Вы находитесь на странице: 1из 10

1. INTRODUO O nquel um metal duro, branco, prateado, dctil e resistente a corroso. Funde a 1455C.

. Possui configurao [Ar]3d84s2, podendo ser encontrado nos estados de oxidao +2 e +3, sendo o primeiro (+2), o mais estvel. Os complexos de Ni (II) se formam mais facilmente, pois o estado de oxidao +2 mais estvel, sendo imune a reaes de oxirreduo. O Ni (II) forma sais com vrios nions e, tem uma extensiva participao na qumica dos compostos de coordenao em soluo, que so baseados no on verde [Ni(H2O)6]+2, o qual est sempre presente na ausncia de ligantes fortes. Os compostos de Ni (II) tm normalmente nmero de coordenao 4, podendo ser tetradrico (hibridao sp3, paramagntico com 2 eltrons desemparelhados) ou planar quadrado (hibridao dsp2 diamagnticos) . Alm disso, podem tambm ser octadricos. A Figura 1(ver Anexo 1) mostra a diviso de orbitais d em diferentes campos de simetria e o resultado das configuraes eletrnicas d8 do on Ni (II). (Shriver & Atkins, 2008) Para uma vasta maioria de complexos de Ni (II) com nmero de coordenao 4, a geometria planar quadrada prefervel. Isto conseqncia da configurao d8. O ligante colocado planarmente, o que causa que um dos orbitais d (dx2-y2) seja o nico de alta energia e vazio. Os 8 eltrons assim, ocupam 4 orbitais d (dxy, dyz,dz 2, dxz) de baixa energia.(Cotton & Wilkinson, 1987). O on Ni(II) em soluo aquosa acha-se coordenado a molculas de gua em uma geometria octadrica, formando o on complexo [Ni(H2O)6] 2+, de cor verde. Em muitos casos, a formao de outros complexos ocorre atravs de reaes de substituio das molculas de gua por outros ligantes (molculas neutras: NH3, etilenodiamina, etc., ou nions: Cl-, OH-, etc.). 2. OBJETIVO Preparo de um composto de coordenao de nquel com amnia Caracterizao do mesmo por meio de reaes qumicas e por tcnicas espectroscpicas;

3. PARTE EXPERIMENTAL 3.1 Materiais e Reagentes

Bquer de 50 e de 100 mL; Proveta de 10, de 50 e de 100 mL Basto de vidro; Tubos de ensaio; Suporte para tubos de ensaio Conta-gotas; Funil de Bchner; Kiitasato; Papel de filtro; Trompa d'gua; Balana analtica; Esptula; Vidro de relgio; Pisseta com gua destilada; Bico de Busen; Centrfuga; NiCl2.6H2O p.a.; NH3 conc. (d=0,91 g/mL; 25-28 % em massa ou 15 mol/L); NH4Cl p.a.; lcool etlico;

Hexano; Soluo alcolica de dimetilglioxima 1 % m/v; Soluo 0,10 mol/L de AgNO3 ; Soluo 3 mol/L de HNO3 ; Soluo 1,0 mol/L de NaOH; Papel tornassol vermelho e azul.

3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Obteno Preparou-se uma soluo amoniacal de NH4Cl da seguinte forma: Mediu-se 2,5 mL de NH4OH concentrado e transferiu-o para um bquer em seguida dissolveu-se NH4Cl pouco a pouco at saturar a soluo utilizando o ultrassom; Transferiu-se para uma proveta e completou o volume para 5 mL com NH 4OH concentrado. Esta soluo foi deixada em repouso at o momento do uso, tampada com um vidro de relgio. Pesou-se 1,2496 g de NiCl2.6H2O, transferiu a massa pesada para um bquer pequeno e adicionou-se gua destilada gota a gota com agitao, at dissolver todo o sal. Adicionou-se gradualmente 1 mL de soluo concentrada de amnia. A soluo foi resfriada em gua corrente e em seguida foi adicionado 3 mL de soluo amoniacal de NH4Cl preparada no incio da aula. A soluo foi deixada em repouso por 15 minutos em banho de gelo. Em seguida filtrou-se os cristais obtidos utilizando filtrao vcuo onde foram lavados usando uma poro de 5 mL de NH4OH concentrado, seguida de pequenas pores de lcool e finalmente de hexano. Secou-se os cristais o mximo possvel no prprio funil, deixando o sistema de vcuo funcionando. Depois de secos, pesou-se os cristais obtidos. Anotou o resultado e o composto foi devidamente armazenado.

Caracterizao do

Aqueceu-se 10 gotas da soluo estoque do composto em seguida acrescentou-se 3 gotas de soluo alcolica de dimetilglioxima. Observou-se e anotou o resultado. soluo anterior foi adicionadas gotas de soluo 3 mol/L de HNO3 at que se observou o desaparecimento do precipitado rosa. Em seguida adicionou-se soluo NH4OH concentrado e observou-se a reao. Caracterizao do Em um tubo de ensaio foram adicionadas 10 gotas da soluo estoque do composto e 3 gotas de soluo de AgNO3 0,10 mol/L. Observou-se a reao e anotou-se o resultado. A soluo foi centrifugada, desprezou-se o sobrenadante e ao resduo foi adicionado10 gotas de NH3 concentrado. Observou-se a reao e anotou-se o resultado. A soluo do item anterior foi acidulada com HNO3 3 mol/L, onde verificou-se a acidez com papel tornassol azul. Caracterizao de Em um tubo de ensaio foram adicionadas 10 gotas da soluo estoque do composto onde se aqueceu em banho-maria. Aproximou-se boca do tubo de ensaio uma tira de papel tornassol vermelho umedecido com gua destilada. Um pouco do slido foi acrescentado em um tubo de ensaio onde foi aquecido diretamente na chama do bico de gs. Aproximou-se boca do tubo de ensaio uma tira de papel tornassol vermelha umedecida com gua destilada. Observou-se e anotou o resultado. Obteno do espectro ultravioleta-visvel Preparou-se uma soluo aquosa de concentrao conhecida do [Ni(NH3)6]Cl2 (5 x 10-3 mol.L-1). Obteve-se o espectro na regio de 200 a 800 nm.

4. RESULTADOS E DISCUSSES A reao de formao do complexo cloreto de hexaaminonquel(II) resulta da troca de molculas de gua por molculas de amnia, no complexo octadrico [Ni(H2O)6]2+

O cloreto de hexaaminonquel(II), [Ni(NH3)6]Cl2, um slido (cristais de cor azul violeta) com estrutura cristalina cbica, solvel em gua e em soluo aquosa de amnia, mas insolvel em amnia concentrada, lcool etlico e ter. Este complexo decompe-se pelo aquecimento liberando NH3(g), transformando-se em um slido de cor verde. O mesmo acontece com sua soluo aquosa, que muda de azul-violeta para verde com o aquecimento. A obteno de [Ni(NH3)6]Cl2 pode ser feita pela reao entre a amnia concentrada e soluo de cloreto de nquel(II). A equao da reao de obteno pode ser escrita como:

No processo de caracterizao do Ni2+ ao se adicionar dimetilglioxima observou-se a formao de um precipitado rosa. Com a adio de HNO3 h o desaparecimento do precipitado e a soluo se torna incolor. Ao se acrescentar NH4OH concentrado surge novamente o precipitado rosa. Desse modo conclui-se que o pH bsico favorece a formao do complexo. Na caracterizao de Cl- ao se adicionar AgNO3 observa-se a formao de um precipitado gelatinoso de AgCl, aps a centrifugao foi adicionado ao precipitado NH4OH concentrado o que dissolveu o precipitado, pois o AgCl solvel em NH4OH Adicionou HNO3 na soluo o que provocou a precipitao novamente, analisando o pH do papel de tornassol azul verificou o pH cido. No processo de caracterizao da NH3 a soluo estoque foi aquecida liberando gs que foi verificado com papel de tornassol apresentando pH bsico devido a presena de NH3. Os cristais do complexo so azuis, mas ao aquecer o slido no bico de Busen, observa-se a liberao de gs de pH bsico e o complexo se transforma em Cloreto de Nquel (verde). O mtodo de obteno dos valores da absortividade molar das bandas do espectro UV-vis esto descritos no Anexo 2. O espectro eletrnico (UV-vis) do composto [Ni(NH3)6]Cl2 de concentrao 5 x 103 mol L-1, apresenta duas bandas na regio de 310 a 400 nm e 510 a 600 nm. O espectro obtido apresentado na Figura 1.

Figura 1 Espectro de Absoro na regio do ultravioleta-visvel da soluo de complexo[Ni(NH3)6]Cl2

1,0

[Ni(NH3)6]Cl2

0,8

0,6

Absoro

0,4

0,2

0,0 200 300 400 500 600 700 800

Comprim ento de onda (nm)

5. CONCLUSO Finalizado o experimento foi possvel concluir que o preparo do composto de coordenao de nquel com amnia foi bem sucedido. O complexo foi caracterizado por meio de reaes para a caracterizao do nquel, cloro e amnia. A partir do ensaio de UV- vis foi possvel obter os valores de absortividade molar das bandas, sendo eles de 18,939 mol-1Lcm-1 e 11,140 mol-1Lcm-1.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS [1] SHRIVER & ATKINS. Qumica Inorgnica. 4 ed. Guanabara Koogan, 2008. [2] COTTON, F.A.; WILKINSON, G. Advanced inorganic chemistry a comprehensive text. 4 ed. John Wiley & Sons. 1.396 p. 1980. [3] LEE, J.D. Qumica Inorgnica no to Concisa. 5.ed. Ed. Edgard Blvher, 2000. 527 p.

574.7, 0.052

351.2, 0.086

ANEXOS Anexo 1

Anexo 2 Clculo dos valores de absortividade molar das bandas do espectro ultavioleta-visvel.

Valores encontrados:

Valores encontrados:

Anexo 3 Clculos realizados para o preparo de uma soluo de [Ni(NH3)6]Cl2 com concentrao de 5x10-3 mol L-1. V= 50 x 10-3 L

MM = 231,78 g mol-1

Massa de Ni2+ pesada = 0,0579 gramas

Вам также может понравиться