Вы находитесь на странице: 1из 3

Defesa Especfica; Disfunes do Sistema Imunitrio

Defesa Especfica
Defesa especfica ou imunidade adquirida:
o o o o

especfica de um agressor (antignio); um processo lento, mas eficaz, especialmente dirigido a cada elemento estranho; 3 linha de defesa; existe memria.

A resposta imunitria especfica engloba trs funes importantes:


o o o

Reconhecimento: o antignio reconhecido. Reaco: o sistema imunitrio reage preparendo os agentes especficos que vo intervir no processo. Aco: neutralizao ou destruio das clulas ou corpos estranhos.

Imunidade Humoral
Imunidade humoral/Imunidade mediada por anticorpos:

Efectivos contra bactrias, toxinas produzidas por bactrias, vrus e molculas solveis. Responde a cada antignio particular pela produo de anticorpos especficos, que so libertados no sangue ou na linfa circulando at ao local da infeco.

Mecanismo de activao e diferenciao de Linfcitos B: Os Linfcitos B so processados e atingem a maturao na medula ssea, migrando depois para os rgos linfides onde so armazenados.

Plasmcitos: Retculo endoplasmtico extremamente desenvolvido Grande capacidade de sntese proteca Produo elevada de anticorpos (os anticorpos so glicoprotenas)

Para que um linfcito B se transforme num plasmcito secretor de anticorpos, necessita, normalmente, que tambm se ligue ao antignio uma clula TH. A diviso celular e a diferenciao dos linfcitos B so estimuladas por um sinal qumico acessrio proveniente desta clula T H que est a responder perante um determinado antignio.

Anticorpos: Glicoprotenas especficas Imunoglobulinas (Ig).

Estrutura: Molculas em forma de Y, constitudas por 4 cadeias polipetdicas, duas cadeias pesadas e duas cadeias leves. As cadeias polipeptdicas possuem uma regio constante, muito semelhante em

Pgina 1 de 3 - Copyright Marisa Milhano 2011

todas as imunoglobulinas, e uma regio varivel. As regies variveis diferem quanto sequncia dos aminocidos, contribuindo para o arranjo tridimensional da regio onde o anticorpo se liga ao antignio. Esta regio varivel responsvel pela diversidade e especificidade dos anticorpos, uma vez que a sequncia de aminocidos nica em cada uma das milhares de imunoglobulinas. Apesar de as regies variveis serem as responsveis pela especificidade da imunoglobulina, so as regies constantes que determinam se o anticorpo permanece na membrana plasmtica das clulas ou se lanado para a corrente sangunea.

O elevado grau de especificidade no local de ligao do anticorpo a um antignio resulta de dois factores: 1. a sua estrutura complementar da estrutura de um determinante antignico (ou eptopo). 2. nesse local, toda a estrutura qumica favorece o estabelecimento de foras electroestticas e de ligaes de hidrognio entre o anticorpo e o antignio.

Clulas-memria: numa futura exposio ao antignio multiplicam-se e formam plasmcitos e outras clulas-memria.

Mecanismos efectores da Imunidade Humoral:

Aglutinao: os anticorpos formam complexos insolveis de anticorpos ligados a antignios, tornando-os inofensivos, facilitando a sua remoo ou destruio por clulas do sistema imunitrio. Intensificao directa da fagocitose: a combinao do anticorpo com o antignio bacteriano aumenta a actividade das clulas fagocitrias vinculadas a esse microorganismo, favorecendo a invaginao da membrana e, portanto, a fagocitose. Neutralizao directa de vrus e toxinas bacterianas Activao do sistema complemento: desde que os anticorpos se fixem sobre os antignios da membrana de uma clula estranha, o sistema complemento fica activo, fixando-se uma determinada protena complemento sobre a parte constante dos anticorpos. Desencadeia-se uma sequncia de reaces que leva formao de poros e destruio da clula. Aumento da vasodilatao e da permeabilidade vascular

Imunidade Mediada por Clulas:


Imunidade mediada por clulas:

Os Linfcitos T sofrem processamento na medula ssea e maturao no Timo. Activos contra parasitas multicelulares, fungos, clulas infectadas por bactrias ou vrus, clulas cancerosas, tecidos enxertados e rgos transplantados. Os linfcitos T possuem receptores de superfcie especficos glicoprotenas constitudos por duas cadeias polipeptdicas, cada uma codificada por um gene separado. Apresentam regies variveis que fornecem a especificidade para a reaco com um nico antignio. Apenas reconhecem os antignios que se encontram ligados a marcadores da superfcie de certas clulas imunitrias (macrfagos) as Clulas Apresentadoras de Antignios (CAA).

Pgina 2 de 3 - Copyright Marisa Milhano 2011

Clulas Efectoras:

Linfcitos T Auxiliares (TH) reconhecem antignios especficos associados, por exemplo, a marcadores da superfcie de macrfagos e segregam mensageiros qumicos que estimulam a capacidade defensiva de outras clulas, como sejam fegcitos, linfcitos B... Linfcitos T citolticos/citotxicos (Tc) reconhecem e destroem clulas que exibem determinantes antignicos estranhos (clulas infectadas, clulas enxertadas ou cancerosas). Uma vez activados, estes linfcitos migram para o local de infeco ou para o Timo e segregam substncias txicas que matam as clulas anormais por vrios processos, entre os quais induo da lise celular por sntese de perforinas (protenas). Linfcitos T supressores (TS) atravs de mensageiros qumicos, ajudam a moderar ou suprimir a resposta imunitria, tornando mais lenta a diviso celular e limitando a produo de anticorpos pelos linfcitos B quando a infeco j est debelada.

Alm das clulas efectoras, formam-se tambm:

Linfcitos T memria (TM) vivem num estado inactivo durante muito tempo, mas respondem prontamente, entrando em diviso, se o organismo for novamente invadido pelo mesmo antignio.

Memria Imunolgica
Quando surge uma resposta imunitria secundria esta mais rpida, de maior intensidade e de durao mais longa. As vacinas desencadeiam uma resposta imunitria primria provocando a produo de clulasmemria. Nas vacinas, as bactrias patognicas e os vrus so previamente tratados de modo a perderem a sua virulncia, mas mantendo as suas propriedades antignicas. A tecnologia de recombinao do DNA est, actualmente, a ser usada para produzir uma grande quantidade de protenas antignicas para serem incorporadas nas vacinas. Geralmente, o declnio da resposta secundria menos acentuado do que na resposta primria. Uma terceira dose de vacinao durante o declnio da resposta secundria eleva a taxa de anticorpos para um nvel superior ao da segunda dose e, normalmente, confere imunidade prolongada contra a doena provocada pelo antignio em causa, o que explica a necessidade de reforos de vacinas ao longo da vida para obter uma imunizao efectiva. A durao da imunidade passiva induzida determinada pela quantidade de anticorpos introduzidos, a frequncia da administrao e o tempo necessrio para que o receptor metabolize o anticorpo. Geralmente, para um adulto, uma nica dose da fraco de anticorpo do soro confere imunidade passiva por mais de trs meses. Normalmente, a fonte de anticorpos usada para conferir imunidade passiva outro ser humano que tem imunidade activa quanto doena em questo, mas, ocasionalmente, os cavalos so usados para produzir imunoglobulinas, que podem ser recolhidas e administradas a humanos. O desenvolvimento de tcnicas para recolher anticorpos monoclonais humanos pode eliminar o uso de imunoglobulinas equinas nos processos de imunidade passiva induzida humana.

Retirado de: http://biohelp.blogs.sapo.pt/

Pgina 3 de 3 - Copyright Marisa Milhano 2011

Вам также может понравиться