio: Evitar riscos ambientais e possibilita o reaproveitamento do local para uma utilizao futura.

1.5 UTCs Para Azevedo ( 1994, apud Alves 1998), usinas so centros de triagem e de compostagem das fraes inorgnicas e orgnicas, respectivamente, dos resduos slidos domsticos, realizadas em maior ou menor escala, por equipamentos eletromecnicos. Segundo Santos ( 2004), a reciclagem da matria orgnica tem sido exaustivamente estudada por especialistas com a finalidade de aproveitar os resduos produzidos nas diversas atividades, bem como recuperar reas desprovidas de fertilizao. A compostagem pode ser considerada uma forma ambientalmente adequada de reciclagem da matria orgnica. um processo aerbio de decomposio biolgica e estabilizao da matria orgnica, para obteno de um produto final estvel e cuja utilizao, no solo, no oferea riscos ao meio ambiente. A proposta da Unidade de Triagem e Compostagem (UTC), comparativamente a unidades j implantadas, contempla a utilizao de tecnologia, com o objetivo de proporcionar condies de trabalho adequadas aos trabalhadores da triagem, valorizando e fortalecendo o trabalho desses indivduos, assim como desenvolver uma unidade de triagem com o mnimo de mecanizao e com alta eficincia operacional. A triagem realizada em esteiras onde todos os materiais reciclados e rejeitos so retirados, para que seja encaminhada a matria orgnica com o maior grau de pureza possvel, evitando assim teores txicos de metais pesados e outros contaminantes no produto final. De acordo com Barreira (2007), a avaliaodo composto produzido na unidade de triagem e compostagem (UTC) de resduos slidos realizada com base na composio fsica dos resduos processados na unidade, bem como atravs das caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas do composto. Outro elemento que comprova a qualidade do composto a aceitao satisfatria por parte dos produtores rurais e entidades que utilizam o produto final. Para Moller (1995), o monitoramento do processo indispensvel para que haja uma boa qualidade do produto final, e os principais fatores que merece especial ateno so: As condies de aerao; O teor de umidade;

As concentraes de carbono e de nitrognio O tamanho das partculas; O Ph; A temperatura, cujo controle fundamental para eliminao dos microorganismos patognicos do composto.

Segundo Reichert (1999), as usinas de triagem e compostagem muitas vezes qualificadas com galpes de triagem podem variar bastante seu lay-out de acordo com o esquema de recebimento e separao dos reciclveis. Como no existe um padro esttico, as etapas clssicas so: recebimento/ estocagem, separao ( esteiras, silos ou mesas/ bancadas e prensagem/ enfardamento). Como qualquer outro processo, a utilizao de usina de reciclagem como soluo para a disposio final de lixo, tem suas vantagens e desvantagens. Barreira (2005), citam algumas: Vantagens: transforma os resduos orgnicos de origem vegetal e animal, que em seu estado natural no tem nenhum valor de adubo; se o tratamento for adequado, o composto torna-se um excelente adubo orgnico; reduz a quantidade de resduos a serem dispostos no aterro sanitrio; facilita a ao de compra/venda entre sucateiros e indstrias recicladoras; Desvantagens: transtornos as reas vizinhas, com mau cheiro e proliferao de insetos e roedores; a compostagem depende integralmente da coleta seletiva; o composto s ser de boa qualidade se for livre de impurezas e metais pesados to presentes em nossos resduos; quando o processo de compostagem no bem praticado, o composto produzido se torna de baixa qualidade, causando queda no seu preo, no pagando pelos custos da sua produo. Segundo DAlmeida e Vilhena (2000, apud Prado Filho 2007), uma usina de triagem e compostagem ( Figura 02), quando bem operada, permite diminuio de 50% em mdia, do volume de resduos slidos que seria destinados aos aterros, reduzindo os custos dos servios e do aumento da vida til dos aterros.

Figura 02: Padro de operao de uma usina de triagem e compostagem de resduo slido urbano. ( DAlmeida, 2000)

1.5.1

As unidades de triagem e compostagem no estado de MG

A reciclagem abrange diversos aspectos tcnicos, econmicos e sociais da relao Homem x Meio Ambiente. Segundo Vilhena (2007), a relao custo/ benefcio de um projeto de reciclagem bem gerenciado pode apresentar resultados positivos surpreendentes. Em Outubro, o Conselho Municipal de Proteo Ambiental (COPAM) editou a Deliberao Normativa COPAM 75. Segundo a Bruschi ( 2006), a alguns municpios mineiros com populao urbana entre 30000 e 50000 habitantes, o licenciamento ambiental de sistema adequado de destinao final de resduos slidos urbanos. Segundo Prado Filho e Sobreira (2007) e Minas Gerais a lei do ICMS Ecolgico est trazendo importantes benefcios ambientais aos municpios, embora alguns municpios apresentem problemas de natureza ambiental e operacional. Segundo o mesmo, os aterros atendem 15% da populao do estado e as usinas de tratamento, reciclagem e compostagem de resduos slidos domsticos que esto em operao em Minas Gerais, 55 unidades, abrangem 1,5% da populao do estado. 1.5.2 Caracterizao de uma UTC

A segregao dos materiais coletados realizada na usina de triagem e que tambm utilizada para compostagem, minimizando a frao de rsduos destinados ao aterro. De acordo com Reichert (1999), as instalaes de uma usina de triagem e compostagem podem ser agrupadas em 06 setores conforme descrio: Setor 01: recepo e expedio: compreende as instalaes e equipamentos de controle dos fluxos de entrada ( resduos, insumos, etc.) e sada ( fardos de reciclveis), conforme mostra a Figura 03.

Figura 03: setor de recepo de resduos slidos de uma usina de reciclagem. ( Reichert, 1999)

Setor 02: triagem: onde se faz a separao das diversas fraes do resduo. Setor 03: ptio de compostagem: a rea onde a frao orgnica do lixo sofre decomposio microbiolgica transformando se em composto. Setor 04: beneficiamento e armazenagem de composto: consiste em peneirlo retirando se materiais indesejveis, dando lhe menor granulometria e tornando-o manusevel para o agricultor. Setor 05: aterro de rejeitos: os materiais volumosos e os rejeitos da seleo do lixo e do beneficiamento do composto deve ser encaminhado a um aterro de rejeitos. Esse aterro deve ser compatvel com as caractersticas do rejeito e ter sua localizao aprovada por rgos responsveis pelo meio ambiente. Setor 06: sistema de tartamento de efluentes: recebe e trata as guas com resduos da lavagem dos equipamentos da usina, da lavagem de veculos e os lquidos provenientes do ptio de compostagem e do aterro de rejeito quando este estiver localizado na mesma rea. Os efluentes de usinas de compostagem tm caractersticas similares ao chorume originado em aterros sanitrios, porm mais diludos. 1.5.3 Panorama das UTCs em MG

Para FEAM (2007), as usinas implantadas em reas apropriadas e licenciadas pela FEAM, compem- se de um conjunto de estruturas fsicas edificadas como de recepo e triagem de lixo, ptio de compostagem, galpo para armazenamento de reciclveis e unidades de apoio, conforme a tabela 04. Tabela 04: resumo das caractersticas de cada unidade de triagem e compostagem de resduos, de algumas cidades de MG. ( FEAM, 2007)
Municpios Quantidade de RSU beneficiado ton/dia 4,5 4,5 3,8 6,0 0,8 1,7 2,8 2,8 1,2 1,5 2,0 6,6 2 0,9 1,5 4 Postos de empregos gerados 12 11 No informaram 10 7 9 10 15 6 13 11 No informaram 10 7 7 11 Sistema de triagem de resduos Esteira Esteira Esteira Esteira Esteira Mesa Esteira Mesa Esteira Esteira Esteira Mesa Esteira Mesa Mesa Esteira Condio de trabalho dos operadores Regulares Regulares Regulares Ruins Regulares Pssimas Regulares Regulares pssimas Ruins Pssimas Regulares Regulares regulares Regulares Ruins Ruins Uso do composto produzido na usina Agricultura Jardinagem Jardinagem No informaram Jardinagem Hortas Agricultura Jardinagem Jardinagem Hortas Jardinagem Hortas Jardinagem No informaram Agricultura Jardinagem Modo de venda dos reciclveis obtidos na usina Licitao No informaram No informaram No informaram Contrato Varivel No informaram Varivel Varivel Varivel No informaram Contrato Varivel No informaram Varivel Contrato Aspecto geral da usina Bom Bom Bom Ruim Bom Ruim Bom Regular Ruim Regular Regular Bom Bom Bom Regular Bom

Alterosa Candeias Carmo da mata Caromo do Rio claro Cel Xavier Chaves Combra Dionsio Eugenpoli s Goiana Guarani Guiricema Iguatama Ita de Minas Jacu Marip S.Jos do Goiabal S.Joaquin de Bicas

S. Joo Batista do glria

1,5

37

Esteira

regulares

jardinagem

varivel

Bom

1.6

O Processo de compostagem

Compostagem : o processo biolgico aerbico e controlado de tratamento e estabilizao de resduos orgnicos para a produo de hmus. Segundo Pereira Neto (1996), o processo de compostagem desenvolvida por uma populao diversificada de microorganismos e envolve necessariamente duas fases distintas, sendo a primeira de degradao ativa e a segunda de maturao ou cura. Outra definio de compostagem apresentada pelo CEMPRE (2007), definida como o processo biolgico da matria orgnica contida nos restos de origem animal ou vegetal e que resulta num produto que pode ser aplicado ao solo para melhorar as suas caractersticas, j vem sendo praticada h muito tempo no meio rural. Existem 2 mtodos de compostagem : o natural e o acelerado. Segundo Rodrigues (2008) a compostagem pode ser dividida em 2 fases distintas: - degradao ativa: comea com a formao da leira ou pilha, onde os microorganismos envolvidos no processo esto em mxima atividade e a temperatura do composto sobe aos valores mais elevados. A durao 90 dias. - maturao: a maior parte da matria orgnica j foi estabilizada, restando alguns compostos de decomposio mais difcil e a temperatura cai at igualar com a ambiente. A durao 30 dias. A FEAM (2002) destaca diversos fatores naturais que intervm no processo de compostagem, como: - taxa de aerao; - teor de umidade; - concentrao de nutrientes; - temperatura; - tamanho da partcula; - pH. Para Reichert (1999), a compostagem tem a funo de transformar material orgnico em substncia humificada, estabilizada com propriedades e caractersticas completamente diferentes do material que lhe deu origem. De acordo com Vilhena (2000), as principais vantagens da compostagem no mbito econmico so as redues nos investimentos para a instalao dos aterros sanitrios causados pela diminuio da quantidade de resduos slidos, o aproveitamento agrcola da matria orgnica, a reciclagem de nutrientes para o solo reduzindo os custos da produo agrcola, a economia de tratamento de efluentes.

Para Rodrigues ( 2008, apud Santos 2004) a compostagem tem como funo eliminar metade do problema dos resduos slidos urbanos, dando um destino til aos resduos orgnicos, evitando a sua acumulao em aterro e melhorando a estrutura do solo, devolvendo a terra os nutrientes de que necessita, aumentando a sua capacidade de reteno de gua, permitindo o controle da eroso e evitando o uso de fertilizantes sintticos. Este processo permite tratar os resduos orgnicos domsticos (restos de comida e resduos de jardim).

1.6.1

Tcnicas de compostagem

De acordo com a FEAM ( 2007), a triagem do lixo s possvel quando a coleta feita com caminhes de carroceria livre, nunca em um caminho compactador. Nos municpios onde existe coleta seletiva, que diferencia o lixo seco do lixo mido, o processo de triagem mais simples, pois consiste em separar no lixo seco os diversos componentes, para posterior comercializao, e extrair do lixo mido a matria orgnica destinada a compostagem. Amesa de triagem, de concreto ou metal, pode ser mecanizada, devendo ter altura aproximada de 90cm para possibiltar a sua adequada operao pelos funcionrios. A mesa mecanizada facilita a triagem e diminui o tempo gasto nessa etapa. Os funcionrios devem ter, atrs de si, tambores para o armazenamento dos materiais triados. Na triagem consideram-se tambm as caractersticas prprias do municpio e a efetiva comercializao dos tipos de lixo gerados. Mtodos de compostagem segundo FEAM (2007), conforme as Figuras (4,5,6,7,8,9,10,11).

Figura 04: A rea de recepo do lixo- Em um espao da rea de recepo da usina, estende-se uma lona de plstico que ser utilizada para fazer a caracterizao do lixo.

Figura 05: A esteira de triagem- Os catadores utilizam todos os EPIs necessrios (respirador, luvas, botas,aventais.

Figura 06: A balana- Aps a separao o lixo pesado em uma balana de 20 e/ou 100kg e os valores da pesagem so anotados em uma planilha a cada dia.

Figura 07: As baias de materiais reciclveis- onde ficam separados os materiais reciclveis.

Figura 08: O sistema de prensagem e enfardamento- Os fardos esto devidamente separados e empilhados adequadamente.

Figura 09:A rea de triagem

Figura 10: O ptio de compostagem- O ptio de compostagem tem piso impermeabilizado de concreto, possui sistema de drenagem pluvial no entorno e permite a incidncia solar em toda a rea.

Figura 11: As leiras tem dimetro de 2,0m e altura de 1,5m. Possui um controle de umidade das leiras.

1.6.2

O composto orgnico

Segundo a FEAM (2007), considera-se matria orgnica sobras de frutas, legumes e cultivos, restos de alimentos, folhas de poda de rvores, gramas, palhas de caf e milho. Como a usina de compostagem licenciada para coleta e tratamento do lixo domiciliar, os resduos orgnicos agroindustriais, orgnico industriais e lodos devem ser analisados antes do seu recebimento. A populao de microorganismos presentes no lixo diversificada- bactrias, fungos e actinomicetos, e ao propiciarmos condies adequadas, eles multiplicam-se, acelerando a decomposio da matria orgnica. 1.6.3 Destinao

De acordo com IPT ( 2008), o destino dos compostos orgnicos produzidos nas UTCs quase sempre so utilizados em obras das prefeituras, em ambiente pblico, so doados para agricultores e moradores, recuperao de mata siliar e usados em viveiros.
O material orgnico levado a um viveiro onde produzido varias espcies de arvores com o intuito de reflorestamento e a recuperao de mananciais na regio. Conforme mostra a Figura 12.

Figura 12: Viveiro de mudas

Referncias:
ALVES, W.L.(1998). Compostagem e vermicompostagem no trtamento de lixo urbano. Jabuticabal, Fernep AZEVEDO, M. E. S. & FONSECA, S. A. As inovaes no tratamento de materiais reciclveis no municpio de Curitiba. World Wildlife Foundation - WWF. Temas ambientais: desenvolvimento sustentvel. Disponvel em http://www.wwf.org.br

Barros& Moller. Manual de saneamento e proteo ambientalpara os municpios. Cap7, Pg.181-190,1995.


BARREIRA.L.P. Avaliao das usinas de compostagem de So Paulo em funo da qualidade dos componentes e processos de produo. Tese ( Doutorado). Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. http://teses.usp.br/teses/disponveis. ( 14 Dez.2007). BRUSCHI,D.M. et al (2006). Orientaes bsicas para atendimento do artigo 2 da Deliberao Normativa 52/2001. CEMPRE. (2007). O mercado para reciclagem. Disponvel em : http://www.cempre.org.br/fichas_tecnicas. COLAVITTI. F.(2003). O que fazer com o lixo.Galileu, n.143,p.39-50, Junho. IMBELLONI, R. Classificao dos resduos slidos.Acesso em outubro de 2007. Online. Disponvel em : www.resol.com.br JUC, J.F.T.Destinao final dos resduos slidos no Brasil . In: SEMINRIO SOBRE RESDUOS SLIDOS.So Paulo.2004. Pereira Neto, J.T.Gerenciamento de Resduos Slidos em Municpios de Pequeno Porte. Revista Cincia e Ambiente, nmero 18, Santa Maria-RS,1999.42-52p.

IPT- Instituto de pesquisa tecnolgica.Lixo Municipal: manual de gerenciamento integrado,So Paulo : IPT 2008. FEAM- Fundao Estadual do Meio Ambiente.Como destinar os resduos slidos urbanos, Belo Horizonte, FEAM 2007. Pereira Neto. Manualde compostagem processo de baixo custo. Belo horizonte: UNICEF, 1996.56pg
PRADO FILHO, J.F., SOBREIRA, F.G. Desempenho operacional e ambiental de unidades de reciclagem e disposio final de resduos slidos domsticos financiadas pelo ICMS Ecolgico de Minas Gerais.Revista Engenharia Sanitria e Ambiental. v.12, n.1, p.52-54.2007.

REICHERT, GERALDO A. Gerenciamento Integrado de Resduos Slidos. Uma proposta inovadora. Revista Cincia & Ambiente, nmero 18, Santa Maria -RS,1999. 53-68p. SCHIO, Regiane (2003). Resduos, coleta seletiva, reciclagem e educao ambiental. Tese ( Mestrado). Faculdade de Engenharia Ilha Solteira, So Paulo,2004. VILHENA, A. (2000).Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado. 2a ed.So Paulo: IPT/CEMPRE , 2000. p.6-10.

Вам также может понравиться