Вы находитесь на странице: 1из 23

FACULDADE DE EDUCAO, CINCIAS E LETRAS DE IGUATU - FECLI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE

MINICURSO DE GNEROS TEXTUAIS ACADMICOS


ANTONIO NUNES PEREIRA

IGUATU - CEAR

2009
INTRODUO
Uma das instncias mais exigentes no que diz respeito produo escrita o meio acadmico. Num nvel de ensino em que se produz e se sistematiza o conhecimento de forma mais aprofundada e complexa do que nos nveis anteriores (fundamental e mdio), espera-se que circulem, em seu interior, textos cujos padres so diferentes daqueles que circulam em meios menos formais. As atividades desenvolvidas nas universidades so geradoras de gneros especficos de discurso, os quais, do ponto de vista temtico, composicional e estilstico, so relativamente estveis e mais padronizados, realizados em funo de um conjunto de parmetros que podem exercer influncia sobre a forma como so organizados. Abordamos, neste curso, os gneros acadmicos: pesquisa cientfica, fichamento, projeto de pesquisa, monografia, resumo e resenha.

1 PESQUISA CIENTFICA Definies de pesquisa


Pesquisa" vem do Latim vulgar perquirere e do castelhano pesquisa, que significam, respectivamente, "procurar" e "procurar cuidadosamente". Etimologicamente, pesquisa o mesmo que "busca" ou "procura". "Pesquisar" , portanto, buscar ou procurar resposta para alguma coisa. Significa ato ou efeito de pesquisar, indagao, investigao ou averiguao. Investigao", por sua vez, vem do Latim, investigatione, e significa ato ou efeito de investigar, de pesquisar, de inquirir, de indagar minuciosamente.

Breve histria da pesquisa


Por que o homem comeou a pesquisar? - Pela necessidade de conhecer. - Desde a Pr-Histria existiu a preocupao/curiosidade conhecimento.

humana

com

Antiguidade - falta de conhecimento dos fenmenos da natureza medo e espanto. - O controle do fogo e utilizao de ferramentas = domnio do frio e da fome (curiosidade e necessidade). - Domnio dos fenmenos naturais pela necessidade de sobrevivncia. - Filsofos gregos (Idade Antiga) reflexo sobre o homem e o mundo fsico desenvolvimento de vrias reas do conhecimento (fsica, Matemtica, Astronomia e Medicina). Idade Mdia - Evoluo da mente humana do medo tentativa de explicao dos fenmenos por meio da magia, das crenas e das supersties = fundamentos da pesquisa medieval. - Surgiram a bruxaria ou feitiaria e as profecias do astrlogo Nostradamus prticas acabadas pela Inquisio da Igreja Catlica. - Inventos grandes e pequenos. - Avanos tecnolgicos apesar do preo. - A Alquimia como esboo de cincia mistura de cincia, magia e religio. Modernidade - Os fundamentos da Alquimia no eram suficientes necessidade de comprovao. - Cincia fundamentada no mtodo cientfico. - O Mtodo mudou a forma de investigao e trouxe mais preciso novos caminhos para a pesquisa. - A pesquisa passou a exigir organizao, planejamento metdico e sistematizao.

3 - Criou-se a necessidade de questionar a realidade por meio de teorizao e experimentao.

Fases da Pesquisa Cientfica


1. Estabelecimento do problema Escolha do assunto, formulao do problema, reviso bibliogrfica sobre o problema a ser resolvido/investigado, redao do plano de pesquisa 2. Organizao da pesquisa Formulao de hipteses, descrio do mtodo empregado, definio do corpus (dados da pesquisa) 3. Execuo da pesquisa de campo Elaborao do plano de trabalho, coleta de dados, anlise dos resultados obtidos 4. Redao dos resultados Redao preliminar, reviso gramatical e de contedo, redao final, bibliografia.

2 FICHAMENTO
2.1 Conceito
O fichamento uma tcnica de trabalho intelectual que consiste no registro sinttico e documentado das idias e/ou informaes mais relevantes (para o leitor) de uma obra cientfica, filosfica, literria ou mesmo de uma matria jornalstica. Como o fichamento consiste no resultado do trabalho de leitura, alguns autores, a exemplo de Nunes (1997), preferem substituir esse nome pela expresso "relatrio de leitura". Fichar um texto significa sintetiz-lo, o que requer a leitura atenta do texto, sua compreenso, a identificao das idias principais e seu registro escrito de modo conciso, coerente e objetivo. Pode-se dizer que esse registro escrito o fichamento um novo texto, cujo autor o "fichador", seja ele aluno ou professor. A prtica do fichamento representa, assim, um importante meio para exercitar a escrita, essencial para a elaborao de resenhas, papers, artigos, monografias de concluso de curso, etc. A principal utilidade da tcnica de fichamento, portanto, otimizar a leitura, seja na pesquisa cientfica como enfatiza Pasold (1999) , seja na aprendizagem dos contedos das diversas disciplinas que integram o currculo acadmico, na Universidade. De acordo com Henriques e Medeiros (1999, p.100), o fichamento objetiva: "a) identificar as obras consultadas; b) registrar o contedo das obras; c) registrar as reflexes proporcionadas pelo material de leitura; d) organizar as informaes colhidas". Assim sendo, os fichamentos ou relatrios de leitura, alm de possibilitar a organizao dos textos pesquisados e a seleo dos dados mais importantes desses textos, funcionam como mtodo de aprendizagem e memorizao dos contedos, constituindo-se em instrumento bsico para a redao de trabalhos cientficos.

2.2 Propsitos do fichamento


Seja como tcnica auxiliar da pesquisa bibliogrfica, seja como tcnica auxiliar de estudo de obras, artigos e textos tericos, o fichamento ser tanto mais eficiente quanto mais claros forem para o estudante ou para o pesquisador os propsitos desse trabalho. Dependendo dos seus propsitos, podem ser considerados dois tipos de fichamento: a) o fichamento que solicitado ao estudante universitrio como exerccio acadmico, com o propsito de desenvolver as habilidades exigidas para o estudo e assimilao de textos tericos, ou assimilar o contedo ou parte do contedo de uma disciplina; nesse caso o fichamento consiste, em geral, no registro documentado do resumo do texto indicado pelo professor. b) o fichamento que feito pelo estudante, pelo docente ou pelo pesquisador, no contexto de uma pesquisa ou de uma reviso bibliogrfica, com o propsito de registrar sistematicamente e documentar as informaes tericas e factuais necessrias elaborao do seu trabalho, que tanto pode ser uma resenha, um artigo, uma monografia, um seminrio ou um relatrio de pesquisa.

4 No primeiro caso fichamento como exerccio acadmico , o simples propsito de resumir o texto o propsito dominante. Assim, o critrio organizador do fichamento ser dado pela prpria lgica do texto; nesse caso, o fichamento praticamente se identifica com o resumo; diferencia-se apenas na sua apresentao, que pode ser numa ficha manuscrita ou numa folha digitada, mas que, em qualquer caso, deve apresentar os indispensveis elementos de identificao, dos quais se falar mais adiante. No segundo caso fichamento no contexto da pesquisa ou da reviso bibliogrfica , o fichamento est a "servio" da pesquisa que o estudante, o docente ou o pesquisador se props. Ora, como toda e qualquer pesquisa est centrada num tema, a deciso sobre o que retirar de um texto ou de uma obra e registrar sob a forma de resumo ou de citao, ter como critrio selecionador os "propsitos temticos" dados pelo prprio tema da pesquisa e suas ramificaes. So esses propsitos temticos que orientam o "fichador" quando seleciona idias, conceitos ou fatos que interessam resumir ou registrar nos fichamentos que far das obras selecionadas. Dessa forma, no primeiro tipo de fichamento (a) o raciocnio, a argumentao do autor da obra ou do texto que "comanda" o trabalho de resumo do fichador. No segundo tipo (b), so os propsitos temticos de quem estuda as obras consultadas que "comandam" a seleo das idias, conceitos, elementos tericos ou factuais que integraro o resumo.

2.3 Procedimentos So variados os tipos de fichas que podem ser criados, dependendo das necessidades de quem estuda ou pesquisa. Severino (2000, p.35-45), Eco (1988, p.87-112), Leite (1985, p.42-55) e Pasold (1999, p.105-121) oferecem importantes orientaes prticas sobre diferentes tipos de fichas e sua organizao. As fichas, sejam elas de cartolina ou de papel A-4 (que substituram as de cartolina pelas facilidades oferecidas pelos micros), devem conter trs elementos: cabealho: no alto da ficha ou da folha, direita, um ttulo que indica o assunto ao qual a ficha se refere; pode ser adotado o uso, aps o ttulo geral, de um subttulo; referncia: o segundo elemento da ficha ser a referncia completa da obra ou do texto ao qual a ficha se refere, elaborada de acordo com a NBR-6023/2002 da ABNT; corpo da ficha, ou seja, o contedo propriamente dito, que variar conforme o tipo de fichamento que o estudante ou pesquisador pretenda fazer. Embora muitos tipos de fichas possam ser elaborados no contexto de uma pesquisa ou de uma reviso bibliogrfica, como j foi dito, apenas dois tipos de fichas sero a seguir apresentados, por serem considerados os mais essenciais. 2.3.1 Ficha bibliogrfica
Destina-se a documentar a bibliografia relativa a um determinado assunto. O seu corpo pode ser constitudo de poucas informaes, como, por exemplo, breve indicao do contedo da obra ou de sua importncia para algum aspecto do trabalho que o estudante ou o pesquisador tem em andamento; importante ainda que conste a localizao da obra (biblioteca, arquivo pblico, etc), para que a ela se possa retornar caso haja necessidade. Exemplo de ficha bibliogrfica: Metodologia da pesquisa / bibliogrfica Pesquisa

NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Manual da monografia jurdica. So Paulo: Saraiva, 1997. 207 p. A 1 parte da obra contm orientaes metodolgicas para a elaborao e a apresentao da monografia no curso de graduao de Direito; a 2a parte trata da elaborao de dissertao de Mestrado e tese de Doutorado. Bibl. da UNIVALI

2.3.2 Ficha de leitura


Esse tipo de ficha destina-se ao registro sinttico do contedo (ou de parte do contedo) das obras lidas. Para sua elaborao, devero ser seguidos os passos recomendados por Severino (2000, p. 47-61) para a leitura e resumo de textos tericos. O corpo da ficha consistir no resumo da obra ou da parte da obra que interessa ao fichador. Assim sendo, dever apresentar as caractersticas de um resumo de qualidade, ou seja: ser sucinto, seletivo e objetivo, respeitar a ordem das idias e fatos apresentados, utilizar linguagem clara, objetiva e econmica, apresentar uma seqncia corrente de frases concisas, diretas e interligadas. O corpo da ficha de leitura pode ser organizado de diferentes maneiras. Pode conter, por exemplo, apenas o resumo das idias do autor e nenhuma citao ou comentrio pessoal do fichador, ou ento pode apresentar o resumo, que sintetiza o contedo, e as citaes, ou seja, transcries mais significativas de trechos do contedo, sempre entre aspas e com indicao da respectiva pgina, o que tornaria a ficha mais completa. A organizao da ficha deve ser feita de tal modo que permita identificar posteriormente a pgina da obra onde se localiza esse ou aquele conceito, idia ou argumento, bem como distinguir as expresses ou palavras do autor da obra isto , as citaes, que devero estar sempre entre aspas das expresses ou palavras prprias do fichador. importante salientar que a incluso de citaes no fichamento no significa que este se confunda com um mero exerccio de "recorte e colagem" de trechos da obra. Pode ficar a critrio do professor, ao solicitar dos alunos um fichamento, a deciso de incluir, ou no, ao seu final, um comentrio sobre o texto fichado, que expresse a interpretao crtica do aluno sobre o contedo do texto. Nesse caso, deve o professor ter claro que, para fazer a crtica de um texto ainda mais quando se trata de um texto terico necessrio que o aluno j disponha de certo repertrio, sem o que essa crtica no passar de mera opinio, juzo de valor destitudo de fundamento. Para o estudante ou docente que faz um fichamento no contexto da pesquisa bibliogrfica, pode ser til a incluso no texto das novas idias que forem surgindo durante a leitura, como sugere Hhne (1992, p.64-65). A seguir se encontra um exemplo de ficha de leitura, contendo apenas resumo e citao (no exemplo, optou-se por colocar na margem esquerda da folha o nmero da pgina correspondente ao trecho resumido para identificar sua localizao na obra; no entanto, outras formas podem ser adotadas. Ateno: o exemplo ilustra uma ficha de leitura em folha A-4): Metodologia cientfica Pesquisa qualitativa

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Cincias Sociais. Rio de Janeiro: Record, 1997. 1 6 Esclarecer o debate entre a sociologia positivista e a sociologia compreensiva til para situar a questo da utilizao de mtodos e tcnicas qualitativos nas Cincias Sociais. Os adeptos da abordagem qualitativa entendem que o modelo de estudos das Cincias Naturais, baseado em processos quantificveis que se transformam em leis e explicaes gerais no so adequados especificidade das Cincias Sociais, que pressupe uma metodologia prpria. Comte defendia a unidade de todas as cincias. Assim, segundo ele, a pesquisa nas Cincias Sociais " uma atividade neutra e objetiva, que busca descobrir regularidades ou leis, em que o pesquisador no pode fazer julgamentos nem permitir que seus preconceitos e crenas contaminem a pesquisa". Para Durkheim, o fato social, externo ao indivduo, independe da conscincia humana e deve ser tomado como coisa. Via a cincia social como neutra e objetiva, pois, para ele, sujeito e objeto do conhecimento esto radicalmente separados. A sociologia compreensiva, cujas razes esto no historicismo alemo, distingue natureza e cultura e defende procedimentos metodolgicos distintos para seus estudos. Dilthey, um de seus representantes, entende que os fatos sociais no so quantificveis, pois cada qual tem um sentido prprio, necessitando ser

1 7

1 8

6 compreendido em sua singularidade. Segundo ele, o mtodo das Cincias Naturais erklaren "busca generalizaes e a descoberta de regularidades" e o das Cincias Sociais verstehen "visa compreenso interpretativa das experincias dos indivduos dentro do contexto em que foram vivenciadas". (...)

1 9

3 COMO ELABORAR PROJETO DE PESQUISA


ESTRUTURA DO PROJETO
I) Apresentao (quem?) a) Capa entidade ttulo (e subttulo, se houver) coordenador(es) local e data b) Relao do pessoal tcnico entidade (nome, endereo, telefone) coordenador(es) (nome, endereo, telefono) pessoal tcnico (cargo, endereo, telefone) II) Objetivo (para qu? para quem?) a) Tema b) Delimitao do Tema especificao limitao c) Objetivo Geral d) Objetivos Especficos III) Justificativa (por qu?) IV) Objeto (o qu?) a) Problema b) Hiptese Bsica c) Hipteses Secundrias d) Variveis e) Relao entre Variveis V) Metodologia (como? com qu? onde? quanto?) a) Mtodo de Abordagem b) Mtodos de Procedimento c) Tcnicas descrio como ser aplicado codificao e tabulao d) Delimitao do Universo (descrio da populao) e) Tipo de Amostragem caracterizao seleo f) Tratamento Estatstico modelo de experimento nvel de significncia variveis controladas medidas testes de hipteses VI) Embasamento Terico (como?) a) Teoria de Base

7 b) Reviso da Bibliografia c) Definio dos Termos d) Conceitos Operacionais e Indicadores VII) Cronograma (quando?) VIII) Oramento (com quanto?) IX) Instrumento(s) de Pesquisa (como?) X) Bibliografia

1. APRESENTAO
A apresentao do projeto de pesquisa, respondendo questo quem?

2. OBJETIVOS
A especificao do objetivo de uma pesquisa responde s questes para qu? e para quem? Apresenta:

2.1. TEMA
O tema o assunto que se deseja provar ou desenvolver. o aspecto mais genrico de um assunto dentro de uma rea de conhecimento. O tema necessariamente amplo, precisando bem o assunto geral sobre o qual se deseja realizar a pesquisa.

2.2 Delimitao do tema


Dotado necessariamente de um sujeito e de um objeto, o tema passa por um processo de especificao. Ao ser delimitado, o tema dever apresentar qual o enfoque (uma parte do todo - o tema), em que espao (geogrfico) e tempo (histrico) ser realizada a pesquisa.

2.3 Objetivo geral


Definir de modo geral e abrangente o que se pretende alcanar com a pesquisa. Mostrar onde voc quer chegar, indicando de forma genrica qual o objetivo principal a ser alcanado, sem qualquer comentrio adicional. Deve ser claro e conciso. Vincula-se diretamente prpria significao da tese proposta pelo projeto.

2.4 Objetivos especficos


Detalhar o objetivo geral mostrando o que se pretende alcanar. Indicar exatamente o que ser realizado visando a atingir o objetivo geral. Os objetivos devem iniciar sempre com um verbo no infinitivo, e dever conter um nico verbo, que deve situar-se no mbito de estudar, proporcionar, elaborar, apresentar, desenvolver, aplicar, conhecer, identificar etc. Exemplo: A pesquisa a ser realizada tem por objetivo geral ....................... Para atingir esse objetivo geral, foram escolhidos os seguintes objetivos especficos: a) Visitar .................................................................................... b) Conhecer.............................................................................. c) Compreender......................................................................... d) Analisar.................................................................................. e) Caracterizar............................................................................

3. JUSTIFICATIVA
o nico item do projeto que apresenta respostas questo por qu? De suma importncia, geralmente o elemento que contribui mais diretamente na aceitao da

8 pesquisa pela(as) pessoa(s) ou entidade(s) que vai(o) financi-la. Consiste numa exposio sucinta, porm completa, das razes de ordem terica e dos motivos de ordem prtica que tornam importante a realizao da pesquisa. Deve enfatizar: - o estgio em que se encontra a teoria respeitante ao tem; - as contribuies tericas que a pesquisa pode trazer: confirmao geral confirmao na sociedade particular em que se insere a pesquisa especificao para casos particulares clarificao da teoria resoluo de pontos obscuros etc. - importncia do tema do ponto de vista geral; - importncia do tema para os casos particulares em questo; - possibilidade de sugerir modificaes no mbito da realidade abarcada pelo tema proposto; - descoberta de solues para casos gerais e/ou particulares etc.

4. OBJETO
Respondendo pergunta o qu? O objeto da pesquisa engloba:

4.1. PROBLEMA
A formulao do problema prende-se ao tema proposto: ela esclarece a dificuldade especfica com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermdio da pesquisa. Para ser cientificamente vlido, um problema deve passar pelo crivo das seguintes questes: - pode o problema ser enunciado em forma de pergunta? - corresponde a interesses pessoais (capacidade), sociais e cientficos, isto , de contedo e metodolgicos? Esses interesses esto harmonizados? - constitui-se o problema em questo cientfica, ou seja, relacionam-se entre si pelo menos duas variveis? - pode ser objeto de investigao sistemtica, controlada e crtica? - pode ser empiricamente verificado em suas conseqncias?

4.2. HIPTESE BSICA


O ponto bsico do tema, individualizado e especificado na formulao do problema, sendo uma dificuldade sentida, compreendida e definida, necessita de uma resposta, provvel, suposta e provisria, isto , uma hiptese. A principal resposta denominada hiptese bsica, podendo ser complementada por outras, que recebem a denominao de secundrias. H diferentes formas de hipteses; entre elas: - as que afirmam, em dada situao, a presena ou ausncia de certos fenmenos; - as que se referem natureza ou caractersticas de dados fenmenos, em situao especfica; - as que apontam a existncia ou no de determinadas relaes entre fenmenos; - as que prevem variao concomitante, direta ou inversa, entre certos fenmenos etc.

4.3. HIPTESES SECUNDRIAS


So afirmaes (toda hiptese uma afirmao) complementares da bsica, podendo: - abarcar em detalhes o que a hiptese bsica afirma em geral; - englobar aspectos no especificados ma bsica; - indicar relaes deduzidas da primeira; - decompor pormenores a afirmao geral; - apontar outras relaes possveis de serem encontradas etc.

4.4. VARIVEIS

9 Toda hiptese um enunciado geral de relaes entre, pelo menos, duas variveis. Por sua vez, varivel um conceito que contm ou apresenta valores, tais como: quantidades, qualidades, caractersticas, magnitudes, traos etc., sendo o conceito um objeto, processo, agente, fenmeno, problema etc. Na indicao das variveis, deve-se especificar se so independentes, dependentes, moderadoras, antecedentes, intervenientes etc.

4.5. RELAO ENTRE AS VARIVEIS


Os principais tipos de relaes entre variveis so: simtrica, em que nenhum das variveis exerce influncia sobra a outra, quando ento pouco interesse tem para a cincia; recproca, onde cada uma das variveis , alternadamente, causa e efeito, exercendo contnuo efeito uma sobre a outra, condio at certo ponto freqente em cincias sociais; assimtrica, onde uma varivel (independente) exerce efeito sobre a outra (dependente). A relao assimtrica o cerne da anlise nas cincias sociais; deve-se sempre procurar pelo menos uma relao assimtrica, mesmo que a maioria das hipteses prediga relaes de reciprocidade. Em outras palavras, deve-se buscar uma relao causal entre variveis independentes e dependentes, que pode ser: - determinista se X (independente) ocorre, sempre correr Y (dependente); - suficiente a ocorrncia de X suficiente, independente de qualquer outra coisa, para a subseqente ocorrncia de Y; - coextensiva se X ocorre, ento ocorrer Y; - reversvel se X ocorre, ento Y ocorrer; e se Y ocorre, ento X ocorrer; - necessria se X ocorre, e somente X, ento ocorrer Y; - substituvel se X ocorre, ento Y ocorre, mas se H ocorre, ento tambm Y ocorrer; - irreversvel se X ocorre, ento Y ocorrer, mas se Y ocorre, ento nenhuma ocorrncia se produzir; - seqencial se X ocorre, ento ocorrer mais tarde Y; - contingente se X ocorre, ento ocorrer Y somente se M estiver presente; - probabilista ou estocstica dada a ocorrncia de X, ento provavelmente ocorrer y (a mais comum das relaes em cincias sociais).

5. METODOLOGIA
A especificao da metodologia da pesquisa a que abrange maior nmero de itens, pois responde, a um s tempo, s questes como?, com qu?, onde?, quanto? Corresponde aos seguintes componentes:

5.1. MTODO DE ABORDAGEM


A maioria dos especialistas faz, hoje, uma distino entre mtodo e mtodos, por se situarem em nveis claramente distintos, no que se refere sua inspirao filosfica, ao seu grau de abstrao, sua finalidade mais ou menos explicativa, sua ao nas etapas mais ou menos concretas da investigao e ao momento em que se situam. Partindo do pressuposto dessa diferena, o mtodo se caracteriza por uma abordagem mais ampla, em nvel de abstrao mais elevado, dos fenmenos da natureza e da sociedade. , portanto, denominado mtodo de abordagem, que engloba: - mtodo indutivo cuja aproximao dos fenmenos caminha geralmente para planos cada vez mais abrangentes, indo das constataes mais particulares s leis e teorias (conexo ascendente); - mtodo dedutivo que, partindo das teorias e leis, na maioria das vezes prediz a ocorrncia dos fenmenos particulares (conexo descendente); - mtodo hipottico-dedutivo que se inicia pela percepo de um lacuna nos conhecimentos acerca da qual formula hipteses e, pelo processo de inferncia dedutiva, testa a predio da ocorrncia de fenmenos abrangidos pela hiptese; - mtodo dialtico que penetra o mundo dos fenmenos atravs de sua ao recproca, da contradio inerente ao fenmeno e da mudana dialtica que ocorre na natureza e na sociedade.

10

5.2. MTODOS DE PROCEDIMENTO


Constituem etapas mais concretas da investigao, com finalidade mais restrita em termos de explicao geral dos fenmenos menos abstratos. Pressupem uma atitude concreta em relao ao fenmeno e esto limitadas a um domnio particular. Nas cincias sociais, os principais mtodos de procedimento so: - histrico - comparativo - monogrfico ou estudo de caso - estatstico - tipolgico - funcionalista - estruturalista - etnogrfico Geralmente, em uma pesquisa, ao lado do mtodo de procedimento estatstico, utiliza-se outro outros, que devem ser assinalados.

5.3. TCNICAS
So consideradas um conjunto de preceitos ou processos de que serve uma cincia; so, tambm, a habilidade para usar esses preceitos ou normas, na obteno de seus propsitos. Correspondem, portanto, parte prtica de coleta de dados. Apresentam duas grandes divises: documentao indireta, abrangendo a pesquisa documental e a bibliogrfica e documentao indireta. Esta ltima subdivide-se em: - Observao direta intensiva, com tcnicas da: Observao utiliza os sentidos na obteno de determinados aspectos da realidade. No consiste apenas em ver e ouvir. Por ser: Sistemtica; Assistemtica; Participante; No Participante; Individual; em Equipe; na Vida Real, em Laboratrio; entrevista uma conversao efetuada face a face, de maneira metdica; proporciona ao entrevistador, verbalmente, a informao necessria. Tipos: Padronizada ou Estruturada, Despadronizada ou No Estruturada, Painel. - Observao direta extensiva, apresentando as tcnicas: questionrio constitudo por uma srie de perguntas que devem ser respondidas por escrito e sem a presena do pesquisador; formulrio roteiro de perguntas enunciadas pelo entrevistador e preenchidas por ele com as respostas do pesquisado; medidas de opinio e de atitudes instrumento de padronizao, por meio do qual se pode assegurar a equivalncia de diferentes opinies e atitudes, com a finalidade de compar-las. testes instrumentos utilizados com a finalidade de obter dados que permitam medir o rendimento, a freqncia, a capacidade ou a conduta de indivduos, de forma quantitativa; sociometria tcnica quantitativa que procura explicar as relaes pessoais entre indivduos de um grupo; anlise de contedo permite a descrio sistemtica, objetiva e quantitativa do contedo da comunicao; histria de vida tenta obter dados relativos experincia ntima de algum que tenha significado importante pra o conhecimento do objeto em estudo; pesquisa de mercado a obteno de informaes sobre o mercado, de maneira organizada e sistemtica, tendo em vista a ajudar o processo decisivo nas empresas, minimizando a margem de erros.

5.4. DELIMITAO DO UNIVERSO (DESCRIO DA POPULAO)


Universo ou populao o conjunto de seres animados ou inanimados que apresentam pelo menos uma caracterstica em comum. Sendo N o nmero total de elementos do universo ou populao, o mesmo pode ser representado pela letra latina

11 maiscula X, tal que XN = X1; X2; X3; ...; XN. A delimitao do universo consiste em explicar que pessoas ou coisas, fenmenos etc. sero pesquisados, enumerando suas caractersticas comuns, como, por exemplo, sexo, faixa etria, organizao a que pertencem, comunidade onde vivem etc.

5.5. TIPO DE AMOSTRAGEM


S ocorre quando a pesquisa no censitria, isto , no abrange a totalidade dos componentes do universo, surgindo a necessidade de investigar apenas uma parte dessa populao. O problema da amostragem , portanto, escolher uma parte (ou amostra), de tal forma que ela seja a mais representativa possvel do todo, e, a partir dos resultados obtidos, relativos a essa parte, pode inferir, o mais legitimamente possvel, os resultados da populao total, se esta fosse verificada. H duas grandes divises no processo de amostragem: a no-probabilista e a probabilista. A primeira, no fazendo uso de uma forma aleatria de seleo, no pode ser objeto de certos tipos de tratamento estatstico, o que diminui a possibilidade de inferir para o todo os resultados obtidos para a amostra. por este motivo que a amostragem noprobabilista pouco utilizada. Apresenta os tipos: intencional, por jris, por tipicidade e por quotas. A segunda baseia-se na escolha aleatria dos pesquisados, significando o aleatrio que a seleo se faz de forma que cada membro da populao tinha a mesma probabilidade de ser escolhido. Esta maneira permite a utilizao de tratamento estatstico, que possibilita compensar erros amostrais e outros aspectos relevantes para a representatividade e significncia da amostra. Divide-se em: aleatria simples, sistemtica, aleatria de mltiplos, de fases mltiplas, estratificada e amostratipo (amostra principal, amostra a priori ou amostra-padro). Finalmente, se a pesquisa necessitar, podem-se selecionar grupos rigorosamente iguais pela tcnica de comparao de par, comparao de freqncia e randomizao.

5.6. TRATAMENTO ESTATSTICO


Os dados colhidos pela pesquisa apresentar-se-o em bruto, necessitando da utilizao da estatstica para seu arranjo, anlise e compreenso. A estatstica no um fim em si mesma, mas instrumento poderoso para a anlise e interpretao de um grande nmero de dados, cuja viso global, pela complexidade, tornase difcil. Nesta etapa do projeto da pesquisa deve-se explicitar: - Se se pretende realizar um experimento, e de que tipo.; - se se exercer controle sobre determinadas variveis e quais. Varivel de controle aquele fator, fenmeno ou propriedade que o investigador neutraliza ou anula propositadamente em uma pesquisa, com a finalidade de impedir que interfira na anlise da relao entre as variveis independente e dependente. - Qual o nvel de significncia que se exigir. Geralmente, para estudos exploratrios, admite-se um nvel de significncia de 90%, calculando-se o erro das estimativas segundo as freqncias amostrais. Qualquer manual de estatstica pode fornecer elementos para este item; - Que medidas estatsticas utilizar. As principais medidas da estatstica descritiva so: medidas de posio: mdia, mediana, moda, quartis, pertencis etc.; medidas de disperso: amplitude, desvio-padro etc. comparao de freqncias: razo, proporo, percentagem, taxas etc.; apresentao dos dados: srie estatstica, tabelas ou quadros, grficos etc. - Que testes de hipteses empregar. Trata-se, aqui, de estatstica inferencial.

6. EMBASAMENTO TERICO
Respondendo ainda questo como? Aparecem aqui os elementos fundamentao terica da pesquisa e, tambm, a definio dos conceitos empregados. de

6.1. TEORIA DE BASE

12 A finalidade da pesquisa cientfica no apenas um relatrio ou descrio de fatos levantados empiricamente, mas o desenvolvimento de um carter interpretativo, no que se refere aos dados obtidos. Para tal, imprescindvel correlacionar a pesquisa com o universo terico, optando-se por um modelo terico que sirva de embasamento interpretao do significado dos dados e fatos colhidos ou levantados. Todo projeto de pesquisa deve conter as premissas ou pressupostos tericos sobre os quais o pesquisador (o coordenador e os principais elementos de sua equipe) fundamentar sua interpretao.

6.2. REVISO DA BIBLIOGRAFIA


Pesquisa alguma parte da estaca zero. Mesmo que exploratria, isto , de avaliao de uma situao concreta desconhecida, em um dado local, algum ou um grupo, em um lugar, j deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida. Uma procura de tais fontes, documentais ou bibliogrficas, torna-se imprescindvel para a no-duplicao de esforos, a no descoberta de idias j expressas, a no-incluso de lugares-comuns no trabalho. A citao das principais concluses a que outros autores chegaram permite salientar a contribuio da pesquisa realizada, demonstrar contradies ou reafirmar comportamento e atitudes. Tanto a confirmao, em dada comunidade, de resultados obtidos em outra sociedade quanto a enumerao das discrepncias so de grande importncia.

7. CRONOGRAMA
A elaborao do cronograma responde pergunta quando? Nessa parte o aluno dever fazer uma previso do tempo necessrio para a realizao da pesquisa, considerando o tempo e os procedimentos metodolgicos definidos, distribuindo as tarefas no tempo em que o trabalho dever estar pronto.

8. ORAMENTO
Respondendo questo com quanto?, o oramento distribui os gastos por vrios itens, que devem necessariamente ser separados. Inclui: - Pessoal do coordenador aos pesquisadores de campo, todos os elementos devem ter computados os seus ganhos, quer globais, mensais, semanais ou por hora/atividade, incluindo os programas de computador; - Material subdividido em: Elementos consumidos no processo de realizao da pesquisa, como papel, caneta, lpis, cartes ou plaquetas de identificao dos pesquisadores de campo, hora/computador, xrox, encadernao etc.; elementos permanentes, cuja posse pode retomar entidade financeira, ou serem alugados, como mquinas de escrever, computadores, calculadoras etc.

8.1. INSTRUMENTO(S) DE PESQUISA


Ainda indicando como a pesquisa ser realizada, devem-se anexar ao projeto os instrumentos referentes s tcnicas selecionadas para a coleta de dados. Desde os tpicos da entrevista, passando pelo questionrio e formulrio, at os testes ou escalas de medida de opinies e atitudes, a apresentao dos instrumentos de pesquisa deve ser feita, dispensando-se tal quesito apenas no caso em que a tcnica escolhida for a de observao.

9. BIBLIOGRAFIA
o conjunto de elementos que permite a identificao das publicaes, abrangendo livros, artigos, publicaes, sites da Internet. e documentos utilizados nas fases: - metodologia da pesquisa; - instrumental terico; - reviso bibliogrfica. Exemplos: ALMEIDA, J. Administrao e Controle. So Paulo: Atlas, 1997.

13 CONTRANDIAOPOULOS, A-P et al. Saber preparar uma pesquisa: definio, estrutura e financiamento.So Paulo: Hucitec, 1997. TAVARES, M. B. Biblioteca digital: bibliografia internacional anotada. Disponvel em: http://www.unicamp.br/bc/bibvirt3.htm Acesso em: 15 jul. 2004

4 COMO FAZER UMA MONOGRAFIA


ESTRUTURA BSICA
Elementos pr-textuais Capa Lombada Pgina de rosto Ficha catalogrfica Folha de aprovao Pginas preliminares Dedicatria (opcional) Agradecimentos (obrigatrio) Epgrafe (opcional) Sumrio Resumo Abstract (Resumo em lngua inglesa) Lista de Figuras Lista de tabelas Lista de quadros Lista de smbolos Elementos textuais Introduo Relevncia do problema ou tema estudado Objetivo(s) do estudo Reviso de literatura Teoria de Base Definio dos Termos Conceitos Operacionais Material e mtodos Material empregado Mtodos de procedimento Tcnicas Delimitao do universo, tipo de amostragem e tratamento estatstico Resultados e discusso Apresentao dos dados e sua Anlise Interpretao dos Resultados Concluses Elementos ps-textuais Referncias bibliogrficas Apndices (opcionais) Anexos (opcionais)

Glossrio (opcional)

Elementos textuais

14 Introduo Explicar os motivos da pesquisa (justificativa) Finalizar com a apresentao do(s) objetivo(s) Iniciar pela palavra INTRODUO, em negrito, centralizada, a 9 cm do topo da pgina e o texto a 12 cm do topo da pgina No subdividir em sees Reviso de Literatura Parte na qual se deve fazer referncia a trabalhos anteriormente publicados Recomenda-se limitar s contribuies mais importantes Pode ser subdividida:

Os ttulos das sees sero separados em espaos simples e com espaamento antes e depois de 24 e 12 pontos, respectivamente.

1 SEO PRIMRIA 1.1 SEO SECUNDRIA 1.1.1 SEO TERCIRIA 1.1.1.1 SEO QUATERNRIA 1.1.1.1.1 SEO QUINRIA
Material e Mtodos Compreende o(s) material(is) empregado(s) e a descrio das tcnicas adotadas durante o desenvolvimento do trabalho A descrio precisa dos mtodos, materiais, tcnicas e equipamentos utilizados de tal forma que possa permitir a repetio do experimento ou estudo com a mesma exatido por outros pesquisadores Os mtodos inditos desenvolvidos pelo autor devem ser justificados, e as suas vantagens em relao a outros devem ser apontadas Em relao s tcnicas e aos mtodos j conhecidos, pode-se fazer apenas referncia e no descrio. Nesse caso, a citao do autor se faz necessria Tcnicas novas devem ser descritas com detalhes Novos equipamentos devem ser ilustrados com fotografias e desenhos Hipteses e generalizaes devem ser evitadas, quando no estiverem embasadas nos elementos contidos no trabalho Os dados utilizados na anlise estatstica devem figurar no texto ou ser anexados ao trabalho

Resultados e Discusso Os resultados e discusso devem ser apresentados de forma precisa e clara Analisar e apresentar os dados nas diversas formas (valores estatsticos, tabelas, figuras etc.) Procurar esclarecer as teorias e princpios, ressaltando os aspectos que confirmem ou refutem as teorias estabelecidas Apresentar novas perspectivas e/ou limitaes para a continuidade da pesquisa. Indicar as aplicaes e limitaes tericas dos resultados obtidos.

Concluses

Dever ser breve, concisa e exata. uma resposta aos objetivos da introduo Deve aparecer ainda a posio do autor, bem como questes em aberto, sugestes, recomendaes ou perspectivas para novos estudos ou para a utilizao dos resultados.

15 Elementos ps-textuais Referncias Bibliogrficas Segundo a ABNT Apndices (opcionais) Material preparado pelo autor, mas que no est no corpo do trabalho e importante para a obra. Anexos (opcionais) Material de outro autor, mas que importante para o trabalho. Apndices de Anexos possuem forma de numerao e formatao especfica

Apresentao Grfica Editor de Texto Word for Windows ou compatvel Papel A4 utilizar somente um lado da folha Margens Direita: 2 cm Esquerda: 3 cm Superior 3 cm Inferior 2 cm Incio do pargrafo: 2 cm da margem esquerda do texto Citao longa: 4 cm da margem esquerda do texto Item a) CAPA CABEALHO DA INSTITUIO, NOME DO AUTOR, LOCAL E DATA TTULO DO TRABALHO b) FOLHA DE ROSTO Finalidade do trabalho TTULO DO TRABALHO c) TEXTO TTULO(S): NEGRITO Subttulo(s): negrito e em versalete Sees tercirias, quaternrias e Negrito e em versalete Texto Nota de rodap Nmero das pginas 14 12 quinarias 12 12 10 12 12 16 Fonte ARIAL OU TIMES NEW ROMAN 14 16

ESPCIE DE ESPAO ENTRE LINHAS

TAMANHO

Nos pargrafos e citaes curtas (menos de trs linhas)

Use 1,5

16 Entre o texto grficos etc.) e ilustraes (tabelas, Use dois espaos de 1,5

Entre o texto e citaes longas (com mais de trs linhas)

Use dois espaos de 1,5

Notas de rodap e citaes longas

Use espao simples

Numerao das Pginas Os nmeros devem ser do mesmo tipo e tamanho do texto So colocados no canto superior direito das pginas Os elementos pr-textuais so numerados e algarismos romanos Em letras minsculas A primeira pgina a ser contada, mas no numerada a folha de aprovao O nmero ii aparece na pgina seguinte de aprovao As pgina dos elementos textuais so numeradas em algarismos arbicos (comeando na pgina de introduo).

5 COMO FAZER RESUMO


Resumir apresentar, de forma breve, concisa e seletiva, certo contedo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema. Saber fazer um bom resumo fundamental no percurso acadmico de um estudante em especial por lhe permitir recuperar rapidamente idias, conceitos e informaes com as quais ele ter de lidar ao longo de seu curso.

Como fazer um resumo sem copiar


O resumo "uma apresentao sinttica e seletiva das idias de um texto, ressaltando a progresso e a articulao entre elas" (MEDEIROS, 2000, p. 123). Resumir no cpia, no substituio de um termo ou outro, no inverso da ordem da frase. Por fim, ele no deve apresentar crtica, pois, nesse caso, tornar-se-ia uma resenha ou recenso. Os resumos so classificados em trs tipos (ASSOCIACO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2003): a) Resumo indicativo: mais breve, compe-se apenas da idia principal, no apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. Digitado em bloco nico, utilizado em notas e comunicaes (50 a 100 palavras), "orelhas" de livros, artigos de peridicos e trabalhos de concluso de curso (100 a 250 palavras), relatrios tcnico-cientficos, dissertaes e teses (150 a 500 palavras). apenas um indicativo do que trata o texto, no substituindo a consulta ao original. b) Resumo informativo: expe finalidades, metodologia, resultados e concluses, podendo substituir a consulta ao texto original (MEDEIROS, 2000). Por isso, o mais extenso dos resumos, podendo chegar acerca de 20% do texto completo. Ao se resumir um livro (ou partes dele), um artigo etc., o texto deve ser redigido como um todo, com poucas divises internas e sem se imitarem as divises de captulos/itens do livro ou do artigo que esto sendo resumidos; c) Resumo crtico: consiste na anlise crtica de um texto. tambm chamado de resenha ou recenso. Os resumos crticos, por suas caractersticas especiais, no esto sujeitos a limite de palavras (MEDEIROS, 2000). Resumir comporta duas partes: 1) a compreenso do texto original; 2) a elaborao de um texto pessoal. Suas fases so (MEDEIROS, 2000, p. 108): a) Leitura total do texto. b) Segunda leitura, atentando-se para o vocabulrio e idias-chave. c) Aplicao de quatro passos bsicos: supresso: eliminam-se palavras secundrias (advrbios, adjetivos, preposies, conjunes), desde que no sejam fundamentais na compreenso do texto,

17 expresses e idias repetidas; generalizao: trocam-se elementos especficos por termos genricos. Exemplo: "O brasileiro costuma comprar tvs, videocassetes, som e computadores, quando visita os parasos de compras como Miami, nos EUA." Generalizando-se: "O brasileiro costuma comprar produtos eletrnicos, ao visitar 'parasos de compras' nos EUA."; seleo: as informaes principais so selecionadas, desprezando-se as secundrias; reconstruo: elabora-se um texto pessoal, mas fiel s idias do autor. d) Primeira redao do resumo (rascunho): redige-se o rascunho sem recorrer-se ao original, pois se corre o risco de copi-lo. e) Compara-se o resumo (rascunho) com o original e redige-se a verso final, utilizando-se a supresso, a generalizao, a seleo e o rascunho (1 redao). Por isso, um resumo NO um ajuntamento de frases desconexas entre si ou uma colcha de retalhos de frases e recortes de trechos do livro ou texto, mas a construo de um texto pessoal que reorganiza as idias originais de um livro ou obra, sem alter-las ou critic-las. Na construo da redao final do resumo, a idia do autor do texto original surge reelaborada, e o principal instrumento disso a parfrase, que consiste em se traduzirem "as palavras de um texto por outras de sentido equivalente, mantendo as idias originais" (MEDEIROS. 2000, p. J51). Pode-se parafrasear: Substituindo-se vocbulos: as palavras so substitudas por termos equivalentes, ou inverte-se a ordem da frase. Ex.: "0 problema, portanto, no realizar ou no as reformas, mas como realizlas" (GENRO, 2000, p. 50). Substituindo ou invertendo: O problema como realizarem-se as reformas, no saber se vo ou no ser realizadas. Ob.: deve-se evitar esse tipo de parfrase, que no permite autonomia pessoal frente ao texto (MEDEIROS, 2000). Fazendo-se um comentrio explicativo: desenvolve-se de maneira pessoal, com as prprias palavras de quem est resumindo, as idias e argumentos principais do texto. Ex.: "O problema, portanto, no realizar ou no as reformas, mas como realiz-las" (GENRO, 2000, p. 50). Comentando: As reformas certamente devem ser realizadas; a questo que se coloca como. Para que seja inteligvel, o resumo deve conter (MEDEIROS, 2000, p. 108-128): Introduo: apresentao do autor (suas credenciais, formao e atuao) e do livro (exposio, em linhas gerais, das idias mais importantes e da estrutura do livro ou obra), e, ao final, coloca-se a referncia completa; Desenvolvimento: assunto do texto, objetivo, metodologia, critrios utilizados e a articulao das idias. Cuidado com conjunes (a menos que) ou verbos que indiquem circunstncia (deve ser, pode ser) e termos como "somente" e "quase", para que o sentido do texto no seja prejudicado (MEDEIROS. 2000). Deve-se estar atento para no se a sumirem as idias do autor como se fossem prprias. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (l987) recomenda, por outro lado, que se evitem expresses como "segundo o autor", "de acordo com o texto" etc., porque a principal caracterstica do resumo justamente a de se reelaborarem as idias do autor, sendo-se fiel ao sentido original. Concluso: sntese dos principais argumentos do autor. Qual poderia ser o estilo de redao do resumo? Usar linguagem pessoal ("busco apresentar neste trabalho ...") ou impessoal ("busca-se apresentar neste trabalho ... "), desde que ela seja uniforme ao longo de todo o trabalho; Usar particpio ou gerndio (usado, tendo etc.); no usar adjetivos. Deve ser composto de uma seqncia de frases coerentes e concisas, evitandose pargrafos longos e tpicos. Exemplificando o resumo, o texto seguinte, "A humanidade encontra-se hoje perante um elevado grau de indeterminao quanto ao seu futuro. Essa indeterminao j visivel a partir de alguns fenmenos: exploso das fronteiras nacionais; agresso, cada vez mais aguda, ao patrimnio natural e depredao do estoque energtico tradicional; crescimento da pobreza e excluso [ ... ]" (GENRO, 2000, p. 57).

18 poderia ser resumido assim: Reflete-se sobre a humanidade e o seu futuro incerto, identificvel em alguns sintomas: depredao da natureza e dos recursos energticos, aumento da misria e da excluso, o desmoronamento das fronteiras nacionais, entre outros. GENRO, T. Estado, mercado e democracia no "olho da crise". In: RATTNER, H. (Org.). Brasil no limiar do sculo XXI. So Paulo: EDUSP/Fapesp, 2000, p. 57-69. Modelo de Resumo Ttulo Autor Resumo Palavras-chave

Resumo de artigo cientfico: Objetivo Metodologia Concluso Exemplo Ttulo: Uma abordagem conceitual-reflexiva sobre a relao da comunicao com o turismo Autora: Rosana Eduardo Leal Resumo: O presente artigo busca realizar um estudo preliminar sobre a relao da comunicao com o turismo, a partir da contextualizao do desenvolvimento tericocientfico da comunicao turstica. Busca tambm compreender a influncia dos recursos comunicacionais na construo da imagem, na divulgao dos destinos tursticos e nas experincias de viagens. Palavras-chave: comunicao, turismo, desenvolvimento terico-cientfico, imagem. Resumo de Monografia Apresentao do estudo, localizao, importncia- objetivo Referencial terico autores - citaes Metodologia Concluso

Exemplo de Resumo de Monografia Este trabalho aborda a importncia do turismo sustentvel como fator de preservao dos patrimnios ecolgicos e culturais da Colnia de Pescadores Z3 / Pelotas / RS / Brasil, e de oportunidade na diversificao da economia local atravs de uma atividade scioeconmica alternativa. Localizada as margens da Laguna dos Patos, na cidade de Pelotas, a Colnia de Pescadores Z3 se caracteriza por uma relao muito particular entre cultura e meio ambiente, porm com uma grande problemtica scio-econmica, como xodo de jovens, baixa estima e falta de perspectivas. Esses elementos esto presentes em um territrio, onde as atividades cotidianas de trabalho, lazer e cultura, configuram-se atravs da relao entre diversidade cultural e biodiversidades em equilbrio, pois se registram a presena de diversas espcies da fauna e da flora brasileira, bem como manifestaes culturais como culinria, artesanato, folclore, msica, paisagem, entre outros aspectos num cenrio scio - ambiental em particular. Nessa forma, apresentamos uma anlise do potencial local, utilizando uma metodologia baseada em entrevistas com moradores locais atravs da tcnica da histria oral, pesquisas de campo com orientao de professores especializados, levantamento de dados acerca da regio, discusso com a comunidade e apresentao do trabalho em diversos eventos acadmicos. Nesta perspectiva, este presente trabalho sugere que o turismo sustentvel pode ser uma alternativa vivel para a reverso da situao scio econmica, assim como para a preservao dos patrimnios e melhoria da qualidade de vida da Colnia de Pescadores Z3.

19

6 COMO FAZER RESENHA


um trabalho acadmico que contm a apresentao do contedo de um texto cientfico sob apreciao crtica, procurando comunicar ao leitor os aspectos essenciais da obra em questo e situ-lo no assunto da melhor maneira possvel. Embora o texto a ser resenhado possua autoria conhecida, a resenha a produo daquele que analisa o texto, quer dizer, permanece a identidade de quem escreveu o trabalho que voc est analisando, mas preciso transparecer a sua presena, como voz crtica sobre o texto, pois resenhar significa resumir e sintetizar, destacar os pontos principais de uma obra cientfica.

Tipos de Resenha
As resenhas apresentam algumas divises que vale destacar. A mais conhecida delas a resenha acadmica, que apresenta moldes bastante rgidos, responsveis pela padronizao dos textos cientficos. Ela, por sua vez, tambm se subdivide em resenha crtica, resenha descritiva e resenha temtica. Na resenha acadmica crtica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produo completa: 1.Identifique a obra: coloque os dados bibliogrficos essenciais do livro ou artigo que voc vai resenhar; 2.Apresente da obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o contedo do texto a ser resenhado; 3.Descreva a estrutura: fale sobre a diviso em captulos, em sees, sobre o foco narrativo ou at, de forma sutil, o nmero de pginas do texto completo; 4.Descreva o contedo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 pargrafos para resumir claramente o texto resenhado; 5.Analise de forma crtica: Nessa parte, e apenas Argumente baseando-se em teorias de outros mesmo utilizando-se de explicaes que foram resenhas que utilizam mais de 3 pargrafos estabelecido. D asas ao seu senso crtico. nessa parte, voc vai dar sua opinio. autores, fazendo comparaes ou at dadas em aula. difcil encontrarmos para isso, porm no h um limite

6.Recomende a obra: Voc j leu, j resumiu e j deu sua opinio, agora hora de analisar para quem o texto realmente til (se for til para algum). Utilize elementos sociais ou pedaggicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc. 7.Identifique o autor: Cuidado! Aqui voc fala quem o autor da obra que foi resenhada e no do autor da resenha (no caso, voc). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador. 8.Assine e identifique-se: Agora sim. No ltimo pargrafo voc escreve seu nome e fala algo como Acadmico do Curso de Letras da Universidade X. Na resenha acadmica descritiva, os passos so exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de nmero 5. Como o prprio nome j diz a resenha descritiva apenas descreve, no expe a opinio o resenhista. Finalmente, na resenha temtica, voc fala de vrios textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos so um pouco mais simples: 1.Apresente o tema: Diga ao leitor qual o assunto principal dos textos que sero tratados e o motivo por voc ter escolhido esse assunto; 2.Resuma os textos: Utilize um pargrafo para cada texto, diga logo no incio quem o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;

20 3.Conclua: Voc acabou de explicar cada um dos textos, agora sua vez de opinar e tentar chegar a uma concluso sobre o tema tratado; 4.Mostre as fontes: Coloque as referncias Bibliogrficas de cada um dos textos que voc usou; 5.Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrio do tipo Acadmico do Curso de Letras da Universidade.

CONCLUSO
Fazer uma resenha parece muito fcil primeira vista, mas devemos tomar muito cuidado, pois dependendo do lugar, resenhistas podem fazer um livro mofar nas prateleiras ou transformar um filme em um verdadeiro fracasso. As resenhas so, ainda, alm de um timo guia para os apreciadores da arte em geral uma, ferramentas essenciais para acadmicos que precisam selecionar quantidades enormes de contedo em um tempo relativamente pequeno. Agora questo de colocar a mo na massa e comear a produzir suas prprias resenhas!

MODELO DE RESENHA

RESENHA DO TEXTO RELIGIO E POLTICA NA AMRICA LATINA: UMA ANLISE DA LEGISLAO DOS PASES

ORO, Ari Pedro; URETA, Marcela. Religio e poltica na Amrica Latina: uma anlise da legislao dos pases. Horizontes antropolgicos. Porto Alegre, vol.13, n.27, p.281-310, 2007. Disponvel em HTTP:/WWW.scielo.br/pdf/h/v13n27/v13n27a13.pdf

Ari Pedro Oro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Brasil e Marcela Ureta, da Universidade de Parais III-Frana, introduzem o texto observando que a Amrica Latina nasceu catlica, j que muitos dos pases que a compunham adotaram, legalmente, a religio catlica, mudando-se tal situao ao longo dos tempos, chegando-se na atualidade a uma heterogeneidade acerca das relaes oficiais entre religio e poltica e entre igreja e Estado. Em se tratando de religio, legalmente, o que os autores constataram acerca dos dados apresentados foi que, nos pases que compem a Amrica Latina, com seus diferentes quantitativos populacionais e renda per capita diversificada, h uma importante presena crist,

21

com uma consequnte reduo na diversidade religiosa. Alm disso, os autores tambm constatam um declnio de indivduos que se diziam catlicos e o consequnte aumento de filiaes religiosas no segmento evanglico, bem como o reconhecimento de que, nos pases latino-americanos, h uma tendncia em aumentar o nmero de pessoas que se consideram sem religio. Analisando a Carta Magna dos 20 pases que compem a Amrica Latina, os autores constataram trs posicionamentos diferentes acerca dos regimes de relaes Estado-religies, ou seja, os que adotam o regime de Igreja de Estado, os que adotam o regime de separao Igreja e Estado, porm com dispositivos em relao Igreja catlica, e os que mantm um regime de separao Estado-Igreja. No caso do regime de Igrejas de Estado, na Amrica Latina, adotado somente pela Argentina, pela Bolvia e pela Costa Rica, pois adotam o catolicismo. Em relao ao regime de separao Igreja-Estado com dispositivos particulares em relao Igreja catlica, seis dos pases latino-americanos o adotam: Guatemala, El Salvador, Panam, Repblica Dominicana, Peru e Paraguai. J em relao ao regime de separao Igreja-Estado, a constatao feita pelos autores, com base na mesma anlise dos dispositivos constitucionais, foi de que nesse regime que se enquadra a maioria dos pases da Amrica latina. Com isso, contata-se que a liberdade de cultos assegurada aos cidados, bem como a igualdade entre os cultos, levando-se a constatar que a Igreja catlica detm menor reconhecimento oficial nesses 11 pases (Mxico, Haiti, Honduras, Nicargua, Cuba, Colmbia, Venezuela, Equador, Brasil, Chile e Uruguai) do que nos outros mencionados nos pargrafos precedentes. No que tange secularizao, liberdade e discriminao religiosa na Amrica Latina, os autores constatam que h uma diversidade de modelos, j que no h um nico modelo que estabelea as relaes entre religio e poltica, Igreja e Estado, o que provoca a necessidade de se revitalizar as abordagens acerca da secularizao e da laicidade. Portanto, os autores constatam a predominncia de um contexto legal de separao jurdica e poltica do Estado da religio dominante, assim como uma consequente prtica da diversidade religiosa, tolerncia e liberdade religiosa na Amrica Latina, dentro do contexto legal, no significando, porm, que exista uma igualdade de tratamento religioso entre os grupos na prtica. Partindo para uma anlise crtica do texto resenhado, percebo uma detalhada anlise, com base em dados reais, no havendo contra-argumentos acerca do posicionamento dos autores, levando-me a entender que, na Amrica latina, h, legalmente, um predomnio do regime de separao Igreja-Estado, o que, naturalmente, assegura o princpio da liberdade de

22

crena e a consequente prtica da diversidade religiosa e da tolerncia, assim como, no h como negar a existncia de uma mudana na caracterizao do povo latino-americano, que, como afirmado no incio deste texto, nasceu catlico, no podendo mais assim ser caracterizado. Alm disso, os autores apresentam uma anlise muito bem fundamentada nas idias de tericos da mais alta relevncia, apresentando os dados de forma simples e com profundas discusses, chegando-se a uma concluso muito clara sobre a existncia do pluralismo religioso, porm com a ressalva de que no h garantia, na prtica, de que ocorra tratamento igualitrio entre os grupos religiosos na Amrica Latina.

Antonio Nunes Pereira Aluno do Mestrado Profissional em Teologia tica e Gesto

REFERNCIAS CONSULTADAS
BIBLIOTECA UNIVERSITRIA. Instrues para elaborao da Referncia Bibliogrfica e Resumo para incluso em base de dados e bibliografia anotada. Florianpolis: UFSC, set./1994. (Documento de circulao interna.) CASTRO, Cludio M. A prtica da pesquisa. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978. 156p. DEMO, Pedro. Metodologia cientfica em cincias sociais. 3. ed. rev. ampl. So Paulo: Atlas, 1995. 293p. ______. Introduo metodologia da cincia. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1987. 118p. GALLIANO, Guilherme A. O mtodo cientfico: teoria e prtica. 1. ed. So Paulo: Harbra, 1979. 199p. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1994. 207p. HEGENBERG, Lenidas. Etapas da investigao cientfica. So Paulo: EPU, EDUSP, 1976. 2v. V. 2: leis, teorias, mtodo. KERLINGER, Fred N. Metodologia da pesquisa em cincias sociais: um tratamento conceitual. Traduo Helena Mendes Rotundo; reviso tcnica Jos Roberto Malufe. So Paulo: EPU, 1980. 378p. LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 3. ed. rev. ampl. So Paulo : Atlas, 1991. 270p.

23 MICHALISZYN, Mrio Srgio e TOMASINI, Ricardo. Pesquisa: orientaes e normas para elaborao de projetos, monografias e artigos cientficos. 4. ed. Petrpolis-RJ: Vozes, 2008. MOTTA-ROTH, D. & HENDGES, G. R. Uma anlise de gnero de resumos acadmicos (abstracts) em economia, lingstica e qumica. Revista do Centro de Artes e Letras. Santa Maria: UFSM, 18(1-2)53-90, jan./dez. 1996. RODRIGUES, B.B. Estratgias de conduo de informaes em resumos de dissertaes. Florianpolis: UFSC, 1998. (Tese de Doutorado) RUDIO, Franz Victor. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica. 3. ed. Petrpolis: Vozes, 1980. 124p. SILVA, Jos Maria da e SILVEIRA, merson Sena da. Apresentao de trabalhos acadmicos: normas e tcnicas. 3. ed. PetrpolisRJ: Vozes, 2008. TRUJILLO FERRARI, Alfonso. Metodologia da cincia. 3. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974. 248p.

Вам также может понравиться